Vous êtes sur la page 1sur 84

Observatrio de Cincia, Tecnologia e Inovao

Centro de Gesto e Estudos Estratgicos


Cincia, Tecnologia e Inovao

Observatrio de Cincia, Tecnologia e Inovao

Braslia, DF Dezembro, 2006

Centro de Gesto e Estudos Estratgicos


Presidenta Lucia Carvalho Pinto de Melo Diretor Executivo Marcio de Miranda Santos Diretores Antonio Carlos Filgueira Galvo Fernando Cosme Rizzo Assuno

Observatrio de Cincia, Tecnologia e Inovao. 2006. Braslia: Centro de Gesto e


Estudos Estratgicos, 2006. 83 p : il. 1. Observatrio - Brasil. 2. Cincia e Tecnologia. 3. Inovao. I. Ttulo. II. Centro de Gesto e Estudos Estratgicos.

Centro de Gesto e Estudos Estratgicos SCN Qd 2, Bl. A, Ed. Corporate Financial Center sala 1102 70712-900, Braslia, DF Telefone: (61) 3424.9600 Http://www.cgee.org.br

Esta publicao parte integrante das atividades desenvolvidas no mbito do Contrato de Gesto CGEE/MCT/2006. Todos os direitos reservados pelo Centro de Gesto e Estudos Estratgicos (CGEE). Os textos contidos nesta publicao podero ser reproduzidos, armazenados ou transmitidos, desde que citada fonte.

Observatrio de Cincia, Tecnologia e Inovao

Superviso Antonio Carlos Filgueira Galvo Coordenador Llio Fellows Filho Consultora Maria Elenita M. Nascimento

RESUMO EXECUTIVO

Este projeto tem como objetivo apresentar as principais aes necessrias constituio de um Observatrio de CT&I a ser implantado no CGEE utilizando a dinmica atual da instituio e seu posicionamento no sistema nacional de pesquisa e inovao. Prope-se que o Observatrio seja composto por uma rede de conhecimento distribudo por todo o territrio nacional e internacional, tendo como funo bsica a definio de diretrizes e prioridades para as futuras aes de CT&I e proposio de polticas pblicas. No mbito do CGEE o Observatrio dever constituir em um espao de competncia com horizonte de longo prazo, que progressivamente assuma o papel de apoiar as decises relacionadas ao processo de gesto associadas a temas/setores bem delimitados. O Observatrio tem como misso subsidiar os processos de tomada de deciso e formulao de polticas pblicas nos setores pblico e privado, por meio de abordagens baseadas em evidncias e em percepes do futuro, as quais devem ser provenientes: dos conhecimentos explcitos disponveis e do conhecimento tcito de especialistas; das articulaes entre outros Observatrios, organizaes e indivduos com participao colaborativa; da construo de vises de curto, mdio e longo prazos sobre temas onde a Cincia, a Tecnologia e a Inovao so aspectos centrais; dos processos de observao, monitoramento, antecipao e

acompanhamento do desenvolvimento cientfico e tecnolgico em reas do conhecimento dos setores da economia e da sociedade de forma contnua ou discreta para atender necessidades especficas.
2

Observatrio de CT&I

Como resultado de sua implantao espera-se: Que o CGEE torne-se mais pr-ativo uma vez que o Observatrio dever coletar informaes do mundo real de forma sistmica no fragmentada e multidisciplinar tendo foco nos riscos; Consolidar o papel do CGEE no sistema de CT&I como agente provedor de subsdios tcnicos de alto nvel e vises antecipadoras de futuro para tomada de deciso e definio de polticas pblicas. Oportunidades e ameaas, na identificao da informao que pode afetar diretamente os objetivos dos projetos desenvolvidos pelo Centro, bem como identificar novas oportunidades de negcios; Intercmbio de informaes entre os participantes das redes por meio de compartilhamento de paradigmas divergentes; Formao de redes de prticas e de interesse nos temas analisados; Identificao de oportunidades e riscos para o CGEE; Estmulo a capacidade das empresas adotarem novas tecnologias por meio da identificao e disseminao de "boas prticas" empresariais, em nvel nacional e internacional;

Sumrio

1. Introduo 2. Objetivos 2.1 Objetivo Geral 2.2 Objetivos Especficos 3. Proposta 3.1 Justificativa / Pressupostos 3.2 Papel do Observatrio no processo de trabalho do CGEE 3.3 Implementao 3.4 Operacionalizao 4. reas de Atuao . 5. Recursos 6. Resultados Esperados 7. Consideraes Finais Referncias Bibliogrficas

Bibliografia
Apndices Apndice I Observatrios Pesquisados Apndice II Descrio dos Observatrios Apndice III Projetos/Atividades desenvolvidas pelo CGEE

Observatrio de CT&I

1. Introduo

O presente projeto apresenta as principais aes necessrias para criao de um Observatrio de Cincia Tecnologia e Inovao (CT&I) a ser implantado no mbito do CGEE e aponta os possveis caminhos nessa direo. Prope-se que sua constituio seja apoiada na dinmica atual da instituio, nas oportunidades concretas, e no seu posicionamento no sistema nacional de pesquisa e inovao.

Em geral, os observatrios de Cincia, Tecnologia e Inovao tm a funo de observar, acompanhar, antecipar e monitorar, o desenvolvimento de reas de conhecimento com olhar atento aos aspectos crticos, em determinado perodo de tempo, ou de modo cclico, em pases, regies ou empresas. Podem tambm atuar na concepo e produo de indicadores referentes s atividades cientficas, tecnolgicas e de inovao, permitindo sua interpretao em termos de posicionamento do pas ou da regio identificando tendncias e vises sobre futuros, em curto e mdio prazos (Vide Apndice I e Apndice II ).

O Centro de Gesto de Estudos Estratgicos (CGEE) foi criado como uma instituio voltada promoo e realizao de estudos e pesquisas prospectivas de alto nvel, na rea de Cincia e Tecnologia e suas relaes com setores produtivos, em atividades de avaliao de estratgias e de impactos econmicos e sociais de polticas, programas e projetos cientficos e tecnolgicos. Alm disso, caracteriza-se pela difuso de informaes, experincias e projetos sociedade, e pela capacidade de interlocuo, articulao e interao dos setores de Cincia e Tecnologia.

A capacidade de analisar tendncias e cenrios relativos CT&I demanda uma estrutura de gesto da informao e do conhecimento bem organizada. Neste sentido, o Centro dever atuar como um Observatrio, com tarefas permanentes relacionadas ao desenvolvimento e a divulgao de Sistemas de Informao (SI) em CT&I, a produo de material de divulgao como boletins, documentos e 5

revistas, disponibilizadas em diversas mdias, alm de anlise de indicadores pertinentes s reas de maior competncia do Centro. (Plano de Trabalho 2006)

Sua misso dever ser subsidiar processos relevantes de tomada de deciso pblicos e privados por meio de uma abordagem baseada na articulao e participao de outros Observatrios e de uma viso de longo prazo em temas nos quais a Cincia, Tecnologia e Inovao seja o foco principal.

O Observatrio proposto dever compor uma rede de conhecimento e de monitoramento cientfica, tecnolgica e de inovao, distribuda por todo o territrio nacional. Deve ter como funo bsica monitorar a sociedade e gerar inputs constantes para aes de prospeco e criao de cenrios futuros, avaliao de impactos para subsidiar a elaborao de polticas pblicas.

importante destacar que no mbito do CGEE o Observatrio poder constituir um espao de competncia com horizonte de longo prazo, que progressivamente assuma o papel de monitorar / gerir um conjunto de atividades relacionadas entre si e associadas ao tema/setor bem delimitados cumprindo o papel de subsidiar processos de tomada de deciso, nos setores pblico e privado, por meio de: abordagens baseadas em evidncias e em percepes do futuro que provm: a) dos conhecimentos explcito disponvel e do conhecimento tcito de especialistas; b) das articulaes entre organizaes e indivduos e estmulo participao efetiva dos principais interessados; c) da construo de vises de curto, mdio e longo prazos em temas nos quais a Cincia, a Tecnologia e a Inovao so aspectos centrais e d) dos processos de observao, monitoramento, antecipao e

acompanhamento do desenvolvimento cientfico e tecnolgico em reas do conhecimento dos setores da economia e da sociedade de forma contnua ou discreta para atender necessidades especficas.
6

Observatrio de CT&I

Para elaborao deste projeto adotou-se como ponto de partida o Plano de Trabalho do CGEE (CGEE, 2006), Notas Tcnicas elaboradas para este fim (COELHO, G. et all., 2006) e (VIOTTI E. G. et all., 2006) e a incorporao de formas de atuao de outros observatrios em operao no Brasil e no mundo que se encontram descritos nos Apndices I e II.

O presente projeto est organizado em sete sees e trs apndices. A primeira seo faz uma introduo. A segunda apresenta os objetivos a serem alcanados. A terceira descreve a justificativa da proposta, o papel do Observatrio no processo de trabalho do CGEE, os passos iniciais e procedimentos especficos no processo de criao do Observatrio. A quinta seo trata dos recursos a serem alocados para atendimento dos objetivos estabelecidos. A sexta seo descreve os resultados esperados com a implantao do Observatrio e finalmente, a stima seo apresenta as consideraes finais.

O projeto inclui tambm, trs apndices. O Apndice I descreve o resultado da investigao / minerao sobre os observatrios existentes no exterior e no Brasil para elaborao do presente projeto. O Apndice II apresenta um quadro sntese dos observatrios pesquisados. O Apndice III apresenta um os projetos desenvolvidos e em desenvolvimento no CGEE e sua distribuio por atividades.

2. Objetivos

2.1 Objetivo Geral

Construir um espao de competncia1 de forma a identificar projees de cenrios futuros interdisciplinares que sirvam para subsidiar processos relevantes de tomada de deciso pblicos e privados, elaborar polticas pblicas consistentes com as prioridades nacionais.

2.2 Objetivos Especficos

a) Estruturar uma plataforma de ao de longo prazo, no CGEE, com o fim de subsidiar a formulao, o acompanhamento e a avaliao de polticas e programas de CT&I; b) Utilizar tecnologias de redes de conhecimentos, de interesse e de prtica para integrar diferentes Observatrios; c) Ampliar o processo de construo de competncia em metodologia, anlise e informao/documentao, em reas de interesse estratgico; d) Identificar e acompanhar novas oportunidades de parcerias tcnicas e institucionais no mbito nacional e internacional; e) Concentrar esforos e reduzir a disperso na alocao dos recursos humanos e tcnicos disponveis; f) Criar maior sinergia de esforos e resultados entre as reas de competncia do CGEE racionalizando custos; g) Dar maior consistncia carteira de projetos do CGEE;

Ele poder integrar outros Observatrios por meio de uma rede a ser criada.

Observatrio de CT&I

h) Ampliar a visibilidade do CGEE no meio externo.

3. Proposta 3.1 Justificativa De acordo com o Plano de Trabalho de 2006, o CGEE, em seu curto perodo de existncia, constituiu-se em um espao propcio confluncia de aes, tanto para o setor pblico como para o setor privado em um ambiente de obteno de consensos e identificao de oportunidades.

importante evidenciar a ao proposta no referido Plano, ou seja, ir consolidando o papel do CGEE no sistema nacional de CT&I como agente provedor de subsdios tcnicos de alto nvel e vises antecipadas do futuro para a tomada de deciso de natureza estratgica. Nesse sentido, no panorama atual do sistema nacional de pesquisa e inovao, o momento, parece adequado para a implantao de um Observatrio de CT&I.

At o presente, o Centro vem cumprindo seu papel relevante no assessoramento do MCT e de outros rgos de governo. No entanto, a ausncia de uma agenda prpria, de longo prazo, consistente com as diretrizes e prioridades definidas pela poltica de C&T, tende a limitar sua capacidade de acumular competncias e de reter conhecimento, podendo comprometer a capacidade de resposta da instituio a demandas de maior envergadura.

A construo de uma agenda de longo prazo bem estruturada possibilitar uma melhor delimitao temtica e, sobretudo, metodolgica das competncias ou linhas de atuao do CGEE, tal como definidas no referido Plano, ou seja: (1) prospeco estudos temticos e de futuro; (2) avaliao estratgica; (3) articulao e cooperao; e (4) informao e difuso de conhecimento. Em razo dos compromissos anteriormente assumidos pela instituio, a construo dessa agenda de longo prazo ter que ser bem planejada e protegida das aes de 9

rotina. Sugere-se, portanto, que esse processo se d por meio da criao de um Observatrio piloto que poder se constituir a partir dos ncleos de competncia temtica / setorial, no mbito do CGEE.

De acordo com o Plano de Trabalho de 2006 estas reas de competncia do Centro, devem ser fortalecidas e conduzidas de forma harmnica e integrada. No espao de convergncia dessas competncias, sero definidas reas e temas de natureza estruturante e transversal, cujos impactos scio-econmicos, atuais e potenciais, demandam maior grau de integrao. Para cada uma dessas reas/temas sero implantados Ncleos de Competncia Temtica, envolvendo especialistas externos. A figura 1 apresenta a configurao das relaes entre essas competncias.

Figura 1 - Linhas de atuao do CGEE Fonte: Plano de Trabalho 2006

Esse processo de criao de competncias se far a partir da escolha e tratamento de temas especficos, em torno dos quais essas competncias, de carter geral e metodolgico iro se consolidando. Vale ressaltar, que a escolha dos temas ou setores a serem enfocados deve estar associada ao seu potencial estratgico.

10

Observatrio de CT&I

3. 2 Papel do Observatrio no Processo de Trabalho do CGEE O papel do Observatrio no processo de trabalho do CGEE dever ser monitorar constantemente o ambiente externo (sociedade, mercado, economia, ambiente etc.) visando identificar oportunidades e riscos que possam afetar a sociedade como um todo ou segmentos de interesse dos trabalhos da instituio.

A figura a seguir apresenta o papel do Observatrio no processo de trabalho do CGEE, em trs dimenses.

Oportunidades Ameaas

Riscos

Observatrios
Especialistas

Estudos Futuro

T. A.

Prospeco Delphi, etc. Cenrio

Ferramentas

s Processos de avaliao
Monitoramento Avaliao Tecn. Planejamento Estratgico

Estudos Prospectivos

Cliente Cliente Cliente

11

A face superior do cubo representa a dimenso de observao do ambiente externo que visa identificar informaes, oportunidades e riscos que sero utilizados para construir cenrios, desenvolver estudos do futuro, avaliar impactos tecnolgicos, ambientais, scio-econmicos etc. Essas atividades oferecem subsdios para o apoio ao processo decisrio, desenvolvimento de polticas pblicas, planejamento estratgico etc., que so os artefatos produzidos pela instituio, por solicitao dos demandantes (clientes). A face frontal apresenta os processos de anlise/avaliao que sero desenvolvidos pela instituio. Esses processos utilizam-se de especialistas e ferramentas, que se encontram representados na face direita.

As setas representam os insumos e informaes que so utilizados por todos os componentes envolvidos nas atividades do CGEE. Os resultados desse conjunto de aes so os produtos que iro apoiar as aes do cliente (elaborao de polticas pblicas, planejamento estratgico etc.).

O Observatrio pode tornar o CGEE mais pr-ativo na medida em que o seu papel coletar informaes do mundo real de forma sistmica no fragmentada e multidisciplinar tendo foco nos riscos, oportunidades e ameaas, na identificao da informao que pode afetar diretamente os objetivos dos projetos desenvolvidos pelo Centro.

Nesse sentido ele pode identificar oportunidades de negcios no ambiente externo antecipadamente e propor projetos a possveis clientes. O CGEE deve ser visto como um organismo que coleta informaes, identifica mecanismos de gerao de conhecimento externo, analisa e processa esses elementos, com foco na reduo da incerteza do futuro. O Centro faz a sntese do resultado dessas anlises desenvolvendo produtos na forma de planos estratgicos para a tomada de deciso e apoio a elaborao de polticas pblicas e monitoramento de atividades estratgicas de longo prazo dos organismos pblicos e privados.

12

Observatrio de CT&I

Alm de oferecer subsdios s atividades externas o Observatrio pode oferecer ao mercado, o monitoramento das aes especficas das organizaes e servios de inteligncia competitiva para grandes empresas que demandem esse tipo de servio para melhorar o seu posicionamento no mercado.

Atualmente, as aquisies de informaes esto fragmentadas dentro dos grupos de trabalho havendo pouca troca de conhecimento, o que tipicamente pode gerar re-trabalho e inconsistncia entre as aes / projetos desenvolvidos por esses grupos havendo ainda, o risco de perda desses recursos de informao pelo fato de no haver uma gesto integrada de conhecimento e de informao. O Apndice III apresenta uma viso das atividades hoje desenvolvidas pelo CGEE.

Em ltima anlise o Observatrio pode propiciar uma estrutura de captao sistmica de conhecimento de mais longo prazo permitindo uma maior sinergia e aumento de produtividade dos trabalhos desenvolvidos pelo Centro criando efetivamente um segmento de inteligncia corporativa que apoiar de forma efetiva todos os trabalhos por ele desenvolvidos.

3.3 Implementao

Como passos iniciais no processo de criao de competncias especficas e de reestruturao do campo de atuao do CGEE, propem-se a criao de um Observatrio Piloto para subsidiar a viabilizao de uma agenda de longo prazo de carter sistmico e permanente. Isso demandar a adoo de algumas medidas e/ou procedimentos especficos, dentre as quais destacam-se:

Estruturao de uma rede de conhecimento em torno de temas e/ou setores utilizando a capacidade de formulao e avaliao dispersa em instituies pblicas e privadas de pesquisa a serem alimentadas e 13

lideradas por equipes tcnicas baseadas no CGEE dedicadas a essa finalidade; Criao de uma coordenao, de carter tcnico e logstico para firmar competncia interna e tornar a instituio uma referncia nesses temas e/ou setores; Definio de um tema/setor especfico, que no tenha carter instrumental ou genrico; Concepo e desenvolvimento de um ou mais projetos ncora, em torno do(s) qual(is) as atividades do Observatrio piloto iriam sendo definidas e realizadas; Articulao no entorno do Observatrio piloto a ser implementado, os projetos ou atividades da carteira atual de projetos do CGEE que tm relao sinrgica com o tema/setor em questo; Constituio de um grupo de apoio, formado por profissionais de alto nvel atuando no sistema nacional de CT&I, com o objetivo de orientar, acompanhar e avaliar as atividades regulares do novo ncleo; Busca de parcerias com instituies do sistema nacional de CT&I, visando assegurar o provimento dos meios necessrios ao funcionamento do Observatrio e realizao das atividades previstas (recursos humanos especializados, suporte financeiro, compartilhamento de informaes e de bases de dados, etc.).

4. reas de Atuao

Nesta seo so apresentadas as atividades e os projetos, que podem ser desenvolvidos, pelo Observatrio a ser implantado no CGEE. importante salientar que no se trata de uma relao de atividades/produtos a serem atribudos aos ncleos j existentes2.

VIOTTI E. G.; GUSMO R.; HOLLANDA S. Nota Tcnica sobre a iniciativa de criao de um Observatrio de C&T no mbito do CGEE, 2006

14

Observatrio de CT&I

A proposta que cada uma das atividades descritas possa ser integrada gradativamente, ao processo de consolidao dos trabalhos do Observatrio piloto, medida das necessidades e das oportunidades que forem surgindo.

4.1 Preparao de diagnsticos sobre a realidade do tema ou setor escolhido, no perodo mais recente, no que se refere a: arcabouo institucional existente (agncias governamentais e no

governamentais envolvidas, grau de articulao entre elas, lacunas e principais entraves etc.) marco legal e regulatrio (incluindo comparaes com experincias de outros pases); anlise do panorama internacional do tema/setor com identificao das oportunidades, vantagens comparativas e ameaas para o Brasil; estrutura de financiamento das atividades de pesquisa e desenvolvimento (agncias envolvidas, fundos e/ou programas especficos, incentivos fiscais, financiamento privado, fontes internacionais, etc.); perfil das empresas atuantes no setor/tema (porte, origem do capital, reas de atuao, potencial inovador, insero no comrcio internacional e potencial exportador, etc.); levantamento das estruturas de apoio s empresas no setor/tema (ensino e formao profissional, laboratrios de testes e ensaios, centros

tecnolgicos, associaes de classe, etc.); perfil da estrutura de P&D pblica no setor/tema (principais instituies atuantes; papel da pesquisa universitria e intensidade da cooperao universidade X empresas; esforos de P&D de empresas estatais, etc.); dimenso regional (grau de concentrao; reas de especializao, iniciativas de descentralizao, etc.).

15

4.2 Preparao de sries de indicadores referentes infra-estrutura de C&T disponvel e aos esforos de pesquisa e desenvolvimento realizados no setor/tema selecionado, a partir de dados secundrios j disponveis e/ou de consultas a Bases de Dados mantidas pelos principais produtores de estatsticas de C&T (IBGE, INPI, BC, FAPESP, MCT, CNPq-CAPES, IBICT, Federaes de Indstrias, etc.), A produo e difuso de sries de indicadores de CT&I para temas/setores especficos, no mbito das atividades regulares do Observatrio piloto, visa propiciar um melhor conhecimento do sistema nacional de pesquisa e de inovao no setor/tema em questo, de seu posicionamento no panorama internacional e identificar as lacunas na infra-estrutura de informaes de CT&I no pas. Em outros termos, trata-se de identificar: o estado da arte dos esforos de CT&I, tanto em nvel macro (pases, regies, zonas), como em nvel micro (organismos, grupos de pesquisa, empresas ou grupo industrial); as principais foras e debilidades dos esforos internos de P&D e das atividades inovadoras das empresas; as principais tendncias nas esferas internacional e nacional do setor/tema, no sentido de oferecer os elementos para a produo de diagnsticos mais aprofundados e para o monitoramento de novas oportunidades e empreendimentos nos setores pblico e privado, inclusive no que tange aos grandes programas internacionais de cooperao tcnico-cientfica. Como exemplo de indicadores a produzirem/divulgarem, pode-se destacar os relacionados : recursos financeiros dos governos federal e estadual, e do setor privado - alocados em atividades de P&D; infra-estrutura de P&D disponvel - identificao e caracterizao dos grupos de pesquisa atuantes no setor/tema (a partir do Diretrio dos

16

Observatrio de CT&I

Grupos de Pesquisa do CNPq e do Diretrio da Pesquisa Privada da Finep), especialmente no que se refere a: vinculao institucional, porte, total de pesquisadores e engenheiros; produo cientfica e tecnolgica; esforos de cooperao; insero internacional, etc. recursos humanos disponveis: perfil e distribuio geogrfica das ocupaes qualificadas (dados da RAIS/MTE; PNAD e outros); perfil da ps-graduao no setor/tema (oferta de pesquisadores): cursos, ingressos/evaso/egressos, titulados (mestrado e doutorado), especializao e titulao do corpo docente, distribuio geogrfica, etc. (dados da CAPES, CNPq, FAPs, etc.); evoluo e anlise da produo cientfica no setor/tema (indicadores bibliomtricos construdos a partir das bases internacionais de referncia - como ISI, SCIELO e outras bases especializadas do tipo Chemical Abstracts, Medline, Inspec etc. - e de fontes nacionais, como Capes e CNPq); atividade de patenteamento tecnolgica, (dados empresas INPI, lderes USPAT e EPO: e

especializao

nacionais

transnacionais, universidades, institutos de pesquisa, etc.); perfil do comrcio externo, fluxos de pagamentos por transferncia de tecnologia e de servios tcnicos, etc. (balano de pagamentos tecnolgico); perfil das empresas inovadoras no Brasil: porte, origem do capital, fontes de inovao e atividades inovativas, gastos em P&D (dados PINTEC, IPEA, IEDI, surveys especficos, etc., e comparaes com resultados de enquetes internacionais, como o survey inovao da UE/CIS, National Innovation Survey do Council on

Competitiveness/USA, NSF, Japo, etc.);

17

natureza e abrangncia dos esforos de cooperao (a partir de indicadores de co-publicao, co-patenteamento, acordos bilaterais, etc.).

4.3 Contribuies especficas no campo do planejamento estratgico e avaliao de programas governamentais. A atuao do Observatrio piloto consistir em aportes conceitual, analtico e/ou metodolgico para o aperfeioamento de metodologias e de um conjunto de indicadores essenciais, para o processo de tomada de decises estratgicas relacionadas ao setor/tema selecionado, como a reorientao de programas e de aes governamentais, alocao de recursos, reviso de planos plurianuais de investimento, novas alternativas de empreendimento, etc. Estes aportes estariam associados produo e uso de uma gama de indicadores de desempenho e indicadores de resultado, assim como trabalhos de cunho conceitual para a concepo e anlise dos chamados indicadores de impacto (socioeconmico, ambiental, cultural, etc.) da pesquisa e da inovao. Cabe ainda mencionar a possibilidade de participao e/ou apoio ao desenvolvimento de enquetes ou surveys especficos, realizados em cooperao com outras entidades do setor, bem como a de fornecer subsdios para a preparao de estudos prospectivos.

4.4 Definio de uma pauta de estudos especficos associados ao tema/setor selecionado (em colaborao com equipes acadmicas ou no mbito de redes e consrcios de P&D mais amplos), seleo dos especialistas com destacada atuao no tema/setor, elaborao do termo de referncia (coordenao executiva), plano de execuo do projeto a ser contratado e, finalmente, acompanhamento e avaliao do resultado final. Esses estudos buscariam, fornecer elementos e discutir formas de medir empiricamente o alcance das grandes transformaes em curso. Seguindo a experincia da

18

Observatrio de CT&I

maioria dos Observatrios, hoje em funcionamento, esses estudos passariam a integrar o conjunto de publicaes regulares do Centro.

4.5 Atuao como frum de discusso e debate sobre assuntos relacionados poltica cientfica e tecnolgica nacional, seus instrumentos e futuros possveis no setor/tema selecionado. Por intermdio da organizao de seminrios, workshops ou encontros abertos, reunindo pesquisadores, especialistas, gestores e empresrios, os ncleos de competncia

procurariam incitar o debate mais amplo sobre o tema em questo, numa perspectiva ao mesmo tempo interdisciplinar, comparativa e prospectiva.

4.6 Atividades de interlocuo e difuso tcnico-cientfica Essas atividades buscam estimular as relaes e interfaces dos ncleos com o meio externo, assim como a maior difuso dos trabalhos realizados internamente. Alm da edio e distribuio de publicaes seriadas (boletins, informes, estudos, relatrios, etc.), garantir a participao em comisses e redes especializadas, sobretudo em nvel internacional. 4.7 Contribuies definio de programas ou aes de formao e treinamento. O processo de criao e consolidao de competncias especializadas, pode permitir que o Observatrio piloto venha a participar diretamente ou atuar como colaborador na promoo de cursos de especializao para tcnicos vinculados a organismos e agncias de C&T, mediante os quais se procuraria garantir a adoo de conceitos, procedimentos e metodologias comuns, no tratamento de questes associadas ao tema/setor em foco. Por outro lado, em parceria com cursos de ps-graduao, o Observatrio pode tambm desempenhar um papel importante no apoio tcnico a trabalhos acadmicos e teses de doutorado sobre o tema. 4.7 Edio e divulgao de publicaes seriadas: boletins, dossiers temticos, estudos setoriais, etc.

19

4.8 Constituio de um Centro de Informao e Documentao, aberto a todos os parceiros e colaboradores do CGEE, gestores, empresrios, pesquisadores e estudantes que atuam no setor/tema (acervo contendo, por exemplo, revistas e publicaes internacionais de referncia, boletins, anurios, informes, sries estatsticas, documentos normativos e legislao, programas governamentais, estudos econmicos e de conjuntura, etc.).

5. Recursos

A implantao e operacionalizao do Observatrio no mbito das atividades do CGEE, ir demandar a mobilizao de recursos humanos, materiais e organizacionais, que devem ser alocados para atendimento dos objetivos estabelecidos, dentre os quais destacam-se: Infra-estrutura de TI para desenvolvimento dos trabalhos por meio de redes de prtica, software, hardware e capacitao de recursos humanos, para apoi-los (moderador, lderes de projetos, coordenadores, etc.); Capacitao de recursos humanos para trabalhar em redes; Pessoal tcnico qualificado e com experincia na formulao,

implementao e/ou avaliao de aes de programas governamentais de Cincia e Tecnologia (parte em regime de dedicao integral no CGEE e parte como colaboradores associados); Pesquisadores e/ou especialistas de outras instituies a serem alocados, em carter temporrio, nos projetos contratados e/ou atividades

desenvolvidas no mbito dos ncleos de competncia; Recursos humanos especializados e de apoio tcnico, particularmente, especialistas em Sistemas de Informao (softwares especficos,

gerenciadores de bases de dados, etc.);

20

Observatrio de CT&I

Garantia de amplo acesso a Sistemas de Informao, resultados de enquetes nacionais, Bases de Dados especializadas, sries estatsticas, entre outras fontes de informao, mantidos por entidades federais, estaduais ou privadas (como IBGE, IPEA, FAPESP, IEDI, FIESP, etc);

Definio das parcerias institucionais associadas ao processo de implementao dos ncleos e delimitao dos campos de ao de cada parceiro (como por exemplo, IPEA, IEA-USP, ABDI, CNPq, FINEP, FAPESP, etc.);

Constituio de um grupo de assessoramento, constitudo por profissionais de alto nvel, com o objetivo de orientar, acompanhar e avaliar a constituio e o desenvolvimento dos ncleos;

Articulao entre as quatro reas de atuao do CGEE (competncias principais), tal como esto definidas no seu plano de trabalho (prospeco, avaliao estratgica, articulao e cooperao, informao e difuso de conhecimento), de forma a evitar sobreposies;

Sistemtica de superviso e controle de qualidade da publicao dos trabalhos e estudos realizados (publicaes eletrnicas e impressas).

6. Resultados Esperados

Com a implantao do Observatrio espera-se que o CGEE torne-se mais pr-ativo e avance em termos de estudos prospectivos e de natureza estratgica. Especificamente espera-se obter os seguintes resultados:

Intercmbio de informaes entre os participantes das redes por meio de compartilhamento de paradigmas divergentes;

Formao de redes de prticas3 e de interesse nos temas analisados;

Seu objetivo contribuir para a dinamizao de atividades ligadas a um setor especfico por meio de uma rede social de articulao e estmulo s atividades em questo. Todos os participantes devem cooperar na preparao dos encontros e

21

Consensos e estruturao sobre problemas complexos, oportunidades tecnolgicas, identificao e anlise de tendncias e incertezas;

Utilizao dos resultados pelos stakeholders pblicos e privados para aes efetivas;

Identificao de oportunidades e riscos para o CGEE; Oferta de produtos e servios especficos do Observatrio ao mercado (vigilncia tecnolgica, monitoramento, inteligncia competitiva, etc.);

Promoo da inovao nas empresas por meio do fornecimento de informao sobre inovaes tecnolgicas;

Estimulo a capacidade das empresas adotarem novas tecnologias por meio da identificao e disseminao de "boas prticas" empresariais, em nvel nacional e internacional;

Consolidao do papel do CGEE no sistema de CT&I como agente provedor de subsdios tcnicos de alto nvel e vises antecipadoras de futuro para tomada de deciso e definio de polticas pblicas.

fixar uma temtica de interesse comum a ser discutida com um responsvel pela sesso, que dever elaborar uma apresentao sobre o tema escolhido. Uma caracterstica das Comunidades de Prtica a rede de relacionamentos formada pelo contato entre os participantes. Esse contato propicia alianas estratgicas entre as empresas que passam a unir seus pontos fortes e conseguem firmar parcerias para projetos e negcios. Os participantes identificam problemas, desenvolve um Plano de Ao, elabora um Cronograma de Atividades e o Plano de Controle, que contm as atribuies de todos os participantes do grupo.

22

Observatrio de CT&I

7. Consideraes Finais

Como mencionado anteriormente, em geral os observatrios, desempenham um papel relevante de subsidiar os processos de tomada de deciso, nos setores pblico e privado adotando: a) abordagens baseadas em evidncias e em percepes do futuro que provm do conhecimento explcito disponvel e, tambm, do conhecimento tcito de especialistas; b) articulaes entre organizaes e indivduos e estmulo participao efetiva dos principais interessados; c) construo de vises de curto, mdio e longo prazos em temas nos quais a Cincia, a tecnologia e a Inovao so aspectos centrais.

Atualmente, as aquisies de informaes no CGEE esto fragmentadas dentro dos grupos de trabalho havendo pouca troca de conhecimento, o que pode gerar retrabalho e inconsistncia entre as aes / projetos desenvolvidos por esses grupos, alm disso pode gerar o risco de perdas de informao por conhecimento e de informao. no haver uma gesto integrada de

Alm de oferecer subsdios s atividades externas e internas o Observatrio pode oferecer ao mercado, o monitoramento das aes especficas das organizaes e servios de inteligncia competitiva para grandes empresas que demandem esse tipo de servio para melhorar o seu posicionamento no mercado.

Referente ao desenvolvimento tecnolgico um processo organizado de observatrio contribui para: acompanhar ou monitorar as evolues de determinados campos tecnolgicos ou de pesquisa, que envolvem, um trabalho de minerao de dados, como o caso dos observatrios temticos. funcionar como antenas, radares, ou faris para antecipar idias, tendncias, iluminar caminhos futuros, identificar questes e solues; construir indicadores confiveis, pertinentes e perenes, descritivos da Cincia e a Tecnologia de uma regio ou pas em comparao com outros pases ou regies;

23

conceber e produzir indicadores referentes s atividades cientficas, tecnolgicas e de inovao e permitir sua interpretao em termos de posicionamento do pas ou da regio.

Em ltima anlise o Observatrio pode propiciar uma estrutura de captao sistmica de conhecimento de mais longo prazo permitindo uma maior sinergia e aumento de produtividade dos trabalhos desenvolvidos pelo Centro criando efetivamente um segmento de inteligncia corporativa que apoiar de forma efetiva todos os trabalhos por ele desenvolvidos.

24

Observatrio de CT&I

Referncias Bibliogrficas
CENTRO DE GESTO E ESTUDOS ESTRATGICOS. Plano de Trabalho 2006. Braslia 16/02/2006 COELHO, G. M.; SANTOS, D. M. dos; FILHO, L. F. Nota Tcnica Instituies, Organizaes, e Redes de Observatrios em Cincia, Tecnologia e Inovao. Centro de Gesto e Estudos Estratgicos CGEE. Abril, 2006 VIOTTI E. G.; GUSMO R.; HOLLANDA S. Nota Tcnica sobre a iniciativa de criao de um Observatrio de C&T no mbito do CGEE, 2006

Sites Consultados 1. Observatorio Colombiano de Ciencia Y Tecnologa (OCYT).http://www.ocyt.org.co/. Acesso em 15 dez 2006 2. Observatrio da Cincia e do Ensino Superior (OCES). Disponvel em: http://www.oces.mctes.pt/. Acesso em 15 dez 2006 3. L'observatoire des Sciences et des Technologies (OST). Disponvel em: http://www.ost.uqam.ca/OSTE/acc/acc.asp Acesso em 15 dez 2006 4. Netherlands Observatory of Science and Technology (NOWT). Disponvel em: http://www.nowt.nl/. Acesso em 15 dez 2006. 5. Observatory Industrial Technology Prospection (OPTI ). Disponvel em: http://www.opti.org/english/index/que.asp. Acesso em 15 dez 2006. 6. European Science and Technology Observatory (ESTO). Disponvel em: http://esto.jrc.es/. Acesso em 15 dez 2006. 7. European Information Technology Observatory (EITO). Disponvel em: http://www.eito.com. Acesso em 15 dez 2006. 8. Observatorio de Ciencia Y Tecnologa. Disponvel em: http://www.ut.edu.co/observatorio/porque.html. Acesso em 15 dez 2006. 9. Observatorio de Ciencia Y Tecnologa. Disponvel em: http://www.fseneca.org/html/observatorio.htm#presentacion. Acesso em 15 dez 2006. 10. Observatorio Cubano de Ciencia Y Tecnologa (OCCYT). Disponvel em: http://www.occyt.cu/. Acesso em 15 dez 2006. 25

11. Biblioteca Virtual en Salud (BVS). Disponvel em: http://bvs.insp.mx/. Acesso em 15 dez 2006. 12. Observatorio Chileno de Ciencia, Tecnologa e Innovacon (KAMAX). Disponvel em: http://www.kawax.cl/observatorio/5.htm. Acesso em 15 dez 2006. 13. Fundacion para la Inovacion Tecnologica. Disponvel em: http://www.cotec.es/. Acesso em 15 dez 2006. 14. Malaysian Science and Technology Information Centre (MASTIC). Disponvel em: http://www.mastic.gov.my. Acesso em 15 dez 2006. 15. National Institute of Science and Technology Policy (NISTEP). Disponvel em: http://www.nistep.go.jp/. Acesso em 15 dez 2006. 16. Observatoire Science, Politique Et Socit (OSPS). Disponvel em: http://osps.epfl.ch/index.html. Acesso em 15 dez 2006. 17. Lobservatoire des Sciences et des Techniques (OST). Disponvel em: http://www.obs-ost.fr/. Acesso em 15 dez 2006. 18. Red de Indicadores de Ciencia y Tecnologa -Iberoamericana E Interamericana (RICYT). Disponvel em: http://www.ricyt.org/. Acesso em 15 dez 2006. 19. Strategis. Disponvel em: http://strategis.ic.gc.ca/engdoc/main.html. Acesso em 15 dez 2006. 20. Jobfutures. Disponvel em: http://www.jobfutures.com.au. Acesso em 15 dez 2006. 21. Observatrio de Prospectiva da Engenharia e da Tecnologia (OPET). Disponvel em: http://www.siweb.info/opet/edicao3.asp?pa=1. Acesso em 15 dez 2006. 22. Association of Regional Observatories (ARO). Disponvel em: http://www.regionalobservatories.org.uk/about_aro.html. Acesso em 15 dez 2006.

26

Observatrio de CT&I

23. L'observatoire des Technologies Stratgiques (OTS). Disponvel em: http://www.industrie.gouv.fr/observat/innov/carrefour/so_exer.htm#ch2. Acesso em 15 dez 2006. 24. Observatorio de Prospectiva Cientfica Y Tecnolgica (OPCYT). Disponvel em: http://www.opcyt.setcip.gov.ar/. Acesso em 15 dez 2006. 25. Observatorio Chileno de Ciencia, Tecnologa e Innovacin (CONACYT). Disponvel em: http://www.conicyt.cl/. Acesso em 15 dez 2006. 26. IALE. Disponvel em: http://www.iale.es/. Acesso em 15 dez 2006. 27. Korea Institute of Science & Technology Evaluation and Planning (KISTEP). Disponvel em: http://www.kistep.re.kr/index.jsp. Acesso em 15 dez 2006. 28. Observatory for Micro and Nano Technologies (OMNT). Disponvel em: http://www.omnt.fr/english.html. Acesso em 15 dez 2006. 29. The National Policy and Advisory Board for Enterprise, Trade, Science, Technology And Innovation (FORFS). Disponvel em: http://www.forfas.ie. Acesso em 15 dez 2006. 30. Observatrio Nacional (ON). Disponvel em: http://www.on.br. Acesso em 15 dez 2006. 31. Observatrio de Tecnologia e Inovao (OTI). Disponvel em: http://www.oti.ipt.br. Acesso em 15 dez 2006. 32. Observatrio Digital. Disponvel em: http://www.softex.br/observatorio/_observatorio/apresentacao.asp. Acesso em 15 dez 2006. 33. Observatrio da Sociedade da Informao. Disponvel em: http://osi.unesco.org.br/index.php. Acesso em 15 dez 2006. 34. Observatrio da imprensa. Disponvel em: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/#. Acesso em 15 dez 2006.

Bibliografia
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. So Paulo: Paz e Terra, 1999 27

NASCIMENTO, M. E. M. Aes Estratgicas para Gesto de Redes Colaborativas e Comunidades Virtuais em Instituies Pblicas e Privadas. Senatus, Braslia v. 3, n.1, p.42-47, abr. 2004 PAULUCI, R.. QUONIAM L. RICCIO, E. L. Comunidade de Prtica como Ferramenta de Foresight: Canal Prospectar e Indstria Brasileira, ano PORTER, M. E. The competitive advantage of nations, New York: The Free Press. 1990. 896p. BALANCIERI, R. BOVO,A.B.; KERN, V.M.; PACHECO, R.C. dos S..; BARCIA, R. M. A Anlise de Redes de Colaborao Cientfica sob as Novas Tecnologias de Informao e Comunicao: Um Estudo na Plataforma Lattes. Revista Cincia da Informao, Braslia, v.34, n.1, p.64-77, jan/abr 2005

28

Observatrio de CT&I

Apndice I

29

Observatrios Pesquisados

1. Observatrios no Exterior
Este Apndice apresenta o resultado da investigao/minerao sobre os observatrios existentes no exterior e no Brasil, que podem ser utilizados como modelo para configurar o Observatrio proposto, por serem considerados mais ativos e estruturados.

1.1 IALE Tecnologia4 IALE Tecnologia uma empresa de consultoria, com sede em Barcelona (Espanha), uma filial em Via del Mar (Chile) e representao em Madrid (Espanha) e Bogot (Colmbia). uma empresa lder em nvel Espanhol e Europeu no Campo da Vigilncia Tecnolgica e Inteligncia Competitiva. Trabalha na fronteira entre a investigao, as instituies e as empresas na prestao de servios em: rea de Gesto da Inovao e Tecnologia em geral; rea de Vigilncia Tecnolgica/Inteligncia Competitiva, em particular.

O carter inovador das reas de trabalho tem levado a IALE Tecnologia a desenvolver trabalhos de divulgao e formao altamente especializados. Atualmente a IALE Tecnologia oferece no somente trabalhos de consultoria e implantao de metodologias e solues em instituies pblicas e privadas, como tambm desenvolvem trabalhos de divulgao e formao especializada em um amplo leque de reas relacionadas com a gesto da inovao. As atividades desenvolvidas pela IALE Tecnologia esto circunscritas em trs grandes blocos: a) Trabalhos de consultoria e assessoria em variados campos da Gesto da Informao; b) Implantao de metodologias e solues tecnolgicas para o desenvolvimento de trabalhos de Vigilncia e Inteligncia Competitiva;

htpp://www.iale.es/

30

Observatrio de CT&I

c) Ciclos de divulgao e de formao especializada sobre variados campos da rea de inovao. Esses servios se destinam: As empresas Aos organismos responsveis pelo desenvolvimento industrial, cientfico e tecnolgico As universidades e os centros tecnolgicos

O crescimento da informao disponvel tem provocado o desenvolvimento de ferramentas de informtica que permitem automatizar o tratamento de grandes volumes de informaes com o fim de encontrar a informao relevante. Estas ferramentas utilizam tcnicas bibliomtricas e cienciomtricas que combinam tcnicas de indexao e anlise estatsticas (as ferramentas de busca na internet, a minerao de dados e a minerao de textos).

1.2 Observatrio de Prospectiva Tecnolgica Industrial (OPTI )5 A Fundacin Observatrio de Prospectiva Tecnolgica Industrial (OPTI) vinculada ao Ministrio da Cincia e Tecnologia da Espanha e se dedica a identificar tendncias tecnolgicas de futuro em diferentes campos de atividade e conhecimento, para facilitar a tomada de decises nas empresas e organizaes pblicas, em mdio e longo prazo. Este observatrio nasceu a partir das necessidades do Ministrio da Indstria e Energia, em 1997, passando sua vinculao, aps dois anos, para o Ministrio da Cincia e Tecnologia. A prospectiva nasce da necessidade de responder aos problemas e s situaes que se vislumbram a longo prazo (10-20 anos) levando em considerao a rpida evoluo das tecnologias, as mudanas sociais, e globalizao e o aumento da competio entre os mercados. Por meio de suas atividades de prospeco e vigilncia tecnolgica, ajuda a identificar tecnologias emergentes e constitui uma fonte privilegiada de informao para a Espanha. O OPTI liderou o primeiro Programa de Prospectiva Espanhol, e realiza atividades de assessoramento a diversos organismos tanto pblicos como privados.

http://www.opti.org/english/index/que.asp

31

O OPTI Foundation gera informao inteligente sobre a evoluo do futuro de cincia e tecnologia no mdio e longo prazos tendo sido estabelecido com os seguintes objetivos: Gerar uma base de informao e conhecimento sobre tendncias e previses de futuro sobre o impacto e influncia da tecnologia na indstria, no emprego e na competitividade. Servir de apoio para a tomada de decises de carter estratgico, tanto pelas empresas como pelo governo, em temas em que os aspectos tecnolgicos tenham uma importncia evidente, contando para isto com informaes sobre a evoluo da tecnologia e seu impacto no desenvolvimento industrial. Prover informaes teis para os responsveis pela tomada de deciso na administrao e companhias capazes de adotar os mais apropriados planos de ao.

O primeiro Programa de Prospectiva Tecnolgica do OPTI, de 1998 a 2001, envolveu 3 Informes Setoriais. O Primeiro Informe envolveu: Tecnologias de Conservacin de Alimentos Energas Renovables Gestin y tratamiento de resduos industriales Qumica Fina Industria de contenidos digitales Aeronutico Nuevas Tecnologas de Fabricacin de Productos Metlicos Tecnologas de Diseo

O Segundo Informe envolveu: La biotecnologia aplicada al sector agroalimentario Tecnologas avanzadas de conversin de combustibles fsiles reas de aplicacin de los equipos medioambientales y tecnologas concurrentes Qumica bsica orgnica / Primeras materias plsticas Agroqumica Las TIC y la emergente Economa Digital Ferrocarril Naval Tecnologas de fabricacin de piezas de plstico y materiales compuestos Tecnologas de automatizacin

O Terceiro Informe envolveu:


32

Tecnologias de Envasado Agroalimentario Bienes de equipo para la fabricacin de piezas unitarias

Observatrio de CT&I

Transporte, distribucin, almacenamiento y uso final de la energa Tratamiento de aguas Industria de contenidos digitales Pasta, Papel y Cartn Proceso de Convergencia Tecnolgica en las TIC Tecnologas limpias y de reciclaje Automocin

Desde 2002, a OPTI vem conduzindo estudos prospectivos nos seguintes temas/setores:

La energia nuclear Estudio de Prospectiva del Sector Turismo El futuro de las tecnologas de la pesca Tecnologas de observacin y control del medio Marino Industria transformadora de productos del mar Acuicultura marina Quimica Transformadora. Tendencias tecnolgicas a medio y largo plazo Impacto de la biotecnologa en el Sector Sanitario. Tendencias Tecnolgicas a medio y largo plazo Obra Civil. Tendencias Tecnolgicas a medio y largo plazo Materiales para el trasporte y la energa Microtecnologas y microsistemas El futuro de los medios de comunicacin ante el impacto de las nuevas tecnologas

O OPTI, alm do trabalho de prospectiva tecnolgica, em colaborao com o Escritrio de Patentes e Marcas (OEPM) iniciou um servio de vigilncia tecnolgica destinado a empresas, que facilita informaes sobre os avanos e novidades tecnolgicas. Este servio se materializa atravs de Boletins trimestrais que contm notcias tecnolgicas e informaes sobre as patentes publicadas.

A principal linha de atividade do OPTI Foundation a prospeco tecnolgica tendo at o momento, completado e publicado, mais de quarenta desses estudos de prospeco em nveis setorial e sub-setorial.

O OPTI oferece Servios de Vigilncia Tecnolgica em vrios setores e orienta companhias e instituies pblicas e privadas em Projetos de Estratgias de Futuro por meio de aplicaes de prospeco. Parte das atividades da OPTI a elaborao de relatrios atualizados sobre evoluo tecnolgica, assessorando em que extenso a

33

indstria espanhola est em linha com as tendncias futuras indicadas pelos estudos de prospeco tecnolgica. Esses estudos analisam os aspectos mais crticos relacionados ao presente e futuro dos setores em estudo e identificam as linhas de pesquisas cientficas e tecnolgicas chaves para seu desenvolvimento.

Os estudos prospectivos so conduzidos com um horizonte de tempo de quinze anos e provm informaes valiosas para o planejamento e polticas de inovao e o estabelecimento de estratgias de negcios. A Tabela 2 apresenta uma lista dos estudos prospectivos publicados at o momento. Tabela 1 Lista dos Estudos Prospectivos publicados pelo OPTI
List of prospection studies published Sector Prospection Study Food Conservation Technologies. Food and agriculture Biotechnology applied to the food sector. Packaging technologies in food and agriculture. Renewable Energies. Advanced fossil fuel conversion technologies. Energy Technological trends in transportation, distribution, storage and final use of energy. Hydrogen and fuel cells. Nuclear power Industrial waste management and processing. Industrial Environment Environmental capital goods. Industrial waste water treatment. Fine Chemistry. Basic Organic Chemistry. First Plastic Chemistry Materials. Agricultural Chemistry. Paper, Pulp and Card. Transforming Chemistry. Information Technologies and Communications Digital contents industry. ITC and the emerging digital economy.

34

Observatrio de CT&I

Convergence of infrastructures and services in the telecommunications sector. Future of the Mass Media. Air transport. Transport Rail Transport. Naval Transport. Motor Vehicles. Metal Product Manufacturing Technologies. Technologies for transforming plastic parts and Basic and Transformation Sectors compound materials. Capital equipment for the manufacture of single parts. Micro technology and Micro systems. Design Technologies. Traditional Sectors Automation Technologies. Clean and Recycling Technologies. Impact of Biotechnology on the health sector. Biotechnology Impact of Biotechnology on the agriculture and cattle-breeding sectors. Construction Materials Tourism Civil works Materials for energy and transport. Global demand scenarios and technological trends. Minimally Invasive Surgery. The future of Biomaterials. Aquaculture. Transforming Industry. Marine Technologies Technologies for monitoring and observing the sea. Fishing technologies.

Health Sciences

Fonte: http://www.opti.org/english/index/que.asp

35

1.3 Observatoire des Sciences et des Techniques OST (Frana)6 Na Frana, existem diversas instituies denominadas observatrios criadas por coletividades ou pelo Estado, com a misso de produzir conhecimentos para facilitar a tomada de deciso e o acesso informao em diferentes campos, com objetivos e metas diversos, bem como apresentam diferentes estruturas organizacionais. Existem em todas as escalas territoriais, sendo os nacionais, regionais ou departamentais os mais perenes e numerosos. De uma maneira geral, os temas tratados por estes observatrios abordam questes regionais, sociais, econmicas, ambientais, dentre outras. O Observatoire des Sciences et des Techniques - OST foi criado em 1990, com a misso de construir indicadores confiveis, pertinentes e perenes, descrevendo a cincia e a tecnologia francesas em comparao com a europia e a internacional. Produz indicadores especficos para uma anlise estratgica, como, por exemplo: Indicadores de recursos financeiros ou humanos, medindo os esforos de P&D; Indicadores bibliomtricos, medindo a atividade cientfica e tecnolgica atravs de publicaes cientficas e de patentes contidas em bases de dados; Indicadores de competitividade visando quantificar as relaes entre a indstria e a cincia ou a tecnologia ou os resultados de grandes programas; Indicadores estratgicos para identificar as foras e fraquezas dos atores atravs, por exemplo, das atividades desenvolvidas ou pela introduo de aspectos qualitativos; Indicadores de interao que permitem representar as comunidades de atores atuando em rede, em constante reconfigurao.

O OST no um produtor de fontes ou dados primrios. Para cumprir sua misso, construiu uma base de dados reagrupando e harmonizando dados apropriados de outras fontes, como levantamentos nacionais sobre pesquisa em instituies pblicas e empresas e inovao, publicaes cientficas (base Science Citation Index), patentes (base EPAT, USPAT), dados da OCDE ou Unesco, dados sobre o ensino superior. Esta base de dados original e pluri-temtica sobre P&D contm informaes estruturadas sobre publicaes cientficas, patentes, participao em programas europeus, mobilidade internacional, recursos humanos. A base de dados do OST no uma simples compilao de dados, mas um instrumento poderoso e original de produo de indicadores de alto valor agregado em relao aos dados obtidos das fontes originais. A

http://www.obs-ost.fr/

36

Observatrio de CT&I

competncia desenvolvida pelo OST na metodologia de construo de indicadores constitui uma expertise bastante particular.

1.4 Observatrio da Cincia e do Ensino Superior OCES (Portugal) 7


O Observatrio da Cincia e do Ensino Superior - OCES, antigo Observatrio das Cincias e das Tecnologias - OCT, um organismo pblico, vinculado ao Ministrio da Cincia, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, tem por objetivo principal, a coleta, o tratamento, a anlise e divulgao de informao estatstica e estudos relativos aos sistemas cientficos e de ensino superior. O OCES assegura, ainda, a ligao s fontes de informao internacionais para as reas da Cincia & Tecnologia (C&T) e Ensino Superior. fonte e contato do EUROSTAT, OCDE, UNESCO e RICYT para fins estatsticos. A atividade do OCES consiste na coleta, produo e anlise de indicadores estatsticos e desenvolvimento de estudos prospectivos nas reas de: Cincia & Tecnologia (I&D, Inovao, Recursos Humanos e Formao Avanada e Produo Cientifica) e Ensino Superior. A figura 1 apresenta o organograma do OCES.

Figura 1 Observatrio da Cincia e do Ensino Superior Fonte: OCES (2006)

http://www.oces.mctes.pt

37

1.5 Observatoire des Sciences et des Technologies - OST (Canada) 8

O Observatoire des Sciences et des Technologies (OST) uma organizao dedicada medio da cincia, tecnologia e inovao. Em associao com o Centre

Interuniversitaire de Recherche sur la Science et la Technologie, criou e aprimorou indicadores cientomtricos, ampliando as reflexes e as concluses que podem ser tiradas deles, possibilitando, ainda, a formao de especialistas no assunto. Mantm bases de dados sobre P&D, investimentos em pesquisa, patentes e publicaes. Estas bases de dados possibilitam o mapeamento da expertise canadense e internacional em C&T extraindo informaes valiosas sobre pesquisadores e identificando possibilidades decooperao. 1.6 Observatoire des Technologies Strategiques OTS / Ministre de lEconomie, des Finances et de lIndustrie (Frana)9 O Observatoire des Technologies Stratgiques OTS uma entidade vinculada ao Ministrio da Economia, Finanas e Indstria francs e realiza estudos prospectivos de tecnologias-chave desde 1995. Estes estudos vm sendo feitos, a cada cinco anos, com a denominao de Tecnologias Chave para a Frana. Estudos estratgicos de grande porte so realizados regularmente na Frana sobre a evoluo do desenvolvimento tecnolgico e sobre a posio concorrencial da indstria a fim de fornecer s empresas e aos demais atores econmicos anlises prospectivas, bem como um quadro de referncia que permita definir prioridades de ao. A identificao destas tecnologias responde preocupao de manter a competitividade industrial, necessidade de mobilizar recursos considerveis para P&D e ao imperativo de seletividade nas aes pblicas, alm de exprimir as expectativas na Frana em relao ao restante da Unio Europia. O ltimo estudo foi feito em 200510, com horizonte de 2010, e conduzido pelo OTS e a Direction Gnrale de l'Industrie, des Technologies de l'Information et des Postes, que

http://www.ost.qc.ca/ http://www.industrie.gouv.fr/index_portail.php http://www.tc-2010.fr/

10

38

Observatrio de CT&I

hoje est vinculada a Direction Gnrale des Entreprises. O estudo responde a trs questes essenciais: Quais so as tecnologias importantes para a indstria nacional? Qual a posio francesa em relao a estas tecnologias? Quais devem ser, conseqentemente, as prioridades tecnolgicas? 1.7 European Science and Technology Observatory ESTO (Unio Europia)11 O European Science and Technology Observatory ESTO uma rede patrocinada pelo Joint Research Centre - JRC / Institute for Prospective Technological Studies - IPTS. A misso do ESTO ampliar e desenvolver a base de conhecimento do JRC-IPTS sobre desenvolvimentos futuros em cincia e tecnologia para prover os tomadores de deciso da Unio Europia com informao sobre C&T de potencial relevncia poltica, original, analisada e fornecida no momento adequado. A competncia principal do ESTO em anlise prospectiva transnacional em C&T. Nesta rea produz avaliaes e aconselhamento sobre mudanas no campo da C&T, potencialmente relevantes para a sociedade, economia e poltica da Unio Europia. O objetivo da rede detectar em um estgio embrionrio e analisar as rupturas cientficas e tecnolgicas, tendncias e eventos, desenvolver conhecimento e fornecer informao original de importncia poltica potencial para a UE. O ESTO desenvolve as seguintes atividades principais: estudos especficos direcionados para a tomada de deciso na EU. Estes estudos usualmente consistem em comparar situaes, prticas e experincias em vrios pases membros da EU, consistindo em: anlise prospectiva e antecipativa; apoio formulao de polticas (anlise ex-ante); apoio direto s polticas em desenvolvimento (anlise ex-post, antecipando desenvolvimentos futuros); aes rpidas para dar respostas rpidas a questes especficas relacionadas a C&T; monitoramento de atividades prospectivas em C&T na EU 25+, que servem como base de conhecimento para responder adequadamente s demandas dos clientes do JRC/IPTS. Um sistema de alerta/sinais fracos ligado a uma

11

http://esto.jrc.es

39

atividade de roadmapping, para identificar tendncias tecnolgicas relevantes, seus desenvolvimentos futuros e possveis implicaes polticas. O ESTO tambm apia a produo do IPTS Report e realiza encontros, workshops e conferncias. 1.8 Observatoire des Micro et Nano Technologies - OMNT (Frana) 12 O Observatoire des Micro et Nano Technologies - OMNT foi criado pelo CEA13 e pelo CNRS14, com a misso de fazer o monitoramento estratgico contnuo sobre temas chave relacionados s micro e nanotecnologias para o conjunto de atores interessados. Visa detectar precocemente os sinais fracos que anunciam as mudanas no domnio das nanotecnologias. A rede de apoio ao Observatrio conta com mais de 200 especialistas, relacionados a pesquisa fundamental, pesquisa aplicada, desenvolvimento, concepo e simulao. Os especialistas se renem, a cada dois meses, a fim de compartilhar e confrontar suas anlises, o que gera os documentos de sntese. O Observatrio edita seus trabalhos sob forma de snteses bimestrais e anuais. Organiza regularmente seminrios temticos e uma conferncia anual.

1.9 Observatorio para la Sociedad de la Informacin en Navarra O Observatorio para a Sociedade da Informao em Navarra um instrumento que permite obter e analisar informaes de forma sistemtica, sobre o grau de

desenvolvimento das Tecnologa de Informao e da Comunicao na Sociedade de Navarra.

Tem como objetivo dispor de um conjunto de indicadores estatsticos que permita medir a evoluo da situao da Sociedade da Informao em Navarra nos diversos ambitos de interesse: sociedade, empresas, administrao pblica, educao e infraestrutura de comunicao. Dentre as atividades e servios desenvolvidos destacam-se:

12

http://www.omnt.fr/ www.cea.fr/ www.cnrs.fr/

13

14

40

Observatrio de CT&I

medir o impacto dos programas pblicos de fomento a sociedade da Informao; comparar a evoluo da Sociedade da Informao em Navarra com outras regies europeza difundir e facilitar informaes sobre o desenvolvimento da Sociedade da Informao em Navarra para pessoas e entidades que o desejem e em especial as entidades pblicas e privadas que participam no Programa Regional de Aes innovadoras.

dispor de um inventrio de boas prticas de desenvolvimento da Sociedade da Informao em Navarra e na Europa. Implantar novos mtodos de difuso da informao.

1.10 Centro de Difusin de Tecnologas (CEDITEC)15 O Observatorio CEDITEC de Vigilancia Tecnolgica da Espanha uma iniciativa que surgiu em 2002 com o objetivo de seguir o vertiginoso desenvolvimento da telefonia mvel em diversos aspectos, tanto nos tecnolgicos (patentes, projetos, padres) quanto nos sociais e de mercado (novos servios e aplicaes, legislao, competencia, impacto social, etc.). O Observatrio disponibiliza gratuitamente os accesos aos ltimos contedos e oferece a possibilidade de subscrever-se aos seus servios. Mediante esta opo o subscritor recebe o boletim mensal com as timas novidades do Observatorio e tem disponivel o histrico de informaes desde 2003. A subscrio permite ainda utilizar as ferramentas de busca padronizada. O Centro de Tecnologa realiza os eguintes estudos: informes e estudos de aplicaes das TICs estuda solues tecnolgicas; prope modelos de negcios e estratgias de implantao a travs de seu servio DIGAME; difuso do conceito de sociedade do conhecimento e difuso de estratgias de identificao de cenrios de negcios para aplicao das tecnologas de gesto da informao estratgica para a tomada de deciso;

15

http://www.ceditec.etsit.upm.es/index.php

41

Benchmarking; assessoria a empresa e associaes; assessoria sobre tecnologa; servios e monitoramento dos avanos tecnolgicos e novos servios e vaor econmico; estudos sobre os impactos das TICs na cadeia de valor dos setores industriais;

Desde sua criao o Observatrio elabora informes e boletins de publicao.

2. Observatrios no Brasil
No Brasil, da mesma forma que no exterior esto emergindo, algumas iniciativas chamadas de Observatrios, tais como o Observatrio da Sociedade da Informao, o Observatrio Digital, Observatrio de Tecnologia e Inovao (IPT- So Paulo), o OBTENDO (Escola de Qumica da UFRJ Rio de Janeiro), Observatrio do SENAICETIQT (Rio de Janeiro) e o entre outros. Alm desses, existem instituies que desenvolvem atividades tpicas daquelas realizadas pelos observatrios, embora no tenham esta denominao, como por exemplo: o Centro de Gesto e Estudos Estratgicos (CGEE), que desenvolve estudos prospectivos e temticos em apoio s polticas governamentais de CT&I; a Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo (FAPESP), que realiza um importante trabalho relacionado aos indicadores de CT&I. A seguir so apresentados os objetivos e as atividades desenvolvidas pelo OTI/IPT, do Observatrio Digital, Observatrio da Sociedade da Informao, do Observatrio Nacional 2.1 Observatrio de Tecnologia e Inovao - OTI/IPT (SP Brasil) 16

O OTI atua na anlise e ao estratgica de temas ligados tecnologia e inovao. Sob a coordenao do IPT, promove a interao de pesquisadores, executivos (dos

16

http://www.oti.ipt.br

42

Observatrio de CT&I

setores pblico e privado) e empresrios visando o incremento da competitividade da economia paulista e brasileira no ambiente global. Tem como misso subsidiar processos relevantes de tomada de deciso estratgica pblicos e privados, otimizando o aproveitamento das competncias tcnicas e gerenciais existentes no Estado, no pas e no mundo por meio de uma abordagem baseada em "evidncias"; da articulao e participao efetiva dos principais interessados; de uma viso de longo prazo em temas nos quais a tecnologia e a inovao so aspectos centrais.

Existente desde 2002, o Instituto de Pesquisas Tecnolgicas (IPT), patrocinado pela Secretaria da Cincia, Tecnologia e Desenvolvimento Econmico (SCTDE) do Estado de So Paulo, iniciou o desenvolvivmento do Observatrio de Tecnologia e Inovao (OTI) com o objetivo de criar uma estrutura de apoio tcnico e estratgico formulao de polticas pblicas de tecnologia e inovao do Estado. A tecnologia tem sido o foco de estudos realizados em diferentes reas, incluindo suas relaes com os aspectos econmicos, produtivos e de gesto, que completam as condies para o desenvolvimento tecnolgico e a inovao. At hoje, o OTI j desenvolveu trabalhos em nove temas setoriais (telecomunicaes, autopeas, lcool combustveis e mveis) e no setoriais (anlises qumicas para o meio ambiente, materiais de referncia certificados, corroso em aos revestidos,

equipamentos eletromdicos e barreiras no-tarifrias para acar e lcool). Em seu formato de operao, o OTI tem buscado gerar resultados no s para seus contratantes diretos, como tambm, para todos os participantes das suas atividades, propiciando a eles o acesso a resultados importantes, tais como: formao de redes formais e informais entre stakeholders relevantes a cada tema analisado, formao de consensos sobre questes de interesse de diversos agentes, propostas de solues conjuntas a partir da participao e colaborao dos diferentes stakeholders, e a difuso da cultura prospectiva.

O OTI atua segundo as seguintes diretrizes:


o o

Viso de longo prazo Trabalho em redes / parcerias


Acesso s competncias existentes No duplicao de esforos

"Observao": anlise + recomendaes

43

o o o

Perspectiva da demanda de tecnologia Iseno Customizao metodolgica

44

Observatrio de CT&I

2.2 Observatrio Digital ODS 17

A misso do Observatrio Digital SOFTEX desenvolver pesquisas e gerar subsdios que auxiliem o setor pblico e privado na reflexo e tomada de deciso, quanto ao desenvolvimento da Indstria Brasileira de Software; auxiliar no entendimento das potencialidades econmicas, tecnolgicas e sociais do software, por meio da gerao de informaes e anlises de boa qualidade e de fcil acesso.

Suas atividades tm sido apoiadas por fontes diversas dentre elas o MCT, Instituto Nacional de Tecnologia da Informao (ITI) e Financiadora de Estudos e Pesquisas (FINEP).

O ODS participa de maneira ativa na estruturao do Sistema de Informao sobre a Indstria Brasileira de Software, cuja proposta levantar e analisar dados sobre o setor, de forma contnua e coordenada. O Sistema de Informao est sendo construdo em parceria com a SEPIN/MCT - Secretaria de Poltica de Informtica do Ministrio da Cincia e da Tecnologia e o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica e conta com apoio das seguintes entidades: ABES - Associao Brasileira das Empresas de Software; ASSESPRO - Associao das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informao, Software e Internet; BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social; FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos; MDIC - Ministrio do Desenvolvimento da Indstria e Comrcio. Referente ao seu perfil de atuao o ODS apia a construo de estratgias e posicionamentos de agentes pblicos e privados do setor de software, por meio do estudo econmico e prospectivo da Indstria Brasileira de Software (IBS) e outras reas das Tecnologias de Informao e Comunicao.

As pesquisas e atividades de prospeco do Observatrio Digital SOFTEX tm contribudo no aprofundamento dos conhecimentos sobre a IBS, com diversas

17

http://www.softex.br/observatorio/_observatorio/apresentacao.asp

45

instituies como os Ministrios da Cincia e Tecnologia (MCT), da Indstria e Comrcio, das Relaes Exteriores, como ITI (Instituto Nacional de Tecnologia de Informao da Casa Civil) e FINEP.

As pesquisas realizadas pelo Observatrio Digital SOFTEX abordam os principais temas e tendncias do setor de software como Componentes de Software, Software Livre, Outsourcing de TI, tecnologias de visualizao, entre outros. So realizadas em parceira com pesquisadores de instituies renomadas como Universidade Federal de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Centro de Pesquisas Renato Archer (CenPRA), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Science and Technology Policy Research (SPRU/University of Sussex/Inglaterra).

O ODS participa da construo do Sistema de Informao da Indstria Brasileira de Software, em parceria com o IBGE, MCT e outras associaes do setor como Associao Brasileira de Empresas de Software (ABES) e Associao das Empresas Brasileiras de Software e Servios e Servios de Informtica (ASSESPRO), para levantar e analisar informaes sobre o setor, de forma contnua e coordenada.

Como decorrncia destas aes, h uma difuso de resultados e informaes de carter pblico para apoiar o Governo, as empresas e academia, seja com publicaes no site, eventos especializados ou artigos em eventos de divulgao cientfica. 2.3 Observatrio da Sociedade da Informao OSI 18 O Observatrio da Sociedade da Informao OSI foi criado por iniciativa da UNESCO e tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento da Sociedade da Informao nos Pases de Lngua Portuguesa coletando informaes de domnio pblico sobre os desafios ticos, legais e sociais desse desenvolvimento e tornando as informaes disponveis, de um s local, diretamente ou apontando sua localizao.

18

http://osi.unesco.org.br/index.php

46

Observatrio de CT&I

2.4 Observatrio Nacional (ON) 19

O Observatrio Nacional ON uma das mais antigas instituies brasileiras de pesquisa, ensino e prestao de servios tecnolgicos. Foi criado em 15 de outubro de 1827, mas sua origem anterior 20.

Segundo o Padre Serafim Leite, em 1730, os jesutas instalaram um observatrio no Morro do Castelo, na cidade do Rio de Janeiro. Nesse mesmo local, em 1780, um observatrio foi montado pelos astrnomos portugueses Sanches d'Orta e Oliveira Barbosa, realizando-se ali observaes regulares de astronomia, meteorologia e magnetismo terrestre. Com a vinda da famlia real para o Brasil, em 1808, o acervo desse observatrio foi transferido para a Academia Real Militar.

Instalado no torreo da Escola Militar, foi o professor de matemtica Pedro de Alcantara Bellegarde quem ficou frente do mesmo. Durante quase duas dcadas, o Observatrio pouco progrediu, at que, em 1845, o Ministro da Guerra, Jernimo Francisco Coelho, reorganizou-o como Imperial Observatrio do Rio de Janeiro. Nessa ocasio, foi colocando frente das mudanas, e como seu primeiro dirigente denominado de Diretor, o professor Soulier de Sauve, da Escola Militar. Por iniciativa dele, o Observatrio foi transferido para a Fortaleza da Conceio, passou a desenvolver-se e, em 1846, teve o seu primeiro Regulamento aprovado por decreto.

19

http://www.on.br

20

Segundo H. Morize (O Observatrio Astronmico: um sculo de histria 1827-1927, MAST: Salamandra, 1987), "no comeo do sculo findo esta cidade do Rio de Janeiro, com o influxo da Independncia, havia tomado um grande desenvolvimento comercial e seu porto era um dos mais freqentados por numerosas embarcaes, cujos capites tinham necessidade de conhecer a declinao magntica, assim como a hora mdia, e a longitude, para regular seus cronmetros, a fim de poder empreender com segurana a viagem de retorno ou de continu-la ao redor do mundo. Habitualmente as operaes astronmicas necessrias obteno daqueles dados eram efetuadas com maior ou menor facilidade por processos aproximados, pelos comandantes de navios ou pelo oficial encarregado da navegao. Mas, muitos desses elementos poderiam ser obtidos com mais exatido e facilidade por profissionais, providos de instrumentos instalados em um Observatrio, e capazes, pela sua instruo especial e guiada pela experincia, de obt-las com maior exatido e segurana. Da mesma maneira, havia necessidade de conhecer os elementos geogrficos de pontos do territrio, para construir a indispensvel carta".

47

O ON tem como misso realizar pesquisa e desenvolvimento em astronomia, geofsica e metrologia em Tempo e Frequncia, formar pesquisadores em seus cursos de psgraduao, capacitar profissionais, coordenar projetos e atividades nacionais nestas reas e gerar, manter e disseminar a Hora Legal Brasileira.

3. Observatrios por Tipo de Atuao A Tabela 2 apresenta os diferentes observatrios analisados por tipo de atuao ou seja: Vigilncia Tecnolgica, Indicadores, Prospeco Monitoramento, Rede, Temtico.
Tabela 2
Observatrios por tipo de Atuao
TIPO DE ATUAO OBSERVATRIOS Vigilncia Tecnolgica Prospeco Monitoramento

Indicadores

Rede

Temtico

Internacionais
ASSOCIATION OF REGIONAL

OBSERVATORIES (ARO) BIBLIOTECA VIRTUAL EN SALUD (BVS) CENTRO DE DIFUSIN DE

TECNOLOGAS (CEDITEC) CENTRO DE INTELIGENCIA

COMPETITIVA (INFOCENTER) EUROPEAN INFORMATION

TECHNOLOGY OBSERVATORY (EITO) EUROPEAN SCIENCE AND

TECHNOLOGY OBSERVATORY (ESTO) FUNDACION TECNOLOGICA IALE PARA LA INOVACION

48

Observatrio de CT&I

JOBFUTURES KOREA INSTITUTE OF SCIENCE &

TECHNOLOGY

EVALUATION

AND

PLANNING (KISTEP) LOBSERVATOIRE DES SCIENCES ET DES TECHNIQUES -(OST) L'OBSERVATOIRE DES SCIENCES ET DES TECHNOLOGIES (OST) L'OBSERVATOIRE DES TECHNOLOGIES STRATGIQUES (OTS) MALAYSIAN SCIENCE AND

TECHNOLOGY INFORMATION CENTRE (MASTIC) NATIONAL INSTITUTE OF SCIENCE AND TECHNOLOGY POLICY (NISTEP) NETHERLANDS OBSERVATORY OF

SCIENCE AND TECHNOLOGY (NOWT) OBSERVATOIRE SCIENCE, POLITIQUE ET SOCIT (OSPS) OBSERVATORIO CHILENO DE CIENCIA, TECNOLOGA E INNOVACON (KAMAX) OBSERVATORIO COLOMBIANO DE

CIENCIA Y TECNOLOGA (OCYT) OBSERVATORIO CHILENO DE CIENCIA, TECNOLOGA E INNOVACIN (CONICYT) OBSERVATORIO CUBANO DE CIENCIA Y TECNOLOGA (OCCYT) OBSERVATRIO DA CINCIA E DO

ENSINO SUPERIOR (OCES) OBSERVATORIO TECNOLOGIA DE CIENCIA Y

49

OBSERVATORIO TECNOLOGA OBSERVATORIO

DE

CIENCIA

DE

PROSPECTIVA

CIENTFICA Y TECNOLGICA (OPCYT) OBSERVATRIO DE PROSPECTIVA DA ENGENHARIA E DA TECNOLOGIA (OPET) OBSERVATORY INDUSTRIAL

TECHNOLOGY PROSPECTION (OPTI ) OBSERVATORY FOR MICRO AND NANO TECHNOLOGIES (OMNT) OBSERVATORIO PARA LA SOCIEDAD DE LA INFORMACIN EN NAVARRA RED DE INDICADORES DE CIENCIA Y TECNOLOGA -IBEROAMERICANA E

INTERAMERICANA- (RICYT) STRATEGIS THE NATIONAL POLICY AND ADVISORY BOARD SCIENCE, FOR ENTERPRISE, TECHNOLOGY TRADE, AND

INNOVATION (FORFS)

Nacionais
OBSERVATRIO DA IMPRENSA OBSERVATRIO INFORMAO OBSERVATRIO INOVAO (OTI) OBSERVATRIO DIGITAL OBSERVATRIO NACIONAL (ON) DE TECNOLOGIA E DA SOCIEDADE DA

50

Observatrio de CT&I

Apndice II

APENDICE II - Observatrios
OBSERVATRIOS Estrangeiros ASSOCIATION OF REGIONAL OBSERVATORIES (ARO) PAS Inglaterra OBJETIVOS/FINALIDADES CARACTERSTICAS SITE

http://www.regionalobservatories.org.uk/a Champion regional data Mission bout_aro.html The Association of Regional Observatories exists to promote the best requirements Help observatories bring together data and intelligence for Englands regions. the best data and intelligence Vision Our vision is of first-class data and intelligence provision for Englands Provide an exemplary forum for inter-regional collaboration regions.The main functions of the Association of Regional Work closely with policymakers Observatories are to: Promote the observatory Champion regional data requirements to ensure that the necessary high quality data and intelligence are available to support and inform movement any and every regional policy. Help observatories bring together the best data and intelligence from government, academic, and private sector sources, to encourage fresh thinking and create a robust understanding of the English regions. Provide an exemplary forum for inter-regional collaboration, in order to allow for benchmarking, exchange of best practice in research, and the building of a national understanding based on regional knowledge. Work closely with policymakers to ensure that regional research and intelligence is readily accessible, well understood, and appropriately used. Promote the observatory movement and its core values of partnership and accessibility in research. ARO members represent and promote the regional perspective in resea ARO has organised events on best practice in areas such as Metadata

BIBLIOTECA VIRTUAL EN SALUD (BVS)

Mexico

Espacios virtuales que tienen como misin principal la recoleccin, Cincia e Saude tratamiento y produccin de informacin sobre los sistemas cientficos y tecnolgicos nacionales. Identifican los actores de los Sistemas Nacionales de Ciencia y Tecnologa (acadmicos, empresariales, gubernamentales, sociedad civil e internacionales), las relaciones existentes entre ellos, la inversin en actividades de ciencia, tecnologa e innovacin, las reas, disciplinas, especialidades y lneas de investigacin desarrolladas, la produccin cientfica y tcnica, con el fin de analizar e interpretar la realidad del pas en estos mbitos, de tal forma que se tomen decisiones de poltica pblica con mayores y mejores insumos. Vigilancia Tecnolgica , El Observatorio CEDITEC de Vigilancia Tecnolgica realiza un seguimiento crtico de la evolucin del mundo mvil en diversos aspectos, Tecnologas, Monitorizacin tecnolgicos y de mercado. El acceso a los ltimos contenidos del Observatorio es gratuito. El Observatorio ofrece asimismo, sin coste alguno, la posibilidad de suscribirse a sus servicios. Mediante esta opcin el suscriptor recibe un boletn mensual con las ltimas novedades del Observatorio y tiene disponible el histrico de informacin desde 2003. La suscripcin permite utilizar las herramientas de bsqueda personalizada. El Observatorio de Vigilancia Tecnolgica es una iniciativa que surge en el ao 2002 con el propsito de seguir el vertiginoso desarrollo de la telefona mvil, tanto en sus aspectos tecnolgicos (patentes, proyectos, estndares) como sociales y de mercado (nuevos servicios y aplicaciones, legislacin,

http://bvs.insp.mx/

CENTRO DE DIFUSIN DE TECNOLOGAS (CEDITEC)

Espanha

http://www.ceditec.etsit.upm.es/index.php

OBSERVATRIOS CENTRO DE INTELIGENCIA COMPETITIVA (INFOCENTER)

PAS Espanha

OBJETIVOS/FINALIDADES CARACTERSTICAS SITE Observatorios de Innovacin INFOCENTER es el Centro de Inteligencia Competitiva que trabaja http://www.infocenter.es/Indice.html Sectorial desde hace ms de dieciocho aos en el campo de la investigacin documental empresarial. Integrado en el grupo empresarial 3eMeta, Anlisis de patentes Vigilancias tecnolgicas constituye el mayor Centro de Inteligencia Competitiva privado de Estudios y Vigilancias sobre nuestro pas. proveedores Afiliado a diversas organizaciones internacionales dedicadas a la Estudios y Vigilancias sobre "Gestin del Conocimiento", la actividad de INFOCENTER se desarrolla en lo que en el argot del sector se denomina como "Internet nuevos entrantes Invisible", que es el uso profesional de Internet para la bsqueda de Estudios de Mercado informacin, es decir, el abandono de los buscadores comerciales del Estudios y Vigilancias sobre competidores, clientes... tipo Google, Copernic... generadores de montaas de informacin Anlisis, y Vigilancia de las imposibles de clasificar. Visin regulaciones Los clientes de INFOCENTER obtienen un desarrollo superior y Benchmarking. Mejores Prcticas sostenido basado en la ventaja de un conocimiento anticipado y preciso de su especfico entorno competitivo. Misin Ofrecer servicios integrales de informacin Empresarial a todo tipo de organizaciones: Empresas Industriales y de Servicios, Asociaciones, Administracin, Instituciones, Sociedades de Capital Riesgo, Centros T A broad and unique European initiative and publishes the established Information and communications yearbook for the information and communications technology (ICT) technology; Industry; industry in Europe. It provides the most essential and up-to-date Telecommunications analyses of the Western and Eastern European IT and telecommunications markets, including detailed statistics by country and by market segment. In addition to these market studies, EITO presents special studies on topics of particular interest and, last but not least, an extensive overview of the latest technological developments. Up-to-date and valid information plays an increasingly important role in business and political decision-making. The objective of EITO is to render services for all fields of public life: economy, science, politics and media. EITO improves your knowledge of the information and communications technology, the industry that will decide about the role Europe will play on the global electronic market-place in the 21st century. EITO owes its existence to the initiative and honourable dedication of Enore Deotto (Milano) as well as to the commitment of Luis-Alberto Petit Herrera (Madrid), Joerg Schomburg (Hannover) and G http://www.eito.com

EUROPEAN INFORMATION TECHNOLOGY OBSERVATORY (EITO)

Europa

EUROPEAN SCIENCE AND TECHNOLOGY OBSERVATORY (ESTO)

Espanha

FUNDACION PARA LA INOVACION TECNOLOGICA

Espanha

The mission of the ESTO network is to broaden and develop the knowledge base of the JRC-IPTS on prospective science & technology (S&T) developments to supply EU decision-makers with processed, original and timely S&T information of potential policy relevance Objetivos : Para cumplir su misin, Cotec se ha fijado los siguientes objetivos estratgicos de carcter permanente, que guiarn y darn unidad a todas las actividades que emprenda en el futuro. 1. Promocin de la cultura tecnolgica y de actitudes innovadoras La Fundacin aspira a que se consolide la innovacin tecnolgica como valor cultural y como norma de conducta empresarial. 2. Anlisis de los efectos de la innovacin Cotec debe contribuir al conocimiento de las consecuencias que el cambio tecnolgico tiene para las empresas y para la sociedad en general. 3. Presencia institucional Esta visin empresarial debe ser transmitida a las instituciones, para que sea uno de sus puntos de partida, a la hora de disear sus actuaciones de contenidos tecnolgicos e industriales.

Science and Technology (S&T), http://esto.jrc.es/ economy and society; Monitoring Prospective S&T Activities

Promotion of technological innovation and increasing societys awareness of technology.

http://www.cotec.es/

OBSERVATRIOS IALE

PAS Espanha

JOBFUTURES

Australia

KOREA INSTITUTE OF SCIENCE & TECHNOLOGY EVALUATION AND PLANNING (KISTEP)

Coreia do Sul

LOBSERVATOIRE DES SCIENCES ET DES TECHNIQUES -(OST)

Frana

OBJETIVOS/FINALIDADES CARACTERSTICAS Gestin de la Innovacin; El carcter novedoso de estas reas de trabajo ha obligado a IALE Tecnologa a desarrollar labores divulgativas y formativas altamente Vigilancia Tecnolgica / Inteligencia Competitiva.; especializadas. En la actualidad IALE Tecnologia ofrece no slo labores de consultora e implantacin de metodologas y soluciones en metodologas y soluciones tecnolgicas; Ciclos divulgativos instituciones pblicas y empresas privadas, sino que tambin y de formacin. desarrolla activamente labores de divulgacin y formacin especializada en un amplio abanico de reas relacionadas con la gestin de la innovacin. JOB futures is Australia's only national network of community based network of community based notnot-for-profit employment and related service providers. for-profit employment and related Combining national reach with the local expertise of its communityservice providers. Government based and local government member organisations, the JOB futures network is a significant provider of employment, training and support services across Australia. Our unique membership structure harnesses the local capacity of community organisations under the leadership of a large national organisation - providing national, regional and local solutions. The diversity of the membership, which features a number of specialist organisations, reflects our focus on helping those most disadvantaged in the community, including: Indigenous Australians people with a disability mature aged people young people parents returning to the workforce ex-offenders. refugees on Temporary Protection Visas Operating from over 160 locations nationally JOB futures services metropolitan, regional and remote communities. Vision To excel as an effective and values driven provider of employment and related services. Our Values A foundation principle for JOB futures members is their commitment to As a national network of community based employment service provide We are not only committed to the effective delivery of employment and JOB futures and its individual members seek to establish and uphold th Technology Foresight Contributes to the promotion of science and technology Innovation infrastructure & Policy Innovation by performing Team Several key roles : developing the B33 S&T policy, Innovation System & Policy Team Supporting the optimal allocation and coordination of budgets for the national R&D programs, effectively conducting evaluation and analysis S&T Indicators Team of national R&D Programs, and disseminating R&D reated knowledge. Vision: A global brand in S&T planning and evaluation, KISTEP A think-tank that provides social and economic outlook and enhances R&D productivity Transports The mission of OST is: Route To produce quantitative indicators on research, development and innovation (RDI) systems for actors and decision makers in this field. Scurit routire To provide institutional and comparative studies for France relative to Aviation civile Tourisme Europe and the world. Urbanisme OST is a "joint public entity" (groupement dintrt public) gathering five ministries involved in research policy, seven major French public Recherche et innovation Economie et statistiques research organisations, and an association representing the private sector. The Observatoire des sciences et des technologies (OST) is an Science, Technology and organization devoted to the measurement of science, technology and Innovation innovation (STI).

SITE http://www.iale.es/

http://www.jobfutures.com.au

http://www.kistep.re.kr/index.jsp

http://www.obs-ost.fr/

L'OBSERVATOIRE DES SCIENCES ET DES TECHNOLOGIES (OST)

Canada

http://www.ost.uqam.ca/OSTE/acc/acc.as p

OBSERVATRIOS L'OBSERVATOIRE DES TECHNOLOGIES STRATGIQUES (OTS)

PAS Frana

OBJETIVOS/FINALIDADES Les objectifs de l'tude Une rponse 3 questions essentielles quelles sont les technologies importantes pour lindustrie nationale ? quelle est la position franaise sur ces technologies ? quelles doivent tre, en consquence, les priorits technologiques ? Une rponse deux sries de proccupations aider les entreprises franaises dfinir avec discernement les technologies essentielles quil leur faut imprativement dvelopper et matriser en interne. Pour les petites et moyennes entreprises, des analyses identifiant les technologies-cls sont dautant plus indispensables qu'elles n'ont pas les moyens d'acqurir une vision globale alors que linterconnexion croissante des technologies les sollicite sur un front plus large ; aider les pouvoirs publics mieux dfinir et mettre en oeuvre la politique technologique nationale. Le champ couvert est lensemble du champ industriel. L'tude s'intresse aux besoins technologiques de tous les secteurs, sans aucune exclusive. Il s'agit d'identifier les technologies dont la matrise est importante pour l'industrie franaise moyen terme (5-10 ans). Ces

CARACTERSTICAS

SITE http://www.industrie.gouv.fr/observat/inno v/carrefour/so_exer.htm#ch2

MALAYSIAN SCIENCE AND TECHNOLOGY INFORMATION CENTRE (MASTIC)

Malasia

NATIONAL INSTITUTE OF SCIENCE AND TECHNOLOGY POLICY (NISTEP)

Japo

Strategic S&T; support public S&T http://www.mastic.gov.my Our Vision To be the primary and authoritative science and technology information policy development, analysis, S&T education, reseacrh and centre in Malaysia development (R&D) and S&T Our Mission commercialisation activitie. To provide quality and strategic S&T information services to: support public S&T policy development, analysis, S&T education, reseacrh and development (R&D) and S&T commercialisation activities; provide effective information service based on customers requirement; and improve organisation efficiency to support their role asd the S&T information custodian for the country. Flexible research system; http://www.nistep.go.jp/ Mission: In order to properly cope with structural changes of complicated and advanced society and economy, the development of S&T policy research involves; new research that should form the basis for policy making it becoming Open research system; structural changes of complicated and more necessary. advanced society and economy, Under these circumstances, NISTEP sets its missions as follows: - To lead planning of government S&T policies by implementing S&T policy research with a comprehensive and long-term perspective; - To provide research results to society and support firms and related organizations to formulate strategy for R&D and innovation management; - As one of the central institutes of international network of S&T policy research, to promote policy research through gathering a wide range of institutions and human resources from Japan and abroad, and to raise corporate research planner, policy researcher, administrative officials, and so on. The Netherlands Observatory of Science and Technology (NOWT) is a Science, Technology and http://www.nowt.nl/ Innovation (Education, Culture and formal cooperation between the Centre for Science and Technology Studies (CWTS) linked to the University of Leiden and the Maastricht Science, Directorate Research Economic Research Institute on Innovation and Technology (MERIT) and Science Policy) of Maastricht University, and is funded by the Dutch Ministry of Education, Culture and Science, Directorate Research and Science Policy.

NETHERLANDS OBSERVATORY OF SCIENCE Holanda AND TECHNOLOGY (NOWT)

OBSERVATRIOS OBSERVATOIRE SCIENCE, POLITIQUE ET SOCIT (OSPS)

PAS Suia

OBJETIVOS/FINALIDADES CARACTERSTICAS In order to address the growing interdependences between scientific, scientific, political, economic and social issues; education political, economic and social issues, and also the challenges institutions of higher education are confronted with, the OSPS' prime objective is to develop, in Switzerland, Higher Education Studies. In this perspective, it is intended to link together general issues related to the interaction of science-policy-society to a more specific reflection on the policies for higher education and research. The links between institutions of higher education and political authorities are partially dependent on the legitimity of science within society, which requires a reflection on what is known as the cognitive society.

SITE http://osps.epfl.ch/index.html

OBSERVATORIO CHILENO DE CIENCIA, TECNOLOGA E INNOVACON (KAMAX)

Chile

innovacin, ciencia y tecnologa y http://www.kawax.cl/observatorio/5.htm Mission: Kawax fue concebido para disear, integrar y producir regionalizacin de las estadsticas informacin, indicadores y estudios sobre la actividad nacional de cientficas y tecnolgicas. Investigacin, desarrollo e innovacin (I+D+I), bajo estndares y metodologas internacionales. Su objetivo, orientar la accin de los agentes y tomadores de decisin que componen el Sistema de Innovacin Nacional, para contribuir a mejorar la posicin estratgica de Chile en el mundo. Se entiende por Sistema de Innovacin Nacional al conjunto de actores, instrumentos y organizaciones que disean, estudian, financian, ejecutan o evalan actividades de Investigacin, Desarrollo e Innovacin Objetivos: Proveer de informacin cuantitativa y cualitativa, relevante y oportuna, que apoye el proceso de toma de decisiones, a travs de la integracin de redes interoperables y de conocimiento. Crear mecanismos de articulacin y cooperacin con ministerios, gobiernos provinciales y regionales, alcaldas y otras entidades del estado, empresarios, academias, universidades, ONG's en los mbitos de accin del Observatorio de CTI. Desde este punto de vista, el Observatorio ser adems un instrumento de comunicacin y difusi Misin: La misin del observatorio es investigar sobre el estado y las Ciencia, Tecnologa e Innovacin http://www.ocyt.org.co/ dinmicas de Ciencia, Tecnologa e Innovacin, producir indicadores, informar y transferir metodologas de medicin a los diferentes actores del Sistema Nacional de Ciencia y Tecnologa - SNCyT. Vision: Investigar sobre el estado y las dinmicas de Ciencia, Tecnologa e Innovacin, producir indicadores, informar y transferir metodologas de medicin a los diferentes actores del SNCyT. En este proceso, el Observatorio de Ciencia y Tecnologa acumular informacin, le dar valor agregado y producir indicadores acerca del estado y las dinmicas de Ciencia, Tecnologa e Innovacin. De esta manera sirve a los diferentes actores institucionales del Sistema Nacional de Ciencia y Tecnologa para realizar anlisis, tomar decisiones, elaborar estrategias, evaluar polticas de investigacin y desarrollo tecnolgico, encontrar causalidades y realizar predicciones de las distintas actividades que emergen de la sociedad. La Comisin Nacional de Investigacin Cientfica y Tecnolgica, http://www.conicyt.cl/ Ciencia y Tecnologa: Conicyt, fue creada en 1967 con la misin de asesorar al Gobierno en Econnomico y social; polticas y el campo de la Ciencia y Tecnologa. Acta como la institucin programas diversos; coordinadora y articuladora del Sistema Nacional de Ciencia y investigacin; Adjudicacin; Tecnologa, promoviendo y fortaleciendo la investigacin cientfica y Gestin de Proyectos; tecnolgica, la formacin de recursos humanos, el desarrollo de reas Presentacin de Informes; nuevas del conocimiento y de la innovacin productiva, para lo cual Consejos Superiores; Consulta administra, a nivel nacional, los recursos pblicos destinados a estas de Proyectos; Consulta de materias. objetivos: Rearticular la actividad cientfica y tecnolgica con Investigadores los planes de desarrollo econmico y social elaborados por el Gobierno. Fortalecer e impulsar el desarrollo de la investigacin en ciencia y tecnologa como instrumento de desarrollo nacional mediante los actuales Fondos (Fondecyt, Fondef, Centros de Excelencia Fondap) y con la definicin de nuevos instrumentos de promocin a nivel nacional. Impulsar la investigacin cientfica y tecnolgica en todo el territorio nacional, a travs del desarrollo de polticas y programas en diversas r

OBSERVATORIO COLOMBIANO DE CIENCIA Y Colombia TECNOLOGA (OCYT)

OBSERVATORIO CHILENO DE CIENCIA, TECNOLOGA E INNOVACIN (CONICYT)

Chile

OBSERVATRIOS OBSERVATORIO CUBANO DE CIENCIA Y TECNOLOGA (OCCYT)

PAS Cuba

OBJETIVOS/FINALIDADES CARACTERSTICAS SITE http://www.occyt.cu/ Misin: Alertar sobre las tendencias y los resultados avanzados en Estudios prospectivos de la Ciencia y la Tecnologa materia de ciencia y tecnologa que se generan internacionalmente, Estudios de la caracterizacin de identificando los aspectos relevantes para las proyecciones tendencias cientficas y nacionales. Analizar y evaluar las perspectivas de los temas estratgicos del desarrollo de la ciencia y la innovacin tecnolgica en tecnolgicas. Cuba y su relacin con las prioridades del desarrollo econmico, socia Estudios de evaluacin del sistema de ciencia e innovacin y medioambiental nacional Objetivos:Apoyar la toma de decisiones tecnolgica de carcter estratgico para el pas en temas relacionados con el desarrollo cientfico y tecnolgico. Servir como fuente de criterios para el examen o formulacin de estrategias, polticas y programas cientficos, tecnolgicos , econmicos y sociales. Contribuir al conocimiento de las implicaciones del cambio tecnolgico en el desenvolvimiento de los programas de desarrollo priorizados por el Estado. Coadyuvar a la comprensin del papel de la ciencia y la innovacin tecnolgica en la economa y en el funcionamiento social en general A actividade do OCES consiste na recolha, produo e anlise de indicadores estatsticos e desenvolvimento de estudos prospectivos nas reas das nossas atribuies (Decreto-Lei n 121/2003): Cincia & Tecnologia (I&D, Inovao, Recursos Humanos e Formao Avanada e Produo Cientifica) e Ensino Superior. Cincia & Tecnologia (Inovao, Produo Cientifica) http://www.oces.mctes.pt/

OBSERVATRIO DA CINCIA E DO ENSINO SUPERIOR (OCES)

Portugal

OBSERVATORIO DE CIENCIA Y TECNOLOGIA

OBSERVATORIO DE CIENCIA Y TECNOLOGA Toquio

Porque la Universidad del Tolima es un proyecto pblico, un bien de la Ciencia y Tecnologa sociedad, que cumple funciones de investigacin, educacin y proyeccin social y como tal, debe contribuir a la bsqueda de soluciones, de manera positiva, al bienestar y al desarrollo de la comunidad y de la regin Porque la Universidad del Tolima, en la etapa actual, se encuentra comprometida con el Proyecto de construccin Social de la Universidad Regional, lo cual implica disponer la Universidad al servicio de la sociedad y lograr la participacin de sta en la definicin de un nuevo proyecto de universidad Objetivo: Adquirir un mejor conocimiento de la actividad investigadora Trabajos de Prospectiva sectorial y de innovacin en la Regin de Murcia a travs de la elaboracin de cientfica y tecnolgica. Desarrollo de metodologas y anlisis y estrategias; modelos de evaluacin. Desarrollar labores de prospectiva cientfica y tecnolgica; Desarrollar estudios sobre percepcin e impacto social de la ciencia y la tecnologa; as como sobre la comunicacin pblica de estas actividades. Identificar prioridades y oportunidades para las polticas pblicas de i+d e innovacin. Elaborar metodologas y modelos de evaluacin como instrumentos de apoyo para la asignacin de los recursos econmicos y la proyeccin de la investigacin a las necesidades reales de la sociedad. Contribuir, en suma, al conocimiento del sistema de CienciaTecnologa- Empresa y Sociedad de la Regin de Murcia, favorecer su conectividad y colaborar en la definicin y orientacin de las polticas pblicas de Ciencia, Tecnologa e Innovacin

http://www.ut.edu.co/observatorio/porque. html

http://www.fseneca.org/html/observatorio.htm#present acion

OBSERVATRIOS OBSERVATORIO DE PROSPECTIVA CIENTFICA Y TECNOLGICA (OPCYT)

PAS Argentina

OBJETIVOS/FINALIDADES CARACTERSTICAS SITE Objetivos: El OPTE tiene como objetivo principal realizar un esfuerzo polticas pblicas y las decisiones http://www.opcyt.setcip.gov.ar/ privadas relativas al desarrollo sistemtico destinado a explorar las posibilidades y orientar las econmico y social prioridades de la ciencia y la tecnologa locales, tomando como referencia la evolucin previsible del sistema productivo y social de la Argentina. De este modo se busca avanzar en el diseo de una estrategia cientfico-tecnolgica de mediano y largo plazo que contribuya a la competitividad econmica, la equidad social y la sustentabilidad ambiental, componentes esenciales del desarrollo nacional. El OPTE realizar un esfuerzo sistemtico que requiere la coordinacin de la SeTCIP con otras reas de gobierno y con el sector privado, tendiente a relevar, explorar y difundir los siguientes aspectos: tecnologas disponibles en la Argentina y en el mundo que pueden ser transferidas o adoptadas por el sector productivo local; tecnologas adoptables que resulte conveniente seleccionar y apoyar por su mayor capacidad para expandir la produccin nacional; estrategias tecnolgicas que resulte conveniente aplicar o adaptar en Argentina para expandir la produccin; y posibilidades y prioridades de la ciencia y la tecnologa locales, teniend El Proyecto de Prospectiva que la Argentina llevar adelante en los pr Engenharia e Tecnologia; OBJECTO: http://www.siweb.info/opet/edicao3.asp?p Desenvolver cenrios e anlises a=1 1. Realizar diagnsticos sobre a Engenharia e a Tecnologia e a sua prospectivas insero no tecido empresarial ao servio do desenvolvimento portugus. 2. Desenvolver cenrios e anlises prospectivas relevantes para o futuro do nosso pas e do papel a desempenhar pela Engenharia e pela Tecnologia. 3. Estudar e promover aces concretas, que promovam a endogeneizao da engenharia e tecnologia como agentes de competitividade das empresas portuguesas. 4. Acompanhar e avaliar a evoluo do sistema tecnolgico e empresarial portugus, desenvolvendo anlises de benchmarking, de monitorizao e de comparao, designadamente com mbito internacional e inter-sectorial. Para o efeito sero estabelecidas as inter-relaes e parcerias adequadas com as associaes empresariais, bem como com os servios pblicos que actuam neste domnio. 5. Participar em programas internacionais sobre prospectiva e desenvolvimento da Engenharia e Tecnologia, em termos de promoo de competitividade empresarial, designadamente em iniciativas da UE. Technological Prospection Studies http://www.opti.org/english/index/que.asp The Industrial Technology Prospection Observatory (OPTI in its Spanish acronym), under the aegis of the Ministry of Industry, Tourism Technological Vigilance and Trade, generates intelligent information on the evolution and future Technological Evolution Update Report of science and technology in the medium and long term. GTo generate a basis for information and know-how regarding future trends and forecasts for the impact and influence of technology on industry, employment and competitiveness. To provide useful information so that those responsible for taking decisions in the Administration and companies will be able to adopt the most appropriate action plans o cope with the future technological challenges facing them.

OBSERVATRIO DE PROSPECTIVA DA ENGENHARIA E DA TECNOLOGIA - OPET

Portugal

OBSERVATORY INDUSTRIAL TECHNOLOGY PROSPECTION (OPTI )

Espanha

OBSERVATRIOS OBSERVATORY FOR MICRO AND NANO TECHNOLOGIES (OMNT)

PAS Frana

OBJETIVOS/FINALIDADES CARACTERSTICAS The Observatory for Micro and Nano Technologies (OMNT) is a joint Nanodevices, Nanoconstruction, unit between CEA and CNRS, it was created in 2001 to precociously Micro Power Sources, Instrumentation for Biology, detect weak signals heralding rupture. Its mission is to provide a Molecular Electronics, Organic continuous technical watch on key subjects in Micro and Electronics, Materials and nanotechnologies. Those subjects are distributed in 7 thematics: Components for Optics. Nanodevices, Nanoconstruction, Micro Power Sources, Instrumentation for Biology, Molecular Electronics, Organic Electronics, Materials and Components for Optics. OMNT is unique in Europe: analyses are performed by a network of more than 200 scientific experts. The contribution of high tech marketing ensures a vertical coverage. The OMNT is partly supported by the Ministry delegated to Research through the programme on basic Technological Research (accompanying measures)

SITE http://www.omnt.fr/english.html

OBSERVATORIO PARA LA SOCIEDAD DE LA INFORMACIN EN NAVARRA

Espanha

RED DE INDICADORES DE CIENCIA Y TECNOLOGA -IBEROAMERICANA E INTERAMERICANA- (RICYT)

El Observatorio para la Sociedad de la Informacin en Navarra es un http://www.cfnavarra.es/Observatoriosi/qu instrumento que permite obtener y analizar informacin sobre el grado ees.htm de desarrollo y utilizacin de las Tecnologas de la Informacin y la Comunicacin en la Sociedad Navarra, de forma sistemtica. Esta informacin ser utilizada para posibilitar la retroalimentacin y evaluar el impacto de las acciones del II Plan de Actuacin para la Promocin de la Sociedad de la Informacin en la Comunidad Foral de Navarra , plan que contiene el conjunto de acciones agrupadas en diversas iniciativas que buscan fomentar las Nuevas Tecnologas de la Informacin y Comunicacin en Navarra. Est integrado dentro del PRAINA (Programa Regional de Acciones Innovadoras en la Sociedad de la Informacin de la Comunidad Foral de Navarra). El PRAINA est promovido por la Direccin General de Economa y Asuntos Europeos, la autoridad de gestin corresponde a la Direccin General de Transportes y Telecomunicaciones y participan tambin la Direccin General de Educacin, la Direccin General de Industria y la Direccin de Medio Ambiente. medicin y el anlisis de la ciencia http://www.ricyt.org/ Objetivo General -Promover el desarrollo de instrumentos para la medicin y el anlisis y la tecnologa; trabajos de investigacin y anlisis de de la ciencia y la tecnologa en Iberoamrica, en un marco de cooperacin internacional, con el fin de profundizar en su conocimientoindicadores, y procesos de y su utilizacin como instrumento poltico para la toma de decisiones. informacin sobre ciencia, tecnologa e innovacin. Objetivos Especficos -Disear indicadores para la medicin y anlisis de la ciencia, la tecnologa y la innovacin en los pases de Iberoamrica. -Facilitar la comparabilidad y el intercambio internacional de informacin sobre ciencia, tecnologa e innovacin. -Realizar reuniones internacionales en torno a los temas prioritarios de la red. -Publicar informacin, trabajos de investigacin y anlisis de indicadores, y procesos de informacin sobre ciencia, tecnologa e innovacin. -Capacitar y entrenar especialistas en estadsticas e indicadores de ciencia, tecnologa e innovacin. La RICYT se encuentra abocada a abrir el campo de estudios sobre indicadores de ciencia y tecnologa e incorporar ms actores y ms iniciativas, teniendo en cuenta: -la incorporacin de la regin a los sistemas internacionales de indicad -el anlisis de los problemas especficos de la regin, buscando dar so -la generacin de una norma latinoamericana para aquellos aspectos id -los indicadores de input y de output adecuados a los sistemas de cien -los indicadores de innovacin adecuados a los perfiles de la actividad

OBSERVATRIOS STRATEGIS

PAS Canada

THE NATIONAL POLICY AND ADVISORY Irlanda BOARD FOR ENTERPRISE, TRADE, SCIENCE, TECHNOLOGY AND INNOVATION (FORFS)

OBJETIVOS/FINALIDADES CARACTERSTICAS SITE This section provides an introduction to Strategis, and includes an Bio-Technologies - Technologies http://strategis.ic.gc.ca/engdoc/main.html overview of the site, its origin, and a profile of its clients. Youth Industries - Government Financial Awareness Finance and Insurance Over the past 25 years, we have witnessed an explosion in the amount Education - Chemicals, Plastics of credit offered to Canadian consumers. This growth in the use of and Rubber - Transportation credit has been accompanied by a sharp increase in consumer use of Industries - Communications and insolvency procedures. Several studies have demonstrated that many Other Utilities - Retail Trade consumers have a poor understanding of credit and the harmful Research Specialist - Healthcare consequences of excessive debt. Thats why the OSB is dedicated to and Social Services - Consumer teaching young consumers about the importance of financial planning, Products - Wholesale Trade the appropriate use of credit, and ways to avoid or emerge from Petroleum, Oil and Gas Industries excessive debt. The OSB has come up with some financial guides for and Services - Environmental different age groups, educative cartoon strips and a board game Industries - Health Industries Food and Beverage Service Business Service - Logging, Forest Industries and Building Products - Construction and Related Services - Tourism Agriculture and Related Services Mining, Metals and Quarrying Aerospace and Defence - Real Estate Operator and Insurance Agent - Fishing and Ocean Industries Mission: Forfs mission is to inform and to build coalitions for change Capturing the economic benefits http://www.forfas.ie of public investment in research which will influence and underpin implementation of ambitious, coherent and widely understood enterprise, science and innovation Human capital development to policies; These policies will promote competitiveness and support creative and dynamic management teams and individuals to establish support an innovation driven and grow innovative and successful companies in Ireland; In this way, economy Forfs and its sister agencies will support Government in improving Improving framework conditions the economic opportunities for Irelands people and, ultimately, in for innovation and enterprise delivering higher standards and quality of life for all. Objectives: In delivering on its mission Forfs will: Deliver balanced evidence-based development policy advice as a basis for decisions in the policy-making process to Advancing coherent and dynamic the Department of Enterprise, Trade and Employment and other stakeholders; Build excellence and critical mass in policy expertise in enterprise development policies the spheres of business, economics, science and technology and use this capacity to generate cross disciplinary insights; Act as a strategic early warning system identifying and assessing emerging threats and o

OBSERVATRIOS NACIONAIS OBSERVATRIO DA IMPRENSA

PAS Brasil

OBJETIVOS/FINALIDADES Entidade civil, no-governamental, no-corporativa e no-partidria que pretende acompanhar, junto com outras organizaes da sociedade civil, o desempenho da mdia brasileira. O Observatrio da Imprensa funcionar como um frum permanente onde os usurios da mdia leitores, ouvintes, telespectadores e internautas , organizados em associaes desvinculadas do estabelecimento jornalstico, podero manifestar-se e participar ativamente num processo no qual, at h pouco, desempenhavam o papel de agentes passivos. Iniciativa da UNESCO e tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento da sociedade da informao nos Pases de Lngua Portuguesa coletando informaes de domnio pblico sobre os desafios ticos, legais e sociais desse desenvolvimento e tornando as informaes disponveis, de um s local, diretamente ou apontando sua localizao.

CARACTERSTICAS Servio Publico, Jornalismo, Comunicao

SITE http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.b r/#

OBSERVATRIO DA SOCIEDADE DA INFORMAO

Brasil

Educao e Novas Tecnologias; http://osi.unesco.org.br/index.php tica no Espao Virtual; Governo e Novas Tecnologias; Incluso Digital; Infra-Estrutura; Mdia e Novas Tecnologias;Software Livre http://www.oti.ipt.br

OBSERVATRIO DE TECNOLOGIA E INOVAO (OTI)

Brasil

OTI atua na anlise e ao estratgica de temas ligados tecnologia eTelecomunicaes lcool inovao. Sob a coordenao do IPT, promove a interao de Autopeas pesquisadores, executivos (dos setores privado e pblico) e Mveis empresrios visando o incremento da competitividade da economia paulista e brasileira no ambiente global. Misso: Subsidiar processos Equipamentos Eletromdicos relevantes de tomada de deciso pblicos e privados, atravs: de uma Anlises Qumicas para Meio Ambiente abordagem baseada em "evidncias"; da articulao e participao efetiva dos principais interessados; de uma viso de longo prazo em temas nos quais a tecnologia e a inovao so aspectos centrais. As atividades do Observatrio Digital SOFTEX tm sido apoiadas por fontes diversas onde se destacam o MCT, Instituto Nacional de Tecnologia da Informao (ITI) e Financiadora de Estudos e Pesquisas (FINEP). Misso: Desenvolver pesquisas e gerar subsdios que auxiliem o setor pblico e privado na reflexo e tomada de decises quanto ao desenvolvimento da Indstria Brasileira de Software. Auxiliar no entendimento das potencialidades econmicas, tecnolgicas e sociais do software, por meio da gerao de informaes e anlises de boa qualidade e de fcil acesso.

OBSERVATRIO DIGITAL

Brasil

http://www.softex.br/observatorio/_observ construo de estratgias e posicionamentos de agentes atorio/apresentacao.asp pblicos e privados do setor de software, estudo econmico e prospectivo da Indstria Brasileira de Software e outras reas das Tecnologias de Informao e Comunicao.

OBSERVATRIO NACIONAL (ON)

Brasil

Pesquisa e desenvolvimento em http://www.on.br Misso: Realizar pesquisa e desenvolvimento em astronomia, geofsica e metrologia em Tempo e Frequencia, formar pesquisadores astronomia, geofsica e metrologia em seus cursos de ps-graduao, capacitar profissinais, coordenar projetos e atividades nacionais nestas reas e gerar, manter e disseminar a Hora Legal Brasileira"

Apndice III

APENDICE III - Levantamento de Projetos/Atividades Concluidos e em Andamento Projetos/Atividades Objetivo Orgo Supervisor Solicitante ABDI Marcio de Miranda Santos Coordenador Regina Silverio Situao em andamento Tipo de Estudo Estudos Tematicos e de Futuro Estudos Tematicos e de Futuro

ABDI/Plano Tecnolgico Setorial - Contrato firmado com ABDI para PTS desenvolvimento de 10 estudos prospectivos, conforme contrato n 003/2006. ABDI/PTS - Aeronutico Elaborar estudo prospectivo como subsdio ABDI para o desenvolvimento de Plano Tecnolgico Setorial - PTS - Setor Aeroespacial, para um horizonte temporal de 15 anos, de forma a possibilitar maior competitividade ao setor. ABDI/PTS - Cadeia Coureiro Caladista e Artefatos

Marcio de Miranda Santos

Regina Silverio

em andamento

Elaborar estudo prospectivo como subsdio ABDI para o desenvolvimento de Plano Tecnolgico Setorial - PTS - da Cadeia Coureiro Caladista e Artefatos, para um horizonte temporal de 15 anos, de forma a possibilitar maior competitividade ao setor. Elaborar estudo prospectivo como subsdio ABDI para o desenvolvimento de Plano Tecnolgico Setorial - PTS - Setor de Cosmticos, para um horizonte temporal de 15 anos, de forma a possibilitar maior competitividade ao setor. Elaborar estudo prospectivo como subsdio ABDI para o desenvolvimento de Plano Tecnolgico Setorial - PTS - Setor de Equipamentos Mdicos, Hospitalares e Odontolgicos, para um horizonte temporal de 15 anos, de forma a possibilitar maior competitividade ao setor.

Marcio de Miranda Santos

Regina Silverio

em andamento

Estudos Tematicos e de Futuro

ABDI/PTS - Cosmticos

Marcio de Miranda Santos

Regina Silverio

em andamento

Estudos Tematicos e de Futuro

ABDI/PTS - Equipamentos Mdicos, Hospitalares e Odontolgicos

Marcio de Miranda Santos

Regina Silverio

em andamento

Estudos Tematicos e de Futuro

Projetos/Atividades ABDI/PTS - Mveis

ABDI/PTS - Plstico

Amaznia - Rede de Conhecimento

Biocomplexidade

Brasil Trs Tempos

Orgo Supervisor Solicitante Elaborar estudo prospectivo como subsdio ABDI Marcio de para o desenvolvimento de Plano Miranda Santos Tecnolgico Setorial - PTS - Setor de Mveis, para um horizonte temporal de 15 anos, de forma a possibilitar maior competitividade ao setor. Elaborar estudo prospectivo como subsdio ABDI Marcio de para o desenvolvimento de Plano Miranda Santos Tecnolgico Setorial - PTS - Setor de Plsticos, para um horizonte temporal de 15 anos, de forma a possibilitar maior competitividade ao setor. O objetivo deste estudo reforar a NAE Antonio Carlos soberania nacional na Regio Amaznica Filgueira Galvo tendo por instrumento a organizao e o uso dos conhecimentos cientficos e tecnolgicos disponveis sobre os recursos da biodiversidade. Marcio de Estratgia Nacional de Colees Biolgicas; MCT Miranda Santos e Apoio ao MCT na Conferncia das Partes COP 08 O Brasil em 3 Tempos tem por objetivo NAE Diretoria geral estabelecer uma viso da Nao Brasil em suas vrias dimenses, definindo um conjunto de objetivos especficos e metas temporais a serem alcanados pelo pas (2007, 2015 e 2022), usando a tcnica de construo de cenrios, com determinao de objetivos intermedirios. O estudo busca indicar trajetrias que a Nao brasileira precisar percorrer nos prximos 20 anos para alcanar, de forma sustentvel e democrtica, nveis satisfatrios de desenvolvimento econmico e social. Objetivo

Coordenador Regina Silverio

Situao em andamento

Tipo de Estudo Estudos Tematicos e de Futuro

Regina Silverio

em andamento

Estudos Tematicos e de Futuro

Carmem Silvia Corra Bueno

em andamento

Estudos Tematicos e de Futuro

Marcio de Miranda Santos Llio Fellows Filho

em andamento

prorrogado

Estudos Tematicos e de Futuro Estudos Tematicos e de Futuro

Projetos/Atividades Capacitao MDL - Programa de Capacitao para Elaborao de Projetos em MDL

Objetivo Apoiar a implementao de atividades voltadas mitigao das mudanas climticas e a implantao de novos projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo pelo Setor Empresarial

Orgo Supervisor Solicitante MCT Marcio de Miranda Santos

Coordenador Marcelo Khaled Poppe

Situao em andamento

Tipo de Estudo Estudos Tematicos e de Futuro

Comparao de Estratgias Internacionais em CT&I Convergncia Tecnolgica e Setores Produtivos Dinmicas Populacionais e Movimentos Demogrficos

MCT

Diretoria

Diretoria

em andamento

MCT

Diretoria

Diretoria

em andamento

Apoiar o NAE na realizao de uma NAE projeo da alterao demogrfica nacional, para o marco temporal de 2022, com o objetivo de fundamentar as tomadas de deciso das polticas sociais de governo. MP

Antonio Carlos Silvia Maria Velho Filgueira Galvo

em andamento

Estudos Tematicos e de Futuro Estudos Tematicos e de Futuro Estudos Tematicos e de Futuro

Estudo da Dimenso Territorial do Estudo para subsidiar a abordagem da PPA 2008-2011 dimenso territorial do desenvolvimento nacional no Plano Plurianual 2008-2011 e no planejamento governamental de longo prazo. Etanol-Fase2: Estudo sobre as Estudo sobre as possibilidades e impactos Possibilidades e Impactos da da produo de grandes quantidades de Produo de Grandes etanol, visando a substituio parcial de Quantidades de Etanol gasolina no mundo. Nesta Fase 2 ser complementada a avaliao preliminar realizada na Fase 1 de um modelo de expanso do setor sucroalcooleiro para a produo em larga escala de etanol Indicadores de Desempenho Institucional Elaborar e propor Indicadores de Desempenho Institucional

Antonio Carlos Antonio Carlos Filgueira Galvo Filgueira Galvo

em andamento

Estudos Tematicos e de Futuro

FUNCAMP Diretoria

Marcelo Khaled Poppe

em andamento

Estudos Tematicos e de Futuro

MCT

Marcio de Miranda Santos

Aldino Graef

em andamento

Estudos Tematicos e de Futuro

Projetos/Atividades Infra-estrutura de Pesquisa Oceanogrfica

Objetivo Desenvolver aes para definio do perfil cientfico e para elaborao de um projeto naval de construo de um navio de pesquisa oceanogrfica, em apoio participao do MCT no esforo interministerial de dotar o Pas de infraestrutura adequada pesquisa cientfica no mar. O objetivo geral do trabalho a ser desenvolvido pelo CGEE o de definir um conjunto de recomendaes que dever ser repassado ABDI, de tal forma a complementar as aes que devero ser conduzidas pela Iniciativa Nacional de Inovao O objetivo geral do trabalho a ser desenvolvido pelo CGEE o de definir um conjunto de recomendaes que dever ser repassado ABDI, de tal forma a complementar as aes que devero ser conduzidas pela Iniciativa Nacional de Inovao. O objetivo geral do trabalho a ser desenvolvido pelo CGEE o de definir um conjunto de recomendaes que dever ser repassado ABDI, de tal forma a complementar as aes que devero ser conduzidas pela Iniciativa Nacional de Inovao. O objetivo geral do trabalho a ser desenvolvido pelo CGEE o de definir um conjunto de recomendaes que dever ser repassado ABDI, de tal forma a complementar as aes que devero ser conduzidas pela Iniciativa Nacional de Inovao.

Orgo Supervisor Coordenador Solicitante MCT Antonio Carlos Antonio Jos Filgueira Galvo Teixeira

Situao em andamento

Tipo de Estudo Estudos Tematicos e de Futuro

INI - Iniciativa Nacional de Inovao

ABDI

Lcia Carvalho Pinto de Melo

Maria Angela Campelo de Melo

em andamento

Estudos Tematicos e de Futuro

INI - Iniciativa Nacional de Inovao (Segmento: Biotecnologia)

ABDI

Lcia Carvalho Pinto de Melo

Maria Angela Campelo de Melo

em andamento

Estudos Tematicos e de Futuro

INI - Iniciativa Nacional de Inovao (Segmento: Energias Renovveis)

ABDI

Lcia Carvalho Pinto de Melo

Maria Angela Campelo de Melo

em andamento

Estudos Tematicos e de Futuro

INI - Iniciativa Nacional de Inovao (Segmento: Nanotecnologia)

ABDI

Lcia Carvalho Pinto de Melo

Maria Angela Campelo de Melo

em andamento

Estudos Tematicos e de Futuro

Projetos/Atividades INI - Iniciativa Nacional de Inovao (Segmento: TICs)

Objetivo

Los Nanomateriales en Iberoamerica

Mapeamento e Anlise de Instituies Congneres ao CGEE e sua Insero nos Sistemas de CT&I Mar e Ambiente Costeiros Realizar estudos prospectivos em aspectos NAE especficos do mar e ambiente costeiros com vistas a subsidiar aes e polticas que promovam conhecimento cientfico, o desenvolvimento tecnolgico, a proteo ambiental e a atividade econmica sustentvel no mar jurisdicional brasileiro e na rea internacional. Materiais Avanados

O objetivo geral do trabalho a ser desenvolvido pelo CGEE o de definir um conjunto de recomendaes que dever ser repassado ABDI, de tal forma a complementar as aes que devero ser conduzidas pela Iniciativa Nacional de Inovao. Encuesta Delphi: La Prospectiva OCCyT Tecnolgica y los Nanomateriales: um reto para el futuro a construir desde el presente. Su objetivo nos es predecir detalles y momento, es esbozar espectro de futuros posibles y proporcionar idea de acciones que se pueden ejecutar hoy. Es una hierramenta para la accin. MCT

Orgo Supervisor Solicitante ABDI Lcia Carvalho Pinto de Melo

Coordenador Maria Angela Campelo de Melo

Situao em andamento

Tipo de Estudo Estudos Tematicos e de Futuro

Diretoria

Soledad Daz

prorrogado

Estudos Tematicos e de Futuro

Diretoria

Diretoria

em andamento

Estudos Tematicos e de Futuro Estudos Tematicos e de Futuro

Antonio Carlos Antonio Jos Filgueira Galvo Teixeira

em andamento

Realizar um estudo sobre o tema Materiais MCT Avanados, tendo em vista sua importncia estratgica para o desenvolvimento tecnolgico e para a inovao, particularmente nas tecnologias portadoras de futuro

Fernando Rizzo

Llio Fellows Filho

em andamento

Estudos Tematicos e de Futuro

Projetos/Atividades Meta 14 - Atores, Coalizes, Convergncias e Divergncias na Implementao de Solues Estratgicas

Objetivo Mapear atores e coalizes que interferem nas propostas de soluo estratgicas elaboradas pelo NAE e prever convergncias e divergncias

Orgo Supervisor Solicitante NAE no definido

Coordenador Llio Fellows Filho

Situao atrasado

Tipo de Estudo Estudos Tematicos e de Futuro

Meta 14 - Incluso Digital das Realizao de um levantamento dos custos NAE Escolas Pblicas de Ensino Bsico envolvidos na implantao e operacionalizao de laboratrios de informtica, com computadores e acessos Internet em todas as escolas pblicas brasileiras, de ensino bsico e fundamental, em conformidade com os dados do censo escolar do INEP Instituto Nacional de Educao e Pesquisa, do Ministrio da Educao, realizado em 2005. Meta 14 - Matriz Brasileira de Combustveis O estudo proposto visa examinar os condicionantes, as linhas de ao e os Instrumentos de Poltica que presidiro uma alterao estrutural na Matriz Brasileira de Combustveis Meta 14 - Qualidade da Educao Desenvolver Estudos Prospectivos Bsica nas Escolas Pblicas do referentes Qualidade da Educao Bsica Brasil nas Escolas Pblicas do Brasil MTur - Estudo da Competitividade Realizao de estudos e outras atividades do Turismo Brasileiro que permitam gerar conhecimentos e construir uma estratgia de longo prazo para o setor do Turismo no Brasil. NAE

no definido

Llio Fellows Filho

em andamento

Estudos Tematicos e de Futuro

no definido

Marcelo Khaled Poppe

prorrogado

Estudos Tematicos e de Futuro

NAE

no definido

Llio Fellows Filho

prorrogado

MTUR006/2005

Antonio Carlos Llio Fellows Filho Filgueira Galvo

prorrogado

Estudos Tematicos e de Futuro Estudos Tematicos e de Futuro

MTURMTur - Estudo sobre a Redefinio Realizao de estudos estratgicos da Malha Area da Amrica do Sul relacionados com o processo de integrao 004/2005 regional da Amrica do Sul mdulo areo foco turismo. Ncleo de Competncia Temtica Tecnologias Emergentes, Convergentes e Estruturadoras MCT

Antonio Carlos Llio Fellows Filho Filgueira Galvo

prorrogado

Estudos Tematicos e de Futuro

Diretoria

Diretoria

em andamento

Estudos Tematicos e de Futuro

Projetos/Atividades

Objetivo

Ncleo de Competncia Temtica Ncleo responsvel por desenvolver as em Energia atividades do CGEE no tema energtico, incluindo tpicos estratgicos e relevantes referentes pesquisa, desenvolvimento e inovao relativo matriz energtica e de combustveis, eficincia energtica, acesso energia e mudanas climticas.

Orgo Supervisor Solicitante MCT Diretoria

Coordenador Marcelo Khaled Poppe

Situao em andamento

Tipo de Estudo Estudos Tematicos e de Futuro

Recursos Humanos para Inovao Estudar tendncias e fatores determinantes MCT da formao futura do profissional de pesquisa, no horizonte de 2022, luz de quatro questes centrais: (1) aspectos organizacionais; (2) atributos necessrios formao do pesquisador; (3) estudos internacionais sobre o tema; e (4) aspectos econmicos e sociais Roadmap de Nanotecnologias para Aplicaes Espaciais Cargas teis e Satlites. Estudos prospectivos realizados AEB recentemente sobre os possveis impactos das microtecnologias emergentes e nanotecnologias para o setor espacial permitem vislumbrar mudanas revolucionrias em vrios de seus aspectos bsicos. MCT

Marcio de Miranda Santos

Esper Abro Cavalheiro

em andamento

Estudos Tematicos e de Futuro

Marcio de Miranda Santos

Llio Fellows Filho

prorrogado

Estudos Tematicos e de Futuro

RSI - Rede de Monitoramento de Sistemas Internacionais

Produzir um conjunto complexo de informaes sobre as tendncias de mudana e continuidade dos sistema internacional. Segurana de Comunicaes para Apoiar o NAE na identificao de uma Comrcio Eletrnico arquitetura e um modelo de telecomunicaes, privativa do Governo, que amplie a segurana das suas comunicaes.

Marcio de Miranda Santos

Llio Fellows Filho

em andamento

Estudos Tematicos e de Futuro Estudos Tematicos e de Futuro

NAE

Diretoria

Diretoria

prorrogado

Projetos/Atividades Semicondutores Orgnicos

Orgo Supervisor Solicitante O presente estudo visa detalhar um modelo MCT Fernando Rizzo especfico de Laboratrio/Planta Industrial atuando na rea de micro e nanotecnologias, no mbito da PITCE, tendo como foco a rea de semicondutores orgnicos. A proposta definir um produto baseado em semicondutores orgnicos que permita a o implantao de uma operao industrial e comercial de fabricao de mostradores, baseados em semicondutores orgnicos que seja a porta de entrada do Pas na nanotecnologia aplicada eletrnica de consumo, com um forte vis de plataformas tecnolgicas desenvolvidas com e para o mercado. Objetivo

Coordenador Diretoria

Situao prorrogado

Tipo de Estudo Estudos Tematicos e de Futuro

Sistema de Vigilncia Tecnolgica Realizar atividades de prospeco em temas de interesse para o Governo Federal. Tecnologia de Informao e Comunicao Esse estudo visa identificar um cenrio da NAEsituao de TICs em 2015 no mundo e no SECOM Brasil e investigar reas e/ou temas selecionados, de carter estratgico em TICs, no quais iniciativas nacionais podem ser empreendidas. Espera-se gerar um processo de envolvimento coletivo e crescente de especialistas em TICs e suas aplicaes para propiciar um melhor planejamento estratgico de TICs no Brasil, com horizonte de longo prazo e melhores condies para a execuo de aes concretas de impacto imediato para TICs no pas. MCT

Marcio de Miranda Santos Lcia Carvalho Pinto de Melo

Llio Fellows Filho

em andamento

Gilda Massari

prorrogado

Estudos Tematicos e de Futuro Estudos Tematicos e de Futuro

Tecnologia de Informao e Comunicao - Aplicaes Estratgicas

Fernando Rizzo

Eduardo Tadao Takahashi

em andamento

Estudos Tematicos e de Futuro

Projetos/Atividades Tecnologia Espacial - Estudos Prospectivos sobre a Poltica Industrial Tecnologias para Segurana Pblica Amaznia - Rede de Conhecimento

Biocombustveis

Biotecnologia

Orgo Supervisor Solicitante Desenvolver Estudo Tcnico Prospectivo AEB Marcio de objetivando a elaborao de propostas para Miranda Santos o delineamento das Diretrizes da Poltica Industrial para a rea Espacial Realizar estudos que subsidiem o NAE a NAE Diretoria identificar nos pases onde os ndices de criminalidade e violncia sejam baixos Aprofundar a discusso sobre a importncia MCT Marcio de de se fortalecer a posio da Amaznia Miranda Santos como regio produtiva e com sustentabilidade preservando o patrimnio natural. Analisar questes relativas a polticas pblicas e cincia e tecnologia ressaltando a importncia da biodiversidade, do reflorestamento e manejo florestal, da agroindstria, da biomassa. Focalizar o tema em vrios ngulos, de modo a identificar tendncias de futuro e sinais fracos para permitir a elaborao de cenrios futuros para a regio. CONTINUADO COMO: Amaznia - Rede de Conhecimento Estudo da situao atual das tecnologias e NAEMarcio de perspectivas futuras para o biodiesel e SECOM Miranda Santos etanol e possibilidade de expanso interna e exportao de etanol. Este estudo visa um mapeamento da NAE Marcio de situao atual dos organismos Miranda Santos geneticamente modificados. Objetivo

Coordenador Llio Fellows Filho

Situao prorrogado

Tipo de Estudo Estudos Tematicos e de Futuro Estudos Tematicos e de Futuro Estudos Tematicos e de Futuro

Diretoria

prorrogado

Marcio de Miranda Santos

concluido

Marcio de Miranda Santos

concluido

Estudos Tematicos e de Futuro Estudos Tematicos e de Futuro

Marcio de Miranda concluido Santos / Esper Abro Cavalheiro

Projetos/Atividades

Objetivo

Consulta Delphi em Nanocincias Avaliao de prioridades tecnolgicas em & Nanotecnologias Nanocincias & Nanotecnologia. O mtodo Delphi utilizado para obter tendncias e prioridades , a partir da opinio de especialistas, a respeito de eventos futuros, por meio de de questionrios interativos e e estruturados, apresentados em sequncias de duas ou mais rodadas. Energia

Orgo Solicitante MCT

Supervisor

Coordenador

Situao

Cylon Gonalves da concluido Silva

Tipo de Estudo Estudos Tematicos e de Futuro

Frmacos e Medicamentos

Estudo prospectivo de identificao do CT-ENERG Marcio de estado da arte e de tendncias tecnolgicas Miranda Santos em energia buscando um conjunto de tpicos tecnolgicos prioritrios com viso de futuro. Destacar nichos, obstculos, desafios e MCT Marcio de gargalos tecnolgicos para um horizonte de Miranda Santos dez anos de modo a identificar perspectivas futuras para o setor no Brasil. Realizar estudos tcnicos sobre MCT mecanismos de financiamento inovao em apoio a estratgias sendo implementadas pelo MCT e suas agncias, com especial destaque para a Subveno Econmica e aspectos jurcos associados ao Poder de Compra do Estado no apoio ao desenvolvimento cientfico e tecnolgico O Frum de Competitividade em MDIC Biotecnologia, cordenado pelos Ministerios da Indstria e Comrcio Exterior, da Sade, da Agricultura e de Cincia e Tecnologia, com vistas a elaborar uma estratgia de Poltica Industrial associado produo e gerao de riquezas na rea de biotecnologia Lcia Carvalho Pinto de Melo

Mrcio de Miranda Santos

concluido

Estudos Tematicos e de Futuro

Marcio de Miranda Santos

concluido

Estudos Tematicos e de Futuro

Financiamento Inovao

Diretoria

concluido

Estudos Tematicos e de Futuro

Forum de Competitividade em Biotecnologia

Marcio de Miranda Santos

Esper Abro Cavalheiro

concluido

Estudos Tematicos e de Futuro

Projetos/Atividades Meta 14 - Melhoria da Qualidade da Educao Bsica do Brasil

Objetivo Inserido no contexto do estudo Brasil 3 Tempos, a pesquisa sobre a qualidade da educao bsica um tema relevante e atual. Trata-se de um desafio a ser enfrentado com urgncia pela rea educacional e pelo pas como um todo. Esta pesquisa Delphi visa obter tendncias e percepes dos respondentes acerca do tema. Estudo da vulnerabilidade decorrente dos impactos das mudanas climticas provocados pelo aumento da concentrao de gases do efeito estufa e de medidas de mitigao visando reduzir a emisso de gases ou seja sequestrar o carbono existente na atmosfera. Estudo sobre a situao atual e as tendncias futuras da nanotecnologia no pas e no mundo visando identificar oportunidades de investimentos em nichos competitivos de mercado. Necessidades e Perspectivas para reas e setores de pesquisa no Brasil: viso da demanda social acerca das necessidades e setores estratgicos atravs da anlise de um cruzamento entre as reas de Matemtica, Qumica e Fsica; o setor de frmacos e medicamentos; e as dimenses transversais: organizao institucional da pesquisa; formao de recursos humanos; externalidades ambientais; e tendncias internacionais. CONTINUADO COMO: Recursos Humanos para Inovao

Orgo Supervisor Solicitante NAE Diretoria

Coordenador Llio Fellows Filho

Situao concluido

Tipo de Estudo Estudos Tematicos e de Futuro

Mudanas do Clima

NAESECOM

Marcio de Miranda Santos

Marcelo Khaled Poppe

concluido

Estudos Tematicos e de Futuro

Nanotecnologia

NAESECOM

Marcio de Miranda Santos

Marcio de Miranda Santos

concluido

Estudos Tematicos e de Futuro

O Perfil do Profissional da Pesquisa no Futuro

MCT

Marcio de Miranda Santos

Luiz Roberto Liza Curi

concluido

Estudos Tematicos e de Futuro

Projetos/Atividades Petrobrs

Objetivo

Recursos Hdricos

Realizao de Pesquisa Delphi em Prospeco Tecnolgica no Brasil e no Exterior visando a construo de cenrios tecnolgicos futuros Este exerccio visa fornecer subsdios CT-HIDRO aplicao dos recursos do CT-Hidro, atravs de um conjunto de tpicos tecnolgicos em seis sub-temas, bem como um conjunto de recomendaes para investimentos na rea de recursos hdricos. As atividades de gesto nessa rea de alto MCT valor agregado visam produzir o Roadmap da Tecnologia de Inerciais como subsdio de assessoramento s competncias vocacionadas do mbito das instituies de cincia e tecnologia, academia e empresas, fazendo-se a conexo junto aos rgos pblicos e privados de financiamento para, em um horizonte temporal de quatro anos, estabelecerem a capacitao produtiva nacional e o fomento ao mercado de aplicativos de sistemas inerciais, com desempenho estratgico e custo competitivo no mercado internacional.

Orgo Supervisor Solicitante Petrobrs Marcio de Miranda Santos

Coordenador Lelio Fellows Filho

Situao concluido

Tipo de Estudo Estudos Tematicos e de Futuro Estudos Tematicos e de Futuro

Mauricio Mendona concluido

Tecnologia Espacial - Realizar Estudo (roadmap) sobre Plataformas Inerciais

Marcio de Miranda Santos

Llio Fellows Filho

concluido

Estudos Tematicos e de Futuro

Avaliao dos Fundos Setoriais

Avaliao SEPIN

Institucionalidade do Sistema Nacional de CT&I

Objetiva a adoo de aes e MCT procedimentos, no mbito do MCT, permitindo implementar um processo sistemtico de avaliao dos Fundos Setoriais, instituidos pelo Governo Federal a partir de 1998. Desenvolvimento e teste de metodologia MCT/SEPIN para Avaliao dos Projetos de P&D incentivados pela Lei de Informtica MCT/SEPIN. Diretoria

Marcio de Miranda Santos

Silvia Maria Velho

prorrogado

Avaliao Estratgica

Antonio Carlos Silvia Maria Velho Filgueira Galvo

em andamento

Avaliao Estratgica

Diretoria

Diretoria

em andamento

Avaliao Estratgica

Orgo Supervisor Solicitante OEPAS - Organizaes Estaduais Examinar o Exerccio do Papel das OEPAS MCT/EMBR Marcio de de Pesquisa Agropecuria e Indicar Caminhos para o Fortalecimento APA/CONS Miranda Santos do Sistema Nacional de Pesquisa Agrcola EPA SNPA, no Brasil, mediante estudo das caractersticas atuais, potencialidades e funcionalidade dessas organizaes Projetos/Atividades Objetivo

Coordenador Silvia Maria Velho

Situao em andamento

Tipo de Estudo Avaliao Estratgica

PROANTAR - Programa Antrtico Apoiar o MCT/CNPq na avaliao das MCT/CNPq Antonio Carlos Antonio Jose Brasileiro - Avaliao do Segmento aes do Programa de Pesquisa do Brasil Filgueira Galvo Teixeira Cientfico-Tecnolgico na Antrtica (ProAntar) por meio de levantamento e anlise das atividades apoiadas nos ltimos dez anos, em comparao com o desenvolvimento de pesquisas realizadas em um conjunto selecionado de pases atuando naquele continente. Apoio elaborao de Planos de Apoiar o MCT na definio de um programa SEPIN/MCT Marcio de Aldino Graef Negcios de Centros Tecnolgicos de apoio implantao de centros de Miranda Santos (CEITEC,CETPIN,CESAR, design na rea de micro-eletrnica. CenPRA) Apoio Inovao Discusso de Programas e Projetos ligados MCT Desenvolvimento e Implementao Iniciativa Nacional de Inovao e na dos Novos Instrumentos Implementao do Instrumento de Subveno Econmica pelas Agncias do MCT B-BICE - Bureau Brasileiro para O B-BICE um projeto de apoio e reforo ABC Ampliao da Cooperao s atividades de cooperao em cincia, Internacional com a Unio tecnologia e inovao entre o Brasil e a Europia Unio Europia. Marcio de Miranda Santos Marcio de Miranda Santos

prorrogado

Avaliao Estratgica

em andamento

Articulao e Cooperao

em andamento

Articulao e Cooperao

Antonio Carlos Paulo Csar Filgueira Galvo Gonalves Egler

em andamento

Articulao e Cooperao

Projetos/Atividades BIRD-PNUD TR1.0 Aperfeioamento e Ampliao do Portal Inovao

Orgo Supervisor Solicitante Desenvolver ampliaes em sistemas e-gov MCT Lcia Carvalho do Portal Inovao, visando ampli-lo e Pinto de Melo aperfeio-lo para potencializar e dar mais efetividade s suas funcionalidades, agilizar o processo de interao entre os setores, e gerar indicadores para a utilizao em definies de polticas de Estado para Cincia, Tecnologia e Inovao. Objetivo

Coordenador Marcelo de Matos

Situao em andamento

Tipo de Estudo Articulao e Cooperao

BIRD-PNUD TR1.2 Estudo do Banco de Dados de Ofertas e Demandas do Portal Inovao BIRD-PNUD TR2.1 Avaliao da Situao Atual do Extensionismo Tecnolgico no Brasil

Realizao de estudo das informaes MCT contidas no Banco de Dados de ofertas e demandas no Portal Inovao Realizar estudos sobre as experincias MCT nacionais em extensionismo tecnolgico, avaliar a realidade nacional, atravs de reunies regionais a serem definidas e com base numa comparao com os resultados do Estudo das Experincias Internacionais apresentar propostas de diretrizes para aes futuras de aperfeioamento para aes de extensionismo no pas.

Lcia Carvalho Pinto de Melo Lcia Carvalho Pinto de Melo

Marcelo de Matos

em andamento

Articulao e Cooperao Articulao e Cooperao

Marcelo de Matos

em andamento

BIRD-PNUD TR2.2 Estudo das Realizar estudos sobre as experincias MCT Experincias Internacionais sobre internacionais em extensionismo Extensionismo Tecnolgico tecnolgico que permita comparar e definir aes futuras para a o aperfeioamento desse tipo de ao no pas. O estudo dever se realizar, entre outros, atravs de visitas aos pases selecionados, entre eles: Coria, ndia, Canad, Chile e Espanha. BIRD-PNUD TR3.0 Preparao e Realizao de Seminrios sobre Servios de Extenso Tecn. Estratgica Coordenar e Preparar Seminrio sobre Extensionismo Tecnolgico no Brasil. MCT

Lcia Carvalho Pinto de Melo

Marcelo de Matos

em andamento

Articulao e Cooperao

Lcia Carvalho Pinto de Melo

Marcelo de Matos

em andamento

Articulao e Cooperao

Orgo Supervisor Solicitante BIRD-PNUD TR3.1 Realizao de Coordenao e montagem de eventos para MCT Lcia Carvalho Seminrios sobre Servios de dar suporte ao Projeto Seminrio Nacional Pinto de Melo Extenso Tecnolgica Estratgica sobre Servios de Extenso Tecnolgica Estratgica BIRD-PNUD TR4.0 Planejamento Coordenao e preparao do Workshop MCT Lcia Carvalho de Workshop sobre Experincias sobre Experincias na Aplicao de Leis de Pinto de Melo na Aplicao de Leis de Inovao Inovao. Projetos/Atividades Objetivo BIRD-PNUD TR4.1 Realizao de Coordenao e Montagem do evento: MCT Workshop Sobre Experincias na Workshop Sobre Experincias na Aplicao Aplicao de Leis de Inovao de Leis de Inovao BIRD-PNUD TR5.0 Avaliao dos Elaborar um Estudo do Resultado do MCT Fundos Setoriais: a perspectiva da repasse de Recursos oriundos dos Fundos descentralizao Setoriais/FFs s Fundaes Estaduais. CCT - Conselho Nacional de Cincia e Tecnologia INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amaznia INPE - Estudos de Apoio ao Planejamento Estratgico Apoiar tecnicamente o Conselho Nacional de Cincia e Tecnologia - CCT. MCT MCT Realizar estudos de apoio ao processo de INPE planejamento estratgico do Inpe e de uma poltica industrial na rea de satlites. INSA MAST Desenvolver servios tcnicos MinC especializados com vistas sistematizao das informaes, anlise crtica e complementao de trabalhos necessrios ao processo de elaborao do Plano Nacional de Cultura. Lcia Carvalho Pinto de Melo

Coordenador Marcelo de Matos

Situao em andamento

Tipo de Estudo Articulao e Cooperao

Marcelo de Matos

em andamento

Articulao e Cooperao

Marcelo de Matos

em andamento

Articulao e Cooperao

Lcia Carvalho Pinto de Melo

Silvia Maria Velho

em andamento

Articulao e Cooperao

Diretoria no definido Lcia Carvalho Pinto de Melo

Llio Fellows Filho Antonio Carlos Guedes Antonio Carlos Guedes

em andamento em andamento em andamento

Articulao e Cooperao Articulao e Cooperao Articulao e Cooperao

INSA - Planejamento Estratgico MAST - Planejamento Estratgico PNC - Plano Nacional de Cultura

no definido no definido Lcia Carvalho Pinto de Melo

Antonio Carlos Guedes Antonio Carlos Guedes Llio Fellows Filho

programada em andamento em andamento

Articulao e Cooperao Articulao e Cooperao Articulao e Cooperao

Projetos/Atividades Portal Inovao - Transio

Objetivo A natureza complementar dos trabalhos desenvolvidos pelo CGEE e pela ABDI Agncia Brasileira de Desenvolvimento Industrial - e o fato desta ter maior proximidade com o Setor Empresarial brasileiro levaram construo de um novo formato operacional para o Portal Inovao.

Orgo Supervisor Solicitante MCT e Lcia Carvalho ABDI Pinto de Melo

Coordenador Marcelo de Matos

Situao prorrogado

Tipo de Estudo Articulao e Cooperao

Brasil - Reino Unido

Tema: Construindo a Relao Bilateral MCT Brasil-Reino Unido em Cincia, Tecnologia e Inovao. O evento faz parte do Plano de Ao em Cincia, Tecnologia e Inovao, assinado em maro passado, que tem como objetivo avaliar as possibilidades de cooperao entre os dois pases, em reas consideradas prioritrias. So elas a pesquisa e o desenvolvimento em sade e em agricultura, as mudanas do clima e energia, a nanotecnologia aplicada eletrnica orgnica e as prticas de gerenciamento em cincia e tecnologia. Definio de indicadores scio-econmicos SPI/MP e identificao de bases de dados que fundamentem a construo de uma Matriz Analtica para anlise de pr-viabilidade (avaliao ex-ante) dos projetos de Campi Universitrios

Lcia Carvalho Pinto de Melo

Marcio de Miranda Santos

concluido

Articulao e Cooperao

Definio de Parmetros para Anlise de Viabilidade Tcnica e Scioeconmica de Campi Universitrios

Antonio Carlos Silvia Maria Velho Filgueiras Galvo

concluido

Articulao e Cooperao

Projetos/Atividades III Conferncia Nacional de Cincia, Tecnologia e Inovao

Orgo Supervisor Solicitante O objetivo principal da conferncia consiste MCT Lcia Carvalho em demonstrar como a cincia, a tecnologia Pinto de Melo e a inovao (CT&I) produzidas no Brasil podem ser usadas como estratgia para promover o desenvolvimento poltico, econmico, social e cultural do Pas. Essa demonstrao pressupe: i. uma anlise diagnstica de exemplos de sucesso, de obstculos e gargalos; ii. a definio de prioridades, novas polticas pblicas e novos instrumentos; iii. a formulao de propostas concretas para disponibilizar conhecimento (CT&I) para a sociedade brasileira desenvolver o Pas. Objetivo Fornecer apoio tcnico, metodolgico e logistico para a realizao do Planejamento Estratgico em todas as Unidades de Pesquisa e Organizaes Sociais subordinadas ou vinculadas ao Ministrio de Cincia e tecnologia - MCT. Analisar a evoluo recente da realidade brasileira nos vrios temas abrangidos pela Pesquisas Nacionais de Amostra de Domiclios - PNADs O projeto Portal Inovao consiste no desenvolvimento de uma plataforma de governo eletrnico objetivando criar um espao de cooperao entre empresas e comunidade tcnico-cientfica visando apoiar a atividade de inovao no Pas. Reunio Brasil/Argentina sobre Estratgias Nacionais de Apoio Inovao e edio dos Anais MCT Marcio de Miranda Santos

Coordenador Lcia Carvalho Pinto de Melo / Ernesto Costa de Paula

Situao concluido

Tipo de Estudo Articulao e Cooperao

Planejamento Estratgico das Unidades de Pesquisa do MCT

Antonio Carlos Guedes

concluido

Articulao e Cooperao

PNAD 2004 - Projeto de Anlise dos Resultados da Pesquisa.

MCT

no definido

Silvia Maria Velho

concluido

Articulao e Cooperao

Portal Inovao

MCT e ABDI

no definido

Marcelo de Matos

concluido

Articulao e Cooperao

Seminrio Binacional Argentina Brasil Mecanismos de Comunicao Corportativa para os Ambientes Interno e Externo

MCT

Lcia Carvalho Pinto de Melo Lcia Carvalho Pinto de Melo

Marcio de Miranda Santos Diretoria

concluido

Articulao e Cooperao Divulgao e Difuso de Informao

MCT

em andamento

Projetos/Atividades Observatrio de CT&I

Objetivo Conceber e implantar o Observatrio de CT&I

Orgo Supervisor Coordenador Solicitante MCT Antonio Carlos Llio Fellows Filho Filgueira Galvo Lcia Carvalho Pinto de Melo Lcia Carvalho Pinto de Melo Marcio de Miranda Santos

Situao em andamento

Parcerias Estratgicas

Editar e publicar duas edies regulares da MCT revista Parcerias Estratgicas Formular e Implementar a poltica editorial do Centro de Gesto e Estudos Estratgicos - CGEE MCT

Tatiana de Carvalho em andamento Pires Diretoria em andamento

Poltica Editorial do CGEE

Reestruturao das Bases de Dados das reas de Informao e Informtica

MCT

Aldino Graef

em andamento

Tipo de Estudo Divulgao e Difuso de Informao Divulgao e Difuso de Informao Divulgao e Difuso de Informao Divulgao e Difuso de Informao

Vous aimerez peut-être aussi