Vous êtes sur la page 1sur 5

A Nova Perspectiva sobre Paulo

Em primeiro lugar, o que essa "Nova Perspectiva sobre Paulo"? Em resumo seria o seguinte: uma abordagem at mesmo popular nos meios acadmicos, com respeito a compreenso do Novo Testamento. Geralmente envolve mudanas significativas na concepo protestante da doutrina da justificao pela f (e por isso ela to perigosa).

Quem so seus propagadores? So vrios. Mas os "iniciadores", e por isso os mais destacados, so E. P. Sanders (que lanou, em 1977, um livro chamado "Paul and the Palestinian Judaism" (Paulo e o Judasmo Palestino)), e que foi o iniciador dessa perspectiva. James D. G. Dunn "refinou" a perspectiva, e nenhum dos dois confessava a f evanglica. Agora, ela foi popularizada mesmo por N. T. Wright, um arcebispo anglicano, que lanou o livro "O que So Paulo realmente disse" (What Saint Paul Really Said). Os propagadores dessa persperctiva afirmam que so os primeiros desde os primeiros pais da igreja a entenderem corretamente as epstolas paulinas! ( ) Obs: como j era de se esperar, suas fontes no so bblicas, mas so rabnicas extra bblicas.

O que essa perspectiva ensina? Vrios absurdos! Vou apenas listar sem me aprofundar muito. Me aprofundarei um pouco mais apenas na questo da Justificao pela f.

1-Paulo no lutava contra o legalismo. Dizem eles que os fariseus ou judaizantes daquela poca no ensinavam salvao pelas obras, mas que acreditavam na Graa Divina na Salvao.

2-A luta de Paulo era contra a "separao" Judeus/Gentios, e no contra doutrinas telogicas. Paulo, na verdade, estava buscando uma "harmonia racial" e diversidade na comunidade da Aliana. Portanto a reclamao de Paulo era contra o exclusivismo racial e cultural dos lderes judaicos, e nada tinha a ver com Salvao!

3-O Evangelho apenas (e to apenas) uma declarao de vitria. O Evangelho seria apenas o anncio do Senhorio de Jesus, e nada alm disso. Segundo eles, no uma mensagem de redeno individual e pessoal da culpa e condenao do pecado. Apenas uma declarao que Jesus foi exaltado por Deus como Senhor sobre tudo.

4-Eles redefinem a Justificao pela F! nesse ponto que quero me aprofundar pelo menos um pouco a mais, por ser de extrema importancia.

Segundo eles, quando Paulo escreve sobre "Justificao pela F", sua preocupao era "corporativa, nacional, racial e social", e no individual e soteriolgica (Salvao). Teria mais a ver com a eclesiologia (doutrina da igreja) do que soteriologia (salvao). Como assim?

Trechos de Wright: "O que Paulo quis dizer com justificao... no era 'como voc se torna um cristo', e sim 'como voc pode saber quem membro da famlia da aliana'" (p. 122). (nfase minha)

"'Justificao', no sculo 1, no se referia maneira como algum podia estabelecer um relacionamento com Deus. A justificao se referia definio escatolgica de Deus, tanto futura como presente, de quem era realmente membro do seu povo" (p. 119). (nfase minha)

"Apesar de uma longa tradio no sentido contrrio, o problema ao qual Paulo se reporta em Glatas no uma questo de como exatamente algum se torna um cristo ou alcana um relacionamento com Deus. [...] O problema ao qual ele se reporta : os ex-pagos convertidos deveriam ser circuncidados ou no? Ora, esta questo no est, de maneira alguma, relacionada s questes enfrentadas por Agostinho e Pelgio, Lutero e Erasmo. luz da leitura de qualquer pessoa, especialmente no contexto do sculo 1, est ligado, obviamente, questo de como definimos o povo de Deus. Ele vede ser definido pelos smbolos do povo judeu ou de alguma outra maneira?" (p. 120). (nfase minha)

E ele conclui: "A justificao, em Glatas, a doutrina que insiste em que todos quantos compartilham a f em Cristo pertencem mesma famlia, no importando suas diferenas raciais, visto que esperam juntos pela nova criao final." (p. 122)

Segundo Wright, os "obras da Lei" a que Paulo se refere ("Conclumos, pois, que o homem justificado pela f sem as obras da lei" Rm 3.28), diz respeito aos "distintivos da observncia da Lei judaica", tais como circunciso, leis alimentares e sacerdcio. Apenas os aspectos cerimoniais da lei de Moiss.

O que eles declaram que a justificao pela f simplesmente "o povo de Deus reconhecido por crer em Jesus, e no por aparncia externa", e to somente isso!

Logicamente, por ter essa viso distorcida da Justificao, Wright e a perspectiva distorcem todos os demais selos da f crist.

A noo de "Justia de Deus" deixa de ser "algo que Deus leva em conta ou que tenha vantagem diante dEle", pra ser "sua fidelidade Aliana".

Tambm negam a Imputao! "Se usamos a linguagem de um tribunal, no faz sentido dizer que o juiz imputa, concede, transmite, lega ou, de algum modo, outorga sua justia tanto vtima quanto ao ru. A justia no um objeto, uma substncia ou um gs que pode ser transmitido pelo tribunal". "Se aceitamos a noo de 'justia' como uma metfora de tribunal, como tantos o fizeram no passado, isso d a impresso de uma transao legal, uma operao comercial fria, quase um embuste realizado por um Deus racional e correto, mas que dificilmente desejaramos adorar".

Para eles, um Deus que justifica o mpio no digno de adorao! Como eles esperam ser justificados? ? ? ?

Mais coisas poderiam ser ditas, mas acho que o que j foi dito aqui o fundamental para podermos detectar o quo perniciosa e diablica essa nova perspectiva.

Os autores chegam a usar a Bblia pra defender suas teorias (como sempre), mas esto longe de enxergarem o real sentido do que Ela diz, exatamente por no t-la como fonte primaria, mas a submetem ao que a tradio rabnica diz, e ao que suas prprias idias dizem.

Mas o mais pernicioso mesmo, que os autores assumidamente tem uma "misso ecumnica". O objetivo deles o ecumenismo. Esse o alvo! Por isso, eles leram todas as epstolas Paulinas com essa viso, e com essa "lente", e exatamente por isso distorceram toda a Palavra de Deus.

O autor declara: "A doutrina de Paulo sobre a justificao pela f impele as igrejas, em seu atual estado de fragmentao, ao dever ecumnico. No certo que a mesma doutrina que declara: todos os crentes

em Jesus pertencem mesma famlia (Glatas 2) seja usada como maneira de dizer que alguns, que definem de outro modo a doutrina da justificao, pertencem a uma famlia diferente. Em outras palavras, a doutrina da justificao no meramente uma doutrina a respeito da qual catlicos e protestantes possam concordar aps rduo empenho ecumnico. A justificao uma doutrina ecumnica, a doutrina que reprova todos os nossos agrupamentos de igrejas triviais e mundanos e que declara que todos os crentes em Jesus pertencem mesma famlia... A doutrina da justificao , de fato, a grande doutrina ecumnica." (p. 158) (enfase minha)

Isso j mostra para o que esses caras vieram. Refutando

Apenas uma leve leitura de algumas epstolas de Paulo, ou dos Evangelhos, j desmontam toda essa doutrina enganadora.

Por exemplo, eles dizem que a religio judaica da poca no era legalista. isso o que a Bblia diz? Em Lucas 18.9-14, Jesus conta a parbola do fariseu e do publicano. Jesus disse que o Publicano, que se considerou e confessou pecador e apelou misericrdia de Deus, saiu "justificado". J o fariseu, que se auto-justificava, saiu da mesma forma que entrou. E pra quem Jesus contou essa parbola? "...a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros". Isso j destri esse argumento. Agora um ataque ao centro da nova perspectiva: Eles dizem que os "obras da lei" se referem s cerimnias e ao que diferenciavam os judeus dos demais povos, como por exemplo a circunciso. Assim, as "obras da lei" no se referiam obedincia lei de Deus (Lei essa que condena todo homem), e ao pecado propriamente dito. Mas o que a Bblia diz? "Ora, ns sabemos que tudo o que a lei diz, aos que esto debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenvel diante de Deus. Por isso nenhuma carne ser justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado." Rm 3.19 e 20

Ora, pela lei cerimonial vem o "conhecimento do pecado"? para rir!

Adicionando: Romanos 2.14 ao 16 diz:

"Porque, quando os gentios, que no tm lei, fazem naturalmente as coisas que so da lei, no tendo eles lei, para si mesmos so lei; Os quais mostram a obra da lei escrita em seus coraes, testificando juntamente a sua conscincia, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; No dia em que Deus h de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho."

Quem vai crer que um ndio tem "escrito em seu corao" as cerimonias judaicas? para rir mais ainda!

Vous aimerez peut-être aussi