Vous êtes sur la page 1sur 15

POR UMA REDE DE FORMAO EM ORGANIZAO DA CULTURA Antonio Albino Canelas Rubim Hoje vivemos no mundo.

No apenas um local do planeta, mas de algum modo temos uma experincia planetria. Nossa vivncia foi ampliada a tudo o que acontece na Terra. Hoje, a distncia entre as pessoas no mais medida em quilmetros, mas em nmero de conexes1: os fluxos financeiros, de informao, conhecimento viajam por todo o planeta em segundos, ainda que em condies marcadas por profundas desigualdades. Nos dias atuais, no apenas concebvel, mas possvel, a multido instantnea (flash mob2). Em suma, como cantou Gilberto Gil: Antes a mundo era pequeno, porque a terra era grande. Hoje o mundo grande, porque a terra pequena. As revolues dos transportes e das comunicaes criaram redes que conectaram o mundo e nossa vida, configurando uma sociedade-rede no dizer de Manuel Castells3. A revoluo pela qual passa a sociedade contempornea afeta pessoas, empresas e mesmo naes. Na base dessa profunda mutao, as redes tecnolgicas possibilitam a interconexo glocal e revitalizam o conceito de interdependncia, relativizando o poder de atores isolados. Em resposta, como assinala Ana Cristina Fachinelli4:
...uma dinmica potente de construo de redes de atores: indivduos, empresas e organizaes tecem laos flexveis que os tornam coletivamente mais inteligentes, ou seja, mais geis no processo de adaptao antecipada ou na resposta s diferentes contingncias contextuais.

Desnecessrio dizer que as redes ocupam todo o mbito do espectro social: temos redes de relacionamentos, nos organizamos em redes sociais, trabalhamos e nos divertimos atravs de computadores ligados em rede(s). Enfim, elas transformam, remodelam, re-significam nosso modo de vida. Ainda segundo Castells:
1

Cabe lembrar o experimento liderado por Duncan Watts, da Columbia University, conhecido como Seis Graus de Separao, no qual 60.000 usurios de e-mail tentaram, atravs de suas redes pessoais, conseguiram conectar-se a 18 pessoas em 13 pases. Os alvos foram atingidos atravs de uma mdia de cinco a sete conexes. 2 Flash Mob pode ser traduzido como 'Multido Instantnea'. um rpido encontro de um grupo de pessoas que so convocadas por e-mail para realizar uma performance instantnea e depois dispersar. H quem se refira a este acontecimento como uma espcie de 'festa surpresa' ou 'multides inexplicveis'. 3 CASTELLS, Manoel. La sociedad red. Madrid, Alianza Editorial, 1999. 4 FACHINELLI, Ana Cristina. A prtica da gesto de redes: uma necessidade estratgica da Sociedade da Informao. In: Revista Com Cincia, 2000. Disponvel em http://www.comciencia.br/reportagens/socinfo/info14.htm. Acesso em 31/10/2004.

Como tendencia histrica, las funciones y los procesos dominantes en la era de la informacin cada vez ms se organizan en redes. stas constituyen la nueva morfologa social de nuestras sociedades y la difusin de su lgica de enlace modifica de forma sustancial la operacin y los resultados de los procesos de produccin, la experiencia, el poder y la cultura5.

Ao destacar como a radicalidade transformadora das redes afeta a cultura, Manoel Castells expe uma relao intrincada. Se, por um lado, podemos afirmar que a cultura o ambiente das redes, na medida em que so elementos culturais comuns que as tornam possveis; podemos tambm dizer que, dada sua horizontalidade e nolinearidade, as estruturas em rede so, por excelncia, o locus de renovao, transmisso e hibridizao de culturas. esta dinamicidade, este movimento de troca, construo e desconstruo prprio das redes que mantm as culturas vivas, ou melhor, que as revitaliza ininterruptamente. Afinal, no dizer de Panikkar: las culturas son el resultado de una continua fecundacin mutua. La tarea de cooperacin cultural consiste precisamente en esta fecundacin mutua6.

O que so Redes? No existe ainda um conceito de rede amplamente aceito e compatvel com a diversidade de organizaes e contextos em que o termo utilizado. Embora este seja o tempo das redes, muito pouco conhecimento foi organizado e difundido sobre a morfologia, as possibilidades e os limites dessas novas formas de organizao social. Como resultado, muitas redes hoje existentes acabam recebendo outras denominaes: fruns, coletivos, movimentos, consrcios, comits, articulaes so alguns exemplos. O inverso tambm verdadeiro: muitas das redes atuais no so nada alm de velhas organizaes com nova roupagem ou mesmo simples conjuntos de elementos. Embora a forma seja um fator decisivo, o desenho da rede no suficiente para explic-la ou caracteriz-la como um sistema de propriedades e um modo de

5 6

CASTELLS, Manoel. Ob. cit. p.505. PANIKKAR, Raimon. Cultura y desarollo. In: Papeles Iberoamericanpos: Cooperacin Cultural Euroamericana - I Campus Euroamericano de Cooperacin Cultural. Barcelona: Organizacin de los Estados Iberoamericanos / Fundacin Interarts, 2000. p. 48.

funcionamento especfico (...) se identificarmos a existncia de ligaes, tudo seria efetivamente rede, como esclarece Martinho7. J Ana Cristina Fachinelli anota:
Uma agenda de endereos, no mais que um anurio de diplomados, no constitui uma rede, mas sim uma matria-prima relacional. Para que a rede ganhe corpo, necessrio que um projeto concreto, coletivo, voluntrio, proporcione uma dinmica especfica s relaes pr-existentes.

Ao supor um objetivo coletivo, um projeto deliberado de organizao humana (Martinho, 2003) possvel traar uma distino clara entre as redes sociais e as redes pessoais, de relacionamentos e interesse privado. Esta diferena de natureza ter reflexos nas formas de participao e no engajamento das pessoas em uma ou em outra rede. Antes de prosseguir, necessrio fazer ainda outra distino importante: quando falamos de rede social, no falamos de apenas uma, mas, geralmente, de duas redes. Esta uma simbiose prpria dos novos tempos, pois a quase totalidade das redes sociais est estruturada sobre redes de comunicao. Um dos mais significativos desdobramentos das tecnologias da informao e da comunicao (as chamadas TICs), as redes comunicacionais so constitudas de infraestrutura tecnolgica e programas (hardwares e softwares) que permitem o trnsito dos fluxos de informao, o compartilhamento de dados e o desenvolvimento de novas formas de interao entre pessoas, grupos de pessoas, organizaes etc. As redes comunicacionais reorganizam as foras de produo, os servios e a economia, rearticulam a poltica e modelam a cultura8. A diversidade de funes e aplicaes para essas redes9 de tal forma abrangente que este um universo em aberto, no qual uma nova frente emerge a cada dia, para o espanto de muitos e o delrio dos mercados de aes10. Entretanto, um dos aspectos mais interessantes das redes comunicacionais a sua invisibilidade: estamos cada vez mais enredados nas redes comunicacionais e mal
7 MARTINHO, Cssio. Redes uma introduo s dinmicas da conectividade e auto-organizao. Braslia: WWF Brasil, 2003. Disponvel em http://www.wwf.org.br/publicacoes/livro_redes_ea.htm. Acesso em 31/10/2004. 8 TRIVINHO, Eugnio. Redes: obliteraes no fim de sculo. So Paulo: Annablume, FAPESP: 1998, p.13. 9 Um detalhamento possvel (e, ainda, conservador) para algumas das aplicaes das redes comunicacionais encontra-se em Trivinho, E. (1998, p.22). 10 Caso emblemtico, as aes da empresa Google Inc., responsvel pelo mais utilizado mecanismo de busca da Internet, que ultrapassaram por volta de 2005 o valor de US$ 47,9 bilhes. Para efeito de comparao, este montante quase o dobro do valor da General Motors.

nos damos conta disso. Para a gerao que nasce, o embalar dessas redes ser to essencial e invisvel como uma segunda natureza. A disseminao em larga escala das redes sociais, assim, s ocorreu devido existncia das redes comunicacionais. Mais que isso: na medida em que disponibilizam, constantemente, formas inovadoras de interao, as redes comunicacionais conformam o funcionamento e os modos de atuao das redes sociais. Como ensina McLuhan11, os meios tambm condicionam a ao. Assim, o termo simbiose, usado anteriormente para descrever o encontro entre as redes comunicacionais e as redes sociais, provavelmente o mais correto.

Caractersticas das redes sociais O centro est em toda parte e a circunferncia em parte alguma12. Nicolau de Cusa no seria capaz de imaginar que, ao se posicionar sobre geocentrismo e heliocentrismo em plena Idade Mdia, estaria trazendo elementos para explicar um fenmeno social oito sculos mais tarde. A assertiva do pensador renascentista nos conduz a um dos maiores diferenciais das redes em relao s outras formas de organizao social: a sua horizontalidade potencial. A horizontalidade contrape-se s estruturas hierarquizadas. A ausncia de um centro ordenador, que por determinao prvia concentre as decises e responsabilidades da rede, pode estimular o pluralismo de idias e aes; distribuir eqitativamente direitos e deveres; desburocratizar as atividades; permitir trocas diretas entre os membros e reforar o projeto coletivo instaurador da rede. As eventuais centralidades, que seguem a lgica do envolvimento e do reconhecimento, emergem durante processos e atividades, e sero substitudas por outras, na medida em que diminua a sua capacidade de resposta. Assim, cada elemento da rede pode ser um centro, dependendo do momento e do ponto de vista.

11

O canadense Marshall McLuhan (1911-1980), autor dos livros Os Meios de Comunicao como Extenso do Homem, O Meio a Mensagem e da noo de Aldeia Global, considerado por alguns o orculo da Era Eletrnica. 12 Nicolau de Cusa, Sculo XIII. Apud Martinho, 2003.

Ao prever relacionamentos baseados mais fortemente na qualidade das relaes que em qualidades intrnsecas dos membros das redes, horizontalidade confunde-se com conectividade, outra caracterstica essencial das redes. o fenmeno de produo contnua de conexes, a conectividade, que estabelece uma dinmica de rede, como observa Martinho:
Isso porque so as conexes que fazem a rede. Um conjunto de elementos dispersos no espao (...) no representa nada se no houver alguma conexo entre eles. o relacionamento entre os pontos que d qualidade de rede ao conjunto.

Esta questo particularmente significativa na medida em que todas as conexes so voluntrias. Em outras palavras: a participao numa rede uma adeso ao projeto que a rede representa. Cada conexo, portanto, simboliza e recupera o compromisso original que mantm a rede viva. Alm disso, a participao voluntria, enquanto prcondio para a existncia de qualquer rede, um grande obstculo a qualquer tentativa de hierarquizao dessa forma da organizao social. As conexes com novos membros tambm qualificam a rede: cada ponto novo significa a adio de toda uma rede13, na medida em que o ponto conecta-se a outros pontos que tambm tm conexes ou, pelo menos, de novos caminhos dentro da rede preexistente. Assim, cada conexo a possibilidade de novas conexes, o que possibilita que as redes cresam exponencialmente14. preciso observar que um mesmo n pode ser um vrtice para o qual convergem vrias redes. Essa multidimensionalidade, ou seja, a possibilidade de um indivduo ou organizao participar simultaneamente de vrias redes, cria campos de dilogos e intercmbio pouco provveis em estruturas mais tradicionais, tornando cada ponto um mediador dos fluxos das diversas redes em que participa. A dinmica de suas conexes, por sua vez, no segue ou estabelece padres, ocorre de forma no-linear, o que d s redes uma configurao rizomtica. A nolinearidade incorpora o acaso e o no-previsto, aproximando as organizaes em rede das dinmicas da vida. Assim, os caminhos entre um ponto e outro da rede normalmente
13

Este fato relaciona-se, novamente, com a j citada experincia dos seis graus de separao, na medida em que, para chegar at algum usamos as redes das redes daqueles que conhecemos. 14 Podem ilustrar esta questo os modelos de empresas como a Herbalife e a Amway, cujos vendedores ganham sobre a quantidade produtos vendidos por outros profissionais a eles associados.

podem ser percorridos de muitas formas, variando, inclusive, de acordo com o tempo. Como num caleidoscpio, cada nova perspectiva novo arranjo de caminhos e posies. Una estructura social que se base en las redes es un sistema muy dinmico y abierto, susceptible de innovarse sin amenazar su equilibrio15. Uma rede, enfim, uma arquitetura plstica, no-linear, aberta, descentralizada, plural, dinmica, horizontal e capaz de auto-regulao, conforme Martinho (2003).

Breve trajetria do conceito de rede As redes constituem um fenmeno atual que no pode ser ignorado. Em um mundo cada vez mais glocalizado e perpassado por intensos fluxos migratrios, monetrios e financeiros, mercantis, informacionais e culturais, (...) a rede tornou-se uma forma privilegiada de representar a realidade contempornea16. Por conseguinte, o conceito de rede hoje est presente em inmeras disciplinas cientficas e reas multidisciplinares de conhecimento: da Comunicao Engenharia; da Administrao Antropologia; da Fsica Sociologia; da Biologia Matemtica; da Economia aos Estudos de Sade; da Ecologia aos Estudos de Cultura, etc. A noo de rede tornou-se onipresente e, bem mais que isto, parece mesmo onipotente, pois aparece como uma chave universal para tudo explicar e mover. O uso amplo e indiscriminado da noo de rede tem como conseqncia sua sobrecarga semntica, com a introduo e o acionamento de uma infinidade de significaes diferenciadas para o termo. Cabe, de imediato, desenvolver uma visitao que busque construir um conceito, atravs da elucidao rigorosa de seus sentidos. A idia de rede antiga. Na mitologia grega, o mito do Minotauro j indicava um possvel delineamento do conceito de rede, atravs da metfora do fio de Ariadne emblematizando as imagens que tecem por entre a malha intrincada de corredores que constitui o labirinto. Na Antiguidade, a concepo de rede ganha paradigmtica associao com o corpo humano, quando Hipcrates concebe o corpo como uma
15 16

CASTELLS, M. ob. cit. p.507. DIAS, Leila Christina. Os sentidos da rede: notas para discusso. In: DIAS, Leila Christina e SILVEIRA, Rogrio Leandro Lima da. Redes, sociedades e territrios. Santa Cruz do Sul, EDUNISC, 2005, p.12.

gigantesca via de comunicao entre veias e rgos. Por sculos, a noo de rede permaneceu identificada morfologia do corpo humano. Somente na virada do sculo XVIII para o sculo XIX, o conceito extrapola tais limites ao sair das fronteiras do corpo e passar a ser utilizado como representao de fenmenos sociais. Atravs do empreendimento terico de Claude Henri de SaintSimon (1760-1825), o conceito de rede comea a ganhar sua verso moderna, qual seja uma estrutura artificial de gesto do espao e do tempo que extrapola o corpo e torna-se um artefato superposto a um territrio, anamorfoseando-o17. Lanando mo do pressuposto do organismo-rede, ou seja, da idia de que o corpo se mantm vivo pela circulao, o projeto filosfico do pensador francs baseavase na possvel construo de uma comunho religiosa, no sentido etimolgico de religare, entre os homens, tendo na comunicao o caminho por excelncia da manuteno deste vnculo. Como observa Leila Dias, sustentado nos princpios do socialismo utpico, o projeto poltico-filosfico de Saint-Simon tinha como objetivo a construo de relaes sociais mais equnimes. Tal meta seria alcanada por meio de um engenhoso projeto de edificao de redes de comunicao sobre o territrio francs de modo a assegurar uma ampla malha de circulao de todos os fluxos econmicos, sociais, polticos e culturais , o que garantiria a melhoria na condio de vida da populao. Se Saint-Simon utilizou o conceito de rede para pensar a mudana social, tomando as redes de comunicao como mediadores tcnicos de tal mudana, para Pierre Musso, foram os epgonos simoneanos os responsveis pela inverso epistemolgica e pela corrupo do conceito. Pensadores, como Michel Chevalier, identificam o desenvolvimento das redes com uma revoluo poltica. Assim, nas palavras de Pierre Musso: Diferentemente de Saint-Simon, Chevalier transforma a rede em objeto-smbolo: a rede tcnica produz, por ela mesma, mudana social18. Nesse momento, segundo Pierre Musso, o conceito est corrompido. Ao sair do corpo, as redes, em sua verso moderna se materializam e se sobrepem aos territrios, criando infinitas teias de circulao de pessoas e coisas. O
17

MUSSO, Pierre. A filosofia da rede. In: PARENTE, Andr (org.). Tramas da rede: novas dimenses filosficas, estticas e polticas de comunicao. Porto Alegre, Sulina, 2004, p.22. 18 MUSSO, Pierre. ob. cit. p.28.

desenvolvimento extraordinrio das redes de transportes e de comunicaes, a partir do sculo XIX e sua potencializao no sculo seguinte, atravs das redes informticas, criam um ambiente propcio para que o conceito corrompido de rede possa se vulgarizar e, deste modo, superestimar o poder de mudana social das redes: consideradas como aparatos to somente tcnicos. Aprisionado neste panorama, diversas operaes so realizadas para construir um paradigma pretensamente cientfico, objetivando a compreenso das redes. Elas so logo coisificadas. Isto , transformadas em coisas que, apartadas do social, adquirem vida prpria, porque, na aparncia, independem das relaes sociais nas quais esto obrigatoriamente inscritas. Aqui se est claramente no reino da reificao, como foi analisado por Karl Marx, Georg Lukcs, Lucien Goldmann e Karel Kosik. Depois esta coisa chamada rede passa a definir, por si mesma, as mudanas societrias. Chega-se assim facilmente ao reino do determinismo tecnolgico. Coisificao e determinismo tecnolgico so operaes que marcam muitos dos estudos acerca das redes no mundo recente. As iluses sobre as redes no se esgotam a. A atribuio de um conjunto de qualidades imanentes s redes, como se elas estivessem fora da sociedade capitalista onde nasceram e se desenvolveram, faz aportar mais outras iluses aos discursos sobre o tema. Como os exemplos so quase infindveis, cabe eleger alguns representativos. Ral Motta escreve ...una red es por definicin, no jerrquica. Es un tejido de conexin entre iguales19. Martinho, em um texto mais abrangente, afirma:
A rede um padro organizacional que prima pela flexibilidade e pelo dinamismo de sua estrutura; pela democracia e descentralizao na tomada de deciso; pelo alto grau de autonomia de seus membros; pela horizontalidade das relaes entre seus elementos. (...) a rede opera por meio de um processo de radical desconcentrao.20

Ainda que se tenha concordncia com todos estes (belos) dispositivos, fica difcil imaginar que as redes possam se constituir em um espao social, onde todos eles estejam assegurados, de antemo. Inseridas em um contexto societrio capitalista, que no prima pela prevalncia de nenhuma destas expectativas igualitrias, no evidente
MOTTA, Ral. Las redes sociales informales y la bsqueda de la ecuacin interactiva entre la toma de decisiones locales y la responsabilidad de la governabilidad global. In: DABAS, Elina e NAJMANOVICH, Denise (orgs.) Redes. El lenguaje de los vnculos. Buenos Aires, Paids, 2002, p.376. 20 MARTINHO, C. apud DIAS, Leila. ob. cit. p.18/19.
19

que tal ocorrncia possa se dar. Para que isto acontecesse, as redes s poderiam ser pensadas como externas a este contexto ou totalmente impermeveis aos seus desgnios. Ambas as alternativas no so plausveis. Para no desqualificar as expectativas de melhoria do convvio e vnculo sociais, resta formular uma alternativa que incorpore tais dispositivos sem assumir as iluses de que eles esto j assegurados pelo padro organizacional mesmo. Nesta perspectiva, um itinerrio perspicaz seria propor que tais dispositivos sejam entendidos como potencialidades inscritas, mas no asseguradas, no modelo organizacional rede ou assumir o carter normativo de tais prescries, como modelo ideal a ser buscado. Assim, fica descartada a efetivao automtica dos dispositivos inscritos nas redes. Tais ideais passam a ter a sua realizao sempre condicionada s dinmicas histricas provenientes das relaes de poder presentes nas diferentes sociedades. Nesta perspectiva, a instigante proposta de Manoel Castells21 de considerar que as redes constituem a nova morfologia social de nossas sociedades talvez produzisse menos polmica

Redes: caracterizao, componentes e sociabilidade Pode-se tomar como referncia as noes de rede definidas por Michel Serres22 ...uma pluralidade de pontos (picos) ligados entre si por uma pluralidade de ramificaes (caminhos), onde o pico a interseo de vrios caminhos e, reciprocamente, um caminho pe em relao vrios picos e por Pierre Musso23: a rede uma estrutura de interconexo instvel, composta de elementos em interao, e cuja variabilidade obedece a alguma regra de funcionamento. Elas so definies abrangentes e assinalam os indicadores necessrios para pensar as redes, em sua atual tessitura social; hoje, sem dvida, sobredeterminada pela exploso das redes, em especial das informatizadas.

21

CASTELLS, Manoel. A sociedade em rede. So Paulo, Paz e Terra, 1999, p.497. SERRES, Michel apud MUSSO, Pierre. ob. cit. p.30. 23 MUSSO, Pierre. ob. cit. p.31.
22

Decerto, as idias de ramificaes, intersees, interconexes, interaes e regras de funcionamento so vetores significativos que constituem o conceito de rede, mas outros dados podem ainda ser acionados para dar uma mais rigorosa concretude noo de rede. Alejandro Piscitelli, enfrentando a questo das mutaes das propriedades das redes sob o impacto das novas tecnologias informticas, afirmou que as novas formas das redes sociais:
Comparten con las redes fsicas tradicionales todos sus aspectos bsicos comunidad de intereses, objetivos acotados, interaccin peridica, intensidad afectiva etctera pero inyectan a estas propiedades otras especficas de la comunicacin electrnica a distancia, tales como las relaciones intensas de cuerpo ausente, la trascendencia de barreras geogrficas, la prescindencia del parecer en el ser, etctera.24

Podem ser acrescidas a esta lista de propriedades, por certo, a idia de adeso voluntria rede e a existncia de um projeto compartilhado, como sugere Fachinelli25, ainda que tal solicitao possa j estar incorporada nas expresses: comunidad de intereses ou objetivos acotados. Ilse Scherer-Warren prope que trs dimenses de anlise das redes devem ser consideradas: a temporalidade, a espacialidade e a sociabilidade26. As redes, acionadas as possibilidades tecnolgicas atuais, podem funcionar em tempo real e tambm aproximam entes submetidos a temporalidades culturais distintas. No registro da espacialidade, as redes tornam frgeis as fronteiras, permitindo interaes entre o local e o global. Indo alm, Alejandro Piscitelli27 fala que as redes no s nos conectam com espaos globais e locais, mas que constituem mesmo um outro espao social: Las redes ya no son meramente herramientas a travs de las cuales nos teleconectamos sino que son espacios donde nos teleencontramos: mundos-redes (networlds). Em trabalhos anteriores de um dos autores do presente texto, encontra-se a proposio de que vivemos hoje uma sociedade complexa, na qual a sociabilidade torna-se necessariamente compsita, pois conjuga: espaos geogrficos e miditicos;
PISCITELLI, Alejandro. Enredados. Ciudadanos de la cibercultura. In: DABAS, Elina e NAJMANOVICH, Denise (orgs.) ob. cit. p.80/81. 25 FACHINELLI, Ana. Cristina et alli. A prtica da gesto de redes: uma necessidade estratgica da Sociedade da Informao. In: Revista Com Cincia, 2000. Disponvel em http://www.comciencia.br/reportagens/socinfo/info14.htm. Acesso em 31/10/2005. 26 SCHERER-WARREN, Ilse. Redes sociais: trajetrias e fronteiras. In: DIAS, Leila Christina e SILVEIRA, Rogrio Leandro Lima da. ob. cit. p.37. 27 PISCITELLI, Alejandro. ob. cit. p.85.
24

10

convivncias e televivncias; fluxos locais e globais, expressos na precisa noo de glocal; e, enfim, realidade contgua e telerrealidade, porque vivida distncia28. Transita-se assim para a dimenso analtica de sociabilidade, imanente s redes. Neste horizonte, outros dados podem ser agregados a esta nova sociabilidade. Fala-se em um espao ampliado e um tempo reduzido: em uma experincia planetria em tempo real. Roberto Martinez Nogueira assinala que a pluralidade de redes permite que os indivduos, no contemporneo, se integrem a mltiplas redes e pertenceram simultaneamente a diversas comunidades29. Ilse Scherer-Warren prope as formas de sociabilidade das redes possam ser investigadas e nomeadas de acordo com as seguintes categorias analticas: reciprocidade, solidariedade, estratgia e cognio. Antes de concluir este itinerrio acerca da noo de rede, buscando dar sentido ao conceito, cabe um retorno s questes da adeso e da participao nas redes, que se considera vital para o ngulo de anlise deste texto. Roberto Martinez Nogueira lista diferentes modalidades de participao, sempre voluntria, nas redes: especfica, cognitivamente orientada, circunstanciada e estratgica Cada uma destas modalidades de participao implica em envolvimentos diferenciados e modos distintos de assumir o compartilhamento do poder, inerente rede, como a qualquer organizao social. Sandra Fernndez assinala que:
Un elemento constitutivo de la intervencin en red es la existencia de un dispositivo que posibilita la negociacin. Todos os actores intervinientes estaban efectivamente presentes, portadores de sus respectivas cuotas de poder.30

Chega-se, portanto, a uma constatao essencial para pensar as redes em sua complexidade. Elas sempre esto compostas por uma coletividade de entes que: aderem de modo voluntrio; fazem parte de uma comunidade de interesses; partilham objetivos e projetos; compartilham algum envolvimento afetivo e emocional; encontram-se interconectados e periodicamente interagem. Tudo isto pode acontecer de modo presencial e dentro de fronteiras geogrficas ou transcender os limites fsicos do espao e do corpo, como bem mais comum nos dias de hoje. Mais que isto: os entes so
Por exemplo: RUBIM, Antonio Albino Canelas. Comunicao e poltica. So Paulo, Hacker, 2000. NOGUEIRA, Roberto Martinez. Redes sociales. Ms all del individualismo y del comunitarismo. In: DABAS, Elina e NAJMANOVICH, Denise (orgs.) ob. cit. p.343. 30 FERNNDEZ, Sandra. La red como alternativa de desarrollo comunitrio. In: DABAS, Elina e NAJMANOVICH, Denise (orgs.) ob. cit. p.399.
29 28

11

solicitados a negociar continuamente suas modalidades de atuao na rede, a partir das cotas de poder que dispem e que esto inseridas nas relaes de poder que organizam a rede. Como se viu, os resultados deste processo no esto definidos de antemo, mas as condies de interdependncia e de compartilhamento esto dadas pelo perfil e pelo carter desta modalidade de organizao chamada rede. Claro que evocar noes de democracia, flexibilidade, horizontalidade, descentralizao e outras como balizadoras para a definio da categoria rede, sem considerar as dimenses de poder inerentes a toda e qualquer relao social, esteriliza o conceito. Mas ele pode ser acionado como utopia, como metfora para imaginar novas modalidades de convivncia, que permitam alternativas desejveis de construo de novos mundos, compartilhados.

Polticas pblicas de cultura e redes Anotadas as potencialidades e tambm os equvocos acerca das redes, cabe avanar e empreender uma rpida anlise que explicite as vantagens do recurso s redes no desenvolvimento de polticas pblicas e, mais especificamente, em polticas pblicas de cultura. De imediato, preciso explicitar o que se entende por polticas pblicas. Elas no podem ser, sem mais, identificadas com meras polticas estatais. Na perspectiva das polticas pblicas, a complexa governana da sociedade contempornea, transcende o estatal, impondo a negociao como procedimento usual para incorporar atores e diversificar procedimentos envolvidos na definio e na implantao de polticas. Por conseguinte: somente polticas submetidas ao debate e crivo pblicos podem ser consideradas substantivamente polticas pblicas de cultura31. Deste modo para que uma poltica seja definida como efetivamente pblica ela deve possibilitar momento(s) de debate pblico, que viabilize(m) a participao de mltiplos atores sociais, e processo(s) pblico(s) de deliberao, que permita(m) a
31 Sobre o tema, ver: RUBIM, Antonio Albino Canelas. Polticas culturais: entre o possvel e o impossvel. In: NUSSBAUMER, Gisele Marchiori (Org.) Teorias e polticas da cultura. Vises multidisciplinares. Salvador: EDUFBA, 2007, p.139-158.

12

incorporao de propostas destes atores. Assim, a poltica pblica resultante pode ser reconhecida como elaborao compartilhada, mesmo que acionando graus distintos de interferncia. Tal negociao, sempre bom lembrar, acontece entre atores que detm poderes desiguais e encontram-se instalados de modo diferenciado no campo de foras que a sociedade capitalista contempornea32. As polticas pblicas de cultura, portanto, podem ser desenvolvidas por uma pluralidade de atores poltico-sociais - no somente o Estado, ainda que ele seja um ator privilegiado neste campo - desde que tais polticas sejam submetidas obrigatoriamente a alguma regulao e controle sociais, atravs de crivos e procedimentos, tais como discusses e deliberaes pblicas. Nesta perspectiva, as polticas pblicas aparecem como essenciais para pensar uma nova modalidade de Estado, que no seja estranho sociedade, porque imposto como Estado todo poderoso ou ausente como Estado mnimo. Mas um novo Estado, radicalmente democratizado, que interaja continuamente com a sociedade (civil). Por bvio, que apenas o recurso s polticas pblicas no basta para democratizar o Estado na sociedade capitalista, marcada por profundas desigualdades econmicas, sociais, culturais e de poder. Entretanto no resta dvida que o compromisso com a realizao de efetivas polticas pblicas pode ser um passo relevante no longo e complexo processo de democratizao do Estado. A ativao de polticas pblicas no s colabora na redefinio democrtica do Estado e de seu papel, mas viabiliza a incorporao plural de novos atores, provenientes da sociedade civil, e a construo de parcerias entre o Estado e a sociedade civil. Por sua vez, tais parcerias podem simultaneamente: socializar o poder do Estado; empoderar a sociedade civil; inaugurar vnculos e dispositivos inusitados entre Estado e sociedade e qualificar a formulao e execuo das prprias polticas pblicas. Considerando as potencialidades antes anunciadas, as redes na

contemporaneidade emergem como um dos organismos mais adequados para viabilizar estas parcerias entre Estado e sociedade (civil). Elas podem, por exemplo, ser: democrticas: flexveis; geis; possuir capilaridade e agregar competncias. Entretanto para que tais potencialidades sejam preservadas e promovidas imprescindvel ter cuidados extremos na constituio e no funcionamento das redes. Para garantir isto,
32

Sobre polticas pblicas ver tambm: PARADA, Eugenio Lahera. Introduccin a las polticas pblicas. Santiago, Fondo de Cultura Econmica, 2002.

13

torna-se necessrio um pacto de constituio e funcionamento acordado de modo cristalino entre Estado e parceiros da sociedade civil.

Porque construir uma rede de formao em organizao da cultura A fundamentao desenvolvida permite apresentar a proposta de constituio da rede nacional de formao em organizao da cultura. Utiliza-se a noo de organizao da cultura, inspirada em Antonio Gramsci, porque ela permite identificar englobando um conjunto de atividades imanentes estruturao do campo e dos eventos culturais, a exemplo de: formulao e desenvolvimento de polticas; gesto; produo; animao; promoo; administrao; programao; curadoria33. A organizao da cultura aparece como um dos momentos imanentes do fazer cultural, pois um sistema cultural efetivamente complexo exige um conjunto de momentos, todos eles imprescindveis ao movimento cultural: 1. Criao, inovao e inveno; 2. Difuso, divulgao e transmisso; 3. Circulao, cooperao, intercmbios, trocas; 4. Anlise, crtica, estudo, investigao, reflexo, pesquisa; 5. Fruio, consumo e pblicos; 6. Conservao e preservao; 7. Organizao, gesto, legislao e produo da cultura34. Anlises da histria das polticas culturais no Brasil tm enfatizado o descuido delas com o tema da formao de pessoal para o campo cultural, em especial, para a rea que estamos designando como organizao da cultura. Mesmo com a inaugurao das polticas culturais no Brasil da dcada de 30, atravs dos experimentos de Mrio de Andrade no Departamento de Cultura da Cidade de So Paulo e de Gustavo Capanema no Ministrio da Educao e Sade, o Estado nacional, durante todos estes anos, nunca demonstrou preocupao sistemtica em formar pessoal qualificado para o campo e, mais especificamente, para as instituies que foram sendo constitudas na rea cultural pblica.

Sobre o tema, consultar: RUBIM, Albino; BARBALHO, Alexandre e COSTA, Leonardo. Formao em organizao da cultura: apontamentos iniciais. Texto indito, 2009. 34 RUBIM, Antonio Albino Canelas e RUBIM, Lindinalva. Organizadores da cultura: delimitao e formao. In: Comunicao & Educao. So Paulo, 14(2):15-22, maio/agosto de 2009.

33

14

Com o lugar agigantado ocupado pelas leis de incentivo no pas a partir dos anos 80, quase substituindo as polticas de cultura e de financiamento, tal preocupao foi ainda mais esquecida, pois a prevalncia das leis de incentivo estimulou apenas uma das faces da organizao da cultura: os chamados produtores culturais, quase integralmente associados lgica de marcado. A retomada vigorosa das polticas culturais no pas a partir de 2003 e a redefinio, ainda em curso, do lugar ocupado pelas leis de incentivo na constelao das polticas de cultura e de financiamento, recolocam a questo da formao em organizao da cultura com todo vigor. A construo de polticas culturais de Estado que transcendem os meros mandatos governamentais expressa de modo substantivo no Plano Nacional de Cultura e, principalmente, com no Sistema Nacional de Cultura reforam sobremaneira a exigncia de que ateno especial seja dada a esta zona prejudicada das polticas culturais. Este novo cenrio das polticas pblicas e de Estado da cultura no pas e inmeras demandas provenientes de conferncias e encontros; associaes e atores culturais; instituies e gestores; universidades e acadmicos sensibilizaram o Ministrio da Cultura a dar especial ateno a este tema. Deste modo, no mbito da construo do Sistema Nacional de Cultura, o Ministrio efetua um mapeamento nacional das instituies que atuam na rea de formao em organizao da cultura. Tal mapeamento, para alm de produzir um conhecimento rigoroso deste relevante universo da cultura no Brasil, possibilita a constituio de uma rede nacional de instituies formadoras em organizao da cultura, que efetive a parceria entre o Ministrio e tais instituies, com objetivo de formular e desenvolver no pas um programa nacional de formao em cultura, para de uma vez por todas superar a deficincia crnica de formao e atualizao no campo cultural.

15

Vous aimerez peut-être aussi