Vous êtes sur la page 1sur 37

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof.

Heron Lemos _____________________________________________________________


Ol pessoal, tudo bem? Meu nome Heron Lemos, sou professor da disciplina de administrao pblica e com grande prazer que iniciaremos este curso de Administrao Pblica para o concurso de Fiscal de Rendas do Estado de So Paulo realizado pela Fundao Carlos Chagas (FCC). Antes de comearmos, deixo aqui um breve resumo do meu currculo: Graduado em Administrao na Universidade de Fortaleza - UNIFOR; Ps-graduando em Gesto Pblica pela UNILAB; Consultor Organizacional; Palestrante; J fui aprovado em diversos concursos Atualmente, leciono nos principais cursos preparatrio para concurso, aqui em Fortaleza; Sobre o curso O nosso curso ser composto de Teoria com abordagem focada na FCC (pois no adianta sabermos muito a teoria sem termos a prtica das provas da nossa banca) e de Exerccios (com comentrios), caso no haja uma grande gama de questes de determinado assunto ser includo questes de outras bancas. A nossa disciplina tera nesse concurso 10 questes com peso1, no desvalorize por ter peso 1, voc precisa pontuar em nossa disciplina para alcanar a sua desejada aprovao. Os comentrios dos exerccios composto nesta aula, ser disponibilizado sempre na aula seguinte, at o termino do nosso curso. O foco deste curso capacit-los para resolver a prova do concurso de Fiscal de Rendas do Estado de So Paulo realizado pela Fundao Carlos Chagas (FCC), na disciplina Administrao Pblica e tenho certeza que com esforo e dedicao alcanar seu objetivo. Gostaria de dar uma recomendao: nunca desista, independente do grau de dificuldade, acredite sempre, s depende de voc, estude com afinco. Meu objetivo aqui fazer com que vocs acertem as questes desta disciplina e que isso contribua para a aprovao no certame. O curso ser composto de 08 aulas, alm desta demonstrativa, no seguinte cronograma:

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________

Aula Demonstrativa:

Governabilidade, Governana e Accountability.

Aula 01 24/01:

Evoluo da administrao pblica no Brasil (aps 1930). Reformas Administrativas. Anlise crtica aos modelos de gesto pblica: patrimonialista, burocrtico e gerencial.

Aula 02 31/01:

Conceitos de Eficincia, Eficcia e Efetividade aplicados Administrao Pblica: avaliao e mensurao do desempenho governamental.

Aula 03 07/02:

Parceria entre governo e sociedade, ouvidorias, governana interna e externa. Controle e Desempenho. Transparncia. Desconcentrao e descentralizao administrativa.

Aula 04 14/02:

Gesto Pblica Empreendedora.

Aula 05 21/02:

Modernizao da gesto contempornea e modelo de gesto pblica por resultados. Polticas pblicas e monitoramento de resultados. Mensurao de desempenho controles, indicadores de produtividade.

Aula 06 28/02:

Tendncias de modernizao e novos modelos de gesto da administrao pblica.

Aula 07 14/03:

SUPER SIMULADO COM QUESTES COMENTADAS

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________

FIQUE DE OLHO!!!!! Nesta aula demonstrativa, vocs podero ter uma ideia de como ser nosso curso. O assunto escolhido para esta de suma importncia e aposto pelo menos em duas questes sobre este assunto na sua prova, ento, vamos aos estudos. Espero que gostem e que possamos ter uma jornada proveitosa pela frente. Boa Aula!

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


Governabilidade, Governana e Accountability. Antes de comearmos a relatar sobre Governabilidade, Governana e Accountability, vamos entender alguns conceitos de supra importancia. Vamos a eles!!! O Estado (DALLARI, 2003, apud CRUZ; MARQUES; ARACELI, 2009, pp. 10-23) uma ordem jurdica soberana que tem por fim o bem comum de um povo situado em determinado territrio, da ento a finalidade precpua do surgimento do Estado na viso de Dallari: o bem comum. Mxime as autoras destacam que: (...) de um modo geral, as pessoas costumam acreditar que o Estado existe para promover o bem comum, para garantir que as pessoas tenham acesso a direitos bsicos definidos na constituio de cada territrio, para assegurar ainda que interesses privados no se sobreponham ao interesse pblico (CRUZ, MARQUES e ARACELI, 2009, p. 10-23) Os elementos que caracterizam o Estado so: Populao: entende-se pela reunio de indivduos num determinado local, submetidos a um poder central. O Estado vai controlar essas pessoas, visando, atravs do Direito, o bem comum. A populao pode ser classificada como nao, quando os indivduos que habitam o mesmo territrio possuem como elementos comuns a cultura, lngua, a religio e sentem que h, entre eles, uma identidade; ou como povo, quando h reunio de indivduos num territrio e que apesar de se submeterem ao poder de um Estado, possuem nacionalidades, cultura, etnias e religies diferentes. Territrio: espao geogrfico onde reside determinada populao. limite de atuao dos poderes do Estado. Vale dizer que no poder haver dois Estados exercendo seu poder num nico territrio, e os indivduos que se encontram num determinado territrio esto obrigados a se submeterem. Soberania: o exerccio do poder do Estado, internamente e externamente. O Estado, dessa forma, dever ter ampla liberdade para controlar seus recursos, decidir os rumos polticos, econmicos e sociais internamente e no depender de nenhum outro Estado ou rgo internacional. A essa autodeterminao do Estado d-se o nome de soberania. Ratificando a expectativa das pessoas (povo de um determinado territrio soberano), em especial no Brasil, a Carta Magna da Repblica, imperativa fonte primria (originria) de

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


nosso ordenamento jurdico, regula que o Estado brasileiro tem por finalidades precpuas assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia elevando-os ao nvel de valores supremos da sociedade. Destarte, para Cruz, Monteiro e Araceli (2009) convergentes viso de Botelho (2004, p.36), a ao do Estado para o suprimento das demandas da coletividade est condicionada disponibilidade de recursos pblicos. a que a Contabilidade ganha fora como instrumento til ao processo de gesto em nvel de governana, governabilidade e sustentabilidade pblicas, haja vista atuar, sobre o Oramento Pblico (elaborao, execuo, controle e avaliao, inclusive quanto qualidade do gasto pblico), que o instrumento utilizado para definir a quantidade e destinao dos recursos do Estado. Para promover o bem comum de seus entes, o Estado necessariamente pratica aes executivas e polticas de governo, com destaque para a governana e governabilidade atualmente em estudo numa viso contempornea da gesto pblica como Nova Gesto Pblica, ou New Public Management (NPM) que pressupe administrar o setor pblico luz dos modelos de gesto aplicados na iniciativa privada consoante aos conceitos de gesto estratgica e, at, empreendedorismo (visando ao empreendedorismo pblico, ainda incipiente em nosso Estado, face s ainda arraigadas caractersticas da Administrao Patrimonialista e Burocrtica). ATENO: Considerando a governabilidade apenas no seu sentido democrtico, ou seja, como um componente dos sistemas polticos dos pases cujos Estados tenham uma legitimidade democrtica mnima na formao/orientao dos seus respectivos governos (voto secreto, eleies diretas, sufrgio universal, respeito oposio, liberdade de expresso e associao, pluripartidarismo etc.). Os conceitos de governabilidade/governana, embora tenham existido de forma embrionria desde o surgimento dos Estados modernos no sculo XIX (democracia liberalburguesa), apenas em um perodo mais prximo, comearam a integrar o debate nos meios acadmico e poltico. Atribui-se, via de regra, a Samuel Huntington, um cientista poltico norteamericano contemporneo, a primeira citao destes conceitos ainda nos anos 60, poca na qual o termo dominante quando referia-se aos Estados na Guerra Fria (com destaque no ocidente) era a segurana nacional contra a ameaa vermelha sovitica. Somente aps a crise do Estado nos anos 70 e o aprofundamento do processo de integrao ou internacionalizao das economias chamado de globalizao, que estes termos passaram a constar com maior freqncia nos papers da rea e a serem encarados como um instrumental analtico importante para a compreenso de todo este perodo de transformao sem precedentes pelo qual estamos passando e, sobretudo, da reforma do Estado e de seu aparelho.

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________

FIQUE DE OLHO!!!!!

O desafio da reforma do Estado e seu ajuste nova ordem econmica e financeira global provocou profusa literatura sobre os conceitos de governabilidade e governana. Maria Helena de Castro Santos. Como a maior parte dos conceitos em cincia poltica, a governabilidade/governana no possuem uma definio muito clara e precisa, variando de autor para autor, de acordo com a sua nacionalidade, orientao ideolgica e a nfase que dada a um ou outro elemento. Contudo, somos capazes de citar algumas caractersticas comuns entre as diferentes conceituaes existentes e estabelecer alguns paralelos. quase consensual entre os autores que os conceitos aqui abordados mantm entre si uma relao muito forte, sendo complementares, e o seu vnculo instvel, dinmico e indissolvel, cabendo a separao apenas para fins didticos e analticos, como aos que este ensaio se prope.

1. Governabilidade 1.1 Origem O termo governana, originado do ingls governance, no sentido de regulao social com vistas governabilidade, vincula-se probabilidade normativa de bom governo, no sentido da participao, eficcia, inovao, confiabilidade, como condies para evitar mtodos de pirataria nos governos: clientelismo, favorecimentos imorais e, corrupo, etc. Seria ento, controlar as polticas do governo, sem ser incriminado de ingerncia no plano poltico e social, transformar o ato governamental em ao pblica, o ambiente governamental em espao pblico, para articulao das aes do governo, questionando a governana atravs da demarcao do alcance da governabilidade, imperando a o consenso controlado. 1.2 Conceito Governar significa administrar, dirigir, reger, ter poder sobre,conduzir. Nesse sentido, governabilidade quer dizer aptido de conduzir, administrar, governar os negcios pblicos.

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


Manoel Gonalves Ferreira Filho conceitua governabilidade como sendo a possibilidade de ao governativa eficaz. Quer dizer, traduz a aptido de um Estado determinado realizar os objetivos que se prope a sua misso - no em abstrato, mas em face de um quadro concreto O citado autor define, ainda, que a governabilidade de um Estado consiste na capacidade de obteno dos resultados almejados. Ou seja, na capacidade de efetivar a poltica definida pelo Governo. Se relacionada s condies polticas em que se devem fixar as aes da administrao pblica e a legitimidade dos governos. Segundo Leonardo Valles Bento, tem se que: [...] a governabilidade encontra-se referida s condies materiais do exerccio do poder, legitimidade e sustentao poltica dos governos para levar a cabo seu programa, ou para formular estratgias de desenvolvimento de longo prazo, ou ainda capacidade dos poderes pblicos de intermediar os interesses da sociedade civil, de articular coalizes polticas entre partidos e grupos sociais que apiem o governo. A governabilidade est condicionada as peculariedades da sociedade governada, depende das condies polticas, econmicas, sociais e da adequao do Governo aos objetivos planejados e resulta da relao dessas condies com a mquina governamental e seu governante. Segundo Bresser Pereira, Governabilidade a "capacidade de governar derivada da relao de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade civil." Para Eli Diniz so "condies sistmicas de exerccio do poder pelo Estado e seu governo em uma determinada sociedade." Segundo Caio Marini (1996), a governabilidade pode ser definida como as condies de legitimidade de um determinado governo para empreender as transformaes necessrias, ao passo que a governana estaria relacionada capacidade de implementao das reformas, nos seus aspectos tcnicos, financeiros e gerenciais. so "condies de legitimidade de um determinado governo para empreender as transformaes necessrias." A governabilidade, por sua vez est ligada ao do governo, ou seja, ao de governar enquanto verbo. Assim, pode-se inferir que a governabilidade condiz mais dimenso poltico-estatal e diz respeito s condies sistmicas e institucionais sob as quais se d o exerccio do poder, tais como as caractersticas do sistema poltico, a forma de governo, as relaes entre os Poderes, o sistema de intermediao de interesses (SANTOS, 1997, p. 342). Governabilidade diz respeito s condies de legalidade de um determinado governo para atentar s transformaes necessrias, enquanto que governana est relacionada capacidade de colocar as condies da governabilidade em ao. Governabilidade e governana dizem respeito democracia e cidadania, no a projeto de poder. No entanto, deploravelmente o Brasil apresenta um vcio de raiz, que emperra as significaes. Crise de governabilidade A crise de governabilidade, em regra, abrange trs crises que esto interligadas:

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


- crise de sobrecarga; - crise (poltico) institucional; - crise do modelo (poltico). Crise de sobrecarga Esta crise consiste na incapacidade do Estado dar conta de todas as tarefas assumidas e que lhe so atribudas pela Constituio e leis. Sendo que essas tarefas aumentam de forma ilimitada, e abrangem todos os setores da sociedade. O ideal seria que o Estado cuidasse, apenas, da segurana (interna e externa, ou seja, atravs da fora armada e da polcia), diplomacia, administrao pblica e justia. E assim, garantir os direitos naturais de fundamentais de todo ser humano. Para solucionar essa crise, O Estado precisa definir sua finalidade quanto governo. necessrio utilizar uma poltica racional, em que o Estado, somente, oriente, incentive, fiscalize e ampare e realize as funes que apenas ele pode desempenhar. Utilizando, para tanto, o princpio da sudsidiariedade, que para Manoel Gonalves Ferreira Filho consiste em: [...] deixar ao homem aquilo que ele pode fazer por si; em nvel mais alto, s comunidades o que podem estas realizar; aos grupos, inclusive empresas, no plano da economia, da sade, da assistncia o que lhes est ao alcance; sociedade o que somente esta pode atender; ao Estado o que no ser bem feito pelos crculos menores. E no mbito deste, ao Poder local o que este pode desempenhar, apenas se dando ao Poder mais alto o que no pode ser conduzido a no ser por ele. Crise de Agenciamento A crise governamental resulta da base de organizao governamental inadequada para um Estado intervencionista, adotada por muitos pases, que a separao dos poderes seguindo o modelo de Montesquieu (separao em trs poderes: Executivo, Legislativo e Judicirio, independentes e autnomos entre si). Um exemplo da crise que para o Executivo poder atuar de forma eficiente, ele precisa de leis e no momento que so necessrias, mas no isso que ocorre, j que a prpria estrutura do Legislativo dificulta muitas decises. E, tambm, por serem poderes autnomos, o que interessa para em determinada ocasio, pode no interessar para o outro. A soluo seria substituir a separao de poderes de Montesquieu por uma separao mais adequada para cada Estado. E assim, coordenar a atuao dos poderes, para que um no prejudique a atuao do outro. Crise democrtico-representativa A crise decorre em funo da vontade real do povo no ser transmitida aos rgos da administrao pblica. E que os governantes, depois de eleitos, agem seguindo a prpria pretenso, para o seu proveito e no de acordo com os interesses das pessoas que os elegeram.

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


Soma-se a isto, o fato de o processo de escolha dos polticos ser feito por intermdio dos partidos polticos, que influenciam na formao da opinio da populao, e isto resulta na escolha equivocada e aleatria de desconhecidos ou aproveitadores. A soluo est na melhora do processo de escolha, estruturando o sistema eleitoral. 2.3 Ingovernabilidade no Brasil No Brasil, ocorrem as trs crises acima citadas e por causa de algumas pecularidades do pas chega-se a uma quarta crise, que a da legitimidade. A crise direitos, sem fundamentais. Lei Magna no de sobrecarga se agrava porque a Constituio Brasileira elencou muitos estabelecer uma hierarquia, prioridade, considerando todos como direitos Isto aumenta a viso assistencialista e paternalista do Estado. Alm disso, a trouxe os meios para o desenvolvimento de tantos direitos e tarefas.

Segundo Manoel Gonalves Ferreira Filho legitimidade : [...] a adequao do Poder crena prevalecente numa comunidade quanto atribuio do Poder, o modo de seu exerccio, nos limites que h de preservar. Essa crena se insere num quadro mais amplo, que em ultima anlise define o que justo, ou direito, numa sociedade determinada. A crise de legitimidade resulta, basicamente, de dois motivos: a insatisfao com a conduta do Estado e com a dos governantes. A primeira decorre do fato de o Governo realiza as promessas que esto na Constituio. E a segunda est relacionada aos polticos que prometem, mas no cumprem. FIQUE DE OLHO!!!!! A ingovernabilidade o domnio da desordem, que origina o colapso e degenerao do corpo poltico. No cenrio poltico a corrupo um dos maiores riscos para a sobrevivncia de um governante no poder. A poltica tem muito de ao pela influncia dos recursos de poder, como: cargos, votos, pessoas, e a disputa neste sentido nem sempre atende a importncia da dimenso social. A democracia um processo, um caminho que leva a uma sociedade cada vez mais livre e participativa. A transparncia da estrutura de poder estatal e o respeito aos interesses da sociedade so a nica segurana de paz social. H necessidade de se mobilizar toda a sociedade para esse extraordinrio esforo de superar as dificuldades desse cenrio poltico, reduzindo a fragilidade gerada pelo momento, transformando a situao do Brasil, para que o povo brasileiro se torne sujeito e no apenas objeto de sua prpria histria. O novo panorama poltico que desejamos para o Brasil ter como principal desafio reconstruir com rapidez e energia as organizaes de solidariedade e de participao, dilaceradas pelos excessos do economismo e de uma corrupo dissoluta, que j no obedecem a objetivos sociais. No meu ponto de vista os partidos devem ser responsveis pela governabilidade, pois somente assim existir maior propriedade na governana. Aconselho aos polticos interessados na reconstruo poltica do nosso pas a leitura do livro de Stephen R. Covey Os 7 hbitos das pessoas altamente eficazes.

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


Clientelismo O clientelismo um destes termos que, como o populismo, usamos de forma recorrente para explicar certos males nacionais que seriam provenientes de uma condio inescapvel de pas atrasado. Diagnstico que vem acompanhado de todos os subprodutos que lhe so peculiares. Uma elite constituda de raposas velhas que manipulam um povo ignorante e indefeso em funo da sua misria e baixa escolaridade. Assim, populismo e clientelismo so expresses que nos vm mente de imediato quando nos defrontamos com determinada forma de exerccio do poder poltico com a qual no compartilhamos. So termos guerreiros, freqentemente utilizados para desqualificar a ao poltica de um outro. Designam certo tipo de exerccio do poder que considera demandas especficas de um potencial eleitor em seu clculo poltico, obtendo algum tipo de apoio por parte desses demandantes. Quando o mesmo clculo preside aes que consideramos positivas, chamamo-las de representao democrtica de interesses. Clientelismo, no entanto, um conceito que descreve uma relao de troca poltica. Um tipo de troca distinta das trocas sociais em geral, mais inespecficas, pois trocamos socialmente de tudo: afetos, redes de contatos, presentes etc. Diferente, tambm, das trocas econmicas, regularmente bem mais especficas trocas de bens envolvendo mercadorias em uma racionalidade monetria. O que h em comum entre as trocas sociais e as trocas econmicas que podem acontecer entre atores sociais mais ou menos assimtricos, entre iguais ou entre sujeitos hierarquicamente dispostos. A troca pode, at mesmo, servir como meio de definio hierrquica dos participantes, como nos sugere Marcel Mauss, no qual o mais generoso tambm o mais poderoso. As trocas polticas, por sua vez, se caracterizam por serem sempre assimtricas, seja do ponto de vista do observador ou dos trocadores. Assimtrica porque opera em um eixo vertical no qual um dos participantes da troca, o demandante classicamente chamado de cliente , independente de sua posio social ou status, deseja obter as benesses dos recursos de autoridade poltica que um outro tradicionalmente chamado de patronus , de algum modo, controla ou influencia. So os chamados recursos patrimoniais do Estado sob gesto dos poderes pblicos. Toda a sociedade, como nos sugere Weber, funda sua estrutura de organizao e poder com base no maior ou menor controle desses recursos e no carter inexoravelmente discricionrio com que se tem acesso a eles. A especificidade do carter clientelista da troca poltica diz respeito aos termos no regulados pela lei embora no seja necessariamente ilegal , mas fundados em acordo poltico ou na expectativa mtua entre patronus e cliente em auferir benefcios com a troca. Corporativismo O modelo corporativo tradicional, como forma associativa, surge para contrapor o modelo sindical e com a proposta de evitar conflitos. Bobbio et. al.(1995, p. 287) definem corporativismo como: Uma doutrina que propugna a organizao da coletividade baseada na associao representativa dos interesses e das atividades profissionais (corporaes). O modelo corporativo tradicional de Estado apresenta-se para disciplinar a economia e assim poder control-la. O Estado cria a corporao, chama para ela todos que trabalham e produzem em um determinado ramo da produo levando-os a discutir, organizar, disciplinar e orientar os interesses do Estado. uma estrutura organizacional subordinada ao Estado,

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


com uma perspectiva poltica da supremacia do interesse nacional, reduzindo as foras do modelo representativo democrtico e, conseqentemente, controlando as foras que ameaam o status quo do Estado Bobbio et. al. (1995, p. 290). Neocorporativismo O neocorporativismo uma forma de intermediao dos interesses entre a sociedade civil e o Estado (Bobbio et. al., 1995, p. 818). O conjunto de mudanas ocorridas nas relaes entre Estado e organizaes representativas de interesse privado, nos pases capitalistas com regime democrtico, permitiu a passagem do corporativismo para o neocorporativismo que, alm de representar os interesses, passa a decidir junto com o Estado as polticas pblicas (Kalatzis, et. al., 1999, p.13). O termo neocorporativismo surge para conceituar os fenmenos de intermediao de interesses, cuja caracterstica fundamental a existncia das grandes organizaes representativas de interesse privado (corporaes) na intermediao poltica. O antigo corporativismo era criado pelo Estado e por este controlado. O neocorporativismo surge dentro da sociedade democrtica onde as organizaes entram em processo de negociao com o Estado movidas pelas mudanas e novas situaes a serem enfrentadas. 2. Governana As origens da governana pblica datam de meados da dcada de 1990 do sculo XX, e traduzem um consenso de que a eficcia e a legitimidade da atuao pblica se apoiam na qualidade da interao entre os distintos nveis de governo, e entre estes e as organizaes empresariais e da sociedade civil. 2.1 Conceito Sobre Governana Pblica (KISSLER, HEIDEMANN, 2006, pp. 479-499), referenciando o debate atual acerca da modernizao do setor pblico alemo, destacam que esta se tornou um conceito-chave que todos utilizam sem saber exatamente o que , e tambm que: (...) seu significado original continha um entendimento associado ao debate poltico-desenvolvimentista, no qual o termo era usado para referir-se a polticas de desenvolvimento que se orientavam por determinados pressupostos sobre elementos estruturais como gesto, responsabilidades, transparncia e legalidade do setor pblico considerados necessrios ao desenvolvimento de todas as sociedades (pelo menos de acordo com os modelos idealizados por organizaes internacionais como a Organizao das Naes Unidas [ONU] ou a Organization for European Cooperation and Development [OECD] (KISSLER, HEIDEMANN, 2006, pp. 479-499). No obstante, trazendo a discusso para o setor pblico brasileiro, Fonseca e Bursztyn (2009, pp.17-46) de forma aderente viso de Kissler e Heidmann (2006), entendem a governana pblica como sendo um termo-chave na implantao de polticas ambientais e de desenvolvimento e que:

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


(...) o fortalecimento da governana representa uma possibilidade de estabelecer um processo poltico mais abrangente, eficiente e justo. A idia de governana promove o pluralismo poltico (McFarland, 2007), a eficincia e a transparncia nas escolhas e decises pblicas, visando incluir uma ampla gama de atores sociais e processos (FONSECA e BURSZTYN, 2009, pp.-17-46). Nessa mesma direo de entendimentos, os autores trazem ao plano a relevante viso de Grindle (2004, pp. 525-548) para quem, numa abordagem mais substantiva: (...) governana consiste em: distribuio de poder entre instituies de governo; a legitimidade e autoridade dessas instituies; as regras e normas que determinam quem detm poder e como so tomadas as decises sobre o exerccio da autoridade; relaes de responsabilizao entre representantes, cidados e agncias do Estado; habilidade do governo em fazer polticas, gerir os assuntos administrativos e fiscais do Estado, e prover bens e servios; e impacto das instituies e polticas sobre o bem estar pblico. Nessa toada infere-se que o processo de governana pblica envolve mltiplas categorias de partes interessadas (stakeholders). Trata-se ento do povo, do governo, das instituies e de suas inter-relaes visando ao interesse da coletividade e prevalncia do bem comum princpio da supremacia do interesse pblico -, e continuidade sustentvel, razo de ser do Estado enquanto ente pblico. Chamo a ATENO, para este conceito que tem sido bastante trabalhado no mbito de discusso provocada pelo Banco Mundial, na qual este coloca a governana como dimenso central para a questo do desenvolvimento. Em 1991, o Banco Mundial publicou um documento sobre questes relacionadas a governana e sua implicao para o desenvolvimento de seus pases membros, intitulado Managing Development: The Governance Dimension. A definio de governana do Banco Mundial citada pela grande maioria dos autores que tratam do assunto. Segundo Vincius de Carvalho Arajo: O Banco Mundial (...) [decompe] o conceito governance (definida com nfase nos seus aspectos dinmicos como exerccio da autoridade atravs de instituies) em dimenses com variveis mensurveis para sua operacionalizao. As dimenses so o regime poltico (montagem, monitoramento e substituio dos governos), a capacidade financeira, tcnica e gerencial do aparelho do Estado e zelo do equipamento institucional. As variveis so transparncia, estabilidade poltica e do marco regulatrio, efetividade da ao governamental, respeito ao direito e controle da corrupo, trabalhadas numa abordagem economtrica. (ARAJO, 2005, p. 12) IMPORTANTE!!!!!! Para diversos autores, entretanto, esse conceito no passa de uma reformulao do conceito de governabilidade. Segundo Arajo, Em geral cita-se a governana como a capacidade que um determinado governo tem para formular e implementar as suas polticas. Esta capacidade pode ser decomposta analiticamente em financeira, gerencial e tcnica, todas importantes para a consecuo das metas coletivas definidas pela coletividade. (ARAJO, 2003)

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


Bresser Pereira tambm define governana como "capacidade financeira e administrativa, em um sentido amplo, de implementar polticas" (BRESSER apud ARAJO, 2003). Eli Diniz complementa, e prope entender governana como o conjunto dos mecanismos e procedimentos que, na implementao de polticas pblicas, se relacionam com a dimenso participativa e plural da sociedade, incorporando vises dos seus vrios segmentos (ARAJO, 2003). Tem-se, ento, que a idia de governana est centrada na questo administrativa do Estado e em sua capacidade de ao, entendida como a maneira pela qual o Estado dispe de seu poder e de sua autoridade, controlando e gerenciando recursos; isto, tambm, podendo estar traduzido como a capacidade de implementao de polticas pblicas. A fim de especificar um pouco mais o conceito, podem-se considerar as dimenses que estariam a includas, quais sejam, principalmente, o formato poltico-institucional dos processos decisrios, a definio da mistura apropriada do pblico/privado nas polticas, os padres de articulao e cooperao entre atores sociais e polticos e os arranjos institucionais que coordenam e regulam as transaes dentro e atravs das fronteiras de um sistema (MELO, 1995). Considerando que o funcionamento de um sistema poltico definido pelos seus processos de converso, ou seja, as formas pelas quais as demandas e apoios so transformadas em decises, e estas implementadas, a compreenso de governana, entendida como capacidade de ao do Estado, passa a incluir tambm sua capacidade de resistir s presses externas e internas, quais sejam, os constrangimentos sofridos pelos agentes estatais ao perseguir o interesse pblico. Ainda melhor, a capacidade de agir do Estado define-se por sua capacidade de conviver harmonicamente com os diferentes grupos sociais e atores polticos, sejam da sociedade civil ou internos ao prprio Estado. A governana pblica vem como uma continuidade do modelo de Administrao Pblica gerencial, focada em eficcia. Contudo, prope-se uma nova forma de atingir esses resultados: a interao entre os diversos atores sociais, que devem se unir para enfrentar as aes sociais segundo os preceitos da flexibilidade, da viso estratgica, da transparncia e da comunicao (PRATS I CATAL, 2005). Nessa conjuntura, o governo tem a funo de gerenciar a rede de atores, que devem se comunicar e dividir responsabilidades. Nesse contexto, o conceito de boa governana foi muito bem sintetizado por Canotilho (2006), como sendo a conduo responsvel dos assuntos do Estado. O Livro Branco da Governana Europeia aponta que governana designa o conjunto de regras, processos e prticas que dizem respeito qualidade do exerccio do poder em nvel europeu, essencialmente no que se refere a sua responsabilidade, transparncia, coerncia, eficincia e eficcia. Canotilho enumera como princpios condizentes com a boa governana: transparncia; coerncia entre as diversas polticas do Estado; abertura, como uma busca de solues atravs de formas clssicas e novas (negociao e participao); eficcia, como respostas s necessidades sociais; democracia participativa, envolvendo cidados e associaes representativas.

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


Governana Eletrnica Desde a dcada de 1990, as organizaes governamentais brasileiras vem implementando sites na internet, na perspectiva de implantar um sistema eletrnico de comunicao. O ponto de partida para a elaborao de uma poltica sistemtica de e-governo foi um processo amplo e visionrio iniciado em maio de 1999, que culminou com a publicao de um documento fundamental intitulado Livro Verde, em setembro de 2000. A premissa motivadora da Proposta de Poltica de Governo Eletrnico inserida nesse documento era o estabelecimento de um novo paradigma cultural de incluso digital, focado no cidado/cliente, a reduo de custos, a melhoria na gesto e na qualidade dos servios pblicos, a transparncia e a simplificao de processos. O documento tambm considerou fundamental a incluso social e a ampliao do uso da tecnologia de informao pelo cidado brasileiro, de forma a possibilitar a universalizao e a democratizao do acesso aos servios, com quiosques pblicos ou comunitrios, alm da interiorizao dos servios do governo. Algumas iniciativas relevantes foram resgatadas, em especial na rea de prestao de servios aos cidados, de forma que o delineamento de um governo eletrnico pudesse se iniciar a partir de um patamar j avanado. Dessa forma, o governo federal j disponibilizava um amplo conjunto de servios e informaes por meio eletrnico e dispunha de um portal nico denominado, inicialmente, de Rede Governo (www.redegoverno.com.br), e, posteriormente de portal e-governo (www.e.gov.br). Diversos servios j estavam disponveis, com destaque para: a) Entrega de declarao de imposto de renda; b) Emisso de certido de pagamento de impostos; c) Divulgao de editais de compras governamentais; d) Cadastramento de fornecedores; e) Acompanhamento de processos judiciais; f) Acesso a indicadores econmicos e sociais e a dados dos censos; g) Prestao de informaes sobre aposentadorias e benefcios da previdncia social; h) Envio de mensagens pelos correios, por meio de quiosques pblicos; i) Informaes sobre programas de governo federal. e-Governo no Brasil No Brasil, a melhor estratgia para a disseminao do uso da Internet na funo pblica e a definio de qual o papel do Estado neste campo vm sendo objeto de crescente interesse e debate. O Governo Federal amplamente comprometido com a aplicao e uso das novas tecnologias da informao e tem como grande desafio a ampliao do acesso a Internet para populao de baixa renda. De acordo com Afonso e Fernandes (2001), o e-governo envolve basicamente trs tipos de transaes: G2G, quando se trata de uma relao intra ou intergovernos; G2B, caracterizado por transaes entre governos e fornecedores; e G2C, envolvendo relaes entre governos e cidados. Estas transaes ocorrem no apenas por meio da Internet, mas tambm por meio de telefonia mvel, televiso digital, call centers e outros tipos de aplicaes ligadas aos computadores pessoais.

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


Existiram no Brasil trs grandes conjuntos de iniciativas que definiram as linhas mestras da implantao do e-governo no pas: o Programa Sociedade da Informao; o Brasil Transparente; e o Br@sil.gov. Esses programas compartilham alguns objetivos comuns e so complementares entre si. A meta dos trs permitir que (...) qualquer cidado brasileiro tenha acesso s novas tecnologias de informao, estando preparado para participar das novas dimenses da vida democrtica que tais tecnologias esto instaurando no pas e no mundo. (AFONSO; FERNANDES, 2001, p. 26). Governana Eletrnica A Governana Eletrnica no mbito dos governos contempla, segundo Chahin et al (2004), entre outras atividades, todo o suporte digital para a elaborao de polticas pblicas, para a tomada de decises, para as public choices e para workgroup, alm dos vrios gestores pblicos de diferentes escales. Tambm se inclu na governana a gesto dos recursos pblicos, financeiros, humanos, informacionais e de conhecimento, patrimoniais e outros. Os autores salientam ainda que a governana, foi fundamental para os Estados e Municpios, melhorar a gesto financeira e os sistemas de arrecadao. Ao longo do tempo, as Fazendas Estaduais e algumas dos grandes municpios brasileiros, notadamente as capitais, construram um perfil de uso de tecnologia inovador, perseguindo prticas modernas de gesto. Prestao Eletrnica de Servios ao Cidado Chahin et al (2004) apontam uma dimenso mais democrtica na relao governo/cidado ao se falar de melhor prestao de servio, medida que o Estado melhora a prestao de servios e o estende a todos os cidados, por meio de atos transparentes. Pode-se, alm disso, utilizar os recursos de tecnologia de informao e comunicao (TIC) como plataforma para o exerccio da prtica democrtica. Os autores ainda lembram ainda que durante algum tempo, confundiu-se o termo governo eletrnico com a ampliao de servios utilizando os meios eletrnicos de informao e comunicao (TIC). O mais comum a internet, mas podem ser igualmente teis os telefones celulares e fixos, pagers e a TV digital. Por fim os autores enfatizam que na prestao de servios ao cidado que reside a maioria dos esforos, estudos e ateno poltica dedicados ao tema nos ltimos anos. Distintas vises da Governana O termo governana, com base na literatura, pode ser definida, em sentido amplo como um processo complexo de tomada de deciso que antecipa e ultrapassa o governo (RHODES, 1996). Os aspectos frequentemente evidenciados nessa literatura esto relacionados legitimidade do espao em constituio; repartio do poder entre aqueles que governam e aqueles que so governados; aos processos de negociao entre os atores sociais ( os procedimentos e prticas, a gesto das interaes e das interdependncia que desembocam ou no em sistemas alternativos de regulao, o estabelecimento de redes e os mecanismo de coordenao); e descentralizao da autoridade e das funes ligadas ao ato de governar. Torna-se relevante, nesse contexto, abordar as diferentes vises sobre governana, conforme apresentadas a seguir:

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


Governana enquanto Estado mnimo: baseada na necessidade da reduo dos dficits pblicos, esse uso da governana refere-se a uma nova forma de interveno pblica e ao papel dos mercados na produo dos servios Pblicos ( GERY STOCKEK, 1995). Governana corporativa: oriunda das teorias do management, acentua a necessidade de eficcia, assim como a da accountability na gesto dos bens pblicos ( TRICKER, 1994). Governana enquanto new public managment (NPM): o NPM prega a gesto e os novos mecanismos institucionais em econimia por meio da introduo de mtodos de gesto do setor privado, bem como do estabelecido de medidas incitativas ( incentives) no setor pblico; Boa governana: utilizada originalmente pelo banco mundial em relao a sua polticas de emprstimos, a boa governana uma norma que supe a eficcia dos servios pblicos, a privatizao das empresas estatais, o rigor oramentrio e a descentralizao administrativa; Governana enquanto sistema sociociberntico: a governana pode ser considerada como o teste padro ou a estrutura que emerge em um sistema socialpoltica como o resultado ou o resultado comum dos esforos de interao da interveno de todos os atores envolvidos ( KOOIMAN, 1993, P. 35). Nesse sentido, alm da complexidade da definio, aquele autor argumenta que assim o mundo poltico seria marcado pelas coestratgias: a cogesto, a corregulao, assim como as parcerias pblico-privada; Governana enquanto conjunto de redes organizadas: a governana refere-se a managing networks that are self-organizing. Considerando que o estado um dos atores ( e no mais o nico e exclusivo ator) no sistema mundial, redes integradas e horizontais (ONGs, redes profissionais e cientficas, meios de comunicao) desenvolvem suas polticas e modelam o ambiente desse sistema ( RHODES, 1996). Governana Corporativa Para o Instituto Brasileiro de Governana Corporativa - IBGC (2007) governana corporativa um sistema que assegura aos scios proprietrios o governo estratgico da empresa e efetiva monitorao da diretoria executiva. Assumido esse entendimento de governana corporativa, a efetiva monitoria da diretoria executiva ocorre pela atuao do conselho de administrao, auditoria independente e o conselho fiscal. O desempenho independente desses rgos fundamental para o exerccio do controle, e assegura aos acionistas a equidade, transparncia, responsabilidade pelos resultados e obedincia s leis do pas. A Organizao de Cooperao e Desenvolvimento Econmico OCDE (2004) editou relatrio sobre governana corporativa afirmando que no desempenho de suas funes, o conselho de administrao deve agir sempre com base em quatro princpios fundamentais: (a) Fairness: justia e equidade nos relacionamentos entre os acionistas, evitando que os majoritrios sejam beneficiados em detrimento dos minoritrios;

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


(b) Disclosure: transparncia das informaes relativas s empresas, evitando a ocorrncia de informaes privilegiadas; (c) Accountability: o dever e a responsabilidade pela prestao de contas; (d) Compliance: o estrito cumprimento da lei. Bernhoeft (2003) destaca que a preocupao quanto ao tema da governana corporativa vem de longa data. Porm, os estudos mais aprofundados comearam a ser desenvolvidos no incio de 1990. Destarte, a governana corporativa vista como um conjunto de princpios e prticas que tm sido incorporados aos modelos de gesto das organizaes e tem atrado a ateno de diferentes partes interessadas e, em sentido mais amplo, o prprio interesse pblico. Assim, as boas prticas de governana corporativa, apontadas nos estudos de Escuder e Tinoco (2008), tm a finalidade de aumentar o valor da entidade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para sua perenidade. Segundo Souza (2001), a governana corporativa no Brasil pode ser vista luz de trs diferentes vises: a abordagem internacional, aquela segundo o IBGC e a terceira, luz da Comisso de Valores Mobilirios (CVM). Independente das diferentes vises expressas sobre governana corporativa, o ponto comum entre elas resguardar os direitos dos demais atores de uma organizao, e em especial as relaes da empresa comshareholderse stakeholders. A governana corporativa, tradicionalmente, enquanto conjunto de regras contempla a preocupao em resolver os conflitos de interesse entre administradores e acionistas (Almeida, 2001). Entretanto, os conflitos de interesse ocorrem entre uma gama mais ampla de agentes, os stakeholders: acionistas minoritrios, acionistas majoritrios, credores, gerentes, empregados, consumidores e sociedade como um todo. Assim, a governana corporativa possui como desafio minimizar os potenciais conflitos de interesse entre esses agentes. Apesar das diferenas societrias e relaes de propriedade existentes entre as empresas em geral, e as redes de empresas, aspectos comuns da gesto, da existncia de conflitos de interesses e relaes de poder aproximam as necessidades de governana tambm para o ambiente das redes. Governanca Corporativa no Setor Pblico Governana corporativa, a princpio, um conceito desenvolvido para o setor privado. Primeiramente, vale lembrar que a utilizao do termo governana corporativa, aplicado ao setor pblico, no constante na literatura. Alguns pesquisadores utilizam o termo governana corporativa no setor pblico, como forma de ilustrar a origem do conceito e diferenciar, ao menos analiticamente, da discusso mais ampla sobre governana (governance). Outros autores utilizam o termo governana governamental, para diferenciar da governana corporativa propriamente dita - ou seja, no setor privado. Utilizam-se ainda somente governance, ou governance in the public sector. Todos, entretanto, so consensuais na definio do conceito, remetendo inclusive governana corporativa propriamente dita como origem do modelo. O fato que o debate ainda recente. A governana corporativa no setor pblico inclui-se no tema da governana pblica, apenas delimitando o foco, saindo da capacidade de ao do Estado como um todo para uma anlise mais especfica de rgos governamentais e agncias pblicas.

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


Falar de governana corporativa no setor pblico no , como pode dar a entender, a transposio de prticas de administrao privada em rgos governamentais. Na verdade, prticas esto ligadas a questes especficas de cada setor - no caso de organizaes privadas, h objetivos como o lucro e a produtividade - e derivam da aplicao de princpios e de conceitos mais abstratos estabelecidos pelo modelo de governana corporativa. O conceito de governana corporativa est relacionado com accountability, ento essa governana no setor pblico composta pelos elementos: responsabilidade em atender a sociedade, superviso, controle e assistncia social. A aplicao dos mesmos princpios na administrao pblica, desde que corretamente observados, implicaria prticas diferentes, devido s particularidades do setor. A questo realmente importante se os princpios e conceitos do modelo de governana corporativa podem ser aplicados ao setor pblico. Considerando que a governana corporativa uma tentativa de solucionar problemas do conflito agente x principal, a resposta sim, uma vez que o modelo agente x principal pode ser utilizado para um nmero enorme de relaes sociais, inclusive as tratadas no mbito poltico, conforme demonstrado. A grande quantidade de publicaes oficiais e artigos acadmicos tratando de governana corporativa no setor pblico corrobora essa posio. Segundo Mello: Enquanto a governana trata da aquisio e distribuio de poder na sociedade, a governana corporativa denota a maneira pela qual as corporaes so governadas e administradas. , assim, usualmente compreendida, em contraste com a governana corporativa no setor pblico, a qual faz referncia administrao das agncias do setor pblico atravs dos princpios de governana corporativa do setor privado, que so totalmente aplicveis no setor geral do Estado (...) (BHATTA, 2003). (MELLO, 2006) Os princpios da governana corporativa, quais sejam, eficincia, abertura, transparncia e responsabilizao, podem ser aplicados ao setor pblico. Segundo Marques apud Mello, independentemente de qual a estrutura, a boa governana corporativa, tanto no setor pblico como privado, requer "uma clara identificao e articulao das definies de responsabilidade; uma verdadeira compreenso do relacionamento entre as partes interessadas da organizao e sua estrutura de administrar os recursos e entregar resultados; e suporte para a administrao, particularmente de alto nvel" (MELLO, 2006). A diferena entre o setor privado e o pblico pode ser exemplificada pela publicao de documentos; empresas publicam relatrios financeiros, e o governo publica seu oramento. Os relatrios financeiros das empresas servem de base para a distribuio dos lucros e para que os executivos prestem contas; a publicao do oramento do governo fundamenta discusses sobre as polticas pblicas (NETHERLANDS, 2000). Aumento da transparncia sobre recursos e gastos pblicos contribui para melhor avaliao do desempenho dos executores das polticas pblicas, assim como maior responsabilizao constrange burocratas a buscarem melhorar seu desempenho.

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


E quais seriam os stakeholders de uma poltica pblica? Segundo o estudo Governance in the Public Sector, da IFAC, stakeholders de entidades do setor pblico podem incluir: A entidade ou o(s) indivduo(s) que elege ou nomeia o corpo diretor e que tem responsabilidade pela performance da instituio. Representantes polticos (Congresso). Provedores de recursos (contribuintes, credores etc.). Fornecedores de servios e parceiros. Usurios dos servios. Grupos de interesse. Analistas e coletores de estatsticas (cientistas polticos, economistas, analistas financeiros, agncias de rating etc.). Mdia. A sociedade em geral. Princpios de Governana na Gesto Pblica Uma boa governana pblica, semelhana da corporativa, est apoiada em quatro princpios: relaes ticas, conformidade, em todas as suas dimenses; transparncia; e prestao de contas. A ausncia desses princpios requer mudana na forma de gesto. A busca permanente da prtica desses princpios na administrao do pas ou gesto de qualquer instituio deve ser vista como uma condio indispensvel para que essa instituio possa continuar a progredir. importante ressaltar que essa uma tarefa permanente, que exige uma participao proativa de todos os atores envolvidos dirigentes, polticos, rgos de controle e, em especial, da sociedade organizada.

FIQUE DE OLHO!!!!! Os princpios mais relevantes a que as entidades do setor pblico devem aderir para efetivamente aplicar os elementos de governana corporativa, para alcanar as melhores prticas, para barret (2005, p. 5-6), so: liderana, integridade, compromisso ( relativos a qualidades pessoais), e responsabilidade em prestar contas, integrao e transparncia (so principalmente o produto de estratgias, sistemas, polticas e processos no lugar). O uso das prticas de governana corporativa exige que todas as organizaes do setor pblico sejam transparentes e responsveis por suas atitudes. A transparncia do Estado se efetiva, por meio do acesso do cidado informao governamental, que torna mais democrticas as relaes entre o Estado e sociedade civil. Distino entre Governabilidade e Governana No entanto, o autor do PDRAE, Bresser Pereira, faz uma distino bem clara entre a governabilidade e a governana em uma de suas obras, na qual tece comentrios sobre este plano, as suas razes e orientaes tericas e o trabalho que executou diante do extinto MARE.

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


Nesta ele diz de maneira textual: A governabilidade e a governana so conceitos mal-definidos, freqentemente confundidos. Para mim, governabilidade uma capacidade poltica de governar derivada da relao de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade; governana a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implementar polticas. (Bresser Pereira, 1998: 33). possvel inferir, tambm, que para Bresser Pereira o trao distintivo entre a governabilidade e a governana o seu carter intrnseco, ou seja, a sua ligao orgnica com o contedo da ao estatal (aspecto substantivo/material) ou com a sua forma (aspecto adjetivo/instrumental).

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


EXERCCIOS PARA FIXAO. 1 - ( FCC - 2012 - Prefeitura de So Paulo - SP - Auditor Fiscal do Municpio ) Governana, no setor pblico, I. um fenmeno mais amplo que governo; abrange as instituies governamentais, mas implica tambm em mecanismos informais, de carter nogovernamental. II. implica principalmente mecanismos formais, de carter governamental, que fazem com que as pessoas e as organizaes dentro da sua rea de atuao tenham uma conduta determinada, satisfaam suas necessidades e respondam s suas demandas. III. refere-se a padres de articulao e cooperao entre atores sociais e polticos e arranjos institucionais que coordenam e regulam transaes dentro e atravs das fronteiras do sistema econmico. IV. diz respeito s condies sistmicas e institucionais sob as quais se d o exerccio do poder, tais como as caractersticas do sistema poltico, a forma de governo, as relaes entre os Poderes e o sistema de intermediao de interesses. V. a capacidade do governo para identificar problemas crticos e formular polticas adequadas ao seu enfrentamento. Est correto o que se afirma APENAS em a) I e III. b) II, III e IV. c) I, IV e V. d) II, IV e V. e) III e V. 2 - ( ESAF - 2012 - CGU - Analista de Finanas e Controle ) O surgimento de um conceito como o de governana supe uma mudana na forma de atuar do poder pblico. Assinale abaixo com que tipo de aes esta mudana est relacionada. a) Aes que garantam, por parte do poder pblico, com amplo respaldo popular. b) A definio de polticas pblicas universais. c) Modificar as relaes entre o Estado e a Sociedade Civil para dividir as responsabilidades na execuo das polticas pblicas. d) Aes que permitam governar de forma cooperativa, com instituies pblicas e no pblicas, participando e cooperando na definio e execuo das polticas pblicas. e) Aes que garantam o controle dos processos polticos, por parte do poder pblico, com medidas peridicas de prestao de contas aos cidados. 3 - ( ESAF - 2012 - CGU - Analista de Finanas e Controle ) Sobre os avanos recentes na promoo da governana democrtica e da participao social no Brasil, podemos citar os seguintes:

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


a) A integrao e consolidao dos subsdios concedidos pelos estados e municpios, tornando mais coerente e transparente a poltica tributria dos estados. b) A ampliao do controle social sobre a poltica fiscal, visto que hoje mais de 2/3 dos investimentos pblicos federais so decididos a partir de consultas populao mediante mecanismos de oramento participativo. c) O aperfeioamento nos mecanismos de prestao de contas pessoais dos parlamentares que estabeleceu um novo marco fundamental para a reduo dos escndalos envolvendo o Poder Legislativo nos Estados e Municpios. d) A maior profissionalizao da burocracia federal, visto que os ocupantes de todos os cargos de direo no Poder Executivo so submetidos a processo seletivo amplo e transparente. e) A expanso no nmero e na atuao dos conselhos nacionais de polticas pblicas ao longo dos ltimos 10 anos, numa tentativa de colocar em prtica os preceitos da democracia participativa previstos na Constituio de 1988. 4 - ( FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Judicirio ) O desenvolvimento da capacidade de governana aplicada s organizaes pblicas foca, principalmente, a) o desenvolvimento de estratgias de fortalecimento da burocracia profissional, por meio da universalizao dos concursos pblicos, reduo dos cargos comissionados e eliminao da terceirizao na administrao pblica. b) as questes ligadas ao formato poltico-institucional dos processos decisrios, a definio do mix apropriado do pblico/privado nas polticas, a participao e a descentralizao, assim como o escopo global dos programas. c) a reforma do regime poltico, reduzindo a necessidade de coalizes amplas de sustentao do governo e aperfeioamento de tcnicas de planejamento estratgico na gesto dos programas ministeriais. d) a reduo da mquina burocrtica, especialmente nos nveis gerenciais, introduzindo mtodos de contratao de gestores semelhantes aos da iniciativa privada. e) a introduo da gesto por resultados, a reduo dos nveis hierrquicos e maior autonomia gerencial para os nveis operacionais, responsveis pela implementao dos programas governamentais. 5 - ( FCC - 2012 - TRT - 11 Regio (AM) - Analista Judicirio ) Com relao definio da viso de uma organizao quanto governana, considere: I. A viso deve contemplar o perfil daquilo que a empresa pretende se tornar quando intenes, esforos, recursos e projetos se tornarem realidade, por construo conjunta. II. Viso o conjunto princpios, ou crenas, que servem de guia, ou critrio, para os comportamentos, atitudes e decises de todas e quaisquer pessoas, que no exerccio das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Misso da organizao. III. A viso, no tem a ver com os projetos ou sistemas que se pretende ver implantados na organizao.

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


IV. A viso precisa ser prtica, realista e visvel, pois no passar de uma mera inteno, se ela propuser resultados inatingveis. V. O enunciado da viso uma declarao concisa responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes. Est correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) I, II, IV e V. c) I, III e IV. d) II, III e IV. e) III, IV e V. 6 - ( CESPE - 2011 - EBC - Tcnico - Administrao ) do propsito e das

Tendo o fragmento de texto acima como referncia inicial, julgue os prximos itens, referentes a noes de administrao pblica. Governana e governabilidade so conceitos distintos, contudo fortemente relacionados, at mesmo, complementares. O primeiro refere-se s condies substantivas de exerccio do poder e de legitimidade do Estado; o segundo representa os aspectos instrumentais do exerccio do poder, ou seja, a capacidade do Estado de formular e implementar polticas pblicas. ( ) Certo ( ) Errado

7 - ( CESPE - 2008 - TCU - Analista de Controle Externo ) Com referncia aos conceitos e situaes aplicveis administrao pblica, bem como experincia e legislao brasileira nesse setor, julgue os itens. A governabilidade diz respeito s condies sistmicas e institucionais sob as quais se d o exerccio do poder, tais como as caractersticas do sistema poltico, a forma de governo, as relaes entre os poderes e o sistema de intermediao de interesses. ( ) Certo ( ) Errado

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


GABARITOS: 1-A 2-D 3-D 4-B 5-D 6-E 7-C 3. Accountability O conceito de accountability vem se tornando largamente empregado nas cincias sociais. A extensa produo acadmica acerca do tema tanto na tradio anglo-saxnica como, mais recentemente, na literatura de lngua portuguesa nos ltimos anos uma constatao de sua importncia. A idia de accountability est presente hoje em diversas reas das cincias sociais: desde a administrao de empresas at a educao, passando pela administrao pblica e a cincia poltica. Entretanto, uma rpida reviso dos trabalhos produzidos revela que a definio do conceito ainda carece de consenso quanto a seu significado e de uma clara delimitao terica. Percebe-se que a definio tende a variar acentuadamente no apenas de autor para autor, mas tambm conforme a tradio disciplinar na qual o trabalho se insere. Dadas as restries de tempo e espao, e para no perder de vista o nosso foco, restringir-se- a exegese da idia de accountability ao exame do debate recente acerca do conceito dentro das tradies da cincia poltica e da administrao pblica. Inicialmente, cabe destacar que a maior fonte de dissenso e controvrsia refere-se delimitao do conceito: quo abrangente ou limitado ele deve ser? Nesse sentido, a questo fundamental consiste na identificao das atividades relacionadas responsabilizao dos agentes pblicos burocratas e governantes que devem ou no ser includas sob o termo. 3.1 Conceito O termo accountability vem do latim: ad + computare: contar para, prestar contas a, dar satisfao a, corresponder expectativa de. A accountability uma forma de controle social, de sujeio do poder pblico a estruturas formais e institucionalizadas de constrangimento de suas aes frente da gesto pblica, tornando-o obrigado a prestar contas e a tornar transparente sua administrao. Mas no somente a dimenso legal da accountability que deve ser levada em conta. preciso dar nfase dimenso poltica, devendo, para tanto, haver uma conscientizao da classe poltica em torno da necessria comunicao com a sociedade, no s na implementao das polticas pblicas como tambm na aferio dos resultados conforme as expectativas da sociedade. Accountability tambm um atributo da sociedade civil, como forma de fiscalizar, por meio dos mecanismos de participao popular, independente dos poderes pblicos, no s em perodos eleitorais, como tambm ao longo do mandato de seus representantes.

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


Accountability um termo abrangente que vai alm da prestao de contas, pura e simples, pelos gestores da coisa pblica. O termo ainda no foi traduzido para o portugus, tendo sido atribudo, pela maioria dos autores, um sentido genrico de prestao de contas e fiscalizao. Alguns autores atribuem esse fato fragilidade da democracia do Brasil e de outros pases. Quanto mais avanado o estgio democrtico, maior o interesse pela accountability. A accountability representa a responsabilidade objetiva de uma pessoa ou organizao responder perante outras pessoas ou organizaes. A accountability envolve, portanto, duas partes: a primeira, que delega responsabilidade para que a segunda proceda gesto dos recursos, gerando obrigao para o gestor de prestar contas da sua gesto, demonstrando o bom uso desses recursos. A falta de interesse em se traduzir o termo no Brasil est intimamente relacionada inexpressiva ou inexistente aplicao das formas de accountability, tendo em vista a relao direta dessa forma de controle com a democracia. Para Lamounier accountability diz respeito sensibilidade das autoridades pblicas em relao ao que os cidados pensam, existncia de mecanismos institucionais efetivos, que permitam cham-los fala, quando no cumprirem suas responsabilidades bsicas. Segundo Coelho: Uma pessoa ou instituio accountable quando responsvel por decises e pelas conseqncias de suas aes e inaes, e o de, portanto, ser um exemplo para outros.Aquele que accountable aceita a responsabilidade e mantm sua integridade, evitando a aparncia de improbidade e resguardando (no caso de uma organizao) sua reputao. O conceito de accountability, portanto, no deve ser restrito, devendo ser analisado no s na dimenso legal, mas, principalmente, na poltica, como sinnimo de responsabilidade ou dever de prestar contas dos atos, alcanando um alto nvel de credibilidade junto sociedade. A noo de accountability horizontal, contudo, pressupe uma relao entre iguais, por meio do mecanismo de checks and balances da mtua vigilncia entre os trs poderes, autnomos, do Estado. Entretanto, preciso esclarecer como se situam, nas dimenses vertical ou horizontal da accountability, os agentes da sociedade civil. 3.2 Accountability vertical, horizontal e societal. Comearemos pela concepo de ODonnell sobre accountability. A anlise deste autor sobre as vrias accountabilities tem como matriz bsica as trs correntes clssicas do pensamento poltico: democracia, liberalismo e republicanismo. Tendo como ponto de partida que as poliarquias incorporam elementos das trs tradies, o autor identifica os componentes liberais, republicanos e democrticos no exerccio da accountability. O componente liberal das poliarquias modernas aponta para a existncia de direitos que no devem ser usurpados por nenhum poder, incluindo o estado. O componente republicano salienta o cumprimento do dever pblico, a busca incessante do melhor interesse pblico como sua marca distintiva. Ambas as tradies pressupem uma diviso clara entre o privado e o pblico, embora com conseqncias e de forma diferenciada. Para a tradio liberal, o locus do valor est no espao privado, na esfera do mercado. Para a tradio republicana, o espao pblico o lugar das virtudes, do processamento do bem pblico. ODonnell enfatiza que essa divergncia leva a implicaes distintas quanto aos direitos e

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


deveres polticos,a participao poltica, o carter da cidadania e da sociedade civil e de outros temas que constituem a substancia mesma do debate poltico (ODonnell, 1998, p 32). No sentido de uma distino entre o privado e o pblico, a tradio democrtica monista, por no pressupor tal distino como constitutiva e nem pressupor uma elite virtuosa, aceitando que todos so qualificados para o exercicio da poltica, para participao no demos. O demos pode deliberar sobre qualquer questo e tem como suposto a igualdade dos cidados em seu direito positivo de participao na deciso do demos (ODonnell, 1998, pp 30-33). Sinteticamente, o argumento do autor o seguinte: nas poliarquias modernas, a dimenso democrtica da accountability assegurada pelo exerccio da accountability vertical, principalmente atravs dos mecanismos das eleies e do voto. Estes, entretanto, so insuficientes para o controle da ao governamental. Vrios autores, entre eles e especialmente, Przerworsky, Manin e Stokes, apontam esta insuficincia. O argumento dos autores problematizam a questo da eleio (accountability vertical) e representao, indagando sobre os limites do voto para induzir a atuao dos governantes no sentido do melhor interesse do cidado. Dessa forma, afirmam que as eleies no constituem o mecanismo democrtico por excelncia para induzir a representatividade. Distinguindo entre governo responsivo (adota poltica assinaladas como preferidas pelos cidados) e accountable (na medida em que os cidados podem discernir se os governos estao agindo em seus interesses e podem punir apropriadamente os governos no representativos), os autores identificam que um governo pode agir de forma representativa (agir no melhor interesse do cidado) porque ou responsivo ou accountable, ou ambos. O que segue do argumento que um governo pode ser responsivo sem ser representativo, uma vez que pode ter informaes e condies de agir no melhor interesse do cidado mas no o faz, embora siga as orientaes de seu mandato. Pzerworski resume apropriadamente o ponto: ou governantes seguem polticas que proporcionam o bem estar dos eleitores, mesmo desviando de seus mandatos, ou eles aderem aos seus mandatos mesmo sabendo que ao implement-los resultados sub-timos para os eleitores emergiro. Se os eleitores nao estiverem certos sobre quais polticas melhor serviriam aos seus interesses, eles no podem ter certeza se o governo est agindo no sentido de seus melhores interesses quando o governo implementa ou trai suas promessas. E, desde que os governos sabem que os eleitores no sabem, eles dispem de uma enorme janela para fazer coisas que eles, e no os eleitores, querem (Przeworski, 1998, p.12). Tendo pontuado a questo da insuficincia do mecanismo do voto (accountability vertical) para garantir representatividade e, em certa medida, a capacidade de governana do Estado, cabe apresentar a concepo de controle mtuo dos poderes como instrumento de responsabilizao governamental. A noo de accountability horizontal aponta para a existncia de agncias estatais que tm o direito e o poder legal e que esto de fato dispostas e capacitadas para realizar aes, que vo desde a superviso de rotina a sanes legais ou at o impeachment contra aes ou emisses de outros agentes ou agncias do Estado que possam ser qualificadas comodelituosas (ODonnell, 1998, p 40).

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


A accountability horizontal, entendida dessa forma, produto de uma rede de agencias, internas ao estado, principalmente. Entretanto, o autor reconhece a existncia de outros mecanismos de controle nas poliarquias contemporneas, externas aos poderes executivo, legislativo ou judicirio. ODonnell identifica aqui as vrias agencias de superviso, como os ombusdmen e as instancias responsveis pela fiscalizao das prestaes de contas (ODonnell, 1998, p 43). Por fim, o autor identifica os desafios para que se efetive a accountability horizontal. Suas concluses apontam para os recursos institucionais necessrios: a autonomia, inclusive financeira, entre os poderes; existncia de informao confivel e adequada; existncia de redes bem estruturadas nacionais e internacionais, entre outras. A noo de accountability horizontal, embora necessria para o tema da governana democrtica, insuficiente para garantir a legitimidade necessria para o exerccio da democracia. O conceito de soberania popular implicto na concepo da democracia exige uma base de legitimidade que vai alm da existencia de mecanismos de checks and balances entre os rgos do governo e tambm dos tradicionais mecanismos de controle atravs das eleies. Accountability Societal Essa nova conceituao de accountability societal vem ampliar significativamente o conceito de accountability vertical proposto por Donnell, incluindo, portanto, nesta dimenso as diversas aes que podem ocorrer no s no processo eleitoral, mas entre os processos, com a utilizao de ferramentas institucionais e no institucionais, com a participao da sociedade, por meio de associaes, movimentos e mdia, com o objetivo de tornar mais transparente os atos do governo, expondo seus erros, trazendo novas questes para a agenda pblica ou influenciando decises polticas a serem implementadas pelos rgos pblicos.

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


EXERCCIOS PARA FIXAO. 8 - ( CESPE - 2012 - TC-DF - Auditor de Controle Externo )

Infere-se da situao apresentada pressupostos de accountability. ( ) Certo ( ) Errado

que

Alfa

est

se

alinhando

com

os

9 - ( FCC - 2011 - TCE-PR - Analista de Controle ) Considere as afirmativas: I. A Accountability horizontal requer a institucionalizao de poderes para aplicao de sanes legais em atos verificados como nocivos gesto pblica. II. A Accountability relaciona-se ao princpio da publicidade. III. A Governana tem um sentido amplo, denotando articulao entre Estado e sociedade. IV. A Governabilidade denota um conjunto essencial de atributos de um governo a fim de executar sua gesto. V. H relao direta e proporcional entre a percepo dos cidados na avaliao positiva de governantes agirem em funo do interesse coletivo e a maior accountability do governo. No mbito da esfera pblica, est correto o que se afirma em a) I, II, III e V, apenas. b) II, III, IV e V, apenas. c) II, III e IV, apenas. d) I, II, III, IV e V. e) I, III, IV e V, apenas. 10 - ( FCC - 2010 - BAHIAGS - Analista de Processos Organizacionais ) Accountability a) a relao de legitimidade e autoridade do Estado e do seu governo com a sociedade.

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


b) o reconhecimento que tem uma ordem poltica, dependente das crenas e das opinies subjetivas, e seus princpios so justificaes do direito de mandar. c) o conjunto de mecanismos e procedimentos que levam os decisores governamentais a prestarem contas dos resultados de suas aes, garantindo-se maior transparncia e a exposio das polticas pblicas. d) a capacidade do governo de representar os interesses de suas prprias instituies. e) a aquisio e centralizao de poder do setor pblico na administrao das agncias, por meio dos princpios de governana corporativa do setor privado. 11 - ( VUNESP - 2009 - CETESB - Analista Administrativo ) Pode ser considerado como o conjunto de mecanismos e procedimentos que levam os dirigentes governamentais a prestarem contas dos resultados de suas aes, garantindo-se a maior transparncia e a exposio das polticas pblicas: a) Governana. b) New Public Management. c) Accountability. d) Gesto por objetivos. e) Administrao Pblica Burocrtica.

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


GABARITOS: 8-C 9D 10 - C 11 - C

RESUMO SISTEMATIZADO: 1. GOVERNABILIDADE: refere-se ao poder pblico em si, capacidade de governar, decorre dorelacionamento do estado e do seu governo com a sociedade, legitimidade para governar, tem como desafio a intermediao de interesse, tem na governana seu meio de atuao. 1.1 Sistema utilizado pelo Governo. a) CLIENTELISMO: troca de benefcios por apoio poltico. b) CORPORATIVISMO: uma ao sindical, poltica, em que prevalece a defesa dos interesses de um setor organizado da sociedade. c) NEOCORPORATIVISMO: O termo neocorporativismo surge para conceituar os fenmenos de intermediao de interesses, cuja caracterstica fundamental a existncia das grandes organizaes representativas de interesse privado (corporaes) na intermediao poltica. O antigo corporativismo era criado pelo Estado e por este controlado. 2. GOVERNANA: Capacidade de governar, de decidir e necessidades da populao; diz respeito capacidade gerencial, financeira e tcnica governabilidade; para uma boa governana, sua governabilidade. ATENO: Nova Governana Pblica: participao do mercado e da sociedade civil nas decises. uma ponte entre mercado/sociedade civil e a governabilidade. Diz respeito a mecanismo de interesse, de decises polticas, de redes de informaes e de decises estratgicas. FIQUE DE OLHO!!!!! GOVERNANA ELETRNICA (E-GOVERNANCE): refere-se capacidade dos governos utilizarem as tecnologias da informao e comunicao para definir e implementar polticas pblicas com eficincia e efetividade. implementar polticas pblicas que atendam s a parmetros de competncia tcnica, com propriamente dita; o brao operacional da fortalece a legitimidade do governo e aumenta

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


3. ACCOUNTABILITY: Conceito: Capacidade do sistema poltico de prestar contas de suas promessas aos CIDADOS. Caractersticas: GOVERNANTES; Objetivos: 1. Fortalecimento dos controles e 2. Despertar a conscincia para a correta utilizao dos recursos pblicos. Responsabilidade: Os governos so responsivos quando promovem os interesses dos cidados, adotando polticas por estes escolhidos. ATENO: Num ambiente democrtico, h um forte aspecto poltico no ACCOUNTABILITY. Ao entre iguais ocorre entre poderes. Ao entre autnomos ocorre entre rgos. Instrumrntos de exerccio do ACCOUNTABILITY: 1. Horizontal: Estabelecido pela CF/88. Atuao do MP, TCs, CONTROLADORIAS GERAIS, AGNCIAS FISCALIZADORAS, OUVIDORIAS PBLICAS, PARTIDOS POLTICOS E IMPRENSA EM GERAL. 2. Vertical: Exercido pelos CIDADOS atravs do VOTO e da AO POPULAR. 3. Social ou Societal: Ligados s diversas ENTIDADES SOCIAIS, tais como, ASSOCIAES, SINDICATOS, ONGs, MDIA ETC. INCAPAZ DE APLICAR SANES. RESPONSABILIZAO, PRESTAO DE CONTAS DOS

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


EXERCCIOS PROPOSTOS. 12 - ( FMP-RS - 2011 - TCE-RS - Auditor Pblico Externo ) Com relao governana na Administrao Pblica, assinale a alternativa INCORRETA. a) Governabilidade diz respeito ao exerccio do poder e de legitimidade do Estado e do seu governo. b) Governana a capacidade que determinado governo tem para formular e implementar as suas polticas. c) O grau de governana democrtica de um Estado independe do quantum de accountability existente na sociedade. d) A fonte direta da governana no so os cidados ou a cidadania organizada em si mesma, mas um prolongamento desta, ou seja, so os prprios agentes pblicos ou servidores do Estado que possibilitam a formulao e a implementao adequada das polticas pblicas e representam a face deste diante da sociedade civil e do mercado, no setor de prestao de servios diretos ao pblico. e) Uma boa governana pblica est apoiada em quatro princpios: relaes ticas; conformidade, em todas as suas dimenses; transparncia; e prestao responsvel de contas. 13 - ( FMP-RS - 2011 - TCE-RS - Auditor Pblico Externo ) Com relao ao conceito de accountability, assinale a alternativa INCORRETA. a) A accountability um conceito cujos contornos so bastante imprecisos; no entanto, h certo consenso de que se refere, basicamente, prestao de contas da Administrao Pblica e dos agentes pblicos perante a sociedade. b) A accountability vertical caracterizada por uma relao entre desiguais, seja pelo controle de baixo para cima ou pelo controle de cima para baixo. c) A accountability horizontal caracterizada por uma relao entre iguais, realizada principalmente pelos instrumentos de checks and balances, da vigilncia recproca entre os poderes autnomos do Estado. d) A accountability social abarca formas de controle exercidas pelos meios de comunicao e por organizaes no governamentais (ONGs). e) O voto um tpico mecanismo de accountability horizontal. 14 - ( FUNIVERSA - 2009 - SEPLAG-DF - Analista ) Quanto aos conceitos de Cincia Poltica, Administrao Pblica, governabilidade, governana e intermediao de interesses, assinale a alternativa incorreta. a) De modo geral, o clientelismo indica um tipo de relao entre atores polticos que envolve concesso de benefcios pblicos, na forma de empregos, benefcios fiscais, isenes, em troca de apoio poltico, sobretudo na forma de voto. Esse um dos sentidos em que o conceito usado na literatura internacional. b) O clientelismo o mandonismo visto do ponto de vista bilateral. Seu contedo tambm varia ao longo do tempo, de acordo com os recursos controlados pelos atores polticos, no caso brasileiro pelos mandes e pelo governo.

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


c) A definio geral de governabilidade o exerccio da autoridade, controle, administrao, poder de governo. Precisando melhor, a maneira pela qual o poder exercido na administrao dos recursos sociais e econmicos de um pas visando ao desenvolvimento, implicando ainda a capacidade dos governos de planejar, formular e implementar polticas e cumprir funes. d) A governabilidade refere-se mais dimenso estatal do exerccio do poder. Diz respeito s condies sistmicas e institucionais sob as quais se d o exerccio do poder, tais como as caractersticas do sistema poltico, a forma de governo, as relaes entre os Poderes, o sistema de intermediao de interesses. e) A modalidade institucional-redistributiva de proteo social se abriga sob o padro social-democrata de Welfare State. Ao Estado compete a produo e a distribuio de bens e servios extramercado, em grande parte financiados por impostos gerais e dirigidos a todos os cidados. Predomina nos pases escandinavos, onde, tambm, o corporativismo (ou neocorporativismo) se enrazou, proporcionando a base para acordos de largo alcance e longa durao. 15 - ( CESPE - 2010 - TRE-BA - Analista Judicirio ) A respeito de administrao pblica, julgue os itens subsequentes. O conceito de accountability implica a transparncia das aes e prticas governamentais que passam a ter mais visibilidade e ser do conhecimento das pessoas em geral, portanto, representa ferramenta de combate corrupo. ( ) Certo ( ) Errado

16 - ( FCC - 2009 - MPE-SE - Analista do Ministrio Pblico ) O conceito de accountability liga-se a a) prestao de contas da Administrao e dos funcio nrios pblicos perante a sociedade. b) mecanismos contemporneos de elaborao das contas pblicas. c) formas de elaborao do oramento pblico pautadas pela responsabilidade fiscal. d) sistema gerencial de controle dos gastos pblicos. e) metodologia gerencial norteamericana que inspirou a Reforma Administrativa implementada nos anos 90 pelo Ministrio da Administrao Federal e Reforma do Estado (MARE). 17 - ( ESAF - 2010 - MTE - Auditor Fiscal do Trabalho ) Assinale a opo correta. a) As eleies e o voto so mecanismos de accountability horizontal. b) Uma alta demanda social por accountability afeta, negativamente, a capacidade de governana. c) Sem legitimidade, no h como se falar em governabilidade. d) Instncias responsveis pela fi scalizao das prestaes de contas contribuem para o desempenho da accountability vertical. e) Uma boa governabilidade garante uma boa governana.

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


18 - ( CESPE - 2010 - TRE-BA - Tcnico Judicirio ) Em um municpio, o seu gestor pblico, depois de dois anos de governo, firmou alianas entre esferas de poder de elites polticas locais, de modo a garantir recursos necessrios para a realizao de determinados projetos urbanos. Com base nessa situao hipottica, julgue os itens a seguir, acerca do empreendedorismo governamental, das novas lideranas no setor pblico e de gesto estratgica. A inexistncia de recursos oriundos dos rgos pblicos para realizao dos projetos constitui um ponto fraco dessa gesto, sob a tica do planejamento estratgico. ( ) Certo ( ) Errado

19 - ( CESPE - 2008 - TCU - Analista de Controle Externo ) Com base nos conceitos da administrao pblica e na legislao e experincia brasileiras nessa rea, julgue os itens. As chamadas sociedades de propsito especfico, constitudas com a finalidade precpua de implantar e gerir o objeto dos contratos de parceria pblico-privada, devem obedecer a padres de governana corporativa, os quais vm sendo crescentemente exigidos, tanto no mbito da administrao pblica como no do setor privado. ( ) Certo ( ) Errado

20 - ( CESPE - 2007 - TCU - Analista de Controle Externo ) Com relao s novas tecnologias de gesto, julgue o item a seguir. A reengenharia, concebida como um aprimoramento ou redesenho de processos, est voltada para a automao e robotizao dos processos de trabalho, com vistas substituio de mo-de-obra por equipamento, e conseqente reduo dos custos de produo e venda dos bens e servios. ( ) Certo ( ) Errado

21 - ( ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal ) Sobre o tema 'governabilidade, governana e accountability', assinale a opo incorreta. a) A accountability visa a fortalecer o controle social e poltico, em detrimento do controle burocrtico. b) Governana pode ser entendida como um modelo horizontal de relao entre atores pblicos e privados no processo de elaborao de polticas pblicas. c) O conceito de governana possui um carter mais amplo que o conceito de governabilidade. d) As parcerias pblico-privadas (PPPs) constituem um exemplo de coordenao de atores estatais e no estatais, tpico da governana. e) A governabilidade refere-se mais dimenso estatal do exerccio do poder.

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


22 - ( CESPE - 2008 - INSS - Tcnico ) Julgue os itens seguintes, que versam sobre reforma e revitalizao do Estado. Um aspecto importante para dar seguimento reforma do Estado a existncia de governabilidade, conceito que descreve as condies sistmicas de exerccio do poder em um sistema poltico. Desse modo, correto afirmar que uma nao governvel quando oferece aos seus representantes as circunstncias necessrias para o tranqilo desempenho de suas funes. ( ) Certo ( ) Errado

23 - ( CESPE - 2008 - INSS - Tcnico ) Visando-se ao fortalecimento da regulao coordenada pelo Estado, importante reforar a governana, que diz respeito maneira pela qual o poder exercido no gerenciamento dos recursos sociais e econmicos de um pas, e que engloba, desse modo, as tcnicas de governo. ( ) Certo ( ) Errado

24 - ( ESAF - 2009 - SEFAZ-SP - Analista de Finanas e Controle ) Considerado fundamental governana no setor pblico, o processo pelo qual as entidades pblicas e seus responsveis devem prestar contas dos resultados obtidos, em funo das responsabilidades que lhes foram atribudas por delegao de poder, denomina-se: a) Transparncia. b) Integridade. c) Equidade. d) Responsabilidade Fiscal. e) Accountability. 25 - ( FCC - 2007 - TRE-MS - Analista Judicirio ) Considere as afirmativas abaixo. I. o conjunto de condies necessrias ao exerccio do poder. II. a capacidade do governo de implementar as decises tomadas. III. Compreende a forma de governo, relaes entre os poderes, sistema partidrio e equilbrio entre as foras polticas de oposio e situao. IV. Diz respeito capacidade de decidir. V. Envolve arranjos institucionais pelos quais a autoridade exercida de modo a viabilizar as condies financeiras e administrativas indispensveis execuo das decises que o governo toma. Correspondem ao conceito de governana APENAS: a) I e II. b) III e IV. c) II e III. d) II e V. e) IV e V.

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


26 - ( ESAF - 2004 - CGU - Analista de Finanas e Controle ) Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as definies sobre a Governabilidade, relacionadas a seguir: ( ) A governabilidade refere-se s prprias condies substantivas / materiais de exerccio do poder e de legitimidade do Estado e do seu governo, derivadas da sua postura diante da sociedade civil e do mercado. ( ) A governabilidade a autoridade poltica do Estado em si, entendida como a habilidade que este tem para agregar os mltiplos interesses dispersos pela sociedade e apresentar-lhes um objetivo comum. ( ) A fonte e a origem da governabilidade so as leis e o poder legislativo, pois ele que garante a estabilidade poltica do Estado, por representar todas as unidades da Federao e os diversos segmentos da sociedade. ( ) A fonte da governabilidade so os agentes pblicos ou servidores do Estado que possibilitam a formulao / implementao correta das polticas pblicas. ( ) A governabilidade o apoio obtido pelo Estado s suas polticas e sua capacidade de articular alianas e coalizes para viabilizar o projeto de Estado e sociedade a ser implementado. Escolha a opo correta. a) V, F, V, V, F b) F, V, F, V, V c) V, V, F, F, V d) V, F, V, F, F e) F, F, V, F, V 27 - ( ESAF - 2004 - CGU - Analista de Finanas e Controle ) O desafio do Estado brasileiro pressupe uma tarefa de transformao que exige a redefinio de seus papis, funes e mecanismos de funcionamento interno. Este processo impe novas exigncias sociedade como um todo. Assinale a opo correta entre as seguintes afirmaes sobre governana. a) A governana consiste na prpria autoridade poltica ou legitimidade possuda pelo Estado para apresentar sociedade civil e ao mercado um amplo projeto para determinada nao. b) A governana composta das condies sistmicas nas quais se edifica um projeto de Estado e sociedade. c) A governana visa no apenas superar a crise do Estado e do seu aparelho, mas tambm cooperar na superao do atual quadro social persistente em nosso pas. d) As principais fontes e origens da governana so os cidados e a cidadania organizada. e) A governana a capacidade que um determinado governo tem para formular e implementar as suas polticas, ou seja, os aspectos adjetivos/ instrumentais da governabilidade.

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

CURSO EM PDF ADMINISTRAO PBLICA ICMS SP Prof. Heron Lemos _____________________________________________________________


GABARITOS: 12 - C 13 - E 14 - C 15 - C 16 - A 17 - C 18 - C 19 - C 20 - E 21 - A 22 - C 23 - C 24 - E 25 - D 26 - C 27 - E

_____________________________________________________________ www.canaldosconcursos.com.br/curso _pdf

Vous aimerez peut-être aussi