Vous êtes sur la page 1sur 7

TEXTO N 5

Este texto apresenta de forma resumida os conceitos Bsicos de Cienci, Poltica que sero posteriormente desenvolvidos durante as aulas. Uma seleo de excertos ir nos auxiliar na compreenso destes conceitos:

TEORIA DO ESTADO - RESUMO I Direito e poder do Estado Em qualquer sociedade, apenas o Estado tem o direito de recorrer violncia, coao, para obrigar algum a fazer alguma coisa. Em suma, o Estado a instituio social que tem exclusividade, o monoplio da violncia legtima; e assim porque a lei lhe confere o direito de recorrer violncia, caso seja necessrio. Esse direito executado pelas instituies policiais e militares. O poder e a autoridade centralizam-se de maneira mais clara no Estado. Desse modo, o Estado uma das agncias mais importantes de controle social; o Estado executa suas funes por meio da lei, apoiado em ltima instncia no uso da fora. Max Weber entende por poder as oportunidades que uma pessoa ou um grupo de pessoas tem em realizar sua vontade numa ao comum, mesmo contra a resistncia de outras pessoas que participam da ao. Ter poder, portanto, conseguir impor sua vontade sobre a vontade de outros indivduos. As pessoas que exercem o poder no Estado compem o governo. Em virtude do seu legtimo (mas jamais completo) monoplio da fora, o governo, evidentemente, detm o poder supremo da sociedade. Ele reserva para si o direito de impor e de obrigar. Qualquer outro uso ou ameaa do uso da fora (por bandos criminosos, soldados amotinados, grupos rebeldes, etc.) ilegtimo e ser sempre suprimido, se possvel pelo Estado. Se ele no conseguir eliminar a violncia, perder sua caracterstica principal, deixar de

existir. Isso acontece quando um Estado no consegue acabar com uma revoluo ou uma insurreio.

Elementos do Estado O estado essencialmente um agente de controle social. Difere de outras instituies - como a famlia e a igreja, que tambm exercem controle - na medida em que tem poder para regular as relaes entre todos os membros da sociedade. O Estado constitui-se de trs elementos: O territrio - e a base fsica do Estado, sobre a qual ele

exerce sua jurisdio; A populao - composta pelos habitantes do territrio; O governo - grupo de pessoas colocadas frente dos

rgo fundamentais do Estado e que em seu nome exercem o poder pblico.

Estado, Nao e Governo Estado diferente de nao. A nao um conjunto de pessoas ligadas entre si por vnculos permanentes de idioma, religio, valores; anterior ao Estado, podendo existir sem ele. Por outro lado, um Estado pode compreender vrias naes, como o caso do Reino Unido (formado por Esccia, Irlanda do Norte, Pas de Gales e Inglaterra). E h naes sem Estado, como acontecia com os judeus antes da criao do Estado de Israel, e ainda acontece com os povos ciganos. O Estado , portanto, a nao com um governo. Mas Estado diferente de governo: Estado uma instituio social permanente; governo um elemento transitrio do Estado. Assim, pode-se dizer que o governo muda e o Estado continua. Como o Estado uma entidade abstrata, qu e no tem querer nem agir prprios, o governo (grupo de pessoas) age em seu nome. Por exemplo: a Presidncia da Republica um rgo fundamental do Estado brasileiro. O presidente da Republica que exerce esse cargo; ele age em nome do Estado.

Os trs poderes do Estado e as formas de governo Os Estados modernos possuem trs poderes: Executivo - encarregado de executar as leis; Legislativo - encarregado de elaborar as leis; Judicirio - encarregado de distribuir a justia e interpretar

a Constituio. O Estado pode ter as seguintes formas de governo: Monarquia - o governo exercido por uma s pessoa (o

rei), que herda o poder e o mantm at a morte ou renncia; Repblica - o poder exercido por representantes eleitos

periodicamente pela populao; Ditadura - uma s pessoa, o ditador, impe a sua vontade

e dispe de poder ilimitado. Na ltima dcada do sculo XX, uma onda de democracia participativa tomou o planeta, onde o velho mandonismo autocrtico virou curiosidade escolar, juntamente com o racismo - proibido por lei - e a submisso feminina - com a mulher tendo conquistado o direito de votar, trabalhar e dirigir automveis, por exemplo. Com isso, o Estado precisou se adaptar aos novos tempos. Texto extrado do livro Introduo Sociologia Autor: Prsio Santos Oliveira, Editora tica)

TEORIA DO ESTADO - RESUMO II Direito e Poder 18.5 - Formas de Autoridade H trs tipos bsicos de autoridade que devem ser mencionados: Autoridade racional-legal - a autoridade investida no cargo que o indivduo ocupa. Assim o indivduo s tem essa autoridade enquanto ocupa este cargo.

Exemplo 5 O chefe de um departamento acadmico numa universidade geralmente tem autoridade para criar horrios de ensino para os professores. Entretanto, esta autoridade investida no cargo de chefe e no no indivduo que o ocupa. Autoridade tradicional - este tipo de

autoridade baseada na crena de que os meios tradicionais de delegar poder so sagrados. A autoridade tradicional pode ser investida tanto no cargo quanto no indivduo que o ocupa.

Exemplo 6 Outrora, eram delegados ao rei da Inglaterra poder e autoridade quase ilimitados, devido sua realeza e ao cargo governamental que ele ocupava. Ele governava graas sua autoridade tradicional. Autoridade carismtica - este tipo de autoridade baseada nas qualidade pessoais do indivduo (incluindo traos e caractersticas da personalidade). Diz-se que aqueles indivduos que atraem muitos seguidores tm autoridade carismtica.

Exemplo 7 Exemplos de indivduos que demonstram liderana carismtica incluem Malcom X e Martin Luther King. Devido s suas qualidades pessoais marcantes, eles atraam milhes de homens, mulheres e crianas como seguidores.

18.6 Influncia Diz-se que um indivduo que consegue modificar o

comportamento de outros sem ocupar um cargo pblico, influente. Enquanto que a autoridade uma fonte de poder formal, a influncia uma fonte informal.

Exemplo 8 Muitas esposas de nossos presidentes, apesar de no exercerem nenhum cargo pblico, tiveram muita influncia tanto na arena poltica

como social. Dois exemplos modernos desse caso so Eleonor Rooselvt e Jacqueline Kennedy.

18.7 Identificao do Poder Em geral, os governos tomam uma dessas trs formas bsicas: Monarquia - um governo exercido por um s indivduo.

Exemplo 10 Mnaco, que governado por seu prncipe, um exemplo de monarquia. Oligarquia - um governo dominado por um pequeno grupo de pessoas influentes.

Exemplo 11 Alguns dos pequenos pases da Amrica do Sul, nos anos 70, so exemplos de oligarquias Democracia - um governo que exercido pelos representantes da populao total.

Exemplo 12 Os EUA e o Canad so exemplos de democracias.

18.10 Elites Uma elite consiste num pequenos grupo de indivduos que se caracterizam por alguma qualidade ou habilidade superior, e que se auto perpetuam. Em muitas sociedades, a elite governamental que toma todas as decises importantes. Em geral, as elites podem exercer seu poder porque controlam a riqueza da sociedade, e tambm seus meios de comunicao de massa. O socilogo americano C. Wrigth Mills acreditava que a elite de poder nos EUA formada pelos lderes do governo, dos militares e das grandes

empresas. Mills afirmava que esses lderes agiam conjuntamente para controlar o poder.

Exemplo 13 O presidente da General Motors, o Comandante do Estado Maior das Foras Armadas, o porta-voz da Cmara dos deputados, e o presidente do Conselho da Standard Oil Company fazem parte do establishment elitista dos EUA.

18.11 Auto-perpetuao das Elites As elites se auto-perpetuam porque seus lderes s se associam queles indivduos que tm as mesmas caractersticas que eles. Estas caractersticas incluem: a igreja e escola freqentadas, o nome de famlia, a participao organizacional e a filiao poltico-partidria.

18.12 Teoria Marxista do Poder do Governo Karl Marx e seus seguidores identificaram os donos dos meios de produo como o grupo da sociedade que detm o poder. Os meios de produo so a terra, indstrias e matrias-primas. Marx acreditava que, onde o capitalismo estivesse presente, era apenas questo de tempo para surgir uma revoluo entre os trabalhadores (ou proletariado) e os donos dos meios de produo (a burguesia). Marx via que no podiam mais sentir orgulho de seu trabalho e habilidade, os trabalhadores eram explorados pela burguesia. Marx acreditava tambm que, quando a revoluo se completasse, haveria uma sociedade sem classes.

18.13 Pluralistas Para os pluralistas, o poder est disperso entre os diferentes grupos da sociedade. Ao invs de um grupo deter o poder, este distribudo de tal maneira que um grupo detm o poder numa rea, enquanto outros grupos dominam outras reas.

Exemplo 14 Nos EUA, os empresrios, os sindicatos e o governo, influenciam o desenvolvimento econmico. O Presidente e o Congresso decidem o planejamento da poltica internacional, enquanto que as instituies educacionais e a famlia so os agentes mais importantes para a socializao do indivduo. Ao invs de o poder estar concentrado num nico indivduo ou instituio, ele est disperso.

18.14 Grupos de Interesse Um grupo de interesse formado por um conjunto de indivduos (ou organizaes) que tm um mesmo objetivo e utilizam canais polticos para transformar este objetivo em realidade. bastante comum, hoje em dia, que grupos de interesse pressionem vrios centros de governo, para garantir que os representantes eleitos no se esqueam de sua existncia.

Exemplo 15 Exemplos de grupos de interesse nos EUA incluem a Associao Educacional Americana, a Associao Americana de Advogados, a Associao Mdica Americana, a Associao Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor e a Associao Nacional de Tiro. Todos esses grupos que representam os interesses especficos de seus membros, tentam influenciar a legislao e o povo americano, atravs do uso dos meios de comunicao de massa.

Texto extrado do livro Sociologia Geral Autor: Bruce Cohen, Editora MC Graw-Hill )

Vous aimerez peut-être aussi