Vous êtes sur la page 1sur 50

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.

com

A LOCALIZAO DOS LUGARES NO ESPAO


Em geografia, a idia de direo nos dada pela orientao, baseada nos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais, representados na figura denominada rosa-dos-ventos.

A localizao de um lugar definida pelas coordenadas geogrficas (latitude e longitude) e pela altitude. Sua posio est ligada ao conjunto de relaes que foram estabelecidas entre esse lugar e os outros lugares, dentro do espao geogrfico. Embora o conceito de espao geogrfico envolva elementos concretos e abstratos, para a localizao de um lugar no espao precisamos trabalhar com algo concreto: um local onde podemos nos mover, levando em conta as direes e a altitude. Em geografia, a ideia de direo nos dada pela orientao, baseada nos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais, representados na figura denominada rosa-dos-ventos. Vale salientar tambm que existem tambm outras denominaes para os pontos geogrficos a saber: meridional ou austral significa dizer que est ao sul;
1 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

setentrional ou boreal significa dizer que est ao norte; ocidente quer dizer que est ao oeste; oriente quer dizer que est ao leste; sul-oriental que dizer que est ao sudeste; sul-ocidental quer dizer que est ao sudoeste; norte-oriental quer dizer que est ao nordeste; norte-ocidental quer dizer que est ao noroeste.

MERIDIANO DE GREENWICH
Podemos traar sobre o globo tantos meridianos quantos desejarmos e qualquer um deles, junto ao seu antimeridiano, estar dividindo o planeta em duas metades exatamente iguais. Essa caracterstica tornou necessrio determinar aquele que seria o meridiano de origem, com base no qual seriam definidas as posies relativas dos pontos sobre a superfcie terrestre. Durante muito tempo, cada nao utilizou como meridiano-base aquele que atravessava a sua capital. O Brasil utilizava o meridiano do Observatrio do Castelo, no Rio de Janeiro; a Frana utilizava o meridiano de Paris; os Estados Unidos, o meridiano de Washington; o Reino Unido, o de Greenwich, que passa pelo observatrio de mesmo nome, em Londres; e assim acontecia em quase todos os outros pases. Essa situao criava inmeros embaraos nas relaes internacionais, quer nas comunicaes e no comrcio, quer, em especial, na navegao martima, na poca (final do sculo XIX) o principal meio de transporte entre os continentes. Em 1884, os Estados Unidos e o Reino Unido assinaram o Acordo de Washington, pelo qual os norte-americanos passariam a tomar Greenwich como seu meridiano referencial. Pesaram nessa deciso a hegemonia britnica no mundo, alm da necessidade da preciso horria num pas como os Estados Unidos, em que uma ferrovia transcontinental atravessa, de costa a costa, cerca de 4 mil quilmetros. Alguns pases opuseram-se definio de Greenwich como meridiano principal, entre eles a Frana. Foram realizadas vrias negociaes, at
2 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

que foi encontrada uma soluo: todos adotariam Greenwich, e o sistema mtrico, cujo padro o metro, seria adotado como o sistema de medidas internacional. O Reino Unido, a partir de ento, usaria esse sistema em substituio ao uso de medidas em polegadas. Assim, oficializou-se o meridiano de Greenwich como o meridiano inicial para a definio das posies dos pontos sobre a superfcie terrestre no Congresso Internacional de Geografia realizado em Londres em 1895.

COORDENADAS GEOGRFICAS LAT e LON


O meridiano de Greenwich e a longitude tm um papel importante na definio das diferenas de horas que ocorrem entre vrios lugares da Terra. Longitude a distncia, medida em graus, de qualquer lugar da Terra ao meridiano de Greenwich. Latitude a distncia, medida em graus, de qualquer lugar da superfcie terrestre ao Equador. A interseco da latitude com a longitude nos d a localizao de qualquer lugar da superfcie da Terra.

3 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

AS ZONAS TRMICAS DA TERRA


Voc j sabe que os meridianos e os paralelos so indicados por graus de circunferncias e que algumas dessas linhas recebem nomes especiais. o caso da linha do Equador e do meridiano de Greenwich, que so as coordenadas iniciais, isto , 0. Alm do Equador, h outros paralelos que recebem nomes prprios, pois so muito importantes. So eles: Trpico de Cncer a 23 27 de latitude norte; Trpico de Capricrnio a 23 27 de latitude sul; Crculo Polar rtico a 66 33 de latitude norte; Crculo Polar Antrtico - a 66 33 de latitude sul. Os trpicos e os crculos polares so importantes porque servem de limite para as zonas da Terra. Essas zonas so chamadas assim para destacar a influncia da insolao ou luminosidade solar e porque h uma inclinao de aproximadamente 23. Essa inclinao favorece, associada ao movimento de translao da Terra, o surgimento das estaes do ano caracterizado pelos solstcios e equincios. Zona tropical: a faixa, das baixas latitudes, localizadas entre os trpicos. Por isso, tambm chamada de zona intertropical. Caracteriza-se por receber mais intensamente a luz solar, pois nela os raios do Sol incidem verticalmente, ficando a pino ao meio-dia. Como o calor da superfcie terrestre vem do Sol, fcil concluir que esta em mdia a zona mais quente do nosso planeta. Zonas temperadas: so zonas localizadas em latitudes mdias, compreendidas entre o trpico e o crculo polar, tanto no hemisfrio norte como no hemisfrio sul. Nessas zonas, os raios do Sol nunca ficam realmente a pino, pois incidem de modo mais ou menos inclinado. Quando maior o afastamento em relao ao Equador, maior ser a inclinao dos raios solares, o que reduz a quantidade de luz e calor recebidos do Sol. Assim, as zonas temperadas so menos quentes e iluminadas que a zona tropical.
4 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Zonas polares: so as zonas de altas latitudes, localizadas alm dos crculos polares, tanto no hemisfrio norte como no hemisfrio sul. Essas zonas recebem os raios do Sol muito inclinados e, portanto, muito fracos. Por causa disso, so muito frias. H perodos do ano em que o Sol nem aparece. A maior parte do territrio brasileiro, por exemplo, situa-se na zona intertropical. Da porque no Brasil, em geral, predominam temperaturas elevadas.

O SISTEMA GPS
GPS a sigla da expresso Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global). A expresso refere-se ao sistema desenvolvido na dcada de 1960 pelo Departamento de Defesa dos EUA, com fins militares, e posteriormente disponibilizado para os civis. O GPS captura sinais de alguns dos satlites artificiais que foram colocados em rbita, segundo o projeto Navstar. A aparelho calcula a posio dos satlites por meio de sinais e determina com exatido a posio de qualquer objeto na superfcie da Terra, fornecendo para isso as coordenadas geogrficas e a altitude do lugar. A Unio Europia pretende colocar em funcionamento um concorrente do GPS, o Galileo Satellite System, que contar com 30 satlites.

5 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Relao entre altitude e latitude

A IMPORTNCIA DA LATITUDE
A latitude um fator importantssimo para explicar as diferenas trmicas, isto , as diferenas de temperatura na superfcie terrestre. Geralmente as temperaturas diminuem do Equador para os plos. Assim, quanto menor a latitude, maior a temperatura, e vice-versa. As reas de altas latitudes, ou seja, mais distantes do Equador, so mais frias que as de baixas latitudes. importante saber que essas diferenas de temperatura so aproximadas, no absolutas. Em geral as reas temperadas so mais frias que as equatoriais e mais quentes que as polares, mas h excees. Existem reas muito frias situadas dentro da zona tropical e reas quentes, dentro da zona temperada. Porque alm da latitude outros fatores influenciam na temperatura, como a altitude.

6 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

A INFLUNCIA DA ALTITUDE
De maneira geral, a temperatura diminui com a altitude. Essa diminuio de cerca de 0,6C a cada 100 m. Assim, considerando as caractersticas do relevo da superfcie terrestre, com reas baixas e reas elevadas, regies de latitudes semelhantes podem ter temperaturas bem diferentes. Por exemplo, o monte Qunia, com 5.211m de altitude localizado no pas de mesmo nome (que atravessado pela linha do equador), apresenta as chamadas neves eternas e clima frio de montanha. As demais reas do pas apresentam clima tropical, com duas estaes bem definidas: uma de chuvas (no vero) e outra de seca (no inverno).

Movimentos da Terra
A Terra faz movimentos constantes no espao. Esses movimentos so chamados de movimento de rotao e movimento de translao. FORMA DA TERRA:________________________________ REA:__________________________________________________________ DIMETROS:______________________________________________________ ____

7 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

8 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Rotao... este movimento...

nosso

primeiro

Rotao movimento onde a Terra gira em torno de seu prprio eixo. Esse movimento acontece no sentido anti-horrio e dura exatamente 23 horas 56 minutos 4 segundos e 9 centsimos para ser concludo, sendo o responsvel por termos o dia e a noite.
9 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Quando um lado do planeta est para o lado do sol, dia, e, consequentemente, do lado oposto noite. Sem o movimento da Rotao no haveria vida na Terra, j que este movimento desempenha um papel fundamental no equilbrio de temperatura e composio qumica da atmosfera. O movimento de rotao da Terra ocorre de oeste para leste, ou seja, a poro Leste v o nascer do sol primeiro que o Oeste. Como exemplo podemos citar o Brasil e o Japo, onde a diferena de fusos horrios exatamente 12 horas, deste modo, quando no Japo so 6h da manh, no Brasil so 6h da tarde.

Translao
O movimento de translao aquele que o planeta Terra realiza ao redor do Sol junto com os outros planetas.

O tempo necessrio para completar uma volta ao redor do Sol de 365 dias, 5 horas e cerca de 48 minutos e ocorre numa velocidade mdia de 107.000 km por hora. O tempo que a planeta leva para dar uma volta completa ao redor do Sol chamado "ano". O ano civil, aceito por conveno, tem 365 dias. Como o ano sideral, ou o tempo concreto do movimento de translao, de 365 dias e 6 horas, a cada quatro anos temos um ano de 366 dias, dia este que acrescido ao nosso calendrio no ms de fevereiro e que recebe o nome de ano bissexto.

10 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

O movimento de translao o responsvel pelas quatro estaes do ano: vero, outono, inverno e primavera, que ocorrem em razo das diferentes localizaes da Terra no espao.

LUA...
11 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

A Lua possui muitos movimentos, mas os principais so a rotao, a revoluo e a translao. O movimento de translao da Lua o que faz em torno do Sol acompanhando a Terra. Sua durao o de um ano, portanto, 365 dias. A rotao da Lua o movimento que ela faz em torno do seu prprio eixo. A revoluo o elptico que ela faz ao redor da Terra. Esses dois ltimos movimentos tem a mesma durao, pois so realizados, em tempos iguais, num perodo aproximado de 27 dias e 8 horas. Devido igualdade nas duraes desses dois movimentos que a Lua nos mostra sempre a mesma e nica face. Como a rbita da Lua tambm elptica, a distncia Lua-Terra varia ao longo do perodo da revoluo. A distncia mdia da Lua Terra de aproximadamente 384 000 quilmetros. Obs:_______________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________
12 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ______________________

de um eclipse a sombra. A luz proveniente de uma fonte luminosa, ao ser interrompida por um objeto, projeta no espao oposto fonte, uma zona escura denominada sombra", explica o fsico Plnio Fasolo, professor da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

ECLIPSES DO SOL E DA LUA "O principal elemento

13 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

A sombra de qualquer objeto constituda por duas partes: a umbra, que a parcela da sombra que no recebe luz alguma proveniente da fonte luminosa, e a penumbra, a parte da sombra que recebe a luz de partes da fonte luminosa, mas no de toda.
No caso do eclipse lunar, o Sol projeta sua luz sobre nosso planeta, e a Lua ocultada pela umbra da Terra. Nessa situao a Lua esta experimentando a fase total do eclipse. J enquanto ela transita pela penumbra da sombra da Terra, nas laterais da umbra, o eclipse da Lua parcial. Para explicar o eclipse solar, Fasolo destaca que o Sol uma fonte de luz de dimenso imensa se comparada ao tamanho da Terra e da Lua. Por isso as sombras da Terra e da Lua, alm de possurem muita penumbra, possuem umbras em forma de cone. "As sombras tanto da Lua como a da Terra se formam sempre do lado oposto ao do Sol, que a fonte de luz. O cone de umbra da Terra muito maior do que a distncia da planeta Lua." Mas o professor esclarece que o cone de umbra da Lua varivel. Tem uma dimenso praticamente igual sua distncia da Terra. "Essa coincidncia passa a ser responsvel pela existncia de dois tipos de eclipses do Sol produzidos pelo cone de umbra da Lua: o eclipse total do Sol e o eclipse anular." Fasolo conta que ocorrer um eclipse total do Sol na regio da superfcie da Terra tocada pela ponta do cone de umbra, quando esta sombra possuir dimenso maior do que a distncia da Terra Lua.

J o eclipse ser anular quando a dimenso do cone de sombra da Lua for um pouco menor do sua distncia para a Terra, deixando por isso de tocar a superfcie da Terra. "Nesse caso a Lua tapar a
14 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

regio central do disco solar deixando em torno um anel de luz."

Projees Cartogrficas
Os sistemas de projees cartogrficas foram desenvolvidos para dar uma soluo ao problema da transferncia de uma imagem da superfcie curva da esfera terrestre para um plano da carta, o que sempre vai acarretar deformaes. Os sistemas de projees constituem-se de uma frmula matemtica que transforma as coordenadas geogrficas, a partir de uma superfcie esfrica (elipsoidal), em coordenadas planas, mantendo correspondncia entre elas. O uso deste artifcio geomtrico das projees consegue reduzir as deformaes, mas nunca elimin-las. Os tipos de propriedades geomtricas que caracterizam as projees cartogrficas, em suas relaes entre a esfera (Terra) e um plano, que o mapa, so:
15 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

a) Conformes os ngulos so mantidos idnticos (na esfera e no plano) e as reas so deformadas. b) Equivalentes quando as reas apresentam-se idnticas e os ngulos deformados. c) Afilticas quando as reas e os ngulos apresentam-se deformados.

Projeo de Mercator
Nesta projeo os meridianos e os paralelos so linhas retas que se cortam em ngulos retos. Corresponde a um tipo cilndrico pouco modificado. Nela as regies polares aparecem muito exageradas. Caractersticas: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ________________________________

16 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Projeo de Peters
Outra projeo muito utilizada para planisfrios a de Arno Peters, que data de 1973. Sua base tambm cilndrica equivalente, e determina uma distribuio dos paralelos com intervalos decrescentes desde o Equador at os plos, como podemos observar no mapa a seguir. Caractersticas:

____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________


17 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

____________________________________________ ____________________________________________ ________________________

As retas perpendiculares aos paralelos e as linhas meridianas tm intervalos menores, resultando na representao das massas continentais, um significativo achatamento no sentido Leste-Oeste e a deformao no sentido Norte-Sul, na faixa compreendida entre os paralelos 60o Norte e Sul, e acima destes at os plos, a impresso de alongamento da Terra.

Projeo ortogrfica
Ela nos apresenta um hemisfrio como se o vssemos a grande distncia. Os paralelos mantm seu paralelismo e os meridianos passam pelos plos, como ocorre na esfera. As terras prximas ao Equador aparecem com forma e reas corretas, mas os plos apresentam maior deformao.

18 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Projeo cnica
Nesta projeo os meridianos convergem para os plos e os paralelos so arcos concntricos situados a igual distncia uns dos outros. So utilizados para mapas de pases de latitudes mdias.

Projeo de Mollweide
Nesta projeo os paralelos so linhas retas e os meridianos, linhas curvas. Sua rea proporcional da esfera terrestre, tendo a forma elptica. As zonas centrais apresentam grande exatido, tanto em rea como em configurao, mas as extremidades apresentam grandes distores.

19 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Projeo Azimutal Equidistante Oblqua Centrada na Cidade de So Paulo


Nesta projeo, centrada em So Paulo, os ngulos azimutais so mantidos a partir da parte central da projeo.

20 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

OBS: _________________________________ FUSOS HORRIOS ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ __________

21 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Os fusos horrios, tambm denominados zonas horrias, foram estabelecidos atravs de uma reunio composta por representantes de 25 pases em Washington, capital estadunidense, em 1884. Nessa ocasio foi realizada uma diviso do mundo em 24 fusos horrios distintos. A metodologia utilizada para essa diviso partiu do princpio de que so gastos, aproximadamente, 24 horas (23 horas, 56 minutos e 4 segundos) para que a Terra realize o movimento de rotao, ou seja, que gire em torno de seu prprio eixo, realizando um movimento de 360. Portanto, em uma hora a Terra se desloca 15. Esse dado obtido atravs da diviso da circunferncia terrestre (360) pelo tempo gasto para que seja realizado o movimento de rotao (24 h). O fuso referencial para a determinao das horas o Greenwich, cujo centro 0. Esse meridiano, tambm denominado inicial, atravessa a GrBretanha, alm de cortar o extremo oeste da Europa e da frica. A hora determinada pelo fuso de Greenwich recebe o nome de GMT. A partir disso, so estabelecidos os outros limites de fusos horrios. A Terra realiza seu movimento de rotao girando de oeste para leste em torno do seu prprio eixo, por esse motivo os fusos a leste de Greenwich (marco inicial) tm as horas adiantadas (+); j os fusos situados a oeste do meridiano inicial tm as horas atrasadas (-). Alguns pases de grande extenso territorial no sentido leste-oeste
22 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

apresentam mais de um fuso horrio. A Rssia, por exemplo, possui 11 fusos horrios distintos, consequncia de sua grande rea. O Brasil tambm apresenta mais de um fuso horrio, pois o pas apresenta extenso territorial 4.319,4 quilmetros no sentido leste-oeste, fato que proporciona a existncia de quatro fusos horrios distintos, no entanto, graas ao Decreto n 11.662, publicado no >>> Dirio Oficial de 25 de abril de 2008, o pas passou a adotar somente trs. A compreenso dos fusos horrios de extrema importncia, principalmente para as pessoas que realizam viagens e tm contato com pessoas e relaes comerciais com locais de fusos distintos dos seus, proporcionado, portanto, o conhecimento de horrios em diferentes partes do globo.

FUSO HORRIO NO BRASIL


O territrio brasileiro est localizado a oeste do meridiano de Greenwich (longitude 0) e, em virtude de sua grande extenso longitudinal, compreende quatro fusos horrios, variando de duas a cinco horas a menos que a hora do meridiano de Greenwich (GMT). O primeiro fuso (30 O) tem duas horas a menos que a GMT. O segundo fuso (45 O), o horrio oficial de Braslia, trs horas atrasado em relao GMT. O terceiro fuso (60 O) tem quatro horas a menos que a GMT. O quarto e ltimo possui cinco horas a menos em relao GMT. Horrio de vero: Prtica adotada em vrios pases do mundo para economizar energia eltrica. Consiste em adiantar os relgios em uma hora durante o vero nos lugares onde, nessa poca do ano, a durao do dia significativamente maior que a da noite. Com isso, o momento de pico de consumo de energia eltrica retardado em uma hora. Usado vrias vezes no Brasil no decorrer do sculo XX (1931, 1932, 1949 a 1952, 1963 e 1965 a 1967), o horrio de vero retomado a partir de 1985.

23 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Em 1998 tem incio em 11 de outubro, com durao prevista at 21 de fevereiro de 1999. Atinge 12 estados e o Distrito Federal: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paran, So Paulo, Rio de Janeiro, Esprito Santo, Minas Gerais, Gois, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Bahia. Nos demais estados, tanto no inverno quanto no vero, no h diferena significativa na durao do dia e da noite. A economia resultante da adoo do horrio de vero equivale, em mdia, a 1% do consumo nacional de energia. Em 1997, a reduo mdia do consumo de energia eltrica durante os trs primeiros meses (outubro a dezembro) de vigncia do horrio de vero nas regies Sul, Sudeste e Centro-Oeste de 270 megawatts, ou 0,9%. Esse valor corresponde energia consumida, no mesmo perodo, por um estado do tamanho de Mato Grosso do Sul. No horrio de pico, entre 17h e 22h, a reduo registrada de 1.480 MW, ou cerca de duas vezes a capacidade de gerao da usina nuclear Angra I. Segundo a Lei n 11.662, de 24 de abril de 2008, a partir de zero hora de 24 de junho de 2008 passaram a vigorar no Brasil 3 (trs) fusos horrios. O presidente Luiz Incio Lula da Silva sancionou ontem (24), sem vetos, a lei que reduz de quatro para trs o nmero de fusos horrios usados no Brasil. A mudana, que tem prazo de 60 dias para entrar em vigor, atingir municpios nos Estados do Acre, Amazonas e Par e ser publicada no "Dirio Oficial" da Unio de hoje. Dentro desse prazo, os 22 municpios do Acre ficaro com diferena de uma hora em relao a Braslia --hoje so duas horas a menos. Municpios da parte oeste do Amazonas, na divisa com o Acre, sofrero a mesma mudana, o que igualar o fuso dos Estados do Acre e do Amazonas. A mudana na lei tambm far com que o Par, que atualmente tem dois fusos horrios, passe a ter apenas um. Os relgios da parte oeste do
24 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Estado sero adiantados em mais uma hora, fazendo com que todo o Par fique com o mesmo horrio de Braslia. O projeto, de autoria do senador Tio Viana (PT-AC), foi aprovado no Senado em 2007. Ao tramitar na Cmara, foi alvo de presso de emissoras de televiso. O lobby foi por conta da entrada em vigor de portaria do Ministrio da Justia que determinou a exibio do horrio de programas obedecendo classificao indicativa. Parlamentares da regio Norte ainda pressionam o governo em virtude das regras da classificao indicativa.

ESCALAS
O mapa uma imagem reduzida de uma determinada superfcie. Essa reduo - feita com o uso da escala - torna possvel a manuteno da proporo do espao representado. fcil reconhecer um mapa do Brasil, por exemplo, independente do tamanho em que ele apresentado, pois a sua confeco obedeceu a determinada escala, que mantm a sua forma. A escala cartogrfica estabelece, portanto, uma relao de proporcionalidade entre as distncias lineares num desenho (mapa) e as distncias correspondentes na realidade. As escalas podem ser indicadas de duas maneiras, atravs de uma representao grfica ou de uma representao numrica.

Escala grfica
A escala grfica representada por um pequeno segmento de reta graduado, sobre o qual est estabelecida diretamente a relao entre as distncias no mapa, indicadas a cada trecho deste segmento, e a distncia real de um territrio. Observe:

25 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

De acordo com este exemplo cada segmento de 1cm equivalente a 3 km no terreno, 2 cm a 6 km, e assim sucessivamente. Caso a distncia no mapa, entre duas localidades seja de 3,5 cm, a distncia real entre elas ser de 3,5 X 3, ou 10,5 km (dez quilmetros e meio). A escala grfica apresenta a vantagem de estabelecer direta e visualmente a relao de proporo existente entre as distncias do mapa e do territrio.

Escala numrica
A escala numrica estabelecida atravs de uma relao matemtica, normalmente representada por uma razo, por exemplo: 1: 300 000 (1 por 300 000). A primeira informao que ela fornece a quantidade de vezes em que o espao representado foi reduzido. Neste exemplo, o mapa 300 000 vezes menor que o tamanho real da superfcie que ele representa. Na escala numrica as unidades, tanto do numerador como do denominador, so indicadas em cm. O numerador sempre 1 e indica o valor de 1cm no mapa. O denominador a unidade varivel e indica o valor em cm correspondente no territrio. No caso da escala exemplificada (1: 300 000), 1cm no mapa representa 300 000 cm no terreno, ou 3 km. Trata-se portanto da representao numrica da mesma escala grfica apresentada anteriormente.

Caso o mapa seja confeccionado na escala 1 300, cada 1cm no mapa representa 300 cm ou 3 m. Para fazer estas transformaes necessrio aplicar a escala mtrica decimal:

26 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

ou

Aplicao da escala A escala (E) de um mapa a relao entre a distncia no mapa (d) e a distncia real (D). Isto :

As questes que envolvem o uso da escala esto geralmente relacionadas a trs situaes:
27 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

1. Calcular a distncia real entre dois pontos, separados por 5 cm (d), num mapa de escala (E) 1: 300 000.

2. Calcular a distncia no mapa (d) de escala (E) 1: 300 000 entre dois pontos situados a 15 km de distncia (D) um do outro.

3. Calcular a escala (E), sabendo-se que a distncia entre dois pontos no mapa (d) de 5 cm representa a distncia real (D) de 15 km.

Grande e pequena escala Para a elaborao de mapas de superfcies muito extensas necessrio que sejam utilizadas escalas que reduzam muito os elementos representados. Esses mapas no apresentam detalhes e so elaborados em pequena escala. Portanto, quanto maior o denominador da escala, maior a reduo aplicada para a sua elaborao e menor ser a escala. As escalas grandes so aqueles que reduzem menos o espao representado pelo mapa e, por essa razo, possvel um maior detalhamento dos elementos existentes. Por isso, so aquelas cujo denominador menor. As escalas maiores normalmente so denominadas
28 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

de plantas que podem ser utilizadas num projeto arquitetnico ou para representar uma cidade. De acordo com os exemplos j citados a escala 1: 300 maior do que a escala 1: 300 000. A escolha da escala fundamental ao propsito do mapa e ao tipo de informao que se pretende destacar. Numa pequena escala o mais importante representar as estruturas bsicas dos elementos representados e no a exatido de seu posicionamento ou os detalhes que apresentam. Alis, o detalhamento neste tipo de mapa compromete a sua qualidade e dificulta a sua leitura. Numa grande escala, como plantas de uma casa ou de uma cidade, existe uma maior preocupao com os detalhes, mas assim mesmo as informaes devem ser selecionadas para atender apenas o objetivo pelo qual foram elaboradas.

>>> Esta primeira parte de estudo serviu para que voc tivesse a noo clara de localizao e posio. Vejo como muito importante esta fase de aulas, pois agora sua viso a respeito de muitas outras coisas em Geografia vai mudar. Aproveite este momento para exercitar tpicos como escalas, fusos horrios, radiao solar, coordenadas geogrficas e assuntos relacionados a estes pontos. Mais na frente voc ir encontrar uma bateria de testes e com isto voc vai testar seus conhecimentos. Qualquer dvida pergunte sempre, pois esta a maneira adequada de estudar. Lembre, aqui ningum dono da verdade.

29 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

CAPITALISMO

Encontramos a origem do sistema capitalista na passagem da Idade Mdia para a Idade Moderna. Com o renascimento urbano e comercial dos sculos XIII e XIV, surgiu na Europa uma nova classe social: a burguesia. Esta nova classe social buscava o lucro atravs de atividades comerciais. Neste contexto, surgem tambm os banqueiros e cambistas, cujos ganhos estavam relacionados ao dinheiro em circulao, numa economia que estava em pleno desenvolvimento. Historiadores e economistas identificam nesta burguesia, e tambm nos cambistas e banqueiros, ideais embrionrios do sistema capitalista : lucro,
30 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

acmulo de riquezas, controle dos sistemas de produo e expanso dos negcios.

Primeira Fase: Capitalismo Comercial ou PrCapitalismo


Este perodo estende-se do sculo XVI ao XVIII. Inicia-se com as Grandes Navegaes e Expanses Martimas Europias, fase em que a burguesia mercante comea a buscar riquezas em outras terras fora da Europa. Os comerciantes e a nobreza estavam a procura de ouro, prata, especiarias e matrias-primas no encontradas em solo europeu. Estes comerciantes, financiados por reis e nobres, ao chegarem Amrica, por exemplo, vo comear um ciclo de explorao, cujo objetivo principal era o enriquecimento e o acmulo de capital. Neste contexto, podemos identificar as seguintes caractersticas capitalistas : busca do lucros, uso de mode-obra assalariada, moeda substituindo o sistema de trocas, relaes bancrias, fortalecimento do poder da burguesia e desigualdades sociais.

Segunda Fase: Capitalismo Industrial


No sculo XVIII, a Europa passa por uma mudana significativa no que se refere ao sistema de produo. A Revoluo Industrial, iniciada na Inglaterra, fortalece o sistema capitalista e solidifica suas razes na Europa e em outras regies do mundo. A Revoluo Industrial modificou o sistema de produo, pois colocou a mquina para fazer o trabalho que antes era realizado pelos artesos. O dono da fbrica conseguiu, desta forma, aumentar sua margem de lucro, pois a produo acontecia com mais rapidez. Se por um lado esta mudana trouxe benefcios (queda no preo das mercadorias), por outro a populao perdeu muito. O desemprego, baixos salrios, pssimas condies de trabalho, poluio do ar e rios e acidentes nas mquinas foram problemas enfrentados pelos trabalhadores deste perodo. O lucro ficava com o empresrio que pagava um salrio baixo pela mo-de-obra dos operrios. As indstrias, utilizando mquinas vapor, espalharam-se rapidamente pelos quatro cantos da Europa. O capitalismo ganhava um novo formato.

31 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Muitos pases europeus, no sculo XIX, comearam a incluir a sia e a frica dentro deste sistema. Estes dois continentes foram explorados pelos europeus, dentro de um contexto conhecido como neocolonialismo. As populaes destes continentes, foram dominadas a fora e tiveram suas matrias-primas e riquezas exploradas pelos europeus. Eram tambm forados a trabalharem em jazidas de minrios e a consumirem os produtos industrializados das fbricas europias.

Terceira Fase: Financeiro

Capitalismo

Monopolista-

Iniciada no sculo XX, esta fase vai ter no sistema bancrio, nas grandes corporaes financeiras e no mercado globalizado as molas mestras de desenvolvimento. Podemos dizer que este perodo est em pleno funcionamento at os dias de hoje. Grande parte dos lucros e do capital em circulao no mundo passa pelo sistema financeiro. A globalizao permitiu as grandes corporaes produzirem seus produtos em diversas partes do mundo, buscando a reduo de custos. Estas empresas, dentro de uma economia de mercado, vendem estes produtos para vrios pases, mantendo um comrcio ativo de grandes propores. Os sistemas informatizados possibilitam a circulao e transferncia de valores em tempo quase real. Apesar das indstrias e do comercio continuarem a lucrar muito dentro deste sistema, podemos dizer que os sistemas bancrio e financeiro so aqueles que mais lucram e acumulam capitais dentro deste contexto econmico atual.

GLOBALIZAO O que Globalizao?

32 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Podemos dizer que um processo econmico e social que estabelece uma integrao entre os pases e as pessoas do mundo todo. Atravs deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idias, realizam transaes financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois est relacionado com a criao de uma rede de conexes, que deixam as distncias cada vez mais curtas, facilitando as relaes culturais e econmicas de forma rpida e eficiente.
33 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Origens da Caractersticas

Globalizao

suas

Muitos historiadores afirmam que este processo teve incio nos sculos XV e XVI com as Grandes Navegaes e Descobertas Martimas. Neste contexto histrico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relaes comerciais e culturais. Porm, a globalizao efetivou-se no final do sculo XX, logo aps a queda do socialismo no leste europeu e na Unio Sovitica. O neoliberalismo, que ganhou fora na dcada de 1970, impulsionou o processo de globalizao econmica. Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores, principalmente dos pases recm sados do socialismo. A concorrncia fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnolgicos para baratear os preos e tambm para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rpida e eficiente. Neste contexto, entra a utilizao da Internet, das redes de computadores, dos meios de comunicao via satlite etc. Uma outra caracterstica importante da globalizao a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indstrias. Muitas delas, produzem suas mercadorias em vrios pases com o objetivo de reduzir os custos. Optam por pases onde a mo-de-obra, a matria-prima e a energia so mais baratas. Um tnis, por exemplo, pode ser projetado nos Estados Unidos, produzido na China, com matria-prima do Brasil, e comercializado em diversos pases do mundo. Os tigres asiticos (Hong Kong, Taiwan, Cingapura e Coria do Sul) so pases que souberam usufruir dos benefcios da globalizao. Investiram muito em tecnologia e educao nas dcadas de 1980 e 1990. Como resultado, conseguiram baratear custos de produo e agregar tecnologias aos produtos. Atualmente, so grandes
34 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

exportadores e apresentam timos ndices de desenvolvimento econmico e social.

Blocos Econmicos e Globalizao


Dentro deste processo econmico, muitos pases se juntaram e formaram blocos econmicos, cujo objetivo principal aumentar as relaes comerciais entre os membros. Neste contexto, surgiram a Unio Europia, o Mercosul, a Comecom, o NAFTA, o Pacto Andino e a Apec. Estes blocos se fortalecem cada vez mais e j se relacionam entre si. Desta forma, cada pas, ao fazer parte de um bloco econmico, consegue mais fora nas relaes comerciais internacionais.

Internet, Inglesa

Aldeia

Global

Lngua

Como dissemos, a globalizao extrapola as relaes comerciais e financeiras. As pessoas esto cada vez mais descobrindo na Internet uma maneira rpida e eficiente de entrar em contato com pessoas de outros pases ou, at mesmo, de conhecer aspectos culturais e sociais de vrias partes do planeta. Junto com a televiso, a rede mundial de computadores quebra barreiras e vai, cada vez mais, ligando as pessoas e espalhando as idias, formando assim uma grande Aldeia Global. Saber ler, falar e entender a lngua inglesa torna-se fundamental dentro deste contexto, pois o idioma universal e o instrumento pelo qual as pessoas podem se comunicar.

Economia brasileira e a globalizao


O Brasil possui uma economia aberta ao mercado internacional, ou seja, nosso pas vende e compra produtos de diversos tipos para
35 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

diversas naes. Fazer parte da globalizao econmica apresenta vantagens e desvantagens. As vantagens o acesso aos produtos internacionais, muitas vezes mais baratos ou melhores do que os fabricados no Brasil. Por outro lado, estes produtos, muitas vezes, entram no mercado brasileiro com preos muitos baixos, provocando uma competio injusta com os produtos nacionais e levando empresas falncia e gerando desemprego em nosso pas. Isso vem ocorrendo atualmente com a grande quantidade de produtos chineses (brinquedos, calados, tecidos, eletrnicos) que entram no Brasil com preos muito baixos. Outra questo importante no aspecto econmico a integrao do Brasil no mercado financeiro internacional. Investidores estrangeiros passam a investir no Brasil, principalmente atravs da Bolsa de Valores, trazendo capitais para o pas. Porm, quando ocorre uma crise mundial, o Brasil diretamente afetado, pois tem sua economia muito ligada ao mundo financeiro internacional. muito comum, em momentos de crise econmica mundial, os investidores estrangeiros retirarem dinheiro do Brasil, provocando queda nos valores das aes e diminuio de capitais para investimentos.

Cultura brasileira e globalizao


No aspecto cultural os pontos so mais positivos do que negativos. Com a globalizao, os brasileiros podem ter acesso ao que ocorre no mundo das artes, cinema, msica, etc. Atravs da televiso, internet, rdio, cinema e intercmbios culturais, podemos ficar conectados ao mundo cultural internacional. Conhecimentos cientficos, artsticos e tecnolgicos chegam ao Brasil e tornam nossa cultura mais dinmica e completa. Por outro lado, a cultura brasileira sofre com essa influncia musical e comportamental macia, principalmente originria dos Estados Unidos. As msicas, os seriados e os filmes da indstria cultural norte-americana vo espalhando comportamentos e gostos que acabam diminuindo, principalmente entre os jovens, o interesse pela cultura brasileira.

NEOLIBERALISMO
36 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de idias polticas e econmicas capitalistas que defende a no participao do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comrcio (livre mercado), pois este princpio garante o crescimento econmico e o desenvolvimento social de um pas.

Surgiu na dcada de 1970, atravs da Escola Monetarista do economista Milton Friedman, como uma soluo para a crise que atingiu a economia mundial em 1973, provocada pelo aumento excessivo no preo do petrleo. Caractersticas do Neoliberalismo (princpios bsicos): - mnima participao estatal nos rumos da economia de um pas; - pouca interveno do governo no mercado de trabalho; - poltica de privatizao de empresas estatais; - livre circulao de capitais internacionais e nfase na globalizao; - abertura da economia para a entrada de multinacionais; - adoo de medidas contra o protecionismo econmico; - desburocratizao do estado: leis e regras econmicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econmicas; - diminuio do tamanho do estado, tornando-o mais eficiente; - posio contrria aos impostos e tributos excessivos; - aumento da produo, como objetivo bsico para atingir o desenvolvimento econmico; - contra o controle de preos dos produtos e servios por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e demanda suficiente para regular os preos; - a base da economia deve ser formada por empresas privadas; - defesa dos princpios econmicos do capitalismo. Crticas ao neoliberalismo Os crticos ao sistema afirmam que a economia neoliberal s beneficia as grandes potncias econmicas e as empresas multinacionais. Os pases pobres ou em processo de desenvolvimento (Brasil, por exemplo) sofrem com os resultados de uma poltica neoliberal. Nestes pases, so apontadas como causas do neoliberalismo: desemprego, baixos salrios, aumento das
37 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

diferenas sociais e dependncia do capital internacional. Pontos positivos Os defensores do neoliberalismo acreditam que este sistema capaz de proporcionar o desenvolvimento econmico e social de um pas. Defendem que o neoliberalismo deixa a economia mais competitiva, proporciona o desenvolvimento tecnolgico e, atravs da livre concorrncia, faz os preos e a inflao carem. Exemplos de governos que adotaram polticas econmicas neoliberais nos ltimos anos: - No Brasil: Fernando Collor de Melo (1990 - 1992) e Fernando Henrique Cardoso (1995 - 2003) - No Chile: Eduardo Frei (1994 - 2000), Ricardo Lagos (2000 - 2006) e Michelle Bachelet (2006 - 2010) - Nos Estados Unidos: Ronald Reagan (1981 - 1989), George Bush (1989 - 1993) e George W. Bush (2001- 2009) - No Mxico: Vicente Fox Quesada (2000 2006) - No Reino Unido: Margaret Thatcher (1979 1990)

BLOCOS ECONMICOS
Com a economia mundial globalizada, a tendncia comercial a formao de blocos econmicos. Estes so criados com a finalidade de facilitar o comrcio entre os pases membros. Adotam reduo ou iseno de impostos ou de tarifas alfandegrias e buscam solues em comum para problemas comerciais.
38 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Em tese, o comrcio entre os pases constituintes de um bloco econmico aumenta e gera crescimento econmico para os pases. Geralmente estes blocos so formados por pases vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta a nova tendncia mundial, pois cada vez mais o comrcio entre blocos econmicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econmico viver isolado do mundo comercial.

Veremos abaixo uma relao dos principais blocos econmicos da atualidade e suas caractersticas.

UNIO EUROPIA
A Unio Europia ( UE ) foi oficializada no ano de 1992, atravs do Tratado de Maastricht. Este bloco formado pelos seguintes pases : Alemanha, Frana, Reino
39 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Unido, Irlanda, Holanda (Pases Baixos), Blgica, Dinamarca, Itlia, Espanha, Portugal, Luxemburgo, Grcia, ustria, Finlndia e Sucia. Este bloco possui uma moeda nica que o EURO, um sistema financeiro e bancrio comum. Os cidados dos pases membros so tambm cidados da Unio Europia e, portanto, podem circular e estabelecer residncia livremente pelos pases da Unio Europia. A Unio Europia tambm possui polticas trabalhistas, de defesa, de combate ao crime e de imigrao em comum. A UE possui os seguintes rgos : Comisso Europia, Parlamento Europeu e Conselho de Ministros.

NAFTA
Fazem parte do NAFTA ( Tratado NorteAmericano de LivreComrcio ) os seguintes pases: Estados Unidos, Mxico e Canad. Comeou a funcionar no incio de 1994 e oferece aos pases membros vantagens no acesso aos mercados dos pases. Estabeleceu o fim das barreiras alfandegrias, regras comerciais em comum, proteo comercial e padres e leis financeiras. No uma zona livre de comrcio, porm reduziu tarifas de aproximadamente 20 mil produtos.

MERCOSUL
O Mercosul ( Mercado Comum do Sul ) foi oficialmente estabelecido em maro de 1991. formado pelos seguintes pases da
40 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Amrica do Sul : Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Futuramente, estuda-se a entrada de novos membros, como o Chile e a Bolvia. O objetivo principal do Mercosul eliminar as barreiras comerciais entre os pases, aumentando o comrcio entre eles. Outro objetivo estabelecer tarifa zero entre os pases e num futuro prximo, uma moeda nica.

PACTO ANDINO COMUNIDADE ANDINA DE NAES


Outro bloco econmico da Amrica do Sul formado por: Bolvia, Colmbia, Equador e Peru. Foi criado no ano de 1969 para integrar economicamente os pases membros. As relaes comerciais entre os pases membros chegam a valores importantes, embora os Estados Unidos sejam o principal parceiro econmico do bloco.

APEC
A APEC (Cooperao Econmica da sia e do Pacfico) foi criada em 1993 na Conferncia de Seattle (Estados Unidos da Amrica). Integram este bloco econmicos os seguintes pases: Estados Unidos da Amrica, Japo, China, Formosa (tambm conhecida como Taiwan), Coria do Sul, Hong Kong (regio administrativa especial
41 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

da China), Cingapura, Malsia, Tailndia, Indonsia, Brunei, Filipinas, Austrlia, Nova Zelndia, Papua Nova Guin, Canad, Mxico, Rssia, Peru, Vietn e Chile. Somadas as produes industriais de todos os pases, chega-se a metade de toda produo mundial. Quando estiver em pleno funcionamento (previso para 2020), ser o maior bloco econmico do mundo.

ASEAN
A ASEAN (Associao de Naes do Sudeste Asitico) foi criada em 8 de agosto de 1967. composta por dez pases do sudeste asitico (Tailndia, Filipinas, Malsia, Cingapura, Indonsia, Brunei, Vietn, Mianmar, Laos, Camboja).

BENELUX
Considerado o embrio da Unio Europia, este bloco econmico envolve a Blgica, Holanda e Luxemburgo. O BENELUX foi criado em 1958 e entrou em operao em 1 de novembro de 1960.

INDUSTRIALIZAO NO BRASIL
Enquanto o Brasil foi colnia de Portugal (1500 a 1822) no houve desenvolvimento industrial em nosso pas. A metrpole proibia o estabelecimento de fbricas em nosso territrio, para que os brasileiros consumissem os produtos manufaturados portugueses. Mesmo com a chegada da
42 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

famlia real (1808) e a Abertura dos Portos s Naes Amigas, o Brasil continuou dependente do exterior, porm, a partir deste momento, dos produtos ingleses.

De agora em diante veremos o incio da Industrializao no Brasil...

Era Vargas e desenvolvimento industrial


Foi durante o primeiro governo de Getlio Vargas (1930-1945) que a indstria brasileira ganhou um grande impulso. Vargas teve como objetivo principal efetivar a industrializao do pas, privilegiando as indstrias nacionais, para no deixar o Brasil cair na dependncia externa. Com leis voltadas para a regulamentao do mercado de trabalho, medidas protecionistas e investimentos em infra-estrutura, a indstria nacional cresceu significativamente nas dcadas de 1930-40. Porm, este desenvolvimento continuou restrito aos grandes centros urbanos da regio sudeste, provocando uma grande disparidade regional. Durante este perodo, a indstria tambm se beneficiou com o final da Segunda Guerra Mundial (1939-45), pois, os pases europeus, estavam com suas indstrias arrasadas, necessitando importar produtos industrializados de outros pases, entre eles o Brasil. Com a criao da Petrobrs (1953), ocorreu um grande desenvolvimento das indstrias ligadas produo de gneros derivados do
43 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

petrleo (borracha sinttica, tintas, plsticos, fertilizantes, etc).

Perodo JK
Durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956 -1960) o desenvolvimento industrial brasileiro ganhou novos rumos e feies. JK abriu a economia para o capital internacional, atraindo indstrias multinacionais. Foi durante este perodo que ocorreu a instalao de montadoras de veculos internacionais (Ford, General Motors, Volkswagen e Willys) em territrio brasileiro.

ltimas dcadas do sculo XX


Nas dcadas 70, 80 e 90, a industrializao do Brasil continuou a crescer, embora, em alguns momentos de crise econmica, ela tenha estagnado. Atualmente o Brasil possui uma boa base industrial, produzindo diversos produtos como, por exemplo, automveis, mquinas, roupas, avies, equipamentos, produtos alimentcios industrializados, eletrodomsticos, etc. Apesar disso, a indstria nacional ainda dependente, em alguns setores, (informtica, por exemplo) de tecnologia externa.

Consequncias da Industrializao no Brasil


O processo de industrializao brasileira apresentou vrios aspectos positivos, mas tambm negativos.

Aspectos positivos:
44 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

- O Brasil deixou de ser dependente das exportaes de produtos agrcolas; - Os salrios nas indstrias, com o tempo, ficaram mais atrativos do que no campo; - A industrializao gerou renda, aumentou o consumo e impulsionou o crescimento da economia brasileira; - O preo de produtos industrializados passou a ficar mais barato para o consumidor brasileiro. Antes, os manufaturados importados chegavam aos brasileiros a preos exorbitantes, limitando o consumo s classes sociais mais elevadas.

Aspectos negativos:
- Aumentou o xodo rural, criando uma alta concentrao populacional nas grandes cidades. Esse fato gerou problemas sociais (falta de moradia, aumento da violncia, etc.); - Aumentou o nvel de poluio do ar gerado pelas indstrias. Estas tambm foram responsveis, principalmente no sculo XX, pelo aumento da poluio de rios e contaminao dos solos; - O uso cada vez mais maior de mquinas e equipamentos tecnolgicos fez aumentar o desemprego nas indstrias.

>>> Estamos chegando ao final de nosso primeiro Livro... Chamamos de base tudo que vimos at agora. De agora
45 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

em diante nossa linguagem vai mudar, pois o segmento das aulas ir nos mostrar o quanto foi importante estudar este Livro. Os Livros 1, 2 e 3 nos mostraro o caminho para grandes provas de Vestibular na parte de Geografia.

URBANIZAO
A Urbanizao um fenmeno demogrfico e estrutural que est aumentando a cada dia. Saiba hoje no Not 1 Educao o que a Urbanizao, quais os motivos e impactos na sociedade. Veja tambm termos importantes para a Geografia e suas Definies e explicao, tais como Conurbao, Metrpole, Megalpole, Megacidade e mais. Urbanizao o crescimento da populao no meio urbano, ou seja, nas cidades em relao ao crescimento no meio rural. No Brasil a urbanizao teve incio na dcada de 30, associada intensificao do processo de industrializao, sobretudo aps a 2 Guerra Mundial. Em 1940, 31 % da populao brasileira vivia nas cidades, j atualmente mais de 80% da populao vive nas cidades do pas. H diversas causas para a Urbanizao, entre elas a Industrializao, xodo rural devido s precrias condies de vida no campo e atrao exercida pelas cidades. Consequncias da Urbanizao Urbanos - Os principais efeitos so: - o crescimento metropolitanas; catico das e Problemas e regies

cidades

- falta de infraestrutura adequada em termos de servios (energia, gua, saneamento, hospitais); - transporte coletivo deficitrio; problemas de moradia (favelas, cortios, habitaes ilegais, loteamentos clandestinos em reas de mananciais);

46 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com


- grande desigualdade social, desemprego e saturao de setores de trabalho. Termos e Definies Resumo * Cidades Espontneas ou naturais podem ser originadas por antigas feitorias (Cabo Frio), por misses religiosas (So Paulo), pela Minerao (Ouro Preto), ncleo de colonizao (Bento Gonalves), aldeamento indgena (Guarulhos). * Cidades Planejadas ou Artificiais possuem um plano de construo e infraestrutura, exemplos no Brasil: Teresina (capital do Piau), Aracaj (Sergipe), Belo Horizonte (Minas Gerais), Goinia (Gois), Braslia e Palmas (Tocantins). * Alm das acima, as cidades podem ser classificadas quanto ao stio urbano (plancie, acrpole, planalto), quanto posio geogrfica (Martima, Fluvial, Litornea, Interiorana) ou funo urbana (Industrial, Militar, Porturia, Turstico-histrica, Administrativa).

* Conurbao - a juno espacial das estruturas urbanas de cidades (formando Regies Metropolitanas) ou de Metrpoles (formando uma Megalpole), ou seja, formam um aglomerado urbano. * Metrpole - a cidade que exerce forte influncia (polarizao) sobre o espao geogrfico em diferentes mbitos regional, nacional ou Global. A Polarizao se d por meio das estruturas econmicas de comando associadas aos setores do comrcio, finanas, tecnologias, educao,

47 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com


transportes. Exemplo: Vitria (metrpole regional); Braslia (metrpole Nacional); So Paulo e Nova Iorque (metrpole global). * Regio Metropolitana conjunto de municpios integrados, parecem uma s cidade, e so polarizados por uma Metrpole. * Megalpole - Conjunto de duas ou mais regies metropolitanas interligadas, conurbadas, por intenso fluxo de pessoas, mercadorias e servios. visvel a expressiva fuso de stios urbanos, a rea rural desaparece nessa faixa. Exemplos das mais famosas e representativas Megalpoles do Mundo:

No Japo: Megalpole de Tquio a Osaka. Nos Estados Unidos: Megalpole de San-San (So Francisco San Diego); Bos-Wash (Boston a Washington), Chippits (Chicago a So Petersburgo Sul dos Grandes Lagos). No Brasil a megalple, que ainda est em formao, a So Paulo Rio (destacando-se nesse aglomerado a regio metropolitana de Campinas, conurbaes na via Dutra. * Megacidades - So aquelas que possuem 10 milhes de habitantes ou mais. Exemplos: Nova Iorque, Mxico, Mumbai, So Paulo, Lagos, Changai e outras.

48 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com


* Macrocefalia Urbana crescimento desordenado do espao urbano associado ao elevado crescimento populacional que ocorre em taxa acima da de criao de Infraestrutura urbana. Trata-se de um fenmeno tpico das regies metropolitanas de pases emergentes. Como consequncia deteriora-se rapidamente as estruturas de transportes, saneamento bsico, sade, educao, emprego; e aumentam o subemprego, a Informalidade da economia, a criminalidade, violncia e favelizao da populao de baixa renda.

Impactos Ambientais no Brasil so preocupantes


As questes ambientais no Brasil incluem o desmatamento ilegal na Amaznia, poluio do ar, comrcio e gua, degradao do solo e poluio da gua causada por atividades de minerao, a degradao de zonas midas e os vazamentos de leo, entre outros. Esses fatores esto levando a impactos ambientais no Brasil causados pela agricultura e industrializao do pas. O Brasil tem grande participao na dilapidao de seus recursos naturais e na desagregao de seu meio ambiente. Cidades como So Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro tm o ar comprometido pela poluio, o que provoca doenas graves, at as fatais. As florestas brasileiras vm sendo devastadas sem qualquer controle, em nome de um projeto de desenvolvimento questionvel, com prejuzos para a flora, a fauna e o homem. A partir da escassez dos recursos naturais, somado ao crescimento desordenado da populao e intensidade dos impactos ambientais, surge o conflito da sustentabilidade dos sistemas econmico e natural. O homem comea a entender a impossibilidade de transformar as regras da natureza e a importncia da reformulao de suas prticas ambientais. Como uma nao em desenvolvimento, o Brasil faz parcerias e lidera projetos de inicitivas ecologicamente corretas. Entre

49 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com


elas, a produo de etanol, a qual o Pas est em segundo lugar na produo. No entanto, as questes ambientais continuam a ser uma preocupao.

50 Prof Jlio de Geo www.g3vestibulares.blogspot.com

Vous aimerez peut-être aussi