Vous êtes sur la page 1sur 9

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 150 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item:

o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas. Nos itens que avaliam Noes de Informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras e que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

SIMULADO ONLINE MPU TCNICO ADMINISTRTIVO


P1: CONHECIMENTOS BSICOS

TEXTO II TEMORES DO MEDO I

TEXTO I BITO DO AUTOR 1 4 7 10 Algum tempo hesitei se devia abrir estas memrias pelo princpio ou pelo fim, isto , se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja comear pelo nascimento, duas consideraes me levaram a adotar diferente mtodo: a primeira que eu no sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro bero; a segunda que o escrito ficaria mais galante e mais novo.
Machado de Assis. Memrias Pstumas de Brs Cubas. Editorial Santiago. Edio especial, 1988, p. 5 (com adaptaes) Joo Marcos De Camillis Gil

O medo s quer segredo: no se revela fcil nem difcil, em seu gil ofcio de sabotagem. Afeta direto o mago, afasta a alma, o centro, o cerne de quem, sem o saber, guarda-o dentro e mostra sua face nos dentes, olhos e carne. O mtodo do medo dominar desde cedo qualquer disputa interna que o aniquile - esse Aquiles -, sem d ou dor. O medo um soldado magro e seco, mas suas vestes, armaduras enormes e escuras de cobre azinhavrado mal-cheirosas e mofo-esverdeadas. S h uma porta para a sada do medo e quem a descerra , sem nenhuma pressa, ele prprio e mesmo: o ente esqulido e cinza, pai do desassossego. J o fiz ir embora, despejado e expulso, sem graa e abjeto ser desiluminado e secreto e ele vai...ah! vai... se j no houver ido sem silncio nem alarido.

II

III

Julgue os itens que seguem quanto s informaes e estruturas lingsticas do texto. 1. Na linha 1, a expresso inicial Algum tempo poderia vir isolada por vrgula sem prejuzo para a correo gramatical no perodo em que ocorre. 2. Na linha 3, a expresso retificativa isto deve, obrigatoriamente, redigir-se entre vrgulas para que se respeitem as normas de pontuao da lngua culta. 3. O narrador faz uso de um palndromo quando emprega o jogo de palavras s linhas 9 e 10: autor defunto; defunto autor. 4. Infere-se do fragmento transcrito que Machado de Assis, j que essas memrias so pstumas, tenha produzido seu texto pouco antes de vir a bito. 5. linha 5, possvel supor a elipse da conjuno integrante se logo ao incio do segundo perodo sinttico do texto. 6. linha 5, o item lexical vulgar cognato de outros como vulgaridade, divulgar, divulgao, vulgarizao, etc. 7. Nas duas ocorrncias do texto, a palavra se (linhas 1 e 3) conjuno subordinativa adverbial condicional. VI V

IV

Avalie, com cuidado, nimo e altivez, as assertivas que seguem quanto estrutura gramatical e aos sentidos possveis do poema que leu. 8. A ltima vrgula da primeira estrofe facultativa.

SIMULADO ONLINE PARA O MPU TCNICO ADMINISTRATIVO

-1-

9. No verso 2, a palavra se apassiva o processo verbal. 10. Em nvel gramatical, a substituio dos dois pontos no verso 1 pela construo ,pois (sinal grfico de vrgula anteposto palavra pois) prejudicaria a correo do texto. 11. Na estrofe II, o sujeito sinttico de todos os verbos a expresso O medo, posta logo ao incio da estrofe I. 12. Na estrofe II, em todas as ocorrncias, o vocbulo o classificase como artigo e tem sempre funo especificativa de adjunto adnominal. 13. Na terceira estrofe, 2 verso, o sintagma desde cedo deveria estar isolado por vrgulas para que se preservassem as indicaes normativas da lngua-culta-padro. 14. O sintagma nominal esse Aquiles (estrofe II, verso 5) um aposto explicativo do pronome pessoal oblquo tono o que mediatamente o antecede. 15. A estrofe IV inicia-se com uma metfora, cuja estrutura NOME = NOME + ADJETIVO RESTRITIVO + ADJETIVO RESTRITIVO. 16. No poema, em sua totalidade, h oito (8) apostos para a expresso O medo que o introduz. 17. Pela arquitetura construtiva do texto, possvel dividi-lo em dois segmentos semnticos fundamentais: um em que o medo temido por suas vis artimanhas, e outro no qual se desmistifica seu poder de amedrontar. 18. No terceiro verso da quarta estrofe, a conjuno mas tem valor aditivo. 19. No terceiro verso da quarta estrofe, a vrgula indica uma forma verbal elptica. 20. As formas compostas mal-cheirosas e mofo-esverdeadas tm valor morfolgico substantivo. WINDOWS XP 21. Caso a lixeira do Windows XP contenha algum arquivo, possvel restaur-lo para uma pasta diferente daquela de onde foi excludo, arrastando seu cone para o local desejado. WINDOWS 7 22. O Windows 7 um software bsico, licenciado e que apresenta interface grfica com o usurio. multitarefa preemptiva, multiusurio, multisesso, suporta PnP e oferece muitas novidades em reas como segurana, entretenimento e produtividade. WORD 23. Para evitar que a primeira linha de um pargrafo fique no final de uma pgina ou que a ltima linha de um pargrafo fique no topo de uma pgina deve-se, em Quebras de linha e de pgina, dentro de Formatar pargrafos, em um documento do Word 2003, assinalar a opo Controle de linhas rfs/vivas. EXCEL 24. Usando o Excel 2003, o primeiro argumento da funo SE sempre um teste lgico e, caso a resposta desse teste seja falso, o resultado mostrado pela funo ser o valor que aparece em seu terceiro argumento.

BROFFICE WRITER 25. O asterisco presente na barra de status do BrOffice Writer 3 indica que o documento atual possui alteraes que ainda no foram salvas. Essa imagem desaparecer assim que o boto for clicado. BROFFICE CALC 26. Para se apagar o contedo de uma clula selecionada numa planilha do BrOffice Calc 3 suficiente pressionar a tecla DELETE. CONCEITOS DE INTERNET E INTRANET 27. Por ser capaz de transferir arquivos, o FTP o principal protocolo para envio de mensagens de correio eletrnico que contm arquivos anexados. NAVEGADORES 28. O IE8 no permite a proteo do computador contra vrus de Internet, mas disponibiliza ferramentas que ajudam a proteger a privacidade do usurio, como alertas de privacidade que informam quando sites tentam capturar suas informaes pessoais, apresentando na barra de status o cone .

parado!

29. No IE8, um acelerador um recurso que cria um link instantneo para executar tarefas comuns no navegador como pesquisar por uma palavra quando esta realada. SEGURANA 30. Um programa de computador que se replica, no necessariamente malicioso, espalhando-se do computador hospedeiro para a rede chamado de Worm. Com base no perfil constitucional do Ministrio Pblico, julgue os itens a seguir: 31. vedado ao membro do Ministrio Pblico exercer atividade poltico-partidria, por fora de vedao constitucional. Todavia, os membros que ingressaram na carreira antes da promulgao da Constituio podero exercer tal atividade, desde que se licenciem do cargo, uma vez que so protegidos por regra de transio criada pelo constituinte originrio. 32. O Ministrio Pblico, segundo a doutrina majoritria, situa-se na esfera do Poder Executivo. 33. Por fora do princpio da independncia funcional, a jurisprudncia do STF pacificou-se no sentido de que o princpio do promotor natural inerente ao ordenamento jurdico brasileiro. 34. O Procurador-Geral da Repblica possui mandato de dois anos, permitida apenas uma reconduo. 35. O Procurador-Geral da Repblica deve ser previamente ouvido em todos os processos de competncia do Supremo Tribunal Federal. A partir das disposies da Lei Complementar n 75/93 e das normas constitucionais e legais correlatas, julgue os itens que se seguem: 36. A aposentadoria dos membros do MPU, aps as sucessivas reformas da previdncia, passou a ser regida pelas mesmas regras aplicveis aos servidores pblicos efetivos. -2-

SIMULADO ONLINE PARA O MPU TCNICO ADMINISTRATIVO

37. Na promoo por antiguidade, o Conselho Superior do MPF pode recusar a vaga ao membro mais antigo, desde que por deciso da maioria absoluta dos seus membros. Acerca da legislao aplicada ao MPU, analise os itens seguintes: 38. De acordo com a jurisprudncia do STF e do STJ, legitimado o Ministrio Pblico a mover ao civil pblica que tenha por objetivo impedir a cobrana de um determinado tributo. 39. O Procurador-Geral da Repblica possui legitimidade ativa para o pedido de interveno federal feito ao Supremo Tribunal Federal. 40. obrigatria a interveno do Ministrio Pblico na ao de improbidade administrativa, seja como parte ou, ento, como custos legis. 41. O Brasil formado pela unio indissolvel entre os Estados, os Municpios e o Distrito Federal, sendo vedado a este, e aos territrios, se subdividir em municpios. 42. Nas relaes internacionais o Brasil deve se pautar, dentre outros princpios, pela cooperao entre os povos para o progresso da humanidade. 43. livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, independentemente de censura ou licena, salvo no caso de criao de rgo fiscalizador prprio, na forma da Lei.

51. As condutas administrativas so as que decorrem da atuao do Estado no exerccio de sua atuao administrativa e que podem anteceder ou decorrer de atos administrativos. 52. O Poder de Imprio como manifestao da atuao do Estado nesta qualidade prescindvel para a caracterizao do ato administrativo. 53. Os elementos ou requisitos dos atos administrativo so definidos na doutrina como sendo: Competncia, Forma, Motivo, Objeto e Finalidade, sendo dois deles chamados de vinculados e trs de discricionrios. 54. Quanto a liberdade de ao os atos administrativos de dividem em discricionrios e vinculados, estando, nestes ltimos, presente tambm uma certa parcela de discricionariedade. 55. A cassao de um ato administrativo pressupe uma desconformidade entre o contedo do ato e o interesse pblico ante sua inoportunidade e inconvenincia. 56. A cassao e a invalidao de ato administrativo so termos sinnimos que remetem a necessria existncia de um vcio de legalidade, podendo ser utilizados indistintamente sem qualquer prejuzo. 57. A autoridade administrativa que preside um determinado processo administrativo pode, segundo a doutrina brasileira, revogar ato integrativo deste processo. 58. Segundo a teoria dos motivos determinantes um ato administrativo perfeito pode ser considerado invlido caso esteja ausente a necessria correlao entre a motivao e o motivo, ou ainda, caso haja divergncia entre a motivao e a veracidade dos fatos nela narrados. 59. Subordinam-se aplicao da Lei 8.666/93, as figuras da Administrao Direta e Indireta, os fundos especiais em qualquer rbita federativa, incluindo as entidades controladas diretamente pelos entes federativos. Exclui-se da necessria aplicao da Lei 8.666/93 as entidades indiretamente controladas, haja vista que para estas a aplicao do regramento legal facultativo. 60.Para a aplicao dos dispositivos legais da Lei 8.666/93, faz imprescindvel que o ajuste a ser celebrado pela Administrao seja denominado de Contrato, sob pena de desvio e ampliao excessiva das disposies legais que visam reger apenas os Contratos e Licitaes.
P2: CONHECIMENTOS ESPECFICOS

44. O constituinte ao determinar no art. 5o. da CF/1988 que: todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes:(...), criou uma vedao expressa para que a lei possa fazer distines entre pessoas em quaisquer condies. 45.Segundo a CF/88, disposio a lei poder estabelecer prazo para que um determinado autor possa fruir dos direitos autorais de sua obra. 46. A CF/88 prev, expressamente, a possibilidade de ser aplicada a pena de morte no Brasil. 47. A partir da promulgao da EC n. 45/2004, os Tratados e Convenes Internacionais sobre direitos humanos, assinados pelo Brasil, passam a valer como emenda constitucional. 48. A CF/88 assegurou a equiparao entre trabalhadores urbanos e rurais. No que pertine aos trabalhadores domsticos, estes tambm foram tratados no texto do art. 7o., que, dentre outros direitos, reconheceu a estes ltimos o seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntrio. 49. O Brasil reconhece a nacionalidade originria e a derivada. A primeira pode ser adquirida pelo critrio do jus soli ou jus sanguinis. A segunda pode ser adquirida com apenas um ano de residncia ininterrupta no Brasil e idoneidade moral para os que sejam provenientes de pases de lngua portuguesa e haja reciprocidade, em favor do brasileiro, nos seus respectivos pases de origem. 50.A CF/88 determina que livre a criao, desde que por lei, de cargos em comisso ou funes de confiana para serem preenchidos e voltados ao desempenho das atividades que a lei escolher. SIMULADO ONLINE PARA O MPU TCNICO ADMINISTRATIVO

61. No processo administrativo, tambm chamado de processo organizacional, a precedncia do planejamento justifica-se em razo da sistematizao e racionalizao dos recursos, melhor administrao de prazos e formulao de indicadores, bem como do estabelecimento de objetivos e metas para todos os nveis organizacionais. 62. Em toda estrutura organizacional possvel se identificar pelo organograma os sistemas de direo, de responsabilidade, de autoridade e de comunicao visto que so processos eminentemente formais. 63. A estrutura matricial uma soluo especializao funcional, uma vez que alcana multidisciplinariedade ao mesclar departamentos funcionais aos de projeto. -3-

64. Na departamentalizao funcional torna-se facilitada a coordenao interdepartamental uma vez que os especialistas diversos conseguem a comunicao pelo ajustamento mtuo, dispem dos mesmo inputs de processamento, bem como conseguem alcanar uma maior economia de escala se comparado departamentalizao por produto. 65. No planejamento estratgico, uma ferramenta bastante til a formulao de cenrios para o futuro. Essa formulao pode ter tanto uma viso projetiva quanto prospectiva, sendo a primeira voltada ao ambiente estvel e previsvel e a segunda mais apropriada a ambientes incertos em que o uso da tecnologia de ponta torna-se necessria, bem como o mercado oscila em funo da especulao cambial e inflacionria. 66. Processos internos de uma organizao podem tanto ter uma viso macro quanto microorientada. De certo que as pequenas tarefas, realizadas pelo nvel operacional da organizao, no menos importantes, carecem de uma boa administrao, sendo o fluxograma uma ferramenta grfica til tanto na fase AS IS (modelagem de processo) quanto na fase TO BE (mapeamento de processo). 67. Na avaliao do desempenho organizacional, determinadas fases precisam ser obedecidas, quais sejam: 1- Anlise da organizao com vistas formulao de parmetros, objetivos e padres de comparao; 2- Desenho ou traado prvio dos procedimentos a serem realizados pelo avaliador; 3- Implementao do controle; 4Comparao dos resultados obtidos em relao aos parmetros estabelecidos. 68. Nas organizaes horizontais e no burocrticas de estrutura linear, h descentralizao de autoridade/responsabilidade, o quer torna difcil a coordenao. 69. O clima organizacional em grande parte influenciado pelo estilo de direo. Nesse contexto, de acordo com a teoria X de McGregor, possvel a obteno de um ambiente propcio livre iniciativa e delegao por parte do lder. 70. No planejamento estratgico, a formulao de instrumentos prescritivos e quantitativos vem depois do diagnstico. Com base nessa orientao, prescrever indentifica-se mais a posturas a serem adotadas pelos membros de uma organizao ao passo que quantificar tem relao mensurao de desempenho, fixao de parmetros e indicadores. 71. Dirigir em suma, influenciar. Nesse contexto, a liderana deve agregar o tema da diversidade, considerar as individualidades dos liderados, bem como as perturbaes externas que circundam a organizao. tambm guiar os colaboradores com postura assertiva, contingencial e situacional. 72. Entrevistar um processo tcnica adequada identificao, anlise e melhoria desse processo. ferramenta til nessa fase o 5W2H que, subsidiando a formulao de questes, permite conhecer a fundo um processo, identificando seus gargalos e permitindo uma anlise causal com vistas melhoria contnua. O Plano Plurianual consubstancia-se em mecanismo de planejamento das atividades do Governo Federal e tem orientao ao longo prazo, sistematizando os planos de governo para o perodo de quatro anos. Por sua vez, orienta a elaborao tanto da Lei de Diretrizes Oramentrias quanto da Lei Oramentria Anual, sendo essa ltima mais especfica e orientada para um lapso temporal menor. Uma vez formuladas tais leis, chega-se ao momento

da execuo oramentria e financeira, momento antecedente implementao de programas de governo em prol da sociedade.
Renato Lacerda, IMP, Braslia, Agosto de 2010.

Em relao ao texto e figura abaixo, julgue os itens:

73. Se for considerado o lapso temporal e a orientao geral do Plano Plurianual, possvel inferir que se trata do produto do Planejamento Estratgico em mbito governamental, sendo formulado pela alta cpula governamental e, de carter mais abstrato, subsidia as metas e prioridades destacadas pela LDO quanto formulao da LOA. 74. O ciclo PDCA, ou ciclo de Deming, no possui aplicao prtica em mbito governamental, uma vez que o princpio da legalidade s permite Administrao Pblica fazer o que a lei permita e no h para tanto qualquer previso legal explcita. 75. O princpio da Eficincia, corolrio da boa governana, da disponibilidade do servio pblico, bem como da economicidade no cria bice utilizao das modernas tcnicas de anlise e melhoria de processos internos Administrao Pblica, uma vez que no importa to somente atender demanda da sociedade, mas fazer pelos melhores meios, com o menor tempo e considerando os cidados no mais como contribuintes, mas clientes que carecem de satisfao e qualidade. 76. Em relao ao Ciclo de Deming, possvel inferir que, a partir da figura acima, a letra E tem relao etapa DO, momento esse que, orientado pela funo PLAN pressupe necessariamente uma postura ativa por parte dos gestores pblicos. 77. So etapas do PDCA, de acordo com o desenho acima: PLAN (Problema ou demanda da sociedade e Planejamento Expresso em Programas); DO (Execuo dos Programas e Monitoramento); CHECK (Avaliao); ACT (Reviso dos programas). 78. Na formulao da Lei Oramentria Anual, pode ter sido utilizada ferramenta de planejamento conhecida por matriz SWOT que consiste em anlise estratgica dos pontos fracos e fortes internos organizao, bem como das oportunidades e ameaas externas organizao. Entre as ameaas, podem ser assim considerados o risco de influncia externa quando da existncia de aumento da dvida externa e operaes de crditos junto a bancos internacionais, bem como dos passivos contingentes. 79. No estudo sistemtico dos processos internos das organizaes pblicas, a matriz GUT torna-se ferramenta til priorizao de atitudes, uma vez que auxilia na escolha prioritria de processos quantificadamente crticos organizao. -4-

SIMULADO ONLINE PARA O MPU TCNICO ADMINISTRATIVO

80. O ciclo PDCA no possui referncia a ferrementas como o Diagrama de Ishikawa e criao de fluxogramas, uma vez que cada um desses mecanismos tem orientaes diversas e no convergentes. 81. O PPA estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da administrao federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as despesas relativas aos programas de durao continuada. 82. O PPA deve ser encaminhado pelo Poder Executivo ao Poder Legislativo at o quarto ms do primeiro mandato do governo e dever ser aprovado, no mximo, at seis meses aps ter sido recebido pelo Legislativo. 83. A Lei de Diretrizes Oramentrias permite que a administrao defina, em um determinado ano, os objetivos, metas e prioridades que constaro de sua proposta oramentria do ano seguinte. Ela dever ser encaminhada ao Poder Legislativo, pelo Poder Executivo, at o final do primeiro semestre e dever ser aprovada pelo Poder Legislativo, no mximo, at sessenta dias aps o seu recebimento. 84. A Lei Oramentria Anual o instrumento de planejamento utilizado pelo governo para gerenciar as receitas e as despesas pblicas em cada exerccio financeiro. 85. O princpio da universalidade acha-se consagrado no pargrafo 5. do art. 165 da Constituio Federal, que estabelece que a LOA compreender o oramento fiscal e o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. 86. A adoo do oramento moderno est associada concepo do modelo de Estado que, desde antes do final do sculo XIX, deixa de caracterizar-se por mera postura de neutralidade, prpria do laissez-faire, e passa a ser mais intervencionista, no sentido de corrigir as imperfeies do mercado e promover o desenvolvimento econmico. 87. O oramento-programa, originalmente sistema de planejamento, programao e oramentao, foi introduzido nos Estados Unidos da Amrica no final da dcada de 50, sob a denominao de Planning Programning Budgeting System (PPBS). 88. A atividade elemento essencial em sua estrutura, pois com base nessa classificao que o oramento-programa elaborado, apresentado, executado e controlado. 89. So reconhecidos como receita oramentria os recursos financeiros oriundos do superavit financeiro, que a diferena positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos crditos adicionais transferidos e as operaes de crditos a eles vinculadas. 90. As despesas extra-oramentrias se caracterizam por desincorporao de passivo ou apropriao de ativo. o caso da quitao das operaes de crdito por antecipao de receita, efetuadas em razo de dificuldades momentneas de caixa. 91. Na execuo da lei oramentria, no permitido que se realizem despesas que excedam os crditos oramentrios e adicionais, exceo feita aos crditos extraordinrios, que, destinando-se a calamidades, podem ser ultrapassados, desde que justificadamente. 92. A Constituio Federal no admite que se contratem operaes de crdito em volume que exceda os investimentos. SIMULADO ONLINE PARA O MPU TCNICO ADMINISTRATIVO

93. Considere que um crdito especial tenha sido aberto no dia 10 de outubro de determinado exerccio e que, em decorrncia de dificuldades relacionadas com os processos de licitao, os recursos correspondentes no foram integralmente utilizados at o dia 31 de dezembro. Nesse caso, o crdito poder ser reaberto no exerccio seguinte, no limite do saldo remanescente. 94. A contabilidade aplicada ao setor pblico, assim como qualquer outro ramo da cincia contbil, obedece aos princpios fundamentais de contabilidade. Dessa forma, aplica-se, em sua integralidade, o princpio da competncia, tanto para o reconhecimento da receita quanto para a despesa. Considere que, referente ao ano de 2003, a Unio apresentou um demonstrativo com apenas os dados constantes da tabela abaixo. Item Valor Receita tributria 1.000 (R$ Bilho) Receita de contribuies 600 R$ milhes Receitas industriais 300 R$ milhes Receitas de servios 100 R$ milhes Receita de alienao de bens 200 R$ milhes Receita de operaes de crdito 400 R$ milhes Despesa com pessoal e encargos sociais 900 R$ milhes Transferncias constitucionais a estados e 500 R$ milhes municpios Juros e encargos da dvida 300 R$ milhes Inverses financeiras 400 R$ milhes Com base nos dados da tabela e de acordo com a Lei Complementar n. 101/2000, julgue o itens seguintes. 95. No exerccio considerado, a receita corrente lquida foi de R$ 1,5 bilho. 96. Em 2003, a despesa total com pessoal esteve dentro do percentual previsto em lei. 97. As contas prestadas pelo governador envolvem a do presidente do respectivo tribunal de justia. 98. O TCU deve alertar imediatamente o Poder Executivo, os rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio e o Ministrio Pblico da Unio, sempre que as despesas de pessoal excederem 95% do limite autorizado na LRF. 99. Uma das vantagens da manuteno dos contratos de terceirizao de mo de obra em substituio a servidores do quadro, tendo em vista o atingimento do limite das despesas de pessoal, decorre do fato de esses contratos serem automaticamente renovveis e as despesas correspondentes, lanadas em rubricas no computadas para efeito do clculo do limite. 100. A despesa total com pessoal apurada somando-se a despesa realizada no ms em referncia com as despesas dos onze meses imediatamente anteriores, adotando-se o regime de caixa. Ao constituir uma rea de gesto de pessoas em uma organizao, o empresrio deve observar algumas premissas que podem dar base para a ao eficaz da rea. Acerca das estratgias de gesto de pessoas, julgue os itens a seguir. 101. Os subsistemas de gesto de pessoas devem ter foco funcional, sendo cada rea fundamentalmente responsvel pela sua parte no processo. 102. O desenvolvimento das aes da rea de gesto de pessoas -5-

deve estar vinculado ao planejamento estratgico da organizao. 103. Os profissionais que compem a rea de gesto de pessoas devem ter formao especificamente em disciplinas da rea de cincias humanas. 104. O papel dos profissionais da rea de gesto de pessoas a aplicao das diretrizes por eles definidas, com base em suas experincias em organizaes anteriores quela a que est vinculado atualmente. 105. Uma vez definidas as metas da rea, deve-se seguir com o que foi planejado, sem observar as mudanas ocorridas na organizao. Tendo em vista a gesto por competncia, julgue os itens seguintes. 106. O gerenciamento das competncias de uma organizao est diretamente relacionado ao conhecimento identificado como necessrio ao alcance de suas metas. 107. A gesto de competncias e a gesto por competncias tm o mesmo objetivo no que diz respeito maneira como a organizao planeja, organiza, desenvolve, acompanha e avalia as competncias necessrias ao seu negcio. 108. Competncia pode ser definida como assumir responsabilidades frente a situaes de trabalho complexas e ao exerccio sistemtico de uma reflexividade no trabalho. 109. Competncias podem ser classificadas como humanas e organizacionais, considerando-se que as competncias profissionais, junto a outros recursos, d base competncia organizacional. 110. O modelo de gesto por competncia pode ter como passo inicial a identificao das lacunas de competncias da empresa, que consiste no estabelecimento dos objetivos a serem alcanados de acordo com a inteno estratgica da organizao e, depois, a identificao da lacuna entre as competncias necessrias consecuo desses objetivos e as competncias internas disponveis na organizao. 111. As competncias organizacionais so definidas pelo nvel estratgico da empresa a partir de suas experincias em gesto. 112. A gesto de competncias processo contnuo que toma como referncia as estratgias individuais das equipes que formam a empresa. No que se refere atuao da organizao em gerenciar o desempenho de seus colaboradores, julgue os itens que seguem. 113. Com o desenvolvimento da teoria administrativa, a avaliao de desempenho evoluiu das metodologias de controle para processos que consideram o empregado e o seu trabalho como parte de um contexto organizacional e social mais amplo. 114. O modelo de avaliao de desempenho evoluiu do foco unilateral, em que o chefe diagnostica os pontos fortes e fracos do subordinado, para outros modelos, em que chefe e subordinado discutem em conjunto o desempenho deste ltimo. 115. A avaliao 360 prope a utilizao de mltiplas fontes; nela, o empregado avaliado por diversos atores envolvidos no trabalho, como clientes, pares, chefe e subordinados.

116. A gesto de desempenho deve ser vista como um processo resultante de duas etapas planejamento e avaliao. Esse modelo constitudo por fases seqenciais e interdependentes. Com relao ao desenvolvimento do corpo gerencial de uma organizao, julgue os itens que seguem. 117. As competncias tcnicas so as prioridades quando se pretende selecionar gestores para a atuao competente na organizao. 118. Desenvolvimento gerencial refere-se especificamente a capacitao dos gestores em seu papel na organizao. 119. Um papel do corpo gerencial de nvel ttico atuar como intermedirio entre a viso e as expectativas estratgicas da empresa e a operacionalizao daquela. 120. O modelo de liderana adequado aquele focado nos resultados que a empresa precisa alcanar, e no no processo. 121. Entende-se por arquivo o conjunto de documentos acumulados por pessoas fsicas ou jurdicas ao longo de suas atividades e que comprovam as atividades desenvolvidas por estas ao longo de sua existncia. Em geral, tais documentos se apresentam em variados suportes, como papel, pelcula fotogrfica, CD ou disquete. Cabe ao responsvel pelo arquivamento estar preparado para a organizao de toda esta documentao, a fim de subsidiar as atividades da organizao, bem como preservar a histria da instituio para a posteridade. 122. Documentos correntes so caracterizados por serem muito utilizados e, por isso, devem estar localizados em locais prximos e de fcil acesso. Nesta fase, no permitida a eliminao de documentos, que poder ocorrer apenas na fase intermediria. 123. Na segunda fase do ciclo vital, os documentos se caracterizam pela baixa freqncia de uso. Nesta fase, por no estarem mais localizados nos prprios setores que os produziram, o acesso aos documentos se torna aberto ao pblico em geral, o que no ocorre na fase corrente, onde o acesso depende de autorizao da rea produtora. 124. Podemos afirmar que atestado, alvar, declarao e aviso so tipologias documentais que podem ser encontradas nos arquivos das instituies e que precisam estar corretamente organizadas para que sua informao esteja disponvel de forma rpida e eficiente ao usurio. 125. Com relao natureza do assunto, as correspondncias que tramitam nas instituies pblicas so identificadas em ostensivas ou sigilosas. A correspondncia sigilosa aquela que exige cuidados com relao ao seu armazenamento e divulgao. Ao tramitar, por exemplo, tais documentos devem ser acondicionados em dois envelopes e no podem, de forma alguma, apresentar seu grau de sigilo no envelope externo. 126. O setor de protocolo responsvel, de modo geral, pelo controle da tramitao dos documentos na instituio. Para bem desenvolver esta atividade, cabe ao setor de protocolo receber os documentos que ingressam no rgo, efetuar o registro dos mesmos e, posteriormente, distribu-los s reas responsveis. Em alguns casos, os documentos devem ser transformados em processos, o que exige a sua autuao, que tambm uma das atividades do protocolo.

SIMULADO ONLINE PARA O MPU TCNICO ADMINISTRATIVO

-6-

127. O registro dos documentos consiste em cadastrar em sistema manual ou informatizado os dados bsicos do documento (data, espcie, origem, assunto, interessado e outros). O protocolo deve efetuar o registro de todos os documentos que ingressarem na instituio, incluindo a os particulares e os sigilosos, pois estes dados permitiro prestar informaes aos interessados quando necessrio. 128. O calor e a alta umidade so prejudiciais conservao dos documentos em arquivos. recomendvel, portanto, que o local em que esteja armazenada a documentao da instituio seja climatizada (possua controle de umidade e temperatura). H que se considerar, entretanto, que tais condies de umidade e temperatura devem oscilar constantemente, pois essa variao permite que os documentos criem resistncia natural que permitir uma maior longevidade dos mesmos ao longo do tempo. 129. A luminosidade prejudicial conservao dos documentos. Tanto a luz do sol quanto a luz artificial possuem radiao ultravioleta que, ao longo do tempo, provoca o amarelecimento e o enfraquecimento das fibras do papel, diminuindo, assim, a sua vida til. 130. Microfilmagem uma tcnica que permite criar uma cpia do documento em formato altamente reduzido. utilizada para otimizar o espao dos arquivos, dentre outras vantagens. H que se observar, entretanto, que, ao efetuar a microfilmagem, os documentos originais no podem ser eliminados, pois, por se tratarem de cpias, no possuem validade jurdica. No caso de apresentao em juzo, a instituio deve utilizar os originais em papel, que estaro conservados em local separado da sua cpia em microfilme, por questo de segurana.

133. Matrias-primas so materiais bsicos e que constituem os itens iniciais e fazem parte do processo produtivo da empresa, mas no sero transformados no processo produtivo. 134. Em um estoque de material fundamental verificar o consumo, num determinado perodo, em valor monetrio ou em quantidade, e classific-los em ordem de importncia para que se tenha maior controle dos materiais estocados. Para esse tipo de classificao utiliza-se a anlise ABC. 135. O inventrio de materiais uma rotina necessria para o controle dos estoques nas empresas. Os inventrios que so efetuados ao final do exerccio fiscal e que abrangem a totalidade dos itens de estoque de uma s vez so os inventrios programados. 136. Uma empresa sabe que o custo anual de suas mercadorias vendidas de R$ 1.400.000,00 (hum milho e quatrocentos mil reais) e que, segundo informao da contabilidade de custos, o estoque mdio, no perodo, de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais). Considerando o exposto podemos afirmar que a taxa de giro de estoque desta empresa superior a 3,5. 137. Entre as principais atribuies do almoxarifado numa fbrica, podem ser citadas receber para guarda e proteo os materiais produzidos pela empresa. 138. Durante o inventrio fsico anual realizado em uma empresa, foi observada uma pequena divergncia entre a contagem fsica e o inventrio contbil, a qual deve ser verificada. O indicador que mede a porcentagem de itens corretos, tanto em quantidade quanto em valor, a acurcia dos controles. A movimentao de um item dentro de um sistema de estoque representada pelo grfico a seguir, conhecido como dente de serra, em que a abscissa corresponde ao tempo decorrido para o consumo e a ordenada, quantidade de peas em estoque.

115
Quantidade

15

Tempo

Com base no grfico acima, que mostra a evoluo do estoque ao longo do tempo, onde a ordenada representa a quantidade em estoque e a abscissa o tempo, julgue os seguintes itens. 131. A seta dupla indicada pelo nmero 1 representa o Tempo de Reposio, que pode ser entendido como o espao de tempo compreendido entre o ponto de pedido e o recebimento efetivo do material em estoque. 132. Considerando as informaes do grfico e que o Tempo de Reposio de 10 dias, o consumo mensal de 150 unidades e no existe pedido pendente de atendimento, podemos afirmar que o ponto de pedido superior a 65.

139. A linha pontilhada no grfico indica necessidade de estoque no atendida pois o estoque estava em nvel zero. 140. Os princpios do Just In Time produziram mudanas radicais em relao prtica tradicional da gesto da produo. Dentre as caractersticas e fatores adotados no Just In Time, pode-se citar produo antecipada, considerada como desperdcio. 141. Referente aos setores de estoques de mercadorias, correto afirmar que quanto mais alto o nvel dos estoques, pior o nvel de atendimento aos clientes. 142. Alguns produtos so comercializados no mercado mundial. O preo desses produtos flutua de acordo com a oferta e a demanda mundiais. Se os compradores tm uma expectativa de que os preos iro subir, podem adquirir o tipo de estoque denominado hed-7-

SIMULADO ONLINE PARA O MPU TCNICO ADMINISTRATIVO

ge. 143. Tanto estoques excessivos como insuficientes podem acarretar perdas na lucratividade de uma empresa. Por esse motivo procura-se manter os estoques em nveis otimizados. O modelo que representa a quantidade tima ou de menor custo de estoque denominado otimizao das compras. 144. O setor de compras que visa suprir as necessidades da empresa mediante a aquisio de materiais ou servios, emanadas das solicitaes dos usurios, objetivando identificar no mercado as melhores condies comerciais e tcnicas, tem como atribuio determinar as especificaes dos produtos a serem adquiridos. 145. Matrias-primas que j entraram no processo de produo e esto em operao ou aguardam para entrar em operao, so denominadas produtos em processo. 146. Na estocagem de produtos, o mtodo LIFO proporciona melhor aproveitamento, evitando oxidaes, deterioraes, obsoletismos, endurecimentos e perdas de propriedades fsicas, na medida em que sai do estoque a unidade mais antiga. 147. Os custos de movimentao das mercadorias e do produto agregam diretamente no seu custo final, mas no contribui para elevar o valor do produto no mercado. 148. Administrar estoques conciliar e desfazer conflitos existentes entre as reas de Compras, Vendas, Produo e Finanas. O administrador de materiais deve visar otimizao do desempenho global da empresa, providenciando a necessidade real de suprimentos de tal forma que o resultado para a empresa seja o melhor possvel. 149. Decidir qual o nvel de servio a ser oferecido para o cliente uma das decises mais difceis a ser tomada pela empresa. Quanto maior o nvel de servio, menor o custo associado para prov-lo aos clientes internos e externos. 150. A avaliao de estoque pelo custo de reposio feita considerando-se a situao do preo dos produtos comprados no momento da avaliao

SIMULADO ONLINE PARA O MPU TCNICO ADMINISTRATIVO

-8-

SIMULADO ONLINE PARA O MPU TCNICO ADMINISTRATIVO

-9-

Vous aimerez peut-être aussi