Vous êtes sur la page 1sur 10

UNIVERSIDADE

FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Informtica Departamento de Informtica Aplicada INF01154 - Redes de Computadores Professor Valter Roesler Laboratrio 2

O Modelo de Referncia OSI e a interface digital V.24/V.28 do ITU-T (ou RS232 da EIA)
Bruna Rizzardo Fiorentin - 173612 Eduardo de Melo Leonardi - 181897 Abril de 2013

Exerccios 1. a. Para cada byte transmitido no caso especificado, temos 1 bit de start, 1 bit de paridade e 1 bit de parada, alm dos 8 bits correspondentes ao byte. Logo, para transmitir 8 bits de informao do arquivo, precisamos de 11 bits. Um arquivo de 5MB corresponde a 5.242.880 bytes (5 2!" ). Para transmitir 5MB, precisamos ento de 5.242.880 *11 = 57.671.680 bits. b. A eficincia dada pela razo entre o nmero de bits de dados enviados e o nmero total de bits enviados. Logo, temos uma eficincia de 8/11=0,72, ou seja, 72%. c. Dado que so enviados 4800 bits por segundo, e que para enviar o arquivo de 5MB precisamos enviar 57.671.680 bits, temos que o tempo necessrio para enviar todo arquivo de: 57671680 12015 3 20 15 4800 2. a. Primeiramente, precisamos dos valores binrios dos caracteres ASCII 'P, 'R' e 'O', que so: P: 01010000 R: 01010010 O: 01001111 Deve-se representar o bit de start (0), bit de parada (1) e o bit de paridade, alm dos bits respectivos as letras da palavra "PRO". Para a letra P, o bit de paridade 0. Para a letra R, o bit de paridade 1. Para a letra O, o bit de paridade 1. Deve- se tambm considerar que o bit menos significativo da letra enviado primeiro. Assim, tem-se a onda abaixo:

Legenda: Cor violeta = letra P. Cor laranja = letra R. Cor verde = letra O. b. Tempo de bit = 1/2400 = 417us.

Experincias 1. a. Testando a continuidade dos pinos das duas portas seriais, obtivemos o seguinte resultado:

b. Num cabo do tipo eliminador de modem ou cross-over, temos certos cruzamentos entre os circuitos da interface: RX e TX (pinos 2 e 3): RX corresponde linha utilizada para recepco de dados, enquanto TX corresponde linha utilizada para transmisso de dados. Isso ocorre porque quando o computador conectado em uma extremidade do cabo (digamos computador 1) quer enviar dados, em TX, o computador conectado do outro lado (digamos computador 2) deve receber o dado em RX. Quando o computador 1, por sua vez, quiser receber dados em RX, ele deve receber o que est sendo transmitido pelo computador 2 em TX. DCD, DTR e DSR (pinos 1, 4 e 6): DCD corresponde a Data Carrier Detect, indicando que o receptor detectou a portadora e que deve comear a receber os dados. DTR corresponde a Data Terminal Ready e serve para indicar que o terminal est ligado. DSR corresponde a Data Set Ready e serve para indicar que o receptor est ligado. Quando o computador 1 quer indicar que est conectado, seu sinal DTR deve ser direcionado ao sinal DSR do computador 2, pois para o computador 2, o computador 1 seu "EDC" (equipamento de comunicao de dados). O mesmo ocorre no sentido contrrio em relao ao DTR do computador 2 e o DSR do computador 1. O DTR tambm propagado para o DCD pois, uma vez energizado e pronto, o computador j pode considerar que a portadora est pronta e pode enviar dados. GND (pinos 5): obviamente, os grounds esto conectados. RTS e CTS (pinos 7 e 8): RTS corresponde a "Request to send", enquanto CTS corresponde a "Clear to send". RTS o pedido enviado por um computador quando quer enviar dados, e CTS a resposta permitindo que os dados sejam enviados. Logo, quando o computador 1 quer enviar dados, o RTS dele j conectado diretamente ao CTS, permitindo esse envio. O mesmo ocorre no sentido contrrio.

2. a. A maior velocidade de funcionamento encontrada foi 115200 bits/s. b. Taxa de transmisso corresponde ao nmero total de bits a serem enviados por segundo. O nmero total de bits inclui, alm do dado a ser enviado, os bits de start, de trmino, de paridade se existir. Paridade um bit opcional para deteco de erros. Pode-se decidir no usar paridade, usar paridade mpar, paridade par. Nmero de bits de dados: corresponde ao nmero de bits de dados a serem enviados por vez (entre o sinal de start e de stop, se no houver paridade, ou entre o sinal de start e o bit de paridade, caso ele exista). Nmero de stop bits: corresponde a quantidade de bits que se deseja enviar como sinal de stop. s vezes, 1 bit s de stop no suficiente devido a rudos no cabo, ento possvel enviar 1,5 bits ou 2 bits por exemplo. c. Taxa de transmisso fsica corresponde ao nmero absolutos de bits que so enviados por um canal em 1 segundo. Taxa de transferncia de dados corresponde ao nmero de bits de dados (excluindo bits extras de start, stop, paridade) que so enviados em 1 segundo. No caso de 9600 bits/s, sem paridade, 8 bits de dados e 1 de stop, temos que a taxa de transmisso fsica 9600bits/s (taxa de bits que o canal pode enviar). Como temos 1 bit de start e 1 bit de stop, a cada 8 bits de dados que queremos enviar, enviamos de fato 10 bits. Logo, por uma simples regra de trs, obtemos !"## ! que a taxa de transferncia de dados !" = 7680 /. d. assncrono, pois cada sistema utiliza seu prprio relgio interno. No h uma preocupao de enviar informao de sincronismo junto com os dados. Num sistema sncrono, os blocos de dados poderiam ter tamanho varivel e seriam precedidos de um cabealho e sucedidos de um finalizador. No caso do problema, com sistema assncrono, os dados so de tamanho fixo (de no mximo 8 bits), so precedidos por um bit de start e sucedidos por bit de stop. 3. Pensando no que foi feito no laboratrio, chegamos a seguinte modelagem RM- OSI do sistema de comunicao utilizado:

O Aplicativo Hyper terminal requer a transferncia de dados via interface serial para o Sistema Operacional (SO) do micro 1, que por sua vez manda os dados a serem transmitidos para um driver serial. No lado do receptor, o driver serial recebe os dados, entrega-os para o SO do micro 2 que entrega os dados para a aplicao. No laboratrio, no utilizamos um modem e o cabo utilizado era o Cabo null modem ou CrossOver Serial que permite a comunicao direta entre dois ETDs. Nessa configurao, os sinais de controle das diretivas Request, Indication e Confirm acabam se misturando conforme mostrado na Figura 8.a da descrio do laboratrio. A essas diretivas esto associados, respectivamente, os sinais de controle RTS (Request To Send), DCD (Data Carrier Detect) e CTS (Clear To Send). No h nenhum sinal associado a primitiva Response, dado que no existe nenhum sinal na interface para essa primitiva. 4. a. O componente mais novo do grupo o Eduardo, logo transferimos a letra 'e' de um computador para outro (observe que enviamos o caractere minsculo). A forma da onda obtida foi a seguinte:

b. O ASCII do caractere 'e' corresponde, em binrio, ao nmero 01100101. Antes de analisar a onda, importante notar que o protocolo de comunicao comea o envio pelo bit menos significativo e segue at o bit mais significativo. Alm disso, importante ressaltar que a parte "alta" da onda corresponde ao bit 0 e a parte "baixa" corresponde ao bit 1. Logo, analisando a onda percebemos que foram enviado os bits: 0 10100110 1. O primeiro bit 0 corresponde ao bit de start. Aps, temos os 8 bits correspondentes ao ASCII do caractere 'e' (do menos significativo ao mais significativo). Por fim, temos o bit de stop 1 (esse bit no aparece inteiro na foto, mas podemos ver seu incio). O resultado da transmisso est coerente com o esperado visto na parte terica. c. Para uma taxa de transmisso de 9600 bits/s, temos uma durao de caractere de 104us. No osciloscpio, vemos que cada diviso do eixo horizontal corresponde a 104us, e que 1 bit tambm corresponde a 104us, o que est coerente com o estudado. 5. As letras do primeiro nome de cada um dos componentes do grupo formam a palavra "bemm" (Bruna, Eduardo, Maurcio e Murilo). Utilizando uma configurao de 9600bits/s, 1 stop, 8 bits de dados e paridade par, obtivemos a seguinte forma de onda:

Analisando separadamente os bits, temos na foto abaixo as letra "b" e "e":

A parte "sublinhada" em verde corresponde ao bit "b", enquanto a parte sublinhada em vermelho corresponde ao bit "e".

Na parte correspondente ao bit "b", vemos que foram enviados os bits 0 01000110 1 1. O bit inicial 0 o bit de start, o penltimo bit (1) o bit de paridade, e o ltimo bit (1) o bit de stop. Sendo 01100010 o ASCII do caractere "b", temos que o dado enviado est coerente com o esperado (lembrando sempre que a transmisso comea pelo bit menos significativo). Na parte correspondente ao bit "e", vemos que foram enviados os bits 0 10100110 01. O bit inicial 0 o bit de start, o penltimo bit (0) o bit de paridade e o ltimo bit (1) o bit de stop. Na foto abaixo, temos as letras "mm":

Podemos ver duas ocorrncias da letra "m", cada uma "sublinhada" por uma cor diferente. O primeiro bit enviado o bit de start (0). Aps, os bits 10110110 foram enviados. Por fim, um bit de paridade (1) e um bit de stop (1) foram enviados. Sendo o cdigo ASCII da letra "m" 01101101, percebemos que os dados recebidos foram coerentes. 6. Utilizando a configurao especificada, obtivemos a forma de onda apresentada na foto abaixo para enviar o caractere "d", segunda letra do nome do componente mais novo do grupo, o Eduardo.

Primeiramente, vemos o bit de start (0), logo em seguida, vemos os bits 0010011. Sendo o caractere 'd' corresponde ao ASCII 1100100, temos que os bits de dados recebidos so coerentes. Em seguida, recebe-se um bit 0 que o bit de paridade mpar. Por fim, recebe-se duas vezes o bit 1, que so os bits de stop. Podemos perceber que devido a maior taxa de transferncia do canal, temos agora um tempo de bit de 52us. Como o osciloscpio est configurado com intervalos de tempo de 100us, percebemos que cada bit dura aproximadamente meio intervalo. O tempo total para enviar os 11 bits 52*11 = 562us. 7. a. O controle de fluxo atravs de caracteres X-on e X-off um controle de fluxo feito por software, utilizando 2 caracteres ASCII, chamados de XON e XOFF. O caractere XON utilizado para indicar ao transmissor que ele pode enviar dados, enquanto o caractere XOFF usado para indicar que ao transmissor que ele deve parar o envio de dados (o receptor da transmisso envia esses caracteres). Os caracteres XON e XOFF devem ser caracteres especiais, que no ocorram nos dados transmitidos. Alm disso, o controle por XON/XOFF no exige linhas adicionais. O controle de fluxo RTS/CTS realizado a nvel de hardware. Esse controle utiliza 2 linhas extras no cabo serial (alm das 2 linhas usadas para a transmisso dos dados). O transmissor, quando quer enviar dados, ativa a linha RTS. O receptor, se tem espao para receber esses dados, ativa a linha CTS e a transmisso ento comea. b.

O controle de fluxo atravs de sinais RTS e CTS no funciona pois os cabos no interligam os fios RTS e CTS das duas pontas. Como pode-se ver na resoluo da questo 1a, o fio RTS de um terminal ligado ao fio CTS do outro terminal, e no ao RTS. O controle de fluxo atravs de caracteres X-on e X-off deveria funcionar, visto que implementado por software.

Vous aimerez peut-être aussi