Vous êtes sur la page 1sur 17

5, 6 e 7 de Agosto de 2010 ISSN 1984-9354

ASPECTOS DA GERAO DE VALOR COMPARTILHADO ATRAVS DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EMPRESARIAL ESTRATGICA


Adriana Motta Gonzaga (Universidade Federal Fluminense) gonzaga.dri@gmail.com Ana Maria Kirschner (Universidade Federal Fluminense) ana.k@uol.com.br

O presente artigo desenvolve o tema responsabilidade socioambiental em sua perspectiva organizacional, enfatizando a oportunidade de gerao de valor partir da implantao de ferramentas e boas prticas de gesto voltadas para a mitigao ddos impactos socioambientais provocados pelas atividades da empresa. Apresenta-se um rol de ferramentas capazes de transformarem a realidade da empresa e transformarem-se em vantagem competitiva no mercado global, possibilitando a aprendizagem e o estabelecimento de um dilogo mais tico com seus stakeholders compartilhando-se valores e experincias que fortalecem a ambos. A insero das ferramentas de gesto comprometidas com a responsabilidade socioambiental tende a garantir a sustentabilidade empresarial, mostrando que a gerao de valor para a empresa pode ser economicamente vivel, com aes possveis, socialmente justas e ambientalmente corretas. Palavras-chaves: Responsabilidade Socioambiental, Valor compartilhado, Ferramentas de gesto.

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Energia, Inovao, Tecnologia e Complexidade para a Gesto Sustentvel
Niteri, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

1. INTRODUO
Durante muitos anos as organizaes privadas optaram por percorrer o caminho da indiferena em relao ao agravamento dos problemas scio-ambientais. O modo de acumulao sustentado pela sociedade capitalista mostrou-se inbil para articular de forma harmoniosa com os recursos naturais e seus seres humanos, apesar de serem as partes vivas entre os fatores de produo do processo produtivo. As grandes corporaes, num curto espao de tempo, com o propsito de maximizarem seus lucros, degradaram o meio ambiente, abusaram do uso de tecnologias e ampliaram o fosso entre empregabilidade e excluso social. As sequelas do capitalismo para a sociedade deste incio de sculo vm se tornando irreversveis e carece de aes imediatas, profundas e globais, para que a situao se reverta. A preocupao com o destino da Humanidade tomou conta do debate contemporneo e as elites abriram as discusses para participao de pessoas das diversas classes sociais. Faa a sua parte, convidam-nos, como se a parte de cada um na injustia ambiental que impera no mundo fosse semelhante de todos; como se o todo fosse a soma das partes.(PORTOGONALVES, 2004, p.17).

O debate j vinha sendo fomentado h algumas dcadas, o que permitiu o engajamento de algumas grandes corporaes s novas diretrizes sugeridas. As novas organizaes buscaram humanizar-se, fazendo disso seu diferencial. Era o novo estilo de competio estabelecido pelos mercados do incio do sculo vinte e um. Sejam ticos e ganharo mercados. Sejam responsveis e ganharo mais clientes. Dialoguem com a sociedade, sejam responsivos para aumentarem o valor das marcas. O lobo vestiu-se de chapeuzinho vermelho e passou a prestar mais ateno a seus stakeholders1, assumindo a forma de organizao responsvel do ponto de vista social e ambiental.

O termo denomina os grupos de interesse envolvidos na lgica empresarial, que engloba desde os funcionrios ao governo, concorrentes, fornecedores, passando certamente pelos clientes, acionistas e tambm pela comunidade ligada quela unidade de produo (GARCIA, 2004, p. 29)

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Energia, Inovao, Tecnologia e Complexidade para a Gesto Sustentvel
Niteri, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

Dessa forma, uma organizao socialmente responsvel assume um compromisso com seus grupos de interesses, agindo pr-ativamente por meio de uma srie de aes e atitudes ticas e transparentes que afetam positivamente comunidades, seu pblico interno, o meio ambiente, seus fornecedores, os investidores, consumidores e at os governos. De acordo com PortoGonalves, (2004, p.19) (...) a extrema gravidade dos riscos que o planeta enfrenta contrasta com as pfias e tmidas propostas do gnero plante uma rvore, promova a coleta de lixo ou desenvolva o ecoturismo. As organizaes esto investindo cada vez mais em boas prticas de gesto que possibilitam o alinhamento estratgico com as questes socioambientais. Nesse sentido, o artigo discute a responsabilidade socioambiental como oportunidade de gerao de valor para as empresas na viso de Porter; Kramer (2006), a partir da escolha de quais ferramentas de gesto socioambiental adotar, tendo em vista seu potencial impacto.

1.1 OBJETIVO
O objetivo geral do trabalho desenvolver consideraes acerca da introduo das ferramentas da responsabilidade socioambiental na gesto estratgica empresarial. Partindo desse ponto, relaciona-se a gesto estratgica com a sustentabilidade empresarial, mostrando que a gerao de valor para a empresa pode ser economicamente vivel, com aes socialmente possveis e justas e ambientalmente corretas.

1.2 CONSIDERAES METODOLGICAS


A estratgia de pesquisa, em relao a seus fins e aos meios, utiliza o mtodo exploratrio. Este, configura-se a partir de pesquisa bibliogrfica que segundo Vergara (1997, p.46) o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrnicas, capaz de fornecer o instrumental analtico para o desenvolvimento do contexto que configura a totalidade na qual surge o fenmeno. Os temas em questo so responsabilidade social e ambiental, gesto empresarial e valor. A pesquisa bibliogrfica envolve os aspectos tericos necessrios para ampliar e aprofundar o conhecimento sobre o que j existe em termos de estudos, permitindo uma maior clareza no desenvolvimento das etapas seguintes. Foram realizadas pesquisas s base de dados do Portal Peridicos Capes, ao

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Energia, Inovao, Tecnologia e Complexidade para a Gesto Sustentvel
Niteri, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

Scientific Eletronic Library Online Scielo, s Revistas Eletrnicas, Biblioteca Digital de Teses e Dissertaes da Capes, da USP e Unicamp, entre outros.dados.

2. AS MELHORES PRTICAS DE GESTO


A responsabilidade socioambiental um meio, um guia atravs do qual as empresas buscam alcanar a sua sustentabilidade. De acordo com Lima (2002), responsabilidade social o dever da empresa em devolver para a sociedade a parcela retirada na explorao dos recursos econmicos e humanos, uma espcie de prestao de contas sob a forma de contribuio para o desenvolvimento social. Por sua vez, Veloso (2005) considera que a responsabilidade social corporativa vai alm das relaes ticas entre os stakeholders, envolvendo, tambm, aes sociais que, empreendidas diretamente ou simplesmente sendo financiadas pelas empresas visam a atenuar a pobreza, melhorar as condies de vida, e promover a cidadania de grupos ou populaes carentes. (VELOSO, 2005, p.18).

As demandas e expectativas da sociedade moderna so o ponto de partida para a maioria das empresas. Responder a essas demandas motivo de sobrevivncia para grande parte delas. Nesse sentido, pertinente a abordagem da responsabilidade socioambiental corporativa sobre a questo da Corporate Responsiveness. A organizao responsiva aquela que se adapta e reage com prontido s demandas de seus stakeholders. Incorporar a responsividade nas prticas de gesto atender ao seu pblico externo de forma pr-ativa, responsiva e responsvel, alinhando-se dinmica e velocidade das mudanas do mercado consumidor. Dilogo o mtodo da vez. Atravs do dilogo com a sociedade as empresas esto agregando valor s suas marcas. Dialogar com seus colaboradores internos tambm tem surtido efeito positivo. A organizao moderna deseja tanto convertidos quanto deseja trabalhadores. Preocupa-se com o que pensam seus membros tanto quanto com suas aes e com o que pensa o pblico sobre o pensamento e aes de membros. Em conseqncia, preocupa-se com toda a vida de seus membros, com aquilo que pensam e fazem

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Energia, Inovao, Tecnologia e Complexidade para a Gesto Sustentvel
Niteri, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

fora do trabalho, tanto quanto nele. (THOMPSON, 1966 apud RAMOS, 1989, p.149) A chamada responsabilidade interna um dos primeiros passos para se alcanar a cidadania empresarial. Segundo Kirschner (2009, p.140 ), a responsabilidade interna so aes da empresa focalizadas no bem-estar de seus funcionrios (...). menos visvel e no repercute tanto na imagem que a sociedade faz da empresa. Com este objetivo, as empresas podem desenvolver aes que estimulem o voluntariado, que melhorem a qualidade de vida e o ambiente de trabalho de seus funcionrios ou colaboradores. A responsabilidade social interna tem como foco trabalhar o pblico interno da organizao, desenvolver um modelo de gesto participativa e de reconhecimento de seus empregados, promovendo comunicaes transparentes, motivando-os para um desempenho timo. Esse modelo de gesto interna compreende aes dirigidas aos empregados e dependentes, aos funcionrios de empresas contratadas, terceirizadas, fornecedoras e parceiras. (QUELHAS; LIMA, 2006, p.7) A responsabilidade social interna no to visvel para a sociedade, ficando restrita ao ambiente do trabalho. Por esse motivo as empresas tambm buscam aes que possam repercutir de forma favorvel na mdia, como por exemplo, a realizao de investimentos socioambientais privados, que segundo o GIFE - Grupo de Institutos Fundaes e Empresas o repasse voluntrio de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemtica para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse pblico. Investir em seus prprios projetos sociais ou fazer arranjos e parcerias com o organizaes do Terceiro Setor exigem profissionalismo, cautela, objetivos transparentes e uma metodologia apropriada.

As organizaes esto cada vez mais usando artifcios que a promovam como benfeitora da sociedade, realando seu relacionamento harmonioso com o meio ambiente e com os excludos sociais. Pode ser um discurso passageiro e oportuno diante das demandas que se apresentam. Mas algumas organizaes levam muito a srio suas aes socioambientais, e no entram em conflito direto com sua funo social.

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Energia, Inovao, Tecnologia e Complexidade para a Gesto Sustentvel
Niteri, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

Eis o caminho, mais difcil sem dvida, que haveremos de percorrer se quisermos sair das armadilhas de noes fceis que nos so oferecidas pelos meios de comunicao, como qualidade de vida ou desenvolvimento sustentvel, que, pela sua superficialidade, prepara hoje, com toda a certeza, a frustrao de amanha. (PORTOGONALVES, 2004, p.18)

2.1 Gesto estratgica baseada em responsabilidade socioambiental


Uma das urgncias empresariais que vm determinando a vantagem competitiva das empresas no mercado global a insero da responsabilidade scio-ambiental alinhada estratgia organizacional. No desmerecendo a inovao e as transformaes tecnolgicas que so a ponte para a sustentabilidade, as prticas responsveis melhoram a imagem da empresa diante da sociedade cada vez mais consumista, fortalecem a marca, possibilitam a perenidade dos negcios e, consequentemente, podem elevar a cotao de suas aes nas bolsas de valores. A gesto baseada em responsabilidade scio-ambiental cria um saudvel dilogo com seus stakeholders.

Lderes de empresas e da sociedade civil do ateno demais ao atrito que os divide e ateno insuficiente aos pontos de insero. A dependncia mtua de empresas e sociedade significa que tanto decises empresariais quanto polticas sociais devem seguir o princpio do valor compartilhado. Ou seja, devem trazer benefcios para os dois lados. (...) Para colocar em prtica estes amplos princpios uma empresa deve integrar a perspectiva social aos principais modelos j usados para entender a concorrncia e nortear a estratgia empresarial. (PORTER; KRAMER, 2006, p.58) Atravs de aes voltadas para questes socioambientais so geradas oportunidades de valor compartilhado fortalecendo a competitividade da empresa. A cadeia de valor de uma empresa representa suas atividades relevantes, como contratao de pessoal, marketing e vendas, emisso e descarte de resduos, e causa impactos sociais tanto positivos quanto negativos. Quando integradas perspectiva social e ambiental torna-se importante aliada para proporcionar vantagem competitiva. Diversos autores discutiram a responsabilidade social das empresas sob o ponto de vista de oportunidade de gerao de valor. Qualquer investimento incorre em riscos, e as aes sociais quando mal direcionadas podem impactar negativamente

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Energia, Inovao, Tecnologia e Complexidade para a Gesto Sustentvel
Niteri, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

comunidades, meio ambiente e at mesmo a imagem da empresa. A questo : os empresrios no precisam resolver todos os problemas sociais, mas sim, concentrarem-se naqueles que tenham relevante interseo com suas atividades produtivas. Para ajudar nessa busca de oportunidades de gerao de valores, Porter; Kramer (2006) definem trs categorias de questes sociais, como mostra o quadro 1:

Questes Sociais Genricas

Impactos Sociais da Cadeia de Valor

Dimenses Sociais do Contexto Competitivo

Apesar de serem importantes So aspectos sociais afetados So fatores do ambiente externo para a sociedade, no so de maneira relevante pelas que afetam consideravelmente a significativamente afetadas atividades da empresa no curso competitividade da empresa

pelas operaes da empresa normal de suas operaes nem influenciam sua

onde quer que ela opere

competitividade no longo prazo Quadro 1 Como Priorizar Questes Sociais (adaptado pela autora) Fonte: (PORTER; KRAMER, 2006)

Segundo os autores, antes de tomar decises a respeito de quais prticas de gesto adotar, as empresas devero dividir as questes sociais nestas trs categorias de modo a confront-las s divises de negcios e principais locais de operao, para assim classific-las pelo potencial impacto. Dessa forma, a questo social que dever ser priorizada depender da diviso de negcios da empresa e da localidade. Isto faz reportar premissa de que os atuais gestores devem pensar globalmente e agir localmente.

Outro aspecto importante a ser colocado, diz respeito diversidade de impactos que uma mesma questo social pode causar em um mesmo setor, em empresas distintas devido a diferenas no posicionamento competitivo. A pandemia de AIDS na frica pode ser uma questo social genrica para um varejista americano como a Home Dupot, um impacto da cadeia de valor para uma farmacutica como a GlaxoSmithKline e uma questo de contexto competitivo para uma mineradora como a Anglo American, que depende da mo de obra africana para operar. PORTER; KRAMER (2006: 59)

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Energia, Inovao, Tecnologia e Complexidade para a Gesto Sustentvel
Niteri, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

Estes mesmos autores apresentaram um modelo capaz de identificar as conseqncias sociais das aes que as empresas empreendem quando prticas de valores ticos-morais tornam-se a meta no contexto competitivo em que elas atuam. Esse enfoque estratgico da responsabilidade social empresarial eficaz, na medida em que minimiza aes descontinuadas, projetos fracassados e o descrdito das comunidades envolvidas. O modelo de gerao de valor atravs da responsabilidade social empresarial estratgica proposto por eles encontra-se no quadro 2, a seguir:

MODELO DE GERAO DE VALOR COMPARTILHADO ATRAVS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL ESTRATGICA IDENTIFICAO DE PONTOS DE INTERSEO ENTRE A EMPRESA E A SOCIEDADE

DEFINIO DAS QUESTES SOCIAIS A ABORDAR CRIAO DE UMA PAUTA SOCIAL EMPRESARIAL (CATEGORIZANDO E CLASSIFICANDO QUESTES SOCIAIS) INTEGRAO DE PRTICAS DE DENTRO PARA FORA E DE FORA PARA DENTRO

INTRODUO DE INOVAES NA CADEIA DE VALOR DE FORMA INTEGRADA ABORDAGEM DOS ENTRAVES SOCIAIS COMPETITIVIDADE A FIM DE GERAR VALOR ECONMICO E SOCIAL

INCLUSO DE UMA DIMENSO SOCIAL NA PROPOSTA DE VALOR Quadro 2 - Modelo de Gerao de Valor Compartilhado atravs da RSE Estratgica (adaptado pela autora) Fonte: (PORTER; KRAMER, 2006) Alm de gerar valor econmico e social atravs de prticas de responsabilidade social engajando construtivamente os diversos grupos de interesse em suas estratgias de negcios,

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Energia, Inovao, Tecnologia e Complexidade para a Gesto Sustentvel
Niteri, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

as empresas devem incluir em sua gesto, estratgias que incrementem a sustentabilidade corporativa. Neste caso, as organizaes podem gerar valor sendo mais transparentes e ticas, sem descuidar das boas prticas de governana corporativa, conquistando a confiana de seus shareholders, isto , aqueles que detm o capital os scios e acionistas. Uma empresa sustentvel pode contribuir para o desenvolvimento sustentvel global ao gerar, simultaneamente, benefcios econmicos, sociais e ambientais conhecidos como os trs pilares do desenvolvimento sustentvel. (ELKINGTON, 1994, apud HART; MILSTEIN, 2004, p. 66).

2.2.1 FERRAMENTAS DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL


Aes socioambientais transformadas em estratgia empresarial tm demonstrado gerar valor compartilhado entre empresas e sociedade, fortalecendo, assim sua vantagem competitividade nos mais diversos mercados. As empresas tm demonstrado um forte interesse por algumas normas e indicadores que facilitam o manejo mais sustentvel de suas atividades econmicas. Entre as principais boas prticas de gesto utilizadas atualmente pelas organizaes est a ISO 14000, que se configura como um conjunto de normas que definem parmetros e diretrizes para a gesto ambiental em empresas privadas e pblicas. Estas normas foram elaboradas pela ISO, que uma organizao internacional para padronizao de normas. Atravs da conformidade de suas atividades com ISO 14001, as empresas adquirem a certificao de seu sistema de gerenciamento ambiental (SGA). Ela prope como base do sistema de gesto o modelo PDCA (plan, do, check, act, ou planejar, fazer, verificar e agir), a fim de facilitar o sistema de integrao com os sistemas j existentes. A certificao baseada na ISO 14001, porque esta a nica da famlia ISO 14000 que permite ter um certificado. (VALLE, 2002)

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Energia, Inovao, Tecnologia e Complexidade para a Gesto Sustentvel
Niteri, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

Fig 1. Modelo de Sistema de Gesto Ambiental para a Norma 14001


Fonte: Manual de Indicadores Ambientais FIRJAN/ RJ: DIM/GTM, 2008

A ISO 26000 est prevista para ser publicada em 2010, e servir como padro internacional para a implementao de um sistema de gesto scio-ambientalmente responsvel, para todas as organizaes que aderirem a ela voluntariamente. Segundo Ursini e Sekiguchi (2005), a norma no tem carter de certificao e nem pretende entrar em conflito com os documentos, tratados e convenes internacionais j existentes. Nem to pouco, pretende reduzir a autoridade governamental de cada pas. Composta por diretrizes, a ISO 26000 no certificar as organizaes que a buscarem. Tambm, no conter carter de sistema de gesto, ao contrrio da ISO 14000 e ISO 9000 que, por sua vez, so compostas por requisitos. Entretanto, segundo sua minuta2 a ISO 26000 pretende ser uma norma de desempenho, sem apresentar a estrutura da metodologia PDCA, mas enfatiza a importncia dos resultados, fornecendo orientao sobre:

a) conceitos, termos e definies relacionados com responsabilidade social;


2

Disponivel em http://www.idec.org.br/pdf/ISO26000_N157_ISO_CD_26000_port_v3.pdf

10

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Energia, Inovao, Tecnologia e Complexidade para a Gesto Sustentvel
Niteri, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

b) o contexto, as tendncias e as caractersticas de responsabilidade social; c) princpios e prticas relativas responsabilidade social; d) assuntos e questes essenciais relacionados responsabilidade social e) integrao, implementao e promoo de comportamento socialmente responsvel dem toda a organizao e sua esfera de influncia; f) identificao e engajamento com stakeholders; g) comunicao de compromissos e desempenho relativos responsabilidade social; e portanto a contribuio ao desenvolvimento sustentvel.

A norma NBR 16001 foi elaborada pela ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas), representante oficial da ISO no Brasil. Ela estabelece requisitos mnimos para a implementao de um sistema de gesto baseado em responsabilidade social, permitindo que a organizao formule e implemente uma poltica e objetivos que levem em conta as exigncias legais, seus compromissos ticos e sua preocupao com a promoo da cidadania e do desenvolvimento sustentvel, alm da transparncia das suas atividades. (URSINI,
SEKIGUCHI, 2005, p.12). Esta norma prope a certificao das organizaes, orientando-as a

promoverem a cidadania, o desenvolvimento sustentvel e a tornarem transparentes suas atividades. Um dos seus fundamentos o trplice resultado da sustentabilidade resultados em mbito econmico, ambiental e social, que seria adquirido a partir da definio da poltica de responsabilidade social, do planejamento voltado para as boas prticas de governana, combate fraude e corrupo, promoo da sade e segurana e padres sustentveis de desenvolvimento, produo, distribuio e consumo e proteo ao meio ambiente, entre outros requisitos. A implementao, operao, controle, medio, anlise e melhoria, enfim, toda a sua metodologia segue o modelo PDCA da ISO 14001.

Outra norma muito difundida entre as organizaes a AA 1000. Criada no Reino Unido, a srie de normas AA 1000, tambm permite a certificao das empresas. Foi publicada inicialmente em 1999 pela ONG ISEA (Institute of Social and Ethical Accountability), em Londres, e reconhecida como o primeiro padro internacional de gesto da responsabilidade

11

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Energia, Inovao, Tecnologia e Complexidade para a Gesto Sustentvel
Niteri, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

social empresarial, por definir melhorias das prticas relativas prestao de contas3. A partir de sua emisso, ela vem se repaginando, incorporando e estimulando o engajamento de stakeholders, promovendo a sustentabilidade empresarial. Culmina, assim, por se transformar numa ferramenta de dilogo que possibilita uma credibilidade maior no momento de prestar contas, pois assegura a qualidade da contabilidade, da auditoria e de relatrios de informaes de carter social tico, ambiental e financeiro de qualquer tipo de organizao. Ela tem carter certificador estabelecendo diretrizes para a confeco e construo de relatrios para prestao de contas, visando qualidade da contabilidade, relato social tico e auditoria. (LIMA, 2007)

A Social Accountability Standard 8000 ou SA 8000 uma norma voltada para a melhoria das condies de trabalho, seguindo o modelo da norma ISO 9001. Foi emitida em 1997 pela Social Accountability International (SAI) e abrange os principais direitos trabalhistas. uma norma certificadora que visa principalmente garantir a sustentabilidade das organizaes, visto que, diminui as chances de aumentar seus passivos trabalhistas. Segundo Oliveira (2003), ela rene diversos cdigos de conduta e define regras mais claras para os direitos dos empregados. Baseia-se nos preceitos da OIT - Organizao Internacional do Trabalho:

1. proibio de trabalho infantil, 2. proibio de trabalho forado, 3. proibio de prticas disciplinares, 4. no-discriminao, 5. salrios e benefcios, 6. remunerao de horas trabalhadas, 7. sade e segurana 8. liberdade para associaes e negociaes coletivas 9. e sistema de gesto

Atravs dessa norma, a empresa certifica ao mercado e sociedade q os produtos esto sendo disponibilizados de forma humana e tica. A Legislao Trabalhista brasileira (CLT)
3

Disponvel em http://www.accountability.org/aa1000series

12

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Energia, Inovao, Tecnologia e Complexidade para a Gesto Sustentvel
Niteri, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

consolida todos os direitos propostos nessa norma. Nessa mesma linha de foco no pblico interno, surgiu o OHSAS 18001, cuja sigla significa Occupational Health and Safety Assessment Series. Ela entrou em vigor em 1999
e

faz parte de uma srie de normas

certificadoras comprometidas com a qualidade de vida dos colaboradores da empresa. Aqui, a nfase no Sistema de Gesto da Segurana e Sade no Trabalho, permitindo potencializar a eficcia das operaes internas e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, determinando uma reduo de acidentes, riscos e perodos de paragem. Entre os benefcios promovidos pela introduo da norma na empresa est a minimizao dos riscos de sanes e de aes judiciais, minimizando a ocorrncia de passivos trabalhistas, bem como de passivos ambientais. A GRI Global Reporting Iniciative4, trabalha com o desenvolvimento e padronizao de relatrios sobre aspectos da sustentabilidade econmica, ambiental e social. Com o foco diferenciado em relao AA 1000, a GRI um dos modelos de prestao de contas em aes scio-ambientais mais completos que existe reunindo em seu corpo uma srie de indicadores com nfase em quantificao. amplamente difundido entre multinacionais, tendo apoio das Naes Unidas. Atualmente o principal padro mundial para a mensurao, monitoramento e divulgao dos programas de sustentabilidade das empresas pois pode-se realizar comparaes e anlises crticas entre empresas, , permitindo, assim, a comparao da atuao da mesma com o mercado.

Os Cdigos de Conduta so definidos como princpios comportamentais que permitem s organizaes definirem e seguirem padres ticos de conduta. So, de modo geral voluntrios e baseados em autodeclaraes. Um dos exemplos mais notrios de cdigo de conduta o Global Compact5 ou Pacto Global, voltado para questes relativas aos direitos humanos, condies de trabalho e meio ambiente. O cdigo teve origem no Frum Econmico Mundial, em Davos, em 31 de janeiro 1999. Na ocasio, o Secretrio Geral das Naes Unidas lanou de desafio aos lderes mundiais de negcios para a criao do cdigo, o qual acabou sendo

4 5

Disponvel em http://www.globalreporting.org/Home Disponvel em http://www.pactoglobal.org.br/dezPrincipios.aspx

13

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Energia, Inovao, Tecnologia e Complexidade para a Gesto Sustentvel
Niteri, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

lanado em junho de 2000, com o apoio de vrios governos, inclusive do Brasil, e abrangendo 9 grandes princpios.

Alm desses guias para insero de requisitos de responsabilidade socioambiental, no se pode deixar de citar as ferramentas de gesto empresarial desenvolvidas pelo Instituto ETHOS de Empresas e Responsabilidade Social ETHOS6. Trata-se de ferramentas de autodiagnose cuja principal finalidade auxiliar as empresas no gerenciamento de impactos sociais e ambientais decorrentes de suas atividades. As empresas preenchem um questionrio cujos temas so organizados da seguinte forma:

Valores, Transparncia e Governana; Pblico interno; Meio ambiente; Fornecedores; Consumidores e clientes; Comunidade, e Governo e sociedade.

Cada tema pretende diagnosticar o desempenho da empresa, de forma que ela possa melhorar continuamente sua relao com cada um dos temas propostos.

2.2.2 PARCERIAS: IMPORTANTE FERRAMENTA DE GESTO PARA O EMPRESARIADO


A gesto baseada na responsabilidade socioambiental corporativa incorpora outros ferramentais sob formas de ao integradas, como as parcerias com o terceiro setor e com o setor pblico.

A prtica da parceria se d prioritariamente com instituies de maior legitimidade, no s pelo aspecto tcnico mas tambm pelo poltico. Se a associao convm a ambos, as razes da convenincia so distintas. Um empresta a legitimidade ou o suporte institucional; o outro, os recursos e, na maioria dos casos, uma certa racionalidade
6

Disponvel em http://www.ethos.org.br/

14

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Energia, Inovao, Tecnologia e Complexidade para a Gesto Sustentvel
Niteri, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

para solucionar as questes da interveno. Essa troca de competncias no livre de tenses e ambigidades, j que no se trata necessariamente de uma convergncia de projetos ou vises sobre o social, ou seja, cada qual pode participar da parceria com interesses e vises prprios. (GARCIA, 2004, p.22) As parcerias so boas opes para empresas que no querem tirar o foco dos seus negcios, mas querem se engajar no novo ambiente empresarial. As parcerias acontecem entre representantes do terceiro setor, empresas privadas e a Administrao Pblica. Quando estas ltimas esto envolvidas, recebem o respaldo da Lei n. 11.0797 de 2004 que institui normas gerais para licitao e contratao de parceria pblico-privada no mbito da administrao pblica. Tal lei, passou a regular as parcerias pblico privadas, conhecidas como PPPs, e a garantir a viabilizao dos projetos e transparncia no trato com a coisa pblica.

Entende-se como parceria pblico-privada um contrato de prestao de servios de mdio e longo prazo (de 5 a 35 anos) firmado pela Administrao Pblica, cujo valor no seja inferior a vinte milhes de reais, sendo vedada a celebrao de contratos que tenham por objeto nico o fornecimento de mo-de-obra, equipamentos ou execuo de obra pblica. Na PPP, a implantao da infra-estrutura necessria para a prestao do servio contratado pela Administrao depender de iniciativas de financiamento do setor privado e a remunerao do particular ser fixada com base em padres de performance e ser devida somente quando o servio estiver disposio do Estado ou dos usurios. (BRASIL, MINISTRIO DO PLANEJAMENTO, ORAMENTO E GESTO, 2009) Alm das PPPs, outras formas de parcerias so estabelecidas entre os setores da sociedade, formando uma grande rede de relacionamentos em prol da responsabilidade socioambiental, como voluntariado, contratos de concesso de marcas e franquias sociais

3. CONSIDERAES FINAIS

Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/Lei/L11079.htm

15

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Energia, Inovao, Tecnologia e Complexidade para a Gesto Sustentvel
Niteri, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

A reviso da literatura sobre o conhecimento acerca do tema responsabilidade socioambiental corporativa, referenciada atravs da perspectiva de gerao de valor compartilhado entre mercado, governo e sociedade demonstra o surgimento de um novo tipo de relacionamento que busca a harmonia de interesses, entre os trs pilares da sociedade moderna: governo empresas e sociedade. As organizaes vm introduzindo as melhores prticas de gesto como forma de alinhar seus interesses estratgicos s particularidades socioambientais locais. Aes voltadas para mitigar os impactos gerados por suas atividades possibilitam oportunidades de compartilhar valores, fortalecendo a competitividade da empresa. Desde as normas certificadoras s parcerias com organizaes governamentais, ou no, existe um rol de prticas apropriadas para todo tipo de empresa. Uma empresa-cidad, fortalece seus vnculos com a sociedade e com todos por ela impactados. A partir da, compartilha-se e dissemina-se valor pela rede estabelecida.

Os interesses ainda divergem, mas o convite para que todos possam tomar suas posies diante da injustia ambiental e social est sendo gradativamente aceito, mesmo que o todo no seja a soma das partes.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ELKINGTON J. Towards the Sustainable Corporation: Win-Win-Win Business Strategies for Sustainable Development. California Management Review, v. 36, n.3, 1994. GARCIA, Joana Anglica Barbosa. O Negcio do Social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004. HART, Stuart L.; MILSTEIN, Mark B. Criando Valor Sustentvel. RAE- executivo, v. 3, n. 2 Maio/Jul. 2004. disponvel em: http://www.rae.com.br/executivo/ index.cfm?FuseAction=Download . Acesso em 15 jun 2007. KERSTENETZKY, Celia Lessa. Polticas Sociais: focalizao ou universalizao?. Rev. Econ. Polit., So Paulo, v. 26, n. 4, 2006. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31572006000400006 &lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 Out 2007.

LIMA, Alcindo Martins Instrumentos de reporte de sustentabilidade (Triple Bottom Line). ENEGEP 2007. XXVII ENEGEP, Foz do Iguau, 2007.
LIMA, M. (2002) Responsabilidade social: apoio das empresas privadas brasileiras comunidade e os desafios da parceria entre elas e o terceiro setor. Em Responsabilidade social das empresas: a contribuio das universidades. (pp. 103 142) So Paulo /Petrpolis: Instituto Ethos.

16

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Energia, Inovao, Tecnologia e Complexidade para a Gesto Sustentvel
Niteri, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES, Csar. Responsabilidade Social e Cidadania Empresarial A Administrao do Terceiro Setor. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 1999. PINTO, Marcelo; LARA, Jos. A cidadania corporativa como uma orientao de marketing: um estudo no varejo. RAE. Edio Especial Minas Gerais. Vol 44. 2004 PORTER, Michael E. e KRAMER, Mark R. Estratgia e Sociedade: o elo entre vantagem competitiva e responsabilidade social empresarial. Havard Business Review. Abr.2007. PORTO-GONALVES, Carlos Walter. O desafio ambiental. Rio de Janeiro: Record, 2004. QUELHAS, Osvaldo L. G.; LIMA, Gilson B. A. Sistema De Gesto De Segurana E Sade Ocupacional: Fator Crtico De Sucesso Implantao Dos Princpios Do Desenvolvimento Sustentvel Nas Organizaes Brasileiras. INTERFACEHS Revista de Gesto Integrada em Sade do Trabalho e Meio Ambiente - v.1, n.2, Artigo 2, dez 2006 SILVA, Eduardo A. Viana. O poder no desporto, a sociedade e o Estado: o poder no desporto. Rio de Janeiro: Lumen juris. 2006. Sistema FIRJAN. Manual de indicadores ambientais. Rio de Janeiro: DIM/GTM,2008 SOARES, Gianna Maria de Paula. Responsabilidade social corporativa: por uma boa causa!?. RAE electron., So Paulo, v. 3, n. 2, 2004. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-5648200400020000 7&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 Out 2007. URSINI , Tarcila Reis, SEKIGUCHI, Celso. Desenvolvimento Sustentvel e Responsabilidade Social: rumo terceira gerao de normas ISO. So Paulo, http://www.ethos.org.br/_Uniethos/Documents/Texto_DSeRS_ISO26000_TarcilaeCelso.pdf 2005 VALLADARES, Angelise; LEAL FILHO, Jos Garcia. Gesto contempornea de negcios: dimenses para anlise das prticas gerenciais luz da aprendizagem e da participao organizacionais. Ver. FAE, Curitiba v.6 n.2, p.85-95,maio; dez. 2003. Disponvel em: http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v6 _n2/07_ Angelise.pdf Acesso em 29 jul 2007 VALLE, Cyro Eyer do. Qualidade Ambiental ISO 14000. Ed. SENAC, 4 ed..2002 VELOSO, Letcia M. (2005) Responsabilidade social e globalizao: redefinindo o papel das empresas transnacionais no Brasil, Antropoltica n. 18, Rio de Janeiro. VERGARA, Sylvia Constant Projetos e Relatrios de Pesquisa em Administrao. So Paulo: Atlas, 1997. VOLTOLINI, Ricardo. O valor estratgico do investimento social privado. Universidade Solidria, 11 mai. 2007. Disponvel em: http://www.unisol.org.br/site/pagina.php?idclipping=5141&idmenu=45. Acesso em 25 mai. 2007.

17

Vous aimerez peut-être aussi