Vous êtes sur la page 1sur 17

12/01/13

ISTO Independente - verso para impresso

ISTO - Independente
Imprimir
Comportamento

| Edio: 2251 | 04.Jan.13 - 21:00 | Atualizado em 12.Jan.13 - 20:35

10 tendncias que iro mudar sua vida


Pistas no faltam: seja pelo jeito peculiar com que as famlias vo se transformando, seja pela rotina das cidades, a evoluo dos gostos e preferncias das sociedades

Pistas no faltam: seja pelo jeito peculiar com que as famlias vo se transformando, seja pela rotina das cidades, a evoluo dos gostos e preferncias das sociedades, as apostas da cincia ou os caminhos abertos pela tecnologia, j possvel vislumbrar como ser a vida de um cidado daqui para a frente. Os sinais esto por a, como mostram os especialistas em tendncias. E bom ir se acostumando com as novidades. Grande parcela da populao mundial vai preferir morar sozinha, sem o apoio de empregados domsticos e sem sofrer com a solido. A vida social online ser intensa e a vida real, adequada a um mundo de diversidades. O novo cidado nem saber o que dinheiro de papel e estar livre das preocupaes de armazenar coisas sejam livros, sejam discos, documentos pessoais ou at mesmo comida. Ele s tomar remdios personalizados, mudar costumes e hbitos financeiros para cuidar da velhice sua e de seus familiares. Nas pginas seguintes, ISTO detalha dez das principais tendncias que definiro seu novo cotidiano.

www.istoe.com.br/reportagens/detalhePrint.htm?idReportagem=265367&txPrint=completo

1/17

12/01/13

ISTO Independente - verso para impresso

1Morar Sozinho

Sozinho em um apartamento. Assim viver grande parcela da populao mundial nas prximas dcadas, de acordo com os analistas de tendncias. A largada foi dada pelos pases mais ricos, em especial os localizados na pennsula escandinava. Ali esto os trs com mais moradores avulsos do mundo: Noruega, Finlndia e Dinamarca em todos, mais de um tero das casas tem um s habitante. No Brasil, o fenmeno ainda desponta, mas com bastante vigor. Entre o censo de 2000 e o de 2010, o nmero total de moradias com um s habitante subiu 41%. Hoje so cerca de sete milhes de casas de sozinhos. A equao que explica o fenmeno, seja aqui, seja na Noruega, tem em sua base trs fatores comuns. So eles a estabilidade econmica, a independncia feminina e a revoluo da comunicao, disse ISTO Eric Klinenberg, pesquisador da Universidade de Nova York e autor do livro Vivendo Sozinho (traduo livre, Editora Penguin, 2012). Nesse somatrio, explica Klinenberg, cada elemento influencia a seu modo. O dinheiro fundamental para pagar os custos, que so maiores. A independncia feminina permitiu s mulheres bancar um estilo de vida independente, tornando-as parcela significativa dessa populao. E os meios de comunicao facilitam a convivncia, evitando que os sozinhos se tornem solitrios.

www.istoe.com.br/reportagens/detalhePrint.htm?idReportagem=265367&txPrint=completo

2/17

12/01/13

ISTO Independente - verso para impresso

Solido, inclusive, no boa palavra para definir essa nova gerao de quem mora s. O que se v nesses lares nem de longe lembra a imagem estigmatizada da excntrica tia solteirona sem amigos e cheia de gatos. Moro s por opo e nem bicho de estimao tenho, pois passo quase o dia todo fora, diz o engenheiro Frederico Lainer, 30 anos, que vive em um espaoso quarto e sala na Cidade Baixa, bairro tradicional de Porto Alegre. Lainer resolveu assumir a casa por sua conta e risco aps um perodo de vida em comum com uma namorada. Hoje engrossa a lista dos sozinhos de Porto Alegre, capital brasileira lder no ranking de gente que vive s. Por l, 21,4% das residncias abriga um nico morador, ndice bem acima da mdia do Pas, que de 12,2%. Mas quem imagina que morar s coisa de jovem, se engana. Os maiores de 60 anos representam 42% das casas de um nico habitante no Brasil. O fenmeno ocorre atrelado ao envelhecimento da populao, afirma a pesquisadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) Ana Lcia Sabia. Mais velhos, com boa sade e estabilidade financeira, os idosos tm optado por seguir a vida em suas prprias casas, bancando as despesas.

Enquanto cada vez mais gente opta por um estilo de vida sozinho (apenas nos Estados Unidos, 36% de sua populao estar morando s at 2020), tericos comeam a discutir outra faceta desse fenmeno: sua sustentabilidade. A quantidade de alimento que se compra grande, ento se perde muito, sem contar os gastos fixos, como eletricidade, que no so divididos, afirma o professor Samy Dana, da Escola de Economia da Fundao Getulio Vargas de So Paulo. Todo esse consumo concentrado em uma s pessoa tem feito vrios pesquisadores rotularem esse estilo de vida como insustentvel em larga escala. O prprio Dana, porm, faz a defesa de quem mora s e diz que h necessidade de se estudar melhor o tema. Se por um lado se gasta mais eletricidade, de outro se economiza combustvel, porque a maior parte das residncias dos sozinhos est nas regies centrais, ento se gasta menos com deslocamento. .

2O fim do dinheiro

Pouco seguro, o dinheiro de papel vislumbra uma derrota cada vez mais prxima para as novas tecnologias. Com um mercado de pagamentos mveis com potencial para movimentar US$ 600 bilhes por ano at 2016, nos clculos da consultoria Gartner, o celular a prxima fronteira a ser explorada pelos bancos (leia reportagem pgina 64). Lanado recentemente pelo governo brasileiro, o Sistema de Pagamento Mvel promete ser uma alternativa para quem ainda no est includo no sistema financeiro, alm de reduzir os custos das transaes eletrnicas e aumentar a concorrncia, reinventando assim a forma como se utiliza a moeda no Pas. As regras do novo marco regulatrio sero definidas pelo Congresso em 2013. O alcance da medida amplo. Afinal, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), quase 70% dos brasileiros acima de 10 anos de idade tm celular. A perspectiva da Federao Brasileira de Bancos (Febraban) que, at 2018, os aparelhos mveis tenham o mesmo peso que a internet nas transaes bancrias.

www.istoe.com.br/reportagens/detalhePrint.htm?idReportagem=265367&txPrint=completo

3/17

12/01/13

ISTO Independente - verso para impresso

Com o avano da classe mdia e o aumento da renda da populao, a substituio do papel resultado direto da expanso dos meios digitais. Nos ltimos cinco anos as movimentaes virtuais tornaram a internet o principal meio para transaes financeiras. Segundo a Febraban, o nmero correspondeu a 24% do total em 2011 (ltimo dado disponvel), enquanto as transaes em terminais de

autoatendimento e agncias caram para 13,5% e 10,9%, respectivamente. Ao redor do mundo, o dinheiro virtual se transformou tambm no principal campo de disputa das gigantes da tecnologia, sedentas por abocanhar uma fatia de um universo trilionrio. Enquanto a moeda do Facebook, chamada de Facebook Credits, amplia sua funo original de comprar aplicativos e bens virtuais, para se integrar a promoes de empresas fsicas, como lojas e restaurantes, Apple e Google investem na criao do que chamam de carteira universal. Graas a essa tecnologia, um simples aplicativo de celular vai reunir e armazenar verses digitais de cartes de crdito, de fidelidade e cupons de descontos num lugar s.

3A casa sem empregada

Agncias que oferecem servio eventual de faxineiras. Eletrodomsticos mais prticos e compactos. Comida congelada e produtos de higiene mais eficientes e concentrados. Alta expressiva no nmero de famlias que optam por diaristas. Vale-tudo para compensar a escassez de empregadas domsticas mensalistas no Brasil. Cerca de 500 mil mulheres, 10% do total, largaram a profisso entre 2009 e 2011,
www.istoe.com.br/reportagens/detalhePrint.htm?idReportagem=265367&txPrint=completo 4/17

12/01/13

ISTO Independente - verso para impresso

segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). As profissionais que se ocupavam dos afazeres domsticos tiveram acesso educao e optaram por se recolocar em postos de trabalho no setor de comrcio e servios. E o mercado tem respondido com novos servios e produtos para suprir os hbitos das famlias.

De 2000 a 2012, cresceu trs vezes e meia o custo de manter uma funcionria na residncia, informa a consultoria econmica LCA, com base na inflao oficial. Em 2012, o custo do servio aumentou 12,8%, quase o dobro da inflao. Para a economista Hildete Pereira de Melo, especializada no estudo do trabalho domstico, sem a figura da mulher contratada para cuidar da casa, as relaes familiares tendem a ser mais igualitrias. As estatsticas, porm, mostram que essa mudana caminha em ritmo lento. Em alguns lares, filhos e homens ganham mais responsabilidades. Mas, na maioria, a mulher que fica sobrecarregada, afirma Alexandre Fraga, socilogo do trabalho na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mas h transformaes em curso. Na casa do professor carioca Cosme da Cunha, de 36 anos, a esposa,
www.istoe.com.br/reportagens/detalhePrint.htm?idReportagem=265367&txPrint=completo 5/17

12/01/13

ISTO Independente - verso para impresso

Marta, tem horrios mais apertados e ele quem d conta da rotina domstica e da filha Helena, de 3 anos. Cunha d banho e alimenta a menina, que depois passa o dia na escola. Os adultos cooperam na faxina pesada de acordo com suas aptides e tempo livre. Escolhemos preservar nossa intimidade e segurar as pontas sozinhos. O lado ruim ficar mais cansado, mas fazemos tudo aproveitando a famlia reunida, diz. Para poupar tempo, Cunha apela para a comida congelada e investiu em um congelador avantajado. Lavalouas, aspiradores de p e at mquinas que passam roupa entram no esforo para cortar o tempo gasto com tarefas domsticas. A expectativa da indstria de alta de at 30% nas vendas de eletrodomsticos nos prximos anos. Cresceu tambm a procura por produtos de limpeza menos agressivos para quem vai manusear. As donas de casa no investiam em tecnologia porque quem cuidava da limpeza era a empregada. Agora, elas querem fugir das tarefas mais desagradveis e esto dispostas a pagar mais por isso, afirma Maribel Suarez, professora do Centro de Estudos em Consumo da Coppead/ UFRJ.

4Comida que no estraga

Validade: 5 anos aps a data de fabricao. Parece absurdo, mas essa frase pode estar escrita na embalagem de um sanduche num futuro no muito distante. E no estamos falando de comidas desidratadas e sem gosto. A culinria do futuro visa a estender o tempo que os produtos podem ficar nas prateleiras dos supermercados, mas sem perder em nutrientes, textura, aparncia e, claro, sabor. Uma das maiores interessadas no tema a Nasa. Com a tecnologia disponvel hoje, uma viagem tripulada de ida e volta a Marte levaria mais de trs anos. Assim, um dos maiores desafios da agncia espacial americana ser alimentar os astronautas durante o perodo. Vamos criar um menu que dure at cinco anos em temperatura ambiente, sem refrigerao ou congelamento, pois os equipamentos ocupariam muito espao e energia da nave. Estamos investigando o uso de tcnicas alternativas, explica Grace Douglas, pesquisadora do Projeto de Tecnologia Avanada de Alimentos da Nasa.

Um dos mtodos que mais tm atrado os cientistas denominado HPP (sigla em ingls para Processamento por Alta Presso), que usa presses elevadssimas para matar micro-organismos. Bombeamos lquido a nveis muito altos de presso para o interior de um cilindro especialmente projetado, no qual est o alimento. A presso chega ao peso equivalente exercido por dois elefantes em cima da rea de uma moedinha, exemplifica Amauri Rosenthal, pesquisador da Embrapa Agroindstria de Alimentos.
www.istoe.com.br/reportagens/detalhePrint.htm?idReportagem=265367&txPrint=completo 6/17

12/01/13

ISTO Independente - verso para impresso

Alm de exterminar doenas, a tcnica preserva os compostos e as vitaminas. O Exrcito americano j usa a tecnologia de alta presso para desenvolver o que tem sido chamado de sanduche indestrutvel. Com a meta de produzir alimentos que possam ser carregados pelos soldados em longas expedies, a principal funo do HPP nesse caso criar uma barreira contra a umidade e o oxignio, elementos que tornam o ambiente propcio e agradvel para as bactrias. At o momento, j conseguiram manter fresco um sanduche de pepperoni por trs anos.

Antes de um produto do tipo ir para as prateleiras, preciso saber o que o consumidor pensa. Um exemplo o tratamento dos alimentos por irradiao (processo no qual a comida tratada com raios gama, raios X ou feixe de eltrons). Quem vai comprar pode associar esse termo com a radioatividade e rejeitar o produto, apesar de o procedimento ter sido considerado seguro por um comit de especialistas internacionais, no causando dano sade, desde que limitado a certos nveis de irradiao, explica Rosenthal. A alta tecnologia aplicada conservao de alimentos pode ajudar o homem a explorar regies inspitas da Terra e do espao. Alm disso, se consegussemos diminuir as perdas durante o transporte e o armazenamento, poderamos reduzir o desperdcio de 1,3 bilho de toneladas de comida que acontece todos os anos, de acordo com dados da ONU. Mas, como toda revoluo tecnolgica, os alimentos de longussima durao podem encontrar resistncia. Afinal, quem se arriscaria hoje a comer um sanduche fabricado cinco anos atrs?

5Vida social online

No se espante se boa parte dos desejos de um prspero 2013 chegar a voc neste comeo de ano pelo Facebook. Ou que as fotos das frias do seu filho pisquem na tela do seu celular poucos segundos depois que elas forem tiradas. Acostume-se. A vida social, antes condicionada presena fsica em festas, viagens, passeios e encontros, hoje acontece cada vez mais no mundo virtual. Com a ajuda das mais populares redes sociais como Facebook e Twitter , as pessoas compartilham de votos de felicidade a opinies polticas, de fotos e vdeos de frias a reclamaes de trabalho, de fofocas pessoais a gritos de torcida. E tudo de forma assustadoramente veloz, com alcance cada vez maior. Em 2012, por exemplo, 63,9 milhes de brasileiros se identificaram como usurios de redes sociais, acessando as pginas do computador de casa, do trabalho e pelo celular. At 2014, sero pelo menos 79,3 milhes, ou 37,7% da populao nacional, segundo dados da consultoria americana eMarketer. Todos temos uma necessidade muito grande de pertencer a um grupo, de nos sentirmos parte de algo, diz Luciana Ruffo, psicloga do Ncleo de Pesquisa de Psicologia em Informtica da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP). Hoje, estar nas redes sociais garantir pertencimento a um grupo cada vez maior e mais influente.
www.istoe.com.br/reportagens/detalhePrint.htm?idReportagem=265367&txPrint=completo 7/17

12/01/13

ISTO Independente - verso para impresso

Com o avano vertiginoso das redes sociais, no h faixa etria que fique de fora dessa nova onda. Mas, se as ferramentas so as mesmas para as diferentes idades, o uso delas diferente. Entre os mais jovens, por exemplo, a construo de uma identidade virtual completa, com fotos, gostos e opinies, tudo editado para que s o melhor aparea, a regra. J para os mais velhos, reencontrar amigos, manter contato com os filhos e mostrar as conquistas de uma vida madura parece ser o comportamento preferido. Essa diferena pode gerar conflitos, diz Luciana. Os maduros costumam implicar com a exposio dos jovens na rede. Queixar-se da falta de pacincia que eles passam a ter com a vida real, acostumados com a velocidade da vida virtual, outro problema comum.

Lembrar os filhos que, apesar de parecidos, o mundo real e o virtual so coisas diferentes importante, afirma a psicloga. No fcil, mas h quem consiga. Maria Paula Fernandes, 48 anos, roteirista e fundadora do Movimento Gota Dgua, um exemplo. Usuria voraz do Facebook, ela vive ajudando os sobrinhos a tirarem o melhor das redes sociais sem confundir as coisas. Os adultos que j esto nas redes tm mais condies de dar apoio, diz. Como a vida real, a virtual est cheia de maravilhas e problemas.

6Com a cabea na nuvem

www.istoe.com.br/reportagens/detalhePrint.htm?idReportagem=265367&txPrint=completo

8/17

12/01/13

ISTO Independente - verso para impresso

Uma boa memria e uma agenda de papel eram suficientes para armazenar boa parte das informaes que utilizamos com mais frequncia. Agora com as facilidades oferecidas por computador, celular e ferramentas de busca , datas de aniversrio, nmeros de telefone e compromissos migraram para fora de nossa cabea. No h consenso cientfico sobre se isso bom ou ruim, mas uma coisa certa: a internet est mudando o funcionamento de nosso crebro. Um experimento feito na Universidade de Colmbia (EUA) apontou que as pessoas fazem menos esforo para memorizar uma informao quando acham que ela ser armazenada no computador. Os pesquisadores notaram que, ao ouvir uma pergunta, os voluntrios pensavam primeiro com quais mecanismos poderiam ir atrs da resposta. Segundo a psicloga Betsy Sparrow, que conduziu o estudo, isso reflete uma falta de necessidade de decodificar internamente as informaes que nos cercam.

Uma alterao, mais qumica, no crebro foi diagnosticada por cientistas da Universidade da Califrnia (EUA). Eles compararam usurios frequentes de internet com aqueles que no tm familiaridade com a rede. A pesquisa mostrou que os crebros dos voluntrios do primeiro grupo foram ativados mais intensamente. Pesquisar na internet exercita a mente, e eu especulo que isso seja positivo, diz o neurocientista Gary Small, autor principal do estudo.

www.istoe.com.br/reportagens/detalhePrint.htm?idReportagem=265367&txPrint=completo

9/17

12/01/13

ISTO Independente - verso para impresso

A rede no necessariamente nos deixa mais burros, mas pode atrapalhar o aprendizado. Antes, um aluno lia livros, sublinhava textos, fichava e anotava. Hoje, faz uma pesquisa no Google, entrega um trabalho e logo esquece o que escreveu, diz o psiclogo Eduardo Honorato, professor da Faculdade Martha Falco, em Manaus, e especialista em internet. Para Rosa Maria Farah, coordenadora do Ncleo de Pesquisas da Psicologia em Informtica da PUC-SP, no o caso de demonizar a internet. Ainda estamos vivendo uma fase de aprendizagem, diz.

7Uma medicina feita para voc

Voc vai ao mdico, relata seus sintomas e deixa o consultrio com um pedido de exames tradicionais (colesterol, glicemia, etc.) e outro solicitando a anlise do seu perfil gentico. Ele deseja saber como seu organismo reagir a determinada droga e se h algo em seu DNA que pode interferir para melhor ou para pior no trabalho a ser feito. Esta situao a essncia de um novo conceito de cuidado com a sade chamado medicina personalizada. Ele consiste no oferecimento de estratgias desenhadas para o indivduo
www.istoe.com.br/reportagens/detalhePrint.htm?idReportagem=265367&txPrint=completo 10/17

12/01/13

ISTO Independente - verso para impresso

de acordo com suas caractersticas genticas.

A ideia comea a ganhar a prtica mdica graas aos avanos da gentica, que possibilitam a realizao de testes a preos mais acessveis. O tratamento do cncer a rea na qual a aplicao do conceito est mais adiantada. Foi usado pela primeira vez no tratamento de cncer de mama. Descobriu-se que a droga Herceptin s funcionava nas mulheres que apresentavam atividade no gene responsvel por determinar a produo da protena HER-2. Foi criado um teste para selecionar essas pacientes e usar a medicao somente nos casos em que ela tem efeito. Depois, verificou-se que 5% a 10% dos pacientes com tumor de estmago tambm manifestam amplificao desse gene, explicou a mdica Isabela Werneck, do Hospital A. C. Camargo, em So Paulo. E eles passaram a se beneficiar do Herceptin. Hoje, h outros exemplos: h exames para saber em que pacientes sero eficazes drogas como o cetuximabe, contra o cncer colorretal, o bevacizumabe, indicado para combater o tumor de pulmo, o vemurafenibe, que combate o melanoma, e o crizotinibe, recomendado contra o cncer de pulmo. A adoo da medicina personalizada tambm se intensifica na cardiologia. Existem testes para saber a resposta individual ao clopidrogel e a varfarina, usados por doentes cardacos. E outras possibilidades esto em estudo. Um artigo publicado por Stephen Liggett, da Universidade do Sul da Flrida, descreveu como o perfil gentico poder predizer quem se beneficiar de uma droga para tratar insuficincia cardaca, o bucindolol. O teste nos diz quem ir responder droga de uma forma muito favorvel e quem no ter reao, disse Liggett.

www.istoe.com.br/reportagens/detalhePrint.htm?idReportagem=265367&txPrint=completo

11/17

12/01/13

ISTO Independente - verso para impresso

Nos laboratrios de diagnstico, encontram-se testes que rastreiam reaes a uma gama ampla de medicamentos. Um deles, o Amplichip 450, aponta como ser a metabolizao de drogas como o carvedilol (anti-hipertensivo), amitriptilina e paroxetina (antidepressivos) e fenitona e diazepan (antiepilticos). No Richet, do Rio de Janeiro, h um teste que indica a predisposio a doenas cardiovasculares e a reao a algumas drogas, principalmente as indicadas para o controle da presso arterial. Com o resultado, h menos risco de indicao de remdio em dosagem incorreta, explica Hlio Magarinos Torres Filho, diretor-mdico do laboratrio..

O Laboratrio SalomoZoppi Diagnsticos, de So Paulo, em parceria com o geneticista Ciro Martinhago, oferecer a partir deste ano o sequenciamento total do DNA humano feito aqui no Brasil. O processo reduzir o tempo de espera para o resultado de cerca de trs meses, quando a anlise feita fora do Pas, para um ms. Alm disso, introduzir testes para conhecer as reaes de cada um a anti-inflamatrios e antialrgicos. Este o caminho da medicina. Hoje, as drogas que j passaram por testes que indicam com mais preciso a quem iro beneficiar tm preferncia de aprovao nos Eua, diz Martinhago, assessor cientfico do SalomoZoppi.

8O convvio com a diversidade sexual

No passou despercebida a iniciativa da Rede Globo de mostrar, na final do reality show The Voice, em
www.istoe.com.br/reportagens/detalhePrint.htm?idReportagem=265367&txPrint=completo 12/17

12/01/13

ISTO Independente - verso para impresso

dezembro do ano passado, imagens da famlia da vencedora, Ellen Olria, com a seguinte legenda: Me e namorada de Ellen. A opo por no esconder a identidade sexual da participante reflexo da mudana no modo como a sociedade brasileira lida com a diversidade um avano que ocorre a passos rpidos. Sou formada em direito e minha monografia, apresentada em 2009, foi sobre a unio homoafetiva, afirma Rosa Maria Gonzaga Arouche, que acaba de formalizar seu casamento com Antonieta Cavalcante de Sousa na cidade de Santos, em So Paulo. Na hora em que assinei a certido, trs anos depois, senti toda a emoo de ver o meu trabalho se concretizar.

A histria de Rosa e Antonieta s foi possvel porque, em 2011, o Supremo Tribunal Federal estendeu os direitos da unio estvel aos homossexuais. Com esse precedente, uma srie de jurisprudncias foi aberta e benefcios como herana, acesso a plano de sade e penso alimentcia se tornaram realidade para essa parcela da populao. O direito acompanha a evoluo da sociedade, diz Luiz Andr Sousa Moresi, presidente da ONG Revida e primeiro a se casar com uma pessoa do mesmo sexo no Brasil. Segundo a Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia, no entanto, esse avano precisa ser acompanhado pelo Poder Legislativo, onde as principais propostas do movimento gay seguem estancadas, como o caso do Projeto de Lei 122, que criminaliza a homofobia. O Judicirio tem sido sensvel ao princpio da igualdade e o Poder Executivo tem ampliado as polticas antidiscriminatrias. Mas falta o pilar do Legislativo, afirmou a ministra Maria do Rosrio ISTO. Esse vazio faz com que, apesar de todos os avanos, a violncia homofbica siga aumentando. Dados do Grupo Gay da Bahia mostram que os assassinatos de homossexuais subiram de 266 em 2011 para 308 em 2012. Segundo a Secretaria de Direitos Humanos, as denncias registradas no Disque 100 aumentaram 197% nos ltimos 12 meses. Trata-se de um segmento muito vulnervel, afirma Maria Berenice Dias, presidente da Comisso da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

9O preo da longevidade nas famlias

O Brasil j uma nao de idosos. E os estudos apontam que a partir de 2030 a populao com mais de 45 anos crescer, afirma a economista Ana Alice Camarano, especialista em longevidade do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada. Se por um lado a convivncia entre geraes de uma mesma famlia gratificante, por outro, quando o envelhecimento no ocorre de forma saudvel, motivo de apreenso. Hoje, por exemplo, 3,1 milhes de idosos brasileiros tm dificuldades de executar as atividades mais
www.istoe.com.br/reportagens/detalhePrint.htm?idReportagem=265367&txPrint=completo 13/17

12/01/13

ISTO Independente - verso para impresso

bsicas da vida diria, como tomar banho, comer e ir ao banheiro sozinhos. Os impactos financeiros e emocionais para cuidar deles so grandes e desgastantes para toda a famlia.Um familiar em geral abre mo da sua vida para assumir o gerenciamento da vida do idoso. As contas, a compra e a administrao dos remdios, as consultas, tudo vira tarefa dessa pessoa, afirma o geriatra Saulo Buksman, diretor da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. O peso tamanho que existe at uma doena j descrita com o nome de estresse do cuidador. Mistura depresso, culpa e raiva. A pessoa tem um estresse muito forte, que pode induzir a doenas, diz o mdico.

Uma das solues que vm ganhando fora so as instituies de longa permanncia para idosos. So casas nas quais os mais velhos so acompanhados por equipes de sade multidisciplinares, participam de atividades teraputicas e desfrutam de acomodaes confortveis. Na grande maioria delas, o idoso tambm pode ser deixado durante um perodo do dia, como numa creche. Mas o preo mais alto do que o pedido para cuidar de crianas: gira em torno dos R$ 4 mil mensais. Um dos problemas que as polticas de hoje so voltadas apenas para o envelhecimento ativo. Temos academia da terceira idade em cada esquina, centros de convivncia, universidades para idosos, mas estamos deixando de lado o velho frgil e pobre, diz a pesquisadora Ana Alice. E no temos mais tantos cuidadores familiares. As famlias esto diminuindo e as mulheres hoje participam ativamente do mercado de trabalho. Elas no podem mais ficar em casa, afirma. A especialista defende que seja dada uma compensao financeira ao parente que se dedique ao cuidado do idoso, j que muitos saem do mercado de trabalho para isso.

Foi o caso da empresria Mariana Lima, 32 anos, que teve de fechar a empresa de marketing para cuidar de uma tia de 80 anos, que sofre de Alzheimer. Ela ficava agitada em casa. Dizia que no era a casa dela e queria fugir, conta a empresria. Mariana banca parte das despesas da tia, j que a penso que ela recebe insuficiente. Somente um dos remdios custa R$ 400. E ainda pago R$ 1.808,33 de plano de sade,
www.istoe.com.br/reportagens/detalhePrint.htm?idReportagem=265367&txPrint=completo 14/17

12/01/13

ISTO Independente - verso para impresso

diz.

10A imortalidade dos dolos

Antes de morrer, o popstar Mi chael Jackson estava beira da falncia. No ano passado, contudo, ele foi o cantor morto com o maior rendimento no show business: faturou US$ 145 milhes. Se essa cifra prova que as chamadas delebs (celebridades falecidas) continuam vivas na memria de seus fs, uma nova tecnologia veio mostrar que elas podem ser imortais: o holograma. A famlia Jackson j declarou que uma cpia digital do Rei do Pop est em estudo para uma turn este ano, numa lista que inclui Elvis Presley, Jim Morrison, Jimi Hendrix, Freddie Mercury, Kurt Cobain e at Marilyn Monroe. No Brasil, um Cazuza verso digital est sendo feito pela empresa francesa 4DMotion para um show em comemorao aos seus 55 anos, em abril. Temos de admitir que hoje a definio de carreira no se refere apenas ao perodo em que o artista era vivo, afirma Mark Roesler, um dos maiores agentes desse segmento.

Tentativas de ressurreio de astros pop j vinham acontecendo h mais de uma dcada, mas s mostrou seu incrvel resultado no incio do ano passado, com a apresentao do rapper Tupac Shakur no festival
www.istoe.com.br/reportagens/detalhePrint.htm?idReportagem=265367&txPrint=completo 15/17

12/01/13

ISTO Independente - verso para impresso

Coachella, nos EUA. Seu ersatz foi desenvolvido por meio de um mtodo revolucionrio: uma pessoa com fsico semelhante ao do cantor repete seus gestos e gravada segundo a tcnica de animao motion capture; na sequncia, um rosto idntico ao dele criado digitalmente a partir de fotos e imagens de arquivo. Isso havia sido feito no cinema em filmes como O Senhor dos Anis e O Curioso Caso de Benjamin Button. Agora chega aos shows. Para se reproduzir ao vivo, a apresentao pr-gravada do cantor projetada em um espelho no piso do palco e refletida numa tela especial de polister Mylar.

A prxima etapa fazer a projeo em formato 3D, dispensando a tela e permitindo que o astro se movimente em todas as direes. Esse s o primeiro passo. Eles vo chegar l, diz o empresrio Rafael Reisman, que trouxe ao Brasil as apresentaes virtuais (s que ainda em telo) de Elvis Presley, todas com lotao esgotada. Outro fator que vai revolucionar o mercado de shows no futuro que a cpia virtual custa menos que um popstar real: a criao do Tupac Shakur hologrfico ficou entre US$ 100 mil e US$ 400 mil e pode fazer infinitos shows. J o cach cobrado por um popstar do nvel de Paul McCartney, por exemplo, chega a US$ 4 milhes por apresentao.

www.istoe.com.br/reportagens/detalhePrint.htm?idReportagem=265367&txPrint=completo

16/17

12/01/13

ISTO Independente - verso para impresso

Foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress Ilustrao: daniel rosini. foto: Jon Feingersh/getty images Fotos: Nick Veasey, Eric Audras getty images Fotos: Yuriko Nakao/REUTERS; Ida P/getty images Montagem sobre foto de Jetta Productions

Fechar [X]

www.istoe.com.br/reportagens/detalhePrint.htm?idReportagem=265367&txPrint=completo

17/17

Vous aimerez peut-être aussi