Vous êtes sur la page 1sur 5

DECRETO N 18.095, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012.

Regulamenta a Lei n 11.277, de 14 de maio de 2012 que determina que os veculos de transporte coletivo do Municpio de Porto Alegre possuam bancos reservados para utilizao exclusiva por idosos, pessoas com deficincia fsica, gestantes, pessoas com mobilidade reduzida e obesos e que esses bancos estejam identificados.

O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, no uso das atribuies que lhe confere o artigo 94, inciso II, da Lei Orgnica do Municpio, Considerando que a Lei Orgnica do Municpio de Porto Alegre estabelece no artigo 8, inciso III, que compete privativamente ao Municpio organizar e prestar diretamente ou sob o regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, os servios pblicos de interesse local e os que possuem carter essencial, bem como sobre eles dispor; considerando que o transporte coletivo por meio de nibus servio pblico constitucionalmente declarado como de carter essencial; considerando a Lei Federal n 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece, nacionalmente, normas gerais e critrios bsicos para a promoo da acessibilidade das pessoas portadoras de deficincia ou com mobilidade reduzida, regulamentada pelo Decreto n 5.296, de 2 de dezembro de 2004, considerando o Plano Diretor de Acessibilidade institudo pela Lei Complementar n 678, de 22 de agosto de 2011, que estabelece normas gerais e critrios bsicos destinados a promover a acessibilidade das pessoas com deficincia ou com mobilidade reduzida, e considerando a necessidade de serem estabelecidas regras e procedimentos para as empresas transportadoras, os usurios e o Poder Pblico, visando correta utilizao dos assentos de uso exclusivo institudos pela Lei n 11.277, de 14 de maio de 2012,

D E C R E T A:

Art. 1 Os veculos de transporte coletivo do Municpio de Porto Alegre devero possuir 2 (dois) bancos reservados para utilizao ex-

clusiva de idosos, pessoas com deficincia fsica, gestantes e obesos, na forma da Lei n 11.277, de 14 de maio de 2012. 1 Os assentos exclusivos sero instalados na parte dianteira do nibus, logo aps a porta de embarque e anteriormente roleta, em ambos os lados do veculo, da seguinte forma: I lado esquerdo do veculo, banco destinado aos obesos, correspondendo a dois assentos ou lugares; e II lado direito do veculo, o primeiro banco imediatamente aps a porta de acesso, correspondendo a: a) 1 (um) assento nos veculos de motor dianteiro; e b) 2 (dois) assentos nos veculos de motor traseiro. 2 Nos casos em que a configurao apresentada nos incs. I e II do 1 deste artigo no for possvel, outros bancos devero ser destinados utilizao exclusiva, sem prejuzo da quantidade referida. 3 Os bancos exclusivos sero contabilizados para o clculo da quantidade devida de assentos preferenciais prevista na legislao municipal. Art. 2 proibida a utilizao dos bancos exclusivos, por quaisquer formas ou motivos, a toda pessoa que no integre as categorias de usurios beneficiados, quais sejam: I pessoas com deficincia f sica; II idosos; III gestantes; IV obesos; e V pessoas com mobilidade reduzida. Art. 3 Os bancos exclusivos observaro os requisitos tcnicos de dimenses, de sinalizao e de identificao especificados pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) e pela legislao vigente.

Art. 4 Os bancos exclusivos sero, ainda, identificados por meio de adesivos informativos, conforme modelo apresentado no Anexo nico a este Decreto, e contero referncia expressa: I Lei n 11.277, de 2012, e a este Decreto; II ao uso exclusivo por pessoas com deficincia fsica, idosos, gestantes, obesos ou pessoas com mobilidade reduzida; e III possibilidade de ser crime a utilizao por pessoas que no integrem as categorias beneficiadas. 1 Os adesivos informativos sero afixados na parede antipulo, atrs do banco do obeso e, para o outro banco, junto ao vidro lateral. 2 Os adesivos informativos sero confeccionados e fixados pelo operador em todos seus veculos no prazo mximo de 30 (trinta) dias da entrada em vigor deste Decreto. Art. 5 Na hiptese da tripulao flagrar a utilizao indevida dos bancos exclusivos por usurio que no possua direito para tanto, dever ela, imediatamente, adotar os seguintes procedimentos: I inicialmente, orientar o passageiro infrator a desocupar o banco de uso exclusivo; e II na hiptese de resistncia do passageiro infrator desocupao: a) manter retido o veculo, comunicando ao infrator que sua conduta poder caracterizar crime, e contatar a equipe de fiscalizao da Empresa Pblica de Transporte e Circulao (EPTC) ou a Brigada Militar (BM); ou b) deslocar o veculo at o fiscal do respectivo Consrcio ou da Companhia Carris Porto-alegrense, que solicitar ao passageiro a desocupao do assento e, em caso de recusa, contatar a equipe de fiscalizao da EPTC ou a BM; III solicitar, sempre que possvel, a identificao do passageiro infrator e das eventuais testemunhas do fato.

Pargrafo nico. As ocorrncias havidas de cada um dos percursos da viagem devero ser lanadas pelo cobrador no Boletim de Acompanhamento Dirio (BAD). Art. 6 A no observncia, pela tripulao do coletivo, do dever de orientao acerca da correta utilizao dos bancos exclusivos, sua omisso em adotar o procedimento correto para sanar a utilizao irregular ou em lanar as ocorrncias no BAD ensejar a autuao da permissionria, com base no inc. XXXI do art. 25 da Lei Complementar n 12, de 7 de janeiro de 1975. Art. 7 Aplicam-se aos bancos preferenciais, quando de sua utilizao por pessoa no detentora de preferencialidade que implique em prejuzo concreto a usurio idoso, com deficincia fsica, gestante, com mobilidade reduzida ou obeso que se encontrar no veculo, os procedimentos e as disposies dos artigos 5 e 6 deste Decreto. Art. 8 A EPTC executar, no prazo mximo de 90 (noventa) dias contados da data de publicao deste Decreto, campanha educativa de conscientizao dos usurios acerca dos direitos dos idosos, pessoas com deficincia f sica, com mobilidade reduzida, gestantes e obesos, com nfase na utilizao dos bancos exclusivos e preferenciais. Art. 9 Este Decreto entra em vigor 30 (trinta) dias aps a data de sua publicao, com exceo do disposto em seu art. 7, cujos efeitos somente incidiro transcorridos 90 (noventa) dias da data de sua publicao. PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, 30 de novembro de 2012.

Jos Fortunati, Prefeito. Vanderlei Luis Cappellari, Secretrio Municipal dos Transportes. Registre-se e publique-se. Urbano Schmitt, Secretrio Municipal de Gesto e Acompanhamento Estratgico. 4

ANEXO NICO AO DECRETO N 18.095

Modelo e especificaes do adesivo informativo

ASSENTOS EXCLUSIVOS PARA OBESOS, GESTANTES, PESSOAS COM BEBS OU CRIANAS NO COLO, IDOSOS E PESSOAS COM DEFICINCIA
Lei Federal n 10.098/2000; Lei Federal n 10.741/2003; Lei Municipal n 11.277/2012; e Decreto Municipal n 18.095/2012.

A no observncia da exclusividade ou preferencialidade poder configurar CRIME.

1 2 3 4 5 7

Texto formatado com a fonte: Arial 22; Cor da fonte: preta; Cor do fundo: branca; Cor do fundo dos pictogramas: azul-escura; Cor dos pictogramas: branca; Cor das linhas de contorno: branca.

Vous aimerez peut-être aussi