Vous êtes sur la page 1sur 24

LIC.

EM ENSINO DE QUMICA

ndice: ndice:..................................................................................................................................1

1.Introduo De acordo com o amplo parmetro do mundo da Antropologia, ela precisa de ser estudada, desfragmentada, compreendida e profundamente assimilada, uma vez que, ela estuda as sociedades humanas, as suas culturas na diversidade histricas geogrficas, abrangendo as nossas sociedades industriais e tecnolgicas, desde as pequenas comunidades rurais aos grupos marginais e aos grupos urbanos (GONALVES, 1999). Esta cincia divide-se geralmente em dois grandes campos: a antropologia fsica, que trata da evoluo biolgica e a adaptao fisiolgica dos seres humanos, e a antropologia social ou cultural, que se ocupa das formas em que as pessoas vivem em sociedade, ou seja, as formas de evoluo de sua lngua, cultura e costumes. Os primeiros estudos antropolgicos analisavam povos e culturas no ocidentais, porm seu trabalho actual concentra-se, em grande parte, nas modernas culturas ocidentais (as aglomeraes urbanas e a sociedade industrial). Os antroplogos consideram primordial realizar trabalhos de campo e do especial importncia s experincias de primeira mo e, por isso, participam de actividades, costumes e tradies da sociedade. Contudo, o presente trabalho debrua-se acerca da Antropologia Cultural. O trabalho fazse meno a esta temtica, reflectindo se sobre a sua definio, especificidade, relaes com outras cincias humanas e sociais, da inculturao, do campo de ao da Antropologia cultural, da noo da cultura, das qualidades distintivas da cultura do biolgico ao cultural e do cultural ao biolgico, do individuo e cultura, da cultura e

Autores: Albino, Edson, Flvio, Lucas & Srgio

Antrop. Cultural e Moambicana: 2012

LIC. EM ENSINO DE QUMICA

personalidade, da invaso do cultural na experiencia individual de cada um, do relativismo cultural, e, por fim, da cultura e linguagem.

2.Objetivos. 2.1.Objetivo Geral. Refletir sobre a Antropologia Cultural ou social, sob ponto de vista da sua definio, especificidade e relaes com outras cincias humanas. 2.2.Objectivos Especficos. Definir a Antropologia Cultural e o seu objeto de estudo; Identificar o campo de ao da Antropologia cultural; Relacionar/ Distinguir a Antropologia cultural, da Antropologia social, Etnologia, Etnografia e Historia; Definir Cultura como objeto de estudo da antropologia cultural, estabelecendo a sua ligao com as obras humanas. Identificar os mtodos de pesquisa aplicados a Antropologia Cultural.

3.Metodologia. Para a concretizao do presente trabalho, a metodologia usada para foi da consulta bibliogrfica que consistiu na leitura e anlise das informaes de diversas obras que se debruam sobre o tema acima mencionado. Os autores das referidas obras esto devidamente citados na bibliografia, na ltima pgina.

Autores: Albino, Edson, Flvio, Lucas & Srgio

Antrop. Cultural e Moambicana: 2012

LIC. EM ENSINO DE QUMICA

4. A Antropologia Cultural 4.1.O que Antropologia Cultural? A Antropologia cultural engloba dois termos: Antropologia e Cultura, e, Antropologia significa tratado do homem ou seja estudo do homem em todas as dimenses sociais, contudo a antropologia Cultural estuda o homem como ser cultural, adoptando um mtodo especfico que parte do objecto cultural para chegar aos comportamentos, atitudes e condutas do homem. A Antropologia dentro das cincias humanas, estuda o Homem intemporal e annimo de todos os tempos, de todas as pocas e de todos os tipos o Homem genrico. Ao colocar-se a palavra Cultural na Antropologia limita-se o ramo do saber da Antropologia pois o Homem constituindo um ser fsico possui cultura, o que o distingue dos outros animais sobre a terra. Num entanto superficialmente a Antropologia Cultural estuda o homem com ser cultural. A Antropologia cultural situa-se na cultura que a objectividade ou concretizao das condutas ou comportamentos do homem, e a partir dos objectos culturais ou das obras produzidas pelos homens, realidades objectivas, a Antropologia chega as condutas e os comportamentos. A Antropologia Cultural possui um ponto de vista prprio e distingue-se de varias cincias humanas, a partir do seu mtodo de trabalho, porque a partir dos objectos

Autores: Albino, Edson, Flvio, Lucas & Srgio

Antrop. Cultural e Moambicana: 2012

LIC. EM ENSINO DE QUMICA

culturais chega aos comportamentos, e como cincia reduz o homem a cultura, a objectos aos artefactos, as coisas ou obras produzidas pelo Homem. A Antropologia Cultural estuda a cultura como a realidade objectiva, descrevendo s objectos culturais, explicando e servindo-se de discursos especficos discursos antropolgicos que se enquadram dentro de um sistema epistemolgico bem determinado. A Antropologia subdivide-se em outras cincias e relaciona-se com vrias outras cincias humanas: A Antropologia Fsica, Cultural, Social e relacionando-se com Sociologia, Histria, psicologia e Geografia humana, onde estas cincias por sua vez subdividem-se e relaciona-se entre si. A definio da Antropologia Cultural pode ser resumida segundo os seguintes autores: KROEBER: uma cincia do Homem como ser cultural; Jlio Caro Baroje (Etnlogo espanhol) : uma cincia que trata de certo modo do Homem como ser social e o produto de cultura ou civilizao atravs do tempo e do espao; Wilhelm Muhhman (Antroplogo): uma cincia das formas e dos processos diversos como os povos e os seus indivduos so obrigados a orientar-se no sentido da expanso no espao e no tempo, segundo o seu ambiente natural e cultural. 4.2. Relaes da Antropologia Cultural com outras cincias Humanas e Sociais. De acordo com a definio etimolgica da Antropologia, ela estuda o Homem e suas obras dentro do meio em se insere. E, por que existe outras reas que tambm estudam o Homem, h necessidade de salientar as relaes que existem entre estas cincias do Homem e da Terra. A Antropologia cultural (Etnologia e linguista), Antropologia social (Etno-sociologia), sociologia, Historia (Arqueologia e pr-histria), Psicologia (Psicologia social) e a Geografia Humana estudam o Homem no tempo e no espao, os padres comportamentais e tradicionais, as obras especficas do Homem.

Autores: Albino, Edson, Flvio, Lucas & Srgio

Antrop. Cultural e Moambicana: 2012

LIC. EM ENSINO DE QUMICA

4.3.A Antropologia cultural e Antropologia Social, Etnologia e Historia, A Antropologia Fsica. A Etnologia, nasce do movimento das descobertas, a partir do encontro da Europa com o resto do mundo, quando comeavam a aparecer relatos de viajantes sobre costumes exticos dos povos que iam achando. A Etnologia balanava da Historia de outras cincias humanas e torna-se corpo definitivo como cincia que adopta mtodos rigorosos de pesquisa. A Etnologia era destinada a povos primitivos ou pr-letrados, civilizaes arcaicas, prurbanas ou pr-industriais. Com o decorrer do tempo aplicou o seu estudo aos grupos sociais maiores, as comunidades ocidentais. A palavra Etnologia deriva do grego Etnos povo e logos tratado. A Etnologia o sinnimo da Antropologia cultural, no entanto as duas tem como finalidade o estudo do objecto cultura, todas as manifestaes concretas, objectivas dos comportamentos do homem.

4.3.1.Diferena entre a Etnografia e Antropologia Cultural. Tanto a Etnografia como a Antropologia estudam o Homem, mas, a etnologia estuda um conjunto de Homem que constitui um grupo (numa viso pluralista e diversificada), enquanto a Antropologia estuda o homem no sentido individual, numa viso unitria e total do Homem. A diferena entre a Antropologia cultural e a Etnologia como ramos da Antropologia : enquanto a Antropologia cultural estuda o homem no seu aspecto totalista e universal, estabelecendo-se as suas semelhanas e diferenas, um estudo singular, uma viso unitria e total do Homem. A Etnologia estuda os diversos homens nos grupos variados, o que implica uma viso pluralista e diversificada.

Autores: Albino, Edson, Flvio, Lucas & Srgio

Antrop. Cultural e Moambicana: 2012

LIC. EM ENSINO DE QUMICA

Pode se dizer que uma estuda o Homem (no sentido da humanidade), outros os homens (diversos homens). A Etnologia aquele ramo da Antropologia geral que estuda as expresses regionais da cultura do homem. Mas a tendncia actual a supresso do termo Etnologia para a Antropologia cultural. A razo de tal atitude foi o alargamento dos contactos e desaparecimento sistemtico daquelas caractersticas culturais em determinados povos, que at ento eram sujeitos da etnologia os chamados primitivos. A Etnografia seria a cincia que descreve os usos e costumes dos povos, constitui o registo de factos observados durante o trabalho de campo, sendo puramente descritiva, pois representa um m memento de Etnologia, que a cincia propriamente dita e onde urge as comparaes, as relaes, as tipologias. A Etnografia , contudo, um ramo da Antropologia Geral que estuda as expresses regionais da cultura do Homem. Embora alguns europeus denominam ou consideram a Etnologia como cincia que deve salientar ou tratar sobre os povos considerados primitivos civilizaes pr-industriais, arcaicas ou arcaizantes; atualmente no admissvel uma vez que houve e h a expenso do contacto cultural assim como a difuso da civilizao ocidental. E, alguns autores ainda empregam o termo Etnologia em vez de Antropologia cultural. Atualmente, a tendncia moderna de empregar-se o termo Etnologia no lugar da Antropologia Cultural, isto porque existe maior alargamento do contacto de culturas e extino de culturas particulares de cada povo, e, cada grupo tem o seu dinamismo interno e sua cultura. O nvel de emprego do termo Antropologia e da Etnologia era de forma diferenciada entre os europeus e os americanos e, levou consequentemente ao surgimento de duas escolas: Escola Americana: em que, evidenciavam em grande dimenso a aculturao (desculturao) isto porque houve rpido desenvolvimento das industrias nos Estados Unidos da Amrica que consequentemente houve menor contacto com os modelos culturais e outros ocidentais.

Autores: Albino, Edson, Flvio, Lucas & Srgio

Antrop. Cultural e Moambicana: 2012

LIC. EM ENSINO DE QUMICA

Escola Europeias: consideravam mais a palavra Etnologia porque, os europeus tinham as zonas africana e asiticas como campo de ao e de pesquisas das suas respetivas identidades culturais num determinado nmero de povos e de grupo primitivos.

4.3.2.Mtodos da Etnografia. Os mtodos de inqurito em Etnografia variam consoante a natureza do trabalho, objectivos e preparao de etnogrficos. Existem dois mtodos bsicos: O mtodo de Inqurito extensivo, que consiste em observar o maior nmero possvel de elementos numa determinada rea e num determinado perodo de tempo, O mtodo Inqurito Intensivo, que consiste na observao aprofundada completa, sem nada a omitir, de um dado grupo social. Este constitui o mtodo mais recomendvel. No existe diferenas entre a Historia e a Antropologia Cultural ou Etnologia: as demarcaes metodolgicas so similares pois todas estudam o homem como ser social e cultural. Dai o facto de muitos pensarem que a Historia uma antropologia do passado e a antropologia uma histria do presente. Todo o homem seja ele de que cultura for se situa sempre em relao ao passado que por excelncia, o domnio da histria quer no passado, presente e futuro. A antropologia que se ocupa da evoluo total do homem e que estuda as variaes culturais resultantes de mudanas operadas nos discursos de longos perodos de tempo, denomina-se Antropologia Histrica. A Antropologia Fsica aquele ramo da antropologia que estuda o homem como um ser biolgico, quer dizer determina o lugar que o homem ocupa no reino da natureza, estudando as suas origens e trajectrias no tempo, classificando os tipos que existem

Autores: Albino, Edson, Flvio, Lucas & Srgio

Antrop. Cultural e Moambicana: 2012

LIC. EM ENSINO DE QUMICA

segundo os seus caracteres especficos, A espcie humana, as suas origens, evoluo e diferenciao em tipos raciais. 4.4.O campo de ao da antropologia Cultural. As culturas e sociedades ditas primitivas, tradicionais, arcaicas, arcaizantes, agrafas ou pr urbanas. A Antropologia cultural visa o estudo da cultura dos homens de todas as pocas procurando estabelecer suas diferenas e semelhanas. Durante muito tempo estudou as sociedades no ocidentais, aqueles povos que no tinham entrado na civilizao tecnoindustrial, os chamados primitivos actuais sociedades agrafas (sem escrita), arcaicas ou arcaizantes, sociedades tradicionais. Isto porque uma das funes da Antropologia de estudar a totalidade da cultura. Onde os antroplogos procuravam situaes culturais fora da sua experiencia cultural sociedades completamente diferentes da sua, susceptveis de serem estudadas de um ponto de vista total, o que nunca se conseguiria no interior da sua prpria sociedade. Sendo assim a Antropologia cultural desenvolveu-se dentro de duas categorias civilizado e primitivo. O civilizado era o sujeito de estudo (o antroplogo, o ocidental) e o primitivo era o objecto de estudo. Como a Antropologia cultural e a Etnologia nasceram no ocidente, os processos de anlise eram impregnados de conceitos prprios da cultura ocidental, levando a criao de uma linguagem antropolgica que passa a ser universal. Consequentemente o objecto de estudo da o objecto de estudo da antropologia eram os povos primitivos, os povos agrafos, sendo estes os estudados e os estudantes os civilizados. A Antropologia cultural foi uma cincia escrita de uma sociedade sem escrita, uma vez que o estudo das civilizaes ditas civilizadas devia deixar se a Sociologia. Com o passar do tempo os ditos primitivos, os povos agrafos, foram desaparecendo levando o ocidente a voltar se para a cultura ocidental. O antroplogo j no se vira para o outro, procura estudar a si prprio, a sua prpria cultura o que levanta problemas de ponto de vista da

Autores: Albino, Edson, Flvio, Lucas & Srgio

Antrop. Cultural e Moambicana: 2012

LIC. EM ENSINO DE QUMICA

observao e das anlises cientficas: O antroplogo vira sujeito e objecto de estudo, o que torna a observao e operao de anlise mais difcil. Neste caso a irreversibilidade da civilizao tecnolgica fez esboroar as estruturas das culturas primitivas transformando as e teve como consequncia a extenso da Etnologia ou Antropologia cultural a civilizaes e culturas no primitivas. Com isto esboa-se um movimento de aliana entre a Etnologia ou Antropologia cultural e a sociologia o que leva os cientistas a utilizar o termo de Antropologia Social ou Antropologia. Eis alguns Postulados da Antropologia Cultural: O Homem nico (seno dos nicos) animal ubquo na terra (est em toda a parte), com capacidade de adoptar e modificar objectos semelhantes vivos ou mortos; dos seres da criao menos especializados; No existem culturas superiores, mas culturas diferentes; Todos os grupos humanos possuem costumes prprios e tais costumes so respostas peculiares a problemas e necessidades humanas universais; A variedade das condutas humanas no pautada por causas geneticamente herdadas mas sim por padres ou modelos socioculturalmente apreendidos; Todas as sociedades possuem os seus quadros de referncia e os seus padres de comportamento especficos de tal ordem institucionalizadas que qualquer membro da sociedade sabe perfeitamente quais as reaces que sua conduta suscita; Os sistemas culturais so dinmicos e nunca estticos embora existam graus de dinamismo entre os diversos sistemas espalhados pelo mundo; O grande drama da antropologia a objectividade, no s a nvel da compreenso mas tambm da explicao da cultura do outro, pois nunca conseguimos ser outro na sua totalidade;

Autores: Albino, Edson, Flvio, Lucas & Srgio

Antrop. Cultural e Moambicana: 2012

LIC. EM ENSINO DE QUMICA

10

As culturas embora formando sistemas abertos os seus elementos e padres constituem um tecido com textura e configurao bem especifica.

4.5.Cultura e as Culturas: Noo de Cultura. O homem e suas obras. O Homem quando nasce, comea do nada, nasce nu, tem de aprender tudo e tem de ir , a pouco a pouco , integrando-se no que o rodeia, aprende a andar a ler , a escrever , a vestir se , a comportar-se para com os seus semelhantes, enfim a sentir e a apensar seguindo os padres do seu grupo, participando do patrimnio colectivo, da herana social, de um cabedal de elementos que constituem Um todo complexo que abarca conhecimentos , crenas, arte, moral , leis , costumes e outras capacidades adquiridas , pelo homem como parte integrante da sociedade. Todo este cabedal, patrimnio de artefactos materiais ou espirituais em que o homem se mobiliza e de que se serve para satisfazer as suas necessidades fsicas, fisiolgicas e espirituais que recebeu dos seus antepassados ou acrescentou, modificou, inventou e que transformou e transmite o que se chama Cultura Cultura tudo que recebemos, transmitimos ou inventamos, conjunto de tradies sociais, herana social, tudo aquilo que o homem acrescenta a natureza. Quando acrescenta qualquer coisa a natureza, est forosamente a acrescentar qualquer coisa a si prprio, est se modificando, eis a razo de que a Cultura no mais do que a natureza materializada, objectiva, concretizada de qualquer maneira, seja por actos do mundo da matria. A funo da cultura simplesmente imprimir uma ordem a natureza. Os Etnlogos ou antroplogos aceitam duas espcies de cultura: Cultura material o campo de aco da Ergologia e Cultura Espiritual. A cultura um dado universal: No h homem sem cultura, nem cultura sem sociedade. Se cultura tudo que o homem acrescenta a natureza, o facto que os homens no

Autores: Albino, Edson, Flvio, Lucas & Srgio

Antrop. Cultural e Moambicana: 2012

LIC. EM ENSINO DE QUMICA

11

acrescentam coisas a natureza da mesma maneira: cada grupo, cada povo, cada sociedade, merc de um conjunto de causas vrias, entre as quais as histricas e as ambientais so essenciais, possuem as suas s obras peculiares de acrescentar e transmitir cultura, sendo assim foram surgindo varia culturas.

4.6.Qualidades distintivas da cultura: do biolgico ao cultural e do Cultural ao biolgico. Vestir de uma calcas ou de outras peas ou doutras peas de roupa pode ser considerado um acto cultural que inserem-se dentro de um padro convencional. No ser a deciso acto biolgico ou acto culturais to evidentes como por vezes somos levados a aceitar. O andar no um acto cultural, no entanto existe maneiras de andar uma mais elegantes que as outras. Podemos dizer que o indivduo de diversas culturas estimula esta aprendizagem de formas variadas. Para que o andar seja um acto cultural, se bem que este movimento implica o funcionamento de rgos biolgicos. O inclinar da cabea, por as mos nas costas, posies que os homens e mulheres apresentam por vezes considerado culturas, mas trata-se de actos biolgicos. 4.7.O homem, a cultura e a Sociedade O antroplogo preocupa-se com existncia da cultura como realidade que existe, e que procura estudar de uma maneira objectiva, explica atravs da aco que o homem exerce na natureza. O homem como uma entidade viva, possui necessidades que tem de satisfazer para se manter e sobreviver, procurando conseguir algo que preencha as falhas que sente no seu interior, extenso da sua natureza humana. O homem um produto de si prprio, cria-se a si mesmo essa ligao traduz dentro da experiencia humana uma extenso do homem, no s como uma entidade biolgica, mas

Autores: Albino, Edson, Flvio, Lucas & Srgio

Antrop. Cultural e Moambicana: 2012

LIC. EM ENSINO DE QUMICA

12

de outra natureza: a ligao ao sexo oposto no arbitrria; no s pelo facto de actividade sexual ser indispensvel a reproduo biolgica que tal ligao surge. Aparece como necessidade a satisfazer, mas a observao diz que essa necessidade condicionada pelas regras que o homem criou e que se impe a ele prprio. Tal como a cultura, a reproduo biolgica uma extenso do prprio homem que agregar idade do homem ligao com o seu semelhante no s uma necessidade natural proveniente da sua estrutura biolgica, mas tambm condicionada pela projeco no interior dessa mesma cultura. O Homem natureza, cultura e sociedade, entidades distintas, mas interligadas, que geram o biolgico, o psicolgico, o cultural e o social. O homem faz parte da natureza: procurando domin-la, acaba por modifica-la porque no consegue controlar todos os elementos de que esta se compe. Trs nveis da vivncia humana para compreenderem o Homem: O mundo da natureza, O Homem a natureza, Por consequncia da vida; O mundo da sociedade, o homem sociedade vive em conjunto e sociedade implica cultura ; o homem um conjunto com uma unidade bem individualizada dentro do conjunto com o qual integra. O homem vive dentro dos seguintes mundos ou dimenses: O mundo do orgnico e do inorgnico (biologia, fsica e qumica); O mundo social e do cultural (sociedade e cultura); O mundo psquico (psicologia).

4.8.Individuo e a cultura Primeiro, de salientar que, Individuo aquele que no pode ser dividido e que corresponde unidade ou ente. As sociedades humanas manifestam dois princpios: O individual e o colectivoO individual acaba sempre por ser absorvido pelo conectivo, isto , a unidade constituinte do coletivo em que, posteriormente adquire a conscincia comum e superior do mesmo.

Autores: Albino, Edson, Flvio, Lucas & Srgio

Antrop. Cultural e Moambicana: 2012

LIC. EM ENSINO DE QUMICA

13

Por isso, Ruth Benedict, diz: na realidade sociedade e individuo no so coisa antagnicas (incompatveis) devido a permanente interdependncia entre elas. E, entre a cultura e a civilizao, nota-se grande diferena nos seguintes aspetos: A cultura engloba o conjunto de meios coletivos de que o Homem ou uma sociedade dispem para controlar e manipular o meio ambiente fsico ou mundo (cincia da tecnologia e suas aplicaes), enquanto, a civilizao engloba conjunto de meios coletivos a que o homem pode recorrer para exercer controlo sobre si prprio, para se elevar intelectual, moral e espiritualmente (tendo como factos: as artes, a filosofia, a religio e o direito); Por outra, a cultura preocupa-se com aspetos mais desinteressantes e espirituais do coletivo (da sociedade); enquanto, a civilizao preocupa-se com o carcter racional que maximalize as condies fsicas e materiais do trabalho, da produo e da tecnologia no seio da vida coletiva (da sociedade), aspetos mais amplo, englobantes no espao e no tempo A imagem profunda, caraterizadora do homem s pode ser possvel se olhar-se para a cultura como conjunto de aspetos resultantes de padres culturais de comportamento (costumes, tradies, hbitos, etc.) e simultaneamente como conjunto de mecanismos de controlo (planos, regras e instrues) no sentido de orientar os tais comportamentos de que o homem depende. Assim, reduz-se o empirismo do comportamento e eleva-se os mecanismos cuja amplitude e indeterminao das suas capacidades so reduzidos especificidade das suas realizaes. Ao realizarmos o estudo introspetivo sobre os mecanismos exteriores ao homem, notarse- que existe diferena entre os grupos sociais muito mais quanto as suas crenas, comportamentos, valores e outras formas sociais. E, seja qual for o nvel do grupo social, o Homem um ser social e cultural (depende da sociedade mais possuindo uma identidade cultural). A herana cultural transmitida atravs de processo de socializao e de Endoculturao dos indivduos que fazem parte dos diferentes grupos sociais e, quer dizer, o homem o

Autores: Albino, Edson, Flvio, Lucas & Srgio

Antrop. Cultural e Moambicana: 2012

LIC. EM ENSINO DE QUMICA

14

produtor (no geneticamente) e portador de cultura que, consequentemente, alm de ser um ser social cultural. Cada individuo possui a cultura determinada e integrada na sua organizao social (no meio coletivo em que vive) e tudo isso, parte da interao entre o mesmo com a sociedade e a cultura, os meios modeladores da sua conduta (modo de ser). O contexto cultural (no esttico mas dinmico devido as variais variveis) que carateriza os tipos de cultura, isto , conjunto de conhecimentos predominantes de crenas, de ideias estabelecidas, de normas aceitas, dos valores e condutas especificas de cada sociedade e, condiciona os limites extrabilogicos que permitem o individuo tornarse pessoa e integrar-se no seu sistema scio-cultural. 4.9. Endoculturao ou inculturao Primeiro, de salientar que, a Endoculturao ou inculturao o processo permanente de aprendizagem de uma cultura que se inicia com assimilao de valores e experincias a partir do nascimento de um individuo e que se completa com a morte, isto , o Homem aprende desde a infncia at a idade adulta de um individuo em que, a medida que o individuo nasce, cresce, e desenvolve, ele aprende envolvendo-se cada vez mais a agir de forma que lhe foi ensinado (de acordo com os padres culturais). A cultura no se transmite geneticamente, isto , de pais para filho, logo apos o nascimento, cada criana tem que comear a aprender a cultura do seu grupo. A cultura que determina a diferena de comportamento dos homens, pois, a cultura todo o complexo que inclui conhecimentos, crenas, arte, moral, leis, costumes ou qualquer hbito adquirido pelo homem enquanto membro de uma sociedade. Tudo que a criana traz consigo quando nasce puramente biolgico, s, um pouco mais tarde, a criana comea a comportar-se Bioculturalmente em que, medida que vai crescendo, ir transladar dos aspetos puramente biolgicos do seu comportamento em aquisio de valores ou padres culturais. O termo Endoculturao foi atribudo por HERSKOVITS, que o processo pelo qual as reaes individuais se vo ajustando cada

Autores: Albino, Edson, Flvio, Lucas & Srgio

Antrop. Cultural e Moambicana: 2012

LIC. EM ENSINO DE QUMICA

15

vez mais aos padres culturais de um sociedade e, um processo universal que parte desde o nascimento. 4.9.1. Fases da Endoculturao ou Inculturao A Endoculturao um processo de aprendizagem permanente dos padres culturais de uma determinada sociedade em que, o individuo quando nasce deve incorporar-se. E, sendo a Endoculturao um processo, subdivida em seguintes fases ou estgios: Primeira fase: universal, nesta fase a criana o recipiente passivo e isolado de quaisquer formas de cultura que os seus educandos possam impor-lhe. Segunda fase: nesta fase acontece no perodo de adolescncia em que, o corpo do individuo sofre transformaes e conformaes ou adaptao com a nova cultura (conjuntos de formas culturais). O corpo est num estado de desenvolvimento ou evoluo biolgica muito intensa ou radicalizada. Terceira fase: esta fase representa a plena maturidade, sendo frequentemente caraterizado pelo casamento, uma fase muito simples. Quarta fase: caraterizada pela entrada na velhice e, presume-se que uma pessoa que atinge este ponto, tem um conhecimento bastante profundo e completo da cultura do seu grupo. Esta ocorre num perodo em que a idade j mais avanada e limitando-se no acrescimento de certos factos culturais, esperando-se que acontea o inverso, que a pessoa muito idosa regresse, de certo modo, ao comportamento biolgico de um neo-nato (segunda infncia). As pessoas dificilmente deixam de aceitar ou interiorizar os valores da sua cultura, mesmo que muitos elementos sejam pessoalmente desagradveis ou inadequados devido aos seguintes fatores ou causas: Inculturao precoce: a criana um recipiente sem capacidade de aceitar ou negar, apenas passivamente assimila tudo que lhe expem;

Autores: Albino, Edson, Flvio, Lucas & Srgio

Antrop. Cultural e Moambicana: 2012

LIC. EM ENSINO DE QUMICA

16

O no isolamento dos seus progenitores e outros membros da sociedade de quem depende o bem-estar de cada um durante o perodo em que est a apreender a nica forma de vida ao alcance da sua experincia;

O nvel de dificuldade do padro cultural durante a sua assimilao

4.10. Cultura e Personalidade Primeiro, de salientar que, Personalidade a organizao estruturada e dinmica de todo eu pessoal, nos seus modos de ser, de pensar e de agir, e, engloba todas as dimenses do ser humano, desde o subconsciente, inconsciente, consciente, at as formas de conduta, as ideias em relao com a vivida e indissocivel com todo o ambiente social e o contexto cultural que contribui para o moldar. Para EYSENCK: personalidade a soma total dos modos de comportamento atuais ou potenciais do organismo determinado pela hereditariedade e pelo meio ambiente em que o individuo se encontra, e, nasce atravs da interao funcional dos quatros princpais setores (cognitivo: inteligncia, afetivo: temperamento, conotativo: carcter e, somtico: constituio) os quais os modos de comportamento se organizam. O Homem teve a necessidade de criar modelos (padres) de comportamentos estveis para tornar fcil a relao com os seus semelhantes e as respostas que os outros elementos iriam fundamentar ou formular. E, existem dois padres de comportamento Humano, que so: Individual (comportamento padro dominante) e Medio-grupo (a personalidade de base ou modal de comportamentos de todos indivduos de um grupo), por exemplo, os padres de vida de uma comunidade simples para uma comunidade ou sociedade mais complexa. Por outro lado, existe a socializao que o processo de aquisio de conhecimentos, modelos, valores e smbolos ou seja, maneira de ser, pensar e agir (atitudes) prprias de um grupo em que o individuo se encontra inserido.

Autores: Albino, Edson, Flvio, Lucas & Srgio

Antrop. Cultural e Moambicana: 2012

LIC. EM ENSINO DE QUMICA

17

O individuo o elemento bsico da socializao e, dependendo de nmero dos indivduos, poder formar conscincia moral (coletivo) e conscincia intelectual (individual). O individuo, nascendo numa determinada sociedade e no seio de uma determinada cultura, ter que se adaptar ao esquema cultura (a adaptao dinmica). S em sociedade, o homem adquire a sua verdadeira dimenso. O Binrio Cultura-Personalidade salienta problemas metodolgicos e conceptuais, devido a certos pressupostos filsofos atuantes. Tratando da cultura, de salientar os seguintes autores: Ruth Benedict: que estudou varias culturas e notou que cada uma delas tem a ver com objetivos emocionais e intelectuais. E disse que a cultura fornece a matria-prima de que o individuo faz parte. Jung: tentou explicar as relaes entre a personalidade e a cultura atravs das manifestaes literrias, lendas, mitos em povos afastados uns dos outros no espao e no tempo e, concluiu que certas caratersticas, smbolos, temas e figuras se encontram igualmente representados entre os indivduos pertencentes a etnias, culturas e religies diferentes. E, salientou que existe um fundo comum que denominou de inconsciente coletivo, que capaz de compreender as manifestaes artsticas e religiosas de outras culturas. Em suma, as normas de personalidade diferem de sociedade para sociedade em que, dentro das mesmas, h considerveis variaes das personalidades individuais. Em todas sociedades se encontram o mesmo tipo de personalidade e o mesmo campo de variabilidades condicionadas pelas culturas e fatores ambientais (se processa a aprendizagem cultural). 4.11.Do quotidiano a tomada de conscincia do ambiente cultural a invaso do cultural na experincia individual de cada um.

Autores: Albino, Edson, Flvio, Lucas & Srgio

Antrop. Cultural e Moambicana: 2012

LIC. EM ENSINO DE QUMICA

18

Primeiro, de salientar que, a investigao socio-antropolgica equilibrada pelo uso de mtodo de observao cientfica que classificada por trs tipos: Experimentao: um tipo de mtodo de observao que, sistematizada, provocada e dirigida tendo como finalidade em provar uma hiptese (duvida ou afirmao) previamente definida, e aplicada aos fenmenos sociais; Observao no participante: um tipo de mtodo de observao cientfica que caraterizada fundamentalmente pela ausncia do investigador nos problemas humanos em estudo e que, vo desde o inqurito, anlise dos documentos, estudos de casos, testes, medidas de opinies e atitudes, at ao mtodo histrico; Observao participante: um tipo de observao em que o investigador faz parte dos problemas ou factos humanos em estudo, participa nas atividades e manifestaes, isto , o investigador observador e autor simultaneamente. Para MAURICE DUVERGER diz, o investigador da observao participante, um agente estranho do grupo que se introduz apenas para observar, por outro lado, existe participantes-observadores que so membros do prprio grupo e ao mesmo tempo, observam sistematicamente (de forma oculta) a coletividade que pertencem, sendo muito difcil de compreender plenamente devido a falta de atitude cientfica, isto , aquilo que lhe d a base de comparao, distanciamento dos seus modos de vida. S tornar-se fcil se o investigador-participante colocar-se na descontinuidade (o que diferente da sua cultura) e na ruptura (notando as alteraes da estrutura e as mudanas na sua prpria cultura), e, sinteticamente quer salientar que o investigador deve se distanciar do etnocentrismo. . E, so predominantes na prtica etnogrfica. Segundo HERSKOVITS todos os povos formam juzos acerca dos modos de vida diferentes dos seus e, quando se pretende fazer um estudo sistemtico, deve-se primeiro salientar o esquema de classificao de modos de vida. E, para ele, o mecanismo primrio que funciona na avaliao da cultura o Etnocentrismo em que, o prprio modo de vida de algum mais eficaz que a da alheia.

Autores: Albino, Edson, Flvio, Lucas & Srgio

Antrop. Cultural e Moambicana: 2012

LIC. EM ENSINO DE QUMICA

19

Durante o emprego do mtodo de observao participante (observador-participante), necessrio que o antroplogo (o investigador) reduza o seu nvel de etnocentrismo praticamente at ser nulo, para melhor se interessar de fazer estudos harmoniosos dos aspetos de vida, de cultura das outras comunidades. Segundo BERNARDO BERNARDI, conforme salienta no seu texto abaixo sobre o investigador (antroplogo) da cultura alheia: Quando o antroplogo se dispe a estudar uma cultura, um homem entre homens, introduzindo-se de modo activo nas manifestaes culturais; no se contenta em ser observador mesmo sendo participante das expresses coletivas, mas procura o contacto pessoal. Estabelece relaes de confiana e de amizade com os seus interlocutores, com pessoas singulares com objetivo de corresponder, ao vivo, a origem e o significado das manifestaes que estuda. 4.12.O relativismo cultural Antes de mais, de salientar que, Relativismo cultural procura evidenciar a relatividade que procura respeitar a integridade das diferenas culturais, sem as tornar absolutas. E, todos os ovos formam juzos de valor sobre modos de vida diferentes dos seus (segundo Herskovits), sobre os princpios ticos dos diferentes grupos sociais, sobre a sua estrutura econmica e politica, as suas crenas religiosas, a arte, a msica, a literatura, as regras de etiqueta, entre outras. Assim, salientam-se os seguintes exemplos: O portugus quando no compreende uma lngua, diz que grego, o grego diz que chins; O francs quando sai de uma festa sem despedir diz que sai inglesa enquanto o portugus diz que sai francesa; Para um portugus um pipi um elegante, bem vestido, cheio de maneiras, e para um Francs ser algum cheio de chichi; Para o portugus chichi urina e para o Francs pipi

Autores: Albino, Edson, Flvio, Lucas & Srgio

Antrop. Cultural e Moambicana: 2012

LIC. EM ENSINO DE QUMICA

20

Como referiu-se atras, o mecanismo primrio que leva a formao dos juzos sobre a vida dos povos alheios, o etnocentrismo que, implica a tendncia para considerar como maus quaisquer desvios que se registem em relao ao padro de cultura de cada um. Assim, o etnocentrismo considerado como factor de ajustamento e de integrao social do individuo, por valorizar a sua identidade com o grupo da qual faz parte, com as formas de conduta aprovadas e consideradas como boas pelo mesmo grupo. H padres de culturas que so bons para um grupo social e no so bons para outros e, um grupo considera como bom o que no necessariamente mau para outro. 4.12.1.Princpio de relativismo cultural O princpio de relativismo cultural diz-nos: : os juzos de valor baseiam-se na experincia e, esta interpretada por cada individuo em termos da sua prpria Endoculturao; obtida atravs de tcnicas adequadas de trabalho de campo que permite penetrar nos sistemas de valores de sociedades com diversos costumes (hbitos). O sistema de conceito da moralidade, do bem e do mal, no so considerados de relativismo cultural absoluto e, apenas capitaneiam plenamente a conduta dos povos, enquanto estiverem de acordo com a orientao por eles seguidos, num determinado momento da histria. O relativismo cultura vista como uma filosofia de reconhecimento dos valores estabelecidos em qualquer sociedade, radicalizando a dignidade inerente a qual desses sistemas de valores e a necessidade de tolerncia em relao a eles; radicaliza e ajuda as disciplinas que tratam das diferenas e do respeito mutuo. 4.13.Cultura e Linguagem O Homem um animal simblico (smbolo da linguagem), isto , um animal cultural. Todas as sociedades tm uma lngua e cultura bem correlacionadas (interdependentes) em que, embora a lngua e a cultura no sejam mesma coisa, so estreitamente uniformes. E, existe vrias formas simblicas que integram a experincia humana, tais como: lngua, os rituais, as dana, as festas, os jogos, as modas, os costumes, as artes e as cincias.

Autores: Albino, Edson, Flvio, Lucas & Srgio

Antrop. Cultural e Moambicana: 2012

LIC. EM ENSINO DE QUMICA

21

O Homem, por ser social, exerce uma atividade social no momento que h troca de signos (imagens). Se o Homem um animal simblico ento, a cultura referir-se- como um conjunto de formas simblicas que caraterizam o prprio animal simblico, isto , o movimento, a comunicao entre os signos resultando assim os diferentes modos dessa mesma comunicao. Um exemplo clssico de modos de comunicao possveis de Pierre Guiraund (1973, p. 53), que nos fala de um sinaleiro que se encontra num cruzamento de ruas: tem um uniforme, que nos comunica a sua identidade; faz movimentos com um basto que nos comunica um conjunto de ordens precisas pare, avance, entre outras. E, se o mesmo sinaleiro usar o uniforme (signo) para ir a uma cerimnia (objeto cultural), que no primeiro caso era fundamentalmente o indcio de uma funo, comunica-nos no segundo caso que o mesmo sinaleiro resolveu marcar a solenidade da cerimnia. Contudo, podemos salientar que existem dois tipos fundamentais de cdigos: objetivos ou lgicos e subjetivos (ou estticos); por exemplo: Objetivos ou lgicos: insgnias, sinais, cincias; Subjetivos ou estticos: comportamentos ou modas de costumes, festas, rituais, danas, jogos, artes, literatura, entre muitos outros.

Autores: Albino, Edson, Flvio, Lucas & Srgio

Antrop. Cultural e Moambicana: 2012

LIC. EM ENSINO DE QUMICA

22

5.Constataes Depois de tubo apresentado de forma sinttica ao longo do presente trabalho, de deixar claro e sublinhado os seguintes aspetos: -Antropologia cultural constituda por dois termos (Antropologia e cultura) por isso que, uma cincia que trata do Homem muito mais no mbito cultural, isto , dos comportamentos individuais e coletivos, dos costumes, hbitos, em suma de todos aspetos e padres vivncias do Homem; e devido a adio do termo cultura, a Antropologia ganha uma certa especificidade. -A Antropologia possui uma ampla relao com outras cincias sociais e humanas (com Sociologia, Demografia, Histria, Geografia e Psicologia) visto que tambm trata do Homem mas diferenciado entre si apenas das esferas caraterizadoras do prprio homem (dos padres comportamentais, dos espaos e de todas obras). -A Etnologia e Antropologia so sinnimos entre si uma vez que estudam os padres do Homem mas, diferem entre si porque a Etnologia estuda o homem num grupo ou no convvio coletivo e a Antropologia no sentido singular. -A Etnografia visa essencialmente descrever as caractersticas culturais de povo de uma determinada comunidade e, caraterizado pelo mtodo de observao cientfica, especificamente atravs de uso de inquritos. -A Antropologia cultural visa o estudo da cultura dos homens de todas as pocas procurando estabelecer suas diferenas e semelhanas.

Autores: Albino, Edson, Flvio, Lucas & Srgio

Antrop. Cultural e Moambicana: 2012

LIC. EM ENSINO DE QUMICA

23

- O Homem quando nasce, comea do nada, nasce nu, e entra no processo de Endoculturao (e ou socializao), que aprende permanentemente, entre outros, os padres culturais da sociedade ou grupo coletivo em que ele se encontra; isto salienta que a cultura no transmitida geneticamente (de pai ou me para filho); -Em suma, do ser humano possui um grau de etnocentrismo que, de certa forma, origina a desigualdade, diferenas culturais e outros. E a cultura formada por varias formas de de smbolos (conjunto de imagens dos objetos) uma vez que o Homem, alm de ser um ser social, um ser simblico, isto , um ser cultural. 6.Bibliografia LIMA, A, M; MARTINEZ, B; FILHO, J, L. A Antropologia Cultural. 2 ed. Editorial Presena, So Paulo. 1991; COPANS, Jeans; et all. Antropologia. Cincia das Sociedades primitivas? 7 ed Porto Editora, Lisboa, 1988; MARTINEZ, Francisco Lerma. Antropologia Cultural: Guia para o Estudo. 6aEdio. Maputo: Ed. Paulinas, 2009; GUIRAUD, Pierre. A semiologia. 2aedio. Lisboa: Ed. Presena, 1973. P 53.

Autores: Albino, Edson, Flvio, Lucas & Srgio

Antrop. Cultural e Moambicana: 2012

LIC. EM ENSINO DE QUMICA

24

Autores: Albino, Edson, Flvio, Lucas & Srgio

Antrop. Cultural e Moambicana: 2012

Vous aimerez peut-être aussi