Vous êtes sur la page 1sur 5

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DE CASTELO BRANCO - OUT/2012 TESTE DE AVALIAO DE GEOGRAFIA VERSO A NOME: __________________________________________N ____ TURMA ____

_ NOTA PRVIA: Na folha de respostas, indica de forma legvel a verso do teste Utiliza apenas caneta de tinta indelvel, azul ou preta L atentamente as questes antes de responderes. No permitido o uso de corretor. Em caso de engano deves riscar, de forma inequvoca, aquilo que pretendes que no seja classificado. Escreve de forma legvel a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respetivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser identificadas so classificadas com zero pontos. Por cada item apresenta apenas uma resposta. Se apresentares mais que uma resposta a um mesmo item, apenas a primeira ser classificada. Para responderes s questes de escolha mltipla, escreve, na folha de respostas: O nmero do item A letra que identifica a nica opo escolhida A avaliao ter em conta a clareza, organizao e objetividade das respostas, a correo cientfica e a utilizao de linguagem especificamente geogrfica.

================================================================================== I REAS DE FIXAO HUMANA 1 L atentamente os seguintes textos: TEXTO 1 TEXTO 2 Um aglomerado populacional para ascender categoria A cidade define-se pelo seu aspeto exterior. Por uma de cidade, em Portugal, tem de possuir mais de 8000 paisagem urbana, que no uniforme, mas que se eleitores, enquanto no Japo necessita de 30000 define pela oposio com o campo circundante, pela habitantes e na Sucia apenas de 200 habitantes. existncia de monumentos, edifcios altos, ruas com passeios. 1.1 Identifica os critrios de definio de cidade associados a cada um dos textos. Texto 1 Critrio demogrfico n de habitantes; Texto 2 Critrio paisagstico/arquitetnico 1.2 Refere mais dois critrios de definio de cidade. Critrio funcional e poltico-administrativo 2 Ao longo da evoluo das cidades, as funes por elas desempenhadas tm variado ao longo dos tempos. Ordena cronologicamente as seguintes fases: A Cidades com funo comercial revitalizada e construo de edifcios monumentais B Cidades industriais, junto s minas de carvo C Cidades com funo defensiva, em locais elevados D Cidades prximas dos grandes rios que pouco contrastavam com o espao rural envolvente E - Cidades do servios, do comrcio, da cultura e do emprego D, C, A, B, E So diversos os tipos de plantas que podemos encontrar nas cidades. L com ateno o seguinte texto:
Belo Horizonte foi a primeira cidade brasileira moderna planeada. Elementos chave do seu traado incluem uma malha perpendicular de ruas, quarteires de dimenses regulares e uma avenida em torno do seu permetro. Outro aspeto interessante do projeto original a abundncia de parques e praas e um grande parque municipal na rea central, a par de edifcios de grande altura onde se concentram escritrios, servios administrativos e as atividades econmicas mais importantes, como, por exemplo, os bancos e as seguradoras. A cidade o principal centro de distribuio e comercializao de uma regio com importantes atividades de agricultura e explorao mineira, bem como um importante centro industrial. Belo Horizonte tambm um centro cultural, com grandes universidades, bibliotecas, espaos culturais e uma das mais animadas vidas noturnas do pas .
Fonte: www.geeventos.com,brr

3.1 Identifica o tipo de planta da cidade de Belo Horizonte. Justifica.

Planta ortogonal porque o texto refere que a a cidade tem uma malha perpendicular de ruas e quarteires de dimenses regulares. 3.2 Refere as funes urbanas de Belo Horizonte que se podem identificar no texto. Justifica com palavras retiradas do prprio texto. Funo econmica atividades econmicas mais importantes como bancos e seguradoras; Dentro da funo econmica podemos ainda distinguir: A funo comercial principal centro de distribuio e comercializao e a funo industrial um importante centro industrial Funo cultural e cientfica centro cultural, com grandes universidades, bibliotecas, espaos culturais 3.3 Identifica a funo presente em qualquer cidade e que no est referida no texto. Funo residencial 3.4 - Identifica a rea funcional correspondente frase sublinhada. A frase sublinhada corresponde ao CBD, centro ou baixa. 3.5 Justifica a concentrao das atividades referidas, nessa rea da cidade. O CBD o centro de negcios e de deciso. a rea mais acessvel da cidade e, por isso, o preo do solo muito elevado. Assim, s as atividades econmicas mais importantes como bancos, seguradoras, sedes e escritrios de grandes empresas, comrcio de luxo, conseguem suportar esses elevados preos e, por outro lado, tm maior probabilidade de sucesso pois a rea onde podero ter mais potenciais clientes visto que a mais movimentada. Tambm os servios administrativos se concentram nesta rea porque aquela a que os cidados tm mais facilidade de acesso. 4 - " O Mundo est a tornar-se o planeta das cidades. Algumas, maiores e mais povoadas que certos pases, so designadas por megalpoles".

4.1 Apresenta o conceito de megalpole. uma extensa rea urbana, com mais de 10 milhes de habitantes, que pode ter resultado de fenmenos de conurbao ou da absoro de cidades de mdia dimenso na malha urbana de uma grande cidade que foi crescendo em termos demogrficos e espaciais. 4.2 Com base nas figura 1- A, 1- B 1- C, identifica as trs maiores cidades em: 1975 Tquio, Nova York e Xangai 2000 Tquio, Daca e Bombaim 2015 Tquio, Daca e Bombaim

Fig. 1 A - Cidades com mais de 10 milhes de habitantes em 1975

Fig. 1 B - Cidades com mais de 10 milhes de habitantes em 2000

Fig. 1 C - Cidades com mais de 10 milhes de habitantes em 2015 (projeo demogrfica)

4.2 - Identifica a que grupo de pases (desenvolvidos ou em desenvolvimento) correspondem as cidades que, em 2000, apresentam um maior crescimento. Pases em desenvolvimento. 4.3 - Justifica o grande crescimento urbano nas ltimas dcadas. O grande crescimento urbano nas ltimas dcadas deve-se essencialmente ao intenso xodo rural que se tem verificado nos pases em desenvolvimento, visto que, nas reas rurais as condies de vida no so favorveis devido pobreza da agricultura e a populao abandona os campos e vai para as cidades procura de melhores condies de vida. Nos pases desenvolvidos as cidades exercem uma grande atrao sobre a populao rural e sobre a populao de outros pases devido grande concentrao de atividades econmicas (comrcio, servios, transportes) e possibilidade de encontrar postos de trabalho. 4.4 - Refere trs problemas destes grandes aglomerados urbanos. Justifica as tuas afirmaes. 1 Extensos bairros de lata nos pases em desenvolvimento porque a cidade no consegue responder s necessidades de habitao da populao que a ela aflui num curto espao de tempo; 2 Aumento da criminalidade porque grande parte da populao no encontra trabalho; 3 - Elevados ndices de poluio devido circulao dos transportes nos pases desenvolvidos e acumulao de detritos por falta de saneamento bsico nos pases em desenvolvimento. 4.5 Apresenta propostas de soluo para um dos problemas referidos na alnea anterior. Incrementar e desenvolver os transportes pblicos e limitar a circulao automvel dentro das cidades de forma a diminuir os ndices de poluio. 5 L atentamente as afirmaes seguintes e assinala a nica correta em cada grupo: 5.1 A A percentagem de populao que vive em cidades em relao percentagem de populao que vive no espao rural; B A taxa de urbanizao a percentagem de populao que vive em cidades em relao ao nmero de cidades do territrio considerado;

C - A percentagem de populao que vive em cidades em relao ao nmero total de cidades do pas, a taxa de urbanizao; D A percentagem de populao que vive em cidades em relao populao total do territrio, a taxa de urbanizao. 5.2 A Para que um aglomerado populacional possa ser considerado cidade, tem de ter pelo menos 10 000 habitantes; B - Para que um aglomerado populacional possa ser considerado cidade, tem de haver um predomnio de emprego nos setores secundrio e tercirio; C - Para que um aglomerado populacional possa ser considerado cidade, tem de ter um predomnio de atividades nos setores primrio e secundrio; D - Para que um aglomerado populacional possa ser considerado cidade, tem de ter escassos locais de lazer e de atividades culturais. II ATIVIDADES ECONMICAS 1 - No mundo atual, existem diferentes sistemas de produo agrcola como os das figuras 3 -A e 3 -B. 1.1 Classifica o tipo de agricultura representado em cada uma das figuras.

Fig 3 A - Regio central dos EUA

Fig. 3 B Ilha de Bali - Indonsia

1.2 Distingue os dois tipos de agricultura representados, tendo em conta: tcnicas utilizadas, tipo de fertilizantes, conjunto de plantas cultivadas e destino da produo. A Agricultura moderna (americana) B Agricultura tradicional (rizicultura) 1.3 Compara os dois tipos de agricultura quanto produtividade do trabalho. Justifica a resposta. Sendo a produtividade a relao entre a produo e a mo de obra utilizada, a agricultura moderna apresenta uma maior produtividade porque usa tcnicas modernas (mecanizao, produtos qumicos, sementes selecionadas) pelo que, consegue obter uma maior produo com menos mo de obra; Na agricultura tradicional, concretamente na rizicultura, quase todos os trabalhos agrcolas so feitos manualmente ou com utenslios rudimentares, pelo que a produtividade mais baixa, pois, precisa de muito mais mo de obra.

1.3 Indica dois problemas ambientais resultantes da prtica do tipo de agricultura representado na figura 1-A. Esgotamento dos solos e poluio dos solos e guas subterrneas. 1.4 - Apresenta propostas de soluo para os problemas indicados, numa perspetiva de sustentabilidade da agricultura.

Os problemas indicados podem ser evitados se se praticar uma agricultura biolgica, visto que, esta no utiliza produtos qumicos como fertilizantes ou pesticidas que possam poluir os solos e as guas, pelo contrrio utiliza fertilizantes naturais e as lutas biolgicas para combater as pragas. Alm disso, previne o esgotamento dos solos fazendo lavouras superficiais e praticando uma policultura com rotao equilibrada e estudada de culturas FIM

Vous aimerez peut-être aussi