Vous êtes sur la page 1sur 3

O capitalismo Industrial foi a segunda fase do desenvolvimento do capitalismo.

Teve incio com a Primeira Revoluo Industrial do sculo XVIII, avanando at o sculo XIX com a Segunda Revoluo Industrial. A Inglaterra considerada o bero desta fase do capitalismo, pois foi neste pas que teve incio o processo de revoluo industrial. Principais caractersticas - Atividades industriais como principal fonte de negcio e lucros. Destaque para a indstria txtil. - Concentrao de renda nas mos da burguesia industrial (grandes donos de indstrias); - Alta desigualdade social, pois os lucros ficavam quase integralmente com os donos de indstrias que pagavam salrios muito baixos para os operrios; - Evoluo nos meios de produo com a inveno e uso de mquinas a vapor. Aumento da produo com custo mais baixo. - Uso do carvo como fonte de energia e ferro como principal matria-prima; - Desenvolvimento de meios de transporte (locomotivas e navios a vapor) rpidos e de longas distncias para atender a logstica. - Uso nas indstrias de mo-de-obra assalariada; - Salrios baixos, poucos direitos trabalhistas e explorao de mo-de-obra infantil. Grande parte dos operrios vivia em pssimas condies sociais. - xodo rural - sada de trabalhadores do campo para buscar empregos nas indstrias das cidades; - Crescimento desordenado das cidades industriais europeias com piora na qualidade de vida e surgimento de problemas sociais; - A partir da segunda metade do sculo XIX, o capitalismo industrial cresceu em outros pases como, por exemplo, Frana, Blgica, Alemanha, Holanda, Estados Unidos e Japo; - No final do sculo XIX comeou a surgir as empresas multinacionais com a unio do capital industrial com o financeiro (principalmente bancos). Ocorreu neste contexto, a formao de monoplios em vrios setores da economia, organizados e mantidos pelas grandes indstrias.

Neocolonialismo e Imperialismo Como forma de ampliar o mercado consumidor e obter novas fontes de matrias-primas, as principais potncias econmicas europeias conquistaram pases na sia e frica. Alm de impor o modo de vida europeu nas regies colonizadas, os europeus vendiam seus produtos e exploravam recursos minerais e vegetais nestes pases. Foi uma forma de expandir o capitalismo no sculo XIX.

Capitalismo Industrial Liberal O capitalismo, que se desenvolveu no processo da Revoluo Industrial, passou por tr fases significativas; de 1780 a 1870, a primeira fase, chamada de capitalismo industrial liberal; de 1870 a 1945, a segunda fase, chamada de capitalismo industrial monopolista: e de 1945 em diante, a terceira fase, chamada de internacionalizao do capitalismo. A primeira fase (1780/1870) caracterizou-se pela total liberdade econmica da burguesia ao produzir, vender e fazer circular as mercadadorias produzidas, comprar matrias-primas e fixar os salrios do proletariado. A produo industrial realizava-se em pequenas e mdias fbricas, com diviso de trabalho entre os operrios, utilizao das mquinas movidas a vapor, mo-de-obra assalariada, produo em larga escala para possibilitar lucros ao empresrio. As prticas mercantilistas foram condenadas pela nova economia capitalista. 1830 a 1850, marcada pela construo de ferrovias, e de 1850 a 1870, o comrcio livre comea a declinar. A livre concorrncia foi cedendo lugar aos monoplios: grandes indstrias que detinham o controle total da produo. Capitalismo Industrial Monopolista A partir da dcada de 1870, uma segunda revoluo industrial iniciou-se, com o fim do livre comrcio. Nesse perodo, comearam os trustes (organizaes industriais de controle da produo e distribuio das mercadorias, com o objetivo de impor o preo dos produtos industriais a seu favor). Uma associao, denominada cartel, manteve as empresas separadas mas sem competir entre si, estabelecendo a diviso dos mercados e dos preos. Os preos passaram a ser fixados pelos trustes, cartis e holdings (uma empresa central controla outras empresas, que se mantm autnomas, embora a maioria das aes pertenam empresa central). O imperialismo se transformava pela necessidade de novas reas de aplicao dos capitais industriais. A partir de 1870, o fundamental era aplicar os capitais europeus excedentes e ampli-los. A sia, Amrica Latina e principalmente a frica foram as regies de penetrao imperialista do sculo XIX. Portugal e Espanha j tinham seus domnios na frica, desde o sculo XVI. Mas na nova fase do colonialismo, a Inglaterra, Frana, Alemanha, Itlia e Blgica passariam a disputar os territrios africanos. A penetrao europia na frica foi realizada com todas as formas de violncia

s populaes nativas. Destruio dos valores tradicionais das tribos africanas, escravido, uso da fora, guerras... foram os mtodos europeus de transformar a frica em seu objetivo de explorao do imperialismo. A sia tambm tornouse objeto de explorao imperialista. A partir de 1870, o capitalismo passou por uma violenta crise. Durante o sculo XIX, a Amrica Latina se articulou com o capitalismo industrial, em particular com a Inglaterra, seguida pela Frana e pela Alemanha. Ao longo da dcada de 1870, a economia latino-americana foi o interesse imperialista da Europa, mantendo-se fornecedora de matrias-primas e alimentos. A independncia dos laos coloniais mercantilistas representou um reajuste econmico e poltico s novas relaes do capitalismo industrial, ao longo do sculo XIX.

Tpicos para os slides:


Liberalismo: - Liberdade individual -do direito de propriedade privada e da supremacia do indivduo Neoliberalismo: - pouca interveno do governo no mercado de trabalho - globalizao Fordismo: - produo em massa Taylorismo: - acelerao do processo produtivo Toyotismo: - just in time Keynesianismo: Interveno do estado na economia Estado de bem estar social

Vous aimerez peut-être aussi