Vous êtes sur la page 1sur 7

Proposta Marketing para o salo de beleza.

Na maioria das vezes quando falamos em fazer propaganda do salo de beleza as pessoas acham que um simples folder e ter um site resolvem. Ledo engano! O salo precisa de muito mais que isso. Ele precisa de um planejamento de marketing e, diferente do que pensam. isso no gasto e sim investimento. Por este motivo de extrema importncia ter um planejamento detalhado e focado para que voc saiba quanto, como e quando investir. O sucesso de um espao de beleza est ligado a vrios fatores como: localizao, ambiente, atendimento, tipo de servios, produtos usados,etc. Mas a forma como a divulgao deste espao feita muitssimo importante para ajudar neste sucesso. Hoje vemos grandes empresas gastarem milhes em propaganda. Isso uma forte comprovao de que o marketing imprescindvel. E temos visto as pequenas tambm usando desta poderosa ferramenta para se tornarem conhecidas. Existem empresas hoje especializadas no pequeno e mdio empresrio e que atende dentro do valor que ele pode investir. Estas empresas, por terem o conhecimento e experincia, o colocam no caminho certo evitando assim, o desperdcio de dinheiro. A internet tambm uma ferramenta poderosa para divulgao, afinal de contas, seus clientes utilizem este meio de comunicao. Ento fale com eles atravs deste canal.
Como administrar um salo de beleza A vida de um empreendedor realmente no fcil, ele tem que trabalhar, correr atras de clientes, cuidar da prpria vida e ainda ser um bom administrador dentro da empresa. Esse um fato que acontece com todos e foi a mesma duvida que uma pequena empreendedora aqui da minha cidade acabou levantando. Afinal, como administrar um salo de beleza?

Tenha um controle maior sobre o dinheiro da empresa


Muita gente atrapalha o dinheiro prprio com o dinheiro da empresa e essa uma medida muito importante a ser tomada para entender realmente como administrar um salo de beleza. O certo que no nada fcil ter esse controle e normalmente alguns donos de sales de beleza no levam to a srio o controle de caixa. A minha dica nesse caso que compre pelo menos um caderninho e faa as anotaes bsicas do dinheiro que entra e do que sai para os gastos do dia a dia. importante tratar o dinheiro ganho na empresa como algo a parte, que no lhe pertence. Procure manter esse controle mensal e toda vez que receber

dinheiro de um trabalho praticado ou retirar dinheiro do que foi ganho, d uma entrada ou uma baixa naquele caderninho que eu mencionei anteriormente. Definir um salario fixo mensal tambm pode ser uma opo bem interessante para administrar financeiramente melhor seu salo de beleza.

Tenha metas de crescimento


Aprender como administrar um salo de beleza algo que pode exigir um amplo estudo e um planejamento futuro, ento uma das dicas que recomendo para qualquer empreendedor novo nesse tipo de negcio e que vem enfrentado dificuldades administrativas que trace metas de crescimento para seu salo. Nenhum negcio deve ser montado apenas por montar. preciso ter um plano de crescimento e metas importantes para serem alcanadas. Um bom administrador sempre tem isso em sua mente e no seu caso no pode ser diferente, pois isso estimula no s o seu prprio trabalho como tambm o dos seus funcionrios em geral. Defina pequenos objetivos, como: Se tornar o principal salo de beleza da regio, ganhar um certo valor mensal, crescer sua empresa, abrir novos sales, etc. Ento ao se perguntar, como administrar um salo de beleza? tenha em mente no s os fatores econmicos e estruturais, mas tambm importante traar planos e ter sua prpria filosofia de trabalho dentro da empresa.

PLANO DE MARKETING PARA O SALAO DE BELEZA Traar um plano de marketing para salo de beleza, de modo que ele seja eficiente e coloque sua empresa em um bom patamar no mercado o que todo pequeno administrador que est comeando agora deseja. justamente nessa altura do campeonato que surgem as principais duvidas: Como fazer o marketing? O que eu preciso para isso? e vrias outras duvidas. Eu sei perfeitamente que aps montar um salo de beleza voc quer divulga-lo ao mximo e se fosse possvel colocaria at anncios na TV, mas o fato que esse processo de marketing no envolve somente a publicidade do seu novo salo. preciso estudar um pouco, traar estratgias e agir da forma mais correta possvel. Ento veja a seguir algumas dicas interessantes que selecionei para voc:

Pesquise e conhea seu publico alvo


No tem como fazer marketing para salo de beleza, e para nenhum outro tipo de negcio, sem conhecer exatamente o seu publico alvo. Ou seja, voc

precisa saber claramente quem sero as pessoas que iro consumir seus produtos ou usufruir dos seus servios oferecidos. Ento para isso ser preciso organizar algumas coisas dentro do seu novo salo com o intuito de fazer as coisas funcionarem de uma forma mais eficiente. O que voc deve fazer nesse momento inicial encontrar uma pessoa que conhea bem dessa rea e que possa fazer uma pesquisa na sua cidade com o intuito de saber exatamente onde poder encontrar o seu publico alvo, quais sero os caminhos a utilizar para chegar at eles e ter assim um rumo certo para seguir. Naturalmente as pessoas acreditam que para fazer uma campanha de marketing para salo de beleza basta colocar anncios nos jornais, no rdio e sair por a colocando cartazes em todos os lugares. Claro que isso pode at dar uma visibilidade boa para seu salo, mas quando voc sabe exatamente o caminho para chegar a sua clientela, tudo tende a ser mais fcil.

Utilize a publicidade para atrair o seu publico


Ento como voc j pde ver, na hora de fazer marketing para salo de beleza no basta focar somente na publicidade, pois ela ser apenas um complemento para sua estratgia ganhar corpo e chegar onde tanto deseja. Lanar uma campanha publicitria pode at parecer algo muito complicado, porm hoje no mais nenhum bicho de sete cabeas, mas de qualquer forma preciso saber escolher o canal certo para faze-la. Se voc deseja lanar uma campanha de marketing com foco no publico jovem, por exemplo, talvez o melhor canal para fazer sua divulgao seja a internet. Quem deseja focar nas donas de casas, precisa utilizar outras estratgias mais tradicionais como o rdio ou mesmo os jornais locais. Lgico que tudo isso pode ser varivel, mas o certo que sua publicidade precisa ser concisa e ter um foco a atingir. Ento faa o seu prprio estudo e veja as ferramentas de divulgao que voc poder utilizar para promover seu novo negcio, pois essa dever ser uma deciso muito bem tomada no processo de marketing para salo de beleza.

Tenha estratgias prontas para fidelizar


O marketing para salo de beleza deve trazer no s pessoas para sua empresa, mas clientes fieis, pois esse deve ser o seu principal foco em mente. De nada vai adiantar se voc ganhar R$ 1000 Reais em um dia e passar o resto do ano sem ganhar nada, ento preciso voltar a ateno para a fidelizao dessas pessoas. No h marketing para salo de beleza que faa com que as pessoas voltem sempre ao seu negcio aps no se sentirem confiantes com os servios adquiridos. Ento voc precisa ter suas prprias estratgias internas para segurar essas pessoas, seja a criao de amizade, oferecer um servios de extrema qualidade, oferecer brindes ou algo do gnero.

Tudo isso pode resultar na criao de um ciclo entre voc e seu cliente, fazendo assim com que ele volte mais vezes ao seu salo de beleza.

Dicas de marketing para salo de beleza


At agora voc j percebeu que o marketing para salo de beleza envolve muito mais que a divulgao do negcio. Veja a seguir algumas dicas para complementar essa ao e que podem ser utilizadas tambm para obter resultados mais interessantes com sua campanha:

Crie cartes de visitas Essa uma das estratgias de marketing mais tradicionais do mercado, mas a verdade que ela funciona muito bem. Ento crie seus prprios cartes de visitas para distribuir a seus clientes ou mesmo pessoas que voc encontrar pelas ruas e que possam se interessar pelos seus servios. Escolha os lugares certos para essa distribuio. Uma fabrica, ou outro local onde ha uma concentrao grande do publico feminino. Escolas de ensino mdio tambm um lugar bom pra se fazer divulgao, principalmente para as adolescente e tambm para as professoras. Participe de eventos Fazer Networking hoje a melhor forma de ganhar clientes, fazer parcerias e conhecer melhor a sua rea de atuao, portanto, procure participar de eventos relacionados com seu negcio ou mesmo outras reas onde possa interagir com as pessoas, trocar cartes e falar do seu negcio para pessoas interessadas. Utilize as redes sociais Hoje em dia uma forma muito eficiente de fazer marketing para salo de beleza a utilizao das redes sociais. Atravs desses sites voc poder criar anncios segmentados para seu publico alvo regional ou mesmo utilizar opes de inteirao com essas pessoas. Crie um pagina no Facebook Converse com suas clientes e pergunte se elas se incomodariam que voc batesse uma foto, do antes e do depois, a cada servio( cabelo, unha, etc ) que voc fizer, e publique na Internet. Publique diariamente atualizaes de cortes, produtos para tratamento, novidades para unha, etc. Mantenha o site atualizado. Crie um banco de dados de seus clientes com nome completo, endereo fones, e email. Pergunte a ele se ele pode mandar email do salo de vez em quando. Use este email para repassar as promoes e ofertas de servios do salo. Mas ateno, no exagere, seno o cliente pode fugir. Crie uma indicao clara de seu estabelecimento Como o salo fica numa via rpida, se a pessoa no tiver sua ateno chamada, ela pode no perceber o local. Coloque placas ao lado da via, e se possvel dos dois lados da estrada. O Dia do desconto Crie um ou dois dias de cada ms, onde o movimento mais baixo, para baixar o valor dos cortes, por exemplo. Facilite o pagamento para os seus clientes Verificar a possibilidade de se ter outras formas de pagamento como maquina de credito e ou debito-garantia de recebimento e segurana para todos. Hora do lanche Monte uma pequena mesa com umas bolachinhas e uma garrafa trmica com ch,( ou caf ) algumas pessoas podem estar ha tempo sem comer, isso no custara caro e esse lanchinho far a diferena, mantenha sempre abastecido este cantinho. Canto da criana se voc costuma receber crianas acompanhadas das mes, crie um lugar para que ela fique desenhando, pintando, ou vendo um desenho, assim ela se mantem distrada, e a me fica mais tranquila.

Construa Uma Marca Forte - Uma marca forte no necessariamente aquela que
conhecida no pas todo, uma pequena empresa pode ter uma marca forte. Se o seu salo se torna referncia no bairro em que est localizado, por exemplo, j se torna a opo de mais pessoas. Para construir uma marca forte importante que os seus funcionrios, colaboradores e clientes tenham uma imagem clara do salo. Todo mundo que est envolvido no salo deve ter bem claro que tipos de servios so encontrados nesse estabelecimento e qual a qualidade desses servios.

Oferea Atendimento Excelente - A primeira impresso aquela que fica e


certamente se o seu cliente se sente maltratado quando vai ao seu salo no ir retornar. O bom atendimento deve ser feito antes, durante e depois que o servio realizado. Dessa forma, a excelncia no atendimento conquistada por meio da ateno dispensada ao cliente bem como respostas as solicitaes e reclamaes do mesmo com agilidade.

Calcule o Retorno do Marketing - Quando voc comea a usar o


marketing a favor do seu salo pode comear a perceber alguns benefcios logo de cara, algumas outras melhorias so observadas com o passar do tempo e com base em pesquisas e relatrios. Antes de fazer uma ao como oferecer descontos ou montar combos de servios (tintura + hidratao, por exemplo) investigue com o seu pblico o que ele quer para ter o efeito esperado. Para saber que uma ao de marketing que voc fez no seu salo deu certo interessante calcular o impacto financeiro que ela resultou.

Para garantir a sustentabilidade de seus negcios preciso muito mais que qualidade na prestao de servios. Um bom atendimento bsico para qualquer negocio, voc tem que oferecer algo a mais do que um timo atendimento. Se no conhece o cliente, pergunte o nome dele e a partir desse momento, memorize sempre o chame pelo nome. O marketing boca a boca uma mais poderosas estratgias de marketing. Quando a sua preocupao apenas em ganhar dinheiro, os clientes percebem isso, principalmente por voc deixar de lado a qualidade do atendimento. O cliente no obrigado a comprar ou contratar um servio, se ele no se sentir bem tratado. Salo de beleza tem em qualquer esquina.

Os clientes podem ser os melhores divulgadores do seu negcio, mas podem acabar com ele se no se sentirem bem tratados ou os produtos e servios oferecidos forem de baixa qualidade. Voc vai encontrar clientes bem mais complexos e difceis de lidar, por isso fique atento aos sinais de seus clientes, pois qualquer erro cometido pela sua empresa, poder ser fatal para seus negcios. Preocupe-se com seu cliente, com o marketing, e claro, com o servio prestado. Com essas atitudes, voc vai triplicar seu faturamento, dentro ou fora da Internet.

Faa promoes do tipo


Traga dois novos clientes e ganhe uma hidratao grtis. Parabns por ser nosso cliente a tanto tempo, voc acaba de ganhar de cortesia, um corte de cabelo grtis. Corte da famlia : Corte masculino, feminino e infantil com um desconto especial pra famlia toda .

Vous aimerez peut-être aussi