Vous êtes sur la page 1sur 7

Dia 02/08/2013 Prof. Livia Direito de famlia sofrendo as maiores modificaes nos ltimos anos.

A maioria dos julgamentos esto baseadas em princpios. Pressuposto repercusso geral Os casos de famlia, pode ser de certa forma dispensado a repercusso geral por conta da dignidade da pessoa humana.

Pr-Histria Famlia Pr Moderna - modelo patriarcal - Revoluo Francesa? - Incesto? - Famlia Extensa - Sexo Matriz - Crianas

Famlia Moderna - Revoluo industrial - Direito Cannico - # Sexual - Riqueza

Famlia contempornea - Reorganizao - Casamento eterno? - Socializao Secundria - Famlia restrita

Em um primeiro momento a organizao da sociedade estava ligada a uma sociedade patriarcal, por meio de um castigo divino buscavam fazer com que as pessoas obedecessem as regras.

Pr-histria
Patriarcal onde o pai manda Matrimonial a famlia como um todo Incesto desde sempre foi proibido, hoje devido a gentica e antigamente no poderia ser por causa do motivo da mesma famlia.

Famlia Pr-moderna
Nessa poca houve a desigualdade entre homem e mulher, segundo a mitologia Deus criava um sexo s e quando ele era mas agressivo era homem e se ele se envaginava (timidez) ai era mulher. Quando cai o imprio romano por conta das invases brbaras, entramos no sculo das trevas, onde a igreja catlica dominava o mundo tornando feudos as famlias grandes, as crianas eram educadas pelas mes e os pais saiam. Com a mudana dos tempos, com a busca de produtos diferentes, iniciou-se as primeiras feiras, sendo assim comeam a retomada dos velhos conceito e por sua vez comeamos a lutar contra os arbtrios dos estados absolutista da igreja. Diferena sexual, o homem deveria dominar e a mulher ser subserviente. Surgem ento a burguesia onde a riqueza era determinante.

Famlia contempornea
O esteritipo no adequado ao novo modelo de famlia que encontramos hoje. Hoje seria um conceito zumbi (morto-vivo) que no exprime adequadamente o modelo de hoje. Existindo um estado democrtico de direito, onde todos os acontecimentos devem ser pautados na dignidade da pessoa humana. A socializao secundria referncia as crianas que acabam por passar a responsabilidade da criao dos filhos para terceiros. Esses so os motivos que levam a restrio familiar.

Dia 09/08/2013
CC 1916 Famlia Matrimonializada Patriarcal Hierarquizada Biolgica (htero) Unidade de produo e reproduo Carter Institucional CC 2002 Pluralizada Democrtica Igualitria Htero/ Homo Biolgica ou Scio-Afetiva Carter Instrumental

Famlia Matrimonializada
a famlia instituda exclusivamente pelo casamento, (princpio da legalidade)

Patriarcal
Famlia onde a vontade do pai prevalece

Hierarquizada
J que a famlia patriarcal, pressupe uma hierarquia

Biolgica (htero)
S reconhecida a famlia unida por laos de sangue

Unidade de produo e reproduo


Aplicao de valores patrimoniais ao mbito familiar, a finalidade da famlia com a priorizao do crescimento econmico

Carter Institucional
Dada a disposio legal a famlia como instituio no pode ser alterada ou dissolvida.

Pluralizada
Hoje reconhece-se diversos tipos de famlia

Democrtica
No h mais uma centralizao absoluta de poder

Igualitria
Consequencia da igualdade entre os entes familiares. Igualdade entre homem e mulher.

Htero/ Homo
O ordenamento jurdico brasileiro prev o reconhecimento de todos os tipos de famlia mesmo que no se constituam entre homem e mulher.

Biolgica ou Socioafetiva
H o reconhecimento como entidade familiar de pessoas tanto ligadas pelo sangue como pelo amor.

Carter Instrumental
Hoje a famlia vista como instrumento potencializador das particularidades humanas.

Famlia eudemonista. Constituio de 1988 Unio estvel Legitimao de filhos Adoo Nova disciplina de alimentos Direito matrimonial
Casamento

Direito convencional
unio estvel

Direito parental
filiao

Direito assistencial
Alimentos Dia 13/08/2013

*Daqui cai duas questes para prova.


1 monoparental = apenas um ascendente e descendentes. 2 extensa = formada por ascendentes e descendentes. 3 eudemonista = formada por laos afetivos. 4 anaparental = formada por parentes sem laos de ascendncia. 5 nuclear = formada pelo ncleo de pai e mais juntos, no necessariamente com filhos. 6 homoafetiva = pessoas do mesmo sexo constituindo uma famlia 7 unipessoal = constituda por uma pessoa s. 8 reconstituda = formada pela reconstituio de ncleos familiares dissolvidos.

Artigo 226 da CF exemplificativa e no taxativa. ** cai na prova


casamento namoro unio estvel

16 de agosto classificao sobre os tipos de famlia trabalho princpios de direito de famlia fontes CF direito material trata cdigo civil direito material trata Lei do divrcio aspectos processuais do divrcio Eca Estatuto do idoso lei maria da penha artigo 226 paragrafo 1 ao 7 1 - O casamento civil e gratuita a celebrao. 2 - O casamento religioso tem efeito civil, nos termos da lei. 3 - Para efeito da proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua converso em casamento. (Regulamento) 4 - Entende-se, tambm, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes. 5 - Os direitos e deveres referentes sociedade conjugal so exercidos igualmente pelo homem e pela mulher. 6 - O casamento civil pode ser dissolvido pelo divrcio, aps prvia separao judicial por mais de um ano nos casos expressos em lei, ou comprovada separao de fato por mais de dois anos. 6 O casamento civil pode ser dissolvido pelo divrcio. (Redao dada Pela Emenda Constitucional n 66, de 2010) 7 - Fundado nos princpios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsvel, o planejamento familiar livre deciso do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e cientficos para o exerccio desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituies oficiais ou privadas. Princpio da hierarquizao axiolgica hierarquizao de valores, construo do juarez freitas, quando qualquer valor constitucional est em choque deve-se saber qual que mais importante, ou seja analisar os valores e ver o que so mais importantes.

Diante da coliso de valores e princpios constitucionais, preciso esclarecer uma escala hierrquica determinando no caso concreto quais destes valores o de maior importncia; independente de uma anlise restrita fonte formal, o direito de famlia reclama uma anlise em carter efetivo das situaes de direito material. Interpretao sistemtica do direito Juarez Freitas princpio da pluralidade das entidades familiares especificamente o paragrafo 4 do 226, onde meramente exemplificativo. O ordenamento jurdico brasileiro reconhece todos as entidades familiares informais, formais as que so institudas pelo casamento. Princpio da igualdade entre homem e mulher igualdade no psicolgica e fsica entre homem e mulher. Paragrafo 5 do 226 e artigo 5 da CF. lei maria da penha visa regular as diferenas fsicas e psquicas da mulher. Princpio da possibilidade de mudana do nome pelo homem e pela mulher no casamento tanto o homem quanto a mulher pode mudar de sobrenome. Artigo 1565 paragrafo primeiro princpio da igualdade entre os filhos 227 paragrafo sexto probe as distines entre filhos obtidos fora do casamento e filhos adotivos, somente se usa os filhos. Princpio da facilitao do divrcio o casamento se extingue pelo divrcio. Princpio da paternidade responsvel ou planejamento familiar 9263/96 lei de poltica de planejamento familiar. Artigo 10 possibilidade de esterilizao voluntria. Notcia site o globo, casal com filhos deixou de ser maioria no Brasil. Segunda feira dia 20 de agosto de 2013 Casamento Fato Fato jurdico a ordinrio ao ato jurdico, ou negcio: b extraordinrio

existncia necessrios para que o fato exista. Validade o fato que seja lcito. Eficcia que vai produzir efeitos Fato qualquer tipo de ocorrncia da nossa vida, que se dividem em fato ordinrio e o extraordinrio, onde o primeiro aquele que decorre de atos humanos, enquanto que o segundo extrapola os fatos humanos. Requisitos de existncia: at 3 meses atrs diversidade de sexos, livre consentimento, autoridade celebrante. A diversidade de sexo continua sendo um requisito de validade, mas o stf atravs de resolues determinou que os cartrios liberassem o casamento homossexual. Livre consentimento sem este requisito inexistente, onde este no existe no mundo jurdico. Celebrao por autoridade a ausncia de autoridade, leva a inexistncia autoridade incompetente nulo. Artigo 1535, 1544. Inexistente quando no juiz de direito, ou seja, os de trabalho, os especiais e os militares. Validade 1548 fala das nulidades (nulo) se tem a nulidade no caso de doente mental e o de impedimento, onde qualquer um pode alegar, ou seja invocado por qualquer pessoa e o juiz decret-la de ofcio. imprescritvel a nulidade, onde opera os efeitos extunc, que so retroativos. Anulvel 1550 Art. 1.550. anulvel o casamento: I - de quem no completou a idade mnima para casar; II - do menor em idade nbil, quando no autorizado por seu representante legal; III - por vcio da vontade, nos termos dos arts. 1.556 a 1.558; IV - do incapaz de consentir ou manifestar, de modo inequvoco, o consentimento; V - realizado pelo mandatrio, sem que ele ou o outro contraente soubesse da revogao do mandato, e no sobrevindo coabitao entre os cnjuges; VI - por incompetncia da autoridade celebrante. Pargrafo nico. Equipara-se revogao a invalidade do mandato judicialmente decretada.

S pode alegar a pessoa que faz parte do casamento ou da famlia, sendo exnunc. Se admite ratificao. Ao declaratria de nulidade para a nulidade ao constitutiva negativa de casamento se declarar nulidade de efeitos extunc. No caso de incapaz se desfaz, sendo para a anulabilidade. Se no h estes requisitos, prossegue-se o casamento

Vous aimerez peut-être aussi