Vous êtes sur la page 1sur 5

GORA Revista Eletrnica

ISSN 1809 4589

Pgina 29 - 33

AVALIAO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM

Kelly Cristina Sabadin kellysabadin@hotmail.com

RESUMO A avaliao da aprendizagem escolar se faz presente em todas as instituies de ensino. o tema mais abordado pelos educadores de ensino nas ultimas dcadas. uma tarefa didtica necessria e permanente da prtica educativa. Cabe socialmente a escola, a tarefa de promover o ensino e a aprendizagem de determinados contedos de maneira efetiva na formao de seus cidados. Dessa forma a escola deve responder a sociedade por essa responsabilidade. Com isso, a avaliao atravs de notas, conceitos, aprovaes e reprovaes, fazem parte das decises que o professor precisa tomar para responder as necessidades de um testemunho oficial e social do aproveitamento do aluno. Nessa perspectiva, a avaliao escolar, ser sempre conservadora, mesmo que utilize de instrumentos e atividades inovadoras. Palavras-Chave: Avaliao; Aprendizagem; Professor. 1 INTRODUO

Esse trabalho enfoca a questo da avaliao da aprendizagem no contexto escolar. Com vistas a uma maior compreenso do tema proposto, pretende-se um conhecimento mais aprofundado sobre a avaliao escolar, de modo a explicitar como vem sendo praticada no cotidiano das escolas. Busca-se, atravs desse estudo, rever a prtica da avaliao como elemento do processo no qual o mesmo s se completa com a possibilidade de apontar caminho mais adequado para a construo do conhecimento.

2 AVALIAO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR

A prtica da avaliao escolar vem sendo criticada, pois na maioria das escolas, os professores se preocupam em avaliar atravs de testes, ou provas para obter uma nota, quando o aluno vai alem da nota obtida. Percebe-se que a avaliao define-se como um ato de aplicar provas para classificar o aluno.

_________________________________________________________________________________________________________ www.agora.ceedo.com.br agora@ceedo.com.br Cerro Grande RS


Os textos, opinies, dados, anlises e interpretaes, bem como citaes, plgios e incorrees, so de responsabilidades legais, morais e econmicas ou outras quaisquer, do/a(s) seu/sua(s) autor/a(es).

GORA Revista Eletrnica

ISSN 1809 4589

Pgina 29 - 33

Aps um perodo de aulas e exerccios escolares, os professores procedem a atos e atividades que compem o que normalmente denominado de avaliao da aprendizagem escolar. Para tanto formulam provas, testes ou outro mecanismo qualquer que possa ser utilizado como instrumento por meio do qual o professor solicitados alunos a manifestao de condutas esperadas atravs da qual, os mesmos possam expressar seus entendimentos, compreenses de contedos, hbitos e habilidades ensinadas. Percebe-se que no so muitos os ingredientes que se fazem presentes na elaborao do instrumento de avaliao. Assim elaborados, esses instrumentos so aplicados aos alunos, e estes por sua vez respondem ao que lhes foi solicitado. Muitas vezes os alunos no conseguem entender o que o professor pediu e, ento tentam se socorrer com a ajuda do mesmo e geralmente recebem como resposta hoje dia de prova, no posso dizer nada. Nesse caso o aluno deixa de responder certas questes ou dar qualquer resposta mesmo sem entender. Aps a correo das provas, o professor atribuir-lhe um valor, o qual deve corresponder ao nvel da aprendizagem manifestada pelo educando. Essa prtica de avaliao impossibilita ao aluno de tomar conscincia de sua situao em termos de aprendizagem. Normalmente o aluno acaba se adequando a um sistema formal e alienado, no qual aprendeu a sobreviver, sendo muito comum a cola, seja na vertente material, (no papel, na carteira etc.), ou mental, (decoreba). J no sistema tradicional de avaliao o aluno fica lutando com a nota e com o professor, ao invs de lutar consigo mesmo, se empenhar em aprender. Diante dessa perspectiva, Rodrigues sugere repensar o conceito de ensinar e de avaliar quando afirma:
O prprio conceito de avaliao escolar tem de ser repensado, pois, a metodologia tradicional assume uma postura de que ensinar apenas um ato de passagem de conhecimentos transformando a avaliao em quantificao de contedos aprendidos. Quem avaliado, o educando, ao qual se atribui uma caracterizao em funo de sua capacidade de apreenso do saber transmitido. (1985, p. 94).

Assim o professor decide criar algumas dificuldades a mais nas provas, tendo em vista seu poder autoritrio e a hierarquia estabelecida na escola. Isso vai ao encontro das palavras de Hoffmann, quando afirma: A avaliao tem se caracterizado como disciplina punitiva e discriminatria, como decorrncia essencialmente da ao corretiva do professor e os enunciados que emite a partir dessa correo. (1993, p. 28). Diante disso, a avaliao torna-se uma prtica de excluso na medida em que vai selecionando o que pode e deve ser aceito na escola. Funciona como instrumento de controle e de limitao da aprendizagem
_________________________________________________________________________________________________________ www.agora.ceedo.com.br agora@ceedo.com.br Cerro Grande RS

GORA Revista Eletrnica

ISSN 1809 4589

Pgina 29 - 33

escolar desvalorizando saberes, contribuindo para que os mesmos sejam apagados e percam sua existncia e se confirmem como ausncia de conhecimento. Assim, acredito que no so apenas os instrumentos usados que caracterizam uma avaliao como tradicional, conservadora ou autoritria, mas principalmente as formas como esses instrumentos so usados e avaliados. Por outro lado, a burocracia escolar e a dinmica curricular, so instncias pedaggicas, cuja responsabilidade de organizao cabe aos professores, na sua autonomia de profissionais da educao. Portanto, para resolver os problemas da avaliao escolar, necessrio que os educadores assumam o seu papel de gestores de um Projeto Poltico Pedaggico para a escola, organizado com coerncia interna e externa e em permanente reconstruo.

3 AVALIAO ELEMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM impossvel falar de avaliao do processo ensino-aprendizagem sem falar no processo como um todo. A avaliao da aprendizagem escolar se faz presente na vida de todos os que estudam, pois, de alguma forma, esto comprometidos com atos e prticas educativas. uma tarefa didtica necessria e permanente do trabalho docente, a qual perpassa todo o processo fazendo uma interligao entre os diferentes momentos da ao pedaggica. Assim sendo, a avaliao deve acompanhar passo a passo o processo de ensino aprendizagem, sendo uma apreciao qualitativa sobre dados relevantes desse processo, o qual auxilia o professor a tomar decises sobre seu trabalho pedaggico. Nesse sentido, Luckesi enfatiza:
A avaliao torna-se um instrumento fundamental na medida em que ela seja exercida segundo o seu significado constitutivo. o julgamento de valor sobre manifestaes relevantes da realidade para uma tomada de decises. (1994, p. 172)

Nesse sentido, para avaliar, necessrio um diagnstico que configure o estado de aprendizagem do educando. S conhecendo a situao como , podemos compreend-la para dialogicamente ajud-lo.

3.1 COMO SE AVALIA

A educao sem duvida uma das tarefas mais delicadas e difceis na vida dos professores. Muito j tem sido escrito sobre o assunto e, no entanto o tema sempre atual e sua operacionalizao sempre pode ser aprimorada, em busca de maior eficincia no sentido de proporcionar mais benefcios aos alunos e de diminuir sua angustia, temor e at pnico, diante de situaes de avaliao.

_________________________________________________________________________________________________________ www.agora.ceedo.com.br agora@ceedo.com.br Cerro Grande RS

GORA Revista Eletrnica

ISSN 1809 4589

Pgina 29 - 33

uma prtica de investigao diagnstica, contnua, cumulativa, sistemtica e compartilhada, que se destina a verificar se houve a aprendizagem do aluno, mas tambm a prtica do professor. a etapa do planejamento em que o professor avalia todo o processo educativo, para confirmar ou redimensionar a sua programao, as relaes que se estabelecem em sala de aula e a dinmica da escola para viabilizar estratgias pedaggicas adequadas promoo do sucesso escolar. Concebida para proporcionar o avano do aluno no processo de construo do seu conhecimento e para que o professor repense, adapte e reconstrua o processo de ensino. Segundo Enricone:
A avaliao emancipatria um ato poltico pedaggico, que proporciona a mudana, o avano, a transformao, a aprendizagem, a autonomia e no simplesmente a atribuio de notas/conceitos para aprovao/reprovao sem possibilidade de crescimento (2000, p.81).

Nessa perspectiva, a avaliao deve ocorrer no somente ao final de etapas que fragmentam o processo, mas durante a conduo das prticas docentes. Sendo assim, pode-se considerar a avaliao como um processo educativo capaz de confirmar ou redimensionar a sua programao, as relaes que se estabelecem em sala de aula e a dinmica da escola, para viabilizar estratgias pedaggicas adequadas promoo do sucesso escolar.

3.2 ENFOQUE PESSOAL SOBRE AVALIAO Penso que esse tema de grande relevncia no cenrio educacional, afinal, atravs da avaliao que sabemos e compreendemos nosso andamento desde o princpio de vida escolar. Assim, discordo daqueles professores que mantm uma avaliao muito rude, pois para uma resposta certa, vrias outras tentativas devem ser feitas. Durante toda minha vida escolar, a forma de avaliao sempre foi atravs de notas. Tais notas os professores obtinham atravs de provas e trabalhos dados em sala de aula. Na minha opinio, o aluno deve ser tratado de forma respeitosa e, principalmente carinhosa. Lembrome de que era assim que eu gostava de ser tratada pelos meus professores. Sempre mantive por eles muito respeito, s que no momento das avaliaes, das ditas provas o nervosismo era inevitvel. A sensao da cobrana, a insegurana, muitas vezes atrapalhava meu andamento escolar. E isso no aconteceu somente no Ensino Fundamental... Pelo contrrio, at mesmo na faculdade, nos dias de avaliao, o nervosismo me acompanhava. Isto porque aprendemos desde cedo que precisamos estudar para tirar boas notas nas provas. s vezes o principal esquecido, o aluno precisa estudar para ser um bom cidado acima de tudo;
_________________________________________________________________________________________________________ www.agora.ceedo.com.br agora@ceedo.com.br Cerro Grande RS

GORA Revista Eletrnica

ISSN 1809 4589

Pgina 29 - 33

Precisa ser avaliado sim, mas de maneira que a mesma no atrapalhe seu bom andamento. Espero que haver um dia em que os alunos sero avaliados tambm pela ousadia de seus erros e acertos, afinal, isto tambm conhecimento.

4 CONCLUSO A humanidade presencia uma poca marcada por constantes desafios. Nesse cenrio onde se descortina o novo milnio, preciso que a educao seja agente de transformao, fazendo com que a escola esteja comprometida e estimulada a descobrir possibilidades de vivncias para esta nova realidade, buscando construir a cidadania incrementando novas formas de sociabilidade. No entanto, a escola inserida nesse contexto, apresenta problemas que precisam ser repensados, dentre eles o fracasso escolar, o qual vem atrelado avaliao classificatria, seletiva e excludente, atravs de provas ou de testes mal elaborados. Cabe ressaltar, que a avaliao necessria em todo processo educativo, e para manifestar-se como tal, deve ser diagnstica, e no voltada para a seleo, e inclusiva e por si mesma democrtica e amorosa. O professor tem o compromisso de despertar no educando o gosto de aprender e no apenas para a prova. Assim sendo, na avaliao no h chegada definitiva, mas sim travessia permanente em busca do melhor caminho para a construo do conhecimento.

5 BIBLIOGRAFIA ENRICONE, Delcia. GRILO, M. e TURRA. C. Construo da prtica avaliativa num projeto pedaggico. Relatrio de pesquisa. PUCRS. Porto Alegre: 2000. HOFFAMANN, Jussara. Avaliao Mediadora. Uma prtica em construo da pr-escola a universidade. Porto Alegre: Educao & Realidade, 1993. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliao da Aprendizagem Escolar. Cortez, So Paulo, 1994. RODRIGUES, N. Por uma nova escola: o transitrio e o permanente na educao. So Paulo: Cortez, 1995.

_________________________________________________________________________________________________________ www.agora.ceedo.com.br agora@ceedo.com.br Cerro Grande RS

Vous aimerez peut-être aussi