Vous êtes sur la page 1sur 3

Lar Esprita Maria Mximo Sesso Pblica do dia 20/07/05 Dar de graa o que de graa receber

(Extrado do Cap. XXVI de O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec)

Dom de curar Restitu a sade aos doentes, ressuscitai os mortos, curai os leprosos, expulsai os demnios. Dai gratuitamente o que gratuitamente haveis recebido. (MATEUS, cap. X, v. 8.) "Dai de graa o que de graa recebestes", diz Jesus a seus discpulos e por esse preceito estabelece que no se deve cobrar por aquilo que nada se pagou. Ora, o que eles haviam recebido gratuitamente era a faculdade de curar os doentes e de expulsar os demnios, isto , os maus Espritos. Esse dom Deus lhes dera gratuitamente, para alvio dos que sofrem e como meio de propagao da f; Jesus, pois, recomendavalhes que no fizessem dele objeto de comrcio, nem de especulao, nem meio de vida. Preces pagas Disse em seguida a seus discpulos, diante de todo o povo que o escutava: - Guardai-vos dos escribas que se exibem a passear com longas tnicas, que gostam de ser saudados nas praas pblicas e de ocupar os primeiros assentos nas sinagogas e os primeiros lugares nos festins - que, a pretexto de extensas preces, devoram as casas das vivas. Essas pessoas recebero condenao mais rigorosa. (LUCAS, cap. XX, vv. 45 a 47; MARCOS, cap. XII, vv. 38 a 40; MATEUS, cap. XXIII, v. 14.) Os vendedores de preces exploravam a todos, inclusive as vivas, cuja subsistncia era mais difcil. Mercadores expulsos do templo Eles vieram em seguida a Jerusalm, e Jesus, entrando no templo, comeou por expulsar dali os que vendiam e compravam; derrubou as mesas dos cambistas e os bancos dos que vendiam pombos: - e no permitiu que algum transportasse qualquer utenslio pelo templo. - Ao mesmo tempo os instrua, dizendo: No est escrito: Minha casa ser chamada casa de orao por todas as naes? Entretanto, fizestes dela um covil de ladres! - Os prncipes dos sacerdotes, ouvindo isso, procuravam meio de o perderem, pois o temiam, visto que todo o povo era tomado de admirao pela sua doutrina. (MARCOS, cap. XI, vv. 15 a 18; MATEUS, cap. XXI, vv. 12 e 13.) Essa foi uma das raras vezes em que Jesus no foi tolerante; Jesus expulsou do templo os mercadores. Condenou assim o trfico das coisas santas sob qualquer forma. Deus no vende a sua bno, nem o seu perdo, nem a entrada no reino dos cus. No tem, pois, o homem, o direito de lhes estipular preo. - Venda de indulgncias Igreja Martinho Lutero 1517; Dzimos.

Mediunidade gratuita Os mdiuns atuais - pois que tambm os apstolos tinham mediunidade - igualmente receberam de Deus um dom gratuito: o de serem intrpretes dos Espritos, para instruo dos homens, para lhes mostrar o caminho do bem e conduzi-los f, no para lhes vender palavras que no lhes pertencem, a eles mdiuns, visto que no so fruto de suas concepes, nem de suas pesquisas, nem de seus trabalhos pessoais. Deus quer que a luz chegue a todos; no quer que o mais pobre fique dela privado e possa dizer: no tenho f, porque no a pude pagar; no tive o consolo de receber os encorajamentos e os testemunhos de afeio dos que pranteio, porque sou pobre. Tal a razo por que a mediunidade no constitui privilgio e se encontra por toda parte. Faz-la paga seria, pois, desvi-la do seu providencial objetivo. Cobrar pela mediunidade seria como cobrar pela viso do cu, do mar e das maravilhas da natureza, pois os conselhos que recebemos da espiritualidade so ofertas divinas. A mediunidade, no uma arte, nem um talento, pelo que no pode tornar-se uma profisso. Ela no existe sem o concurso dos Espritos; sem eles, j no h mediunidade. No h, portanto, no mundo, um nico mdium capaz de garantir a obteno de qualquer fenmeno esprita em dado instante. Explorar algum a mediunidade , conseguintemente, dispor de uma coisa da qual no realmente dono. Foi esse trfico, degenerado em abuso, explorado pelo charlatanismo, pela ignorncia, pela credulidade e pela superstio que motivou a proibio de Moiss. Moiss, na verdade, no proibiu a mediunidade; proibiu sim, o abuso generalizado que dela faziam. A mediunidade coisa santa, que deve ser praticada religiosamente. Se h um gnero de mediunidade que requeira essa condio de modo ainda mais absoluto a mediunidade curadora. O mdico d o fruto de seus estudos, feitos, muitas vezes, custa de sacrifcios penosos. O magnetizador d o seu prprio fluido, por vezes at a sua sade. Podem pr-lhes preo. O mdium curador transmite o fluido salutar dos bons Espritos; no tem o direito de vend-lo. Jesus e os apstolos, ainda que pobres, nada cobravam pelas curas que operavam. Na poca de Jesus, a humanidade j se encontrava moralmente mais desenvolvida; Procure, pois, aquele que no tem do que viver, recursos em qualquer parte, menos na mediunidade; no lhe consagre, se assim for preciso, seno o tempo de que materialmente possa dispor. Os Espritos levaro em conta o seu devotamento e os seus sacrifcios, ao passo que se afastaro dos que pretendem fazer da mediunidade uma profisso.

Prece no Templo Esprita


(Emmanuel - Do livro O Esprito da Verdade, de Chico Xavier)

Senhor Jesus, abenoa, por misericrdia, o lar que nos deste ao servio da orao. Rene-nos aqui em teu amor e ensina-nos a procurar-te para que no nos percamos margem do caminho. Nos instantes felizes, s nossa fora, para que a alegria no nos torne ingratos e insensveis. Nos momentos amargos, s nosso arrimo, para que a tristeza no nos faa abatidos e inteis. Nos dias claros, concede-nos a beno do suor no trabalho digno. Nas noites tempestuosas, esclarece-nos o esprito para que te entendamos a advertncia. Inclina-nos a pensar sentindo, para que no guardemos gelo no crebro, e induze-nos a sentir pensando para que no tenhamos fogo no corao. Ajuda-nos para que a caridade em nossa existncia no seja vaidade que dilacere os outros e para que a humildade em nossos dias no seja orgulho rastejante! ... Auxilia-nos para que a nossa f no se converta em fanatismo e para que o nosso destemor no se transforme em petulncia. Amorvel Benfeitor, perdoa as nossas faltas. Mestre Sublime, reergue-nos para a lio. E, sobretudo, Senhor, faze que entendamos a Divina Vontade, a fim de que, aprendendo a servir contigo, saibamos dissolver a sombra de nossa presena na glria de tua luz!

Vous aimerez peut-être aussi