Vous êtes sur la page 1sur 71

1

WMS
WMS
1. O ambiente:
O ambiente WMS, que significa Warehouse Management System, ou seja, gerenciamento de armazns e depsitos responsvel pelo controle de produtos dentro do armazm ou rea de armazenamento da empresa. Uma das principais caractersticas deste sistema, identificar a melhor rea de armazenagem para cada produto, obedecendo a restries impostas e controlando, inclusive, informaes como data de validade, lote e localizao rpida de qualquer item armazenado. Armazm o espao fsico destinado guarda e manuteno dos estoques. Durante muito tempo, os termos estocagem e armazenagem foram utilizados como sinnimos. No entanto, o primeiro diz respeito utilidade dos estoques e o segundo operao de guarda fsica. De um modo geral, um armazm possui quatro finalidades bsicas: Manuteno de estoques e segurana Consolidao Nvel de servio Agregar valor

Dentro de um armazm ou centro de distribuio, so processadas as seguintes atividades bsicas: Recebimento Movimentao Armazenagem ou estocagem Separao Cross-docking Carregamento Transferncia de informaes Endereamento

Embalagem e identificao Etiquetagem, precificao, composio, pesagem, entre outros.

Infra-estrutura A operao de armazenagem resultado de quatro constituintes bsicos: Espao Sistemas de movimentao e armazenagem Sistemas de informao Recursos humanos

O correto dimensionamento destes componentes e a perfeita integrao entre eles fator de grandes redues de custos de armazenagem.

2. Objetivos Instrucionais do Curso:


So habilidades e competncias precisas e especficas, que propiciam uma indicao clara e completa sobre os conhecimentos pretendidos. Compreendem: a) Conceitos a serem aprendidos - Princpio epistemolgico do Protheus; - Nomenclatura Microsiga; - Princpios de WMS; - Integraes. b) Habilidades a serem dominadas - Domnio conceitual do Sistema; - Propriedade de compreenso e emprego da nomenclatura Microsiga WMS; - Capacidade de articulao e relao entre as diversas informaes e dados que pressupem as funcionalidades do ambiente; - Capacidade de anlise e adequao: necessidades X soluo Microsiga; - Domnio tcnico-operacional do Protheus WMS; - Capacidade para aes pr-ativas, tendo como ferramenta de soluo o Sistema. c) Tcnicas a serem aprendidas - Implantao do ambiente WMS; - Operacionalizao do ambiente; - Aplicao e utilizao plenas das funcionalidades do Sistema WMS. d) Atitudes a serem desenvolvidas - Capacidade de promover aes planejadas e pr-ativas, tendo como ferramenta de soluo o Sistema Microsiga WMS; - Capacidade para resoluo de problemas tcnico-operacionais do ambiente;

- Capacidade de execuo.

3. Objetivos Especficos do Curso:


Ao trmino do curso, o treinando dever ser capaz de: conhecer e empregar adequada e eficazmente os conceitos e funcionalidades do Protheus WMS; dominar e articular com propriedade a linguagem prpria soluo Microsiga; implantar e operar o Sistema no ambiente WMS; WMS vislumbrar as solues para as necessidades emergentes atravs do Protheus WMS.

FLUXO OPERACIONAL
A seguir, apresentada uma sugesto de Fluxo Operacional do ambiente Warehouse Management System, que deve ser utilizado pelo usurio como um apoio quanto forma de implantao e operao do Sistema. O usurio pode, no entanto, preferir cadastrar as informaes de forma paralela, uma vez que nas opes de Atualizao do ambiente WMS, a tecla [F3] possibilita o subcadastramento em arquivos cuja informao est sendo utilizada. Portanto, o usurio pode, por exemplo, cadastrar um produto quando estiver atualizando o arquivo de "Estruturas". Desta forma, o fluxo operacional pode assumir algumas variaes em relao a seqncia que o usurio adotar de acordo com a sua convenincia.

WMS

1. Introduo:
As mudanas ocorridas durante o sculo XX geraram a necessidade de criao de Centros Distribuidores que consolidassem grandes lotes de diversos produtos dos fornecedores e tambm entregassem pedidos gerados aos clientes, aproveitando o efeito da consolidao de carga para reduzir o custo unitrio do transporte. O resultado destas transformaes foi o surgimento de armazns capazes de entregar, economicamente e em tempo, produtos diversos e distintos aos clientes. 1.1 Armazm Armazm, almoxarifado ou depsito o local designado a estocar materiais, embora em muitos sistemas logsticos o armazm seja compreendido como um terminal de comutao e no como uma instalao de estocagem. Para os atacadistas, o armazm transformou-se em uma unidade de suporte ao varejista. Alguns dos tipos mais comuns de armazns so: armazns privados: so os operados pelas firmas proprietrias dos produtos, em locais prprios os alugados. armazns pblicos: so usados por empresas que no justificam o custo de manter suas prprias operaes ou preferem no ter o compromisso de manter e operar suas prprias instalaes.

1.2 Centros de Distribuio Existem tambm os armazns que comportam mercadorias por curtos perodos, durante o seu translado das fbricas at os atacadistas e/ou varejistas, estes so chamados de centros de distribuio. 1.3 Mercado Logstico no Brasil O montante gasto em atividades de logstica no Brasil excede o PIB de vrios pases como Chile, Bolvia e Portugal. De acordo com um estudo recente conduzido pelo Banco Mundial, somente o transporte responsvel por 10% da economia nacional, superior a US$50 bilhes (1999). Portanto, no surpresa que a prestao de servios logsticos seja um negcio com potencial para crescimento considervel no Brasil.

Neste contexto, surge a figura do operador logstico, empresas especializadas na prestao de logstica para terceiros, oferecendo uma gama de servios que inclui transporte, armazenagem e gesto operacional de centros de distribuio. Realizam tambm: manuteno de estoque de segurana. o estoque mnimo a ser mantido, visando no comprometer possveis entregas; suporte de variaes entre produo e demanda. A empresa ir produzir de acordo com a demanda informada pelo operador logstico; agrupamentos de produtos para a formao de cargas combinadas para clientes comuns; nivelamento de servio; velocidade na entrega de produtos; agregao de valores; embalagem, customizao, etiquetagem, precificao e outras atividades.

A terceirizao logstica oferece, em sua maioria, servios bsicos de transportes e armazenagem, porm cresce a necessidade da prestao de servios de maior valor agregado, exigindo que se amplie o portflio de servios para as reas de desenho de solues logsticas, gesto de logstica integrada e, at mesmo, gesto de estoque compartilhado.

2. Segmentao dos Servios Logsticos


Os recursos e consumidores esto distribudos em uma ampla rea geogrfica. Geralmente, os consumidores no residem perto dos bens ou produtos de que necessitam e as unidades de transformao/fabricao esto afastadas das fontes de matrias-primas utilizadas em seu processo produtivo. A partir dessa necessidade, houve uma evoluo do pensamento administrativo que levou ao conceito de administrao logstica, ou seja, a concepo de administrar e agrupar as atividades relacionadas do fluxo de produo e servios de forma coletiva. Assim, a logstica a cincia voltada para fazer chegar o material certo, na quantidade exata, no lugar correto, no tempo esperado, nas condies estabelecidas e ao mnimo custo, otimizando o fluxo de materiais e informaes desde os fornecedores at os clientes. Segundo o Conselho para Administrao Logstica ou Concil for Logistic Management (CLM), rgo dos EUA, a administrao logstica o processo de planejar, implementar e controlar o fluxo e armazenagem eficiente de produtos em termos de custos, bens, servios e informaes relacionadas. 2.1 Prestadores de servios bsicos Oferecem servios bsicos de transportes e/ou armazenagem e no tm a inteno de realizar servios mais completos. Servem indstrias bsicas e provedores de solues integradas, utilizando a tecnologia da informao para aumentar a eficincia nos processos de acompanhamento de carga (tracking). 2.2 Operador Logstico Os operadores logsticos disponibilizam solues completas para indstrias de mdia complexidade. O portflio geralmente prev transporte, armazenagem e alguns servios de valor agregado. Oferecem acompanhamento de carga (tracking), EDI, WMS, TMS, OMS e pretendem fazer investimentos significativos em tecnologia da informao (aproximadamente 2,5% do faturamento). Entre as atribuies de um Operador Logstico moderno esto: manuteno de estoques de segurana; suporte a variaes entre produo e demanda; agrupamento de produtos para formao de cargas combinadas para clientes comuns; nvel de servio; velocidade de entrega dos produtos; agregar valor; embalagem, customizao, etiquetagem, precificao e outras atividades. Os grupos de operadores logsticos so divididos, estrategicamente, em oferta de servios.

O grupo de excelncia operacional compreende empresas quem buscam a excelncia na prestao de servios bsicos oferecidos aos clientes. Procuram maximizar resultados com uma quantidade limitada de servios de transporte e armazenagem. O grupo de solues integradas compreende empresas que esto ampliando sua oferta de servios com o objetivo de incluir o desenho, implementao e operao de solues integradas. Seus provedores visam a indstrias com grau de complexidade logstica mais alta e tm como foco nichos de mercado ou canais de distribuio especficos. Freqentemente, contratam tarefas de empresas do grupo de excelncia profissional. Em resposta demanda do mercado, vrias transportadoras e operadores logsticos esto ampliando seu menu de servios para aumentar o atendimento na cadeia de suprimentos e distribuio. A metodologia de gesto integrada inclui o agrupamento, separao e conferncia dos pedidos em unitizadores e o seu carregamento. Oferece como benefcios maior agilidade no carregamento e na entrega, reduo do tempo total de processamento das cargas e de avarias no transporte e entrega, alm do aumento da produtividade. No grupo de excelncia operacional, a principal utilizao de TI (Tecnologia de Informao) realar a eficincia e aumentar o nvel de servio. Atualmente, o grupo investe cerca de 2% do faturamento em TI e 80% dele pretende investir mais nos prximos anos. Para o grupo de solues integradas, a capacitao em TI (Tecnologia de Informao) essencial e sua utilizao a coordenao de todos os elementos da cadeia de suprimentos, que possibilita a colaborao. O investimento atual de 3% do faturamento e 65% tambm pretendem investir mais nos prximos anos. Nesse perodo, previsto um crescimento substancial no mercado e a busca por sistemas especialistas ser cada vez maior. A criao de um novo canal de pesquisa, marketing e vendas, e a interface de clientes exigir a qualificao e a intensificao do uso de tecnologia de informao incluindo Internet.

10

2.3 Integradores orientados a clientes em evoluo So os consultores logsticos que implementam e operam solues de clientes customizados. Oferecem servios de alto valor agregado prevalecendo a utilizao intensiva de tecnologia de informao como WMS, TMS, OMS, alm de alavancagem de sistemas e conhecimento internacional. Integrao logstica transportes: recebimento; transferncia; coletas; distribuio e entrega; controle e pagamento de fretes;

Integrao logstica armazenagem: estocagem e endereamento; controle de servios; picking (apanhe da carga); unitizao, montagem de kits e cross docking; uso de rdio freqncia.

Outros servios de valor agregado controle de estoques; desenhos de projetos logsticos; monitoramento de desempenho.

2.4 Brokers Os Brokers, inveno norte-americana, so empresas legalmente constitudas que prestam servios s indstrias, promovendo seu produto e controlando sua produo e estocagem. Quando se compra de um Broker, como se estivesse comprando diretamente da indstria, pois eles no so atacadistas nem distribuidores. Dessa forma, muitos lojistas passam a ter como referencial cadastral grandes indstrias e se precisarem obter crdito junto a alguma instituio financeira, tero mais facilidades. Os Brokers permitem que se efetuem vendas por preos at 7% mais baixos, pois alm do custo do frete que seria pago pela indstria no comrcio com atacadistas, economiza-se nos tributos federais, cerca de 8% ou 9%, que

11

teriam que ser pagos pela indstria e de novo pelo atacadista , alm da diferena de ICM de mais ou menos 6%. As maiores reclamaes dos pequenos comerciantes referem-se ao volume mnimo exigido pelas indstrias e demora na entrega, visto que as indstrias nem sempre esto perto de todos. Com os Brokers estas dificuldades tendem a acabar, pois eles possibilitam que se adquira todo o mix de produtos da indstria; diferentemente do atacadista que trabalha apenas com os produtos de alto giro, e o que d sustentao aos pequenos comerciantes exatamente os produtos de menor giro que permitem uma margem de lucro maior. 2.5 Atacadista O atacadista se diferencia do operador logstico pela caracterstica de ser o proprietrio das mercadorias ao invs de ser apenas consignatrio. Ele adquire a mercadoria do mercado fornecedor e distribui na rede varejista.

12

3. Objetivos Logsticos
Os principais objetivos logsticos so: Resposta rpida: habilidade da empresa em satisfazer os requerimentos de servios ao cliente em um curto perodo de tempo. Discrepncias mnimas: evitar qualquer situao que provoque a quebra do desempenho do sistema como demoras, paradas de produo, mercadorias avariadas, entregas em lugar errado, entre outros. Inventrio mnimo: manter baixos nveis de estoque e, ao mesmo tempo, garantir a disponibilidade dos produtos, indicando que os recursos aplicados em inventrios esto sendo bem utilizados. Consolidao de movimentos: um dos custos mais significativos em logstica o custo dos transportes. Consolidar o envio para o mesmo cliente e/ou destino, utilizar a capacidade de carga vazia de regresso, aproveitar as vantagens da unitizao so algumas das medidas que garantem a reduo do custo unitrio de transporte. Qualidade: o compromisso com a gesto total da qualidade um dos principais fatores que causaram o crescimento e aperfeioamento da logstica. O custo logstico no pode ser recuperado, ou seja, se a qualidade do produto ou do processo de distribuio for falha, a logstica deve ser revertida, realizada de novo e paga duas vezes. Suporte durante o ciclo de vida do produto, incluindo assistncia tcnica, peas de reposio, entre outros. 3.1 Enfoque Sistmico Todo processo logstico deve ser tratado como um sistema, que um conjunto de elementos que se inter-relacionam visando a um objetivo comum. O enfoque sistmico permite a identificao dos custos relevantes ao processo logstico e seu exame em conjunto, obtendo dessa forma a equao do custo total. O trade-off (troca compensatria) identifica os custos conflitantes do processo logstico e encontra o ponto de equilbrio, de modo a minimizar o custo global.

13

4. Padronizao
A padronizao simplifica e racionaliza processos com o objetivo de eliminar desperdcios e otimizar a cadeia de abastecimento, j que reduz os riscos de avarias e as margens de erro. Promove a reduo dos custos de movimentao, armazenagem e transportes, alm de melhorar a relao com clientes e fornecedores, pois possibilita uma melhor apresentao dos produtos, favorecendo a imagem da marca. Tudo em um armazm (prateleiras, caixas, carrocerias de caminhes) feito levandose em conta um tamanho padro, em geral o tamanho de um palete. 4.1 Palete PBR I Altura: o 1,00 m e 1,20 m: produtos de alta densidade; empilhamento de paletes = maximizao da capacidade dos veculos. o 1,40 m, 1,60 m, 1,80 m e 2,00 m: produtos de baixa densidade; custo de transporte extremamente significativo. Peso mximo: 1000 kg por palete: melhor aproveitamento do veculo e equipamentos de movimentao e armazenagem.

A unitizao visa criao de regras para que os diversos produtos guardados em um armazm possam caber dentro desse palete, e desta forma possa transitar por todas as estruturas de um armazm. Por exemplo: * Regra de Unitizao para televisores 29 Polegadas: 4 televisores por palete; * Regra de Unitizao para telefones celulares: 200 aparelhos por palete.

14

Exemplo de montagem de palete. Dessa forma, no importa se um palete est cheio de televisores, telefones ou qualquer outra carga, pois ele poder transitar por todos os locais de um armazm. A padronizao oferece diversos benefcios como a utilizao da capacidade cbica nos transportes, maior preciso nas informaes, melhor controle de estoques e arrumao fsica das mercadorias. Proporciona vantagens tambm na embalagem e gerenciamento de materiais; movimentao, armazenagem, manuseio e composio de unidades coletivas; deslocamento interno e reabastecimento de gndolas.

4.2 Padronizao de Embalagens

Unidade Primria Unidade primria de carga, embalagem de venda, unidade de consumo.

Unidade Secundria Embalagem de embarque e grupo de unidades de consumo.

Unidade Terciria Paletes, contineres, rolltainers e slipsheets.

4.3 Padronizao de Informaes A padronizao de informaes feita pelo sistema de cadastramento de produtos e cdigo de barras. Permite um cadastro com gesto eficiente e seguindo as regras mnimas de contedo de dados compartilhados, um controle eficiente de vrios produtos por um nico gestor, visando a reduo de erros e confuses (ex.: dois produtos com nomes similares podem ser trocados por engano se no houver um controle eficiente).

15

4.3.1 Sistema Padronizado de Cadastramento Por meio deste procedimento, possvel obter dados alinhados sobre os produtos entre os fornecedores e clientes, alm de transferncia de dados automtica (via EDI) e atualizao da base de dados a baixo custo. O cadastramento eletrnico de produtos oferece diversos benefcios como a identificao padro ao longo da cadeia de abastecimento, alinhamento de dados entre parceiros, arquivos de pesquisa de preos, o gerenciamento de espao da loja e do armazm, a localizao e nova introduo de produtos. 4.3.2 Cdigo de Barras O aumento da complexidade dos negcios e do comrcio entre as organizaes gerou a necessidade de identificao de produtos, locais, servios e processos de forma nica e inequvoca por toda a cadeia de distribuio. A utilizao do cdigo de barras permite uma rpida captao de dados, velocidade nas transaes, informaes mais precisas e atualizao em tempo real. Estes fatores implicam na diminuio de erros, maior controle, velocidade no atendimento de pedidos e a clientes, reduo de custos e gerenciamento remoto. Aplicao nas embalagens:

UCC/EAN-13

UCC/EAN-8

UCC/EAN-14

16

Nveis de aplicao das embalagens:

4.3.3 Cdigo de Barras e Rdio Freqncia A utilizao do Cdigo de Barras e Rdio Freqncia permite uma rpida captao de dados, velocidade nas transaes, preciso nas informaes e atualizao em tempo real. Implica em um maior controle, diminuio de erros, gerenciamento remoto, velocidade no atendimento de pedidos e clientes e reduo de custos (digitao e desvios). Como pontos crticos importante ressaltar a deficincias de cadastros, falta de padronizao e/ou desrespeitos s normas (EAN) e subutilizao de informaes.

17

4.4 Padronizao de Veculos A padronizao de veculos tem como objetivos estabelecer parmetros mnimos que envolvam os veculos de transporte de cargas, considerando dimenses, capacidades e tcnicas de operao, alm de racionalizar a eficincia dos procedimentos de ligao fsica entre os componentes da distribuio e do transporte de mercadorias. Benefcios trazidos com esse tipo de padronizao: porta roll-up (facilita a manobra no obstruindo a viso lateral e pode ser aberta com o veculo atracado doca); economia de tempo; economia de mo-de-obra; proteo s embalagens; melhor aproveitamento interno do ba.

4.5 EDI (Intercmbio Eletrnico de Documentos) O EDI (Eletronic Data Interchange: Intercmbio Eletrnico de Documentos) a troca de documentos por meio de integrao automtica entre sistemas com mnima interveno manual. Elimina burocracia desnecessria Evita erros Reduz custos Maior segurana

Idia simples

18

5. Estruturas Fsicas
5.1 Sistemas de armazenagem

Blocado

Racks AutoEmpilhveis

Porta-Paletes Simples

Porta-Palete Dupla Profundidade

Drive-In Drive-Thru

Flow-Rack

Push-Back

Drive-In Baixa seletividade; Operao lenta; Prejuzo ao FIFO; Baixo custo.

19

Push-Back: Baixa seletividade; Velocidade na operao; Pouco prejuzo ao FIFO; Mdio custo.

Flow-Racks: Boa seletividade; Melhor FIFO; Aplicaes Especficas; Velocidade na Operao; Alto custo.

20

Cantilever: Aplicaes especficas; Dimenses fora de padro.

Estantes: Produtos de baixo giro; Alta seletividade; Peas pequenas; Grande variedade de itens; Baixo custo.

21

5. Equipamentos de Movimentao Paleteira s Empilhadeira s

Transelevadores

AGV

AS/RS

4.

Porta-paletes: Alta seletividade; Velocidade de operao; Baixo custo.

22

Empilhadeiras a gs (GLP): Velocidade horizontal; Corredores largos (maior que 3 metros); Elevao limitada (aproximadamente 5 metros); Trabalhos externos (ptio); Barulho, poluio e vibraes. ~ R$ 30.000,00

Empilhadeira eltrica: Velocidade vertical; Ergonomia e ecologia; Elevao at aproximadamente 8,20m; Corredor de operao 2,70m; Exige piso de qualidade;

23

Transpaleteira eltrica: Velocidade horizontal; Aumento de produtividade; Recebimento/Expedio; Cross-Docking; Separao.

Transpaleteira com garfo duplo: Corredores mais largos; Dificuldade nas curvas e tneis; Produtividade na separao.

5. 3. Sistema de separao

Paleteiras Eltricas

Selecionadora de Pedidos

Esteiras

Estanterias

AS/RS

Sistemas Automticos

24

6. Caractersticas da Implementao
6.1 Avaliao e Diagnstico Nenhuma ao, projeto ou medida corretiva deve ser implementada sem um completo diagnstico da operao do centro de distribuio. Esse diagnstico feito a partir da avaliao dos pedidos dos clientes, pedidos de compras, itens trabalhados, estoques, sazonalidades, inter-relacionamentos e investimentos. 6.2 Pedidos dos clientes Faz-se uma estatstica do mix de produtos identificando-se o que pedido, de que forma e em que quantidade. Alm de ser realizado um levantamento das famlias, unidades de manuseio (caixas, paletes e contineres) e incrementos. 6.3 Pedidos de compra Faz-se uma estatstica identificando-se o que comprado, de que forma e em que quantidade. Observa-se o tipo de estocagem utilizado, o espao reservado para as mercadorias e os itens trabalhados. 6.4 Avaliao e diagnstico de outros itens Na avaliao das sazonalidades, observam-se quais so os altos e baixos no ano, no ms e no dia. Quanto aos inter-relacionamentos, determina-se o posicionamento das atividades dentro do Centro de Distribuio. 6.5 Layout do Armazm O estudo do layout visa otimizar as relaes entre espao, equipamentos, reas de suporte, fluxo de materiais e de pessoas. Considera como variveis produtos, propriedades (frios/seco), embalagens (caixa/saco), giro AS.001.F .1 AS.003.F .1 AS.005.F .1 AS.007.F .1 AS.009.F .1 (alto/baixo) e perspectivas futuras.
AS.001.E .1 AS.001.D .1 AS.001.C .1 AS.001.B .1 AS.001.A1.1 AS.003.E .1 AS.005.E .1 Exemplo de Layout AS.003.D .1 AS.003.C .1 AS.003.B .1 AS.003.A1.1 AS.005.D .1 AS.005.C .1 AS.005.B .1 AS.005.A1.1 AS.007.E .1 AS.007.D .1 AS.007.C .1 AS.007.B .1 AS.007.A1.1 AS.009.E .1 AS.009.D .1 AS.009.C .1 AS.009.B .1 AS.009.A1.1

Docas

AS.002.A1.1 AS.002.B .1 AS.002.C .1 AS.002.D .1 AS.002.E .1

AS.004.A1.1 AS.004.B .1 AS.004.C .1 AS.004.D .1 AS.004.E .1

AS.006.A1.1 AS.006.B .1 AS.006.C .1 AS.006.D .1 AS.006.E .1

AS.008.A1.1 AS.008.B .1 AS.008.C .1 AS.008.D .1 AS.008.E .1

AS.010.A1.1 AS.010.B .1 AS.010.C .1 AS.010.D .1 AS.010.E .1

25

Tem como objetivo atender s mximas capacidades esttica e dinmica, mnimo trabalho de transporte, qualidade das operaes e menor custo global. Entre os princpios bsicos esto a integrao, mnima distncia, obedincia ao fluxo operacional, segurana e flexibilidade. Apresenta alguns problemas tpicos como pequenas modificaes em um layout j existente, readaptao de um layout no mesmo prdio, estudos de ampliaes ou utilizao de novos locais, projeto de uma nova fbrica/depsito/loja. Dimensionamento das Instalaes rea de Armazenagem: Informao de Estoque X Densidade do Equipamento rea de Plataformas: Informao de Fluxo X Produtividade dos Equipamentos rea para Cross-Docking: Informao de Fluxo X Produtividade dos Equipamentos rea para Processamentos (Embalagem, etiquetagem etc.): Informao de Fluxo X Produtividade dos Equipamentos X Ocupao dos Equipamentos Determinao das reas de Apoio Escritrios Sala de Baterias e Oficina de Manuteno Coleta de Lixo e outros reas Externas Portaria Ptio de manobras Manuteno de veculos Apoio aos motoristas

26

APARTAMENTO (diviso do PRDIO em determinado NVEL)

NVEL (diviso entre as longarinas HORIZONTAI S) PRDIO (diviso entre as longarinas VERTICAIS)

RUA (por onde transitam os veculos e as pessoas)

27

CONFIGURAES DO SISTEMA
O ambiente WMS possui uma srie de parmetros que determinam a forma de processamento de cada empresa como, por exemplo, o parmetro <MV_LOCALIZ> que indica se os produtos podero usar controle de endereamento. A Microsiga envia os parmetros com contedos padres que podem ser alterados de acordo com a necessidade da empresa e so customizados no ambiente CONFIGURADOR.

Os parmetros a seguir so os utilizados pelo WMS: MV_INTDL MV_LOCALIZ MV_WMSRDST Indica se o WMS ser utilizado em conjunto com os outros ambientes. Preencher com S. Opes: S/N - Preenchimento Padro = N Indica se o sistema ir utilizar -Controle de Endereamento-. Preencher com S. Opes: S/N - Preenchimento Padro = N Indica se a execuo de servios RDMAKE, via Rdio Freqncia, deve alterar o status do servio. Opes: S/N - Preenchimento Padro = S

28

MV_TPCONVO

MV_RFINFAZ MV_RADIOF MV_DESCEND MV_RFSTEXE MV_RFSTAUT MV_RFSTPRO MV_RFSTINT MV_RFSTAEX MV_RFSTMAN MV_APDLOPER MV_APDLFOP MV_DL300EN

MV_RFSLEEP

MV_RFIDEW MV_RFIDEH MV_ENDINRF MV_ENDFIRF MV_DLCOLET

Opes: 1 ou 2. 1-Convocao por atividade: assim que uma atividade termina, a prxima atividade j pode ser executada. 2-Convocao por servio: somente depois que todo o servio terminar (vrias atividades), o prximo servio estar disponvel para execuo. Indica se a cada vez que o usurio acessar a opo de Convocao RF (Rdio Freqncia) ter que informar sua localizao. Opes: S/N - Preenchimento Padro = S Indica se os servios sero executados via RF (Rdio Freqncia). Opes: S/N - Preenchimento Padro = N Texto utilizado como descrio padro dos endereos criados a partir da rotina de Gerar Endereos (DLGA170). Preenchimento Padro = ENDERECO Status a ser gravado no campo DB_STATUS para as atividades j executadas. Preenchimento Padro = 1 Status a ser gravado no campo DB_STATUS para as atividades automticas. Preenchimento Padro = A Status a ser gravado no campo DB_STATUS para as atividades com problemas. Preenchimento Padro = 2 Status a ser gravado no campo DB_STATUS para as atividades interrompidas. Preenchimento Padro = 3 Status a ser gravado no campo DB_STATUS para as atividades a executar. Preenchimento Padro = 4 Status a ser gravado no campo DB_STATUS para as atividades manuais Preenchimento Padro = M Indica se o ambiente WMS ser utilizado em um Operador Logstico. Opes: S/N - Preenchimento Padro = N Se o parmetro <MV_APDLOPER> estiver preenchido com S (sim), indicar qual a filial do sistema utilizada pelos -Operadores Logsticos-. Preenchimento Padro = 01 Ao padro a ser executada no encerramento de uma ocorrncia. Opes: 1/2/3 1-Gerar um Documento de Entrada 2-Gerar um Documento de Sada 2-Gerar uma Movimentao Interna Preenchimento Padro = 1 Tempo, em milisegundos, de inatividade para que a rotina de -Convocao RF- entre em estado de Hibernao Preenchimento Padro = 0). Obs: preenchimento ZERO indica que no ir entrar em modo de dormncia. Intervalo de tempo, em milisegundos, que a rotina de -Convocao RF- em modo ACORDADO faz a varredura e a busca de novos servios a serem executados. Intervalo de tempo, em milisegundos, em que a rotina de -Convocao RF- em modo HIBERNANDO faz a varredura e a busca de novos servios a serem executados. Nvel Inicial do Endereo a ser mostrado nas rotinas RF-. Nvel Final do Endereo a ser mostrado nas rotinas RF-. Indica se as rotinas RF- usaro cdigo de barras Opes: S-Leitura de cdigo de barras/N-Leitura via Digitao

29

MV_DLKEYIN MV_DLKEYPR

MV_DLKEYEN MV_DLKEYDH

MV_MAXCONT MV_ARRUMAB

MV_NIVBLOC MV_WMSTPEN

MV_CROSDOC

Preenchimento Padro = S Preencher com CDIGO+DESCRIO das teclas a serem pressionadas na rotina de -Convocao RF- para apresentao do Help de Teclas. (Preenchimento Padro = 020<CTRL>+<T>) Preencher com CDIGO+DESCRIO das teclas a serem pressionadas na rotina de -Convocao RF- para apresentao das informaes do produto. Preenchimento Padro = 016<CTRL>+<P> Preencher com CDIGO+DESCRIO das teclas a serem pressionadas na rotina de -Convocao RF- para apresentao do Endereo Atual. Preenchimento Padro = 005<CTRL>+<E> Preencher com CDIGO+DESCRIO das teclas a serem pressionadas na rotina de -Convocao RF- para apresentao da Data e Hora atuais. Preenchimento Padro = 004<CTRL>+<D> Nmero de contagens na rotina de -Conferncia RF a serem suportadas antes de se bloquear a atividade. Preenchimento Padro = 3 Quando se utiliza a armazenagem em estruturas fsicas do tipo blocado, este parmetro indica se endereos parcialmente cheios devero ser preenchidos por completo. Ex: Em um bloco cabem 100 unidades. O bloco A recebeu um endereamento de 75 unidades. Com este parmetro acionado o Sistema ir procurar por algum bloco com exatamente 25 unidades no armazm. Caso encontre, ir transferir estas 25 unidades para o bloco A. (Opes: S/N - Preenchimento Padro = N) Quando utiliza-se armazenagem em estruturas fsicas do tipo blocado este parmetro indica qual o nvel do endereo correspondente ao bloco. Preenchimento Padro = 2 Tipo de endereamento. Opes:1/2 1- O Sistema s considera dois status de um endereo: cheio ou vazio. Endereos parcialmente cheios sero considerados cheios. 2- O endereamento ir completar endereos parcialmente cheios de estruturas do tipo PULMO. Preenchimento Padro = 1 Cdigo padro para estruturas cross-docking. Preenchimento Padro =

30

Vamos agora pesquisar os parmetros do WMS e tambm edit-los.

EXERCCIO
1. Vamos comear a implantao e a operao do ambiente WMS. Para isso, deve-se imaginar uma empresa que produz apenas um tipo de produto e possui um pequeno armazm com 64 endereos (1 endereo de picking e 63 endereos de pulmo), alm de duas docas (uma para entradas e outra para sadas). Antes de comearmos os cadastros, devemos parametrizar o Sistema para que os outros ambientes do Protheus sejam informados de que o WMS controlar o estoque de nossa empresa. Para isso, devemos ativar os parmetros <MV_INTDL> e <MV_LOCALIZ>.

31

ATUALIZAES DE CADASTROS
Unitizadores
A unitizao corresponde transformao de mercadorias com dimenses menores em uma nica unidade com dimenses padronizadas, o que facilita as operaes de armazenagem e movimentao da carga sob a forma mecanizada. O cadastro sinttico o cabealho do cadastro, tambm chamado de in choice, que deve ser preenchido com os dados do unitizador. apenas informativo. Do cadastro analtico fazem parte todos os itens do cadastro. tambm chamado de getdados e deve ser preenchido somente se desejar cadastrar individualmente os unitizadores disponveis no armazm.

32

Principais campos: Altura: Neste campo, deve ser informado o tamanho do unitizador vazio (ex.: palete). Largura: Este campo deve ser preenchido com a largura do unitizador vazio. Comprimento: Este campo deve ser preenchido com o comprimento do unitizador vazio. Tara: Este campo deve ser preenchido com o peso do unitizador vazio. Consumo: Quando se preenche com "SIM" significa que o unitizador ser "consumido"; ou seja, a cada sada de produtos, o Sistema ir subtrair os unitizadores enviados do total de unitizadores da empresa. Essa opo til quando a empresa possui unitizadores descartveis e o seu custo no justifica sua reutilizao. Quando se preenche com "NO" significa que o unitizador no fornecido juntamente com o produto. Dessa forma, o total de unitizadores no "diminudo" quando so feitas sadas de produtos. Unitizadores que possuam um alto custo (ex.: paletes plsticos ou mesmo conteiners) atendem a esse requisito.

EXERCCIO
2. Para armazenarmos os nossos produtos, devemos cadastrar um unitizador e informarmos as suas caractersticas conforme as informaes acima. Voc deve cadastrar o unitizador de acordo com o tipo de produto a ser armazenado. Por exemplo: produtos pequenos podem ser armazenados em caixas, enquanto produtos grandes necessitam de paletes. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes Cadastros Unitizadores

Logo em seguida, clique na opo Incluir e informe os dados nos campos especificados.

33

Norma de Unitizao
Por meio da Norma de Unitizao, possvel definir a quantidade de cada unitizador. Isso feito com o preenchimento do nmero do lastro (quantidade de caixas por andar) e das camadas (quantidade de andares de caixas).

Principais campos: Lastro: Este campo deve ser preenchido com o nmero de caixas empilhadas que a norma suporta (nmero de "andares" da norma). Camada: Este campo deve ser preenchido com o nmero de caixas que cada "andar" suporta.

34

Exerccio
3. Vamos agora definir quantos produtos sero colocados nos unitizadores. Devem ser observados itens como: altura final do unitizador cheio, capacidade do endereo e caractersticas da embalagem do produto. Exemplo: Caixas muito frgeis no podem ser empilhadas em um nmero maior que o permitido pela sua capacidade, caso contrrio podem ser danificados. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes Cadastros Normas

Zonas de Armazenagem
Por meio das Zonas de Armazenagem, pode-se cadastrar as diversas partes de um armazm. Pode-se, por exemplo, dividir um armazm em zona fria, zona seca etc.

Exerccio
4. Neste exerccio, vamos definir somente uma zona de armazenagem, pois, como explicitado anteriormente, nosso armazm trabalha somente com um tipo de produto. Efetue o cadastro de acordo com as informaes acima. Para realizar esse exerccio, v em: Atualizaes Cadastros

Zonas de armazenagem

35

Estruturas Fsicas
Por meio da rotina Estruturas Fsicas-, pode-se cadastrar as vrias estruturas utilizadas no armazm. Cada endereo do armazm pertence a uma estrutura fsica e cada estrutura fsica apresenta uma caracterstica especfica, como a seguir: Picking: estrutura que permite o apanhe fracionado de produtos, pois os paletes podem ser abertos e reabastecido por outro tipo de estrutura: o pulmo; Pulmo: estrutura que s permite o apanhe fechado. O palete que estiver em um endereo pertencente a esta estrutura no pode ser aberto. Sua funo : ser utilizada em sadas de quantidades iguais ou superiores a capacidade de um palete; reabastecer pickings. Cross-Docking: estrutura a ser utilizada em operaes de Cross-Docking, na qual os produtos no so endereados. Logo aps a descarga, eles so transferidos para outra doca e ficam a espera de um carregamento direto, sem precisar ser alocado em um endereo. Blocado: nesse tipo de estrutura, os produtos so empilhados em blocos e o endereamento para esta estrutura sempre feito de baixo para cima; Box/Doca: estrutura onde feita a carga e descarga dos produtos.

36

Principais campos: Altura: Este campo deve ser preenchido com a altura da estrutura fsica (ex.: prateleira). A informao deve ser referente a apenas uma posio e no altura da estrutura fsica inteira. Largura: Neste campo deve ser informada a largura da estrutura fsica. A informao deve ser referente a apenas uma posio e no largura da estrutura fsica inteira. Comprimento: Este campo deve ser preenchido com o comprimento da estrutura fsica. A informao deve ser referente a apenas uma posio e no ao comprimento da estrutura fsica inteira. Capacidade: Neste campo deve ser informada a capacidade (peso) suportada pela estrutura fsica. A informao deve ser referente a apenas uma posio e no capacidade suportada pela estrutura fsica inteira.

Exerccio
5. Vamos cadastrar os trs tipos de estrutura fsica utilizados em nosso armazm. Como j foi definido no incio, trabalharemos somente com trs tipos: picking, pulmo e doca. Para realizar este exerccio, v em: Atualizaes Cadastros

37

Estruturas Fsicas

2.5 Configurao do Cdigo do Endereo


Por meio da Configurao do Cdigo de Endereo vamos cadastrar o cdigo do endereo. Pode-se atribuir diversos nveis ao endereo, fazendo com que a localizao de um endereo seja facilmente identificada atravs de seu cdigo. Ex: o endereo A1010001 representa rua A1, prdio 01, nvel 00 e apartamento 01. Por meio dos campos Pesos, pode-se designar qual a importncia de determinado nvel no endereamento. Ex.: pode-se atribuir um peso maior a RUA, caso queira que os produtos sejam endereados para uma mesma RUA. Assim, o endereamento s ir enviar produtos para uma rua diferente quando todos os endereos da rua inicial estiverem esgotados.

Principais campos:

38

Peso: a importncia que determinado nvel do endereo possui em relao a outro "nvel" durante o endereamento. Exemplos: Exemplo 1: Nivel1= Prdio -> Peso 1 Nivel2= Andar -> Peso 10 Quando o sistema estiver endereando produtos, ir tentar mant-los no mesmo andar (enquanto houver endereos), pois o peso do nvel "Andar" maior. Desta forma, tem-se um endereamento que privilegia endereos prximos ao cho. Todos os endereos do "1 andar" sero preenchidos primeiro. Depois todos os endereos do "2 Andar" e assim por diante. Exemplo 2: Nvel 1= Prdio -> Peso 10 Nvel 2= Andar -> Peso 1 Quando o sistema estiver endereando produtos, ir tentar mant-los no mesmo prdio (enquanto houver endereos), pois o peso do nvel "prdio" maior. Assim, o sistema ir privilegiar a "compactao" dos produtos no armazm: somente aps todos os endereos de um prdio tiverem sido preenchidos que o sistema ir iniciar o preenchimento de outros prdios. Quando todos os nveis so preenchidos com o mesmo "Peso", o sistema ir realizar o endereamento na ordem seqencial dos endereos (ex.: 01001 antes de 01002). Peso lado: a importncia que o sistema dar no endereamento ao "lado" da rua do armazm. Este campo ir determinar se, durante o endereamento, os produtos sero armazenados todos de um s lado da (quando o "peso lado" for maior que os pesos dos outros nveis) ou se o endereamento ir alternar entre os lados direito e esquerdo (quando o "peso lado" for menor que os pesos dos outros nveis).

03 75 63 51 39 27 15 03

Nvel Prdio 02 01 74 73 13 62 61 11 50 49 09 38 37 07 26 25 05 14 13 03 02 01 01 1

Prdio 14 12 10 08 06 04 02 2 01 79 67 55 43 31 19 07

01

Nvel 02 03 80 81 68 69 56 57 44 45 32 33 20 21 08 09

03 78 66 54 42 30 18 06

Nvel 02 77 65 53 41 29 17 05

Prdio 01 76 64 52 40 28 16 04 13 11 09 07 05 03 01 1

Prdio 14 12 10 08 06 04 02 2 01 82 70 58 46 34 22 10

02

Nvel 02 03 83 84 71 72 59 60 47 48 35 36 23 24 11 12

Rua

Rua

Pesos Lado Rua Prdio Nvel Ocupados Disponvel 0 0 1 0 5 84 ***

39

*** NO ALTERE ESTE CAMPO

Exerccio
6. Vamos cadastrar a configurao dos endereos de nosso armazm. De acordo com as caractersticas de nosso armazm, essa configurao ter rua, prdio, nvel e apartamento. Para realizar este exerccio, v em: Atualizaes Cadastros Conf. Cd. Endereos

2.6 Gerao de Endereos


Esta rotina facilita o cadastramento dos endereos do armazm, pois permite a gerao de diversos endereos em um nico procedimento. Normalmente, os endereos so cadastrados individualmente. Por meio dessa rotina, todos os endereos de um armazm podem ser cadastrados de uma s vez. A rotina Gerao de Endereos ideal para armazns de grande porte que esto constantemente aumentando seu nmero de endereos ou alterando o layout.

40

Principais campos: Incio: valor inicial do nvel do endereo a ser gerado. O campo alfanumrico (Ex.: 1, 2, 3 ou A, B, C). Final: valor final do nvel do endereo a ser gerado. O campo alfanumrico (Ex.: 1, 2, 3 ou A, B, C). Intervalo: se o intervalo for, por exemplo, de 2 em 2 o endereo ser gerado 1, 3, 5...

Exerccio
7. Vamos realizar o cadastramento de um endereo do tipo picking, um endereo do tipo doca e sessenta e trs endereos do tipo pulmo. O endereo de doca ser utilizado para entrada e sada de produtos e os demais endereos sero utilizados em sua armazenagem. Para realizar este exerccio, v em: Miscelnia

41

Endereamento Gerar Endereos

2.7 Endereos:
Este cadastro utilizado na armazenagem de produtos que possuam controle de endereamento ativado. O controle de endereamento permite organizar e controlar a localizao dos produtos disponveis dentro do armazm. Por meio desta rotina, so cadastrados os endereos de um armazm.

Fornecedores
Este cadastro utilizado para a incluso dos dados dos fornecedores com o objetivo de informar a origem do produto comprado.

42

Exerccio
8. Vamos cadastrar um fornecedor que ser utilizado para a entrada de produtos em nosso armazm. Para realizar este exerccio, v em: Atualizaes Cadastros Fornecedores

2.8 Produtos:
Todos os produtos que fazem parte do estoque devero ter seus principais dados cadastrados nesta rotina.

43

O sistema utilizar esses dados em diversas rotinas como, por exemplo, Montagem de Carga -, em que o peso aqui informado permite controlar o peso de acordo com a capacidade do veculo que ir transport-lo.

Principais campos: Fator de converso: Fator para converso entre a primeira unidade e a segunda unidade de medida. Tipo de converso: Se quisermos cadastrar a 1aUM = UNIDADE e a 2aUM = CAIXA com fator de converso = 24, devemos preencher este campo com "DIVISOR". Estaremos dizendo ao sistema que se dividirmos 1 CAIXA por 24 teremos 1 UNIDADE. Controla endereamento: Preencher com "SIM" para que o sistema controle a localizao do produto dentro do armazm. Ateno! Para que o produto seja controlado pelo WMS, deve-se preencher esse campo com "SIM". Rastro: Preencher com "LOTE" ou "SUBLOTE" para que o sistema controle os lotes e sublotes do produto durante sua permanncia no armazm.

44

Exerccio
9. Vamos cadastrar o produto que com o qual trabalhar o nosso armazm. Lembre-se de que ele dever ter: primeira e segunda unidades de medida, fator de converso, tipo de converso e controle de endereamento ativado. Para realizar este exerccio, v em: Atualizaes Cadastros Produtos

2.9 Complemento de Produtos:


Este cadastro contm os dados complementares dos produtos, como descrio cientfica, dados logsticos, entre outros. No WMS, esse cadastro obrigatrio, pois fornece informaes especficas da rea de logstica. No entanto, pode ser optativo para outros ambientes do Protheus.

Principais campos: Zona de armazenagem: informar qual a zona de armazenagem que o produto ir utilizar quando for endereado pelo WMS.

45

Unidade de medida industrial: informar em qual unidade de medida (1 ou 2) so montados os paletes. por meio dessa informao, que o WMS poder definir as quantidades de endereamento e apanhe para um endereo (utilizando o lastro e a camada informados no cadastro das - Normas de Unitizao -).

Exerccio
10. Neste exerccio, deve incluir os dados complementares do produto. importante frisar que esse cadastro essencial, pois ele contm dados fundamentais ao funcionamento do WMS como zona de armazenagem e unidade de medida industrial. Nosso produto ser armazenado na zona previamente cadastrada e ir utilizar como unidade de medida industrial a segunda unidade de medida. Para realizar este exerccio, v em: Atualizaes Cadastros Complementos produtos

Nota: O campo Unidade de Medida Industrial ir definir em cima de qual unidade de medida o Sistema ir calcular a capacidade do unitizador (cuja norma foi definida no cadastro de normas). No exerccio do cadastro de normas (feito anteriormente), determinamos a forma com Lastro X Camada = 5x3, ou seja, 15. No cadastro de produtos, cadastramos a 1 UM=Unidade e a 2 UM=Caixa e definimos que em cada caixa cabem 16 unidades. Dessa forma, quando cadastrarmos o campo Unidade de Medida industrial = 2 estaremos definindo que em cada palete iro caber 15 CAIXAS e como em cada caixa cabem 16 unidades, definimos que em cada palete cabem 240 Unidades (15x16).

2.10 Seqncia de Abastecimento


A Seqncia de Abastecimento- define qual a ordem de entrada e sada dos produtos no armazm.

46

Principais campos: Taxa de reposio percentual: indica quando dever ser disparado o reabastecimento de endereos do tipo picking. A partir desse percentual, o Sistema inicia a reposio do estoque desse endereo deixando-o novamente com a sua capacidade mxima. Apanhe mnimo: quantidade mnima permitida para a retirada de produtos de endereos do tipo picking. Tipo seqncia: indica se a seqncia utilizada para armazenar ou para entrada/sada de produtos. Exemplo: doca.

Exerccio

47

11. Neste exerccio, dever ser cadastrada a seguinte seqncia que nosso produto dever seguir em nosso armazm: picking, pulmo e doca (nessa ordem). No picking iremos definir um apanhe mnimo de uma pea e reabastecimento quando o endereo estiver 100% vazio. Para realizar este exerccio, v em: Atualizaes Cadastros Seq. Abastecimento

2.12 Tarefas X Atividades:


Todos os servios executados no armazm so formados por tarefas e atividades. Servios (genrico Ex: entrada de produtos) | | +------Tarefas (analticos Ex: conferncia, endereamento etc.). | | +------ Atividades (descriminao detalhada Ex: movimentos horizontais, movimentos verticais etc.).

Exerccio:

48

12. Vamos cadastrar trs tarefas x atividades a serem utilizadas nos servios de entrada, sada e movimentao interna de nosso armazm. Realize esse cadastramento, imaginando o fluxo de um armazm em que so utilizadas empilhadeiras e transpaleteiras para a realizao dos movimentos. Para realizar este exerccio, v em: Atualizaes Cadastros Tarefas x Atividades

2.11 Servios X Tarefas:


Nesta tela, cadastra-se a parte mais importante na execuo dos servios: a funo executada durante o servio. Esto disponveis as seguintes funes: dlENDERECA: a ser utilizada em servios de entrada de produtos. Esta funo ir realizar toda a movimentao de estoque, endereando os produtos de acordo com todas as configuraes pr-estabelecidas; dlAPANHE: esta funo deve ser utilizada em servios de sada de produtos. Ela ir realizar o apanhe dos produtos de acordo com todas as configuraes prestabelecidas; dlgxABASTE: servios de reabastecimento devem utilizar esta funo. Ela ir realizar a transferncia de produtos do pulmo para o picking; dlMONTKIT: funo utilizada em servios para montagem de kits com base na estrutura de produtos do sistema. Pode ser utilizada em servios nos quais o armazm realiza o acondicionamento de vrios produtos para formar um novo produto (ex.: Cestas de Natal); dlCONFEREN: esta funo realiza a contagem de produtos via Rdio Freqncia com base nos dados do documento de entrada ou sada; dlCROSSDOC: o nome de uma funo do WMS que pode ser utilizada no cadastro de "Servios X tarefas". Quando esta funo for utilizada o sistema ir realizar o endereamento dos produtos para uma DOCA. Isto til quando o produto no armazenado em um endereo; fica no armazm apenas o tempo necessrio para que outro caminho chegue e o leve para seu destino.

49

Exerccio
13. Agora, iremos definir quais servios sero atrelados s atividades cadastradas no exerccio anterior. Devemos cadastrar um servio para entradas, um servio para sadas e outro para movimentos internos (que ser utilizado para a execuo de reabastecimentos). Cada um dos servios cadastrados dever ter uma funo atribuda de acordo com a explicao acima. Para realizar este exerccio, v em: Atualizaes Cadastros

Servios X Tarefas

50

2.13 Excees das Atividades


Aqui podemos cadastrar as excees das atividades a serem atreladas aos endereos. Ex: um servio utiliza movimentos horizontais e verticais. Se cadastrarmos uma exceo aos movimentos verticais para um endereo que fica no nvel ZERO (cho), os servios com destino a este endereo iro considerar apenas movimentos horizontais.

51

2.14 Funes:
Neste cadastro so informadas as diversas funes desempenhadas pelos funcionrios da empresa. O WMS utiliza as informaes desse cadastro para atribuir-lhes atividades de acordo com a funo cadastrada no sistema.

2.15 Recursos Humanos


Esse item tem a funo de cadastrar os recursos humanos que sero convocados nas atividades via rdio freqncia. Cada recurso humano aqui cadastrado pode exercer uma ou mais funes. Pode-se, ainda, atribuir nveis de especializao para cada funo exercida, assim quanto MENOR for o nmero informado no campo Ordem da Funo, MAIOR ser o nvel de especializao deste funcionrio em determinada funo ou tambm ser possvel atribuir o mesmo nvel de especializao a todas as funes exercidas pelo funcionrio.

52

Observaes: O WMS no utiliza o cadastro da folha de pagamento. O cadastro utilizado aqui especfico do WMS; Cada recurso humano deve OBRIGATORIAMENTE ser cadastrado como usurio do Sistema (via SIGACFG). Isto necessrio porque esses funcionrios tero que se logar no ambiente SIGAACD (Automao & Coleta de Dados) via rdio freqncia.

Principais campos: Ordem da funo: informa o nvel de capacitao do funcionrio em determinada funo. Todas as funes podem ser preenchidas com ordens iguais se o funcionrio tiver o mesmo nvel de capacitao em todas em elas.

53

2.16 Percentual de Ocupao:


Por meio do -Percentual de Ocupao-, possvel informar o armazm, endereo, norma de unitizao, produto e percentual de ocupao. Com isso, temos um maior controle do armazm e produtos estocados. Este cadastro possibilita o preenchimento parcial de vrios produtos em um mesmo endereo. A quantidade de cada produto ser definida pelo percentual de sua norma de unitizao. Ex: no endereo "X" sero colocados dois produtos: Produto 1 (Norma:100 Unidades). 50% da Norma = 50 Unidades. Produto 2 (Norma:200 Unidades). 75% da Norma = 150 Unidades.

54

2.17 Cadastro de Ocorrncias:


Neste cadastro, so includas as possveis ocorrncias durante a execuo dos servios com rdio freqncia (ex.: varia de caixas). No campo Funo a Executar, pode ser cadastrada uma funo RDMAKE a ser executada durante a baixa desta ocorrncia.

2.18 Tipos de Entrada/Sada:


Nesta rotina, so cadastradas as configuraes fiscais utilizadas nas entradas e sadas de produtos. Como cada regio e cada produto possui uma configurao fiscal prpria, importante que a empresa tenha todas essas configuraes cadastradas para ter conhecimento dos impostos de cada regio e produto, eliminando o risco de multas por transaes incorretas.

FALTA TELA DO SISTEMA.


Principais campos:

55

Atualiza estoque: indica se a movimentao ir somar ou subtrair do saldo de estoque. imprescindvel que todas as movimentaes direcionadas ao WMS tenham esse campo preenchido com Sim.

Exerccio
14. Devemos cadastrar um tipo de entrada a ser utilizada na compra de nosso produto. Lembre-se de que esse tipo de entrada deve ter o campo Controla Estoque preenchido com SIM, pois somente dessa forma o Sistema realiza a entrada do saldo no estoque. Para realizar este exerccio, v em: Cadastros Tipos de Ent/Sada

56

MOVIMENTOS
3.1 Incluso da nota fiscal de entrada:
A nota fiscal de entrada o registro oficial dos produtos que entram em uma empresa, podendo ser referentes a compras, consignaes, beneficiamentos etc. A rotina Incluso da Nota Fiscal de Entrada permite o cadastramento dessas notas, desencadeando a partir da todo o processo de armazenagem. Ao incluir uma nota fiscal, deve-se preencher o campo de servio; pois, dessa forma, o WMS poder identificar as aes necessrias para o endereamento do produto.

57

Exerccio
14. Agora, iremos cadastrar a nota fiscal de entrada de nosso produto. Lembre-se de informar o servio de entrada e o endereo/estrutura fsica para a qual o produto ser enviado no momento em que for descarregado. Para realizar este exerccio, v em: Atualizaes Movimentos Internos Documento de Entrada

3.2 Verificao do saldo a distribuir


Saldo a distribuir pode ser definido como a quantidade de produto adquirido, mas que ainda no passou pela rotina de endereamento. Esse saldo no pode sofrer nenhum tipo de movimentao at que seja endereado. O campo Saldo a Distribuir mostra a quantidade de produtos ainda no endereados.

Exerccios
15. Verifique que logo aps a incluso da nota, todo o saldo do produto est bloqueado, e aparece no campo Saldos a distribuir. Isso ocorre porque o servio de endereamento ainda no foi executado e esse saldo no pode ser movimentado. Para realizar este exerccio, v em: Atualizaes Saldos em Estoque

58

3.3 Execuo do Servio de WMS


No WMS, todas as aes que devem ser executadas em um armazm so chamadas de servios. Quando se necessita de um servio, gerada uma ordem de servio que fica pendente no sistema, aguardando a sua execuo. A ordem de servio pode ser gerada manualmente ou automaticamente, por meio de outras rotinas do Protheus (exemplo: Nota Fiscal de Entrada, Movimentaes Internas, Pedidos de Venda, entre outros.). Por meio da rotina Execuo de Servios , essas ordens so executadas e seu status alterado para servio executado. Esta rotina somente utilizada quando o ambiente WMS est integrado aos outros ambientes do Protheus.

Exerccio
16. Vamos executar o servio de entrada gerado pela nota fiscal que acabamos de incluir. Deve-se marcar o servio e acessar a opo Executar-. Para realizar este exerccio, v em: Atualizaes Endereamento Execuo de Servios

59

3.4 Verificao de saldo:


Por meio da verificao de saldo, pode-se saber a posio geral do estoque de um produto, ou seja, possvel saber a quantidade total de um produto independente de seu endereamento.

Exerccio
17. Podemos verificar que aps a execuo do servio, o saldo foi liberado para uso. O campo Saldos a Enderear- agora est zerado, mostrando que todo o saldo est disponvel para movimentao. Para realizar este exerccio, v em: Atualizaes Estoque Saldos em Estoque

60

Verificao de saldo no endereo

Exerccio
18. Consultas Endereamento Saldo no endereo

61

PONTOS DE ENTRADA DO SIGAWMS


Segue uma relao dos pontos de entrada disponveis no ambiente SIGAWMS. Com eles possvel alterar o comportamento padro do mdulo e adapt-lo as necessidades particulares do usurio. Na relao mostrado o momento em que o ponto de entrada ser executado, os parmetros disponibilizados e o retorno esperado. Os pontos de entrada devem ser escritos em linguagem ADVPL seguindo o mesmo padro dos demais RDMAKES Microsiga. Programa: Movimentao de Veculos (DLGA120) ExecBlock: Ponto: Parmetros enviados: Observaes: Retorno esperado: DL120BTN executado no acesso da rotina nenhum permite a criao de botes especficos na ToolBar Superior. Array preenchido com os botes a serem utilizados.

Obs: O retorno pode ser NIL.

Programa: Execuo de Servios (DLGA150) ExecBlock: Ponto: Parmetros enviados: ExecBlock: Ponto: Parmetros enviados: DLGA150M executado na opo de marcar/desmarcar os servios. String com o cdigo gravado no campo DCF_OK DL150FIL executado sempre antes da filtragem dos registros selecionados. nenhum

Observao: permite a alterao do filtro a ser feito no arquivo DCF. Retorno esperado: String com a expresso de filtro desejada. Observao: O retorno pode ser NIL.

62

Programa: Gravao dos Nmeros Seriais nos Endereos (DLGA190) ExecBlock: Ponto: Parmetros enviados: DLGNSERI executado na montagem do Array aCols. Array com a seguinte informao: PARAMIXB [01] = cdigo do produto PARAMIXB [02] = quantidade a enderear PARAMIXB [03] = endereo PARAMIXB [04] = alias do arquivo gerador do movimento PARAMIXB [05] = armazm PARAMIXB [06] = documento PARAMIXB [07] = srie PARAMIXB [08] = cliente/fornecedor PARAMIXB [09] = loja Observao:permite informao dos nmeros de srie individuais de cada produto. Retorno esperado: Array com os nmeros de srie. Observao: O retorno pode ser NIL. Programa: Manuteno do Registro de ocorrncias (DLGA300) ExecBlock: Ponto: Parmetros enviados: DL300ENC executado aps a confirmao do encerramento da ocorrncia. nmero referente escolhida, sendo: opo de encerramento

1 = Documento de entrada 2 = Documento de sada 3 = Movimentao interna Observao: permite a criao de botes especficos na ToolBar Superior. Retorno Esperado: True confirma o encerramento e False cancela o encerramento. Observao: O retorno pode ser NIL.

63

Programa: Convocao via Rdio Freqncia (DLGV001) ExecBlock: Ponto: DLGV001A sempre que um servio a ser executado for detectado, no looping em que o sistema varre o cadastro de Recursos Humanos para realizar a convocao. PARAMIXB [01] = cdigo do Recurso Humano PARAMIXB [02] = cdigo da funo a ser executada PARAMIXB [03] = servio a ser executado PARAMIXB [04] = tarefa a ser executada PARAMIXB [05] = atividade a ser executada PARAMIXB [06] = ordem da atividade a ser executada PARAMIXB [07] = nmero do documento Observao: permite controlar os parmetros pelos quais realiza-se ou no uma convocao. A rotina ir varrer todo o arquivo de recursos humanos at que algum seja convocado.

Parmetros enviados: Array com a seguinte informao:

Retorno Esperado: True realiza a convocao e False no realiza a convocao. ExecBlock: Ponto: DLGV001G Logo aps a gravao dos dados no arquivo de Movimentos de Distribuio (SDB). a gravao de dados no SDB ocorre em trs pontos, que podem ser identificados pelo contedo do campo DB_STATUS: Servios parametrizados para execuo automtica sem RF tero o campo BE_STATUS preenchido com A. Servios parametrizados para execuo via RF tero o campo BE_STATUS preenchido com 3 (Servio Interrompido) ANTES do incio da execuo. Servios parametrizados para execuo via RF tero o campo BE_STATUS preenchido com 1 (Servio Executado) ou 2 (Servio com Problemas) APS a execuo.

Parmetros enviados: nenhum Observaes:

Retorno Esperado:

nenhum.

64

Programa: Apanhe/Reabastecimento via Rdio Freqncia (DLGV030) ExecBlock: Ponto: DLGV040 sempre que a combinao de teclas [CTRL+U] for pressionada no terminal RF durante a execuo de um Apanhe/Reabastecimento. Permite a criao de consultas para, por exemplo, visualizar dados referentes carga durante a execuo do servio.

Parmetros enviados: PARAMIXB[01] = nmero da carga. Observao:

Retorno Esperado: nenhum. ExecBlock: Ponto: DV030CON Logo aps o usurio confirmar o endereo de origem do servio. possibilita o tratamento dos dados na confirmao do endereo.

Parmetros enviados: nenhum Observao:

Retorno Esperado: nenhum ExecBlock: Ponto: DLVENDER na validao do endereo (origem e destino) digitado. PARAMIXB[02] = endereo digitado pelo usurio. Observao: possibilita a execuo de validaes logo aps a digitao do endereo.

Parmetros enviados: PARAMIXB[01] = endereo fornecido pelo Sistema.

Retorno Esperado: True permite a digitao do endereo e False impede a digitao. Programa: Funes Genricas do WMS (DLGXFUN) ExecBlock: Ponto: DLGNSERI Antes da gravao do registro no SDB referente movimentao. PARAMIXB [01] = origem do lanamento PARAMIXB [02] = cdigo do produto PARAMIXB [03] = armazm PARAMIXB [04] = documento

Parmetros enviados: Array com a seguinte informao:

65

PARAMIXB [05] = srie PARAMIXB [06] = cliente/fornecedor PARAMIXB [07] = loja PARAMIXB [08] = quantidade PARAMIXB [09] = endereo destino Observao: permite o tratamento e/ou alterao do nmero de srie a ser gravado.

Retorno Esperado: String com o nmero de srie Obs: pode ser NIL. ExecBlock: Ponto: DLGRVSTO antes de gravar o status de ocupado no endereo para onde foi feita uma movimentao. PARAMIXB [01] = origem do lanamento PARAMIXB [02] = cdigo do produto PARAMIXB [03] = armazm PARAMIXB [04] = documento PARAMIXB [05] = srie PARAMIXB [06] = cliente/fornecedor PARAMIXB [07] = loja PARAMIXB [08] = quantidade PARAMIXB [09] = endereo destino Observao: Retorno Esperado: Obs.: Pode ser NIL. ExecBlock: Ponto: Observao: DLLASTRO na definio do lastro para o produto. permite o tratamento e/ou alterao do lastro na norma do produto. Permite o tratamento e/ou alterao do Status a ser gravado no endereo. String com o Status a ser gravado.

Parmetros enviados: Array com a seguinte informao:

Parmetros enviados: cdigo do produto e armazm.

Retorno Esperado: numrico com o lastro desejado. Observao: Pode ser NIL. ExecBlock: Ponto: DLCAMADA na definio da camada para o produto.

66

Parmetros enviados: cdigo do produto e armazm. Observao: permite o tratamento e/ou alterao da camada na norma do produto.

Retorno Esperado: numrico, com o nmero de camadas desejado. Observao: Pode ser NIL. ExecBlock: DLESCOAP Ponto: na definio do endereo a ser escolhido para o apanhe. Parmetros enviados: Array com a seguinte informao: PARAMIXB [01] = cdigo do produto PARAMIXB [02] = armazm destino* PARAMIXB [03] = estrutura destino* PARAMIXB [04] = endereo destino* PARAMIXB [05] = quantidade * Ex.: A doca o destino e o endereo onde ser feito o apanhe a origem. Observao: Retorno Esperado: possibilita a escolha do endereo origem onde o apanhe ser realizado. Array no seguinte formato: aRetPE[01] = lote (Default=NIL) aRetPE[02] = sub-lote (Default=NIL) aRetPE[03] = armazm origem (Obrigatrio) aRetPE[04] = estrutura fsica origem (obrigatrio) aRetPE[05] = endereo origem (obrigatrio) aRetPE[06] = (Default=NIL) aRetPE[07] destino) ExecBlock: DLGGATV = nmero quantidade de srie origem

(Default=quantidade

Ponto: antes da gravao de atividades no SDB. Parmetros enviados: Array com a seguinte informao: PARAMIXB [01] = cdigo do produto PARAMIXB [02] = armazm PARAMIXB [03] = quantidade PARAMIXB [04] = endereo origem PARAMIXB [05] = nmero de srie PARAMIXB [06] = documento PARAMIXB [07] = srie

67

PARAMIXB [08] = cliente/fornecedor PARAMIXB [09] = loja PARAMIXB [10] = tipo de nota fiscal PARAMIXB [11] = Alias que originou a movimentao. PARAMIXB [12] = data PARAMIXB [13] = lote PARAMIXB [14] = sub-lote PARAMIXB [15] (XX_NUMSEQ). PARAMIXB [17] = item da nota PARAMIXB [18] = estrutura origem PARAMIXB [19] = servio PARAMIXB [20] = tarefa PARAMIXB [21] = atividade PARAMIXB [22] = estrutura destino PARAMIXB [23] = endereo destino PARAMIXB [24] = hora PARAMIXB [25] = carga PARAMIXB [26] = unitizador PARAMIXB [27] = ordem da tarefa PARAMIXB [28] = ordem da atividade PARAMIXB [29] = recurso humano PARAMIXB [30] = recurso fsico Observao: possibilita verificar se a atividade deve ou no ser gravada. nmero seqencial

PARAMIXB [16] = tipo de movimentao

Retorno Esperado: lgico. True gera o SDB e FALSE no gera o SDB. Observao: Pode ser NIL. ExecBlock: Ponto: DLGEXETA Logo aps a gravao da atividade no SDB. PARAMIXB [01] = cdigo do produto PARAMIXB [02] = armazm PARAMIXB [03] = quantidade PARAMIXB [04] = endereo origem

Parmetros enviados: Array com a seguinte informao:

68

PARAMIXB [05] = nmero de srie PARAMIXB [06] = documento PARAMIXB [07] = srie PARAMIXB [08] = cliente/fornecedor PARAMIXB [09] = loja PARAMIXB [10] = tipo de nota fiscal PARAMIXB [11] = Alias que originou a movimentao PARAMIXB [12] = data PARAMIXB [13] = lote PARAMIXB [14] = sub-lote PARAMIXB [15] = nmero seqencial (XX_NUMSEQ) PARAMIXB [16] = tipo de movimentao PARAMIXB [17] = item da nota PARAMIXB [18] = estrutura origem PARAMIXB [19] = servio PARAMIXB [20] = tarefa PARAMIXB [21] = estrutura destino PARAMIXB [22] = endereo destino PARAMIXB [23] = hora PARAMIXB [24] = carga PARAMIXB [25] = unitizador PARAMIXB [26] = ordem da tarefa Observao:possibilita verificar e/ou alterar os dados gravados no SDB. Retorno esperado: nenhum.

69

GLOSSRIO
ACD: automao e coleta de dados. Alias: palavra ou conjunto de caracteres de fcil memorizao que substitui caminhos de dados ou endereos de correio eletrnico, entre outros. Nos interfaces grficos dos sistemas operativos modernos, usam-se alias para facilitar o acesso a comandos, arquivos, diretrios, caminhos de dados etc. Array: sequncia ordenada de valores armazenada numa nica varivel identificada . Blocado: tipo de estrutura onde os produtos so empilhados em blocos e o endereamento sempre feito de baixo para cima. Camada: quantidade de andares de caixas. Cargas combinadas: dois embarques de diferentes terminais combinados para envio como uma carga nica. Continer: contentor, grande caixa ou recipiente metlico no qual uma mercadoria colocada e posteriormente fechado sob lacre (lacrado) e transportado no poro ou convs de um navio para ser aberto (desovado) no porto ou local de destino. Contedo de dados compartilhados: controle eficiente de vrios produtos por um nico gestor, visando a reduo de erros e confuses (ex.: dois produtos com nomes similares podem ser trocados por engano se no houver um controle eficiente). Cross docking: o Cross-docking um sistema no qual os bens entram e saem de um centro de distribuio (CD) sem ali serem armazenados. Permite aumentar o giro dos estoques. Pode englobar recebimento, separao, roteirizao e despacho de produtos num mnimo intervalo de tempo, podendo envolver, em alguns casos, atividades que agregam valor fsico como etiquetagem e re-embalagem. Doca: tipo de plataforma contgua a uma instalao para a carga e descarga de produtos. EDI: sigla inglesa de Electronic Data Interchange, um processo de troca de dados entre bases de dados de duas ou mais empresas. Dadas as particularidades de cada suporte de dados, estes so traduzidos para um formato EDI, mediante um conjunto de regras executadas por um programa tradutor, e enviados para o destinatrio, onde feita nova traduo em sentido inverso primeira, sendo os dados ento importados pelo seu sistema. Exemplo do uso de EDI, o comrcio eletrnico, com a transmisso eletrnica de tabelas de preos, faturas etc. Gesto de estoque compartilhado: produtos de duas ou mais empresas controlados por um nico armazm ou Operador Logstico. Gesto de logstica integrada: coordenao dos canais de distribuio para entregar os produtos com eficcia aos clientes. Este processo tambm designado por SCM (Supply Chain Management).

70

Lastro: quantidade de caixas por andar. Looping: significa ciclo, lao. Seqncia de instrues em um programa que executado repetitivamente, at que uma certa condio ocorra. Milisegundo: medida de tempo muito pequena, geralmente utilizada em informtica. Um Milisegundo equivalente a milsima parte de 1 segundo. NIL: termo utilizado em informtica para designar parmetro ou varivel nulo. OMS: siga inglesa de Order Management System ou Sistema de Gerenciamento de Pedidos. Paletes: espcie de bandeja ou estrado de madeira com orifcios para encaixe dos garfos das empilhadeiras, sobre o qual a carga posta, presa e transportada at o destino. Picking: 1.Designa um endereo especifico ou rea do armazm onde o apanhe dos produtos feito de forma fracionada. 2. Ato de realizar o apanhe de produtos. Provedores de solues integradas: empresas que prestam servios logsticos completos, muitas vezes utilizando servios de terceiros. Pulmo: endereo especifico ou rea do armazm onde o apanhe de produtos nunca feito em quantidades inferiores a um palete completo. A funo do pulmo no armazm reabastecer as reas de Picking ou atender a pedidos cuja quantidade seja igual ou superior a de 1 palete completo (para quantidades mltiplas inferiores a 1 palete o apanhe feito das reas de Picking). RDMAKE: programa escrito em linguagem ADVPL criado pelo usurio (user function) onde ele realiza sua customizao. RF: sigla para Rdio Freqncia. String: estrutura de dados composta por uma srie de caracteres, geralmente contendo um texto legvel e inteligvel para as pessoas. TMS: siga inglesa de Transportation Gerenciamento de Transportes Toolbar: barra de ferramentas do Sistema. Tracking: rastreamento dos pedidos on-line Unitizao: corresponde transformao de mercadorias com dimenses menores em uma nica unidade com dimenses padronizadas, o que facilita as operaes de armazenagem e movimentao da carga sob a forma mecanizada. Management System ou Sistema de

71

Vous aimerez peut-être aussi