Vous êtes sur la page 1sur 4

D E

D E N T R O

P R A

F O R A :

L I O

0 1

1
lio

Mudana Verdadeira exigem um exame interior


Basta um rpido exame de nosso interior para vermos claramente que a tnica de nossa vida no propriamente amar a Deus e ao prximo. Basta um pequeno e sincero auto-exame para compreendermos que apesar de j havermos mudado muito, ainda h muito a ser mudado. Quase todos ns temos coisas em nossa vida que os outros nem imagina: certos pensamentos, fantasias, atos que praticamos sozinhos, segredos que nos deixam com sentimento de culpa. Sabemos que nem tudo como deveria ser. Alguma coisa est errada. (Larry Crab, De dentro pra Fora, pg. 33). Quando arrumamos nossa vida para podermos dizer que tudo vai bem, evitamos encarar o que acontece em nosso interior. E quando ignoramos deliberadamente o que se passa em nosso intimo, perdemos a capacidade de modificar significativamente o exterior. Preferimos arrumar a modificar, e assim deixamos de ser aquele crente transformado que Deus quer. Nunca nos libertamos de situaes destrutivas. (Larry Crab, De dentro pra Fora, pg. 35). Recriminando os fariseus, Jesus expressou um princpio que deve servir de orientao para ns na busca do crescimento espiritual. Ele deixou bem claro que no possvel continuar com a fachada falsa. Temos que encarar tudo que se passa por baixo dessa superfcie caiada. Parece que ele est querendo dizer que se no nos dispusermos a enxergar como somos realmente, no conseguiremos nada. E essa anlise os aspectos de nosso ser que naturalmente gostamos de esconder muito dolorosa, to dolorosa que no seria exagero compara-la a uma morte. Mas para nos modificarmos da maneira como Cristo ensina, temos de encarar a realidade de todas essas coisas que preferiramos negar. Uma transformao verdadeira exige um exame interior. (Larry Crab, De dentro pra Fora, pg. 37).

D E

D E N T R O

P R A

F O R A :

L I O

0 1

Exame Interior
1) a) Voc concorda que as coisas no so como deveriam ser na sua vida pessoal? b) O que se passa na sua vida pensamentos, desejos, comportamentos, atitudes que surpreende ou frustra voc? 2) a) Quais so alguns dos seus padres destrutivos de vida que podem ou no ser percebidos por outros?O que se passa na sua vida pensamentos, desejos, comportamentos, atitudes que surpreende ou frustra voc? b) Quais so algumas das maneiras que voc re-organizou seu comportamento ao invs de mud-lo interiormente? 3) O que mais lhe assusta ou lhe perturba sobre este exame interior?

Identificando o problema
4) a) Usando a escala abaixo, qual nota voc daria a si mesmo em relao quo bem voc compreende o que est acontecendo dentro de voc seus motivos, emoes, desejos e frustraes. 1
nada

10
perfeitamente

b) Usando a escala abaixo, qual nota voc daria a si mesmo em relao quo bem voc compreendia o que estava acontecendo dentro de voc a cinco anos atrs. 1
nada

10
perfeitamente

5) a) Em relao a sua vida espiritual, em que grupo de pessoas voc se colocaria?

Aqueles que esto dando duro pra fazer o que a Bblia ordena, mas, Aqueles que esto indo bem e se sentem contentes e felizes a maior Aqueles desiludidos de corao duro. Aqueles em posio de liderana crist que se sentem pressionados
a obter resultados. parte do tempo. ainda assim, se sentem frustrados.

D E

D E N T R O

P R A

F O R A :

L I O

0 1

b) Qual das coisas abaixo voc mais deseja experimentar neste exato momento? Por qu?

Esperana Abundncia Vida Amor


6) a) Leia Mateus 23:25-26. Qual era a crtica de Jesus a vida dos fariseus? b) Por que voc acha que a repreenso de Jesus foi to dura? c) Por que uma mudana de dentro pra fora to importante? 7) Muitas vezes a determinao de obedecer a Deus inspirada, no por um fervoroso anseio de fazer a vontade dEle, mas por uma obstinada deliberao de evitar um sofrimento profundo ou uma forte sensao de derrota. Se o que nos inspira a obedincia o desejo de evitar o sofrimento, no estamos seguindo a Deus de toda nossa alma. (Larry Crab, De dentro pra Fora, pg. 40). a) De que maneira sua obedincia a Deus resulta de uma paixo ou de temor? Como voc sabe? b) Quais so as caractersticas de um crente que no est comprometido com a autoproteo?

Explorando Relacionamentos
8) Fazemos tudo para nos proteger, sempre nos apegando s coisas que possam trazernos felicidade e segurana. O resultado que criamos uma desalentadora distncia entre ns e aqueles a quem desejamos aproximar-nos. Assim, a qualidade de nossa vida cai bastante. (Larry Crab, De Dentro Pra Fora, pg. 33) a) Voc consegue identificar um compromisso com autoproteo na sua vida? Se sim, descreva-o. b) Qual nota voc daria para sua qualidade de vida? Quais critrios voc usou para atribuir tal nota? 9) Leia Joo 15: 12-23, Glatas 5: 13-14 e 1 Pedro 1:22. a) Qual a medida para sua obedincia a Deus? b) De que maneira voc, ao refletir de maneira sincera sobre seus relacionamentos pode dizer que eles so caracterizados por um amor puro da sua parte, como o de Cristo? c) O que realmente caracteriza sua maneira de se relacionar com as outras pessoas? 10) a) Pense na pessoa que lhe mais ntima. Descreva como foi a ultima vez que voc respondeu a ela de forma mais autoprotetora do que em amor. b) O que motivou tal comportamento autoprotetor?

D E

D E N T R O

P R A

F O R A :

L I O

0 1

Caminhando em Direo a Mudana


11) Re-leia as pginas 38 a 41 do livro e responda: a) Voc se classificaria mais como um superficial ou um preocupado? b) Por que os tipos preocupados so mais propensos a experimentar uma mudana verdadeira? 12) a) O que lhe traz mais alegria: circunstncias confortveis, relacionamentos enriquecedores ou uma comunho profunda com Deus? b) Como sua perspectiva em relao a vida e aos relacionamentos refletem seus valores? 13) a) De que maneiras voc finge que as coisas esto melhores que elas realmente so? b) Como estas estratgias impedem que voc faa uma mudana de dentro pra fora? 14) Qual dos seguintes versculos sugere um ponto de partida para mudana? a) Tiago 1:5 b) Tiago 4:10 15) Quais so as duas coisas que voc pode fazer para comear sua caminha da em direo a mudana?

Vous aimerez peut-être aussi