Vous êtes sur la page 1sur 7

A Questo da Nao Palestina

Por Joseph Katz (Traduo e adaptao por MZandona)

No existe uma nao rabe chamada Palestina (). Palestina o nome que os romanos deram para o Eretz Israel com o intuito de enfurecer os judeus. Por que deveramos usar o mesmo infeliz nome dado para nos humilhar? Os ingleses escolherem chamar a terra que eles controlavam de Palestina, e os rabes pegaram este nome como seu suposto nome milenar, apesar de nem sequer conseguirem pronunci-lo corretamente. Eles transformaram a Palestina em Falastin, uma entidade ficcional. Golda Meir O QUE SIGNIFICA PALESTINA? Palestina nunca foi o nome de uma nao ou estado. na verdade um termo geogrfico utilizado para designar uma regio abandonada ao descaso desde o sculo II d.C. O nome em si deriva do termo Pelshet, que aparece constantemente na Bblia hebraica e foi traduzido como Filstia ou Palestina. Os Filisteus eram um povo do mediterrneo com origens na sia Menor e na Grcia. Eles chegaram costa Israelense em vrias caravanas. Um grupo chegou no perodo pr-patriarcal, estabelecendo-se em Beer Sheva, entrando em conflito com Abrao, Isaque e Ismael. Outro grupo, vindo da ilha de Creta aps uma frustrada tentativa de invaso do Egito (1194 a.C.), se estabeleceu na rea costeira de Israel. L eles fundaram cinco assentamentos: Gaza, Ashkelon, Ashdod, Ekron e Gat. Posteriormente, durante o domnio dos Persas e Gregos, povos de outras ilhas do Mediterrneo invadiram e destruram os assentamentos filisteus. Desde os dias de Herdoto, os gregos chamam a costa leste do Mediterrneo de Sria Palestina. Os filisteus no eram rabes nem ao menos semitas. Sua origem era grega. Eles no falavam rabe, nem nunca tiveram qualquer conexo tnica, lingustica ou histrica com a Arbia ou com os rabes. O nome Falastin que os rabes usam atualmente para Palestina, nem sequer uma palavra rabe, mas sim hebraica Peleshet (raiz Pelesh), que significa divisor, invasor. O uso do termo Palestino para se referir a um grupo tnico rabe uma criao poltica moderna, sem qualquer credibilidade acadmica histrica. COMO A TERRA DE ISRAEL VEIO A SE TORNAR PALESTINA? No primeiro sculo d.C., os romanos destruram o reino independente da Judia. Aps a revolta frustrada de Bar Korchba no segundo sculo, o imperador romano Adriano determinou a eliminao da identidade de Israel (tambm conhecido como Jud ou Judia), visando destruir o vnculo milenar do povo judeu com a regio. Assim, ele escolheu o nome Palestina, impondo o em toda a terra de Israel. Ao mesmo tempo, ele mudou o nome de Jerusalm para Alia Capitolina. Os romanos mataram milhares de judeus e expulsaram ou venderam como escravos outras centenas de milhares. Muitos dos sobreviventes optaram por no abandonar a terra de Israel, e jamais houve um momento sequer na histria da regio sem que judeus e comunidades judaicas estivessem presentes, apesar das condies serem extremamente precrias e perigosas.

BREVE HISTRIA DA PALESTINA Milhares de anos antes dos romanos criarem o termo Palestina, a regio era conhecida como Cana. Os canaanitas possuam muitas cidades-estados, s vezes independentes s vezes vassalos de reis egpcios ou hititas. Os canaanitas nunca se uniram para formar um estado. Aps o xodo do Egito (provavelmente no sec. XV ou XIII a.C.), os filhos de Israel se estabeleceram na terra de Cana. Ali formaram primeiramente uma confederao tribal e depois os reinos de Israel e Jud. Desde os primrdios da histria at os dias atuais, Israel (Jud ou Judia) foi a nica entidade independente e soberana que existiu ao oeste do rio Jordo (nos dias bblicos, Amon, Moabe e Edom, bem como Israel, possuram territrios ao leste do Jordo, mas estes desapareceram na antiguidade e nenhuma outra nao reivindicou a regio, at os britnicos criarem o termo Trans-Jordnia, nos anos 20). Aps a conquista romana da Judia, a Palestina se tornou uma provncia do imprio romano e posteriormente do imprio cristo Bizantino (brevemente tambm foi conquistada pelo imprio zorostrico persa). Em 638 d.C, um califa rabe muulmano tomou a Palestina das mos dos bizantinos e a anexou ao imprio rabe-muulmano. Os rabes, que no tinham nem sequer um nome em rabe para a regio, adoraram o nome dado pelos romanos, pronunciandoo como Falastina, ou invs de Palestina (na lngua rabe no h o som de p). Durante este perodo rabe, grande parte da populao da regio (composta por uma mistura de povos e tribos nmades de vrias regies ao redor) foi forada a converter-se ao islamismo. Eles eram governados por um califa que reinava de sua capital (primeiramente em Damasco e depois em Bagd). A regio da Palestina nunca se tornou uma nao ou um estado independente, nem desenvolveu uma cultura ou sociedade distinta. Em 1099, cruzados cristos da Europa conquistaram a Palestina Filistina. Aps 1099, nunca a regio esteve novamente sob domnio rabe. O reino estabelecido posteriormente pelos cruzados europeus era politicamente independente, mas nunca desenvolveu uma identidade nacional, servindo apenas como um posto militar da Europa Crist por menos de 100 anos. Aps este perodo, a Palestina foi anexada Sria como uma provncia mameluca (etnicamente um povo fruto de uma mistura entre guerreiros e escravos cujo centro poltico encontrava-se no Egito), e posteriormente anexada ao Imprio Turco-Otomano, cuja a capital encontrava-se em Istambul. A PROMESSA DO "LAR JUDAICO NACIONAL" Viajantes do ocidente regio da Palestina deixaram registros do que viram no local. O tema presente em todos os relatos descaso. Vejamos alguns testemunhos: A terra est desolada, vazia, negligenciada, abandonada, destinada runas. No h nada l (Jerusalm) para ser visto, a no ser poucos vestgios da antiga muralha que ainda permanece. Todo o resto est coberto por musgo e mato. Peregrino ingls, 1590.
2

A regio est em situao deplorvel, sem habitantes. Sua maior necessidade so pessoas! Cnsul Britnico, 1857. No h sequer uma vila em toda a extenso do vale chamado Jezreel, nem mesmo em um raio de 50Km. Viajamos quilmetros sem encontrar uma alma sequer. Nazar est abandonada, Jeric uma runa que se desfaz; Belm e Betnia, na sua pobreza e humilhao, no desejada por qualquer criao (). Um pas desolado cujo solo bastante rico, mas dado inteiramente a ervas inteis () uma expanso silenciosa, pesarosa () uma desolao (). Nunca vimos um ser humano durante todo o caminho. A Palestina encontra-se vestida em pano de saco e cinzas. Mark Twain, The Innocents Abroad, 1867. A restaurao da terra desolada e no desejada comeou na segunda metade do sculo XIX, com os primeiros pioneiros judeus. O trabalho realizado por estes pioneiros criou novas e melhores condies e oportunidades, o que acabou por atrair outros imigrantes de vrias partes do Oriente Mdio, tanto rabes quanto outros. A Declarao Balfour, de 1917, confirmada pela Liga (ou Sociedade) das Naes, comprometeu o governo britnico aos princpios que o governo de vossa majestade v com favor o estabelecimento, na Palestina, de um Lar Nacional Judaico, e far uso de seus melhores recursos para facilitar a materializao deste objeto (). Ficou ento determinado o controle britnico sobre toda a regio e que a rea seria aberta criao de assentamentos judaicos. Tambm determinou-se que os direitos de todos os seus habitantes (j residentes na regio) seriam preservados e protegidos. O Mandato Britnico na Palestina originalmente inclua tudo o que hoje a Jordnia, bem como o que hoje Israel e os territrios entre eles. No entanto, quando o protg britnico Emir Abdullah foi forado a abandonar seu domnio hashemta na Arbia, os britnicos criaram para ele uma regio alternativa para seu reino, localizada ao leste do rio Jordo. No havia nenhum nome rabe para a regio, assim os ingleses a chamaram de alm do Jordo, ou Trans-Jordnia; posteriormente apenas Jordnia. Com esta manobra poltica, que violava todas as regras estipuladas pela Declarao Balfour e pelo Mandato Britnico, os ingleses retiraram 75% da regio destinada a ser o Lar dos Judeus, como havia declarado a rainha. No foi permitido que nenhum judeu habitasse na regio da Trans-Jordnia (ou Jordnia). Menos de 25% permaneceu da Palestina original do Mandato Britnico, destinado aos assentamentos judaicos prometidos pelos ingleses. Alm disso, eles restringiram a imigrao judaica na regio e impuseram restries quanto ao local onde os judeus poderiam trabalhar, viver, construir ou plantar. Na verdade, as regies mais deplorveis da ento Palestina britnica foram destinadas aos judeus, como os pntanos da Galileia e as regies infestadas de malria como Jafa e Tel-Aviv.

Somente aps 1967, Israel finalmente conseguiu habitar em algumas das regies prometidas pelos britnicos aos judeus. Apesar dos britnicos constantemente declararem como ilegais os assentamentos judaicos durante o Mandato Britnico, foram eles mesmos que agiram contrariamente lei ao expulsarem os judeus da regio j declarada O Lar Judaico Nacional pela Liga das Naes e pela rainha da Inglaterra.MAS ENTO, QUEM SO OS PALESTINOS? Durante o Mandato Britnico em Israel (1920-1948), os ingleses se referiam a populao judaica de Israel como Palestinos (termo na verdade criado pelos Romanos no incio da era crist com o intuito de humilhar os judeus uma vez que Palestina significa local dos Filisteus, antigos inimigos dos judeus que foram extintos pelos Persas no sec. X a.C). Em 1939, os ingleses decidem proibir toda imigrao Judaica para a Palestina, algo que era constante desde o sculo XVIII na regio. Esta proibio foi feita no momento em que os Judeus mais precisariam, uma vez que o Nazismo estava fortemente se estabelecendo na Europa e milhes de judeus estavam sendo perseguidos. Milhares que conseguiam escapar dos campos de concentrao e tentaram ir para Israel, foram mandados de volta para o inferno, novamente para as cmaras de gs na Europa. Mas ao mesmo tempo em que os britnicos probem a imigrao judaica, eles permitem ou ignoram a imigrao ilegal de milhares de rabes da Jordnia (chamada de Palestina Oriental), Sria, Egito e de vrias partes do norte da frica. Em 1939, Winston Churchill declara que longe de serem perseguidos, os rabes invadiram a regio e se multiplicaram! Estatsticas exatas da populao da regio na poca so problemticas, mas sabe-se que em 1947 o nmero de rabes ao oeste do Jordo triplicou em comparao a 1900. O mito atual que estes rabes h muitos sculos j estavam estabelecidos na Palestina, at que vieram os judeus e os desalojaram em 1948. Mas na verdade a imigrao recente de rabes para a Palestina foi que desalojou os judeus. O aumento massivo da populao rabe na regio comprovada pela lei criada pela ONU em 47: Qualquer rabe que tenha habitado na Palestina por pelo menos dois anos, mas que deixou a regio em 1948, considerado um refugiado palestino. Esta a origem dos famosos refugiados palestinos. As estatsticas sobre a populao judaica e rabe na regio raramente levam em considerao como surgiram tais propores. Um dos fatores foi a poltica inglesa de manter os judeus fora ao mesmo tempo em que traziam os rabes. Outro fator foi a violncia utilizada para matar ou expulsar at mesmo judeus que j estavam h muito tempo estabelecidos na regio. Por exemplo: A conexo judaica com a cidade de Hebron data dos dias de Abrao, e na verdade, sempre existiu l uma comunidade judaica desde os dias de Josu, antes mesmo de o Rei Davi torn-la capital. Mas em 1929, uma revolta armada de rabes (com o consenso britnico), matou e expulsou quase toda a comunidade judaica de Hebron. Outro exemplo: Em 1948, a Transjordnia passou a ocupar quase todo o territrio da Judia e Samaria (os quais eles chamavam de Cisjordnia) bem como a parte Oriental de Jerusalm e a cidade antiga. O que foi feito com os
4

milhares de judeus que j habitavam na regio? Foram assassinados ou expulsos. DE PALESTINA PARA ISRAEL O que seria da Palestina aps o Mandato Britnico? Esta questo foi levantada por vrios lderes britnicos e tambm mundiais, culminando com a deciso da ONU em 1947. Durante as vrias deliberaes, oficiais, representantes e escritores rabes expressaram suas vises sobre a Palestina. Vejam que interessante: No existe um pas chamado Palestina. Palestina um termo que os sionistas inventaram (). Nosso pas foi por sculos parte da Sria. Palestina estranha a ns. Foram os sionistas (termo como os rabes se referem aos judeus) que criaram este termo." Lder rabe que discursou na Comisso Britnica, 1937. Palestina? Jamais existiu tal coisa na histria! Absolutamente no! Professor Philip Hitti, historiador rabe a servio do Comit Anglo-Americano, 1946. Todos sabem que a Palestina no nada mais do que o sul da Sria. Delegado da Arbia Saudita no Conselho de Segurana da ONU, 1956. Nunca existiu uma regio chamada Palestina, governada por palestinos. No h uma lngua chamada Palestina. No existe uma cultura Palestina. Palestinos so na verdade rabes, sem distino de Jordanianos (outra inveno recente), Srios, Libaneses, Iraquianos, etc. Os rabes controlam 99,9% das terras do Oriente Mdio. Israel representa 0,1% da regio. Mas isso j muito para os rabes. Eles querem tudo! Esta a razo dos conflitos existentes hoje em Israel. No importa quantas concesses territoriais o governo de Israel far; nunca ser o suficiente.
Mitos do Oriente Mdio, por Joseph Farah, escritor e jornalista rabe.

Ainda em 1948, os rabes ainda no haviam descoberto sua nao milenar chamada Falastina (at hoje eles nem sequer conseguem pronunciar a palavra Palestina, trocando o P pelo F). Quando a ONU lhes ofereceu metade da Palestina ao oeste do Jordo como seu pas, eles violentamente rejeitaram a proposta. Logo aps a declarao da ONU criando as duas naes na regio (uma rabe e uma judaica), seis naes rabes iniciaram uma guerra visando a aniquilao da recm formada nao de Israel. O propsito desta guerra jamais foi estabelecer uma nao independente chamada Falastina, mas sim, expulsar e aniquilar os judeus para dividir entre eles a regio antes controlada pelos ingleses. Os lderes destas naes rabes ordenaram que a populao rabe da ento Palestina emigrasse para as regies de fronteira e para a costa, uma vez que conduziriam um ataque massivo aos judeus em todos os povoados. Ironicamente, eles demandaram a retirada mas jamais ofereceram seus territrios para receberem tais refugiados. Israel, pressentindo a guerra eminente, organizou uma campanha nacional onde garantiu aos rabes que
5

ficassem no pas, cidadania israelense, liberdade de religio e de culto, bem como os mesmos direitos civis e polticos que os judeus teriam. Aps o trmino da Guerra e a vitria de Israel, os rabes que permaneceram se tornaram cidados de Israel, e os que abandonaram suas casas esperando a destruio dos judeus foram rejeitados pelos pases rabes das fronteiras onde estavam refugiados. Egito, Jordnia, Sria e Lbano fecharam suas portas para seus irmos rabes, dando incio ao que conhecemos hoje como os Refugiados Palestinos. Apesar de ter perdido esta guerra, a Jordnia (ento chamada Transjordnia) conseguiu anexar a Cisjordnia e a cidade oriental de Jerusalm, matando ou expulsando os judeus que j habitavam na regio (judeus de todas as naes que h milnios cuidavam dos locais judaicos sagrados para o judasmo). O Egito, por sua vez, ocupou a faixa de Gaza. Estas duas naes rabes ocuparam estas regies at 1967. Neste ano, elas iniciaram uma outra guerra para aniquilar Israel, e como consequncia de seu fracasso, perderam as terras que tomaram na Guerra de 1948. Nestes 19 anos que ocuparam estas regies, Jordnia e Egito nunca planejaram criar um estado Falestino para os palestinos. Nem mesmo os palestinos tinham esta reivindicao. Alis, ningum no mundo jamais sugeriu tal coisa. Finalmente, em 1964, o Movimento para Libertao da Palestina foi criado por Yasser Arafat com o claro objetivo de promover a destruio de Israel. Com este propsito, ele ajudou tambm nos ataques precipitados a Israel em 1967. O resultado frustrado deste ataque inspirou uma mudana da opinio pblica. Como propaganda, era mais prudente falar em liberao da Palestina do que em destruio de Israel. Grande parte do mundo, gove rnos, a mdia e a opinio pblica aceitou sem questionamento ou anlise o novo mito rabe de luta para criao da nao chamada Falastina. At os dias de hoje as principais organizaes terroristas entre os rabes financiam o terror em Israel. Eles no tm nenhum plano para fundar uma nao Palestina nem nunca tero. Seu intuito armar at os dentes grupos como o Fatah, Hizbol e o Hamas para matarem o maior nmero de judeus possvel. Famlias de jovens suicidas, conhecidos como homens bomba, recebem gratificaes de milhares de dlares de governos e Sheiks rabes, como recompensa pelo sacrifcio de seus filhos. Eles abertamente financiam e incentivam o terrorismo em Israel e no mundo, mas a mdia mundial finge no saber. Yasser Arafat (1929 2004) Criador e lder da OLP e do grupo terrorista Fatah. O maior lder palestino desviou 2 bilhes de dlares de fundos pblicos palestinos para sua conta bancria pessoal.

A SITUAO NA LTIMA DCADA Desde o incio da dcada de 2000, Israel tem colocado em prtica um plano de evacuao dos territrios conquistados em 67, que inclui a faixa de Gaza, a
6

Cisjordnia e as plancies do Golan. Gaza j foi completamente entregue em 2005, e se tornou um centro de treinamento para o Hamas, que aos trancos e barrancos finge administrar a regio. A Cisjordnia est sendo evacuada e entregue para os palestinos (l-se Fatah), e a regio afunda economicamente e socialmente de forma proporcional retirada de Israel. Agora, os terroristas do Hizbol (financiados pelo Iran) esperam receberem o Golan. Para a mdia mundial os palestinos prometem paz em troca de territrio, mas para os Israelenses esta promessa nunca foi nem nunca ser cumprida. Se o objetivo de todas estas entidades terroristas abertamente destruir a Israel, como algum pode acreditar que a entrega de terra cessar o conflito? medida que a faixa de Gaza e a Cisjordnia eram evacuadas, Israel via o nmero de atentados suicidas aumentar a cada ano, tendo todos os assassinos provenientes desses territrios. Israel ento d incio ao audacioso plano de construir uma barreira nos pontos mais frgeis da fronteira com a Cisjordnia, visando diminuir o nmero de atentados. O projeto atual proteger toda a extenso da fronteira, totalizando quase 700 km. At o final de 2007, 60% da barreira j havia sido construda. Desde o incio da construo, em 2003, o nmero de atentados suicidas nas cidades israelenses diminuiu em 99,5%. Tivemos que aprender a usar foguetes uma vez que Israel descobriu uma maneira de se proteger de nossos ataques suicidas. Com a construo deste muro, nossos militantes no conseguem mais penetrar em territrio Israelense para realizarem seus ataques suicidas, afirmou Ramadan Shalah, lder da Jihad Islmica Palestina em entrevista ao jornal islmico Al-Sharq. Os palestinos, que carregam o dio islmico contra os judeus e contra Israel, aproveitaram-se durante dcadas da falta de segurana nas fronteiras para invadirem e promoverem atos de terrorismo em territrio Israelense. Centenas de civis inocentes morreram em Israel em nibus, em restaurantes, lanchonetes, praas, ruas, shopping centers, etc. Nunca houve qualquer comoo por parte da mdia internacional ou da ONU. Agora, aps a incio da construo do Muro de Segurana, os palestinos posam para a mdia mundial como aprisionados, injustiados e separados de Israel com um muro que chamam de Muro do Apartheid. Muitos so os danos psicolgicos que os palestinos destas regies tm sofrido, alm do efeito na economia, na sade e no bem estar da populao, afirma o relatrio elaborado pela ONU em 2005. Mas onde esto os relatrios sobre os danos psicolgicos, econmicos e sociais de Israel frutos de anos de barbrie palestina? lcito tentar manter seguro suas fronteiras? lcito proteger o seu povo de organizaes que abertamente desejam a sua aniquilao.

Vous aimerez peut-être aussi