Vous êtes sur la page 1sur 16

IMUNOLOGIA 1- Alguns marcadores sorolgicos podem ser usados rotineiramente para o diagnstico de hepatite B aguda e crnica.

No quadro abaixo, correlacione os marcadores com a sua interpretao. Marcador 1) HBsAg 2) Anti-HBc IgM 3) Anti-HBc total 4) HBeAg 5) Anti-Hbe 6) Anti-HBs Interpretao ( ) Indica infeco, primeiro marcador a aparecer, encontrado nas formas aguda e crnica. ( ) Primeiro anticorpo detectvel; indica infeco aguda, encontrado no soro at 32 semanas aps a infeco. ( ) Melhor marcador de exposio ao vrus B, presente na infeco aguda, na crnica e em pacientes totalmente recuperados da doena. ( ) Marcador de replicao viral; sua positividade indicador de elevada infecciosidade. ( ) Detectado aps desaparecimento do HBeAg, sugere reduo ou ausncia de replicao viral. ( ) Anticorpo protetor neutralizante, indica resoluo da infeco e da imunidade. A sequncia correta : A) 1, 2, 3, 4, 5, 6. B) 2, 1, 4, 3, 5, 6. C) 1, 3, 2, 4, 6, 5. D) 2, 3, 1, 5, 4, 6. E) 2, 1, 3, 4, 5, 6. 2- Os marcadores sorolgicos constituem importante ferramenta para auxiliar na definio do diagnstico. A esse respeito, assinale a afirmativa correta. A) Os marcadores sorolgicos das infeces so anti-corpos IgG e IgM, sendo que os da classe IgG desaparecem em seis meses. B) Os marcadores IgM, pelo fato de persistirem por muitos anos, podem ser empregados em estudos epidemiolgicos. C) Os marcadores IgG, em funo de seu desaparecimento no decorrer de alguns meses, so teis no diagnstico de fase aguda e recente. D) No caso da hepatite, para se estabelecer o diagnstico de uma possvel virose, a pesquisa deve comear pelos marcadores biolgicos dos vrus das hepatites A (HAV) e B (HBV). E) Os marcadores biolgicos das hepatites A e B so: Anti-HAV IgG, Anti-HBV IgG e HBsAg. 3- Citocinas so molculas proteicas que enviam sinais para as diferentes clulas do sistema imunolgico. Sua sntese comumente ocorre aps estimulao antignica. Em relao s citocinas, analise as informaes abaixo. 1) As principais atividades biolgicas dos interferons tipo 1 so a limitao da propagao de infeces virais e das parasitoses. 2) As citocinas liberadas pelos macrfagos cronicamente ativados estimulam a proliferao de fibroblastos, levando ao aumento da produo de colgeno, que culmina na fibrose, caracterstica das inflamaes crnicas. 3) Clulas infectadas por vrus produzem IFN-a e IFN-, que iro atuar em outras clulas infectadas pelo mesmo vrus, fazendo com que o ncleo desta segunda clula sintetize uma protena antiviral. 4) Algumas citocinas induzem efeitos locais, tais como induo da expresso de molculas de

adeso, facilitando a migrao de leuccitos, e efeitos sistmicos como a induo de protenas de fase aguda, levando febre. 5) Algumas citocinas so produzidas no local de inflamao e desempenham papel crucial na resposta de fase aguda, induzindo a produo de protenas de fase aguda pelos hepatcitos. Esto corretas: A) 1, 3 e 5 apenas B) 2 e 3 apenas C) 1, 2, 4 e 5 apenas D) 1 e 5 apenas E) 1, 2, 3, 4 e 5 4- A reao inflamatria acompanhada por uma resposta sistmica conhecida por resposta de fase aguda, caracterizada por febre, produo de diversos hormnios, leucocitose e produo de protenas de fase aguda pelo fgado. Considerando esse tema, analise as afirmaes seguintes. 1) O pico de produo das protenas de fase aguda geralmente ocorre entre 12 e 24 horas aps o incio da resposta inflamatria aguda. 2) As citocinas IL-1 e IL-6, que desempenham importante papel na resposta de fase aguda, so produzidas distante do local de inflamao e para l transportadas para induzir a produo de protenas de fase aguda. 3) Uma das mais importantes protenas de fase aguda a protena C-reativa, uma vez que seu nvel srico aumentado aproximadamente 1.000 vezes durante a inflamao aguda. 4) As protenas de fase aguda atingem o seu nvel mximo de produo em menos de 12 horas. 5) A protena C-reativa se liga a vrios patgenos, ativa as protenas do sistema complemento que resulta na deposio de C3b na superfcie do microrganismo. Esto corretas apenas: A) 1, 2, 3 e 5 B) 1, 3 e 5 C) 1, 2 e 5 D) 3, 4 e 5 E) 2 e 4 5- Citocinas so protenas de baixo peso molecular produzidas por diferentes tipos celulares do sistema imune, que atuam na comunicao entre as clulas, promovendo a induo ou a regulao da resposta imune. Em relao a tais protenas, assinale a resposta correta. A) Algumas citocinas exercem efeitos endcrinos, ou seja, agem sobre clulas nas proximidades das clulas produtoras da citocina. B) Cada citocina exerce um tipo de funo, o que conhecido como especificidade. C) As citocinas podem atuar de forma sinrgica ou antagnica em relao ao efeito de outras citocinas. D) Cada citocina produzida por um tipo celular especfico. E) Algumas citocinas exercem efeitos parcrinos, isto , agem sobre clulas presentes em outros locais que no os da clula produtora daquela citocina. 6- O Antiestreptolisina O (ASLO) um teste que mede as concentraes sricas relativas de anticorpos para estreptolisina-O. Os valores de referncia para menores de 5 anos utilizando o mtodo Nefelometria devem ser : A. Menores ou iguais a 20 Ul/ml. B. Menores ou iguais a 50 Ul/ml. C. Menores ou iguais a 200 Ul/ml . D. Menores ou iguais a 700 Ul/ml . E. Menores ou iguais a 900 Ul/ml .

7- Diante das alternativas abaixo, assinale aquela que melhor define a forma de resposta imune humoral frente a microrganismos. (A) Anticorpos IgG e IgM ativam o sistema complemento pela via clssica que inibe a fagocitose e a destruio de microrganismos. (B) Anticorpos se ligam aos microrganismos, mas no os impedem de infectar clulas (neutralizao). (C) Anticorpos IgD e IgA so os principais na resposta contra todos os microrganismos. (D) Anticorpos IgG revestem os microrganismos e os transformam em alvos para fagocitose, uma vez que os fagcitos expressam receptores para a poro final da IgG. 8- Analise o texto abaixo: So dois mtodos disponveis para a determinao de partculas grandes demais para a espectroscopia de absoro: I. comumente utilizado nos testes quantitativos que utilizam imunocomplexos em ensaios imunoenzimticos. II. rotineiramente utilizado para determinar a sensibilidade de algumas culturas aos antibiticos. Os mtodos so, respectivamente: A) espectrometria de infravermelho e turbidimetria. B) nefelometria e espectrometria de absoro atmica. C) eletroquimioluminescncia e nefelometria. D) ELISA e turbidimetria. E) nefelometria e turbidimetria. 9- A sequncia correta que define o diagnstico inicial de um paciente com infeco pelo HIV est descrita na alternativa (A) Dosagem inicial do provrus (HIV DNA) e contagem de clulas CD4. Com a dosagem do provrus tendo que estar positiva e as clulas CD4 abaixo de 250 clulas/mL. (B) Apenas um teste positivo para HIV pelo mtodo de ELISA suficiente para se concluir o diagnstico, no havendo necessidade de outros testes. (C) Dosagem inicial do provrus (HIV DNA) e determinao da carga viral (HIV RNA). (D) No caso de um teste positivo para HIV pelo mtodo de ELISA, obrigatria a realizao de um novo teste para HIV pelo mtodo de ELISA, porm, com uma nova amostra de sangue; e caso esse segundo tambm seja positivo, deve-se proceder pesquisa por Western blot para confirmao da infeco. 10- Qual das alternativas abaixo melhor caracteriza a resposta imunolgica natural? (A) Produo de citocinas (TNF-alfa, TGF-beta, interleucinas e interferons) que pode levar inflamao, resistncia a infeces, ativao de macrfagos e proliferao de clulas NK. (B) Interao das clulas apresentadoras de antgenos com linfcitos T CD4, ligadas a eptopos antignicos especficos. (C) Expanso clonal, que o mecanismo pelo qual os linfcitos sofrem considervel proliferao logo aps a exposio ao antgeno. (D) Respostas a exposies posteriores ao mesmo antgeno, mediadas por linfcitos T de memria.

MICROBIOLOGIA 1- Em ocasies em que uma bactria perde sua parede celular, ela denominada: a) Incompleta; b) Desnuda; c) Protoplasto; d) Virulenta; e) Eucariota. 2- Este mtodo tem por fim a interpretao do corpo das espiroquetas pela prata reduzida (impregao argntea): A. Mtodo de Fontana-Tribondeau. B. Mtodo de Ziehl-Nielsen. C. Mtodo de Gram. D. Mtodo de Fontes. E. Mtodo de Neisser. 3- O diagnstico definitivo de cancro mole necessita da identificao do: A. Neisseria gonorrhoeae. B. Candida krusei. C. Candida glabrata. D. Haemophilus ducreyii. E. Calymmatobacterium granulomatis. 4- Denominao do meio de cultura utilizado para o crescimento e identificao de Mycobacterium tuberculosis: (A) gar-sangue. (B) SSA. (C) Tioglicolato. (D) Lowenstein-Jensen. 5- Os microrganismos Klebsiella sp, Proteus sp e Pseudomonas sp so: a) Cocos anaerbicos. b) Bacilos gram negativos. c) Bactrias anaerbicas. d) Bacilos gram positivos. e) Cocos gram negativos. 6 - O agente etiolgico mais frequente nas culturas de lquor de neonato com meningite bacteriana : a) Salmonela. b) Pseudomonas. c) Meningococo. d) E. coli. e) Estreptococo do grupo B. 7- A maioria das infeces de vias areas superiores so autolimitadas, de etiologia viral, porm outras so provocadas por bactrias e exigem tratamento antimicrobiano. Sero consideradas IVAS (infeces de vias areas superiores) infeces da laringe, nasofaringe, orofaringe, nariz, seios paranasais e ouvido mdio. Como muitas vezes so indistinguveis clinicamente, o diagnstico laboratorial fundamental. Sobre as IVAS, marque a alternativa INCORRETA:

a) A identificao de uma bactria patognica ou potencialmente patognica no necessariamente indica seu envolvimento na infeco, pois estes microrganismos podem tambm ser detectados em portadores como o exemplo do Haemophilus influenzae. Desse modo, o conhecimento da flora normal do trato respiratrio superior essencial para a interpretao dos resultados da cultura. b) Alguns patgenos como Streptococcus pneumoniae, Streptococcus pyogenes, Haemophilus influenzae, Neisseria meningitidis, enterobactrias e leveduras como Candida albicans podem ser componentes transitrios da flora de orofaringe em indivduos saudveis, sem desenvolvimento de doena. c) O meio de cultura gar Chocolate no pode ser usado para semeadura de materiais obtidos das vias areas superiores. d) Os meios de cultura mais utilizados para semeadura, de materiais obtidos das vias areas superiores so o gar Chocolate (com sangue de cavalo) e gar Sangue incubados em atmosfera de 5% de CO2, e gar Mac Conkey. e) O agente mais frequente de faringite bacteriana o Streptococcus pyogenes. 8- As provas de identificao so importantes recursos para o laboratrio de anlises clnicas. Sobre seus princpios, utilidades e interpretaes, marque a alternativa INCORRETA: a) A prova da catalase utilizada para identificar amostras de Staphylococcus, Streptococcus, Enterococcus, Listeria, Corynebacterium, Micrococcus, Bacillus, Moraxella catarrhalis. b) A prova da catalase ser positiva quando for detectada a presena imediata de bolhas. A produo de efervescncia indica a converso do H2O2 em gua e oxignio gasoso. c) A prova da coagulase tem como princpio verificar a capacidade de microrganismos reagirem com o plasma e formarem um cogulo, uma vez que a coagulase uma protena com atividade similar protombrina, capaz de converter o fibrinognio em fibrina, que resulta na formao de um cogulo visvel. d) O teste de oxidase baseado na produo intracelular da enzima oxidase pela bactria. e) O teste de oxidase ajuda caracterizar espcies de Neisseria, distingui no fermentadores (oxidase negativa) de enterobactrias (oxidase positiva). 9- Sabe-se que as enterobactrias tm desenvolvido importantes mecanismos de resistncia a antimicrobianos, como por exemplo as ESBL (-Lactamases de Espectro Ampliado) e a KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase), fato este que tem trazido inmeras dificuldades no tratamento de infeces humanas. A respeito da resistncia das enterobactrias a antibiticos, assinale a alternativa verdadeira. A) A capacidade de produo de ESBL deve ser avaliada pelo Teste de Hodge modificado. B) Em todas as cepas com ESBL, os dimetros do halo para uma ou mais cefalosporinas de espectro estendido podem diminuir na presena de cido clavulnico. C) extremamente recomendvel a triagem rotineira de Proteus mirabilis para a produo de ESBL em todos os isolados de urina, dadas as diversas questes de prevalncia, terapia e controle de infeco. D) Para todas as cepas com produo de ESBL confirmada, a interpretao do teste de suscetibilidade deve ser relatada como resistente a todas as penicilinas, cefalosporinas e aztreonam. E) As cepas de Klebsiella spp. e E. coli que produzem KPC podem ser clinicamente resistentes a terapia com penicilinas, cefalosporinas ou aztreonam, apesar da sensibilidade aparente in vitro a alguns desses agentes. 10- Cocos Gram positivos apresentam ampla distribuio na natureza, e esto relacionados a uma grande variedade de infeces humanas, tanto localizadas como em nvel sistmico. Com relao aos ensaios de identificao de cocos Gram positivos assinale a alternativa verdadeira.

A) A prova da catalase geralmente positiva para a famlia Streptococcacea, enquanto para a famlia Micrococcaceae negativa. B) Os Staphylococcus coagulase positiva de interesse so subdivididos em dois grupos: saprophyticus e no saprophyticus, baseado na sua suscetibilidade novobiocina. C) A identificao dos estreptococos e estafilococos baseia-se na morfologia que apresentam em meios semi-slidos, sendo o estreptococo uma cadeia normalmente longa e os estafilococos na forma de pares, cachos de uva ou agrupados. D) A identificao de espcie de estreptococos beta hemolticos feita atravs de aglutinao com soros especficos contra os antgenos de Lancefield (A, B, C, D, F e G), que constitui uma prova rpida, porm no acessvel a todos os laboratrios em virtude do elevado custo. E) O teste da endonuclease, importante na identificao do Staphylococcus epidermides, consiste na inoculao de colnias contendo meio DNA e manitol, e avalia a capacidade de fermentao do manitol pelo microrganismo, no obstante a presena de cloreto de sdio em alta concentrao, alm do cido nuclico. PARASITOLOGIA 1- . A esquistossomose mansoni uma doena parasitaria, causada pelo trematdeo Schistosoma mansoni, cujas formas adultas habitam os vasos mesentricos do hospedeiro definitivo e as formas intermedirias se desenvolvem em caramujos gastrpodes aquticos do gnero Biomphalaria. Com relao aos mtodos laboratoriais utilizados no diagnstico da esquistossomose certo afirmar que: A) O diagnstico laboratorial bsico consiste na realizao de exames coprolgicos, preferencialmente com uso de tcnicas quantitativas de sedimentao. Dentre elas, destaca-se a tcnica de Kato-Katz, mais utilizada pelos programas de controle. B) Os mtodos laboratoriais indiretos utilizados no diagnstico da esquistossomose dependem de marcadores bioqumicos e imunolgicos associados infeco, sendo os mais frequentes os exames de pesquisa de antgenos circulantes e reao de polimerase em cadeia (PCR). C) Os mtodos laboratoriais diretos utilizados no diagnstico da esquistossomose detectam o parasito, suas partes, ovos, enquanto os mtodos indiretos detectam as substncias antignicas ou fragmentos celulares, sendo os mtodos laboratoriais mais frequentes os exames de fezes, biopsia retal, pesquisa de antgenos circulantes e reao de polimerase em cadeia (PCR). D) O teste da reao em cadeia da polimerase (PCR) e os testes sorolgicos possuem sensibilidade ou especificidade suficiente e apresentam praticidade na rotina diria para diagnstico da esquistossomose, principalmente, em reas de baixa prevalncia da doena, ou em pacientes com baixa parasitemia e imunodeprimidos (portadores HIV). E) A tcnica de Kato-Katz e o mtodo de Hoffmann, usados nos exames coprolgicos, permitem a visualizao do parasito e sua contagem por grama de fezes, fornecendo um indicador quantitativo que permite avaliar a intensidade da infeco e a eficcia do tratamento. o mtodo de escolha para inquritos coproscpicos de rotina e em investigaes epidemiolgicas. 2- Com relao aos mtodos usados para diagnstico das helmintoses intestinais pode-se afirmar corretamente que: A) O mtodo de Baermann indicado para o isolamento de larvas de Strongyloides. B) O mtodo de Stool-Hausheer usado para avaliar qualitativamente as infestaes por helmintos. C) O dispositivo Hall celofane e o mtodo da fita adesiva so especialmente usados para pesquisa de Taenia solium. D) O mtodo de Hoffmann, Pons e Janer, que um mtodo de flutuao, especialmente indicado para pesquisa de larvas de Strongyloides.

E) O mtodo de Willis, por processo de sedimentao, fornece timos resultados para ovos de Ascaris lumbricoides, Trichocephalus trichiurus e ancilostomdeos, mas no indicado para pesquisa de Schistosoma mansoni em virtude do seu peso. 3- Considerando a giardase, assinale a alternativa correta. A) A demonstrao do parasita nas fezes pode ser em exame a fresco, em pesquisa direta entre lmina e lamnula ou processos de enriquecimento, coradas pelo lugol ou pelo xilol. B) A tcnica da hematoxilina frrica permite o estudo morfolgico do protozorio aps fixao do material por mtodo citolgico e colorao pela hematoxilina frrica que tem grande eletividade para a cromatina nuclear. C) A enterite por girdia pode ser diagnosticada atravs de identificao dos trofozotos, a forma infectante, no exame direto de fezes, pelo mtodo de Faust, sendo necessrias trs amostras de fezes para ter uma boa sensibilidade. D) Os mtodos parasitolgicos de Faust e de Willis, onde o primeiro mtodo baseia-se no princpio de flutuao espontnea em soluo de cloreto de sdio e o segundo consiste na centrfugao-flutuao em soluo de sulfato de zinco, apresentam o objetivo principal de pesquisar oocistos de protozorios e identificar ovos ou larvas de helmintos, respectivamente. E) O mtodo de Willis para pesquisa de girdia nas fezes consiste na centrfugao-flutuao em sulfato de zinco. As fezes so homogeneizadas e centrifugadas. Aps isto, ressuspende-se a soluo com sufato de zinco a 33%. Centrifuga-se novamente. Os ovos e cistos leves estaro presentes na pelcula superficial, que pode ser colhida com ala de platina e confeccinada a lmina, tratada com lugol, para observao ao microscpio. 4- As seguintes doenas causadas por parasitas podem ser detectadas por exame parasitolgico de fezes, EXCETO A) cisticercose. B) esquistossomose. C) fascola heptica. D) estrongiloidose. 5- Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relao correta dos mtodos dos exames parasitolgicos com as formas parasitrias que podem ser encontradas. COLUNA I 1. Mtodo de Wilis 2. Mtodo de Baermann-Moraes 3. Mtodo de MIFC 4. Mtodo utilizando hematoxilina frrica e tricrmio COLUNA II ( ) Permite identificar trofozoitos e cistos de girdia e amebas. ( ) Permite identificar ovos leves, em especial, de ancilosmdeos, no sendo indicado para pesquisa de cistos. ( ) Permite identificar larvas de helmintos, indicado para o diagnstico de Strongyloides stercoralis. ( ) Permite identificar ovos e larvas de helmintos, cistos oocistos de protozorios, muito utilizado na rotina de exames parasitolgicos de fezes. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia de nmeros CORRETA. A) (4) (2) (1) (3) B) (3) (2) (4) (1) C) (2) (4) (3) (1) D) (4) (1) (2) (3)

6- Uma das formas de confirmao de amebase por microscopia convencional em um exame de fezes se d por meio da (A) observao de flagelos em trofozoitos. (B) observao das formas tripomastigotas. (C) observao de formas sexuadas de entamoebas. (D) observao da presena de clios nos cistos. (E) observao da quantidade de ncleos nos cistos maduros. 7- Em um caso de cardiopatia chagsica crnica, correto afirmar que o tecido cardaco pode conter (A) formas amastigotas do parasita e presena de fibrose colagnica. (B) formas gametcitas do parasita e presena de infiltrado eosinoflico. (C) formas de bradizoitas e elevao da resposta TH2. (D) formas amastigotas e presena de citocinas IL 16. (E) formas amastigotas e macrfagos infectados devido resposta TH2. 8- A diferena entre formas larvais rabditoides de ancilostomdeos e de Strongyloides stercoralis a caracterstica que deve ser observada para o diagnstico preciso desse tipo de infeco. Essa diferena consiste (A) no vestbulo bucal curto em ancilostomideos. (B) no vestbulo bucal longo em ancilostomideos. (C) no vestbulo bucal curto em ambos parasitas nessa fase. (D) no vestbulo bucal longo em ambos parasitas. (E) no vestbulo bucal inexistente nessa fase, s observvel na fase filarioide. 9- A pesquisa de flagelados sangucolas facilitada quando se toma um volume grande de sangue e se promove a separao de seus componentes em centrifugao. Nessa tcnica, possvel detectar (A) entamoebas. (B) giardias. (C) schistossoma. (D) tripanossomideos. (E) trichomonas. 10- O exame tecidual de um abscesso heptico revelou formas ameboides, com presena de hemcias fagocitadas. Nesse caso, foi excludo o risco de necrose por cncer e confirmado (A) trofozoitas de Giardia lamblia. (B) ovos de Schistossoma. (C) trofozoitas de Entamoeba histolytica/dspar. (D) ovos de Ascardeos. (E) cisticercos. UROANLISE 1- Sobre a anlise da urina, correto afirmar que: a) uratos amorfos so encontrados somente na urina anormal, sendo indicativo de doena renal aguda. b) a deteco de proteinria indica um aumento na excreo total diria,podendo ser indicativo de doena renal apesar de haver proteinrias funcionais ou devido a outras causa, como intoxicaes. c) o achado de cetonria sem glicosria indica um estgio grave da diabetes mellitus. d) fosfatos amorfos so geralmente encontrados na urina cida anormal.

e) geralmente em urinas cidas as hemcias hemolizam espontaneamente adquirindo a chamada forma de hemcia fantasma. 2- A acidificao da urina uma estratgia utilizada quando se pretende: a) acelerar a excreo de bases fortes e cidos fracos. b) acelerar a excreo de cidos fortes e bases fracas. c) acelerar a excreo de bases fracas e retardar a de cidos fracos. d) retardar a excreo de bases fracas e acelerar a de cidos fracos. e) retardar a excreo de cidos e bases 3- A presena de qualquer microorganismo na urina pode levar ao desenvolvimento de infeco urinria, uma patologia frequente que ocorre em todas as idades. Por isso, o exame microbiolgico de urina um dos mais frequentes, devido importncia da identificao e quantificao do agente etiolgico para o diagnstico. Sobre esse tema, assinale a afirmativa correta. A) As bactrias do gnero Staphylococcus sp., Streptococcus sp. e Enterococcus so as mais frequentemente encontradas no exame microbiolgico de urina, apresentando uma incidncia em torno de 90%. B) De um modo geral, vrios microorganismos patognicos, podem ser encontrados apenas nas infeces crnicas,. C) indispensvel a rigorosa observncia das regras de colheita, transporte e manipulao da urina, pois constituem fatores interferentes que podem influenciar o laudo. D) A urocultura a melhor forma de diagnstico, apesar de no permitir a quantificao dos germes na urina, nem a definio do agente etiolgico da infeco. E) As bactrias mais frequentemente encontradas na urina so as anaerbicas Gram positivas, em forma de bastonetes, como o caso da 4- Esta imagem demonstra:

A. Cristal de Fosfato Triplo B. Cristais de Fosfato amorfo C. Cristais de Fosfato de Clcio D. Cristais de Urato Amorfo E. Cristais de oxalato de clcio 5- Para determinar se uma amostra realmente urina, deve-se medir a concentrao de: a) Uria e Creatinina. b) Glicose e Cetona. c) cido rico. d) Protenas e Glicose. e) Aminocidos.

6- Um paciente que apresenta um resultado de exame de urina com volume urinrio de 6.000 ml/24 h, densidade urinria 1003 e glicosria negativa, , provavelmente, portador de: a) Glomerulonefrite aguda. b) Insuficincia renal tubular. c) Doena de Addison. d) Diabetes insipidus. e) Diabetes mellitus. 7- Sugere sndrome nefrtica uma proteinria acima (a partir) de: A. 1 g/24horas B. 2 g/24horas C. 3 g/24horas D. 4 g/24horas E. 5 g/24horas 8 - Na urinlise, o fosfato de clcio encontrado frequentemente em urinas: A. cidas B. Em qualquer pH C. cidas e neutras D. cidas e alcalinas E. Urinas ligeiramente cidas, neutras e alcalinas. 9- Na diferenciao de hematria nefrolgica e hematria urolgica, CORRETO afirmar que: a) Na hematria nefrolgica encontramos hemcias dismrficas, cilindros hemticos e proteinria. b) Na hematria urolgica encontramos hemcias dismrficas, cilindros hemticos e proteinria. c) Na hematria nefrolgica a hematria no observada no exame microscpico do sedimento urinrio. d) Na hematria urolgica a hematria no observada no exame microscpico do sedimento urinrio. e) A presena de hemcias dismrficas patognomnico de doena urolgica. 10- Com relao culturas de urina, assinale a nica opo CORRETA: a) Apenas nos casos em que a contagem bacteriana obtida na cultura de urina maior ou igual a 100000 colnias (100000 UFC/m L) o clnico poder confirmar o diagnstico de Infeco do Trato Urinrio (ITU). b) Contagens baixas em torno de 1000 UFC/m L de E. coli ou S. saprophyticus em pacientes assintomticos so indicativos de Infeco do Trato Urinrio (ITU). c) O limite de deteco de cultura de urina quando utilizado a ala de 1 uL de 10000 UFC/mL. d) Apenas a cultura de urina pode confirmar a Infeco do Trato Urinrio (ITU). e) O meio mais utilizado para cultura de urina o gar-sangue.

HEMATOLOGIA 1- Os corpsculos de Howell-Jolly (identificados pelas setas) constituem partculas remanescentes, redondas e lisas, da cromatina nuclear, apresentando colorao basfila.

A presena destas estruturas pode ser identificada em algumas condies, tais como: 1) intoxicao por chumbo. 2) anemia megaloblstica. 3) anemia hemoltica. 4) aps esplenectomia. 5) malria. Esto corretas: A) 1, 2, 3, 4 e 5. B) 1, 2, 3, apenas. C) 4 e 5, apenas. D) 2, 3 e 4, apenas. E) 2, 3, 4 e 5, apenas. 2- Alguns distrbios ou condies podem afetar o tempo de protrombina sem prolongar o tempo da tromboplastina parcial. Dentre as alternativas abaixo, a que no est relacionada a este achado : A) disfuno heptica. B) uso de varfarina. C) proteinria. D) amiloidose. E) deficincia de vitamina K. 3- As anemias microcticas e hipocrmicas devem ser distinguidas de outras anemias, interpretando achados laboratoriais diferenciais. Quando, por exemplo, um paciente sem perda sangunea crnica, apresenta o ferro srico baixo e a Capacidade de Ligao ao Ferro Total (CLFT) normal, est caracterizada: A) anemia por doena crnica. B) anemia ferropriva. C) betatalassemia. D) anemia sideroblstica. E) anemia falciforme.

4- Hemostasia o conjunto de mecanismos que o organismo emprega para coibir hemorragia. Sobre os exames laboratoriais e mecanismos utilizados na hemostasia, marque a alternativa INCORRETA: a) O mecanismo de hemostasia primria envolve a interao das plaquetas com componentes do endotlio vascular e com protenas plasmticas como o fator de Von Willebrand. b) TTPa - Avalia a via extrnseca da coagulao, indicado nos casos onde h tendncia hemorragia, antes de intervenes cirrgicas e no controle de teraputica anticoagulante pela heparina. c) TAP - Avalia a via extrnseca da coagulao, prolongando-se nas deficincias seletivas ou conjuntas dos fatores II, V, VII e X. d) Tempo de trombina avalia a via comum da coagulao. e) Fibrinognio uma glicoprotena sintetizada no fgado e esta envolvida na etapa final da coagulao, que consiste na sua converso em fibrina, sob a ao da trombina. 5- A leucemia uma doena maligna dos glbulos brancos (leuccitos), geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal caracterstica o acmulo de clulas jovens anormais na medula ssea, que substituem as clulas sanguneas normais. A medula o local de formao das clulas sanguneas e ocupa a cavidade dos ossos. Nela so encontradas as clulas que do origem aos glbulos brancos, aos glbulos vermelhos (hemcias ou eritrcitos) e s plaquetas (fonte: www2.inca.gov.br). Sobre as leucemias, marque a alternativa INCORRETA: a) Existem quatro tipos mais comuns de leucemias: leucemia linfoide crnica afeta clulas linfoides e se desenvolve vagarosamente , leucemia mieloide crnica afeta clulas mieloides e se desenvolve vagarosamente , leucemia linfoide aguda afeta clulas linfoides e agrava-se rapidamente , leucemia mieloide aguda afeta as clulas mieloides e avana rapidamente. b) Os exames de sangue comuns (por ex., hemograma completo) podem fornecer a primeira evidncia de que um indivduo apresenta uma leucemia. O nmero total de leuccitos pode estar diminudo, normal ou aumentado, mas o nmero de eritrcitos e de plaquetas est quase sempre aumentado. O mais importante observar os leuccitos muito imaturos (blastos) nas amostras de sangue examinadas ao microscpio. Como os blastos no so normalmente observados no sangue, a sua presena pode ser suficiente para o diagnstico de uma leucemia. c) Alguns tipos de leucemia mieloide crnica so classificados pelo tipo de linfcito envolvido. A leucemia das clulas B (leucemia dos linfcitos B) o tipo mais comum, sendo responsvel por aproximadamente trs quartos de todos os casos de leucemia linfoctica crnica. A leucemia das clulas T (leucemia dos linfcitos T) muito menos comum. d) A leucemia mieloide (mieloctica, mielgena, mieloblstica, mielomonoctica) aguda uma doena potencialmente letal, na qual os mielcitos (clulas que normalmente transformam-se em granulcitos) tornam-se cancerosas e rapidamente substituem as clulas normais na medula ssea. e) Para o diagnstico definitivo de uma leucemia, quase sempre realizada uma bipsia de medula ssea para a confirmao do diagnstico e a determinao do tipo de leucemia. 6- Anemia a desordem mais comum do sangue. H vrios tipos de anemia produzidos por uma variedade de causas. Elas so classificadas pelo tamanho da clula vermelha sangunea: diminuda (microctica), normal (normoctica) ou aumentada (macroctica ou megaloblstica). Sobre as anemias, marque a alternativa INCORRETA: a) A anemia perniciosa ou megaloblstica uma condio mdica, na qual o corpo no consegue fabricar clulas vermelhas do sangue saudveis suficientes por causa da deficincia de vitamina B12.

b) Quando a patognese a produo inadequada de hemoglobina, seja por falta de ferro ou por defeito gentico na sntese, o hemograma evidenciar a presena de eritrcitos muito maiores do que o normal. c) O hemograma completo verifica a quantidade de clulas vermelhas, clulas brancas e plaquetas no sangue e os resultados anormais podem ser sinais de anemia. O hemograma tambm checa o volume corpuscular mdio, o que a medida do tamanho mdio das clulas vermelhas e isso pode dar pistas sobre o que est causando a anemia; na anemia perniciosa as clulas vermelhas so maiores do que o normal. d) Pessoas com anemia falciforme tm hemoglobinas anormais que fazem as clulas ter forma de foice. Por terem essa forma anormal, essas clulas no se movem facilmente atravs dos vasos sanguneos. Os blocos de clulas em forma de foice bloqueiam o fluxo sanguneo que flui para os rgos e membros. Vasos sanguneos bloqueados podem causar dor, infeces srias e danos a rgos. e) Na anemia falciforme, a quantidade menor de clulas vermelhas sanguneas ocorre porque as clulas em forma de foice no duram muito tempo. Elas morrem geralmente depois de somente 10 a 20 dias e a medula ssea no consegue fabricar novas clulas vermelhas em velocidade suficiente para reposio. 7- As Neoplasias so crescimentos anormais do tecido que se desenvolve mais rpido que os tecidos normais adjacentes, de uma maneira descoordenada e persistente. Sobre as neoplasias hematolgicas podemos afirmar: I-Leucemia Mielide Aguda (LMA) caracteriza-se pela proliferao anormal dos precursores mielides com perda de diferenciao e maturao celular. Est presente em adultos jovens, sendo mais freqente no sexo masculino. II - Leucemia Linfide Crnica (LLC), caracteriza-se por uma proliferao maligna de clulas linfides maduras disfuncionais, possui carter lento e progressivo, sendo rara antes dos 40 anos, predominando na fase senil. III- Mieloma mltiplo caracteriza-se pela proliferao de plasmcito de origem monoclonal de uma determinada classe de imunoglobulinas, sem funo conhecida, denominada protena M. Est(o) correta(s) apenas a(s) afirmativas: a. I b. II c. III d. I, II e III 8- Os glbulos brancos (leuccitos) so as clulas que representam a primeira linha de defesa do hospedeiro frente ao agente infeccioso. Sobre essas clulas, marque a alternativa incorreta: A) Na srie mieloide granuloctica, a clula blstica se caracteriza por um ncleo grande com cromatina delicada, de colorao clara e aspecto muito uniforme e com um ou mais nuclolos. B) Na infeco bacteriana aguda, o quadro clssico consiste em leucocitose com percentagem aumentada de neutrfilos e bastonetes. C) A anomalia de Pelger-Hut se manifesta por hipersegmentao nuclear dos leuccitos; essa a anormalidade hereditria de morfologia dos leuccitos de maior relevncia clnica. D) Ao nascimento, ocorre leucocitose (de 18.000 a 22.000 clulas/mm), conhecida como leucocitose neonatal, durante os trs primeiros dias; essa leucocitose cai abruptamente dentro de trs ou quatro dias aproximadamente (de 8.000 a 16.000 clulas/mm). E) A eosinofilia est frequente associada infeces por helmintos, crises agudas de alergia e certas dermatoses extensas e crnicas.

9- calculada dividindo-se a dosagem de hemoglobina pelo nmero de eritrcitos presentes no mesmo volume de sangue: a) HCM b) CHCM c) VCM d) RDW e) HCT 10- Leia atentamente as sentenas e marque a alternativa que apresenta o conceito INCORRETO: a) A doena de Von Willebrand uma deficincia ou anomalia hereditria do fator Von Willebrand do sangue, uma protena que afeta a funo das plaquetas. b) A hemofilia uma doena hemorrgica hereditria decorrente da deficincia quantitativa ou dos defeitos moleculares de um dos fatores da coagulao. c) A hemofilia A (hemofilia clssica), que compreende 80 % de todos os casos, um dficit do fator da coagulao VIII. d) A hemofilia B (doena de Christmas) um dficit do fator de coagulao IX. e) A doena de Von Willebrand uma deficincia ou anomalia hereditria causada pela ausncia da vitamina K. BIOQUMICA 1- Dependendo do agente etiolgico, o mecanismo de agresso heptica pode resultar em leso de hepatcitos, leso canalicular ou diminuio da sntese heptica. Exames laboratoriais so teis para determinar o padro predominante da leso e avaliar a capacidade de sntese heptica. Os resultados que indicam, respectivamente, leso hepatocelular, leso canalicular e diminuio de sntese so: a) Aumento da atividade srica de ALT (alanina aminotransferase), aumento da atividade srica de GGT (gamaglutamil transferase) e diminuio da concentrao de albumina. b) Aumento da atividade srica de GGT (gamaglutamil transferase), diminuio da atividade srica de ALT (alanina aminotransferase) e aumento da concentrao de albumina. c) Aumento da atividade srica de ALP (fosfatase alcalina), aumento da atividade srica de LDH (lactado desidrogenase) e aumento da concentrao de colesterol total. d) Diminuio da atividade srica da amilase, aumento da atividade srica de lipase e aumento da concentrao de bilirrubina no conjugada. e) Diminuio da atividade srica da LDH (lactado desidrogenase), aumento da atividade srica da pseudocolinesterase e diminuio da concentrao de bilirrubina conjugada. 2- Qual das patologias citadas est relacionada com o aumento da fosfatase alcalina? A) Ictercias hemolticas; B) Cirrose heptica; C) Sndrome nefrtica; D) Ictercias obstrutivas; E) Adenoma prosttico. 3- O aumento da secreo de epinefrina no organismo resulta em: A) No altera os nveis de glicemia; B) Estimula glicogenlise; C) Estimula a produo de insulina; D) Aumento do armazenamento de glicognio; E) Hipoglicemia.

4- Diversos componentes podem interferir a determinao de creatina e creatinina no soro e por esta razo, vrias modificaes nas tcnicas foram adotadas. Dentre diferentes mtodos, a reao de Jaff a mais empregada e est fundamentada na reao da: A) creatinina com o picrato, em meio cido. B) creatinina com o cido pcrico, em meio alcalino. C) creatina com o cido pcrico, em meio alcalino. D) creatina com o picrato, em meio cido. E) creatina com creatinina, em meio tamponado contendo picrato. 5- Com relao aos ons encontrados na corrente sangunea, analise as afirmativas abaixo: 1. O sdio menos abundante no meio intracelular. 2. O cloro existe em maior quantidade no sangue venoso do que no arterial. 3. O bicarbonato tampona a hemoglobina. 4. O clcio interfere na eficincia do desvio dos cloretos. Est (o) correta(s): a) 1, apenas. b) 1 e 2, apenas. c) 4, apenas. d) 3 e 4, apenas. e) 3, apenas. 6- Esto entre os efeitos da hemlise o aumento de, EXCETO: A. Fosfatase alcalina B. Lactato desidrogenase C. Zinco D. Mangans E. Albumina 7 - Esto associadas hiperlipasemia, EXCETO: A. Pancreatite aguda B. Diabetes C. Ictercia heptica D. Cirrose E. Litase 8- O valor de referncia para o Cloro (Cl) no sangue : A. 76 a 96 mEq/L B. 96 a 106 mEq/L C. 96 a 126 mEq/L D. 86 a 126 mEq/L E. 106 a 126 mEq/L 9 -Assinale a opo que apresenta corretamente a relao bioqumica e a fase do processo reprodutivo humano: a) Aps a ao do hormnio luteinizante, de origem adenohipofisrio, o corpo lteo libera o vulo na tuba uterina. No segundo tero dessa tuba, os espermatozides decompem a corona radiata, que circunda o vulo, com a enzima catalase, presente no acrossomo, permitindo a fecundao. b) Na mulher, o hormnio estrognio inibe a adenohipfise, impedindo a liberao do hormnio fsh. Na sua ausncia, e na presena de lh, outro hormnio adenohipofisrio, o folculo de graaf, vazio, inicia a produo de progesterona, que manter as paredes do endomterio firmes at a possvel nidao do embrio.

c) Aps a produo do hormnio estradiol, pela adeno-hipfise, inicia-se a maturao do vulo contido no folculo de graaf. Em feed back negativo, a progesterona, produzida pelo ovrio, inibe a produo de estradiol e inicia a produo do hormnio gonadotrofina. Este, por sua vez, determina a ovulao. d) O hormnio fsh, produzido pela neuro-hipfise, atua no folculo de graaf estimulando a ovulao. Este, aps a liberao do vulo, passa a corpo lteo que produz o hormnio estrognio e estimula as paredes do endomtrio, preparando o tero para a fixao do embrio gerado na tuba uterina. e) Aps a fecundao, que ocorre no primeiro tero da tuba uterina, o zigoto move-se at o tero, onde se fixa. A fixao determina a formao do crion, que inicia a produo do hormnio gonadotrofina, que mantm estvel a parede do endomtrio. Aps a fixao o zigoto iniciam-se as fases de morulao, gastrulao, neurulao e organognese. 10- Sobre o metabolismo das lipoprotenas e a aterosclerose, correto afirmar que: a) As lipoprotenas de baixa densidade (LDL), consideradas as mais aterognicas, contm as apolipoprotenas B e so sintetizadas no fgado. b) A hiperquilomicronemia, resultante da deficincia gentica da apolipoprotena cii e/ou das enzimas lipase lipoprotica e lipase heptica, causa aterosclerose prematura. c) As lipoprotenas de alta densidade (hdl), responsveis pelo transporte reverso do colesterol, no qual participam outras lipoprotenas, so sintetizadas no fgado, no intestino e no plasma. d) As concentraes sricas de colesterol e de triglicerdeos apresentam o mesmo fator de risco para a aterognese. e) A maior incidncia de aterosclerose na populao decorrente do grande nmero de indivduos que apresentam deficincia completa dos receptores b/e para as molculas de LDL.

Vous aimerez peut-être aussi