Vous êtes sur la page 1sur 3

Anotaes da Lei do Ministrio Pblico DAS DISPOSIES GERAIS Quem o Ministrio Pblico?

? Instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindolhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. Quais os princpios que o regem? A unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional. Um ponto importante que o MP pode propor ao Poder Legislativo a criao e a extino dos cargos das carreiras, bem como, a fixao, a reviso, o reajuste e a recomposio dos vencimentos dos seus membros e dos seus servidores. Quais as autonomias inerentes ao MP? Autonomia funcional, administrativa e financeira, com eficcia plena e execuo imediata. Autonomia Financeira relaciona-se diretamente ao oramento. Quem encaminha a proposta oramentria do MP, que elaborada em conjunto com os demais Poderes,ao Governador do ES, o procurador geral. Recursos prprios e globais inclusive os crditos suplementares e especiais: sem vinculao a qualquer despesa. O controle Interno exercido pela Assessoria de Controle Interno, conforme regulamentao por ato do Procurador Geral de Justia. Quem julga as contas do MP? O Tribunal de Contas do Estado. DA ORGANIZAO DO MINISTRIO PBLICO Como formado o MP? I - os rgos de Administrao Superior; (PSC3) So formados por: I - a Procuradoria-Geral de Justia; (rgo executivo) II as Subprocuradorias Gerais de Justia; III - o Colgio de Procuradores de Justia; IV - o Conselho Superior do Ministrio Pblico; V - a Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico. II - os rgos de Administrao; (PP) So formados por: I - as Procuradorias de Justia; II - as Promotorias de Justia. III - os rgos de Execuo; (P3SC) So formados por: I - o Procurador-Geral de Justia; II os Subprocuradores Gerais de Justia; III - o Conselho Superior do Ministrio Pblico;

IV - os Procuradores de Justia; V - os Promotores de Justia IV - os rgos Auxiliares.(A2E) So formados por: I - rgos de Execuo Administrativa; II - rgos de Assessoramento; III - rgos de Apoio Administrativo. DOS RGOS DE ADMINISTRAO SUPERIOR DA PROCURADORIA
CHEFE: PROCURADOR GERAL DA JUSTIA

PROCURADORIA RGO EXECUTIVO

CHEFE

PGJ

SUBORDINAM-SE ADMINISTRATIVAMENTE

RGOS DE ADMINISTRAO

RGOS AUXILIARES

1 O Ministrio Pblico tem por chefe o Procurador-Geral de Justia, nomeado pelo Governador do Estado, dentre seus integrantes, vitalcios e com mais de trinta e cinco anos de idade, indicados em lista trplice, para mandato de dois anos, com incio no dia dois de maio dos anos pares, permitida uma reconduo consecutiva, observado o mesmo procedimento, e considerando-se classificados para comp-la os trs concorrentes que, individualmente, obtiverem a maior votao. 2 A lista de que trata o pargrafo anterior ser composta em eleio, a ser realizada at trinta dias antes do trmino do mandato, mediante voto obrigatrio, plurinominal e secreto de todos os integrantes ativos da carreira do Ministrio Pblico. 3 Em caso de empate, considerar-se- classificado para integrar a lista trplice o candidato mais antigo na carreira, ou, sendo igual Antigidade, o mais idoso. 4 Podem concorrer eleio os membros ativos e vitalcios do Ministrio Pblico.

5 Os candidatos lista trplice, para escolha do Procurador-Geral de Justia, afastar-se-o do exerccio de suas funes dez dias antes da eleio.
6 A lista, elaborada nos termos dos pargrafos deste artigo, ser remetida, no prazo mximo de setenta e duas horas, ao Governador do Estado, com indicao das respectivas votaes, para escolha e nomeao do Procurador-Geral de Justia. 7 Caso o Chefe do Poder Executivo no efetive a nomeao do novo Procurador-Geral de Justia, nos quinze dias que se seguirem ao recebimento da lista trplice, ser investido automaticamente e empossado no cargo pelo Colgio de Procuradores de Justia, para cumprimento do mandato, o membro do Ministrio Pblico mais votado, aplicando-se o critrio do 3 deste artigo no caso de empate. 8 O Procurador-Geral de Justia tomar posse e entrar em exerccio em sesso solene do Colgio de Procuradores de Justia, na data prevista no 1 deste artigo. 9 O Procurador-Geral de Justia em exerccio, ouvido o Colgio de Procuradores de Justia, baixar, at sessenta dias antes do pleito, normas complementares, regulamentando o processo eleitoral para a elaborao da lista trplice. 10. O Procurador-Geral de Justia poder ser destitudo antes do prazo referido no 1 deste artigo, por deliberao da maioria absoluta do Poder Legislativo, em caso de abuso de poder, negligncia, corrupo ou grave omisso nos deveres do cargo, ou outro comportamento incompatvel com o desempenho da funo, ou que atente contra os interesses do Ministrio Pblico, assegurada ampla defesa. 11. A destituio do Procurador-Geral de Justia, nos casos previstos no inciso anterior, ser admitida, desde que formulada por um tero dos integrantes do Colgio de Procuradores de Justia ou por um quinto dos membros do Ministrio Pblico em atividade, com garantia da ampla defesa, e na forma disposta no Regimento Interno do Colgio de Procuradores de Justia. 12. A destituio do Procurador-Geral de Justia, na hiptese do pargrafo anterior, depender de autorizao da Assemblia Legislativa. Art. 9 Ocorrendo a vacncia do cargo de Procurador-Geral de Justia nos ltimos seis meses do mandato, assumir interinamente o Procurador de Justia mais antigo na instncia, que realizar a eleio pelo Colgio de Procuradores de Justia, no prazo de trinta dias, para preenchimento do cargo.

Pargrafo nico. O eleito ser empossado dentro do prazo do "caput" do artigo, para cumprimento do restante do mandato, em sesso solene do Colgio de Procuradores de Justia, aps nomeao pelo Chefe do Executivo.

Vous aimerez peut-être aussi