Vous êtes sur la page 1sur 10

1 INTRODUO

O estgio em docncia nas Sries Iniciais do Ensino Fundamental foi realizado na Escola Estadual Professor Celso Mller do Amaral; cito rua: Ponta Por, n 6500Jardim Maracan, Dourados, Mato Grosso do Sul. Criao da Escola: Decreto n 10039 de 25/08/00. D.0 n 5337 de 28/08/00. Acompanhou-me no estgio, a professora regente da turma- 3 ano do Ensino Fundamental- Nadir Lidia Perez de Souza, tendo sua formao no curso: Magistrio; graduada em Geografia e ps-graduada em Docncia do Ensino Superior. Alm da coordenadora pedaggica do 1 ao 9 ano, Elizete Colla, Pedagoga. A interveno foi feita no perodo vespertino, durante uma semana, dias 10 a 14 de agosto de 2009. Conforme combinado com a professora regente, que me passou os contedos com os quais estava trabalhando; Portugus e Matemtica. Durante esse perodo, houve tambm a interao com professores (as) de outras reas do conhecimento. A saber: Educao Fsica, Artes e Produes Interativas. Alm disso, no dia 11 de Agosto, tera-feira, em comemorao ao dia do estudante, foi realizada uma programao diferenciada: apresentao- em sala devidamente preparada com DVD, caixas de som- DATA-SHOW de filmes para as crianas pequenas, e, com direito a pipocas. Ao chegar sala de aula, as crianas j estavam me esperando. Pois, a professora havia lhes avisado com antecedncia, de minha presena e permanncia nas aulas durante quela semana. Confesso que a primeira vez frente turma- fiquei um pouco sem saber por onde comear (nervoso). Mas, logo superado pela vontade de passar algum conhecimento s crianas, que a essa altura, prestavam ateno em todos os meus movimentos. Ou seja, a minha postura, (comportamento), estava sendo cuidadosamente analisado pelas crianas. A prtica em sala de aula nos leva a refletir como ser nosso dia-a-dia sendo professor. Enquanto estamos estudando apenas as teorias, no temos idia do que estar frente a uma classe com 30 ou 40 alunos. Onde cada uma dessas crianas tem sua peculiaridade. Ou, cada indivduo aprende de um jeito, e o professor deve estar preparado e atento, sempre refletindo sobre sua prtica educativa. A experincia vivida atravs da prtica em sala de aula me mostrou claramente o que significa ser professor. Saber como explicar determinado contedo ao aluno. Que um texto, como a histria dos Trs Porquinhos, por exemplo: pode ser usado como eixo temtico para trabalhar, alm da leitura- Geografia, Cincias Naturais (meio ambiente). Depois de eu ter trabalhado o texto na aula de Portugus, a professora Nadir usou o mesmo na aula de Geografia: onde os porquinhos moravam? De (que lugar) onde o porquinho preguioso tirou a palha para fazer a sua casa? E a madeira? E o barro para fazer os tijolos? Conforme Freire, apud Weiduschat (2007, p. 51) O ensinante que assim atua tem, no seu ensinar, um momento rico de seu aprender. O ensinante aprende primeiro a ensinar, mas aprende ao ensinar, algo que reaprendido por estar sendo ensinado.

Portanto, no estgio prtico em sala de aula, que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeioar, para exercer com xito sua futura profisso. Segundo (SILVA, 2007, p.35) A primeira concepo que deve nortear o papel do professor : aprender e ensinar e ensinar e aprender. Ambas constituem um processo dinmico, onde um no existe sem o outro. Ensinar pressupe um aprendizado

2 RELATRIO DA OBSERVAO A Escola Celso Mller do Amaral est localizada em uma regio com pessoas da classe social menos favorecida financeiramente. O colgio conta com 12 salas de aula, com 56 m cada; consultrio mdico/odontolgico; sala de tecnologia- computadores com internet; cantina; cozinha, onde feito a merenda dos alunos. O que deixa a desejar a irrisria quantia de R$-0,22 centavos, que a escola recebe para a alimentao diria de cada estudante. Com 2.800 m de rea coberta, ainda comporta uma sala de cinemacom televisor, DVD, retroprojetor. H tambm uma biblioteca com amplo acervo bibliogrfico, onde os alunos fazem suas pesquisas e, quando necessrio, tomam livros emprestados para lerem em casa. E, naturalmente, no setor administrativo ficam as salas do diretor; coordenao; secretaria; sala dos professores; amplo saguo, onde os alunos ficam em fila, e os (as) professores (as) os conduzem atravs de dois lances de escadarias, at o piso superior, local das salas de aulas. Para alunos cadeirantes h um elevador. Construda em um terreno de 10.000 m, onde h uma quadra de esportes coberta; campo de futebol de areia, e espao para uma bela horta. A escola tem um diretor titular, e um adjunto; Que so escolhidos a cada dois anos atravs de eleio: quando professores, alunos e pais de alunos, votam nos candidatos. Os candidatos, geralmente so professores da prpria escola. Mas, pode ser professor de outra escola desde que, concursado no estado. Alm disso, os candidatos a diretores de escola fazem uma prova na Secretaria de Educao, na Capital do Estado, para comprovar os conhecimentos administrativos. Se no atingir a mdia, na prova, no pode ser candidato. Na coordenao: so quatro coordenadores pedaggicos- graduados em Pedagogia; um coordenador de Lngua Portuguesa- graduado em Letras; e um coordenador de Matemtica, 1 ao 5 ano- graduado em Matemtica. E, 60 professores, cada um com formao em sua respectiva rea. A professora Nadir a regente na classe na qual eu fiz o estgio. A mestra, j atuou nas vrias fases da Educao Infantil, e sries iniciais do Ensino Fundamental em seus 17 anos de docncia. Tem sua formao no magistrio, graduada em Geografia, e especializao em Docncia do Ensino Superior. Aplica muita criatividade em suas aulas na turma do 3 ano A, vespertino. Sua nfase nas leituras interpretativas dos textos. O aluno deve ler e entender o que leu. Em outras palavras, os pequenos lem os textos, e depois escrevem no caderno, com suas palavras, do que tratava a leitura. Meu sonho ter uma sala de aula informatizada. (Prof. NADIR).

O planejamento da Escola Celso Mller do Amaral, feito com base no referencial curricular do Estado de Mato Grosso do Sul e no Projeto Poltico Pedaggico- PPP, da instituio. realizado um planejamento anual, dividido em meses e o professor faz sua adequao diria, conforme vai aplicando os contedos. O colgio tem 1300 alunos matriculados nos trs perodos. Matutino- 6 ao 9 ano, e Ensino Mdio; Vespertino- 1 ao 9 ano do Ensino Fundamental; Noturno- 3 e 4 fase da Educao de Jovens e Adultos, fundamental e; 1 e 2 fase da EJA Ensino Mdio. A classe na qual eu estagiei, tem 30 alunos, na faixa etria de oito anos. So de famlias humildes, com uma mdia de cinco integrantes. E, geralmente pai e me trabalham fora, para prover o sustento do lar. Quanto ao nvel de escolaridade dos pais, a maioria no concluiu o ensino fundamental A escola no tem problemas quanto a espao. Existe uma central de matrculas na cidade, onde feito a matrcula de todos os alunos. As crianas que j estudam em determinada escola, tem sua vaga garantida. Porm, os novatos so encaminhadosquando no h vagas na escola preferida- Instituio de Ensino mais prxima de sua casa. Desta forma, evita-se a superlotao nas escolas. Quanto rotina: s 13 horas inicia-se a aula. A professora convida os alunos para fazer uma orao No necessrio fazer a chamada, pois, a mestre, s d e olhar para a sala, j sabe se est ou no faltando algum, e quem. Em seguida, a professora apresenta alguns textos para as crianas. Estamos numa aula de Lngua Portuguesa, e o gnero textual em estudo fbulas. Os alunos lem as histrias em silncio. Terminada a leitura, a professora pede para que eles escrevam em seus cadernos- com suas palavras- o que entenderam do material lido. Ao fazer a correo das escritas dos alunos, a Educadora tem a oportunidade de avaliar se o educando compreendeu a leitura, se o texto escrito coeso e coerente, e tambm a caligrafia dos estudantes. Soa o sinal, hora do recreio. Quando retornam sala, a professora de Artes leva os pequenos para uma aula na sala de tecnologia. uma festa, as crianas adoram mexer nos computadores. So vrios joguinhos pedaggicos, e a meninada pode escolher o de sua preferncia. Na sequncia, a professora regente retoma suas atividades, aula de geografia at as 17h15min, quando enfim os infantes retornam aos seus lares, depois de uma tarde rica em aprendizagem. 3 RELATRIO DA INTERVENO O estgio nos da oportunidade de testar na prtica, o aprendizado terico que temos ao longo do curso. hora de por em teste, os conhecimentos pedaggicos adquiridos e refletir sobre o que e como devemos melhorar. Portanto, nosso objetivo o constante processo de aperfeioamento at chegar a um patamar aceitvel onde possamos dizer que estamos prontos a assumir uma sala de aula. Segundo Freire, apud Weiduschat (2007, p. 50-51).

Quero dizer que ensinar e aprender se vo dando de tal maneira que quem ensina aprende [...] O fato, porm, de que ensinar ensina o ensinante a ensinar certo contedo no deve significar, de modo algum, que o ensinante se aventure a ensinar sem competncia para faz-lo. [...] A responsabilidade tica, poltica e profissional do ensinante lhe coloca o dever de se preparar, de se capacitar, de se formar antes mesmo de iniciar sua atividade docente. Para Vygotsky, a aprendizagem se da atravs da interao com outros indivduos. A Psicologia da Educao e Aprendizagem refora essa tese. No possvel aprender e apreender sobre o mundo, sobre as coisas, se no tivermos o outro, ou seja, necessrio que algum atribua significado sobre as coisas, para que possamos pensar o mundo nossa volta. (SILVA, 2007, p.12) A principal tarefa do professor, portanto, interferir no que Vygotsky chamou de zona de desenvolvimento proximal. Segundo (SILVA, 2007, p.13) A Zona de Desenvolvimento Proximal a distncia entre aquilo que o ser humano consegue fazer sozinho e o que ele consegue desenvolver com a mediao do outro. a partir dos saberes que o indivduo j possui que o professor deve comear a educ-lo formalmente. Ou seja, intervir na zona de desenvolvimento proximal. Quando a professora Nadir pede para seus alunos lerem o texto, e depois reescreverem com suas palavras, ela est fazendo as crianas pensarem. Pois, tero que fazer uma anlise crtica do texto, mentalmente, e em seguida fazer uma sntese do que entenderam. No resumir, busca-se referenciar as idias relevantes [...] os estudantes exercitam o pensar, porque necessitam estabelecer critrios discriminativos, capazes de vislumbrar o que de fato relevante e pertinente ao assunto. (TOMELIN e SIEGEL. 2007, p. 166). Partindo do pressuposto que as pessoas aprendem atravs da interao com o meio em que vivem, para aprender a falar basta que o indivduo viva em um ambiente onde haja outros falantes. Da mesma forma se aprende ler e escrever, em um ambiente letrado, onde os alunos e professores tenham o hbito da leitura e da escrita. atravs da interao com as letras que o aluno se tornar um leitor proficiente. Infelizmente, h os que acreditam que trabalhar nas aulas de lngua portuguesa apenas (como se isso fosse pouco) leitura e produo textual no possibilitam ao aluno o conhecimento sobre a lngua. Muito pelo contrrio, lendo e produzindo os mais diferentes gneros textuais que o educando vai ampliar seu leque de possibilidades e conhecimentos sobre a lngua. (LBKE. 2007, p.75) grifo nosso. Em minha prtica docente, levei para sala de aula textos para serem lidos e analisados pelos alunos. Primeiramente, eu lia o texto para as crianas e em seguida, as crianas liam sozinhas, ou toda a classe, ou ainda em grupos. Em seguida fazia-se uma assemblia para discusso do assunto estudado. Tinha-se ento a oportunidade de esclarecer as dvidas e a comentar sobre a histria lida. quando estamos na sala de aula frente turma, que percebemos o valor do planejamento, o que vamos passar para os alunos. Quais contedos faro a diferena no aprendizado das crianas e, ao mesmo tempo, de interesse dos aprendizes.

O construtivismo prope que o aluno aprenda atravs da interao com o meio. Desta forma, parte-se do concreto ao abstrato, e, a metodologia de ensino deve privilegiar o interesse da criana. Se o indivduo gosta da maneira como o contedo aplicado e se tem afinidade com o objeto de estudo, mais rapidamente ir compreender. Conforme Sacristn e Prez Gomes citado por (WEIDUSCHAT. 2007, p.70) Os planos levam busca prvia dos materiais mais adequados. Sua seleo se torna um processo explcito de liberao para escolher os mais convenientes. Podemos afirmar, portanto, que sem planejamento no h aprendizagem formal de qualidade. Os contedos conceituais, procedimentais e atitudinais, devem ser analisados e re-analisados constantemente pelos professores. Ainda conforme (SILVA. 2007, p.33) A Psicologia coloca a necessidade de a ao pedaggica compreender o aluno em seu contexto social, cultural e econmico, pois assim, o professor estar conhecendo melhor seus pensamentos, suas formas de se relacionar com o mundo, com as coisas. Se o professor conhece a realidade do aluno, como ele vive, sua famlia, certamente ter mais subsdios para fazer seus projetos e planos de aula. Nas aulas de Matemtica, trabalhamos conceitos de multiplicao. Pois, era o contedo que a professora estava passando para a turma. Segundo Macedo (USP) apud revista nova escola (N 19, p. 89, JUL, 2008) A grande contribuio de Piaget, foi estudar o raciocnio lgico-matemtico, que fundamental na escola, mas no pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criana. Ainda conforme nos afirma (ANTUNES apud MLLER, 2008, p.56-57) O conhecimento no apresenta um saber que vem de fora ou que se capta no meio e que, no pode ser transmitido [...] o aluno efetivamente aprende a partir de experincias em sua interao com o ambiente e seus simbolismos e com os outros, em que se produzam aes fsicas e mentais [...] Portanto, o ambiente e as situaes que o professor (a) cria, so fundamentais para o desenvolvimento do conhecimento lgico-matemtico. Para DAmbrosio (1996) citado por (JACQUES, 2007, p.14) Em grande parte, a matemtica ensinada nas escolas ainda desinteressante, obsoleta e intil, e pouco responde s necessidades do mundo de hoje, uma matemtica morta. Trabalhei com os alunos temas referentes ao dia-a-dia, atravs de resoluo de problemas. A idia de somas de parcelas iguais; a idia de disposio retangular; anlise de possibilidades. Contedos que fazem parte do cotidiano das crianas, como o comprimento de uma quadra; quantos quarteires teem de casa escola; quanto vou pagar pela bicicleta se comprar em vrias parcelas; minha sala de aula tem 40 alunos, considerando que a escola possui 12 salas, qual ser o total de alunos da escola; um dia tem 24 horas, quatro dias ter quantas horas? A matemtica pode se tornar prazerosa se no houver algumas prticas da era jurssica, como saber a tabuada decorada, por exemplo. Essas prticas s faziam as crianas odiarem estudar matemtica. Segundo BRASIL/MEC- PCN- Matemtica, (1998) citado por (JACQUES, 2007, p.8) [...] ainda hoje nota-se, por exemplo, a insistncia no trabalho com os conjuntos nas sries iniciais, o predomnio absoluto da

lgebra nas sries finais, a formalizao precoce de conceitos e a pouca vinculao da matemtica s suas aplicaes prticas. Em pleno sculo XXI, e com o advento das novas tecnologias, imprescindvel que as escolas e professores se adqem ao sistema de informaes imediato (INFORMTICA). Pois, nossas crianas so da gerao dos computadores; internet; lam house; interao virtual; hiper-textos. E, os Educadores no podem ficar alheios, s margens das tecnologias. Caso contrrio as aulas cairo em um completo ds-interesse, por parte dos alunos, que vem o mundo de uma forma diferente do que era no passado. A escola de hoje a mesma em que (MARIA MONTESSORI, 1870-1952) estudou, no sculo XIX. Onde, segundo ela As crianas ficavam iguais uma coleo de borboletas, cada uma pregada no seu lugar. Da mesma forma ainda , no houve mudanas significativas: as crianas ainda ficam em filas indianas, um atrs do outro em suas carteiras; La na frente fica o professor (a), giz e quadro negro. De quem ser a culpa: da escola? do professor? Dos polticos? Da famlia? Da sociedade? No importa, no podemos comear uma caa s bruxas, o que devemos todos fazer pensar uma Educao, uma escola nova para o sculo XXI. Quem sabe um computador por aluno, um computador para o professor (a), em vez de quadro negro e giz, uma sala de aula com telo e retroprojetor (data show). Ser um sonho? Ou necessidade? O movimento escolanovista (Escola Nova) iniciado nos primeiros anos do sculo XX, por Ansio Teixeira, inspirado na filosofia do norte-americano (JOHN DEWEY, 1859-1952), teve parte de seu iderio realizado, somente com a promulgao da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional- LDB- 9394/96. Portanto, quase cem anos de espera. Alm de Teixeira, no podemos esquecer educadores como: Fernando de Azevedo, Loureno Filho, Ceclia Meireles, Florestan Fernandes, Darci Ribeiro, que se engajaram naquela poca, por uma Educao para todos, laica e gratuita. A educao gratuita tem um custo para os cofres pblicos. Segundo o ministro da Educao, Fernando Haddad, apud (REVISTA NOVA ESCOLA, n 215, p.38), Cada aluno do ciclo bsico custa 1,5 mil reais. O ideal seria dobrar esse valor. Quem sabe se comearmos um novo movimento hoje, at o final deste sculo, teremos a sala de aula dos sonhos de muitos Educadores, inclusive, da professora NADIR. 3. 1 PLANO DE AULA DE LNGUA PORTUGUESA AULA 1 (ANEXO) 3. 1. 1 Anlise da interveno A primeira aula foi um tipo de prospeco crtica. Eu, estagirio, procurando descobrir a melhor maneira de abordagem dos contedos, para melhor compreenso das crianas. Do outro lado, as crianas querendo saber como seriam minhas aulas. Tenho certeza da importncia do dilogo franco, aberto, professor/ aluno, para a construo recproca de conhecimentos. Pensando no meu tempo de escola, eu e meus coleguinhas, como ns aprendamos, de qual modo nossos professores nos ensinavam. Naturalmente os tempos so outros, mas os meios de percepo, e de apreciao das aulas, pelas crianas, ainda so os mesmos. Os textos clssicos da literatura infantil: Disney; Monteiro Lobato; Vincius de Moraes, entre outros, ainda despertam o interesse da meninada. Levei Os Trs Porquinhos para a sala de aula e li a histria para as crianas, que se divertiram muito com os porquinhos preguiosos e com o atrapalhado lobo mau caindo no caldeiro com gua fervendo.

Aps a leitura do texto por todos os alunos, cada criana leu um trecho da estria, fizemos uma anlise da leitura, ou seja, o qu os porquinhos estavam construindo, quem queria com-los, onde eles moravam? Prtico, o porquinho mais velho era muito responsvel e trabalhador, e os outros dois gostavam de trabalhar ou s de cantar e danar? Penso que esses textos por chamarem a ateno dos pequenos, levam a uma boa compreenso, interpretao, o qu o autor quis passar foi entendido com xito. Para crianas das sries iniciais do ensino fundamental, importante que se trabalhe com textos que lhes chamem a ateno, pois, por estarem em processo de alfabetizao e letramento, as histrias engraadas torna-se um centro de interesses pelas letras. Os exerccios apresentados na sequncia foram resolvidos com facilidade. Na aula de geografia, a professora usou o texto para falar sobre ambiente e espao. A experincia foi muito gratificante e, alm da interao: prtica pedaggica, ainda houve a interao social. Ou seja, conhecer as crianas que freqentam a escola. Como essa nova gerao se comporta no ambiente escolar. 3. 1. 2 Amostra de um trabalho da aula 1 (ANEXO) 3. 2 PLANO DE AULA DE MATEMTICA AULA 2 (ANEXO) 3.2. 1 Anlise da interveno Na segunda aula j existia certa cumplicidade, estvamos professor estagirio e alunos, mais a vontade. E esse estar vontade, se vista de maneira crtica, pode ser danoso, pois, quando o assunto Educao devemos sempre estar em estado de alerta. Quando as crianas resolviam passar dos limites, excessiva baguna, a professora regente nos dava uma fora. Com isso, aprendi como lidar com a turma e ministrar as aulas sem o problema de perder o controle da sala, por exemplo. Cito isso porque a grande preocupao dos acadmicos (as) e professores (as), esta em como resolver questes de indisciplina nas escolas. Eis a importncia de estar sendo acompanhado por um professor (a) experiente ao fazer o estgio. Nesta aula abordamos questes matemticas: conceito de multiplicao; a idia de somas de parcelas iguais; a idia de disposio retangular; anlise de possibilidades. Os alunos esto bem adiantados e no houve maiores dificuldades para a resoluo dos problemas apresentados a eles. 3. 2. 2 Amostra do trabalho da aula 2 (ANEXO) 3. 3 PLANO DE AULA DE PORTUGS AULA 3 (ANEXO) 3. 3. 1 Anlise da interveno A proposta da aula trs foi diferente, pois, o desafio era os alunos lerem o texto, entenderem, e escreverem o final da histria. Dessa forma, foram apresentados alguns possveis desfechos para o acontecimento, para que eles analisassem e escrevessem o final mais adequado, de acordo com o ponto de vista deles, para a histria. A meu ver todos foram muito bem na compreenso do texto e concluso do mesmo. A metodologia aplicada aqui faz o aluno pensar, pensar criticamente sobre determinada situao.

Aprender a ser criativo, pensar a leitura e a escrita como parte integrante do pleno desenvolvimento intelectual do ser humano. 3. 3. 2 Amostra do trabalho da aula 3 (ANEXO) 3. 4 PLANO DE AULA DE MATEMTICA AULA 4 (ANEXO) 3. 4. 1 Anlise da interveno O tempo vai passando e certamente ficamos mais seguros em nossa prtica educativa, aprendemos a ensinar, ou seja, percebemos como as crianas se aplicam mais na construo do saber. De que forma eles, cada um deles compreende, haja vista que os indivduos aprendem de maneira diversa, cada um do seu jeito. Na aula 4, trabalhamos as contas de subtrao de forma direta, ou seja, (28-15=13). A crianada gostou desta forma direta, talvez pelo fato de no terem que fazer a interpretao de um texto, (Joozinho tem R$- 28,00, se ele comprar 15 docinhos pela quantia de R$- 1,00 cada, quanto lhe sobrar. Para DAmbrosio (1996) apud (JACQUES. 2007, p. 15) Para o terico, o grande desafio para uma nova educao esta na incorporao da etnomatemtica no sistema escolar. Matemtica que responda as necessidades atuais do aluno. A etnomatemtica refere-se a saberes que se aprende na famlia e na sociedade. H crianas que nunca freqentaram uma escola, porm, nota 10 em matemtica, vendem latinha; papelo; trabalham na feira, recebem e passam troco, pesam suas mercadorias e no erram. Por outro lado temos muitas crianas na escola que no conseguem resolver uma pequena conta, na aula de matemtica. Ser que a matemtica ensinada nas escolas desinteressante, no chama a ateno dos alunos, ou ser o aprendizado um interesse individual. Ou seja, s aprendemos o que nos causa interesse, o que nos parece til. 3. 4. 2 Amostra do trabalho da aula 4 (ANEXO) 3. 5 PLANO DE AULA DE PORTUGUS AULA 5 (ANEXO) 3. 5. 1 Anlise da interveno Na aula cinco (5), alm do plano de aula que elaborei para esse dia, foi possvel rever o contedo estudo durante a semana. Reforar a matria, no deixar dvidas: passei exerccios no quadro para as crianas resolverem, em seguida fizemos a correo. Eventuais dvidas foram devidamente esclarecidas. Tenho plena convico que os pequenos entenderam o que foi estudado e, fico feliz por ter colaborado um pouquinho na educao daquelas crianas. 3. 5. 2 Amostra do trabalho da aula 5 (ANEXO)

4 CONSIDERAES FINAIS

O estgio dois (2) nos deu a oportunidade de estar, efetivamente, frente sala de aula. Tem-se a oportunidade de estar na pele do professor, literalmente. Percebemos como ser nossa prtica, nosso dia-a-dia em uma escola como educador. Para Telma Weisz citada por (schotten. 2007, p. 55) Quando analisamos a prtica pedaggica de qualquer professor, vemos que, por trs de suas aes, h sempre um conjunto de idias que as orienta. Mesmo quando eles no tem conscincia dessas idias, dessas concepes, dessas teorias, elas esto presentes. no contato com os mestres (as) e alunos na escola, que o futuro professor elabora um perfil que norteara sua prtica. Na atuao em sala de aula, tem-se a oportunidade de reflexo, de analisar onde e como devemos melhorar. Que situaes nos deixaram pensativos, intrigados, ou seja, planejamos uma coisa pensando ser excelente, mas na hora de por em pratica, ledo engano. Segundo (WEIDUSCHAT, 2007, p. 34) [...] queremos dizer que existe um exerccio intencional do professor que o leva, constantemente, a refletir sobre o que realizou, a mudar a sua ao sempre que necessrio e a refletir novamente sobre os rumos de sua nova ao. Assim temos: Ao-reflexo-ao. Pensando criticamente, os estgios supervisionados de licenciatura deveriam ter uma carga horria bem maior do que atualmente. comum lermos anncios em jornais dizendo: precisa-se de professor de Matemtica, Histria ou Pedagogia que tenha no mnimo seis (6) meses de experincia, ento porque os formandos j no saem da faculdade com essa experincia? A arte de educar certamente a mais nobre de todas. (WEIDUSCHAT 2007, p. 49) nos informa que: Certamente, a grande preocupao que se apresenta gira em torno da formao do educador e da educadora para que estes dem conta de discutir e de participar da construo de uma escola com valores humansticos, de formao de sujeitos autnomos. O didata, mestre, professor, deve sempre estar atento a sua formao, pois, o mundo esta em constante transformao. Citando novamente Paulo Freire Esta atividade exige que sua preparao, sua capacitao, sua formao se tornem processos permanentes. (apud WEIDUSCHAT. 2007, p.51). A experincia adquirida em sala de aula, fez com que de agora em diante, eu compreenda melhor as teorias da educao. Ao estudar, posso associar a teoria com a prtica. Ou seja, posso ver o processo ensino-aprendizagem por outro ngulo. Entender as propostas de Freinet, ao propor que seus alunos escrevessem cartas a outros, para o desenvolvimento da escrita e da leitura com assuntos que lhes fossem pertinentes. E dos centros de interesse de (DECROLY, 1871-1932). Naturalmente que esses interesses deve ser organizados pelo professor, para o melhor desempenho das crianas. O professor, portanto, age como mediador entre aluno e conhecimento, intervindo no que Vigotsk chamou de zona de desenvolvimento proximal.

5 REFERNCIAS JACQUES, Eleide Mnica da Veiga. Metodologia e Contedos Bsicos de Matemtica. Associao Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). Indaial: Ed. ASSELVI, 2007. LBKE, Helena Cristina. Metodologia e Contedos Bsicos de Lngua Portuguesa. Centro Universitrio Leonardo da Vinci. Indaial: ASSELVI, 2007. MLLER, Ana Paula Pamplona da Silva. Pedagogia da Educao Infantil. Centro Universitrio Leonardo da Vinci. Indaial: ASSELVI, 2008. REVISTA NOVA ESCOLA. Grandes pensadores. So Paulo; Ed. Abril, n. 19, jul, 2008. REVISTA NOVA ESCOLA. Machado para todas as idades. Ed. Abril, n. 215, set, 2008. SCHOTTEN, Neuzi. Processos de Alfabetizao. Associao Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). Indaial: Ed. ASSELVI, 2006. SILVA, Daniela Regina da. Psicologia da Educao e Aprendizagem. Associao Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). Indaial: Ed. ASSELVI, 2006. SILVA, Daniela Regina da. Psicologia Geral e do Desenvolvimento. Associao Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). Indaial: Ed. ASSELVI, 2005. TOMELIN, Janes Fidlis; SIEGEL, Norberto. Filosofia geral e da Educao. Associao Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). Indaial: ASSELVI, 2007. WEIDUSCHAT, Iris. Didtica e avaliao. Associao Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). Indaial: Ed. ASSELVI, 2007, 2. ed.

Vous aimerez peut-être aussi