Vous êtes sur la page 1sur 51

TEORIA GERAL DO PROCESSO

OS AUXILIARES DO JUIZO E MINISTERIO PUBLICO

Evilazio Ribeiro

Sumrio
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. AUXILIARES DO JUZO E DA JUSTIA SECRETRIO OFICIAL DE JUSTIA DISTRIBUIDOR CONTADOR DEPOSITRIO AVALIADOR PARTIDOR OUTROS AUXILIARES MINISTRIO PBLICO: DEFINIO MINISTRIO PBLICO DA UNIO E DOS ESTADOS FUNES DO MINISTRIO PBLICO NO PROCESSO PRINCPIOS DE ATUAO DO MINISTRIO PBLICO MINISTRIO PBLICO NO SISTEMA DO ESTADO ESTRUTURA INTERNA DO MINISTRIO PUBLICO GARANTIAS DA INDEPENDNCIA DO MINISTRIO PBLICO

1. AUXILIARES DO JUZO E DA JUSTIA

Auxiliares do juzo no a mesma coisa que auxiliar da justia. Os auxiliares da justia so todos aqueles que prestam servio justia, ou seja, no s os auxiliares do juzo, mas todos aqueles servidores do chamado foro extrajudicial. Posio funcional dos auxiliares do juzo varia de Estado para Estado e, at mesmo, de justia para justia.

2. SECRETRIO

Os secretrios so os titulares das secretarias. um auxiliar do juzo, a quem compete, de modo geral, reduzir a escrito os atos processuais, organizando os respectivos autos. As tarefas dos secretrios acham-se previstas no CPC, arts. 141 e 142, e nas leis de organizao judiciria. Os secretrios so auxiliados pelos escreventes.

3. OFICIAL DE JUSTIA
O oficial de justia tem funo, prevalentemente, executiva, j que o auxiliar do juzo encarregado de realizar as ordens do juiz e do secretrio. As funes do oficial de justia esto previstas no CPC, art. 143. As funes do oficial de justia 1. Comunicar os atos processuais; 2. Realizar atos executivos, como penhoras, arrestos, prises etc; 3. Documentar todas as atividades que lhe competem.

4. DISTRIBUIDOR
A tarefa do distribuidor a de proceder a distribuio de todos os processos e atos entre juzos e secretarias e a de fazer o registro em livros especiais de qualquer processo, mesmo no estando sujeito distribuio.

5. CONTADOR
As funes do contador
1. Fazer as contas das custas 2. Proceder s operaes necessrias para contar o principal e juros 3. Proceder liquidao do valor dos gneros cotados em bolsa; 4. Proceder liquidao dos ttulos e outros papis cotados em bolsa.

6. DEPOSITRIO

O depositrio o responsvel pela guarda e conservao dos bens sob a responsabilidade da justia.

7. AVALIADOR

Compete ao avaliador fazer as avaliaes, atravs de laudo, de quaisquer bens, desde que a avaliao no dependa de simples clculos ou operaes aritmticas.

8. PARTIDOR
Ao proceder judiciais, partidor s ou incumbe planilhas seja,

operao de dividir um patrimnio entre seus titulares.

9. OUTROS AUXILIARES
Outros tipos de auxiliares da justia so os peritos, que informam ao juiz sobre fatos da causa que exige conhecimento especializado; os intrpretes, que fazem verses em portugus de declaraes das partes em lngua estrangeira; e os administradores, que gerenciam os bens confiados justia.

10. MINISTRIO PBLICO: DEFINIO


organizao constitucional, dotada de autonomia orgnica e funcional, que desempenha as funes de promover a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis.

11. MINISTRIO PBLICO DA UNIO E DOS ESTADOS


A existncia dos Ministrios Pblicos Estaduais decorre do fato de o Brasil ser um Estado Federal, formado de Estados-membros, aos quais a Constituio Federal outorga competncia para organizarem os poderes locais e tambm o Ministrio Pblico.

11. MINISTRIO PBLICO DA UNIO E DOS ESTADOS(Cont.)


No Brasil h um Ministrio Pblico da Unio e os Ministrios Pblicos dos Estados. O Ministrio da Unio abrange: O Ministrio Pblico Federal O Ministrio Pblico do Trabalho O Ministrio Pblico Militar O Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios

11. MINISTRIO PBLICO DA UNIO E DOS ESTADOS(Cont.)


o Ministrio Pblico Federal Justia Federal e a Justia Eleitoral; o Ministrio Pblico do Trabalho junto a Justia do Trabalho; o Ministrio Pblico Militar Justia Militar; o Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios Justia do Distrito Federal e Territrios.

12. FUNES DO MINISTRIO PBLICO NO PROCESSO


O Ministrio Pblico exerce funes processuais e extraprocessuais. Tanto no processo penal, como no civil, o Ministrio Pblico funciona como parte e como interveniente. Portanto, Ministrio Pblico titular, apenas, do poder de ao, mas no o da situao afirmada no processo.

12. FUNES DO MINISTRIO PBLICO NO PROCESSO(Cont.)

Enquanto parte, o Ministrio Pblico pode atuar como parte principal e substituto processual. Como rgo interveniente, o Ministrio Pblico atua para fiscalizar a aplicao da lei. Da dizer-se que o fiscal da lei.

13. PRINCPIOS DE ATUAO DO MINISTRIO PBLICO


A atuao do Ministrio Pblico no processo est sujeita a dois princpios:
Princpio da Legalidade significa que o Ministrio Pblico em sua atuao est subordinado ao ordenamento estatal, sobretudo Constituio. Princpio da Imparcialidade quando a lei preceitua que o Ministrio Pblico deve atuar de forma imparcial, quer significar que a pessoa fsica que, em concreto, intervm no processo deve conduzir-se como um terceiro em relao as outras partes.

14. MINISTRIO PBLICO NO SISTEMA DO ESTADO


A instituio do Ministrio Pblico goza de autonomia financeira, administrativa e funciona. A independncia administrativa frente aos Poderes do Estado manifesta-se no poder de criar, prover e extinguir seus cargos e servios auxiliares.

14. MINISTRIO PBLICO NO SISTEMA DO ESTADO(Cont.)


A nomeao dos Procuradores-Gerais pelo Poder Executivo uma restrio a independncia administrativa. A independncia financeira se percebe na prerrogativa de elaborar sua proposta oramentria nos limites da lei de diretrizes oramentrias. Por fim, a independncia funcional significa que os membros do Ministrio Pblico s esto submetidos lei.

10

15. ESTRUTURA INTERNA DO MINISTRIO PUBLICO


O Procurador-Geral o Chefe do Ministrio Pblico. No plano federal nomeado pelo Presidente da Repblica, aprovada pela maioria absoluta do Senado Federal, dentre integrantes da carreira, maiores de 335 anos, para mandato de 2 anos, admitida a reconduo.

15. ESTRUTURA INTERNA DO MINISTRIO PUBLICO(Cont.)


No plano dos Estados, do Distrito Federal e Territrios, os Procuradores-Gerais so nomeados pelo Chefe dos Poderes Executivos dentre integrantes da carreira, vista de listas trplices elaboradas pelos prprios Ministrios Pblicos, para mandato de 2 anos, admitida a reconduo. O ingresso no Ministrio Pblico faz-se por concurso pblico de provas e ttulos, e os respectivos cargos esto organizados em carreira.

11

16. GARANTIAS DA INDEPENDNCIA DO MINISTRIO PBLICO


Os membros do Ministrio Pblico gozam das mesmas garantias asseguradas magistratura. So, pois, garantias fundamentais dos membros do Ministrio Pblico a vitaliciedade, a inamovibilidade e a irredutibilidade de vencimentos. So igualmente, garantias da instituio os chamados princpios da unidade e da indivisibilidade.

16. GARANTIAS DA INDEPENDNCIA DO MINISTRIO PBLICO (Cont.)


A unidade do Ministrio Pblico significa que as funes atribudas pela Constituio Federal instituio so desempenhadas por um nico corpo de agentes, constituindo, pois, uma unidade. A indivisibilidade uma caracterstica de todas as organizaes formais. Seus membros so indissociveis da organizao. o que ocorre com o Ministrio Pblico relativamente a sua indivisibilidade, a significar que seus membros exprimem a vontade da instituio e no sua vontade individual.

12

16. GARANTIAS DA INDEPENDNCIA DO MINISTRIO PBLICO (Cont.) Em suma, os princpios da independncia funcional e da inamovibilidade impedem que os membros do Ministrio Pblico sejam, autoritariamente, privados do exerccio das prprias funes.

QUESTO
1. Assinale a afirmativa correta. a) O Ministrio Pblico tem prazo em dobro para contestar. b) Em qualquer caso, o Ministrio Pblico exercer o direito de ao. c) Quando intervm como fiscal da lei, ao Ministrio Pblico cabem os mesmos poderes e nus que s partes. d) Cabe somente ao Ministrio Pblico aferir sobre a existncia de interesse pblico que lhe obrigue a interveno. e) Sendo obrigatria a interveno do Ministrio Pblico, a parte dever promover-lhe a intimao, sob pena de nulidade do processo.
RESPOSTA: E

13

TEORIA GERAL DO PROCESSO

ADVOCACIA. ADVOCACIAADVOCACIA-GERAL DA UNIO. DEFENSORIA P PBLICA


Evilazio Ribeiro

Sumrio
1. ADVOGADO E CAPACIDADE POSTULACIONAL 2. NATUREZA DA ADVOCACIA 3. ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB) 4. EXAME DE ORDEM E ESTGIO 5. ADVOCACIAGERAL DA UNIO 6. DEFENSORIA PBLICA

14

1. ADVOGADO E CAPACIDADE POSTULACIONAL


As partes, normalmente, no possuem os conhecimentos de direito necessrios para poderem fazer valer ou defender as prprias pretenses em juzo. Por isso, a tarefa de operar concretamente no processo confiada aos advogados, que so profissionais do direito indispensveis administrao da justia (art. 133, CF/88).

2. NATUREZA DA ADVOCACIA
Enquanto prestador de servios fora do processo, o advogado est sujeito s normas de sua corporao e s leis, que tm por objeto os contratos de prestao de servios profissionais. Como representante das partes no processo o advogado exercita um servio pblico indispensvel administrao da justia (art. 133, CF/88).

15

3. ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB)


Finalidade da OAB Defender a Constituio, a ordem jurdica do Estado Democrtico de Direito, os direitos humanos, a justia social, e pugnar pelo aperfeioamento da cultura e das instituies jurdicas. Promover, com exclusividade, a representao, a seleo e a disciplina dos advogados.

4.

EXAME DE ORDEM E ESTGIO

O exame de ordem visa apurar a formao do profissional prvia do candidato a advogado. O estgio um aprendizado destinado preparao prtica do futuro advogado.

16

5. ADVOCACIAGERAL DA UNIO
Est prevista no art. 134 da CF e disciplinada pela Lei Complementar 80 de 12 de janeiro de 1994. No propsito de garantir a todos o acesso justia, em condies de igualdade, a Constituio prev a criao da Defensoria Pblica, e a qualifica como instituio essencial administrao da Justia.

6. DEFENSORIA PBLICA
Incumbe-lhe a orientao jurdica e a defesa dos necessitados, em todos os juzos e tribunais. Haver Defensorias Pblicas da Unio, dos Estados e do Distrito Federal e Territrios.

17

Questo
1. O artigo 134 da Constituio Federal disciplina a que a Defensoria Pblica instituio essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientao jurdica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados, na forma do art. 5, LXXIV. Sendo assim marque o item correto: s Defensorias Pblicas Estaduais so asseguradas autonomia funcional e administrativa e a iniciativa de sua proposta oramentria dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias e subordinao ao disposto no art. 99, 2o. Aos Defensores pblicos cabem os mesmos privilgios que so assegurados aos Magistrados e aos Procuradores-Gerais da Unio. A finalidade da Defensoria Pblica no exatamente a de promover o acesso justia a todos, mas de facilitar o acesso a mesma, sem que seja, necessariamente, um servio gratuito, j que existe uma taxa a ser paga por qualquer um que dela se utilize. A organizao da Defensoria Pblica da Unio e do Distrito Federal e dos Territrios ser disciplinada pela Unio e pelo Distrito Federal, sucessivamente. Sendo a lei complementar que prescrever normas gerais para sua organizao nos Estados, em cargos de carreira, providos, na classe inicial, mediante concurso pblico de provas e ttulos, assegurada a seus integrantes a garantia da inamovibilidade e vedado o exerccio da advocacia fora das atribuies institucionais.

a)

b) c)

d)

RESPOSTA:

TEORIA GERAL DO PROCESSO COMPETNCIA

Evilzio Ribeiro

18

Sumrio
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. DEFINIO DE COMPETNCIA IMPORTNCIA PRTICA DO TEMA JURISDIO E COMPETNCIA CRITRIOS DETERMINATIVOS DA COMPETNCIA PROCEDIMENTOS PARA DETERMINAR O RGO COMPETENTE COMPETNCIA ABSOLUTA E RELATIVA CAUSAS LEGAIS: CONEXO E CONTINNCIA CAUSAS VOLUNTRIAS: EXPRESSA E TCITA PRORROGAO CONFLITO DE COMPETNCIAS CONFLITO DE COMPETNCIAS PREVENO PERPETUAO DA JURISDIO

1. DEFINIO DE COMPETNCIA
A competncia justamente o resultado da diviso do trabalho que se opera no interior da organizao judiciria. Competncia , justamente, o poder-dever de um rgo para executar aquela parcela de atividades jurisdicionais que lhe atribuda em virtude da diviso do trabalho

19

2. IMPORTNCIA PRTICA DO TEMA


atravs do estudo da competncia que determinamos o rgo com poder de julgar uma dada ao e, eventualmente, executar o julgamento nela proferido ou o direito constante de um ttulo executivo extrajudicial. Assim, s conhecendo as regras sobre competncia que podemos encontrar o rgo competente.

3. JURISDIO E COMPETNCIA
No Brasil, a atividade jurisdicional exercida precipuamente pelos rgos do Judicirio, como est dito no art. 5o, XXXV, da CF. Pela competncia, opera-se uma diviso da atividade jurisdicional entre os rgos do Judicirio.

20

3. JURISDIO E COMPETNCIA(Cont.)
Diante disso, podemos afirmar que, enquanto a atividade jurisdicional inseparvel dos rgos do Poder Judicirio, como preceitua o art.92 da CF, a competncia limita o exerccio dessa atividade aos casos indicados na lei. Portanto, a competncia o poder de exercer a atividade jurisdicional nos limites fixados na lei, o que implica, logicamente, uma delimitao do exerccio da jurisdio.

4.CRITRIOS DETERMINATIVOS DA COMPETNCIA


Analisando-se a Constituio Federal e as leis de organizao das justias, verificamos que os critrios utilizados para a sua criao so os seguintes: O critrio da matria sobre que versa o conflito serve de base para determinar a competncia das Justias do Trabalho, Militar e Eleitoral, como, alis, seus prprios nomes indicam. O critrio da pessoa envolvida no conflito e, bem assim, o da matria sobre que versa o conflito, servem de base para determinar a competncia da Justia Federal.

21

4.CRITRIOS DETERMINATIVOS DA COMPETNCIA (Cont.)


O critrio da excluso serve de base para determinar a competncia das Justias dos Estados e do Distrito Federal e Territrios, ou seja, tudo o que excludo da competncia das demais justias cai no mbito das Justias dos Estados ou do Distrito Federal e Territrios.

4.CRITRIOS DETERMINATIVOS DA COMPETNCIA(Cont.)


Por sua vez, o critrio funcional serve de base para a diviso de cada justia em rgos de tipos diferentes, chamando-se critrio funcional, justamente, porque cada tipo de rgo tem uma funo primria especfica. E finalmente, o critrio territorial serve de base para a disseminao dos rgos pelo territrio do pas.

22

5.PROCEDIMENTOS PARA DETERMINAR O RGO COMPETENTE


Pelo critrio da matria sobre que versa o litgio, determinamos a competncia das Justias do Trabalho, Penal, Militar e Eleitoral; pelo critrio da qualidade das pessoas e, bem assim, da matria, determinamos a competncia da Justia Federal; e, finalmente, pelo critrio da excluso, determinamos a competncia da Justia dos Estados, Distrito Federal e Territrios.

6. COMPETNCIA ABSOLUTA E RELATIVA


As normas sobre a competncia so, geralmente, inderrogveis, porque inspiradas no interesse pblico, que deve presidir a repartio do trabalho entre os rgos judicirios. Quando acontece de o legislador colocar o interesse das partes acima do prprio interesse pblico, ou privilegiar um interesse pblico em detrimento de outro igualmente pblico, ento as normas sobre a competncia tornam-se derrogveis, isto , podem ser modificadas, seja por causa legais, seja por causas ligadas vontade das partes.

23

6. COMPETNCIA ABSOLUTA E RELATIVA(Cont.)


Tendo em vista essa circunstncia de a competncia poder ser modificada ou no, a doutrina costuma classific-la em absoluta e relativa. Absoluta diz-se a competncia que no pode ser modificada. Relativa, pelo contrrio, diz-se a competncia modificvel.

As causas legais de modificao da competncia so aquelas previstas na lei. So causas legais de modificao da competncia:
Conexo H conexo quando duas ou mais aes tm em consumo o pedido ou a causa de pedir Continncia Tambm, uma relao entre duas ou mais aes que tm as mesmas partes, a mesma causa de pedir, mas o objeto de uma, por ser mais amplo, abrange o da outra.

7. CAUSAS LEGAIS: CONEXO E CONTINNCIA

24

7. CAUSAS LEGAIS: CONEXO E CONTINNCIA(Cont.)


Conexo e continncia so causas de modificao da competncia ditadas pelo interesse pblico em que as aes relacionadas entre si sejam processadas e julgadas no mesmo juzo, a fim de evitar possveis discordncias de julgamento e disperso da atividade processual.

8. CAUSAS VOLUNTRIAS: EXPRESSA E TCITA

As causas voluntrias so aquelas derivadas da

vontade das partes. A vontade das partes, como fator de modificao da competncia, pode manifestar-se sob duas formas:
Expressa A vontade das partes de modificar a competncia expressa quando resulta de acordo manifestado por escrito do qual constem a eleio do foro e a expressa referncia a 111, 1o e 2o, CPC). Tcita D-se a modificao tcita da competncia quando o ru, demandado em foro incompetente, no oferece a exceo de incompetncia do foro no prazo de

determinado negcio jurdico. (art. resposta. (art. 114, CPC).

25

9. PRORROGAO
O que chamamos de prorrogao da competncia , justamente, a conseqncia de sua modificao. Assim, temos a prorrogao da competncia quando um juzo, inicialmente incompetente, por fora das causas de modificao da competncia, torna-se competente. Resumindo, o juzo era incompetente, mas tornou-se competente em virtude das causas de modificao das regras da competncia.

10. CONFLITO DE COMPETNCIAS


No processo civil, a incompetncia relativa deve ser alegada com observncia do procedimento disciplinado nos arts. 112, 307 a 311 do CPC, sob pena de precluso. A incompetncia absoluta deve ser declarada de ofcio pelo juiz e pode ser alegada pelas partes em qualquer tempo e grau de jurisdio.

26

11. CONFLITO DE COMPETNCIAS


O conflito de competncia ocorre quando: Dois ou mais juzos se declaram competentes conflito positivo Dois ou mais juzos se declaram incompetentes conflito negativo Entre dois ou mais juzos surge controvrsia acerca de reunio ou separao de processos conflito positivo ou negativo

12. PREVENO
D-se a preveno quando, havendo dois ou mais juzos igualmente competentes, um deles firma sua competncia por tomar conhecimento do processo em primeiro lugar (arts. 106 e 219, CPC e art. 83, CPP).

27

13. PERPETUAO DA JURISDIO


A perpetuatio jurisdictionis ou perpetuao da jurisdio significa a estabilizao da competncia do juzo. Portanto, firmada competncia do juzo, ala perdura at a extino do processo.

QUESTES
1. Assinale a assertiva correta. a) Reconhecida a incompetncia pelo prprio juiz, os autos so encaminhados ao juiz competente. b) Julgando-se incompetente para a causa, o juiz extingue o processo sem julgamento de mrito. c) A incompetncia absoluta deve ser postulada em autos prprios. d) A incompetncia territorial pode ser declarada de oficio. e) Suscitada a incompetncia do juiz, deve ele, desde logo, se dar por suspeito. Resposta: A

28

TEORIA GERAL DO PROCESSO

AES: TEORIAS SOBRE A AO


Evilazio Ribeiro

Sumrio
1. AO DEFINIO 2. TEORIA CIVILISTA OU IMANENTISTA 3. A POLMICA WINSCHEID X MTHER 4. TEORIAS CONCRETISTAS 4.1. TEORIA CONCRETISTA 4.2. TEORIA DO DIREITO POTESTATIVO DE AGIR 5. TEORIAS ABSTRATAS 5.1. TEORIA ECLTICA 5.2. TEORIA DA ASSERO

29

1. AO DEFINIO
Denomina-se ao o direito que tm as pessoas (fsicas ou jurdicas) de demandar ou pleitear em juzo, perante os tribunais, o que lhes pertence ou o que lhes devido.

A ao , portanto, o direito subjetivo que consiste no poder de produzir o evento a que est condicionado o efetivo exerccio da funo jurisdicional, na lio de Liebman.

2. TEORIA CIVILISTA OU IMANENTISTA


A ao seria uma qualidade de todo direito ou o prprio direito reagindo a uma violao. o princpio que se exara a lei civil: A todo direito corresponde uma ao que o assegura. Tal conceito gera trs conseqncias inevitveis :

No h ao sem No h direito direito; sem ao;

A ao segue a natureza do direito.

30

3. A POLMICA WINSCHEID X MTHER


Mther, combatendo algumas idias de Windscheid, distinguiu nitidamente direito lesado e ao. Desta, disse, nasceram dois direitos, ambos de natureza pblica: o direito do ofendido tutela jurdica do Estado (dirigido contra o Estado) e o direito do Estado eliminao da leso, contra aquele que a praticou.

3. A POLMICA WINSCHEID X MTHER (Cont.)


Apesar de replicar com veemncia, Windscheid acabou por aceitar algumas idias do adversrio, admitindo um direito de agir, exercvel contra o estado e contra o devedor. Assim, as doutrinas dos dois autores antes se completam do que propriamente se repelem, desvendando verdades at ento ignoradas e dando nova roupagem ao conceito de ao.

31

4. TEORIAS CONCRETISTAS
A ao um direito autnomo, no pressupondo necessariamente o direito subjetivo material violado ou ameaado, como demonstram as aes meramente declaratria (em que o autor pode pretender uma simples declarao de inexistncia de uma relao jurdica). A ao seria um direito pblico e concreto, ou seja, um direito existente nos casos concretos em que existisse direito subjetivo.

4.2. TEORIA DO DIREITO POTESTATIVO DE AGIR


A ao configura um direito autnomo, diverso do direito material que se pretende fazer valer em juzo; mas o direito de ao no um direito subjetivo porque no lhe corresponde a obrigao do Estado e muito menos de natureza pblica.

32

4.2. TEORIA DO DIREITO POTESTATIVO DE AGIR(Cont.)


Precisamente, a ao configura o poder jurdico de dar vida condio para a atuao da vontade da lei. Exaure-se com o seu exerccio, tendente a produo de um efeito jurdico em favor de um sujeito e com nus para o outro, o qual nada deve fazer, mas tambm nada pode fazer a fim de evitar tal efeito

5. TEORIAS ABSTRATAS
Essa teoria afirma que o direito de ao autnomo e abstrato, considerando que ele s existir, verdadeiramente, quando no processo estiverem presentes condies que o legitimem, isto , que surgisse uma situao de fato contrria ao direito, que pudesse ser resolvida somente pelas vias jurisdicionais.

33

5. TEORIAS ABSTRATAS (Cont.)


As condies da ao para a teoria ecltica so: 1.Possibilidade jur jurdica do pedido 2.Leg 2.Legtimo interesse 3.Legitima 3.Legitimao para agir

5. TEORIAS ABSTRATAS (Cont.)


O erro fundamental dessa teoria est na confuso que ela faz entre ao e direito subjetivo. A ao deve ser um agir conforme o direito; e, admitindo-se que todos tenham direito subjetivo de acesso aos tribunais, natural que todos possam exerc-lo. Se o direito de acesso aos tribunais abstrato e outorgado a todos indistintamente, lgico ser a ao que lhe compete igualmente abstrata e condicionada.

34

5.2. TEORIA DA ASSERO


Segundo a Teoria da Assero, tambm denominada de prospettazione, as condies da ao so aferidas consoante o alegado pelo autor na petio inicial, no podendo o magistrado adentrar com profundidade em sua anlise, sob pena de exercer juzo meritrio.

5.2. TEORIA DA ASSERO (Cont.)


O renomado Kazuo Watanabe tratou da teoria da assero sob o enfoque da cognio processual:

As condies da ao so aferidas no plano lgico e da mera assero do direito, e a cognio a que o juiz procede consiste em simplesmente confrontar a afirmativa do autor com o esquema abstrato da lei. No se procede, ainda, ao acertamento do direito afirmado".

35

QUESTO
a) b) 1. Assinale a alternativa correta. Nosso direito positivo adotou a doutrina de Chiovenda sobre as condies da ao. Embora no estejam presentes as condies da ao, pode o juiz apreciar o mrito do processo, se aplicar o princpio da instrumentalidade do processo. Capacidade processual e capacidade postulatria so termos sinnimos. Segundo o pensamento mais moderno de Liebman, so condies da ao o interesse de agir e a legitimao para agir. Todas as alternativas anteriores so incorretas.
RESPOSTA: D

c) d)

e)

TEORIA GERAL DO PROCESSO

AO: ELEMENTOS E CONDIES DA AO


Evilazio Ribeiro

36

Sumrio
1. ELEMENTOS DA AO 1.1 PARTES 1.2 PEDIDO 1.3 CAUSA DE PEDIR 2. CONDIES DA AO 2.1. INTERESSE DE AGIR 2.2. LEGITIMIDADE DAS PARTES 2.3. POSSIBILIDADE JURDICA DO PEDIDO

1.

ELEMENTOS DA AO 1.1. PARTES

So partes, em sentido formal, o autor e o ru, isto , aquele que pede, em nome prprio, a prestao jurisdicional e aquele contra quem ou em face de quem o autor formula o seu pedido, ou a pluralidade de autores ou de rus, litisconsortes ativos ou passivos. So partes em sentido material os sujeitos da relao interpessoal que a sentena ir regular diretamente.

37

1.

ELEMENTOS DA AO 1.2. PEDIDO

So elementos objetivos da ao o pedido e a causa de pedir. Pedido imediato, que corresponde natureza do provimento solicitado. o bem material ou imaterial pretendido pelo autor. Pedido mediato, correspondente ao teor ou contedo do provimento. Pedido imediato, de natureza declaratria, exige sujeito e predicado.

1.

ELEMENTOS DA AO 1.3. CAUSA DE PEDIR

Trata-se das razes, ou causas, com base nas quais o autor considera ter direito a determinado bem da vida. Teoria da substanciao Teoria da individualizao

A causa de pedir Para essa teoria a consiste na exposio causa de pedir dos fatos constitutivos constituda pela da situao jurdica individualizao afirmada pelo autor. da relao jurdica substancial

38

2. CONDIES DA AO
As trs condies para admissibilidade pelo poder judicial so: Interesse Processual ou de Agir; Legitimidade das Partes; Possibilidade Juridica do Pedido

2. CONDIES DA AO 2.1. INTERESSE DE AGIR Segundo o professor Luiz Rodrigues Wambier o interesse processual est presente sempre que a parte tenha a necessidade de exercer o direito de ao (e, conseqentemente, instaurar o processo) para alcanar o resultado que pretende, relativamente sua pretenso e, ainda mais, sempre que aquilo que se pede no processo (pedido) seja til sob o aspecto prtico.

39

2. CONDIES DA AO 2.2. LEGITIMIDADE DAS PARTES Conforme leciona Leonardo Greco A garantia constitucional do amplo acesso tutela jurisdicional efetiva (art. 5, inciso XXXV, da Constituio) confere esse direito a todo aquele que alegue ser titular do direito material em que a demanda se fundamenta e apresente ao juiz o mnimo de provas necessrias para demonstrar a possibilidade de efetivamente deter essa titularidade. Esta a legitimidade ou legitimao ativa chamada ordinria.

2. CONDIES DA AO 2.3. POSSIBILIDADE JURDICA DO PEDIDO Pela possibilidade jur jurdica, dica, indicaindica-se a exigncia de que jur dico, deve existir, abstratamente, dentro do ordenamento jur um tipo de providncia como a que se pede atrav atravs da a ao. o. Esse requisito, de tal sorte, consiste na prvia verificao que incumbe ao juiz fazer sobre a viabilidade jurdica da pretenso deduzida pela parte em face do direito positivo em vigor.

40

QUESTO
1. De acordo com a legislao processual civil, a ausncia das condies da ao e dos pressupostos processuais: Pode ser reconhecida pelo juiz de oficio ou a requerimento da parte, a qualquer tempo, antes proferida a sentena, no se verificando, na hiptese, a precluso. Somente pode ser reconhecida mediante iniciativa da parte. No pode ser examinada aps o saneador. Deve necessariamente ser decidida no despacho que determinar a citao.

a)

b) c) d)

RESPOSTA:

TEORIA GERAL DO PROCESSO

AO: DIREITO FUNDAMENTAL TUTELA JURIDICIONAL


EVILAZIO RIBEIRO

41

SUMRIO
1. 2. 3. Conceito de Ao Sujeitos do Direito de Ao Contedo do Direito de Ao | 3.1. Acesso aos rgos jurisdicionais |3.2. Acesso ao devido processo legal |3.3. Deciso motivada e fundamentada |3.4. Execuo e medidas cautelares |3.5.Recurso 4. Defesa 5. Classificao das Aes |5.1. Critrio da espcie de provimento requerido pelo autor | 5.2. Critrio da natureza do direito alegado

1. CONCEITO DE AO
Ao " o direito ao exerccio da atividade jurisdicional (ou o poder de exigir esse exerccio). Mediante o exerccio da ao, provoca-se a jurisdio, que, por sua vez, exerce-se atravs daquele complexo de atos que o processo" (CINTRA, 1997, p. 249). Ou ainda, ao um direito subjetivo autnomo das partes de pedir a atividade jurisdicional do Estado e de participar necessariamente de seu desenvolvimento processual, tendo em vista a proteo de situao jurdica subjetiva ou objetiva, violada ou ameaada de violao, afirmada no processo.

42

2. SUJEITOS DO DIREITO DE AO
O direito tutela jurisdicional efetiva compete a todas as pessoas e grupos que se encontrem no territ territrio nacional. equivocado dizer que esse direito tem por sujeitos os cidados. O direito prote proteo dos direitos violados ou amea ameaados fundado na dignidade humana e no na cidadania. Por isso, extensivo a todas as pessoas incondicionalmente.

3. CONTEDO DO DIREITO DE AO
3.1. Acesso aos rgos jurisdicionais Este o passo prvio e necessrio para alcanar a tutela jurisdicional efetiva. O direito de livre acesso aos rgos da jurisdio significa que, no Brasil, para todo direito existe sempre a possibilidade de obter a proteo jurisdicional do Estado. 3.2. Acesso ao devido processo legal De nada valeria ter acesso aos rgos da jurisdio se no temos o direito abertura de um processo com as garantias constitucionais. A existncia de formalismos ou limitaes irrazoveis que dificultem o acesso ao processo vulnera o direito fundamental tutela jurisdicional efetiva.

43

3. CONTEDO DO DIREITO DE AO
3.3. Deciso motivada e fundamentada racionalmente Quer se dizer com isso que as pretenses deduzidas pelas partes no processo devem ser resolvidas com uma deciso motivada e fundada no direito, sobretudo na Constituio. 3.4. Execuo e medidas cautelares imprescindvel adotar todas as providencias necessrias para dar efetividade s decises jurisdicionais, inclusive determinando as medidas cautelares para garantir o xito dos demais processos.

3. CONTEDO DO DIREITO DE AO
3.5. Recurso

O direito ao recurso est garantido, implicitamente, na Constituio, seja como um dos elementos constitutivos do direito fundamental das partes tutela jurisdicional efetiva (art. 5o, LV), seja em decorrncia da prpria estrutura do Judicirio, prevendo os tribunais com competncia funcional basicamente recursal.

44

4. DEFESA
O ru o sujeito contra quem ou em face de quem pedida a prestao jurisdicional. O ru tambm titular de uma srie de poderes, faculdades e at deveres, que lhe so conferidos pelo ordenamento jurdico para que concretize sua participao no processo e que configuram tambm um direito tutela jurisdicional efetiva, ou seja, um direito de ao, s que de carter negativo. Podemos dizer que o direito de defesa do ru to abstrato quanto a ao do autor. Se a ao do autor existe com independncia da efetiva existncia do direito alegado, o poder de defesa do ru independente igualmente de que suas alegaes de defesa sejam efetivamente fundadas.

5. CLASSIFICAO
5.1. Critrio da espcie de provimento requerido pelo autor 5.1.1. Aes de Conhecimento As aes de conhecimento so as que tendem a provocar um juzo, no sentido preciso do termo, ou seja, um julgamento sobre a situao jurdica afirmada pelo autor. Podem ser: Aes Declaratrias Aes Condenatrias Aes Constitutivas

45

5. CLASSIFICAO
Aes declarat declaratrias

So aquelas que tendem a obter uma sentena sobre a existncia ou inexistncia de uma relao jurdica incerta e controvertida, ou sobre um fato juridicamente relevante. O elemento peculiar das aes meramente declaratrias est em que estas tendem s a declarar a situao jurdica existente entre as partes, com o fim exclusivo de eliminar a incerteza sobre a existncia ou inexistncia dessa situao.

5. CLASSIFICAO
Aes condenat condenatrias So aquelas em que o autor pede uma declara declarao sobre a situa situao jur jurdica deduzida no processo com a conseq conseqente imposi imposio de um comando ao r ru para que cumpra a obriga o de que oi reconhecido devedor. obriga Enquanto as a aes declarat declaratrias visam obter uma declara declarao sobre a situa situao jur jurdica deduzida no processo, as condenat condenatrias visam obter do juiz um comando dirigido ao ru para que execute, em favor do autor, a presta prestao de que foi declarado devedor.

46

5. CLASSIFICAO
Aes constitutivas So aquelas tendentes a uma senten sentena que constitua , modifique ou extinga uma rela relao jur jurdica. O espec especfico da ao constitutiva que, atrav atravs dela, o autor exercita o poder jur jurdico de criar, modificar ou extinguir rela relaes jur jurdicas. Por conseguinte, a a ao constitutiva aquela atrav atravs da qual o autor exerce seu direito de poder criar, modificar ou alterar situa situaes jur jurdicas por via jurisdicional.

5.1.2. Aes de Execuo


A ao executiva , justamente, o poder do autor de pedir ao Estado a realizao prtica por meios coativos do comando contido na sentena, ou em outro ttulo a que a lei reconhea executiva. Por conseguinte, a funo da ao executiva adequar a situao existente ao mundo da realidade ao estabelecido no comando contido na sentena, mediante o emprego da fora fsica, se necessrio (meios coativos).

47

5.1.3. Aes Cautelares


So as destinadas a assegurar e garantir o eficaz desenvolvimento e o profcuo resultado das aes de conhecimento e executivas. So, pois, dirigidas a evitar que o direito posto em juzo, e para o qual se pede a medida cautelar, seja, de qualquer modo, prejudicado.

5.1.3. Aes Cautelares


De modo geral, a doutrina aponta como elementos estruturais das a aes cautelares: A prov provvel existncia do direito para o qual se pede em via principal (fumus boni iuris); O fundado temor de que, enquanto se espera aquela tutela, ocorra ao direito posto em ju juzo leso de dif difcil repara reparao (periculum in mora).

48

Antecipao de Tutela e Medida Cautelar


A antecipao de tutela tem natureza cautelar. Constituem uma espcie do gnero cautelar. A diferena entre as cautelares comuns e as antecipatrias est, unicamente, no modo de obviar o perigo, isto , na tcnica utilizada para obviar o perigo:

Cautelar Asseguram-se os efeitos finais.

Antecipatria Acelera-se a entrega da prestao jurisdicional.

5.2.1. Aes Civis


I.

Quanto a natureza do direito alegado pelo autor: Reais dita real quando tende a obter a presta prestao jurisdicional para um direito real. Exemplo: Exemplo: A a ao pela qual o autor reivindica a propriedade. Pessoal dita pessoal quando tem por objetivo obter o reconhecimento de um direito pessoal. Exemplo: Exemplo: Uma a ao de cobran cobrana de uma d dvida, em decorrncia de m mtuo, uma a ao pessoal

49

5.2.1. Aes Civis


II.

Quanto ao objeto do direito civil alegado: Mobili Mobilirias se o direito alegado versa sobre um bem mvel, a a ao ser ser mobili mobiliria. Exemplo: Uma a ao possess possessria que tem por objeto coisa m mvel. Imobili Imobilirias se, ao contr contrrio, o direito alegado versa sobre um im vel, a a im ao ser ser imobili imobiliria.

5.2.2. Aes Penais


As a aes penais so sempre declarat declaratrias. So meios para obter um provimento jurisdicional sobre a existncia ou no dos fatos. Sua fun funo identificar se o acusado ou no culpado. A a ao penal , de regra, p pblica, salvo quando a lei expressamente a declara privativa do ofendido (art. 102, CP). A seu turno, o 1 do art. 102 do Cdigo penal dispe que a a ao p pblica promovida pelo Minist Ministrio P Pblico.

50

5.2.2. Aes Penais


Pblica Incondicionada
aquela promovida pelo Ministrio Pblico incondicionalmente.

Pblica Condicionada
aquela promovida pelo Ministrio, mas dependente da manifestao de vontade das pessoas que, no caso, a lei indicar.

5.2.3. Aes Trabalhistas


As a aes trabalhistas podem, tamb tambm, ser classificadas segundo crit critrios pr prprios do direito do trabalho.
I.

Quanto a titularidade: Individuais so titularizadas por pessoas ou pessoas certas e determinadas. Coletivas so titularizadas por categorias profissionais de empregados ou empregadores representados no processo pelos respectivos sindicatos.

51

Vous aimerez peut-être aussi