Vous êtes sur la page 1sur 2

Avaliao de Teoria Poltica I Professor Dr.

Mazzeo Discente: Joo Velderrama Neto 3 ano de Cincias Sociais/Noturno

QUAL A DEFINIO DE HISTRIA PRESENTE NA IDEOLOGIA ALEM?

A definio histrica, presente na ideologia alem, consiste primeiramente no pressuposto de que toda existncia humana e, portanto, de toda a historia, que todos os homens devem estar em condies de viver para poder fazer historia. O primeiro fato histrico , portanto, a produo dos meios que permitam que haja a satisfao dessas necessidades, a produo da prpria vida material, de fato um ato histrico, uma exigncia fundamental de toda a historia, que deve ser cumprido cotidianamente e a toda hora, para manter os homens com vida. A partir desse pressuposto, a primeira questo e, em qualquer concepo histrica, observar esse fato fundamental em todo seu significado e em toda sua extenso, satisfeita essa primeira necessidade, a segunda questo a ao de satisfaz-la, e o instrumento de satisfao j adquirido conduzem as novas necessidades a produo de novas necessidades o primeiro ato histrico. A terceira relao que intervm no desenvolvimento histrico que os homens, que cotidianamente renovam sua vida, passam a criar outros homens, que cotidianamente renovam suas vida, e essa relao que de inicio parece ser uma nica relao social torna-se uma relao familiar. Alem disso, esses trs aspectos da atividade social no devem ser considerados como trs fases distintas, mas somente como trs aspectos, mas como trs momentos coexistentes desde as origens da historia e desde os primeiros homens, e que ainda hoje se manifestam na historia. A produo da vida seja ela por procriao ou por trabalho nos aparece como dupla relao como relao natural ou relao social.

Um determinado modo de produo ou uma determinada fase industrial esto constantemente ligados a um determinado modo de cooperao, uma fase social determinada, e que tal modo de cooperao , ele prprio, uma fora produtiva.

A diviso do trabalho, que originariamente nada mais era do que a diviso do trabalho no ato sexual e, mais tarde, diviso do trabalho que se desenvolve por si prpria, em virtude de disposies naturais, necessidades, acasos, etc. A diviso do trabalho torna se realmente diviso apenas partir do momento em que surge uma diviso entre o trabalho material e o espiritual.

Com a diviso do trabalho, na qual todas estas contradies esto dadas e que repousa, por sua vez na diviso natural do trabalho na famlia e na separao das sociedades e diversas famlias opostas umas outra. A propriedade que j tem seu ncleo, sua primeira forma, na famlia, onde a mulher e aos filhos so escravos do marido.

Alm do mais, com a diviso do trabalho dada ao mesmo tempo a contradio entre o interesse do indivduo ou da famlia singulares e o interesse coletivo de todos os indivduos que se relacionam entre si. Este interesse coletivo no existe apenas na representao, como interesse geral, mas se apresenta, antes de mais nada, na realidade, como a dependncia recproca de indivduos ente os quais o trabalho est dividido.

Uma vez que o homem aquilo que produz e a forma pela qual ele produz, a histria humana se d de acordo com o modo de produo dominante em determinado contexto histrico. A histria, dessa forma, na viso de Marx, no se influencia pelos indivduos sozinhos. D-se, de acordo com a subjetividade construda a partir dos fatores que o cercam, com o contexto em que vivem, de acordo com a lgica de produo da sociedade onde se encontram.

Assim sendo, a histria se d de modo coletivo e determinado pelas formas de produo da vida material, uma vez que esta determina a conscincia e as idias. Como ressalta Marx, a partir da que so determinadas tambm as leis, a cultura, a religio, etc.

Vous aimerez peut-être aussi