Vous êtes sur la page 1sur 5

1 - INTRODUO

Atravs da histria, do conhecimento dos fatos passados, o homem toma conscincia da sua prpria existncia, do que e do que poder vir a ser. imprescindvel, ento, que haja uma conscientizao sobre a necessidade e a importncia do estudo histrico, para que cada ser humano possa perceber as origens do mundo ao seu redor, como esse mundo evoluiu, e que toda a evoluo foi construda pelo prprio homem, e, atravs dessa concepo, possa se inserir nesse processo construtivo e se sentir fazendo parte da histria que ficar legada s prximas geraes. O programa da Histria da Educao no Brasil, ministrado no curso, abordando os acontecimentos scio-econmicos e polticos, foi elaborado, de acordo com o seu projeto, com o objetivo de fornecer os fundamentos tericos que possam levar a compreender as bases materiais da sociedade, para o entendimento radical do sistema educacional brasileiro, contribuindo para a formao de pensamento crtico acerca dos problemas que envolvem a educao, e demonstrar que, sendo esta um fenmeno para atender s necessidades sociais, marcada por contradies e transformaes. Nesta sntese limitaremos aos fatos relevantes para o entendimento do contexto em que vem sendo construda a organizao escolar brasileira, e quais necessidades a educao tem atendido. A Histria do Brasil foi marcada por vrios perodos, delimitados pelas inmeras mudanas polticas e econmicas ocorridas, o que causava rompimentos, as rupturas . E cada perodo exigia uma reorganizao da educao, o que a tornou fragmentada. A educao Brasileira evoluiu, ento, enfrentando as vrias rupturas ocorridas desde a colonizao do Brasil at o contexto atual. Segundo Jos Luiz de Paiva Bello:
A primeira grande ruptura travou-se com a chegada mesmo dos portugueses ao territrio do Novo Mundo. No podemos deixar de reconhecer que os portugueses trouxeram um padro de educao prprio da Europa, o que no quer dizer que as populaes que por aqui viviam j no possuam caractersticas prprias de se fazer educao. E convm

ressaltar que a educao que se praticava entre as populaes indgenas no tinha as marcas repressivas do modelo educacional europeu. (BELLO, 2001, p. 1).

As instituies escolares no Brasil tiveram suas origens no perodo colonial, em 1.549, com a chegada dos jesutas, que fundaram a primeira escola. Marcada pelas rupturas, ficou ento a educao no Brasil, caracterizada da seguinte forma: educao no perodo colonial: o perodo jesutico (1549 1759); o perodo pombalino (1759 1822, e inserido neste, o perodo joanino, 1.808-1820); educao no perodo Imperial (1822 1889); educao no Brasil Independente: perodo da Primeira Repblica (1889 1930); perodo da Era Vargas (1930 1945); Perodo do Nacional Desenvolvimentismo (1946 1964); perodo do Regime Militar / ditadura (1964 1984); perodo da Transio democrtica (1984 at o presente).

O PERODO COLONIAL

O perodo Colonial, compreendido entre os anos de 1500, do divulgado descobrimento ou da chegada dos colonizadores, a 1822, ano da Independncia do Brasil do domnio de Portugal. Inicialmente as aes de explorao da Coroa Portuguesa ao territrio brasileiro, se restringiram ao extrativismo do pau-brasil, em algumas expedies para o transporte, exploratria e de reconhecimento do litoral, como tambm de proteo, com as expedies guarda-costas de Cristvo Jacques, contra as ameaas de invaso pelos corsrios estrangeiros, principalmente os franceses. A ocupao do territrio comea com o envio da expedio colonizadora de Martim Afonso de Souza, em 1530, em trs naus, trazendo os primeiros colonos, cerca de 400 pessoas. Este colonizador funda a vila de So Vicente, em 1532. O processo de colonizao continua com a criao das 15 capitanias hereditrias, em 1534, distribudas em quase toda costa litornea, as quais eram administradas por seus donatrios, onde deveriam formar vilas, construir engenhos, aplicar a justia (inclusive punio de pena de morte) e servir-se do servio escravo indgena, obrigando-os ao trabalho nas lavouras, com o direito de vend-los. As primeiras cidades fundadas foram: Salvador, em 1549, pelo primeiro governador geral do Brasil, Tom de Souza, para servir de sede do governo, e So Sebastio do Rio de Janeiro, por Estcio de S, em 1563, que foi capital do ViceReino, quase 200 anos depois, em 1763.

Foi um perodo marcado, inicialmente, pelas exploraes das riquezas naturais, o pau-brasil e o ouro principalmente, e humanas, a escravizao dos nativos do Novo Mundo, aos quais denominaram ndios, e a partir de 1568 a escravido dos negros vindos da frica. A escravatura dos africanos foi autorizada pela Coroa Portuguesa, com a beno papal, com o objetivo de os cristianizar, j em 1452, legalmente normatizada pelas Ordenaes Manuelinas, por D. Manuel I, as quais foram publicadas em 1521. D. Catarina de ustria, regente de Portugal, autoriza posteriormente, atravs de Alvar de 29 de Maro de 1559, cada senhor de engenho do Brasil a importar at 120 escravos. Convm esclarecer que o surgimento da escravatura deu-se para suprir a necessidade de mo-de-obra em toda Europa, e os prprios governos Africanos j praticavam a escravido, inclusive se utilizando dos escravos como mercadoria no comrcio com os europeus. No Brasil, a necessidade de introduzir mo de obra de outra origem foi ocasionada com o aparecimento das epidemias que dizimavam assustadoramente os escravos ndios. Com isso, restringiu-se a escravizao indgena, passando os ndios a ser escravizados somente quando atacassem os colonizadores, os ndios aliados ou os escravos. Havia tambm os motivos: da reao dos mesmos (lutas, homicdios, alcoolismo, fugas), da oposio dos jesutas, da inabilidade do nativo para os trabalhos, alm dos interesses econmicos, visto ser o trfico de escravos altamente rentvel para a Metrpole. A mo-de-obra utilizada na explorao das minas de ouro, nas regies aurferas (Minas Gerais, Mato Grosso e Gois) , e no plantio das principais culturas agrcolas: cana para a produo de acar, do algodo, do caf e do fumo, era, quase na totalidade, proveniente do trabalho escravo. As invases de outros povos, principalmente franceses e holandeses, foram enfrentadas pelos colonizadores, tendo sido os ltimos notadamente expressivos, ocupando vasta rea

O POVOAMENTO DO BRASIL

O maior percentual dos escravos traficados eram homens, o que causava um desequilbrio populacional impedindo o crescimento da populao afro-brasileira. O povoamento do Brasil, comeou com a chegada dos primeiros colonizadores, que permaneceram para o extrativismo do pau-brasilpor volta de 1530, crianas e adolescentes portugueses embarcavam em navios com destino a nosso pas. Segundo as lies de Erotilde Ribeiro dos Santos Minharro [19], a Coroa portuguesa arrebanhava as crianas no apenas junto aos orfanatos, mas tambm junto aos residentes pobres das cidades. Os pais que doassem os rebentos para servirem nas embarcaes recebiam os soldos sas crianas, mesmo que estas viessem a morrer durante a viagem e isso solucionava uma parte dos problemas econmicos das famlias portuguesas, que ainda teriam pessoas a menos para

alimentar. A autora adiciona ainda que crianas judias eram seqestradas, tomadas, fora, dos genitores, o que no deixava de ser uma medida do governo portugus a fim de diminuir o crescimento da populao judaica no pas. Os pequenos portugueses trabalhavam como pajens e grumetes, ficando sujeitos a todo tipo de explorao, que iam desde a realizao de atividades penosas e perigosas, dentro das naus, at as privaes alimentares, havendo ainda as sevcias sexuais. Os grumetes exerciam o trabalho mais pesado, e o soldo a eles pago representava menos da metade do menor salrio recebido pelos marujos.Os pajens ficavam encarregados dos servios domsticos, como arrumar camas e camarotes, servir a mesa etc. Ambos estavam sujeitos ao mesmo risco de abusos sexuais. juza do trabalho, Erotilde Ribeiro dos Santos Minharro, que apresentou o estudo Criana e adolescente no direito do trabalho na Faculdade de Direito da USP, em junho de 2002.

PERODO IMPERIAL Com a abolio da escravatura em 1888 (movimento que iniciara em 1850 com a proibio do trfico negreiro, atravs da Lei Eusbio de Queirz, com a Lei do Ventre Livre, em 1871 e a Lei dos Sexagenrios), houve uma imigrao europia em grande escala para o Brasil, para suprir a falta de mo-de-obra.

PERODO DA PRIMEIRA REPBLICA Apenas 12% da populao em idade escolar estava matriculada nas escolas. O ndice de analfabetismo no Brasil em 1890 era de 67,2%

Outra das rupturas foi a expulso dos jesutas, aps 210 anos de atuao, no Perodo Pombalino, o que levou interrupo do processo educacional que se desenvolvia, causando uma das descontinuidades. Os motivos que levaram o Marqus de Pombal a tomar tal medida eram de interesses econmicos, exclusivamente. Seu objetivo era organizar a escola para servir aos interesses do

Estado, enquanto os jesutas

se preocupavam em conquistar adeptos Igreja

Catlica e preparar para o ingresso na Ordem. Interesses que iam de encontro s necessidades da corte, que se encontrava em decadncia, em comparao com outras potncias europias da poca.

Maria Luisa Santos Ribeiro

CONCLUSO

Sob as lentes de alguns historiadores pudemos entender que a Educao Brasileira foi sendo sistematizada de forma fragmentada, com base nas rupturas ocorridas, em aes continuadas e descontinuadas, fundamentada para atender aos interesses econmicos que cada perodo exigia, influenciada pelos modelos dos pases em evoluo, sem se importar em criar um modelo prprio para atender sua realidade. Ainda hoje se faz necessria a implantao de um modelo nico, eficaz, que atenda as necessidades da nossa populao. Fica para isso a questo para reflexo: Quais so as necessidades da populao brasileira hoje?

Vous aimerez peut-être aussi