Vous êtes sur la page 1sur 19

DESVENDANDO A ARQUEOLOGIA: UMA VIAGEM AO PASSADO _________________________________________________________________________________________ Por Antonio Canto* PARTE I ARQUEOLOGIA E HISTRICO DA ARQUEOLOGIA

Dedicamos este espao para apresentar, de maneira simples e objetiva, uma panormica sobre a Arqueologia, abordando aspectos que possibilitaro ao leitor uma viagem ao passado atravs desta fascinante cincia. Destinado a um pblico estudantil, intencionamos divulgar aos alunos do 1 e 2 graus, ou mesmo do 3 grau e demais interessados na temtica, as pesquisas aplicadas pelos arquelogos para reconstituir o modo de vida das populaes passadas. A iniciativa de elaborao dos textos que sero apresentados em nossa coluna encontra resposta no pouco espao destinado Arqueologia (pr-histria) no currculo da disciplina de histria nas escolas de 1 e 2 graus no Brasil, resultando na falta de conhecimento do patrimnio arqueolgico brasileiro pelas diversas geraes formadas nestas escolas. A partir da srie Desvendando a Arqueologia: uma viagem ao passado discutiremos no Site Brasil Escola, atravs de pequenos textos e fcil leitura, questes que vo desde o conceito da arqueologia, origem e processo evolutivo do homem (analisando a sua relao com o meio ambiente na pr-histria), at o momento em que se deu a produo dos seus objetos utilitrios (instrumento de caa, ferramentas lticas, cermicas, etc.). A estratgia dessa diviso busca orientar o leitor a um maior aprofundamento dos termos utilizados pelos arquelogos ao analisarem os stios arqueolgicos. Sendo assim, abordaremos, na coluna de arqueologia, as seguintes questes: - noes gerais sobre a pesquisa arqueolgica, em que o conceito, os objetivos desta cincia e o trabalho do arquelogo so detalhadamente discutidos; - informaes sobre o meio ambiente em que o homem pr-histrico estava inserido, observando-se, simultaneamente a esta anlise, as mudanas na estrutura gentica do homem para se adaptar dinmica do ambiente; - uma anlise dos artefatos produzidos pelos grupos pr-histricos. Discute-se, nesta etapa, a confeco e a utilizao das ferramentas lticas (em pedra) e da cermica arqueolgica; - os mtodos de datao utilizados na Arqueologia para situar, temporalmente, os stios arqueolgicos e datar os artefatos encontrados nestes stios; - arte rupestre. Discutem-se, neste captulo, as tcnicas utilizadas para a realizao das pinturas e gravuras feitas nas pedras; - a ocupao sambaquieira. _________________________
* Antonio Canto Arquelogo, Mestre em Geocincias (UFPE), Doutorado em Arqueologia (Universidade de Coimbra). Professor Universitrio; Arquelogo da Oficina-Escola de Revitalizao do Patrimnio Cultural de Joo Pessoa; Presidente do Ncleo de Pesquisas Arqueolgicas e Sociais (NUPAS). Colunista Brasil Escola

Com esta proposta de trabalho estaremos contribuindo para divulgar a pr-histria e a histria brasileira como forma de promoo permanente de atividade de Educao Patrimonial, na perspectiva de despertar, no leitor, uma conscientizao voltada para a preservao do patrimnio arqueolgico brasileiro. Posteriormente srie Desvendando a Arqueologia: uma viagem ao passado, apresentaremos os resultados das pesquisas arqueolgicas em diversos stios arqueolgicos do Brasil, em que o autor desta coluna vem trabalhando sistematicamente. Vamos conhecer a arqueologia? Boa viagem ao passado! PARTE II TIPOS DE STIOS ARQUEOLGICOS; COMO SO ENCONTRADOS OS STIOS ARQUEOLGICOS?

Antes de iniciarmos a discusso sobre os mtodos empregados na Arqueologia para o estudo detalhado dos stios, vamos melhor entender o que so stios arqueolgicos e como eles podem ser classificados? Define-se como stio arqueolgico o local utilizado pelos grupos pretritos para as suas habitaes (moradia) e todas as atividades que permitiram a sua subsistncia, cujos testemunhos (vestgios arqueolgicos) encontram-se espacialmente distribudos. Neste caso, a rea ecolgica que envolve os locais ocupados por estes grupos para a caa, a pesca, a coleta e a agricultura, pode ser estendida a stios arqueolgicos, pois consideramos muito importante entender o espao (o cenrio) em que os stios foram construdos. A partir de algumas caractersticas ecolgicas e ambientais da localidade em que esto os stios arqueolgicos, poderemos compreender com mais facilidade como viveram os nossos antepassados e como eles utilizaram o meio ambiente para suprir as suas necessidades. Para que o arquelogo possa classificar os tipos de stios arqueolgicos na sua pesquisa, existem algumas caractersticas que os definem muito bem. Os tipos mais comuns so os seguintes:

1) STIOS CERMICOS / LTICOS (LITO-CERMICOS)

Neste tipo de stio h a predominncia de materiais cermicos em sua superfcie, sendo um indcio para esta classificao. Ao escavar este tipo de stio, o arquelogo encontra uma quantidade considervel de cacos de cermicas, ou mesmo cermicas inteiras, geralmente associadas a outros elementos arqueolgicos, como por exemplo, os artefatos lticos (ferramentas em pedra), ossos e restos de alimentos. Algumas peas, como urnas funerrias (objetos pra colocao dos mortos), potes de barro para utilidades culinrias, para conter lquidos, armazenamento, dentre outras funes, so muito comuns neste tipo de stio. (Figura: Urna Funerria Tupiguarani. Foto: A. Prous (in: Revista Cincia Hoje On-line 2005).)

Ilustram como material cermico encontrado nesses stios, utenslios como: pratos, tigelas, vasos, urnas funerrias, enquanto que as machadinhas, os moedores, os raspadores, as lascas, as pontas, dentre outros objetos, caracterizam os artefatos lticos.

Instrumentos em pedra lascada: em cima, quatro raspadores em forma de quilha de barco e uma ponta de dardo; embaixo, duas facas e dois talhadores. Foto: Pedro Igncio Schmitz (in: Revista Cincia Hoje On-line Dez. 2004).

2) STIOS DE ARTE RUPESTRE

Como j discutimos na parte I dessa srie, a arte rupestre pode ser entendida como as pinturas e as gravaes realizadas nos paredes de rocha pelos grupos pr-histricos, possivelmente na inteno de contarem a histria do seu dia a dia. Este tipo de stio est geralmente associado ou prximo a stios cermicos / lticos. Mas existem casos em que as pinturas e as gravuras foram realizadas em reas que no permitiam o estabelecimento de moradia. Nestes casos, o arquelogo registra-o apenas como stio de arte rupestre.

Representao de figura humana e animais estticos da tradio Agreste encontrada no Parque Nacional da Serra da Capivara (PI). Foto: Revista Cincia Hoje On-line (Nov. 2003).

Gravuras Rupestres - Pedra do Ing/PB. Foto: Antonio Canto.

3) OS SAMBAQUIS

Este tipo de stio, na forma de pequenas montanhas, encontra-se geralmente prximo a superfcies aquosas como mar, rios, mangues, lagunas, etc. Os grupos pr-histricos sambaquieiros construram esses montes utilizando conchas, restos de habitaes, alimentos, dentre outros elementos que, junto com os sedimentos (areia), formaram esta elevao. Esse tipo de stio pode atingir tamanhos variados, sendo, como anteriormente citado, de 2 a 30 metros de altura e, aproximadamente, 100m de dimetro.

Sambaqui (Santa Catarina) Foto: Revista Cincia Hoje On-line

4) STIOS HISTRICOS

Para este tipo de stio podemos identificar runas de edificaes ou mesmo a edificao propriamente dita, como fortes, igrejas, prdios antigos, engenhos e monumentos. Associados aos materiais encontrados nestes stios esto os canhes, armas de fogo, balas, moedas, louas / faianas, garrafas dentre outros objetos.

PARTE III AS ESCAVAES ARQUEOLGICAS

Os vestgios do passado, compostos pela cultura material dos grupos pr-histricos e histricos, podem ser encontrados no solo pelo arquelogo, atravs das escavaes arqueolgicas sistemticas. No caso dos stios histricos, os arquelogos utilizaro os mesmos procedimentos metodolgicos adotados para os stios prhistricos; s que ele contar com o apoio de um engenheiro arquiteto para analisar as informaes sobre os aspectos arquitetnicos das edificaes (estrutura das construes, paredes, etc.) e ter disponveis, tambm, fontes de informao para a pesquisa (textos, mapas, fotografia, etc). Nas escavaes, os objetos encontrados nas camadas mais profundas do solo, geralmente podem ser considerados como os elementos mais antigos. Mas essa regra no pode ser aplicada a todos os stios arqueolgicos. Muitas vezes, em decorrncia de movimentos que ocorrem na terra (movimentos tectnicos), pela ao de alguns animais como o tatu e pela ao do prprio homem, durante a prtica da agricultura ou outra atividade realizada nos solos arqueolgicos, alguns materiais que esto nas camadas superiores podem passar para as camadas inferiores e vice-versa. Para se determinar essas camadas no solo, utiliza-se um mtodo j adotado pelos gelogos e que desde o sculo XIX foi incorporado pela arqueologia. A este mtodo, que tem por finalidade analisar os diferentes estratos do solo, chamamos de Estratigrafia. A partir do estudo da estratigrafia podemos identificar caractersticas distintas das ocupaes humanas no solo. Essas camadas do solo, quando compostas de materiais arqueolgicos, nos revelaro aspectos das diferentes fases das ocupaes humanas (mudanas culturais). A estratigrafia funcionar para o arquelogo como uma espcie de livro, em que cada uma das camadas identificadas em um perfil do solo representar um captulo da histria da vida humana. A histria da vida dos grupos passados ser interpretada a partir dos acontecimentos que ficaram marcados nessas camadas, situadas numa posio inferior superfcie em que pisamos atualmente, da os resduos deixados desde a pr-histria estarem em camadas mais antigas. Quando o arquelogo identifica um local onde possa existir algum vestgio da presena humana no passado, ele realiza uma escavao. Ressaltamos que as informaes advindas da topografia (representao de um plano na superfcie da terra), dos aspectos da vegetao ou mesmo do ambiente em seu geral, devem ser detalhadamente observadas e incorporadas aos resultados obtidos das descobertas arqueolgicas, seja para dados de referncia ou para anlises comparativas e interpretativas da evoluo do ambiente.

Antes de iniciar a escavao propriamente dita, o arquelogo vai procurar, na superfcie do solo, algumas evidncias das ocupaes humanas, como por exemplo, cacos de cermica, artefatos lticos, etc. Depois de encontradas as evidncias arqueolgicas, ele realizar poos-teste e trincheiras (aberturas na superfcie do solo) que permitiro escolher o local mais apropriado para a escavao. As atividades anteriores s escavaes propriamente ditas so chamadas de sondagens. Antecedem os trabalhos de sondagem algumas atividades bsicas como a limpeza do terreno, a colocao de estacas para delinear o quadriculamento da rea que ser escavada e seu nivelamento. Tanto para os poos-teste, trincheiras ou escavaes, o trecho do solo a ser estudado atravs de ferramentas leves, como colheres de pedreiro, esptulas, pincis, etc., ser cortado em camadas de terra muito finas para que no seja destrudo nenhum dos materiais arqueolgicos que comprovem a existncia do homem em pocas mais antigas. Quando for percebida a existncia de algum material arqueolgico nestas camadas, o arquelogo realizar uma atividade detalhada e minuciosa para evidenciar este material. Esta atividade chamada de decapagem. Os trabalhos de escavao podem ocorrer de duas formas distintas. Na primeira forma, escava-se o stio utilizando como parmetro as camadas naturais da terra. Na medida em que a tonalidade da terra vai mudando e atingindo caractersticas diferenciadas nos sedimentos, identificada uma camada. Essas camadas, quando compostas de material arqueolgico, devem ser fotografadas e documentadas no dirio do arquelogo, para que depois ele possa interpretar as peas deste quebra-cabea que possibilitar entender como viveram os grupos humanos passados. Em funo desses aspectos que se dispensa total importncia aos trabalhos de decapagem (limpeza do material e fotos em ngulos diferenciados, desenhos e mapeamento dos objetos, etiquetagem de cada pedra, osso, cermica, etc.). Para a segunda forma de escavao, utiliza-se o mtodo dos nveis artificiais. Mas o que so nveis artificiais? So medidas definidas pelo arquelogo para os trabalhos de escavao. Geralmente adota-se 0,10m (10cm) ou 0,20m (20cm) para cada nvel escavado. Assim, com a mesma metodologia aplicada para analisar as camadas naturais do solo (decapagens, etiquetagens, etc.), o stio arqueolgico tambm pesquisado por nveis artificiais. Ento, somando os elementos arqueolgicos (cermica, instrumentos em pedra, ossos, dentre outros elementos) com as informaes obtidas das camadas do solo e do meio ambiente em que foi realizada a escavao, o arquelogo ter provas para contar como ocorreu a vida dos povos primitivos durante a pr-histria e, tambm, durante os perodos histricos. Em funo da responsabilidade que o arquelogo ter para contar a histria destes povos, a partir dos dados advindos das suas pesquisas, as escavaes devem ser muito bem documentadas (fotografias, filmagens e anotaes) para que, em caso de qualquer dvida que venha a surgir durante a interpretao do modo de vida dos grupos estudados, essas informaes possam ser reavaliadas. Por este motivo a escavao deve ser considerada e muito bem avaliada sob os seus dois aspectos (por camadas naturais ou nveis artificiais). Ento, aps delimitado o local onde ser aberta a quadrcula que ser escavada, o arquelogo vai verificar este corte na estrutura horizontal (por decapagem) e, tambm, na estrutura vertical (tipo trincheira/perfil). Uma vez etiquetado, registrado e/ou documentado o material recuperado das escavaes, estes sero levados ao laboratrio para que possam ser analisados mais detalhadamente atravs de

mtodos especficos da arqueologia e de outras cincias que auxiliam a arqueologia a compreender a forma de vida do homem no passado. PARTE IV O HOMEM PR-HISTRICO E O MEIO AMBIENTE

Vamos entender a ocupao humana no perodo Quaternrio? A arqueologia, que tem por condio maior elucidar a origem e o modo de vida das primeiras formaes sociais reconstitudas a partir dos vestgios dos nossos antepassados -, utiliza-se das cincias ambientais para delinear aspectos referentes a essa origem e ao processo evolutivo humano. Levando em considerao que o homem no nasceu dotado de meios concretos que assegurassem a sua alimentao, subsistncia ou quaisquer outras caractersticas que pudessem equacionar essas necessidades, ele desenvolveu uma capacidade criativa, certamente com erros e acertos, a partir da disponibilidade dos recursos envolventes ao local escolhido para a sua moradia. Por isso concordamos com a teoria de que a escolha dos locais de moradia, durante a pr-histria, se deu a partir de uma escala cultural. A destreza em produzir vesturios, habitaes, material ltico (machados, pontas de flechas, etc.), a cermica e outros objetos utilitrios, pode ser entendido como um xito humano na luta pela sua sobrevivncia. O desenvolvimento das tcnicas e o aprimoramento dos instrumentos e artefatos para facilitar as condies humanas ou mesmo a adaptao biolgica ao meio ambiente escolhido para moradia, no teriam sido possveis se no tivesse ocorrido uma tradio sociocultural. A paisagem (cenrio), por sua vez, tornava-se gradativamente mais cultural. Para melhor entender como o homem conseguiu desenvolver aspectos necessrios sua sobrevivncia, importante colocar como se apresentavam as condies ambientais que possibilitaram essas atividades na prhistria. As dataes arqueolgicas indicam que a existncia humana e o domnio do homem ao meio ambiente se deram a partir do perodo Quaternrio. Por volta dos 2 milhes de anos surgiram os primeiros grupos humanos. Como a referncia cronolgica associa-se ao perodo das glaciaes quaternrias, apresentaremos uma panormica deste perodo, procurando associar as ocupaes humanas s condies ambientais vigentes.

O QUATERNRIO

Denomina-se Quaternrio o segundo perodo da era cenozoica, que abrange duas pocas com dinmicas ambientais distintas. As duas pocas que constituem esse perodo so: Pleistoceno, entre 2 milhes de anos e 10.000 anos antes do presente (AP), e Holoceno, entre 10.000 anos AP e os nossos dias. Sendo assim, importante analisar as causas que provocaram alguns dos fatores responsveis por muitas das modificaes e instabilidade climticas que caracterizam o Quaternrio, a partir de uma breve discusso sobre esse perodo.

Figura 1 O Quaternrio na Escala Geolgica do Tempo

Durante o Pleistoceno, as glaciaes dominaram o clima e deixaram depsitos trazidos pelo gelo nos locais da sua ocorrncia, permitindo que os

pesquisadores identificassem a existncia de quatro grandes estgios principais de glaciao, sendo: Gnz (primeiro), Mindel (segundo), Riss (terceiro) e Wrm (quarto). E dois menos expressivos conhecidos, como Donau e Biber. importante considerar que cada um desses estgios glaciais foi separado por um perodo interglacial, ou seja, por um intervalo de tempo mais quente entre duas fases glaciais. Se considerssemos, por exemplo, a ltima glaciao ocorrida durante a transio do Pleistoceno para o Holoceno (glaciao Wrm), poderamos dizer que estamos atravessando, agora, um perodo interglacial. As causas principais dessas glaciaes podem estar associadas a fatores astronmicos, uma vez que se conhece, na histria geolgica da Terra, outros grandes perodos glaciais anteriores ao Quaternrio. A atividade de manchas solares, produzindo um aumento de nevascas e de chuvas, e as variaes da potncia das radiaes solares so algumas das caractersticas atribudas para as modificaes climticas ocorridas durante o Quaternrio. As glaciaes quaternrias corresponderam, em reas tropicais e subtropicais, a condies climatolgicas bastante diferenciadas, at gerar os aspectos climticos atuais.

O final do Pleistoceno, em regies tropicais, por exemplo, estaria associado ao clima seco acentuado, enquanto o Holoceno estaria associado ao semirido relacionado com o calor atenuado. Durante as glaciaes do Quaternrio, quantidade considervel de gua foi retida, em reas litorneas, sob a forma de gelo, na Europa e na Amrica do Norte, resultando, da, no abaixamento do nvel do mar. Dentre outros eventos naturais, ocorreram, principalmente, fatores, como plataformas expostas a processos subareos de eroso, sedimentao e formao de solos. Os estudos de Geologia, sobre o Quaternrio, levam a crer que durante o Pleistoceno o mar deveria se encontrar numa posio de aproximadamente 100 metros abaixo do atual, j que as camadas de gelo e as geleiras dos polos bloquearam precipitaes de chuvas e neve nas reas de altas latitudes. Assim, estaramos diante de um perodo de regresso. Chama-se perodo de regresso, em Geologia, o processo de recuo ou abaixamento do nvel do mar, e, perodo de transgresso, o processo de avano do mar no continente. Ento, quando a gua advinda do degelo, posteriormente ao perodo de regresso, fluiu para o mar, elevando o seu nvel, ocorreu um perodo de transgresso.

Por essas razes, acontecimentos como a formao de praias elevadas, florestas submersas e vales inundados pela transgresso imediata da fuso dos gelos, fizeram com que os rios passassem a ser vagarosos, o que consequentemente gerou a formao de grandes deltas e amplos pantanais. Posteriormente, quando o nvel do mar desceu outra vez (perodo de regresso), houve a formao de terraos fluviais no leito dos rios. O perodo Quaternrio marcado por fortes mudanas climticas, com diversos perodos regressivos e transgressivos. A partir dessas consideraes, vlido lembrar, tambm, que durante as fases glaciais do Quaternrio, o gelo no formou relevos, apenas deformou os relevos j existentes. Isso parece ser uma das causas das duas primeiras glaciaes (Donau e Biber) apresentarem vestgios duvidosos, sendo comumente desprezadas e at mesmo negadas a sua existncia por alguns pesquisadores. Cada glaciao acentua mais um pouco o relevo. Em reas bem planas, por exemplo, quase nada se acentua, mas em reas com relevo mais rigoroso, cada glaciao acentua mais esse relevo. Somente a partir da glaciao Riss (at agora penltima), os efeitos do clima frio e das mudanas do nvel do mar tornaram-se mais evidentes, inclusive nas reas intertropicais. Assim, no Brasil, por exemplo, as flutuaes climticas do incio do Pleistoceno quase no eram sentidas. Apenas a partir da glaciao Riss comeam as evidentes diferenas entre climas mais ou menos secos.

PARTE V - A EVOLUO DO HOMEM NO PERODO QUATERNRIO.

Como pudemos observar na discusso anterior, o perodo Quaternrio foi caracterizado por fortes instabilidades no clima. Em meio aos acontecimentos climticos ocorridos, importante ressaltar a questo humana, buscandose compreender como se deu a evoluo do homem com tantas modificaes no ambiente. Assim, poderemos avaliar como o homem acompanhou as diversas fases ambientais e quais foram as consequncias que essas fases causaram no processo evolutivo da espcie humana. Existem numerosas hipteses cientificas em relao ao aparecimento humano. Essas teorias, muitas vezes, entram em contradio umas com as outras pela ausncia de dados precisos que venham a reduzir esta problemtica. As pesquisas de Antropologia biolgica (rea da antropologia que se dedica a estudar a estrutura humana passada), muito nos podem esclarecer e auxiliar na compreenso destes fatos. A figura 1 apresenta algumas das caractersticas humanas percebidas nos estudos antropolgicos e arqueolgicos. Estas caractersticas, acompanhadas de dataes radiocarbnicas, podem nos fornecer o momento aproximado em que se deu a passagem de um estgio humano para outro, relacionando esta evoluo com as condies do ambiente, analisadas em nossa discusso anterior. Tal associao permitir abrir novas perspectivas sobre at que ponto o meio ambiente contribuiu para que houvesse mudanas nos grupos humanos, j que o homem teria que se adaptar ao meio em que estava inserido, causando modificaes corporais que se foram moldando ao longo dos milhares de anos. Da foram

surgindo mudanas na estrutura gentica do homem at atingir uma espcie nova e capaz de se adaptar dinmica do ambiente atual. Relacionar estas hipteses em meio s fortes mudanas ambientais existentes no Quaternrio uma tarefa bastante complexa e, ao mesmo tempo, muito instigante! Na medida em que houveram estgios evolutivos da humanidade, puderam se constituir alguns grupos, dentro dos perodos pr-histricos, cuja capacidade de adaptao ao meio ambiente resultaram em atividades que lhes garantiram a permanncia e a ocupao dos espaos durante fases e perodos significativos. Sendo assim, formaram-se, nos perodos pr-histricos, em decorrncia das necessidades cotidianas e biolgicas, algumas categorias de grupos, subdivididas em dois estgios: o arcaico e o formativo. Os grupos classificados como Pescadores-caadores-coletores esto, na escala evolutiva humana, inseridos no estgio arcaico, enquanto os grupos de horticultores/agricultores esto associados ao estgio formativo.
O conceito de arcaico se refere a uma cultura de progressiva adaptao ao clima ps -glacial, mais quente, mais mido, que vai se aproximando do nosso ambiente atual. A cultura desse perodo se diversificaria com o homem buscando novos recursos alimentares nas savanas, nas estepes, na beira do mar e dos lagos; a caa no seria mais especializada em megafauna, mas geral e diversificada; a coleta animal e vegetal aumentaria e a experimentao e o conhecimento acumulado levariam domesticao de plantas e de animais que, no formativo, j se transformaria em sustento confivel, mesmo se ainda complementar. (Schmitz,1999).

As evidncias arqueolgicas, recuperadas dos vestgios do homem primitivo, permitiram constituir as seguintes informaes quanto aos estgios humanos: os grupos de pescadores-caadores-coletores (PCC) eram formados por populaes pr-histricas cuja subsistncia esteve fortemente vinculada aos recursos captados no ambiente. Dentre as suas principais atividades estaria a produo das ferramentas de pedra lascada. A maior parte da bibliografia disponvel classifica estes grupos (PCC) como nmades, mas os estudos recentes colocam em dvida esta assertiva, uma vez que o tempo de permanncia destes povos, em alguns stios arqueolgicos, resultaram em ocupaes mais prolongadas do que se supe, complementando que, nesses mesmos stios, evidncias de vestgios cermicos, atribudas at ento aos agricultores, encontram-se presentes. Posteriormente discutiremos, detalhadamente, essas questes.

Figura 1 Esquema da sequncia evolutiva do homem durante a pr-histria (Silvestre; Oliveira, 1998). Quanto s populaes de horticultores/agricultores, a sua principal caracterstica se constitui como grupos sedentrios que tm como evidncia arqueolgica a confeco de cermicas, artefatos lticos, a domesticao de animais, o processamento de vegetais e organizados socialmente em aldeias prhistricas. Vamos analisar, a seguir, os quadros comparativos dos estgios humanos, observando a adaptao e o desenvolvimento das suas espcies no tempo e no espao: Diversos aspectos, apoiados nas caractersticas anatmicas dos restos humanos recuperados dos stios arqueolgicos, permitiram que os arquelogos e os antroplogos fsicos dividissem as fases humanas em quatro estgios, sendo eles: 1) Pr-humano; 2) Humano primitivo; 3) Humano tardio; 4) Humano moderno. A associao do esquema classificatrio humano acima (figura 1), com as caractersticas descritas na figura 2, permitem-nos embarcar numa viagem pelo tnel do tempo at a Pr-histria!. Seguindo a escala temporal da evoluo humana, estabelecida a partir das descobertas arqueolgicas mais significativas, entre as dcadas de 70 e 90, podemos sistematizar as seguintes informaes: a) Aproximadamente aos 4,2 milhes de anos, datado na escala do tempo como fase pr-humana, encontram-se registros dos primeiros homindios da espcie Australopithecus na frica.

b) Evidncias datadas em 3,7 milhes de anos indicam o esqueleto Australopithecus afarensis conhecido como Lucy, encontrada em Hadar, na Etipia. c) Registros humanos datados entre 2 e 2,5 milhes de anos, encontrados na Tanznia em jazidas do Olduvai, apresentam dados de um estgio humano primitivo (recebendo terminologia Homo por lembrarem caractersticas anatmicas mais modernas). Neste limite do tempo, encontra-se a espcie Homo habilis. d) Entre 1,2 e 1,5 milhes de anos, a partir de dados arqueolgicos advindos do Oriente Prximo e do Norte da frica, situam-se as primeiras evidncias da espcie Homo erectus, classificada como estgio humano tardio. e) Ainda no perodo pleistocnico, entre 100.000 e 12.000 anos AP, na frica Oriental e Meridional, esto as primeiras evidncias do estgio humano moderno, cuja espcie conhecida como Homo sapiens sapiens. Grupos Taxonomicos Australopithecus anamensis Australopithecus afarensis (Lucy) frica (parte leste) Australopithecus aethiopicus frica (parte leste) Caninos pequenos Australopithecus boisei frica (parte leste) 510-530 cm
3

rea Geogrfica de Ocupao frica (parte leste)

Capacidade Craniana Dentio

Estgio do Bipedalismo

Muito pequena 420cm3

Inicial

Bpede/arbrea

Molar / caninos e ? incisivos pequenos ?

em

relao Bpede

aoAustralopithecus aethiopicus

Australopithecus robustus frica (parte sul) 500-530 cm3

Molares molares

pr-

grandes Bpede

(menores que os dois anteriores) Possua maiores Australopithecus africanus frica (parte sul) 430-520 cm3 incisivos e rea

molar menor que os da linhagem Bpede Primitivo

robusta: (A. aethiopicus, A. boisei e A.

robustus). Molar menor do Homo habilis frica (parte leste) 750 cm


3

que

linhagen dos Bpede Avanado

robusta

australopitecinos Surgido na frica Homo rudolphensis e migrado para a sia Maior do que H. habilis (?) Dentio robusta

(rea molar maior do que os

incisivos) Surgiu na sia e Homo erectus migrou para a frica Homo ergaster Homo heidelbergensisou Homo sapiens arcaico frica, sia e Europa frica 1200 cm3 sia 1120 cm3 Os dentes da iam frica 1067 cm
3

Dentio posterior 1000 cm3 menor do que Bpede

australopitecinos ? Europa: mandbula robusta e dentes grandes ? ?

mandbula Homo neanderthalensis Europa e no Oriente Mdio e no Usbequisto (sia) 1520 cm3

para frente para encaixar no Bpede

maxilar superior e os incisivos eram largos, com raiz larga

Homo sapiens sapiens Figura (CANTO, 1995) 2

Surgimento: frica? sia? Quadro 1400 cm do


3

Bipedalismo Arcada superciliar Desenvolvimento Excelente Humano no Quaternrio

Como se pode observar no conjunto de anlises, reflexes, construes hipotticas, crticas, negaes, comprovaes e propostas sobre a origem, a antiguidade, a disperso e a ocupao do homem na frica, sia, Amrica do Norte e Amrica do Sul, os dados ainda so muito genricos para sem incorporadas interpretaes arqueolgicas precisas. Mas a teoria aceita universalmente, mesmo considerando que muitas das descobertas ocorreram de modo casual, que a entrada do homem no continente americano teria se realizado atravs do Estreito de Bering, rea situada entre a Sibria e o Alasca, por volta dos 12.000 anos AP (antes do presente).

Apesar das anlises antropolgicas e arqueolgicas sistemticas e das dataes realizadas nas fraes sseas, crnios e dentes pr-histricos recuperados das escavaes, pelos arquelogos, representarem dados relevantes sobre a origem e a disperso dos grupos humanos passados, muito ainda se discute sobre a poca em que estes grupos teriam ocupado a Amrica do Norte e a Amrica do Sul. PARTE VI ARTEFATOS ARQUEOLGICOS: INSTRUMENTOS LTICOS Datados entre 2 e 5 milhes de anos AP, registram-se em Haddar, Etipia, os primeiros utenslios lticos (em pedra) produzidos pelo homem. A partir da mencionada datao, podemos dizer que os primeiros aspectos da cultura material relacionam-se espcie Homo habilis. A partir dessas primeiras atividades em pedra, durante o perodo pleistocnico, dado incio a um processo criativo de cultura material que evoluiu para outros utenslios em pedra mais sofisticados, ossos ou qualquer outro material que pudesse auxiliar nas necessidades impostas pelo dia a dia pr-histrico. A especializao das tcnicas de manufatura e do desenvolvimento sociocultural dos grupos prhistricos conduziram essas populaes, no perodo holocnico (a partir dos 10.000 anos AP), a outros processos de manufatura, como a confeco da cermica, estando essa passagem, conforme anteriormente citado, relacionada Revoluo Agrcola e ao sedentarismo dos grupos at ento classificados como nmades. A discusso sobre o material ltico e a cermica o foco dos nossos prximos textos, que pretende apresentar aspectos do desenvolvimento social das populaes pr-histricas a partir da sua cultura material. Inicialmente trataremos dos artefatos lticos.

ARTEFATOS LTICOS

As primeiras ferramentas utilizadas pelos nossos ancestrais eram caracterizadas por um material muito simples e facilmente disponvel nas reas e/ou paisagens ocupadas durante a pr-histria: a pedra. Dentre os vrios artefatos produzidos pelo homem, desde os tempos mais remotos, os objetos em pedra so conhecidos como os mais antigos da atividade humana. Com finalidades diversas, dentre as quais cortar, raspar, moer, incidir, quebrar sementes, triturao e defesa, foram produzidos pelos homens pr-histricos um conjunto de artefatos lticos que fizeram parte do cotidiano destes grupos. Como instrumentos mais comuns entre os artefatos, listam-se as lminas de machado, os percutores, os raspadores, os furadores, as lascas, as pontas e os fragmentos resultantes da preparao destes materiais (resduos de lascamento). Os artefatos de pedra lascada, por exemplo, aos quais se deram as tcnicas de lascamento, atravs da percusso simples e direta com um seixo (percutor), foram elaborados sobre uma matriz que chamamos de ncleo. Entendem-se como ncleos os blocos de matria-prima utilizados na confeco das peas lticas, de onde se obtm uma diversidade de lascas (fragmentos destacados por percusso). Indcios arqueolgicos apontam que as lascas obtidas desses ncleos podiam ser retocadas ou no. Os artefatos, confeccionados a partir dessas lascas com finalidades diversas -, apresentam-se em formatos variados, adquiridos aps o seu destacamento da rocha matriz, recebendo o acabamento necessrio (retoques)

para as funes atribudas. Os instrumentos em pedra lascada foram aplicados nas atividades pr-histricas de caa, coleta, pesca e preparo de alimentos. A linha de sequncia operacional realizada por um arteso pr-histrico , portanto, a seguinte: bloco ncleo lascas sem retoques lascas com retoque artefato. (Pallestrini & Chiara, 1985).

Figura 1 Artefatos lticos (manifestaes da Tradio Umbu) Legenda: a, b: pedra gravada (ambas as faces); c: cpia dos petroglifos do Morro do Sobrado, Montenegro, RS; d o: pontas de projtil; p: furador; q: raspadeira; r, s: raspadores pedunculados; (In: MENTZ RIBEIRO, 1999)

Caso a manufatura dessas peas seja decorrente de um lascamento por presso, os lascamentos apresentaro formas mais regulares que as atividades de percusso, tendo em vista que o processo de preparao auxiliado por um retocador. Como exemplo dos artefatos em pedra lascada, citamos: as pontas de projtil, os raspadores, os talhadores e as prprias lascas utilizadas para finalidades diversas. Com o advento e/ou especializao dos trabalhos em pedra, o homem atinge a fase da pedra polida, perodo aceito pela maior parte dos pesquisadores como aquele vinculado ao desenvolvimento da cermica e ao domnio do fogo. Para obter o efeito do polimento nas peas lticas, o homem pr-histrico serviu-se, certamente, de areia e gua como material abrasivo. As depresses circulares (sulcos), formadas por este processo de abraso em uma rocha suporte (polidores-afiadores), resultou no polimento dos instrumentos lticos utilitrios e cerimoniais (zolitos). Como exemplo dos artefatos polidos podemos citar as lminas de machado polidas, os zolitos, os almofarizes, as bolas de boleadeiras, ms, mos-de-pilo, dentre outros artefatos.

Figura 2 Material ltico da Tradio Humait. a: zolito (perfil); b-j: talhadores; k: batedor-triturador com depresso esfrica polida; l,n: batedores-trituradores; m,o: raspadores (In: MENTZ RIBEIRO, 1999)

A transio dos instrumentos de pedra lascada para os de pedra polida merece uma certa ateno, tendo em vista que alguns dos objetos utilitrios, como o almofariz, a m e a mo-de-m apresentam finalidades vinculadas ao processamento de vegetais (moagem de sementes e gros). Caractersticas como a domesticao de plantas ou prtica de agricultura incipiente na pr-histria esto relacionadas, na arqueologia brasileira, ao processo de sedentarizao dos grupos e produo de objetos cermicos utilitrios.

Analisando a bibliografia disponvel, observamos algumas divergncias de informaes. Dados obtidos de stios arqueolgicos situados em diversas partes do mundo demonstram que no h uma relao direta entre a pedra polida e a domesticao de plantas.
A pedra polida era conhecida por povos da Indonsia e Nova Guin, que desconheciam a domesticao; no Norte da Austrlia havia caadores-recoletores que possuam machados de gume polido datveis de c. 18.000 a.C. (Vilaa, 1988 apud Testart, 1982). Estes seriam to revolucionrios como os agricultores (Vilaa, 1988 apud Testart, 1982). No Prximo Oriente, o polimento da pedra foi reservado, inicialmente, a objetos no utilizveis, de adorno ou de prestgio, como os pendeloques natufenses. E da pedra polida, no depende a agricultura nem a domesticao. (Vilaa, 1988).

Dando continuidade discusso acima iniciada, abordaremos no nosso prximo encontro a produo dos vasilhames de cermicas, pelas populaes pr-histricas sedentrias ou no. Aguardo voc.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

CANTO, Antonio. 2003. Tpicos da Arqueologia. Rio de Janeiro: CBJE. 66 p.

CANTO, Antonio. 1995. Consideraes arqueolgicas sobre o Quaternrio brasileiro. Universidade Federal de Pernambuco. Digitado. 30p.

MENTZ RIBEIRO, Pedro Augusto. 1999. Os mais antigos caadores-coletores do Sul do Brasil. In: TENRIO, M. C. (Org.). Pr-Histria da Terra Brasilis. Rio de Janeiro: UFRJ: 75-88.

PALLESTRINI, L.; CHIARA, P. 1985. A utilizao da pedra pelo homem pr-histrico do sambaqui Z Espinho. In: KNEIP, L.M. (Org.). Coletores e pescadores pr-histricos de Guaratiba, Rio de Janeiro. Rio de Jnaeiro: EDUFF Museu Nacional, Srie livro, 5.P. 143-152.

SILVESTRE, D.; OLIVEIRA, F.F. 1998. The bioscience webring site owned. (trad.) Internet. CANTO, Antonio. 2003. Tpicos da Arqueologia. Rio de Janeiro: CBJE.

SILVESTRE, D.; OLIVEIRA, F.F. 1998. The bioscience webring site owned. (trad.) Internet.

SCHMITZ, P. I. 1999. Caadores-coletores do Brasil Central. In: TENRIO, M. C. (Org.). Pr-Histria da Terra Brasilis. Rio de Janeiro: UFRJ: 89-100. TESTART, A. 1982. Les chasseurs-cuilleurs et lrigene des inegalits. Paris, Socit dEthnologie. VILAA, R. 1988. Pastores e agricultores suas origens. Coimbra, Ediliber Ed., 68p. 66

Fossilizao
Por Rodolfo Alves Pena Graduado em Geografia
O processo de fossilizao resultante da ao de elementos fsicos, qumicos e biolgicos sobre restos orgnicos em decomposio.

Os fsseis so verdadeiras heranas da vida em tempos geologicamente distantes

A fossilizao um processo que dura milhares de anos e que acarreta na formao de artefatos fsseis atravs da ao de agentes qumicos, fsicos e biolgicos, evitando a total decomposio de restos orgnicos de seres vivos. Um fssil todo e qualquer vestgio deixado por algum resto de animal que viveu no passado, seja um dente, um osso ou at a folha de uma rvore ou a marca de uma pegada. Esse processo considerado como raro, pois necessria uma combinao de fatores muito improvveis para que ele ocorra. No entanto, existem inmeras espcies de animais hoje extintos que foram encontrados sob a forma de fsseis. Como acontece a fossilizao? A fossilizao est diretamente ligada sedimentao do solo, por isso s possvel encontrar fsseis em rochas sedimentares. Funciona assim: quando uma espcie morre, o seu corpo passa por um processo de decomposio causado pela ao de fungos e bactrias. Aps esse estgio, o corpo pode ser transportado e soterrado por uma camada de sedimento, que se assenta pela ao da gua ou dos ventos. Essa camada de sedimento solidifica-se e origina um processo denominado por diagnese, que consiste na compactao e cimentao dos sedimentos at que esses se transformem em rochas sedimentares. Ao formar as rochas com os restos de organismos dentro delas, o processo de fossilizao est consolidado.

Quais so os fatores e condies necessrios para a formao de um fssil? a) a cobertura do organismo pela camada de sedimentos deve ser rpida, antes que os micro-organismos decomponham totalmente o corpo; b) os sedimentos que formam a camada superior dos fsseis devem ser finos e, portanto, menos suscetveis aos processos erosivos; c) a temperatura do solo deve ser baixa e com pouco oxignio para dificultar a permanncia de micro-organismos decompositores. Estudar os mistrios em torno dos fsseis de extrema importncia para compreender o passado biolgico da Terra, bem como os processos que ocasionaram a extino de espcies e a evoluo e surgimento de tantas outras.

Vous aimerez peut-être aussi