Vous êtes sur la page 1sur 6

Coeso Textual Um texto deve ser construido de modo a ser compreensivel aos olho do leitor.

As preposies, conjues e pronomes tem por funo criar um sistema de relaes, referncias e retomadas no interior de um texto, garantindo unidade entre as diversas partes que o compe. Essa relao, entrelaamento no texto recebe o nome de Coeso Textual. Coeso: Um texto tem coeso quando seus elementos esto articulados entre si, de modo a estabelecer unidade em cada uma das partes, ou seja, entre os perodos e entre os pargrafos. Isso se d pelo emprego de conectivos ou elementos coesivo, com finalidade de evidenciar as varias relaes de sentido entre os enunciados. Ou seja, a coeso nada mais que a ligao harmoniosa entre os pargrafos, fazendo com que fiquem ajustados entre si, mantendo uma relao de significncia. Os elementos da coeso so as palavras ou expresses que estabelecem a transio de ideias, os elos para criar as relaoes entre as frases e pargrafos. Cada um deles mantm determinado tipo de relao e, por isso, necessrio atentar muito bem para o seu uso. Um exemplo simples de como a coeso acontece imaginar um texto que tenha varias palavras repetidas, para evitar isso, pode-se usar termos que substituem a ideia apresentada, anulando a repetio. Como exemplo, verifique: A magia das palavras enorme, pois elas expressam a fora do pensamento. As mesmas tm o poder de transformar e de conscientizar. Podemos perceber que as expresses: elas e as mesmas referem-se ao termo - palavras. Logo, para se obter um bom texto, no basta ter boas idias. preciso tambm orden-las e cuidar da disposio das palavras nas frases, a fim de que a redao seja um conjunto harmonioso.

MECANISMOS DE COESO

H vrios elementos no idioma que permitem o mecanismo de coeso. Alguns deles, so:

1- Emprego adequado de tempos e modos verbais: Ex: Embora no estivessem gostando muito, eles participavam da festa.

2- Emprego adequado de pronomes, conjunes, preposies, artigos: Ex: O papa Joo Paulo II visitou o Mxico. Na capital mexicana suaSantidade beijou o cho. As pessoas tinham a certeza de que o papa lhesguardava respeito e as amava.

3-

Emprego adequado de construes por coordenao e subordinao:

Ex: Amanhece. Poucos barulhos se ouvem. Logo mais a cidade vai ferver. Um carro aqui. Um nibus. Duas motos. Algum buzina duas vezes, depois trs vezes, mais uma buzina insistente. A

mocinha de uniforme grita pela janela que j vai. O pai na direo (deve ser um pai, porque est impaciente, de terno e gravata) tamborila os dedos na direo do carro, que no carro do ano, logo se v pelo ar meio baa da lataria... (Note que o texto foi inicialmente construdo por um encadeado de oraes coordenadas e depois, lentamente, foram sendo introduzidas as subordinadas.

4- Emprego adequado do discurso direto, indireto e indireto livre: DD= Maria Eugenia chegou cedo e perguntou: - Paulinho j saiu? Claudia respondeu: - Ele ainda est dormindo. DI= Maria Eugenia chegou cedo e perguntou se Paulinho j havia sado. Cludia respondeu-lhe que ele ainda estava dormindo.

5- Emprego adequado de vocabulrio (coeso lexical): Ex: A China um pas fascinante, onde tudo dimensionado em termos gigantescos. O pas amarelo uma civilizao milenar. O grande drago oriental abriga, na terceira maior extenso territorial planetria cerca de 01 bilho e 100 mil habitantes.

Coerncia Ao falar de coerncia, estamos falando da logica interna de um texto, ou seja, o assunto abordado tem que se manter intacto, sem distores, de modo a facilitar o entendimento da mensagem. As ideias devem se complementar, uma deve ser continuao da outra. Quando isso no acontece, as ideias se contradizem ou quebram uma linha de raciocnio. A coerncia textual serve para o autor encaixar as peasdo texto, complementando o sentido dele. Se o autor no conseguir inferir um sentido ou uma ideia atraves da articulao de suas frases e paragrafos e por meio de recursos linguisticos (pontuao, vocabulrio, etc.). Para haver coerencia no pode haver contradio entre as partes do texto. A coerncia auxiliada pela coeso. Pode-se concluir que texto coerente aquele do qual possvel estabelecer sentido, entendido como um princpio de interpretabilidade. Veja o exemplo: As crianas esto morrendo de fome por causa da riqueza do pas. Adoro sanduche porque engorda. As frases acima so contraditrias, no apresentam informaes claras, portanto, so incoerentes. Tipos de Coeso Conjuno Conjuno a palavra invarivel que liga duas oraes ou dois termos semelhantes de uma mesma orao. estabelecendo entre eles uma relao de dependncia ou de simples coordenao.

As conjunes so classificadas de acordo a relao de dependncia sinttica dos termos que ligam. Se conectarem oraes ou termos pertencentes a um mesmo nvel sinttico, so ditas conjunes coordenativas. Quando conectam duas oraes que apresentem diferentes nveis sintticos, ou seja, uma orao um membro sinttico da outra, so chamadas de conjunes subordinativas. 1. As conjues coordenativas dividem-se em Aditivas: Expressam a ideia de adio, soma frase Principais: e, nem, mas tambm, como tambm, alm de (disso, disto, aquilo), quanto (depois de tanto), bem como etc Exemplo: Fui feira comprar carne e legumes, alm disso, comprei frutas. Adversativas: Expressam idias contrrias, de oposio, de compensao. Tambm pode gerar um sentido de consequncia a algo dito anteriormente. Principais: mas, porm, todavia, entretanto, no entanto, seno, no obstante, contudo, etc Exemplo: Tentei chegar na hora, porm me atrasei. Ela trabalha muito mas ganha pouco. Alternativas ou disjuntivas: Expressam uma relao de alternncia Principais: ou... ou, ou, ora... ora, j... j,quer... quer, etc. Exemplo: Ou voc sai do telefone ou eu vendo o aparelho. Conclusivas: Servem para dar concluses s oraes Principais: logo, por isso, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, assim. Exemplo: Explicativas: Expressam a relao de explicao, razo ou motivo. Principais: que, porque, pois (antes do verbo), porquanto Exemplo: Feche a porta, porque/que est chovendo. 1. As conjues subordinadas dividem-se em: As conjunes subordinativas ligam uma orao de nvel sinttico inferior (orao subordinada) a uma de nvel sinttico superior (orao principal). Uma vez que uma orao um membro sinttico de outra, esta orao pode exercer funes diversas, correspondendo um tipo especfico de conjuno para cada uma delas. Um perodo formado por conjunes subordinadas que no contm as tais conjunes chamado de: orao principal. Integrantes: Introduzem uma orao (chamada de substantiva) que pode funcionar como sujeito, objeto direto, predicativo, aposto, agente da passiva, objeto indireto, complemento nominal (nos trs ltimos casos pode haver uma preposio anteposta a conjuno) de outra orao. Principais: que e se . Quando o verbo exprime uma certeza, usa-se que; quando no, usa-se "se". Obs.: Uma forma de identificar o se e o que como conjunes integrantes substitu-los por "isso", "isto" ou "aquilo". Exemplo: Afirmo que sou inteligente. (afirmo isto) No sei se existe ou se di. (no sei isto) Espero que voc no demore. (espero isto) As adverbiais podem ser classificadas de acordo com o valor semntico que possuem. Causal: Estabelece, na frase, uma relao de causa e conseqncia entre dois ou mais fatos

mencionados. Principais: porque, pois, porquanto, como, pois que, por isso que, j que, uma vez que, visto que, visto como, que, na medida em que. Exemplo: Dona Lusa foi para l pois estava doente. Comparativa: Indica comparao entre dois membros. Principais: que, (mais/menos/maior/menor/melhor/pior) do que, (tal) qual, (tanto) quanto, como, assim como, bem como, como se, que nem (dependendo da frase, pode expressar semelhana ou grau de superioridade), etc. Exemplo: Era mais alta do que baixa. Concessiva: Indicam uma concesso, admitem uma contradio, um fato inesperado. Traz em si uma idia de apesar de. Principais: embora, muito embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que, apesar de que, nem que,em que, que,e, a despeito de, no obstante, entretanto etc. Exemplo: Embora estivesse cansada, fui ao shopping. Pouco demorei, conquanto muitos fossem os agrados. Conformativas: Expressam uma idia de acordo, concordncia, conformidade. Principais conjunes conformativas: como, segundo, conforme, consoante Exemplo: Segundo me disseram a casa esta. Condicional: indica uma hiptese ou uma condio necessria para que seja realizado ou no o fato principal. Principais: se, caso, quando, contanto que, salvo se, sem que, dado que, desde que, a menos que, a no ser que, etc Exemplo: Caso estivesse por perto, nada disso teria acontecido Consecutiva: Iniciam uma orao na qual se indica a consequncia. Expressam uma idia de conseqncia. Principais: que (combinada com uma das palavras tal, tanto, to ou tamanho, presentes ou latentes na orao anterior), de forma que, de maneira que, de modo que, de sorte que Exemplo: Falou tanto na reunio que ficou rouco Finais: Expressam ideia de finalidade, objetivo Principais: para que, a fim de que, porque [para que], que Exemplo: Viemos aqui para que vocs ficassem felizes. Proporcionais: Iniciam uma orao subordinada em que se menciona um fato realizado ou para realizar-se simultaneamente com o da orao principal. Principais: medida que, ao passo que, proporo que, enquanto, quanto mais (mais), quanto mais (tanto mais), quanto mais (menos), quanto mais (tanto menos), quanto menos (menos), quanto menos (tanto menos), quanto menos (mais), quanto menos (tanto mais) Exemplo: Quanto mais ela estudava, mais feliz seus pais ficavam.

Temporais: Iniciam uma orao subordinada indicadora de circunstncia de tempo Principais: quando, antes que, depois que, at que, logo que, sempre que, assim que, desde que, enquanto, todas as vezes que, cada vez que, apenas, mal, que [= desde que], etc. Exemplo: Quando eu sair, vou passar na locadora. PRONOME ANAFORICO SINONIMO Exemplo: Joo Paulo II esteve em Porto Alegre. Na capital gacha, o papa disse que a Igreja continua a favor .... Onde "Porto Alegre" = "capital gacha" e 'Joo Paulo II" = "papa" A coeso lexical permite quele que escreve manifestar sua atitude em relao aos termos, Compare as verses: Joo Paulo II esteve em Porto Alegre. Aqui, Sua Santidade disse que a Igreja ... Joo Paulo II esteve ontem em Varsvia. L, o inimigo do comunismo afirmou ... A substituio de um nome prprio por um nome comum se processa muitas vezes mediante a antonomsia. Trata-se de um recurso que expressa um atributo inconfundvel de uma pessoa, de uma divindade, de um povo, de um pas ou de uma cidade. Veja os exemplos. Castro Alves - O Poeta dos Escravos Gonalves Dias - O Cantor dos ndios Jos Bonifcio - O Patriarca da Independncia Simon Bolvar - O Libertador Rui Barbosa - O guia de Haia Jesus cristo - O Salvador, o nazareno, o Redentor dipo - O Vencedor da Esfinge tila - O Flagelo de Deus Aquiles - O Heri de Tria D. Quixote - O Cavaleiro de Triste Figura Cuba - A Prola das Antilhas Veneza - A rainha do Adritico Jerusalm - O Bero do Cristianismo Egito - O Bero dos Faras sia - O Bero do Gnero Humano Lenidas - O Heri das Termpilas Slon - O Legislador de Atenas Moiss - O Legislador dos Judeus Hipcrates - O Pai da Medicina Herdoto - O Pai da Histria Jos de Alencar - O Autor de Iracema Raimundo Correa - O Autor de As Pombas Vnus - A Deusa da Beleza Elipse

COESO POR ELISPE Elipse a omisso de um termo subentendido em um texto. Logo, a COESO POR ELISPE aquela que permite uma conexo de ideias sem a necessidade de repetir uma palavra ou uma expresso, uma vez subentendidas. Leiam o fragmento a seguir, ainda transcrito do site http://www1.folha.uol.com.br : Exemplo: Joo Paulo II esteve em Porto Alegre. Aqui, disse que a Igreja continua a favor do celibato. Para interpretar o sujeito do verbo disse, o leitor precisa voltar ao inicio da frase para descobrir que quem disse foi Joo Paulo II.

PARALELISMO

Vous aimerez peut-être aussi