Vous êtes sur la page 1sur 21

Disjuntores

Nesta ficha irs iniciar o teu estudo referente ao conceito de energia , indepentemente da forma como esta se manifesta, eltrica ,atravs da tua eletricidade em tua casa, mecnica , no deslocamento do teu carro, calorfica no uso dos paneis solares, e qumica nas pilhas que fazem muitos dos teus aparelhos funcionarem!!!! E vers como incrivelmente como no vives sem ela!!!!

Os aparelhos de proteco tm como funo proteger todos os elementos que constituem uma instalao elctrica contra os diferentes tipos de defeitos que podem ocorrer.

Os principais tipos de defeitos que podem ocorrer num circuito so: Sobreintensidades Sobretenses SubtensesSe a corrente elctrica de servio (IB) ultrapassar o valor mximo (Iz) permitido nos condutores diz-se que h uma sobreintensidade. Por exemplo, demasiados aparelhos ligados simultaneamente num mesmo circuito podem originar uma sobrecarga que uma sobreintensidade em que a corrente de servio no circuito superior ou ligeiramente superior intensidade mxima permitida nos condutores (IB>Iz). Se, por exemplo, dois pontos do circuito com potenciais elctricos diferentes entram em contacto directo entre si estamos na presena de um curto circuito que uma sobreintensidade em que a corrente de servio no circuito muito superior intensidade mxima permitida nos condutores (IB>>Iz).

Um disjuntor dispositivo de manobra (mecnico) e de proteo capaz de estabelecer, conduzir e interrompe rcorrentes em condies normais do circuito, assim como estabelecer, conduzir por tempo especificado e interromper correntes em condies anormais especificadas do circuito, tais como as de curto-circuito. Um disjuntor constitudo pelo rel, com um rgo de disparo e um rgo de corte e dotado tambm de convenientes meios de extino do arco elctrico (cmaras de extino do arco elctrico).

A figura em baixo representa as partes constituintes do disjuntor

Caractersticas dos disjuntores

Corrente estipulada (vulgarmente designada por calibre): valor para o qual o disjuntor no actua. Correntes estipuladas: 6 10 16 20 25 32 40 50 63 80 100 125 A. Corrente convencional de no funcionamento: valor para o qual o disjuntor no deve funcionar durante o tempo convencional. Corrente convencional de funcionamento: valor para o qual o disjuntor deve funcionar antes de terminar o tempo convencional. Poder de corte : corrente mxima de curto-circuito que o disjuntor capaz de interromper sem se danificar. Os poderes de corte estipulados normalizados so: 1,5 3 4,5 6 10 KA

Exemplo prtico:

Calibre

(In)

Corrente convencional de no funcionamento (Inf)

Corrente convencional de funcionamento (I2)

Poder de corte (Pdc)

16 A

18 A (1,13 x In)

23 A (1,45 x In)

6 KA

Para uma corrente estipulada do disjuntor 63A o tempo convencional de 1 hora, para uma corrente estipulada > 63 A o tempo convencional de 2 horas.

Disjuntores Trmicos

Para proteger os circuitos contra sobreintensidades (sobrecargas ou curto circuitos) so usados disjuntores magnetotrmicos ou corta circuitos fusveis que interrompem automaticamente a passagem da corrente no circuito, evitando um sobreaquecimento dos condutores que pode originar um incndio.

Funes Bsicas

Proteger os cabos contra sobrecargas e curto-circuitos;

Permitir o fluxo normal da corrente seminterrupes;

Abrir e fechar um circuito intensidadenominal

Garantir a segurana da instalao e dosutilizadores

Disjuntor Diferencial

Disjuntor com Proteo Diferencial - DDR

O DR funciona com um sensor que mede as correntes que entram e saem no circuito (fig.1). As duas so de mesmo valor, porm de direes contrrias em relao carga. Se chamarmos a corrente que entra na carga de +I e a que sai de - I, logo a soma das correntes igual a zero (fig. 2). A soma s no ser igual a zero se houver corrente fluindo para a terra (fig. 3), como no caso de um choque eltrico.

Os DDR's so disjuntores com proteo diferencial , onde j esto incorporados em um nico produto as funes do DR (Interuptor Diferencial ) e o Mini-Disjuntor.

O DDR possui proteo diferencial contra contatos diretos e indiretos e proteo contra sobrecarga e curto-circuito. Sendo assim o DDR tanto de proteger as pessoas dos efeitos malficos de um choque eltrico e os equipamentos (patrimnio). Esto disponveis nas correntes de 4 at 40 A , nas curvas B e C , nas sensibilidades de 30 e 300mA e apenas na verso bipolar (1 plo + neutro). Disponvel em 2 verses:

DDR - Disjuntor com Proteo Diferencial DM60 (6kA) DDR - Disjuntor com Proteo Diferencial DM100 (10kA)

DM 60 - Disjuntor com Proteo Diferencial para utilizao em correntes 4 at 40 A em sistemas com capacidade de interrupo de 6kA - 240Vca (IEC 60898) e 10kA - 240Vca (IEC 60947-2). DM 100 - Disjuntor com Proteo Diferencial para utilizao em correntes 4 at 40 A em sistemas com capacidade de interrupo de 10kA - 240Vca (IEC 60898) e 15kA 240Vca (IEC 60947-2) Disponveis nas curvas B e C , permitem a utilizao de acessrios: contato auxiliar, bobina de disparo , bobina de mnima e mecanismo motorizado , sendo permitida a montagem de acessrios somente ao lado direito.

Este desequilbrio detectado pelo disjuntor residual que desarma interrompendo o fluxo de energia.

Por exemplo, se ele for utilizado visando a proteo de pessoas ele deve atuar sobre correntes de fuga de at 30mA.

Apesar disso, existem disponveis no mercado disjuntores que protegem contra correntes de fuga maiores do que 30mA, mas estes no podem ser utilizados na proteo pessoa

Instalao
O DR deve ser instalado em srie com os disjuntores. Em caso de utilizao de DR nico, este deve ser instalado aps o disjuntor geral. Em caso de um DR para cada circuito, alm do principal, devero ser instalados aps cada disjuntor de sada (ou parciais ou alimentadores). Para facilitar a deteco do defeito, aconselha-se proteger cada aparelho com dispositivo diferencial. Caso isto no seja vivel, deve-se separar por grupos que possuam caractersticas semelhantes. Exemplo: circuito de tomadas, circuito de iluminao, etc.

Recomendaes
Todos os fios do circuito tm que obrigatoriamente passar pelo DR O fio terra (proteo) nunca poder passar pelo interruptor diferencial O neutro no poder ser aterrado aps ter passado pelo interruptor O boto de teste para o DR de 4 plos est entre os plos centrais F/F (220V), mas o DR funciona normalmente se conectado F/N (127V) nestes plos. Nos circuitos de torneira e/ou chuveiro eltrico recomendamos que os mesmos sejam de resistncia blindada/isolada. Verificar se na caixa de equipamentos como torneira e/ou chuveiro eltrico tem a seguinte observao: uso compatvel com DR.

Introduo O disjuntor diferencial, ao contrrio dos disjuntores j vistos destina-se proteco de pessoas. Imagine por exemplo que a sua mquina de lavar tem uma avaria e no seu interior se solta um fio com tenso que vai encostar-se ao invlucro metlico que a envolve. Se nada for feito, quando tocar na parte exterior da mquina apanhar um choque elctrico que poder ser perigoso. para evitar estas situaes que se usa o disjuntor diferencial (ou o interruptor diferencial) no quadro elctrico, situado entrada das nossas habitaes. Como que ele faz isso? Estudemos o seu modo de operao para o percebermos Princpio De Funcionamento Baseia-se na comparao entre duas correntes, actuando quando a diferena entre elas excede um determinado valor, indicando que h defeito no circuito. Assim j se comea a entender melhor Ao disjuntor diferencial so ligados a fase e o neutro. Quando no h qualquer problema com a instalao, a corrente que entra pela fase igual que sai pelo neutro e o disjuntor no actua pois a diferena entre estas duas correntes nula. Caso haja uma avaria, como a mencionada acima, vai haver uma corrente de fuga, isto , parte da corrente que entra pela fase j no ch ega ao neutro

(escoa-se pela terra pois todos os aparelhos, como a mquina de lavar em questo, tm a sua carcaa ligada terra daqui se v a necessidade de a instalao do nosso prdio ter um boa ligao terra, aspecto que por vezes descurado, sobretudo com a passagem dos anos) e o disjuntor ao detectar essa diferena actua, sito , dispara, antes que algum toque na parte metlica sob tenso e seja electrocutado. O disjuntor s poder ser rearmado quando a avaria estiver reparada. A figura seguinte representa o princpio de funcionamento:

Se o circuito estiver em perfeitas condies, a corrente de ida, I1, igual corrente de retorno, I2. Como as bobinas so iguais, a excitao do ncleo de ferro ser nula e portanto nada acontece. Se houver uma corrente de fuga, por exemplo no ponto A, ento teremos I1 diferente de I2. Se essa diferena for maior que a intensidade de regulao do disjuntor (Ir), ento a excitao do ncleo ser diferente de zero, pois o fluxo 1 diferente do fluxo 2 e o fluxo na bobina 3 ser diferente de zero, excitando-a,

provocando a aco do rel (que o crebro deste tipo de disjuntor, como em todos os outros) sobre o disparador D que desliga o interruptor do circuito. Existem tambm disjuntores diferenciais trifsicos, cujo princpio de funcionamento idntico. Normalmente este tipo de disjuntores tem um boto de teste (T) que, quando premido, provoca um curto-circuito entre fase e neutro, servindo pois para verificar se o disjuntor est em condies de utilizao. Em resumo, o disjuntor diferencial protege os circuitos essencialmente contra as correntes de fuga. Protege, por isso, indirectamente o utilizador que manuseie receptores onde se podem dar essas correntes de fuga. No entanto, como bom disjuntor que , ele acumula tambm as funes do disjuntor magnetotrmico, protegendo tambm contra curtos-circuitos e sobrecargas. O ponto que so mais caros, razo pela qual, geralmente, se usa apenas esta capacidade diferencial nos disjuntores gerais do nosso quadro, sendo os restantes magnetotrmicos. O disjuntor diferencial tem uma sensibilidade, isto , uma corrente de regulao que, grosso modo o valor de corrente de fuga que faz com que o disjuntor dispare. Quanto menor for essa sensibilidade melhor, isto porque mesmo que o circuito de terra j no esteja muito bom, o disjuntor de maior sensibilidade detecta fugas menores de corrente, derivado desse estado do circuito de terra, e actua. O reverso da medalha que, sendo mais sensvel, mais caro. Valores tpicos so 30 mA, 300 mA, no que toca ao seu funcionamento como diferencial. Quanto ao seu funcionamento como disjuntor, apresentamos a tabela seguinte. Nota: Quando vamos loja pedimos um disjuntor diferencial de 16 A 30 mA, sendo que 16 A representa o seu funcionamento como disjuntor proteco contra curtoscircuitos e sobrecargas, e 30 mA representa a sua funo como diferencial proteco contra correntes de fuga.

Tal como nos rels e nos fusveis, se definem: intensidade convencional de no funcionamento e intensidade convencional de funcionamento Disjuntores Com Regulao Int. Convencional de No Funcionamento Int. Convencional de Funcionamento Inf (A) Ir (A) 1,05 x I 1,2 x I Nota: I a corrente de regulao dos rels, regulveis entre 0,65 In e In (corrente nominal, calibre, valor que usamos para pedir na loja). Os valores de In so os da tabela abaixo Disjuntores Sem Regulao Int. Nominal Int. Convencional de No Int. Convencional de Funcionamento Funcionamento In (A) Inf (A) Ir (A) 6 7 8 10 15 16 20 25 30 40 50 60 Interruptor Diferencial A diferena entre o disjuntor diferencial e o interruptor diferencial reside no facto de este ter apenas proteco diferencial, isto , contra correntes de fuga. Utiliza-se quando as outras proteces (contra curtos-circuitos e sobrecargas) j esto previstas por outros rgos de proteco. 11 16,5 17,6 22 27,5 33 44 55 66 13 19,5 20,8 26 32,5 39 52 65 78

Curvas de funcionamento

Consoante os fabricantes, tendo em conta as zonas caractersticas de funcionamento, podem definir-se vrios tipos de disjuntores: Tipo B (equivalente ao tipo L na norma francesa e alem): o seu limiar de disparo magntico muito baixo (ideal para curto circuitos de valor reduzido). Tipo C (equivalente ao tipo U e tipo G na norma francesa e alem respectivamente): o seu limiar de disparo magntico permite-lhe cobrir a maioria das necessidades. Tipo D (equivalente ao tipo D e tipo K na norma francesa e alem respectivamente): o seu limiar de disparo magntico alto permite utiliz-lo na proteco de circuitos com elevadas pontas de corrente de arranque.

E para os circuitos de iluminao, alarme e segurana. A margem de segurana de um cabo eltrico tem que ser considerado para que em alguma situao de sobrecarga e o cabo no sofra aquecimento, isso vale tambm para os disjuntores na hora da instalao, calcule o disjuntor nunca acima da corrente limite que suporta o cabo, exemplo se for ligar um circuito de chuveiro de 4500 Watts 220 Volts essa corrente ser de 20,45 Ampres neste caso devemos usar um disjuntor de 25 Ampres, (20,45 +25% = 25).o acrscimo de 25% da a segurana de alguma variao no circuito queda de tenso, resistncia em curto, j vi chuveiro com resistncia em curto no comum mas acontece, a resistncia quando ligada sofre aquecimento e se funde com a prpria temperatura eliminando almas aspirais e consequentemente aumentando a corrente. Falando em chuveiro, s use o DR no circuito se a resistncia for blindada. Para os circuitos de tomadas de uso especficos(TUEs) use cabos acima de 4mm e as tomadas devero ser de 20 Ampres, quando for adquirir as tomadas e plugues novo padro para 10 e 20 Ampres isso para segurana dos circuitos o pino de 20 Ampres no entra na tomada de 10 Ampres e para as tomadas de uso geral (TUG) use cabos de 2,5mm, neste caso informe ao cliente que as tomadas so para 10 Ampres e no poder ultrapassar essa corrente mesmo o cabo sendo de 2,5mm que suporta 21 Ampres, neste caso a potencia poder ser no Maximo at 1200 Watts por tomada. Para montagem dos quadros, coloque primeiramente no inicio do barramento os circuitos de correntes maiores, distribua por setores os ambientes do imvel, distribuindo os circuitos de maneira que as cargas fiquem equilibradas, quando o circuito for bifsico ou trifsico.

EXERCCIOS:

Clculo de Disjuntores Escrito por pedro pimentelSeg, 04 de Outubro de 2010 14:52 Vamos partir dos seguintes padres mnimos para disjuntores:Iluminao residncial bsica

Disjuntores no deve ser superiores a 10A; Cabos devem ser de 1,5mm 2 , No utilizar cabos de grande bitola em disjuntores baixa de corrente, isto ir alterar a corrente comque estes iro desarmar.Circuitos de TUG's (Tomadas de Uso Geral tomadas comuns da casa) Disjuntores NO devem ser superiores a 20A; Cabos devem ser de no mnimo 2,5mm 2 ; No Agrupar no mesmo circuito tomadas que usem simultneamente potncias que se somadasultrapassem a 2540W em 127V e 4400W em 220V.Circuitos de TUE's (Tomadas de Uso Exclusivo - Chuveiro, Ar condicionado e outros) Verificar manual do equipamento, normalmente indica o disjuntor a ser utilizado ou a corrente deconsumo; Cabos devem ser apropriado a distncia e correntes envolvidas, cabos de bitola inferior podero serdanificados ou os equipamentos no funcionaro adequadamente;(ver tabela de Cabos)

No Agrupar no mesmo circuito mais de uma tomada de uso exclusivo.Para outros casos utilize o seguinte clculo :Circuitos puramente resistivos (aquecedores, chuveiros, lmpadas comuns, etc): Disjuntores Curva B Divida a potncia total do circuito pela tenso que este ir trabalhar (veja dicas clculo de corrente).Exemplo : Um aquecedor de 3500W ligado a uma tomada de 127V, pegamos 3500 e dividimos por 127 o quedar uma corrente de aproximadamente 28A. ento o disjuntor ideal para este circuito ser um de32A. Importante note que as tomadas comuns no mercado so para 10A e 20A ento para 28A sernecessrio uma tomada especial seno ir derreter. A bitola do cabo depender da distncia e do modo de instalao.Veja TabelaCircuitos com elementos Indutivos (motores, reatores, etc) : Disjuntores Curva C Verifique no equipamento qual a corrente de consumo; Equipamentos com consumo acima de 10A extremamente aconselhvel um circuito exclusivo; Em casos de equipamentos (cargas indutivas) de alto consumo acima de 20A no invente consulteum tcnico. Os clculos envolvidos so um pouco mais complexos para leigos, principalmente setratarem de equipamentos bifsicos ou trifsicos. E tambm envolvem legislao sobre "Fator de

Potncia", que deve ficar prximo entre 0,92 e 1, se no acaba gerando multas na sua conta deenergia. De acordo com clculos efetuados por engenheiros especialistas do setor eltrico, aequivalncia ou converso de unidades de medidas eltricas feita assim:01 CV (cavalo vapor) corresponde a 739 watts1 HP (horse power) equivale a 746 wattsPois bem, sua mquina de costura industrial trabalha com um motor de 1/4 HP, e comovoc especificou, a tenso de alimentao de 110 volts, portanto:746 watts divididos por 4 = 186,5 watts que corresponde a um motor de 1/4 HPPara sabermos qual o disjuntor apropriado para a proteo do mesmo, temos a seguintefrmula matemtica da Lei de OHM:A corrente (em ampres) igual potncia (em watts) dividida pela tenso (em volts):Ou seja: I= P/U I- smbolo da corrente P- smbolo da potncia U- smbolo da tensoTemos ento aqui o clculo em funo de vrias tenses:Potncia de 186.5 watts divididos por 110 volts = 1.69 ampres186.5 watts divididos por 115 volts= 1.62 ampres186.5 watts divididos por 127 volts= 1.46 ampresComo voc v, a corrente de trabalho do motor de sua mquina bem pequena, neste casoo disjuntor apropriado seria de no mximo para cinco ampres, o que difcil de achar, seno encontrar nas lojas, o mais prximo seria de 10 ampres.Eu fiz o clculo para as trs tenses possveis que podem incidir na entrada do seu motor, s voc comprar o disjuntor apropriado e coloca-lo na entrada da fase (aquele fio quequando esta com energia D CHOQUE").Use um teste apropriado para identifica-lo, pode ser uma simples CHAVETESTE NEON. uma pequena chave de fenda com uma lmpada NEON dentro do cabo plstico. Voc segura chave na parte de plstico e encosta o dedo em cima do cabo dachave. A ponta de metal da chave voc encosta no fio onde est sem o isolante plstico.Se ele for o fio fase, a lmpada NEON acende.Feito isto, DESLIGUE A REDE ELTRICA para no haver acidentes e instale o disjuntor.

Vous aimerez peut-être aussi