Vous êtes sur la page 1sur 12

A D A D N P R ME - 2 O R EC P R TI C A

Controle Tecnolgico da Qualidade da Camada de Concreto Rolado


Concreto rolado um concreto de consistncia seca, tipo farofa, e trabalhabilidade que lhe permita ser espalhado com vibroacabadora de asfalto, distribuidora de agregados ou motoniveladora e adensado por rolos compressores. O controle tecnolgico constar de duas etapas: 1 - controle preventivo: concreto como material 2 - controle de verificao: concreto no pavimento
Fascculos Colecionveis

1.2 Anlise dos materiais e dosagem do concreto rolado


Ensaiar o cimento e os agregados em laboratrio idneo, onde sero emitidos certificados comprobatrios da qualidade de cada um, no que toca ao atendimento dos limites normativos. O cimento, dependendo do tipo, dever atender NBR 5732 (cimento comum), NBR 11578 (cimento composto), NBR 5735 (cimento de altoforno), NBR 5736 (cimento pozolnico), ou NBR 5733 (cimento de alta resistncia inicial). Os agregados mido e grado devero obedecer aos limites fsicos da NBR 7211, com a dimenso mxima caracterstica do grado igual a 38 mm. Em caso de suspeita, fazer ensaios qumicos para verificao da reatividade do agregado grado com os lcalis do cimento e dos limites de substncias qumicas nocivas no agregado mido e na gua. Verificar se os equipamentos de medio do laboratrio esto devidamente aferidos, ressaltando-se a prensa de ensaio, que dever ter certificado de aferio dentro do prazo-limite de validade de 6 meses. Para a dosagem do concreto rolado, fazer sua curva de compactao, com faixas de umidade entre 4 % e 7,5 %, para determinao da massa especfica aparente seca mxima e umidade tima, parmetros mais importantes da dosagem. Estabelecer a composio granulomtrica do agregado total, obtida por ajuste em funo de faixas de referncia determinadas para outras obras ou de uma particular definida, que dever ser mantida ao longo da obra. Elaborar a curva de Abrams para trs consumos diferentes, definindo-se aquele que atende resistncia mecnica especificada, da maneira mais econmica.

Existe uma relao de interdependncia entre as duas etapas, ou seja, o sucesso ou insucesso de uma delas implicar o sucesso ou insucesso da outra. Da a importncia de ambas serem bem cumpridas para garantir a qualidade da obra.

1 CONTROLE PREVENTIVO
1.1 Recebimento e estocagem dos materiais
No laboratrio, verificar se as amostras recebidas esto de acordo com as normas de amostragem pertinentes (NBR 5741 - cimento e NBR 7216 agregado). A amostragem da gua disponvel dever estar conforme a NBR NM 137. Verificar se a quantidade de cada material suficiente para a realizao dos ensaios programados. Observar se nas amostras esto indicados a procedncia, o fornecedor e as caractersticas de cada material, alm da data da coleta. Verificar se o cimento est em local apropriado, livre de umidade, e os agregados estocados em baias separadas, de modo a no se contaminarem, o que acarretaria alterao em suas caractersticas fsicas individuais.

PR - 2 - CONTROLE TECNOLGICO DA QUALIDADE DA CAMADA DE CONCRETO ROL ADO

PAVIMENTO DE CONCRETO - PRTICAS RECOMENDADAS

Os consumos de cimento para uma mesma umidade devero variar de 85 a 120 kg/m3 (CR como sub-base), estendendo-se at 180 kg/m3 (CR como base revestida) e de 140 a 380 kg/m3 (CR como base e revestimento). A energia de compactao a ser adotada na moldagem dos corpos-de-prova cilndricos ou prismticos a normal, com soquete de 4,5 kg e altura de queda de 45 cm. Os corpos-de-prova cilndricos de 15 cm x 30 cm, para os ensaios de resistncia compresso, sero moldados em 5 camadas com 30 golpes cada. A moldagem dos corpos-de-prova prismticos de 15 cm x 15 cm x 50 cm, para os ensaios de resistncia trao na flexo, quando necessrios, ser feita em duas camadas, cada uma delas recebendo 160 golpes do mesmo soquete. Proceder ao acabamento superficial do CR peneirando-se o concreto sobre a superfcie da ltima camada com a peneira de 4,8 mm e rasando-se essa camada com uma rgua metlica biselada. Aps a moldagem, levar os corpos-de-prova para a cmara mida ou tanque de cura, onde permanecero at a data do ensaio. Definido o trao, ser emitido um certificado de dosagem do qual constar uma nota importante, dizendo que o trao definido em laboratrio dever ser testado com o equipamento da central do canteiro de obras, ou da central fornecedora, para verificao da manuteno de suas caractersticas ou para um possvel ajuste. Esta verificao precedida pela observao da adequada estocagem dos materiais constituintes no campo: o cimento em silos ou em depsitos com ambincia apropriada, em pilhas de no mximo 10 sacos e sobre estrados a pelo menos 30 cm do cho, e os agregados em baias ou em silos separados conforme sua graduao. Constatar tambm se o fornecedor o mesmo e se a graduao e a procedncia so as mesmas daqueles levados ao laboratrio para ensaios e dosagem. Somente depois dessas verificaes a produo poder ser liberada para a execuo da camada.
Figura 1 Ensaios Dosagem do concreto e verificao de suas caractersticas

1.3 Equipamento de medio


Verificar se a balana da central do canteiro est aferida, comprovada por certificado do responsvel pela aferio.
Fascculos Colecionveis

Observar se o laboratrio de campo tem de igual modo equipamentos em boas condies, com os de medio tambm devidamente aferidos como os do laboratrio central responsvel pela anlise dos materiais e pela dosagem original.

1.4 Equipamento de execuo


Inspecionar o equipamento mnimo especificado para transporte, espalhamento e adensamento do concreto rolado. No caso de transporte por caminho-basculante, exigir sua cobertura com lona para evitar perda excessiva de umidade por evaporao, o que prejudicar a compactao. Caso a distncia de transporte seja considervel, com tempo acima de 30 minutos, e dependendo das condies climticas (calor, baixa umidade relativa do ar e vento constante), utilizar caminho-betoneira, por ter capacidade misturadora e de reposio da gua evaporada, caso necessria. Verificar as condies do equipamento espalhador do CR (vibroacabadora de asfalto, distribuidora de agregado ou motoniveladora) e do rolo compactador liso vibratrio autopropelido (de 10 t a 15 t).

PR - 2 - CONTROLE TECNOLGICO DA QUALIDADE DA CAMADA DE CONCRETO ROLADO

PAVIMENTO DE CONCRETO - PRTICAS RECOMENDADAS

1.5 Umidade dos agregados


Verificar a umidade dos agregados em todo incio de produo, sendo que a do agregado mido dever ser verificada pelo menos 3 vezes ao dia: no incio, no meio e no fim da produo, ou quando houver variaes sensveis das condies climticas durante o perodo de produo. No concreto rolado de suma importncia para a compactao a manuteno da umidade tima, ou que pelo menos esteja dentro dos limites prescritos de variao em torno dela. extremamente necessrio, portanto, o perfeito entrosamento entre o laboratrio de controle e a central produtora. Medir a umidade dos agregados de acordo com a NBR 6467 Mtodo da Frigideira. Admite-se tambm o uso do Mtodo Expedito (Speedy) para a determinao da umidade do agregado mido, desde que se faam ensaios paralelos de modo a aferi-lo com os resultados da frigideira.
Fascculos Colecionveis

enquadramento na faixa de referncia estabelecida na dosagem. Entretanto, caso seja impraticvel faz-lo diariamente, em razo de um grande volume dirio de produo, e se so mantidos o mesmo fornecedor, a mesma procedncia e as boas condies dos agregados, esse ensaio granulomtrico de verificao poder ser realizado uma vez por semana. Fazer a verificao da massa especfica aparente seca mxima e da umidade tima da mescla dos agregados sempre que houver alterao na distribuio granulomtrica dos agregados. Executar pelo menos uma vez por semana o ensaio de compactao, posto que o monitoramento do valor da massa especfica aparente mxima seca em concordncia com os parmetros de dosagem primordial para a obteno do grau de compactao e, por extenso, da resistncia mecnica do concreto. A norma a ser seguida a NBR 7182 (ou DNER 40). Dar cincia imediata dos resultados ao controle de pista. Em usinas volumtricas, controlar o consumo de cimento por vazo, em que pese poder provocar variaes no fornecimento do cimento, pois a vazo alterada devido variao da presso interna do silo. Ajustar a vazo por abertura ou fechamento da sada do silo e exigir que a proporo cimento : agregado seja monitorada pelo menos 2 vezes por dia. Esse controle pode ser facilitado estabelecendose previamente o grau de abertura da sada do silo de acordo com a massa de cimento dentro dele. A verificao do consumo de cimento no incio e no meio da jornada procedida da seguinte forma: Na usina, liberar apenas o cimento em toda a extenso da esteira, desde a sada do silo at a entrada do misturador; Selecionar uma faixa de 2 m, recolher e pesar o cimento, cuidando para no perder material; Limpar a esteira e liberar a composio dos agregados, tomando uma poro na mesma regio tomada para o cimento;

1.6 Produo do concreto (condies)


O concreto rolado dever ser produzido, preferencialmente, em central gravimtrica, cuja produtividade dever estar regulada para ser compatvel com a capacidade produtiva da equipe de execuo da camada. Permite-se a dosagem volumtrica, em central com produo satisfatria, desde que haja medidor de gua, com os agregados medidos em volume, por meio de padiolas ou outro recipiente devidamente cubado, em relao ao saco de cimento. Nesse caso, medir a umidade da areia no mnimo 2 vezes por dia, pela manh e tarde, e determinar sua curva de inchamento em laboratrio, para definio do coeficiente de inchamento e da umidade crtica. Confeccionar 2 padiolas a mais de areia, para 1 ponto porcentual acima e abaixo da umidade crtica, visando o esmero no controle. Alm disso, probese o coroamento das padiolas, devendo ser totalmente preenchidas e rasadas com rgua ou sarrafo resistente, a fim de manter a uniformidade do trao. Verificar diariamente a mescla granulomtrica do agregado (mistura do agregado total), conforme ditames da NBR 7217, para confirmar seu

PR - 2 - CONTROLE TECNOLGICO DA QUALIDADE DA CAMADA DE CONCRETO ROL ADO

PAVIMENTO DE CONCRETO - PRTICAS RECOMENDADAS

Secar o agregado e fazer a proporo em massa entre cimento e agregado; Comparar com o valor de dosagem e ajustar a usina, caso necessrio.

2 - CONTROLE DE VERIFICAO (NA PISTA)


Registrar todo concreto recebido na obra, identificando-se cada caminho, o volume de concreto, a hora de adio de gua, a hora de lanamento e compactao. Formar lotes representativos de reas que podero variar de 1.000 m2 (mnima) a 5.000 m2 (mxima), dependendo da produo diria. Verificar previamente a rea demarcada pela topografia e fazer um croqui da rea executada. Amostrar o concreto no caminho-basculante para o ensaio de umidade, antes do lanamento, evitando-se, assim, recebimento de material em desacordo com esse pr-requisito. Antes, avaliar visualmente a homogeneidade do concreto. Fazer a coleta em pontos diversos, evitando-se a parte superficial, e acondicionar o concreto em saco plstico para preservao da umidade. No caso de transporte em caminho-betoneira, coletar a amostra num carrinho-de-mo, aps pequena descarga do concreto para esse fim.

Figura 2 Central gravimtrica dosadora

1.7 Qualidade do concreto fresco


Controlar a umidade do CR na usina a cada caminho, at trs resultados consecutivos constantes, passando a cada quatro caminhes aps a obteno da constncia de resultados. Verificar a perda de umidade at a chegada do caminho na pista, no incio e no meio da jornada de trabalho. No transporte por caminho-basculante, exigir sua cobertura com lona para reduzir essa perda, conforme j dito anteriormente. Para determinao da umidade lana-se mo do Mtodo da Frigideira (NBR 6467). O critrio de aceitao baseia-se na umidade tima, com tolerncia de 1 ponto porcentual quanto ao desvio em torno dela, e na avaliao da perda de umidade at a pista.

Figura 4 Transporte por caminho-betoneira descarga na pista

Para o controle da umidade na pista, faz-se a amostragem como na usina, ou seja, a cada caminho at a constncia de trs resultados consecutivos, passando-se, ento, amostragem a cada quatro caminhes. Adotar o Mtodo da Frigideira (NBR 6467). O desvio mximo permitido em relao umidade tima para aceitao de 1 ponto porcentual.
Figura 3 Transporte por caminho-basculante

Concreto rolado com umidade fora do limite no ramo mido pode ser aproveitado sem riscos, com a espera para a perda de umidade, desde

PR - 2 - CONTROLE TECNOLGICO DA QUALIDADE DA CAMADA DE CONCRETO ROLADO

Fascculos Colecionveis

PAVIMENTO DE CONCRETO - PRTICAS RECOMENDADAS

que esteja dentro do tempo hbil de utilizao (cerca de 3 horas, dependendo do tipo de cimento e da ao de aditivo retardador porventura utilizado). Rejeita-se o concreto rolado com umidade abaixo do limite no ramo seco, quando transportado por caminho-basculante, posto que a gua ser insuficiente para hidratar o cimento e dificilmente ser atingido o grau de compactao. No caso de caminho-betoneira, por ser misturador e ser dotado de reservatrio de gua com medidor, pode-se aceitar o concreto aps adio controlada de gua (sem exceder ao prescrito na dosagem), at que se enquadre dentro dos limites de umidade especificados. Proteger do vento a balana utilizada no campo para a pesagem da amostra de concreto para o ensaio de umidade.
Figura 7 Coleta de amostra na pista, durante o espalhamento com vibroacabadora de asfalto

Fascculos Colecionveis

Figura 8 Espalhamento do concreto com motoniveladora Figura 5 Amostragem do concreto no caminhobasculante e acondicionamento em saco plstico

Figura 10 Espalhamento do concreto com vibroacabadora de asfalto Figura 6 Seqncia da amostragem no caminhobasculante, antes do lanamento

PR - 2 - CONTROLE TECNOLGICO DA QUALIDADE DA CAMADA DE CONCRETO ROL ADO

PAVIMENTO DE CONCRETO - PRTICAS RECOMENDADAS

Figura 10 Aps a coleta na pista, corpos-de-prova j moldados e devidamente protegidos

Figura 13 Moldagem de corpo-de-prova cilndrico, com soquete de 4,5 kg, na energia normal (aps liberao da umidade)

Figura 11 Controle da umidade do concreto barraca de apoio

Figura 14 Acabamento da ltima camada do corpo-deprova com rgua metlica biselada

Figura 12 Balana protegida do vento, durante a determinao da umidade do concreto

PR - 2 - CONTROLE TECNOLGICO DA QUALIDADE DA CAMADA DE CONCRETO ROLADO

Fascculos Colecionveis

PAVIMENTO DE CONCRETO - PRTICAS RECOMENDADAS

Figura 15 Peneiramento do concreto sobre a ltima camada, utilizando-se a peneira de 4,8 mm, para o acabamento visto na figura anterior

Figura 18 Ensaio do grau de compactao com frasco de areia


Fascculos Colecionveis

Figura 16 Abertura do furo para o ensaio do grau de compactao

Figura 19 Quantidade de areia no furo durante o ensaio

Figura 17 Coleta do concreto retirado do furo, com os devidos cuidados para no perder material, e acondicionamento em saco plstico

PR - 2 - CONTROLE TECNOLGICO DA QUALIDADE DA CAMADA DE CONCRETO ROL ADO

PAVIMENTO DE CONCRETO - PRTICAS RECOMENDADAS

Figura 20 O grau de compactao ir depender da umidade do concreto, do tipo de rolo compactador, do nmero de passagens e do procedimento de operao do rolo

Figura 22 Molhagem da camada de concreto rolado, antes da aplicao da cura

Figura 21 Ensaio de resistncia mecnica (compresso simples e trao na flexo), em prensa computadorizada

Figura 23 Cura do concreto com pintura betuminosa

PR - 2 - CONTROLE TECNOLGICO DA QUALIDADE DA CAMADA DE CONCRETO ROLADO

Fascculos Colecionveis

PAVIMENTO DE CONCRETO - PRTICAS RECOMENDADAS

Para a moldagem dos corpos-de-prova destinados aos ensaios para controle da resistncia mecnica, pode-se fazer a coleta aps o lanamento e espalhamento, antes da compactao. Durante a moldagem a amostra coletada permanece em saco plstico fechado ou, quando no carrinho-de-mo, cobri-lo com plstico. Para os ensaios de resistncia mecnica faz-se a amostragem de todo caminho, aps liberados pelo ensaio de umidade. Dependendo da produo da obra, cada lote ser correspondente a 1.000 m2 (mnimo) ou 5.000 m2 (mximo) de pista. As amostras sero constitudas por um mnimo de 6 exemplares de 2 corpos-de-prova cada, por lote. Fazer a moldagem para o ensaio de resistncia compresso axial utilizando-se moldes cilndricos de 15 cm x 30 cm, em 5 camadas, cada uma delas recebendo 30 golpes de um soquete com massa de 4,5 kg, de uma altura de queda de 45 cm, o que corresponde energia normal de compactao (DNER 40 e NBR 7182). Se exigido o controle da resistncia trao na flexo, caso do concreto rolado como base e revestimento ou base revestida, a moldagem ser feita em moldes prismticos de 15 cm x 15 cm x 50 cm, em 2 camadas, cada uma delas recebendo 160 golpes do mesmo soquete precitado (energia normal). Faz-se o acabamento dos corpos-de-prova peneirando-se concreto no topo da ltima camada e rasando-a com uma rgua metlica biselada. Aps a moldagem, colocar os corpos-de-prova em local seguro, livre de vibraes e cobertos com plstico ou pelcula de cura, at serem enviados para o ensaio de resistncia mecnica. Os ensaios de resistncia mecnica obedecero ao preconizado nas normas NBR 5739 (compresso) e NBR 12142 (trao na flexo).

Quanto resistncia mecnica, a aceitao automtica da camada de concreto rolado se dar quando:

fck, est fck


ou

fctMk, est fctMk


em que: fck, est = resistncia caracterstica compresso simples estimada, obtida por tratamento estatstico dos resultados da amostra; resistncia caracterstica compresso simples especificada (ou de projeto);

fck =

Fascculos Colecionveis

fctMk, est = resistncia caracterstica trao na flexo estimada, obtida por tratamento estatstico dos resultados da amostra; fctMk = resistncia caracterstica trao na flexo especificada (ou de projeto).

Se a camada de CR for rejeitada devido resistncia caracterstica estimada ser inferior especificada, extraem-se pelo menos 6 exemplares de corpos-de-prova da pista, com idade mnima de 14 dias, realizam-se novos ensaios de resistncia mecnica e calcula-se a nova resistncia caracterstica. Havendo nova rejeio, toma-se uma das seguintes atitudes: demolio e reconstruo; reforo da camada. Antes do espalhamento, verificar o nivelamento topogrfico do subleito, com o objetivo de garantir a espessura mnima da camada de concreto rolado. Observar a colocao das linhas sensoras nas bordas longitudinais do pavimento, para controle da espessura do colcho fofo e da camada compactada. Essas linhas (cabos de ao) devem obedecer a alinhamentos e cotas definidos em

PR - 2 - CONTROLE TECNOLGICO DA QUALIDADE DA CAMADA DE CONCRETO ROL ADO

PAVIMENTO DE CONCRETO - PRTICAS RECOMENDADAS

projeto, esticadas e apoiadas em hastes metlicas fixadas na camada inferior, espaadas de 5 m, de modo a evitar catenria. As espessuras do colcho fofo e da camada compactada podem tambm ser controladas por altimetria ou, quando o espalhamento for manual e regularizado por sarrafo, em obras de pouco volume, por meio de colocao de mestras de madeira. Para atingir a espessura de projeto, o colcho fofo dever ter espessura cerca de 20 % a 25 % maior do que a de projeto. Para o controle de compactao da camada de concreto rolado, cada lote corresponder a 1.000 m2 (mnimo) ou 5.000 m2 (mximo) de pista, executando-se no mnimo 6 ensaios de compactao por lote, imediatamente aps a compactao, conforme o Mtodo do Frasco de Areia (NBR 7185), ou por meio de densmetro nuclear. Os ensaios obedecero seguinte ordem: borda direita, eixo, borda esquerda, eixo, borda direita (nas bordas, a 1 m delas). Poder ser aceita a liberao por ponto (1 ensaio para cada 10 m de pista, em local determinado pela fiscalizao). A aceitao automtica quanto ao grau de compactao se dar quando:

NOTA IMPORTANTE: a recompactao do trecho ser permitida somente se o concreto no tiver atingido o final de pega (em torno de 6 horas). Assim, se essas operaes de execuo e de controle no forem geis, a fiscalizao pode optar pela liberao do trecho por ponto, devendo cada ponto ensaiado apresentar GC 100 %. Na coleta do material, tomar cuidado para o recolhimento de todo o concreto do furo, limpando as ferramentas e as bandejas e colocando todo o material dentro de saco plstico, para no perder umidade. Manter o frasco calibrado (massa especfica da areia), cheio com areia seca e na granulometria correta. Calibrar periodicamente o valor da quantidade de areia do funil. Para a compactao da camada de concreto rolado utilizam-se rolos lisos vibratrios autopropelidos de 10 t a 15 t. Verificar o nmero necessrio de passagens por faixa do rolo para atingir o grau de compactao (normalmente de 3 a 6), que dever ser estabelecido no incio da compactao. A primeira passagem sempre sem vibrao, apenas para acamar o material solto. Para o controle geomtrico , respeitar os mesmos lotes do controle de compactao e a mesma amostragem, ou seja, medindo-se a profundidade dos furos de compactao ou realizando medidas topogrficas altimtricas, com nivelamento dos eixos e das bordas a cada 20 m, aps as operaes de espalhamento e compactao (ver norma de ensaio DNER 40 Manual de Pavimentos Rgidos, vol. 1). Para aceitao automtica do lote:
Fascculos Colecionveis

GCest 100 %
em que: GCest = grau de compactao estimado, obtido pelo tratamento estatstico dos resultados do ensaio. Se GCest < 100 % e qualquer GC i (valor individual) < 100 % rebater o trecho. Se GCest < 100 % e todos GCi 100 % reensaiar o trecho. Se do reensaio resultar GCest 100 % ou todos os GCi 100 %, mesmo com GCest < 100 % trecho aceito. Se do reensaio continuar ocorrendo GCest < 100 % e qualquer GCi < 100 % rebater o trecho at que se consigam as condies de aceitao.

hm h
em que:

e h 0,10 h

hm = espessura mdia dos valores medidos; h= espessura de projeto; h = variao da espessura em relao de projeto.

10

PR - 2 - CONTROLE TECNOLGICO DA QUALIDADE DA CAMADA DE CONCRETO ROLADO

PAVIMENTO DE CONCRETO - PRTICAS RECOMENDADAS

Quanto cura do concreto rolado, verificar se o material atende s especificaes de projeto, se o equipamento espargidor est regulado e se h utilizao de abas protetoras, as quais evitaro a perda excessiva do produto pela ao do vento. Na inspeo para observao da manuteno da taxa de aplicao e da homogeneidade da cura, fazer duas verificaes dirias, no mnimo, sendo visual a da homogeneidade. Para o ensaio da taxa de aplicao, utilizar bandejas colocadas na pista no momento da aplicao, exigindo-se para a aceitao: material em conformidade com o projeto e taxa de aplicao taxa especificada (ou de projeto). Imediatamente antes da cura, molhar a camada a fim de que o material de cura no penetre na camada e prejudique a hidratao do cimento. Na cura podem ser utilizados produtos qumicos geradores de pelcula plstica, base de acetato de polivinila, ou pintura betuminosa (normalmente CM-30). Procede-se cura da camada de concreto rolado por ser de suma importncia, pois alm de evitar a perda de umidade do concreto, auxiliando a hidratao do cimento, tambm impermeabiliza a camada, evitando a infiltrao de gua nas camadas subjacentes, o que criaria regies deformveis.
Fascculos Colecionveis

PR - 2 - CONTROLE TECNOLGICO DA QUALIDADE DA CAMADA DE CONCRETO ROL ADO

11

PAVIMENTO DE CONCRETO - PRTICAS RECOMENDADAS

Autoria: Grupo de Especialistas em Pavimentao da ABCP

Av. Torres de Oliveira, 76 05347-902 So Paulo - SP Informaes: 0800-555776 dcc@abcp.org.br www.abcp.org.br

12

PR - 2 - CONTROLE TECNOLGICO DA QUALIDADE DA CAMADA DE CONCRETO ROLADO

Fascculos Colecionveis

Vous aimerez peut-être aussi