Vous êtes sur la page 1sur 6

A avaliao de tecnologia em sade:

uma metodologia para pases em desenvolvimento

Renan Moritz V. R. Almeida Antonio F. C. Infantosi

SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros BARRETO, ML., et al., orgs. Epidemiologia, servios e tecnologias em sade [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1998. 235 p. EpidemioLgica series, n 3. ISBN 85-85676-49-3. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.

All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-ShareAlike 3.0 Unported. Todo o contedo deste trabalho, exceto quando houver ressalva, publicado sob a licena Creative Commons Atribuio Uso No Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 No adaptada. Todo el contenido de esta obra, excepto donde se indique lo contrario, est bajo licencia de la licencia Creative Commons Reconocimento-NoComercial-CompartirIgual 3.0 Unported.

A AVALIAO DE TECNOLOGIA EM SADE: UMA METODOLOGIA PARA PASES EM DESENVOLVIMENTO

Renan Moritz V R Almeida & Antonio F. C. Infantosi

INTRODUO
Avaliao de Tecnologia em Sade (ATS) pode ser entendida c o m o o procedimento sistemtico que permite avaliar os impactos de uma tecnologia sobre uma populao no que concerne a aspectos c o m o segurana, eficcia, efetividade, custo-efetividade e implicaes ticas e sociais. Nessa definio, tecnologia refere-se tanto a produtos biotecnolgicos, drogas e equipamentos mdicos, quanto a procedimentos teraputicos e sistemas de apoio deciso (Clifford, 1994). O objetivo fundamental da A T S prover informaes confiveis a planejadores, auxiliando a formulao de polticas da sade, por meio de uma compreenso mais elaborada do desenvolvimento, da difuso e do uso apropriado da tecnologia em sade (Clifford, 1994; Panerai & Pea-Mohr, 1989). A A T S tem-se preocupado, principalmente, c o m os efeitos indiretos, colaterais ou no esperados, ocasionados pela disseminao do uso de uma

tecnologia em uma populao. N a avaliao desses efeitos, os procedimentos e desenhos de estudo tradicionais da epidemiologia so utilizados pela A T S . D a mesma forma, problemas metodolgicos similares aos da epidemiologia ocorrem tambm em estudos de A T S (por exemplo, na obteno de indicadores c o m validade conceitual adequada e no estabelecimento de grupos de c o m parao-controle vlidos).

A atividade de A T S ganhou grande impulso na dcada de 6 0 , c o m o desenvolvimento da percepo de que numerosas tecnologias em sade caracterizavam-se por alto custo, rpida evoluo e obsolescncia acelerada. Apesar da enorme expectativa por ocasio de sua introduo, constatou-se que o impacto dessas tecnologias no era to benfico c o m o o esperado e que sua demanda era, freqentemente, desnecessria, artificialmente induzida e, muitas vezes, contraproducente (Panerai & Pena-Mohr, 1989). O s desenhos de estudo em A T S preocupam-se c o m trs conceitos fundamentais: a efetividade, a segurana e o custo-efetividade de uma tecnologia. A efetividade a capacidade de uma tecnologia ser utilizada sob condies reais (mdias de uso), em oposio sua funcionalidade sob condies idealizadas (eficcia). A segurana preocupa-se c o m a probabilidade de efeitos adversos para o paciente, decorrentes do uso de uma nova tecnologia. J o custo-efeti vidade de uma tecnologia visa a avaliar alternativas tecnolgicas, de forma a identificar aquelas que apresentem impactos positivos maiores em relao a determinado problema, para um m e s m o risco e custo.

A T S EM PASES EM DESENVOLVIMENTO ADMINISTRAO LOCAL


A forma c o m o a ATS se articula aos sistemas da sade e sua administrao global essencial para sua execuo adequada, pois ela no pode ser desvinculada das condies de implementao de uma tecnologia, em particular da forma c o m o o sistema da sade se estrutura. Isso de fundamental importncia para pases em desenvolvimento, nos quais a organizao do

sistema da sade ainda no est consolidada. N o Brasil, nota-se uma forte tendncia regionalizao da administrao na sade, decorrente da implantao do Sistema n i c o de Sade (SUS). Novas questes so ento impostas A T S , c o m o , por exemplo, se vivel a constituio de centros nacionais de Avaliao de Tecnologia em Sade, inseridos em um sistema cuja administrao altamente descentralizada (Panerai, 1 9 9 4 ) .

CICLO DE VIDA TECNOLGICO


Outro conceito de grande importncia para a A T S o de ciclo de vida tecnolgico. O processo de aceitao de uma tecnologia (seu ciclo de vida) classicamente descrito como constitudo das fases de inovao, difuso, incorporao, utilizao plena e eventual 'abandono' (Brorsson & Wall, 1989; Moste ller, 1989). Tradicionalmente, recomenda-se tambm que a avaliao tecnolgica seja empreendida o mais prximo possvel da fase de difuso. N o entanto, em pases em desenvolvimento, no se pode falar em um ciclo tecnolgico c o m o o descrito, j que as fases de 'inovao', 'difuso' e 'incorporao' so na verdade resumidas em uma nica fase, a de 'absoro'. Isso sintetiza o fato de que a produo da tecnologia j se processou em seu pas de origem, o que permitiria uma economia de esforos, se a transferncia tecnolgica se desse por completo (o que normalmente no o caso). Tecnologias introduzidas em pases desenvolvidos contam c o m processos de avaliao tecnolgica bastante elaborados, devido atuao de rgos c o m o o F D A (Food and Drug Administration) e o O H T A (Office o f Health Technology Assessment). Portanto, na presena de um processo de transferncia tecnolgica completa, a prioridade para pases em desenvolvimento se tornaria investigar questes referentes efetividade da tecnologia e sua prioridade epidemiolgica, uma vez que o problema de sua comparao c o m tecnologias existentes j se encontraria delineado.

NORMATIZAO REGULAO
U m a etapa inicial e da maior importncia na A T S para pases em desenvolvimento a efetiva 'normatizao' tecnolgica. Tal processo se refere constituio de regras e parmetros claros e acessveis que permitam o julgamento de seu estado de funcionamento. E s s e aspecto fundamental, j que a efetividade de tecnologias em pases em desenvolvimento tem sido frustrada por problemas c o m o a falta de infra-estrutura e treinamento. N o Brasil, a regulao e a normatizao de tecnologias em sade apresentam uma srie de deficincias, c o m o a descontinuidade administrativa e a falta de definies sobre a responsabilidade de implementao e fiscalizao de normas e regulamentos, combinando-se falta de vontade poltica e conscientizao da importncia desses procedimentos (Brasil, 1994).

CONCLUSO
A A T S preocupa-se c o m impactos reais que se refiram a grupos de pacientes ou pessoas. Sua aplicao deve contar, portanto, c o m resultados confiveis sobre o emprego de tecnologias, que permitam diferenciar efeitos reais de vantagens 'propagandeadas'. Para pases em desenvolvimento, uma fase crucial neste processo de avaliao a de normatizao do uso tecnolgico, sem a qual se torna difcil a realizao de estudos de A T S clssicos, tais c o m o de custo-efetividade. Nessas condies, a A T S , alm de estar voltada para estudos de efetividade, deve buscar a melhoria da coleta de informaes e, principalmente, o estabelecimento de indicadores e normas tecnolgicas teis aos servios da sade.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BRASIL. Ministrio da Sade. In: X F R U M N A C I O N A L E M C I N C I A T E C N O L O G I A . Anais. Braslia, 1994. BRORSSON, B. & WALL, S. AssessingMedicalTechnology:problems and methods. Sweeden: MFR, 1989. CLIFFORD, G. Ten trends in health technology assessment affecting the development and difusion o f advanced health care technologies. In: W O R L D CONGRESS ON B I O M E D I C A L E N G I N E E R I N G AND MEDICAL PHYSICS. Rio de Janeiro, 1994. M O S T E L L E R , F. Assessing Medical Technology. New York: Academic Press, 1989. PANERAI, R. B . & PEA-MOHR, J. Health Technology Assesment Methodologies for Developing Countries. Washington: PAHO, 1989. PANERAI, R. B. Health care technology assesment and the planning o f local health systems. In: W O R L D C O N G R E S S ON B I O M E D I C A L E N G I N E E R I N G A N D M E D I C A L PHYSICS. Rio de Janeiro, 1994.

Vous aimerez peut-être aussi