Vous êtes sur la page 1sur 3

GESTO DE PESSOAS TICA

Gesto de pessoas
Definir o quadro de funcionrios de uma empresa uma tarefa que de fcil no tem nada, considerando, alm das necessidades de cada indivduo que ir compor o quadro, a diversidade cultural de cada uma dessas pessoas. O profissonal de Administrao de Empresas sabe disso.
Definir o quadro de funcionrios de uma empresa uma tarefa que de fcil no tem nada, considerando, alm das necessidades de cada indivduo que ir compor o quadro, a diversidade cultural de cada uma dessas pessoas. O profissonal de administrao de empresas dever estar preparado para enfrentar esses desafios. Outra situao que motivo de tanta polmica em determinados ambientes organizacionais a mudana no quadro de funcionrios, sendo ela parcial ou total. Isso afetar a parte psicolgica dos outros integrantes do grupo por estar influenciando a varivel sentimentos da cultura organizacional.

O fato de a empresa oferecer produtos de boa qualidade e com preos acessveis torna a marca dessa empresa ainda mais valiosa no mercado. O quadro de funcionrios da empresa tambm faz ela se tornar valiosa. O "capital humano", como comumente ouvimos o ativo mais importante que toda e qualquer organizao pode possuir, sendo ela microempresa, empresa de pequeno porte ou multinacional. essa mo humana a responsvel pela produo e crescimento da empresa, a mesma que faz com que as metas sejam alcanadas possibilitando assim que a empresa atinja seus objetivos organizacionais.

Ao mesmo tempo que as pessoas so importantes, elas tambm so complexas; pelo simples fato de serem complexas elas se tornam indispensveis para a organizao. A diversidade cultural inquestionvel, pois isso inerente ao ser humano desde os primrdios das antigas civilizaes. Se agruparmos cinquenta pessoas em um mesmo ambiente para desempenharem a mesma tarefa, certamente todas elas ou pelo menos a maioria desempenhar as tarefas da mesma forma, mas tero idias diferentes acerca do modo pelo qual a tarefa foi realizada.

Lidar com a diversidade cultural algo requer a aplicao de modelos de liderana utilizados em grandes companhias do mundo e que geram resultados satisfatrios, como o exemplo da MITSUBISHI, empresa multinacional que utiliza meios de gesto de pessoas cujo propsito minimizar o absentesmo. Assim, a produo no fica comprometida e os pedidos so entregues prontamente. A criao de equipes multifuncionais na empresa possibilita garantir o rtimo de produo em uma eventual ausncia de algum membro da equipe. Muitas vezes surgem algumas adversidades durante a implantao de uma equipe desse formato. Os colaboradores imaginam que esse grupo funcional traduz-se em desvio de funo, o que na realidade no

. Essa idia equivocada surge quando no h harmonia no canal de comunicao entre a diretoria e o nvel operacional. A empresa, nesse caso, dever deixar claro aquilo que se pretende alcanar com a equipe multifuncional. Um dos maiores problemas que uma empresa pode enfrentar com os funcionrios ocorre pelo simples fato de ela no deixar claro para o novo colaborador as regras e o seu modo de funcionamento. Em algumas empresas ainda impera a vetusta idia de que o funcionrio aprende como a empresa funciona por meio da rotina de trabalho. Existem casos em que o empregado inicia suas atividades na empresa sem ter sido informado pelo menos do valor de seu salrio. Notase o perfil de uma empresa que omite informaes essenciais ao colaborador e mostra tambm a figura de um cidado que no procura informar-se sobre as particularidades da empresa e do local de trabalho de um modo geral.

indispensvel a uma empresa que ela tenha funcionrios motivados para exercer suas funes e terem um lder que as mantenha nesse nvel ou que pelo menos atenda suas necessidades bsicas. Para isso, o lder necessita de suporte da diretoria e estrutura tecnolgica, possibilitando assim que ele exija empenho de sua equipe. A equipe passar a no se submeter a esse lder imediato a partir do momento em que algum supervisor ou diretor desautorizlo na presena de seus liderados. Caso isso seja algo constante, o lder perder autoridade sobre seus subordinados e a partir da eles no mais procuraro dirimir suas dvidas com o chefe imediato; procuraro o diretor, desrespeitando assim a autoridade do encarregado. Esse tipo de situao pode ser observada em empresas onde o supervisor se sente ameaado constantemente pelo chefe imediato do grupo operacional ou por qualquer outra pessoa de nvel inferior, ridicularizando-o frequentemente.

A empresa que realizar investimentos tanto em pessoal como em tecnologia possui grandes chances de aumentar sua competitividade, e essa competitividade ser ainda maior se a empresa distribuir corretamente as funes e verificar constantemente se tudo est sendo feito conforme o planejado. Para isso, ela dever colher informaes atravs da observao direta, que a observao in loco de tudo o que acontece naquele ambiente organizacional. Para isso, a empresa contratar socilogos ou psiclogos para colher esses dados.

A desvantagem da observao direta que os funcionrios deixaro de agir naturalmente durante o processo. Outro fator negativo que ela ser interrompida no caso de acidente de trabalho. A vantagem que, por se tratar de profissionais da rea, os dados coletados so consistentes e fidedignos. necessrio que a empresa construa um grupo coeso de modo que os membros desse grupo hajam de forma consentnea, seguindo as normas da empresa atravs de atitudes edificantes para o crescimento no s da empresa como tambm de seus colaboradores como profissionais teis e capazes de mover a engrenagem do desenvolvimento pessoal e profissional com tica, dignidade e decncia.

Escrito por: Jos Carlos Souto e Silva

Emai: josecarllos.ses@gmail.com

Vous aimerez peut-être aussi