Vous êtes sur la page 1sur 40

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:47 Pgina 1

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:47 Pgina 2

ENEM/2013

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 3

Cincias Humanas e suas Tecnologias


Questes de 1 a 45

2
Os excertos a seguir foram extrados da coletnea de 100 Textos de Histria Antiga, organizada por Jaime Pinsky (1980). Eu sou o rei que transcende entre os reis. Minhas palavras so escolhidas, Minha inteligncia no tem rival.
(Hamurbi, 1792-1750 a.C., Autopanegrico)

O fundamento do regime democrtico a liberdade. Uma caracterstica da liberdade governar e ser governado por turno. Outra viver como se quer, pois dizem que isto resultado da liberdade, j que prprio do escravo viver como no quer.
(Aristteles, 384-322 a.C., Poltica)

O post acima, retirado do Facebook, diz respeito s recentes manifestaes (2013) pela reduo das tarifas de transportes pblicos. Mas tambm faz referncia a um importante fato que deu um novo rumo histria mundial. Estamos nos referindo a) ao Perodo do Terror, caracterizado pela intensa perseguio aos inimigos da Revoluo, identificados como tais pelo governo jacobino. b) ao Grande Medo, revolta dos camponeses contra a aristocracia francesa, que ainda os submetia ao regime de servido herdado do feudalismo. c) ao final do processo revolucionrio em que a burguesia, a despeito da oposio popular, eliminou os privilgios da nobreza e do clero. d) ao Perodo Napolenico, marcado pela legitimao, no Cdigo Civil, das reivindicaes do campesinato referentes reforma agrria. e) Tomada da Bastilha, marco da adeso popular ao movimento revolucionrio iniciado pelo Terceiro Estado na Assembleia Nacional Constituinte.

A leitura dos textos permite-nos afirmar que a) os fundamentos do poder poltico eram os mesmos para Hamurbi e Aristteles. b) a democracia, segundo Aristteles, impunha o abandono do sistema escravista. c) Hamurbi considerava que o governante deveria ser escolhido entre os mais sbios. d) expressam diferentes concepes sobre as relaes entre governantes e governados. e) a dinastia esclarecida, com doses de despotismo e liberdade, era defendida por ambos.

ENEM/2013

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 4

3
As mes, as filhas, as irms dos representantes da Nao pedem para ser constitudas em Assembleia Nacional. Considerando que a ignorncia, o esquecimento ou o menosprezo dos direitos da mulher so as nicas causas das desgraas pblicas e da corrupo do governo, resolvemos expor, em uma declarao solene, os direitos naturais, inalterveis e sagrados da mulher. Em consequncia, o sexo superior em beleza, como em coragem nos sofrimentos maternais, reconhece e declara, em presena e sob os auspcios do Ser Supremo, os seguintes direitos da mulher e da cidad: Art. 1.o A mulher nasce livre e permanece igual ao homem em direitos. As distines sociais no podem ser fundadas seno sobre a utilidade comum. Art. 2.o A finalidade de toda associao poltica a conservao dos direitos naturais e imprescritveis da mulher e do homem. Estes direitos so: a liberdade, a prosperidade, a segurana e, sobretudo, a resistncia opresso.
(Declarao dos Direitos da Mulher e da Cidad. 1791. Adaptado.)

4
I'm a Good Old Rebel Oh, eu sou um bom e velho rebelde, Agora isso s o que eu sou. No dou a mnima Para esta terra justa da liberdade. Estou contente por ter lutado contra ela, Eu s gostaria que tivssemos vencido. E eu no quero nenhum perdo Para qualquer coisa que eu fiz. Eu odeio a nao ianque E tudo o que fazem. Eu tambm odeio a Declarao da Independncia, Eu odeio a Unio Gloriosa. E eu odeio sua bandeira listrada, Pingando com o nosso sangue. Eu no vou ser reconstrudo; Estou melhor agora do que eles esto.
(Major James Innes Randolph)

Este documento foi encaminhado Assembleia Nacional, durante a Revoluo Francesa, pela escritora Olympe de Gouges. A autora sugeria uma Declarao de Direitos da Mulher e da Cidad que se igualasse Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, aprovada em 1789. A proposta expressava a) o reconhecimento da fragilidade feminina, devendo a Constituio Francesa garantir aes legais e afirmativas que visassem reparar sculos de opresso sobre a mulher. b) a participao das mulheres no processo revolucionrio e a reivindicao de ampliao de seus direitos de cidadania, com o intuito de abolir as diferenas de gnero na Frana. c) a disputa poltica entre jacobinos e girondinos, uma vez que os ltimos defendiam uma radicalizao cada vez maior das conquistas sociais no processo revolucionrio. d) o descontentamento das mulheres francesas com a desigualdade de gnero que as leis de ento asseguravam tanto ao Terceiro Estado como aristocracia. e) uma tendncia recorrente no sculo XVIII, fortemente influenciada pelo liberalismo dos pensadores iluministas, acerca do direito das mulheres igualdade em relao aos homens.

Este poema foi composto por um veterano de uma importante guerra do sculo XIX, a qual deu novos rumos ao pas onde foi travada. Estamos nos referindo a) Guerra Mexicano-Americana, na qual os Estados Unidos, em sua Marcha para Oeste, tomaram do Mxico um imenso territrio, o que gerou entre os vencidos enorme ressentimento. b) Guerra de Secesso, ocorrida nos Estados Unidos, a qual envolveu, de um lado, o Norte industrial, abolicionista e protecionista e, de outro, o Sul agrrio, escravista e livre-cambista. c) Guerra Hispano-Americana, ao trmino da qual os Estados Unidos se apoderaram de Cuba; irrompeu ento na Ilha um levante contra os norte-americanos, o qual resultou na sada dos ocupantes. d) Guerra de Independncia dos Estados Unidos, na qual os sulistas apoiaram a continuidade da dominao britnica sobre as Treze Colnias, o que os indisps irremediavelmente com os nortistas. e) Guerra Civil Norte-Americana, travada de forma intermitente durante todo o sculo XIX, a qual se concluiu com a derrota dos nativos que defendiam suas terras contra os brancos.

ENEM/2013

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 5

5
A motivao mais profunda do naturalismo foi a experincia poltica da gerao de 1848: o fracasso da revoluo, a represso e a ascenso de Lus Napoleo constituram uma torva experincia que obrigou os escritores concentrao nos fatos, ao enfrentamento da realidade, rigorosa objetividade no plano artstico e, no plano tico, solidariedade social e ao ativismo poltico.
(Franklin de Oliveira, Literatura e civilizao. Rio de Janeiro: Difel/INL, 1978, p. 74.)

7
Os judeus eram obrigados a usar uma estrela amarela, tinham que entregar suas bicicletas, ficavam proibidos de andar de bonde e de dirigir automveis. Podiam fazer compras apenas das trs s cinco horas, e em casas que tivessem placa dizendo casa israelita. Os judeus deviam recolher-se s oito da noite, estando proibidos de ir a teatros, cinemas e outros lugares de diverso.
(Anne Frank, Dirio de uma jovem. So Paulo: Editora Mrito S. A., 1958, p. 14, 3 a . edio.)

O sculo XIX, no qual est inserida a gerao a que o texto se refere, teve como um de seus eixos a a) luta pela abolio de resqucios feudais e pelo fortalecimento do capitalismo em formao. b) luta pela igualdade, pela ampliao dos direitos de cidadania e pela sociedade democrtica. c) descoberta da liberdade como valor fundamental da sociedade liberal e dos ideais absolutistas. d) transformao do Estado em importante agente econmico, com prtica da poltica mercantilista. e) vitria das revolues socialistas e a ampliao do confronto entre o capitalismo e o comunismo.

6
A Primeira Guerra Mundial (1914-18) foi responsvel por vrias mudanas sociopolticas que redefiniram o mundo de ento. Sobre esse contexto, assinale a alternativa correta. a) A Rssia, potncia diretamente envolvida no conflito, passou por um processo revolucionrio que a levou adoo do socialismo. b) O Imprio Austro-Hngaro, apesar de derrotado e de perder muitos territrios, conseguiu preservar sua tradicional monarquia dual. c) O Tratado de Versalhes, imposto pelos vencedores principal potncia vencida, respeitou a integridade territorial da Alemanha. d) O Imprio Otomano, que combateu ao lado dos Imprios Centrais, perdeu seus territrios na Europa, mas conservou os pases rabes. e) A Gr-Bretanha, como principal vencedora, emergiu do conflito na condio de maior potncia econmica e militar do planeta.

Esse trecho, extrado do dirio de uma adolescente judia na Holanda ocupada pelos nazistas, a qual morreria no campo de Auschwitz em 1945, revela a) aspectos secundrios da Segunda Guerra Mundial, que se tornam irrelevantes quando confrontados com as dimenses daquela conflagrao. b) situaes recorrentes em todos os pases da Europa que contavam com uma minoria judaica significativa nos planos econmico, social e cultural. c) a preocupao dos alemes com a possibilidade de os judeus virem a assumir o controle da vida poltica, econmica e cultural, em detrimento dos arianos. d) elementos importantes para o entendimento do que foi a poltica do apartheid, praticada contra os judeus aps a Segunda Guerra Mundial. e) a importncia desse registro para se compreenderem as prticas antissemitas adotadas pelos nazistas nos pases ocupados por eles.

ENEM/2013

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 6

Desembarque na Normandia Barsa Consultoria Editorial Ltda.

A foto mostra o desembarque de tropas nas praias da Normandia (Frana), em 6 de junho de 1944 o Dia D. Sobre esse episdio da Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa correta. a) O desembarque na Normandia foi malsucedido, pois os aliados no conseguiram evitar que a Frana casse em poder das foras nazistas. b) O desembarque na Normandia foi uma operao militar desencadeada pelos alemes dentro da ttica conhecida como Blitzkrieg. c) O objetivo das foras anglo-americanas que desembarcaram na Normandia era iniciar a libertao da Frana, ento ocupada pelos alemes. d) Ao desembarcarem na Normandia os anglo-americanos esperavam chegar a Berlim antes dos soviticos, que avanavam a partir do leste. e) O Dia D foi a primeira operao anfbia bem-sucedida da Segunda Guerra Mundial, servindo de modelo para aes semelhantes dos americanos no Pacfico.

(Quino)

A charge est relacionada com a) a prtica dos regimes totalitrios em reprimir quaisquer manifestaes oposicionistas, o que no acontece em outras estruturas polticas. b) a utilizao da represso policial, nos regimes democrticos atuais, contra qualquer tipo de manifestao de massa. c) uma referncia ao passado ditatorial dos pases latino-americanos, sem relao com a realidade atual, baseada na democracia. d) o emprego da fora pelo Estado como meio de reprimir formulaes polticas que se oponham ao establishment. e) a redemocratizao da Amrica Latina, num contexto em que a represso do Estado se volta para o combate ao crime organizado.

10
Quando foi criada, a expresso Terceiro Mundo vinculava-se a) situao dos pases africanos aps a independncia, envolvidos em graves problemas estruturais e conjunturais.

ENEM/2013

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 14:16 Pgina 7

b) diviso internacional do trabalho, surgida com a Revoluo Industrial, entre reas perifricas e centros dinmicos do capitalismo. c) descolonizao que antecedeu a Segunda Guerra Mundial, dando origem, na ONU, a um bloco neutralista. d) poltica financeira do FMI, voltada para propiciar ajuda financeira aos pases subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. e) Guerra Fria, pois designava os pases no alinhados com nenhuma das duas superpotncias ento em confronto.

11

Com base na tira e na anlise do impacto das novas tecnologias nas sociedades contemporneas, possvel inferir que a) o censo de urgncia do homem contemporneo, instigado pelo progresso da tecnologia, tem contribudo para formar sociedades mais solidrias. b) a diminuio das horas de trabalho, propiciada por uma tecnologia avanada, tem induzido os trabalhadores a se aperfeioarem intelectualmente. c) os espaos urbanos evoluram, permitindo sociedade que neles habita conviver harmoniosamente com os ritmos do corpo e da Natureza. d) o consumismo, decorrente da oferta crescente de produtos tecnologicamente avanados, tornou o ser humano mais introspectivo. e) o tempo histrico acelerou-se em funo de mudanas econmicas, sociais e culturais que se sucedem de forma cada vez mais rpida.

12
As guerras continuam presentes e frequentes no mundo contemporneo. O etnocentrismo resiste e o fanatismo separa comunidades e culturas, provocando tenses. A partir de 2011, em certos pases do Oriente Mdio, a) ditaduras tradicionais foram derrubadas e substitudas por prticas democrticas, atualmente em vias de consolidao. b) a interveno militar da Unio Europeia levou rpida queda de ditaduras aparentemente inabalveis, na Lbia e no Egito. c) acirrou-se a luta contra o autoritarismo dos governos, dando origem a sonhos de liberdade ainda no concretizados. d) o fundamentalismo islmico, principal sustentculo das ditaduras da regio, perdeu influncia quando elas foram depostas. e) o esgotamento das ditaduras locais fez com que elas cassem sem resistncia diante das foras oposicionistas.

(Letcia Oliveira, Alexandre Alves. Conexes com a Histria. So Paulo: Moderna, 2010. Vol. 3, p. 311.)

ENEM/2013

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 8

13
A Pr-Histria do Brasil compreende uma crescente diversificao lingustica, cultural e tnica, que acompanhou o crescimento demogrfico dos primeiros grupos chegados regio, constitudos de poucas pessoas, mas que dariam origem aos milhes de habitantes existentes na poca da chegada da frota de Cabral. Esse processo no foi nico, mas incluiu muitos outros, distintos em suas continuidades e descontinuidades, tantas quantas foram as etnias formadas nesses longos milhares de anos de presena humana nas Amricas.
(Pedro Paulo Funari; Francisco Silva Noeli. Pr-Histria do Brasil, 2002. Adaptado)

Assinale a alternativa que apresenta um desses obstculos enfrentados pelos portugueses para implantar a escravido indgena na colnia. a) A baixa produtividade do trabalho indgena. b) A no adaptao dos ndios ao sedentarismo da agricultura. c) A preguia do ndio, que o incapacitava para o trabalho. d) A proteo dispensada aos ndios pelos bandeirantes. e) A resistncia dos prprios ndios escravizao.

15
Na primeira carta, disse a V. Revma. a grande perseguio que padecem os ndios, pela cobia dos portugueses em os cativarem. Nada h de dizer de novo, seno que ainda continua a mesma cobia e perseguio, a qual cresceu ainda mais. No ano de 1649, partiram os moradores de So Paulo para o serto, em demanda de uma nao de ndios distantes daquela capitania muitas lguas pela terra adentro, com a inteno de os arrancarem de suas terras e os trazerem s de So Paulo, e a se servirem deles como costumam.
(Pe. Antnio Vieira, Carta ao padre provincial, 1653. Maranho.)

Considerando o texto, correto afirmar que a) as populaes indgenas brasileiras, pela perspectiva lingustica, tnica e cultural, diversificaram-se formando sociedades distintas. b) uma nica leva migratria humana chegou Amrica h milhares de anos e dela descendem as populaes indgenas brasileiras atuais. c) a concepo dos autores em relao Pr-Histria do Brasil sustenta-se na ideia da construo de uma experincia evolutiva linear. d) os autores descrevem o processo pr-histrico dos indgenas brasileiros como uma trajetria fundada na ideia de progresso cultural crescente. e) as populaes indgenas, na poca da chegada de Cabral, encontravam-se em um estgio evolutivo comparvel Pr-Histria Europeia.

14
Desde os primrdios da colonizao portuguesa, o desenvolvimento da escravido indgena, entendida como instituio minimamente estvel, foi limitado por diversos obstculos.
(J. Monteiro, Negros da terra: ndios e bandeirantes nas origens de

So Paulo. So Paulo: Companhia das Letras,1994. p. 130. Adaptado.)

Esse documento do Padre Antnio Vieira revela a) que tanto o Padre Vieira como os demais jesutas eram contrrios escravizao dos indgenas e dos africanos, posio que provocou conflitos constantes com o governo portugus. b) um dos momentos cruciais da crise entre o governo portugus e a Companhia de Jesus, que culminou com a expulso dos jesutas de Portugal e de todas as suas colnias. c) que o ponto fundamental dos confrontos entre os padres jesutas e os colonos referia-se escravizao dos indgenas e, em especial, forma de atuar dos bandeirantes. d) um episdio isolado da ao do Padre Vieira na luta contra a escravizao indgena no estado do Maranho, no qual se recorria atuao dos bandeirantes para capturar os nativos. e) que os padres jesutas, em sua oposio ao dos colonos paulistas, contavam com o apoio do governo portugus na luta contra a escravizao dos indgenas.

ENEM/2013

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 9

16
Os africanos no escravizavam africanos, nem se reconheciam ento como africanos. Eles se viam como membros de uma aldeia, de um conjunto de aldeias, de um reino e de um grupo que falava a mesma lngua, tinha os mesmos costumes e adorava os mesmos deuses. Quando um chefe entregava a um navio europeu um grupo de cativos, no estava vendendo africanos nem negros, mas uma gente que, por ser considerada por ele inimiga e brbara, podia ser escravizada. () O comrcio transocenico fazia parte de um processo de integrao econmica do Atlntico, que envolvia a produo e a comercializao, em grande escala, de acar, algodo, tabaco, caf e outros bens tropicais, um processo no qual a Europa entrava com o capital, as Amricas com a terra e a frica com o trabalho, isto , com a mo de obra cativa.
(Alberto da Costa e Silva, A frica explicada aos meus filhos, 2008. Adaptado.)

17
Praticada em 150 pases por, como arriscam alguns, mais de 10 milhes de pessoas, a forma de luta desenvolvida pelos escravos brasileiros vai, enfim, receber do Estado uma reparao histrica, segundo o Ministrio da Cultura. O governo j iniciou as conversaes para montar um projeto de resgate, estudo e dimensionamento da capoeira, iniciativa que pode culminar em um pedido para que a luta seja considerada patrimnio cultural da Humanidade.
o 12, p. 08. Adaptado.) (Revista Nossa Histria, out. 2004, n.

Ao caracterizar a escravido na frica e a venda de escravos por africanos para europeus, nos sculos XVI a XIX, o texto a) reconhece que a escravido era uma instituio presente em todo o planeta e que a diferenciao entre homens livres e escravos era definida pelas caractersticas raciais dos indivduos. b) critica a interferncia europeia nas disputas internas do continente africano e evidencia a rejeio do comrcio escravagista pelos lderes dos reinos e aldeias ento existentes na frica. c) analisa o trfico negreiro a partir da constatao da heterogeneidade do continente africano e de suas populaes, tornando a escravizao de nativos por outros nativos culturalmente explicvel. d) afirma que a presena europeia na frica e na Amrica provocou profundas mudanas nas relaes entre os povos nativos desses continentes, permitindo maior integrao e colaborao entre eles. e) considera que os nicos responsveis pela escravizao de africanos foram os prprios africanos, que aproveitaram as disputas tribais para obter ganhos, vendendo seus compatriotas.

A partir das informaes acima sobre a capoeira, podemos afirmar que a) constitui uma manifestao cultural do passado que ganha reconhecimento no presente. b) h muito deixou de ser praticada, apesar do seu valor como patrimnio histrico. c) j foi uma forma de resistncia dos escravos, atualmente olvidada pelas autoridades. d) atualmente pouco valorizada pela populao, pois est associada ideia de marginalidade. e) a capoeira permanece ainda hoje restrita ao nicho cultural dos afrodescendentes.

18
Prximo da igreja dedicada a So Gonalo, nos deparamos com uma impressionante multido que danava ao som de suas violas. To logo viram o vice-rei, cercaram-no e o obrigaram a danar e pular, exerccio violento e pouco apropriado tanto para sua idade quanto posio. Tivemos ns mesmos que entrar na dana, por bem ou por mal, e no deixou de ser interessante ver

ENEM/2013

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 14:16 Pgina 10

numa igreja padres, mulheres, frades, cavalheiros e escravos a danar e pular misturados, e a gritar a plenos pulmes Viva So Gonalo do Amarante!.
(Le Gentil Barbinais, Noveau voyage autour du monde. Apud J. R Tinhoro, As festas no Brasil Colonial. So Paulo: Ed. 34, 2000. Adaptado.)

c) cabe ao povo determinar as regras sob as quais ser governado, podendo derrubar quem as desrespeitarem. d) todos os homens tm direitos e deveres, os quais podem variar de acordo com a origem social de cada um. e) os governantes eleitos pelo povo podem modificar as regras sob as quais ele deva ser dirigido.

O viajante francs, ao descrever suas impresses sobre uma festa ocorrida em Salvador, em 1717, demonstra dificuldade em entend-la, porque, como outras manifestaes religiosas do Perodo Colonial, ela a) obedecia aos preceitos advindos da hierarquia catlica romana. b) mostrava a submisso do povo autoridade constituda. c) denotava o pertencimento dos padres s camadas populares. d) evidenciava um sentido comunitrio de partilha da devoo. e) acentuava as diferenas sociais entre escravos e senhores.

20
Todo o trabalho realizado pelos pretos; toda a riqueza adquirida por mos negras, porque o brasileiro no trabalha e, quando pobre, prefere viver como parasita em casa dos parentes ou de amigos ricos, em vez de procurar ocupao honesta.
(Ina von Binzer, Alegrias e tristezas de uma

educadora alem no Brasil, 1887.)

19
So verdades incontestveis para ns que todos os homens nascem iguais; que o Criador lhes conferiu certos direitos inalienveis, entre os quais o direito vida, liberdade e busca da felicidade; que, para assegurar esses direitos, se constituram entre os homens governos cujos poderes emanam do consentimento dos governados; que, sempre que qualquer forma de governo tenda a destruir esses fins, assiste ao povo o direito de mud-la ou aboli-la, instituindo um novo governo cujos princpios bsicos e organizao de poderes obedeam s normas que lhes paream mais prprias para promover a segurana e a felicidade gerais.
(Declarao de Independncia dos Estados Unidos da Amrica, 1776.)

Segundo a viso da educadora alem, a sociedade brasileira, no final do sculo XIX, caracterizava-se pela a) grande generosidade dos brasileiros brancos ricos, que protegiam os mais pobres de sua prpria raa. b) desqualificao das atividades manuais e braais, consideradas contrrias ao prprio conceito de liberdade. c) desigualdade social e econmica, ainda que houvesse mecanismos institucionais de distribuio de renda. d) predominncia de famlias com poucos membros, ainda que procurassem conservar seu carter patriarcal. e) presena do trabalho assalariado ao lado do escravismo, o que favorecia a reduo das distines sociais.

De acordo com o texto, a) a forma de governo estabelecida pelo povo deve ser preservada a qualquer preo, inclusive pela fora. b) o reconhecimento dos direitos naturais independe da forma, dos princpios e da organizao do governo.

10

ENEM/2013

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 11

21
A cafeicultura alcanou a provncia de So Paulo, adentrando a regio do Vale do Paraba paulista. Cidades como Bananal e Areias tornaram-se, aps a dcada de 1850, as mais ricas vilas da provncia. Na Fazenda Resgate (em Bananal), cuja sede est preservada ainda hoje, havia 21 quartos, dos quais 5 eram alcovas onde as moas dormiam vigiadas pelos pais. Sua sala de visitas era adornada em estilo rococ. Pertencente ao baro de Aguiar Vallim, a Resgate chegou a colher 1% do caf produzido no Pas.
(Angela Pimenta, P na memria. Revista Veja, 24/04/1996, edio 1441, p. 122-125. Adaptado.)

22

Com base no texto e em outros conhecimentos sobre o assunto, analise as afirmaes a seguir. I. A Fazenda Resgate um patrimnio histrico representativo do perodo em que a cafeicultura constitua a grande riqueza da regio. A decadncia da Fazenda Resgate relaciona-se com o descaso do poder pblico com o patrimnio cultural nacional.

II.

(Angelo Agostini. In: Carlos Eugnio Marcondes de Moura, A travessia

III. Localizada no Vale do Paraba, a Fazenda Resgate e seu proprietrio podem ser considerados smbolos da elite agrria do Brasil Imprio. IV. Sem a produo cafeeira da Fazenda Resgate, a economia brasileira do Segundo Reinado teria entrado em colapso. Assinale a alternativa correta. a) Apenas as afirmaes I e II so corretas. b) Apenas as afirmaes I e III so corretas. c) Apenas as afirmaes I e IV so corretas. d) Apenas as afirmaes II e III so corretas. e) Apenas as afirmaes III e IV so corretas.

da Calunga Grande. So Paulo: Edusp, 2000, p. 596.)

O dia 7 de setembro uma das datas mais importantes da Histria Brasileira, pois comemora a Independncia do Brasil. Na charge publicada pelo ilustrador e jornalista Angelo Agostini, no sculo XIX, em aluso celebrao da Independncia, o autor a) exalta a fraternidade racial dos brasileiros durante o Imprio. b) ressalta a proteo dispensada pelo Estado Imperial a indgenas e africanos. c) menospreza o papel de indgenas e africanos na formao da Nao. d) refere-se aos limites dessa libertao para escravos e indgenas. e) exalta a proteo dada pelo governo imperial aos indgenas e negros.

ENEM/2013

11

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 12

23
A transposio do Rio So Francisco, uma das obras de grande porte que mais tem criado polmica no Brasil nos ltimos anos, abrange a rea identificada abaixo:

a) I e II, apenas. c) III e IV, apenas. e) II e IV, apenas.

b) II e III, apenas. d) I e III, apenas.

24
Notcias de maio de 2013 davam conta que, mais uma vez, grupos indgenas haviam invadido as obras da usina de Belo Monte, interrompendo as obras. Tal fato j havia ocorrido em outras ocasies. A grande polmica envolvida nessas invases diz respeito a) luta dos grupos indgenas para que a obra seja rapidamente concluda, pois a energia beneficiaria suas habitaes. b) tentativa de os ndios chamarem a ateno para suas ms condies de vida. c) tentativa dos ndios em fazer com que a companhia construtora ressara-os pela ocupao de suas terras. d) ao protesto indgena, pois a construo da barragem inundar reas contguas s suas aldeias, alagando florestas, deslocando a tribo e prejudicando a caa. e) concluso, por parte dos ndios, de que o uso da energia termoeltrica base de leo diesel mais atraente do ponto de vista ambiental.

A seguir apresenta-se o pluviograma da cidade de Petrolina, nas proximidades da rea da captao, identificada no mapa com o nmero (1).
350 Petrolina (PE) 36 32 28 24 20 16 12 8 4 0 300 250 200 150 100 50 0 J F M A M J J A S O N D

Precipitao (mm)

(Climatologia, Ed. Oficina de Textos.)

Entre as polmicas que podem ser discutidas, a partir do mapa e do pluviograma, esto corretas: I. A regio por onde corre o Rio So Francisco supermida, o que permite a retirada de gua de seu leito sem maiores prejuzos ao meio ambiente.

Temperatura (C)

II. Mesmo com o clima supermido, a retirada de volumes considerveis do Rio So Francisco pode prejudicar a pesca, a navegabilidade e a produo de energia eltrica. III. Devido ao reduzido volume de chuvas que se precipita na regio, autoridades federais acreditam que a retirada de gua do rio possvel, permitindo a transposio. IV. Os eixos para retirada de guas do Rio So Francisco permitiro a irrigao de quatro estados da poro setentrional do Nordeste, mitigando o impacto das secas.

25
A respeito da segunda formao vegetal mais extensa do Brasil, assinale a alternativa correta: a) A Mata Tropical Atlntica foi destruda pela expanso cafeeira durante o sculo XIX. b) O Cerrado vem sendo alterado, primeiramente pela criao de gado e, posteriormente, pela agricultura mecanizada de gros, como a soja. c) A Caatinga foi destruda pela seca que se vem perpetuando desde 2007 e que no ceder at o fim do aquecimento global.

12

ENEM/2013

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 13

d) A Mata dos Pinhais foi totalmente destruda quando da ocupao da Regio Sul pelos imigrantes europeus no portugueses, que retiraram as araucrias para a exportao. e) Os Campos do Sul foram totalmente consumidos pela intensa criao de gado que se estabeleceu a partir do sculo XVII.

27
Segue abaixo um grfico que deve ser analisado com cuidado:

26
Seguem abaixo dois pluviogramas:

400 350 300 250 200 150 100 50 0

Aracaju (SE) 28 24 20 16 12 8 4 0

Precipitao (mm)

Temperatura (C)

Variao da temperatura no Hemisfrio Norte no ltimo milnio. A variao ano a ano (linha cinza-escuro) e de 50 anos (linha preta) da temperatura mdia da superfcie no Hemisfrio Norte para os ltimos 1 000 anos foi construda a partir de dados histricos e registros de temperatura. A regio cinza representa 95% de intervalo de confiana. provvel que a dcada de 1990 e o ano de 1998 tenham sido o perodo mais quente do milnio.
(Climatologia, Ed. Oficina de Textos.)

Sua comparao leva a concluir que a) o volume total de chuvas de Aracaju e Boa Vista so bastante prximos. b) o vero das duas localidades acontece no comeo/fim de ano. c) o volume total de chuvas de Boa Vista a metade do observado em Aracaju. d) as temperaturas mdias de Aracaju so 4C mais elevadas que as observadas em Boa Vista. e) os dois climas possuem estaes de chuvas semelhantes durante o inverno.

Sua anlise permite concluir que: a) A variao de temperatura permaneceu inalterada ao longo do perodo analisado, em funo da estabilidade inerente ao clima da Terra no perodo Eoceno. b) Para fins de anlise, o perodo de maior confiabilidade est contido entre os anos 1000 e 1400. c) As anlises sempre se basearam em dados obtidos a partir de registros histricos, em termmetros. d) Ao longo do perodo, os valores de diferena de temperatura em relao s mdias sempre foram negativas. e) Nos ltimos 200 anos, fatores como o aquecimento global parecem exercer interferncia no comportamento da temperatura.

ENEM/2013

13

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 14

28
Quanto ao fenmeno esquematizado abaixo, possvel afirmar:
Frente quente Frente fria

Ar frio

Ar quente

Ar fresco

Cunha

(Climatologia, Ed. De Textos.)

a) No ocorre no Brasil devido ao clima tropical constantemente quente. b) bastante observvel na Amaznia oriental, pois o calor causa a formao de correntes de ar ascendentes. c) uma das explicaes para as secas do Serto do Nordeste. d) o responsvel pela atuao do vento Minuano no Sul do Pas. e) Pode provocar nebulosidade e chuvas; muito comum na Regio Sudeste do Brasil no vero.

(Folha de S.Paulo, 3/3/2013.)

Analise as assertivas: I. O crescimento dos ndices de Porto Velho permanentemente contnuo, o que torna essa capital a de maior melhoria socioeconmica do Pas. II. Um dos indicadores positivos de Rondnia o PIB per capita, o maior do Pas. III. Obras de infraestrutura, como as usinas de Santo Antnio e Jirau, tambm colaboram, indiretamente, para a gerao de emprego em Porto Velho. IV. Apesar dos visveis benefcios que as usinas de Santo Antnio e Jirau podem trazer para a regio, sobre elas repousam crticas relacionadas a possveis prejuzos ambientais. A anlise dos ndices e os seus conhecimentos sobre a situao socioeconmica do Brasil permitem afirmar que esto corretas apenas as assertivas: a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e IV. e) II e IV.

29
O grfico a seguir mostra a evoluo de alguns dos ndices socioeconmicos da cidade de Porto Velho, capital de Rondnia:

14

ENEM/2013

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 15

30
A taxa de alfabetizao e a taxa de mortalidade infantil so alguns dos dados estatsticos mais utilizados para analisar os indicadores sociais de uma regio. Seguem abaixo esses dados para o Brasil:

31
As secas constituem uma situao climtica recorrente no Nordeste do Brasil. O mapa abaixo mostra a situao em maio de 2013 dos estados mais atingidos pela seca:

(Folha de S.Paulo, 5/5/2013.) (O Estado de S. Paulo, 24/2/2013.)

A anlise geral dos dados permite concluir que: a) A situao do analfabetismo vem melhorando no Brasil, com destaque para sua diminuio na Regio Nordeste. b) A taxa de mortalidade infantil mantm-se inalterada no Brasil, constituindo o nico ndice a no apresentar melhorias, comprometendo o futuro do Pas. c) A Regio Sul j eliminou completamente o analfabetismo. d) Com o envelhecimento da populao, elimina-se a necessidade de matricular novos alunos nos sistemas de ensino. e) As redues dos ndices referidos ocorrem atravs de um processo natural, o envelhecimento da populao, tornando desnecessria a aplicao de polticas afirmativas.

Pode-se concluir que a) alguns estados da Regio Nordeste no so atingidos pela seca, como o caso do Maranho, por causa de sua posio prxima Amaznia mida. b) o Polgono das Secas um espao geogrfico que se limita apenas Regio Nordeste do Brasil. c) a seca atinge principalmente os estados meridionais da Regio Nordeste, aqueles atravessados pelo vale mdio do Rio So Francisco, a rea mais seca do Serto. d) a seca um fenmeno que atinge principalmente a sub-regio do Serto, mas pode tambm se estender ao Agreste e ao Meio Norte. e) os estados setentrionais da Regio Nordeste so os menos atingidos pela seca, devido ao da massa equatorial atlntica, mida, que banha a costa norte desses estados.

ENEM/2013

15

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 16

32
Assunto sempre discutido dentro da federao brasileira, a representatividade dos estados sempre causa polmica. Recentemente passou por mudanas, que podem ser observadas no quadro abaixo:

d) Devido ao contnuo processo emigratrio, a Regio Nordeste tende a reduzir constantemente seu nmero de deputados. e) Em funo de sua importncia econmica, a Regio Sudeste viu acrescido seu nmero de representantes.

Perdas e ganhos Estados que deixaro de ter um deputado: Alagoas. Bancada atual: 9 Esprito Santo. Bancada atual: 10 Pernambuco. Bancada atual: 25 Paran. Bancada atual: 30 Rio de Janeiro. Bancada atual: 46 Rio Grande do Sul. Bancada atual: 31

33
Leia o texto abaixo:

Quem diria que a So Paulo rida e cinza tem uma grande histria sobre um rio. Uma no, 300 histrias de rio, segundo o gelogo Luiz de Campos Jr., 51, que coordena o projeto Rios e Ruas. Segundo ele, esses cursos de gua tm 3.500 km de extenso. No se anda mais de 200 metros na cidade sem passar por um desses cursos, diz Campos. Vamos contar a histria de um rio que tem nome de pssaro: o Saracura. Ele nasce escondido, atrs da avenida Paulista, e escorre pela avenida Nove de Julho, depois segue pelo Vale do Anhangaba, at chegar ao Rio Tamanduate, ao lado do Mercado Municipal. Para v-lo, somente seguindo as pistas que restaram sob prdios e rodovias. So as galerias pluviais, os bueiros e os fundos de vale que trazem essas evidncias. Na pequena rua sem sada Garcia Fernandes, atrs do hotel Maksoud, impera outro clima. Menos luz, umidade latente e temperatura amena indicam que ali nasce o Saracura. A gua conduzida at uma galeria pluvial e segue assim at chegar ao Tamanduate. o que acontece com 99% desses cursos de gua.
(Folha de S.Paulo, 17/3/2013.)

Estados que perdem duas vagas: Paraba. Bancada atual: 12 Piau. Bancada atual: 10 Estados que ganham uma vaga: Amazonas. Bancada atual: 8 Santa Catarina. Bancada atual: 16 Estados que ganham duas vagas: Cear. Bancada atual: 22 Minas Gerais. Bancada atual: 53 Estado que ganha quatro vagas: Par. Bancada atual: 17
(O Estado de S. Paulo, 10/4/2013.)

Pelo que se conhece a respeito da representatividade no Brasil e tambm com base nas informaes divulgadas, possvel afirmar: a) O estado do Par estar super-representado no Congresso Nacional, constituindo uma das maiores bancadas de deputados. b) O estado de So Paulo, que no ganhou nem perdeu vagas, ainda possui a maior bancada de deputados do Brasil. c) Por ser a regio de maior espao territorial do Pas, a Regio Norte aquela que possui o maior nmero de deputados, o que justifica o aumento de seu nmero de representantes.

Refletindo a respeito do texto, conclui-se que a) a impermeabilizao das cidades altera profundamente a paisagem urbana. b) a canalizao de crregos pode evitar as enchentes urbanas. c) uma rede fluvial saudvel, ou seja, gua sem poluio, s vivel nas reas rurais. d) no pode haver rede fluvial nos grandes centros urbanos. e) a canalizao dos crregos urbanos ajuda a reduzir os volumes de chuva.

16

ENEM/2013

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 17

34
Os meses de incio de ano so aqueles mais problemticos para a Regio Sudeste. A regio atingida por elevados volumes de chuva, que desencadeiam uma srie de fatos. Observe o esquema abaixo:

(Folha de S.Paulo, 19/3/2013.)

A observao do diagrama mostra que: a) O excessivo volume de chuvas apresenta apenas carter local. b) A dinmica atmosfrica continental est envolvida no processo. c) As condies ambientais gerais mantm-se estveis mesmo no vero. d) Durante o vero, apenas as massas de ar quentes participam do processo de precipitao. e) A massa polar atlntica a nica responsvel pelas chuvas de vero.

35
Atente para o texto sobre a questo do aquecimento atmosfrico:

De acordo com o Centro Nacional de Dados Climticos dos Estados Unidos (NCDC), o ano de 2012 foi o mais quente j registrado naquele pas. O recorde anterior era de 1998 e foi batido por pouco mais de 0,5C, valor considerado altssimo pelos cientistas. Pesquisadores afirmaram que variaes naturais provavelmente influram no calor e na seca que o pas enfrentou no decorrer de 2012, mas apontam esses fatores tambm como consequncias do aquecimento global causado pelo lanamento na atmosfera de gases do efeito estufa.
o 48, Ed. Escala Educacional.) (Revista Geografia, n.

possvel dizer que a) os EUA nunca haviam encarado um ano to quente ao longo da sua histria at 2012. b) a diferena de apenas 0,5C pode ser desprezada, j que, em termos de calorias, uma quantidade de energia consideravelmente pequena. c) esse excessivo calor teria sido provocado apenas por fatores naturais. d) apenas as atividades antrpicas so capazes de promover tais alteraes. e) a alterao climtica observada nos EUA se limitou apenas ao aumento da temperatura.

ENEM/2013

17

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 15:14 Pgina 18

IV. So Paulo o estado com menor ndice de desperdcio e de perdas de faturamento, j que possui a rede de fornecimento mais bem organizada. Esto corretas apenas: a) I e II. b) II e III. c) II e IV.

36

d) III. e) III e IV.

No dia 22 de maro de cada ano tem-se comemorado o Dia da gua. Essa substncia crucial para a vida tornou-se um motivo de preocupao mundial. O Brasil possui cerca de 12% da gua doce disponvel na superfcie terrestre. A respeito do desperdcio da gua no Pas, foi confeccionado o seguinte cartograma:

Figura para as questes de 37 a 39.

(Revista The Economist, 18 a 24 de maio de 2013.)

(Tabloide Metronews, 22/3/2013.)

Com relao ao desperdcio de gua no Brasil, julgue as assertivas abaixo: I. Devido ao elevado consumo, os estados do Centro-Sul do Pas so aqueles que mais desperdiam gua.

37
A respeito dos elementos envolvidos na charge, analise as assertivas: I. A charge evidencia a boa atuao da Unio Europeia frente crise desencadeada a partir de 2011.

II. O desperdcio de gua do Nordeste do Brasil o menor entre os estados do Pas, mostrando a valorizao que se d gua numa regio de carncia da substncia. III. Por causa de sua rede de fornecimento pouco estruturada, os desperdcios e perdas de faturamento so elevadssimos na Amaznia brasileira.

II. A charge deixa claro que a Unio Europeia um fracasso diante da necessidade de enfrentar qualquer recesso. III. A sequncia de figuras mostra que os europeus apresentam srias dificuldades para enfrentar recesses (como a atual), enganados que foram, na viso do autor,

18

ENEM/2013

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 19

pela criao de uma unio econmica que no satisfaz plenamente as necessidades dos pases-membros. IV. impossvel estabelecer uma aliana de pases europeus sob qualquer forma, dada falta de unio entre eles, principalmente quando se deseja criar uma moeda comum, como o Euro. Esto corretas apenas: a) I. b) I e II. d) IV. e) III e IV.

c) III.

40
A crise cipriota suscita preocupaes principalmente na Rssia. Leia a seguir parte do texto escrito pelo ex-ministro das finanas da Rssia sobre o assunto:

38

Ainda nos idos de 1998, o governo russo declarou ser necessrio acabar com o paraso fiscal do Chipre. A afirmao surpreendeu os lderes cipriotas, j que significava a perda de metade do seu volume de negcios. Mas o presidente do Chipre convenceu Boris Iltsin a no proibir seus cidados de enviar divisas ao pas. Ento, o Chipre era considerado um aliado geopoltico da Rssia, e os pases mantinham fortes relaes bilaterais. Em 2004, no entanto, a ilha entrou para a Unio Europeia e, quatro anos depois, para a zona do euro. Mesmo assim, o Chipre ainda no conseguiu decidir seu destino.
(Gazeta Russa, 8/5/2013.)

Na charge, a fala the light poderia ser seguida por: a) We ought to watch out for dark tunnels. b) We shall never trespass strange territory. c) The way out is right ahead of us. d) Wed better go back to the light. e) Wed rather stay right here.

39
We may conclude from the comic strip that a) recession and debt are part of the project. b) a riot is being organized by the European countries. c) only western European countries are allowed in the group. d) bowling fans may join the project. e) debt and recession may jeopardize the European project.

Pode-se concluir que: a) O Chipre chegou a pertencer URSS. b) O Chipre inscreveu-se na CEI, Comunidade dos Estados Independentes, permitindo a livre circulao de dinheiro da Rssia, tambm membro da CEI. c) Ao entrar na Unio Europeia, o Chipre abandonou a CEI. d) O Chipre tornou-se um paraso fiscal para o dinheiro russo. e) Boris Iltsin, ex-presidente da Rssia, cortou relaes diplomticas com o Chipre.

ENEM/2013

19

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 20

41
Notcias de 2013 do conta de que o governo brasileiro volta a encontrar dificuldades para controlar o processo inflacionrio. E um dos deflagradores da inflao tem sido o aumento elevado do preo do tomate. Sua produo caiu no Brasil, aumentando a procura, ao mesmo tempo em que a oferta do produto era pequena. Curiosamente descobriu-se que o Brasil importa o produto da... China! Observe o diagrama informativo:

42
Dentro da viso global da economia mundial, analise a charge abaixo e assinale a alternativa correta.

(Le Monde Diplomatique, maio de 2013.) (Folha de S.Paulo, 9/4/2013.)

A questo do molho envolve a) a importao do tomate in natura. b) a compra do produto de um pas prximo ao Brasil, barateando o custo de transporte. c) o cultivo do produto em uma regio chinesa de climas midos, bastante favorveis elevada produtividade. d) a produo de molho na proximidade dos centros consumidores de So Paulo e Rio de Janeiro. e) o fato de que a China tambm , surpreendentemente, um exportador de produtos agrcolas.

a) Chineses e estadunidenses mantm segredos exclusivos quando se trata do desenvolvimento tecnolgico de arsenais nucleares. b) Muitas vezes os pases compartilham tecnologia at mesmo em setores sensveis, como o caso da tecnologia militar nuclear. c) Em razo de seu maior atraso tecnolgico, a China compra msseis nucleares dos EUA. d) A China o maior fabricante mundial de armas nucleares, tendo como cliente o setor militar dos EUA. e) Os EUA esto vendendo para a China todo o seu armamento nuclear que tecnologicamente ultrapassado.

20

ENEM/2013

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 21

43
Criada em 2012, a Aliana do Pacfico tem mostrado seu crescimento, quando comparada com outros pases da Amrica Latina: Crescimento do PIB, em %

44
No cartograma abaixo, o autor mostra a construo do que ele denominou Talude sovitico (que ele chama de Rssia) durante a Guerra Fria na Europa.

(Folha de S.Paulo, 27/5/2013.)

Estabelecendo comparaes entre os membros da Aliana do Pacfico e outras organizaes americanas, como o Mercosul, Nafta e Alba, conclui-se que: a) O Mercosul a organizao mais rica, levando-se em conta a somatria dos PIB, em relao Aliana do Pacfico e ao Nafta. b) Estabelecendo-se uma mdia dos trs anos apresentados, nota-se um crescimento mdio maior entre os membros da Aliana do Pacfico do que entre os do Mercosul. c) A maior taxa de crescimento observada no perodo cabe a um membro da Aliana do Pacfico. d) A maior estabilidade mdia de crescimento no perodo de trs anos analisado pertence ao Peru. e) A maior mdia de crescimento do perodo foi a do Uruguai.

(Atlas das Relaes Internacionais, Ed. Pltano.)

ENEM/2013

21

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 22

Com base nos seus conhecimentos e na anlise do cartograma, possvel concluir que a) Letnia, Estnia e Litunia no faziam parte da antiga URSS. b) a antiga Checoslovquia anexou territrios da Ucrnia. c) a Iugoslvia e a Albnia faziam parte do Pacto de Varsvia. d) a Alemanha manteve, ao final da Segunda Guerra Mundial, seu espao original. e) todos os pases do Pacto de Varsvia foram aliados da antiga URSS durante a Segunda Guerra Mundial.

45
Tm surgido no Reino Unido, nesses primeiros meses de 2013, declaraes de lderes britnicos, incluindo o primeiro ministro, de que o pas pretende revisar a permanncia do pas na Unio Europeia. A justificativa apresentada pelos britnicos para adotar tal postura se relaciona a) ao fato de que o Reino Unido, por se localizar num arquiplago, no pertence Europa. b) ao prejuzo econmico que o Reino Unido sofre por ter de vender todos os seus produtos, obrigatoriamente, aos membros da Unio. c) ao destino que os britnicos daro s suas exportaes: exclusivamente a China, pas que mais comercia com o Reino Unido. d) ao desinteresse que o mercado da Unio demonstra pelos produtos britnicos. e) a problemas polticos que geraram certas incompatibilidades de interesse. A Unio pretende regulamentar o funcionamento da Bolsa de Valores de Londres, o que no visto com bons olhos pelos britnicos.

22

ENEM/2013

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 23

Cincias da Natureza e suas Tecnologias


Questes de 46 a 90

46
(USF-SP) Muito se falou sobre o fato de, no ano de 2012, ter se completado 10 anos da queda das torres gmeas em New York, num ataque terrorista que nem os mais criativos diretores da indstria do cinema seriam capazes de imaginar. Foram dois avies que colidiram nos edifcios num intervalo de tempo de 15 minutos.

47
(VUNESP IFSP) Para poder pintar o alto de uma parede, um pintor apoia uma escada no cho e na parede como mostra a figura. A escada homognea e tem sua massa uniformemente distribuda ao longo de sua extenso.

Considerando-se que exista atrito entre a escada e o solo e desprezando-se o atrito entre a escada e a parede, a figura que melhor representa as foras Peso da escada, Normais aplicadas pela parede e pelo piso e Atrito aplicado pelo piso sobre a escada quando ela est em repouso em relao ao piso na posio indicada na figura, sem o pintor sobre ela, a indicada pela alternativa:

(Disponvel em: <fotosimagens.net> Acesso em: 10 out. 2011)

O primeiro deles, um Boeing 767-223, que capaz de apresentar na decolagem uma massa de 180 toneladas, apresentava uma velocidade escalar aproximada de 720km/h no momento do impacto e num intervalo de tempo de 1,5s foi desacelerado at parar completamente e se alojar no edifcio. Supondo-se que ele apresentasse a massa acima mencionada, a intensidade da fora mdia no impacto do avio com o prdio da ordem de: a) 104N b) 105N c) 106N d) 107N e) 108N

ENEM/2013

23

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 24

49
(ETEC-SP 2013) Em ambulncias e carros de bombeiros, a comunicao visual fundamental, j que precisam de rpido reconhecimento pelos motoristas que trafegam sua frente e que os vero pelo espelho retrovisor plano de seu veculo. Quem observar diretamente um veculo de bombeiros, como indicado na foto, perceber que a identificao escrita assume um aspecto curioso.

48

(FACID-PI) Numa sala que pode ficar na completa escurido, lmpadas 1, 2 e 3 com luzes de vrias cores podem ser acesas uma de cada vez ou simultaneamente. Neste ambiente existe um vaso com flores A, B e C. As lmpadas foram acesas, uma em seguida da outra, observando-se flores com as seguintes cores: A 1 2 3 vermelha preta preta B branca verde azul C amarela preta preta

(Disponvel em: carrosdebombeiro.blogspot.com.br/2009/12/bombeiros-daespanha.html. Acesso em: 01 set. 2012.)

Se o Centro Paula Souza desejar produzir o mesmo efeito, dever escrever na parte frontal dos veculos da instituio:

Pode-se afirmar que as lmpadas que foram acesas so: a) amarela, verde e vermelha. b) branca, verde e azul. c) azul, vermelha e amarela. d) branca, azul e verde. e) branca, vermelha e amarela.

24

ENEM/2013

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 25

50
O texto a seguir explica o funcionamento de uma geladeira. No interior da geladeira existe uma serpentina oculta (evaporizador), onde circula um gs muito frio ( 37C). O calor dos alimentos transferido para esse gs, que vai aquecendo medida que percorre a serpentina. Para transferir esse calor para o exterior, usa-se um compressor que, ao aumentar a presso do gs, aumenta-lhe a temperatura. Esse gs aquecido segue para o condensador (a serpentina visvel na parte traseira do frigorfico), onde troca calor com o ar exterior, resfriando o gs e condensando-o. O lquido refrigerador passa ento por uma vlvula de expanso, que provoca um abaixamento brusco na presso e consequente vaporizao instantnea e resfriamento. Esse gs frio entra na geladeira novamente e completa-se o ciclo. A respeito do que foi descrito, assinale a alternativa correta. a) Na geladeira, existe uma transferncia espontnea de calor de uma fonte fria (interior da geladeira) para uma fonte quente (ambiente externo). b) A geladeira uma mquina trmica ideal que opera com rendimento de 100%. c) Na geladeira, existe uma transferncia espontnea de calor de uma fonte quente (ambiente externo) para uma fonte fria (interior da geladeira). d) Na geladeira, o calor se transfere de uma fonte fria (interior da geladeira) para uma fonte quente (ambiente externo) de modo no espontneo, isto , em virtude de um trabalho realizado pelo compressor. e) O compressor transfere energia para o gs na forma de calor.

51
(FATEC-SP 2013) A tecnologia dos raios laser utilizada em inmeras aplicaes industriais, tais como o corte de preciso, a soldagem e a medio de grandes distncias. Guardadas suas caractersticas especiais, o laser pode sofrer absoro, reflexo e refrao, como qualquer outra onda do espectro luminoso. Sobre esses fenmenos da luz, correto afirmar que um feixe de laser, a) ao atravessar do ar para o outro meio, muda a direo original de propagao, para qualquer que seja o ngulo de incidncia. b) ao atravessar da gua para o vcuo, propaga-se com velocidade maior na gua e, por esse motivo, a gua considerada um meio menos refringente que o vcuo. c) ao se propagar em direo superfcie refletora de um espelho convexo, paralelamente ao seu eixo principal, nas condies de Gauss, reflete-se passando pelo foco desse espelho. d) ao se propagar em direo superfcie refletora de um espelho cncavo, paralelamente ao seu eixo principal, nas condies de Gauss, reflete-se passando pelo foco desse espelho. e) ao se propagar em direo superfcie refletora de um espelho cncavo, incidindo no centro de curvatura do espelho, reflete-se passando pelo foco desse espelho.

ENEM/2013

25

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 26

52
No quadro abaixo esto as contas de luz e gua de uma mesma residncia para um dado ms. Alm do valor a pagar, cada conta mostra como calcul-lo, em funo do consumo de gua (em m3) e de eletricidade (em kWh). Observe que, na conta de luz, o valor a pagar igual ao consumo multiplicado por certo fator. J na conta de gua, existe uma tarifa mnima e diferentes faixas de tarifao. Companhia de Eletricidade Fornecimento 401kWh x 0,24606 Companhia de Saneamento Tarifas de gua / m3 Faixas de consumo Tarifa at 10m3 de 11 a 20m3 de 21 a de 31 a 30m3 50m3 50m3 5,50 0,85 2,13 2,20 2,36 Total 11,45 Consumo tarifa mnima 7m3 Valor R$ 5,50 5,95 Valor R$ 98,67

53
(VUNESP) A figura mostra, simplificadamente, o esquema de funcionamento de um seletor de temperatura da gua de um chuveiro eltrico. Os dois resistores tm resistncias eltricas iguais e constantes, e a chave seletora Ch e os fios de ligao so ideais.

Sabe-se que se a chave Ch for ligada na posio inverno, o chuveiro dissipa uma potncia de 8800W. Assim, se a chave for ligada na posio vero, o ampermetro ideal da figura indicar uma corrente eltrica, em A, igual a: a) 5,0 b) 15 c) 20 d) 25 e) 30

acima de

Admita que, no prximo ms, dobrem os consumos de energia eltrica e de gua. Os novos valores cobrados para a energia eltrica e para o consumo de gua sero respectivamente: a) R$ 197,34 e R$ 44,10 b) R$ 197,34 e R$ 22,90 c) R$ 98,67 e R$ 11,45 d) R$ 394,68 e R$ 22,90 e) R$ 98,67 e R$ 44,10

26

ENEM/2013

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 27

54
(UFPB) Boa parte dos aparelhos eletrnicos modernos conta com a praticidade do modo de espera denominado stand-by. Nesse modo, os aparelhos cam prontos para serem usados e, embora desligados, continuam consumindo energia, sendo o stand-by responsvel por um razovel aumento no consumo de energia eltrica. Para calcular o impacto na conta de energia eltrica, devido permanncia de cinco aparelhos ininterruptamente deixados no modo stand-by por 30 dias consecutivos, considere as seguintes informaes: cada aparelho, operando no modo stand-by, consome 5J de energia por segundo; o preo da energia eltrica de R$ 0,50 por kWh. A partir dessas informaes, conclui-se que, no nal de 30 dias, o custo com a energia consumida por esses cinco aparelhos, operando exclusivamente no modo stand-by, ser de: a) R$ 17,00 b) R$ 15,00 c) R$ 13,00 d) R$ 11,00 e) R$ 9,00

que o mdulo do campo magntico gerado por essa corrente onde est colocada a bssola igual ao mdulo do campo magntico terrestre no local, assinale a alternativa que melhor representa a agulha da bssola, vista de cima, depois da chave ligada.

55
(VUNESP) A figura representa uma bssola colocada sobre um condutor retilneo ligado a uma fonte de tenso contnua, com a chave C desligada. Nota-se que, nessa situao, a agulha da bssola mostra que a direo do campo magntico da Terra, BT, no local, coincide com a direo da reta que contm o condutor.

56
(VUNESP 2013) A polia dentada do motor de uma motocicleta em movimento, tambm chamada de pinho, gira com frequncia de 3600rpm. Ela tem um dimetro de 4,0cm e nela est acoplada uma corrente que transmite esse giro para a coroa, solidria com a roda traseira. O dimetro da coroa de 24,0cm e o dimetro externo da roda, incluindo o pneu, de 50,0cm. A figura a seguir ilustra as partes citadas.

Num determinado momento, a chave ligada e uma corrente contnua passa a percorrer esse condutor no mesmo sentido do campo magntico terrestre. Sabendo-se

ENEM/2013

27

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 28

Use = 3, considere que a moto no derrapa e que a transmisso do movimento de rotao seja integralmente dirigida ao seu deslocamento linear. O mdulo da velocidade da moto, em relao ao solo e em km/h, de: a) 54 b) 62 c) 66 d) 72 e) 90

a bola partiu do solo depois do chute e o ponto onde ela tocou o solo atrs da linha de fundo era, em metros, um valor mais prximo de: a) 52,0 b) 64,5 c) 76,5 d) 80,4 e) 86,6

58
(VUNESP 2013) A foto ilustra uma estrada de ferro mal construda, na qual as juntas de dilatao no foram devidamente previstas. Os engenheiros evitam acidentes como esses ao prever as dilataes que os materiais vo sofrer, deixando folgas nos trilhos das linhas de trem.

57
(UNESP) O gol que Pel no fez

Na copa de 1970, na partida entre Brasil e Tchecoslovquia, Pel pega a bola um pouco antes do meio de campo, v o goleiro tcheco adiantado e arrisca um chute que entrou para a histria do futebol brasileiro. No incio do lance, a bola parte do solo com velocidade de mdulo de 108km/h (30m/s) e trs segundos depois toca novamente o solo atrs da linha de fundo, depois de descrever uma parbola no ar e passar rente trave, para alvio do assustado goleiro. Na figura vemos uma simulao do chute de Pel.

Na construo civil, as juntas so feitas com material que permite a dilatao do concreto. Um prdio de 60m com uma estrutura de ao tem um vo de 6,0cm previsto pelo construtor. A variao de temperatura que esse vo permite sem que haja risco para essa estrutura , em C, aproximadamente:
(http://omnis.if.ufrj.br/~carlos/futebol/textoCatalogoExpo.pdf. Adaptado.)

a) 95

b) 100

c) 105

d) 110

e) 115

Considerando-se que o vetor velocidade inicial da bola aps o chute de Pel fazia um ngulo de 30 com a horizontal (sen 30 = 0,50 e cos 30 = 0,85) e desconsiderando-se a resistncia do ar e a rotao da bola, pode-se afirmar que a distncia horizontal entre o ponto de onde

Dado: coeficiente de dilatao trmica volumtrica do ao: 31,5 x 106 C1.

28

ENEM/2013

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 15:14 Pgina 29

59
(VUNESP) Um dos mais belos trabalhos de joalheria talvez o mais simples deles, o colar de prolas, em que o joalheiro precisa apenas realizar, com perfeio, furos na direo do dimetro de cada prola, atravess-las por um no o e, por m, adicionar um belo fecho de ouro. Talvez tenha sido nessa bela joia que se tenha engendrado um antigo acelerador de partculas, o Peletron, que, semelhana de um acelerador do tipo Van der Graaff, fazendo circular uma corrente de esferas eletrizadas (pelets), gera uma grande diferena de concentrao de cargas eltricas, positivas, no topo da mquina, e negativas, sua base.

60
(VUNESP UFTM) Para testar a viabilidade da construo de casas antiterremotos, engenheiros construram um prottipo constitudo de um nico cmodo, capaz de acomodar uma pessoa de 90kg. Sob o fundo do piso do cmodo, inmeros ms permanentes foram afixados e igual nmero de ms foi afixado ao piso sobre o qual a casa deveria flutuar.

Produzidos prximo ao topo da mquina, ons positivos se veem acelerados verticalmente para baixo, movendo-se pelo interior de um duto que, prximo base, encontra-se mergulhado em um campo magntico que desvia o feixe a 90, tornando-o horizontal. Tendo como referncia o esquema desenhado, os vetores campo eltrico, no interior da mquina, e o campo magntico, no eletrom, devem ter os aspectos desenhados, respectivamente, em:

O cmodo, muito leve, somava, com seu ocupante, uma massa de 900kg e, devidamente ocupado, pairava sobre o solo a 3,0cm de distncia. Supondo-se que, devido

ENEM/2013

29

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 30

disposio dos ms, a intensidade da fora magntica dependa inversamente do quadrado da distncia entre os polos de mesmo nome, no momento em que a pessoa dentro do cmodo o deixasse, a nova distncia entre a parte inferior da construo e o solo, em cm, tornar-se-ia, aproximadamente: a) 3,2 b) 4,3 c) 6,1 d) 6,2 e) 9,0 Dado: 90 9,5

Pode-se dizer que as curvas I, II e III correspondem, respectivamente, s amostras a) 1, 2 e 3. b) 1, 3 e 2. c) 2, 1 e 3. d) 2, 3 e 1. e) 3, 1 e 2.

62
Em camundongos, o alelo dominante A determina a cor da pelagem do tipo selvagem aguti (acinzentado), enquanto o gentipo homozigoto a define a cor preta. Quando uma mutao recessiva em um locus separado est em homozigose (bb), elimina totalmente a pigmentao, resultando em camundongos albinos, independente do locus a. Considerando o cruzamento entre dois duplos heterozigotos AaBb, identifique os gentipos que determinam a cor preta e o tipo de herana envolvida: a) AABB e aabb (epistasia dominante). b) aaBB e aaBb (epistasia recessiva). c) aaBb e aabb (alelos mltiplos). d) AABB, aaBB e aabb (dominncia completa). e) aaBb e aaBB (dominncia incompleta).

61
Em um experimento, um pesquisador coletou certa quantidade de gua de um lago na qual havia vrios exemplares de Paramecium aurelia. Foi dividida em trs amostras de igual volume. Na amostra 1, acrescentou gua destilada, na amostra 2, acrescentou alguns gramas de cloreto de sdio e na amostra 3, um pouco mais de gua proveniente do mesmo lago. O pesquisador registrou a atividade dos vacolos pulsteis (ou contrteis) dos Paramecium de cada uma das amostras, e obteve as curvas representadas no grfico:

30

ENEM/2013

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 31

63
Algumas dcadas atrs, para constatar gestao em mulheres, era realizada a reao de Galli-Mainini, que utilizava um sapo como indicador de gravidez. Injetava-se urina da suposta gestante no abdome do anfbio e, aps algum tempo, era verificada a presena de espermatozoides na urina do animal, em decorrncia da presena de um determinado hormnio. Atualmente, o teste mais moderno, adquirido em farmcias, tambm utiliza a urina das mulheres para a constatao da gravidez, pois verifica a a) ausncia do hormnio estimulante do folculo (FSH), relacionado ovulao, indicando resultado negativo. b) presena do hormnio luteinizante (LH), relacionado formao da placenta, indicando resultado positivo. c) ausncia de progesterona, relacionada ao trmino do ciclo menstrual, indicando resultado positivo. d) presena do hormnio gonadotrofina corinica (HCG), relacionado ao estmulo do corpo amarelo, indicando resultado positivo. e) presena de estrgeno, relacionado formao do endomtrio, indicando resultado negativo.

65
Na genealogia abaixo, a pessoa indicada pelo nmero 4 apresentou a doena hemoltica do recm-nascido. Sabe-se que a pessoa indicada pelo nmero 6 apresenta antgeno Rh em suas hemcias e que as pessoas indicadas pelos nmeros 3 e 7 no apresentam esse antgeno em suas hemcias.

64
Uma fibra muscular isolada obedece Lei do Tudo ou Nada. Qual grfico, entre os abaixo apresentados, melhor mostra o grau de contrao (X) de uma fibra individualizada em funo da intensidade do estmulo (Y) a ela aplicado? A partir da anlise desses dados, assinale a alternativa incorreta: a) A pessoa indicada pelo nmero 1 Rh positivo. b) A pessoa indicada pelo nmero 2 Rh negativo. c) A pessoa indicada pelo nmero 5 pode ser Rh negativo. d) As pessoas indicadas pelos nmeros 3 e 7 so capazes de produzir anticorpos anti-Rh, caso recebam sangue Rh positivo. e) A pessoa indicada pelo nmero 6 tem chance de ter descendentes com a doena hemoltica do recm-nascido.

ENEM/2013

31

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 32

66
Um aluno, com diabete melito, aplicou insulina aps a refeio. A introduo dessa substncia na circulao permite a) aumentar a glicemia por um determinado tempo. b) aumentar a secreo de algumas enzimas proteolticas. c) facilitar a sada de glicose do fgado para regular a glicemia. d) reduzir a digesto de gorduras, com isso diminuindo o risco de infarto. e) facilitar a entrada de glicose nas clulas.

68
Durante um ato-reflexo, a medula espinal pode fazer o corpo responder a estmulos em uma velocidade surpreendente. Por exemplo, quando o mdico testa os reflexos do paciente realizando um teste patelar, ou seja, batendo com um martelinho em seu joelho, correto afirmar que

67

Quanto mais prximos entre si estiverem dois pares de alelos num mesmo cromossomo, mais dficil ser a permuta entre eles. que fica menos provvel o crossing ocorrer pegando um dos pares, mas no envolvendo o outro. Logo, a taxa de recombinao gnica no linkage inversamente proporcional proximidade entre os pares de genes. Quanto mais prximos os genes, menos recombinaes ocorrero entre eles. Os genes DPRS situam-se no mesmo cromossomo e esto linearmente dispostos. Na tabela a seguir, obtida por meio de uma srie de cruzamentos-teste, aparecem as frequncias de permutao que ocorrem entre os genes. Genes SD RS PS DR DP Frequncias de permutao 2% 9% 8% 11% 6% Est (o) correta (s) apenas: a) 1 d) 2 e 3 b) 3 e) 1 e 2 c) 1 e 3

1) a resposta ao estmulo ocorre de forma independente do encfalo; 2) um neurnio sensitivo e um neurnio motor participam da elaborao da resposta motora; 3) um neurnio associativo faz a conexo entre o neurnio sensitivo e o neurnio motor durante a resposta motora.

Analisando a tabela, conclumos que a disposio dos genes no cromossomo : a) DRSP b) PDSR c) RDSP d) SDPR e) DPRS

32

ENEM/2013

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 33

69
Os esquemas a seguir representam o saco embrionrio com ncleos numerados de 1 a 8 e o tubo polnico com ncleos 9, 10 e 11, ambos gametfitos das plantas angiospermas. O embrio da semente e o endosperma originam-se das fecundaes dos ncleos, respectivamente:

71
Ao deixarem de ser nmades, caadores e coletores, os humanos se estabeleceram em reas determinadas e comearam a cultivar plantas. Nesse processo, as paisagens naturais foram modificadas, sendo retirada a cobertura vegetal original para dar lugar s plantas cultivadas. Ao mesmo tempo, comeou-se a domesticar animais, entre estes, os gatos. Estudos paleontolgicos recentes mostraram que os felinos se aproximavam atrados por roedores, entre estes, os ratos, que por sua vez eram atrados pelos gros que eram colhidos e armazenados. Aponte o grfico que melhor representa o fluxo de energia da interao entre gros, ratos e gatos.

a) 2 + 9 e 11 + 4, 6 e 8 c) 7 + 10 e 9 + 2 e 7 e) 7 + 9 e 10 + 4 e 5

b) 2 + 11 e 10 + 4 e 5 d) 7 + 10 e 11 + 4 e 5

70
Analise o texto a seguir. Metade do CO2 produzido pela queima dos combustveis fsseis chega aos oceanos e pode reagir com a gua, aumentando a concentrao de hidrognio H+. Estes ons tiram da gua o carbonato, componente importante do esqueleto de animais marinhos como moluscos, corais, equinodermos e protozorios marinhos. O carbonato fundamentos na formao do a) endoesqueleto de mariscos e caramujos. b) endoesqueleto de ostras, siris e caranguejos. c) endoesqueleto de ourios e estrelas-do-mar. d) exoesqueleto de lagostas, tubares e robalos. e) exoesqueleto de camares, mariscos e aranhas.

ENEM/2013

33

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 34

72
As plantas verdes so capazes de aproveitar o nitrognio inorgnico, ou seja, so autotrficas no s em relao ao carbono, mas tambm em relao ao nitrognio. Quando se fala que as plantas so autotrficas em relao ao nitrognio inorgnico, pode-se dizer que no seu + metabolismo utilizam NO 3 e NH4 para a biossntese de: a) carotenoides e vitamina A. b) xantofilas e citocinina. c) lipdios e fosfolipdios. d) aminocidos e protenas. e) aminas e celulose. As chuvas provocaram eroses, desabamentos e uma srie de doenas direta ou indiretamente transmitidas pelas guas acumuladas em enchentes. Sobre essas enfermidades, correto afirmar que a) a clera causada pela bactria Vibrio cholerae multiplicada no intestino delgado e produtora de uma toxina que induz as clulas intestinais a liberarem gua e sais. Adquire-se a bactria pela inalao de grandes quantidades de esporos, geralmente presentes nos solos alagados. b) a dengue provocada por uma bactria que infecta o mosquito Aedes aegypti na condio de hospedeiro intermedirio. c) o botulismo uma doena bastante comum na poca das chuvas em consequncia da ingesto de gua contaminada. causada por uma bactria aerbica que libera esporos muito resistentes. d) durante as chuvas, os casos de gripe aumentam muito, pois, assim como o resfriado, a bactria penetra pelas vias respiratrias gerando coriza e tosse e) a leptospirose uma enfermidade gerada por uma bactria e transmitida pela urina do rato, com incidncia maior nas zonas de saneamento precrio, vitimadas por enchentes e alagamentos.

74
Neste ano, na Regio Sudeste o perodo chuvoso foi muito intenso e muitas famlias foram vtimas das enchentes.

73
Francisco foi contratado para trabalhar como jardineiro em uma residncia na cidade de So Paulo. Os proprietrios do imvel exigiram que ele mantivesse a grama sempre irrigada e aparada a uma altura especfica, o que, dependendo da poca do ano, exigiu podas mais ou menos frequentes. Considerando que o balano entre taxa de fotossntese e taxa de respirao varia ao longo do ano em razo das diferenas de temperatura, intensidade luminosa e perodos de claro e escuro ao longo das 24 horas do dia, pode-se afirmar corretamente que as podas foram a) mais frequentes entre outubro e dezembro, perodo no qual a luminosidade intensa determinou o aumento da taxa de fotossntese, mantendo o gramado no seu ponto de compensao ftica. b) mais frequentes entre dezembro e fevereiro, perodo no qual o aumento da intensidade luminosa determinou um aumento na taxa de respirao. c) menos frequentes entre abril e junho, perodo no qual as baixas temperaturas determinaram o aumento da taxa de respirao e colocaram o gramado acima de seu ponto de compensao ftica. d) menos frequentes entre junho e agosto, perodo no qual a diferena entre a taxa de fotossntese e a taxa de respirao tornou-se menor. e) menos frequentes entre agosto e outubro, perodo no qual os dias mais curtos em relao s noites levaram a uma taxa de fotossntese abaixo da taxa de respirao.

34

ENEM/2013

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 35

75
Hemcias de um animal foram colocadas em meio de cultura em vrios frascos com diferentes concentraes das substncias A e B, marcadas com istopo de hidrognio. Dessa forma, os pesquisadores puderam acompanhar a entrada dessas substncias nas hemcias, como mostra o grfico apresentado a seguir.

As questes de nmeros 76 a 78 baseiam-se no texto a seguir. A hidroxocobalamina, que faz parte do complexo B, usada em altas concentraes como antdoto para o cianeto. O gs, o mesmo que j foi usado no extermnio de judeus nos campos de concentrao nazistas, subproduto da queima de diversos componentes usados na indstria, como o plstico acrlico e a espuma de poliuretano. Esta ltima, de acordo com os peritos que investigam o incndio em Santa Maria, foi usada no isolamento acstico da boate. Capaz de matar em poucos minutos, o cianeto bloqueia a cadeia respiratria das clulas, impedindo que o oxignio chegue aos rgos e tecidos. Quando usada logo aps a exposio, a hidroxocobalamina salva vidas. Informaes adicionais: O gs ciandrico o cianeto de hidrognio (HCN) no estado gasoso. A frmula estrutural da hidroxocobalamina :

Est correto o que se escreveu na alternativa: a) As duas substncias penetram na clula livremente, por um mecanismo de difuso facilitada, porm a entrada da substncia A ocorre por transporte ativo, como indica sua representao linear no grfico. b) A substncia A entra na clula por transporte ativo, enquanto a substncia B difunde-se passivamente pela membrana. c) A substncia A difunde-se livremente atravs da membrana; j a substncia B entra na clula por um transportador que, ao se saturar, mantm constante a velocidade de transporte atravs da membrana. d) As substncias A e B atravessam a membrana da mesma forma, porm a substncia B deixa de entrar na clula a partir da concentrao de 2 mg/m. e) A quantidade da substncia A que entra na clula diretamente proporcional a sua concentrao no meio extracelular, e a de B, inversamente proporcional.

A massa molar da hidroxocobalamina aproximadamente igual a 1,3 x 103 g/mol e a massa molar do cobalto 59 g/mol.

76
Entre as funes orgnicas presentes na hidroxocobalamina, encontram-se a) lcool e cido carboxlico. b) lcool e fenol. c) amida e lcool. d) amida e cido carboxlico. e) amida e fenol.

ENEM/2013

35

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 36

79
Esta questo refere-se pilha eletroqumica ilustrada no esquema.

77
A porcentagem em massa de cobalto na hidroxocobalamina , aproximadamente: a) 6,0 b) 7,5 c) 3,0 d) 1,5 e) 4,5

A espcie qumica que atua como oxidante nessa pilha : (aq) b) Ag (s) c) K+ (aq) a) NO3 + d) Ag (aq) e) Zn (s)

78
Os cyanokits, que so utilizados por socorristas em outros pases nos casos de envenenamento por cianeto, geralmente contm 5 g de hidroxocobalamina injetvel. Considerando a constante de Avogadro igual a 6 x 1023 mol1, calcula-se que o nmero aproximado de molculas existentes nessa massa de hidroxocobalamina : a) 2 x 1025 b) 2 x 1021 c) 1 x 1021 d) 3 x 1025 e) 3 x 1021

80
Quando um sistema qumico, no qual ocorra uma reao qumica reversvel, se encontra num estado de equilbrio o que, em rigor, s possvel se no houver trocas, nem de matria nem de energia, entre o sistema e o exterior , as concentraes dos reagentes e dos produtos envolvidos na reao mantm-se constantes ao longo do tempo, no existindo alteraes visveis no sistema. O fato de as propriedades macroscpicas de um sistema qumico em equilbrio no sofrerem alterao pode sugerir que ter deixado de ocorrer qualquer reao. No entanto, a nvel molecular, tanto a reao direta, na qual os reagentes se convertem em produtos, como a reao inversa, na qual os produtos se convertem em reagentes, continuam efetivamente a ocorrer simultaneamente, ambas mes-

36

ENEM/2013

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 37

ma velocidade. O equilbrio qumico no significa, portanto, ausncia de reao. Assim, num sistema qumico em equilbrio, os reagentes e os produtos encontram-se todos presentes, em concentraes que no variam ao longo do tempo. Baseando-se no exposto, assinale a alternativa correta: a) O equilbrio qumico dinmico, porque as concentraes de reagentes e produtos se mantm constantes. b) Se no houver trocas, nem de matria nem de energia, entre o sistema e o exterior, o sistema qumico ser um sistema isolado e a sua energia interna variar. c) O esboo do grfico da concentrao em funo do tempo, abaixo, no pode traduzir o estabelecimento de um estado de equilbrio qumico devido afirmao: os reagentes e os produtos encontram-se todos presentes, em concentraes que no variam ao longo do tempo.

A massa de soluto necessria, em gramas, para o preparo da soluo equivale a: a) 100 b) 110 c) 300 d) 330 e) 400

concentrao
0 0

tempo

d) No equilbrio qumico, as propriedades macroscpicas no sofrem alterao porque qualquer reao ter deixado de ocorrer. e) No equilbrio qumico, as concentraes de reagentes e produtos ficam iguais.

82
O poder calorfico do GLP (Gs Liquefeito de Petrleo), cuja combusto praticamente completa, cerca de 48 000 kJ/kg. Considere que a composio desse gs seja de 50% em massa de butano e 50% em massa de propano e que a entalpia de combusto completa do butano seja H = 3 000 kJ/mol. Com base nessas informaes, pode-se estimar que a entalpia de combusto completa do propano, em kJ/mol, seja prxima de: a) 5 000 b) 1 000 c) 3 000 d) 4 000 e) 2 000 Dados: massas molares em g/mol: C4H10: 58; C3H8: 44.

81
Um laboratorista precisa preparar 1,1 kg de soluo aquosa saturada de um sal de dissoluo exotrmica, utilizando como soluto um dos trs sais disponveis em seu laboratrio: X, Y e Z. A temperatura final da soluo dever ser igual a 20C. Observe as curvas de solubilidade dos sais em gramas de soluto por 100 g de gua:

ENEM/2013

37

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 38

83
Uma substncia orgnica possui a seguinte composio percentual em massa:

PABA (cido para-aminobenzoico, vitamina do complexo B) COOH

NH2 53,33% O C H 6,67% 40,00% cido ascrbico (vitamina C) HO HO H O O OH

Observe outras caractersticas dessa substncia: a razo entre o nmero de tomos de sua frmula molecular e de sua frmula mnima igual a 2; o ction liberado na sua ionizao em gua o H+. A substncia descrita denominada a) cido etanoico. b) cido butanoico. c) etanoato de etila. d) metanoato de metila. e) cido metanoico. Dados: massas molares em g/mol: C: 12; H: 1; O: 16.

HO

ergocalciferol (vitamina D)

HO

So hidrossolveis as vitaminas a) retinal e cido ascrbico. b) PABA e ergocalciferol. c) retinal e ergocalciferol. d) retinal e PABA. e) PABA e cido ascrbico.

84
H vitaminas que so hidrossolveis, ou seja, solveis em gua; outras so lipossolveis, ou seja, solveis em gorduras. Considere as frmulas estruturais de diferentes vitaminas:
retinal (vitamina A) H3C CH3 CH3 CH3 O H CH3

85
Esta questo refere-se piperazina, princpio ativo de medicamento anti-helmnticos de uso humano e veterinrio.
piperazina H N

N H frmula molecular: C4H10N2 massa molar = 86 g/mol

38

ENEM/2013

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 39

A piperazina preparada pela ciclizao do 1,2-dibromoetano (C2H4Br2), por reao com a amnia (NH3). O outro produto dessa reao o brometo de amnio, NH4Br. Nessa reao, para cada mol de piperazina que se forma, a quantidade, em mol, de amnia que reage : a) 4 b) 6 c) 8 d) 2 e) 1

88
As frmulas apresentadas a seguir, numeradas de 1 a 5, correspondem a substncias de mesma frmula molecular.

86
Quanto maior for a superfcie de contato entre os reagentes de uma transformao qumica, maior a sua rapidez, pois h aumento do nmero de colises efetivas por unidade de tempo entre as partculas (tomos, molculas, ons) que os constituem. por isso que 1 kg de carne crua a) em bifes dura mais tempo na geladeira do que na temperatura ambiente. b) em bifes dura mais tempo do que se estiver em pea nica. c) moda estraga mais rapidamente na temperatura ambiente do que na geladeira. d) moda estraga mais rapidamente do que em bifes, na mesma temperatura. e) moda estraga mais rapidamente do que se for previamente cozida.

OH

OH OH 1 2 3

OH OH 4 5

A frmula molecular dessas substncias _____________ e o lcool primrio que apresenta carbono assimtrico (quiral) o de frmula ____________. Preenchendo as lacunas corretamente, temos, na ordem: a) C5H12O; 3 d) C4H10O; 1 b) C5H11O; 4 e) C5H12O; 2 c) C5H12O; 5

87
O anticido conhecido como sal de fruta constitudo por uma mistura de carbonato de sdio, bicarbonato de sdio e cido ctrico. Quando o sal de fruta acrescentado gua, ocorre reao de neutralizao entre ons H+ (aq), provenientes do cido ctrico, e a) ons HCO (aq) e CO2 (aq), produzindo H2 (g) e CO2 (g). 3 3 b) ons c) ons
2 HCO3 (aq) e CO3 2 HCO3 (aq) e CO3

89
Glutaron II , densidade 1,0 g/mL, uma soluo utilizada para desinfeco e esterilizao de artigos em hospitais e estabelecimentos relacionados com atendimento sade. Essa soluo contm 2% em massa de glutaraldedo lquido em temperatura ambiente, com densidade 1,06 g/mL.

(aq), produzindo H2O (l) e CO2 (g). (aq), produzindo H2O (l) e CO(g).

d) molculas H2O (l) e ons CO2 (aq), produzindo H2 (g) e 3 CO2 (g).
e) molculas H2O (l) e ons HCO3 (aq), produzindo H2 (g) e CO2 (g).

ENEM/2013

39

ENEM_PROVA1_24_8_PROF_ALICE 08/08/13 13:48 Pgina 40

glutaraldedo O H O H

Na preparao de um galo de 5,0 litros de Glutaron II , utilizado um volume aproximado, em mL, de glutaraldedo igual a: a) 94 b) 112 c) 86 d) 100 e) 106

Considerando o resultado do teste do bafmetro indicado na figura, correto afirmar que a quantidade, em mol, de molculas de etanol (C2H6O) presentes em 1,0 litro de sangue da pessoa testada : a) 5,0 x 103 b) 5,0 x 106 2 c) 5,0 x 10 d) 5,0 x 104 5 e) 5,0 x 10 Dado: massa molar do etanol: 46 g/mol.

90
Com a nova Lei Seca, as penas esto mais rgidas. Agora, pequenas quantidades de etanol no sangue (por exemplo, a ingesto de um nico copo de cerveja) so suficientes para um resultado positivo no teste do bafmetro.

(www.ariquemesoline.com.br. Adaptado)

40

ENEM/2013

Vous aimerez peut-être aussi