Vous êtes sur la page 1sur 4

AutoCad - Traando as Primeiras Linhas

Antes de comearmos a traar as primeiras linhas necessrio entendermos a linguagem empregada pelo autocad . Para desenharmos uma reta , devemos lembrar que a mesma tem um incio , um comprimento e um sentido . Essas informaes voc tem que passar para o programa , empregando uma linguagem que ele entenda . No caso do incio da reta , podemos apenas clicar com o mouse sobre a folha do projeto , mas se queremos trabalhar com preciso , necessitamos indicar as coordenadas do ponto inicial . Como estamos trabalhando num ambiente 2D , precisamos dar um valor para a abcissa(X) e outro para a ordenada(Y) . Para diferenciar um nmero de outro , o autocad aplica a vrgula . Portanto se voc quiser informar ao autocad que est fornecendo dois nmeros , no pode esquecer de separ-los por vrgulas . Bem , ento como devemos fazer para escrever um nmero decimal (aquele que normalmente envolve vrgula) ? Para isso , utilizaremos o ponto . Logo , se voc digitar dois nmeros separados por vrgula , o autocad saber que voc est fornecendo as coordenadas de um ponto . Se voc quiser digitar um nmero decimal , no lugar da vrgula ter que usar um ponto . Exemplo : - Ao digitar 3,5 voc est fornecendo as coordenadas de um ponto que tem X=3 e Y=5 . - Para digitar o comprimento 3,5 (trs e meio) voc dever digitar 3.5 . Ok! J vimos como localizar um determinado ponto (3,5) .Para desenharmos uma reta , alm de darmos as coordenadas do seu ponto inicial , necessitamos fornecer informaes do seu comprimento e do seu sentido . Podemos fazer isso de diversas maneiras . o que ser mostrado a seguir . I - COORDENADAS ABSOLUTAS Para empregar este processo voc precisar conhecer as coordenadas dos vrtices da figura .

Vejamos um exemplo . Seja criar o retngulo dado na figura : Temos ai 4 linhas . Escolha uma delas para iniciar a figura . Comearei pelo ponto "A" . Devo dar a ele uma coordenada qualquer , por exemplo A(3,3) . Como estou criando linhas , devo ir ao comando "LINE" . Depois de clicar sobre o comando "LINE" , devo digitar as coordenadas de "A" , portanto digito 3,3 e dou enter . Ser pedido o ponto "B" , devo ento digitar suas coordenadas , que sero B(15,3) , pois como comecei em A com 3,3 e dei um encremento , s no sentido de X , de 12 , o novo valor de X ser a soma de 3 com 12 , ou seja 15 . No esquecer de dar o "ENTER" toda vez que digitar o par de nmeros . Para obter os pontos "C" e"D" , devo agir da mesma maneira . Portanto para obter "C" deverei digitar 15,8 (e dar o enter) e para obter "D" , digitar 3,8 (e dar o enter) . Devo voltar para o ponto "A" para fechar o polgono . Posso digitar as coordenadas de "A" novamente e dar o enter duas vezes ( o primeiro para editar o ponto e o segundo para sair do comando Line ) ou simplesmente digitar a letra "C" , que para o autocad significa "CLOSE" , ou seja ele estar ligando o ltimo ponto ao ponto inicial (aquele que deu origem a sequncia de retas) . II - COORDENADAS RELATIVAS RETANGULARES

Neste processo , indicamos as coordenadas do ponto inicial e os demais , sero obtidos por deslocamentos em relao ao anterior . Aqui cabe uma observao : - Para indicarmos que empregaremos deslocamentos em relao ao ponto anterior , empregaremos o sinal @ , antes dos valores desses deslocamento .No devemos nos esquecer de fornecer os valores dos deslocamentos em X e em Y . Caso um destes no sofra variao , o valor a ser digitado zero . No nosso exemplo , aplicando coordenadas relativas , teramos : Command : LINE (clicar no comando LINE) From Point : 3,3 (digitar as coordenadas do ponto A) To Point : @12,0 (digitar o smbolo de deslocamento relativo e os respectivos deslocamentos. Neste caso , s o X sofre deslocamento , no caso de 12) To Point : @0,5(smbolo de deslocamento relativo e os deslocamentos . Neste caso s em Y , que 5) To Point : @-12,0(smbolo e deslocamento s em X , que -12 , pois para a esquerda) To Point : C (para fechar a figura) III - COORDENADAS RELATIVAS POLARES Empregando este processo , continuaremos a usar o smbolo @ , para indicar que haver um deslocamento em relao ao ponto anterior . A diferena que no trabalharemos com deslocamentos em relao a X e a Y . Forneceremos a informao do ngulo que o sentido dessa linha forma com o eixo dos X e o comprimento da mesma . O valor do ngulo e o valor do comprimento da reta devem vir separados pelo sinal de < . Digitamos o smbolo "@" , o valor do ngulo , o smbolo"<" e o valor do comprimento da reta . Aqui , outra observao : - No modo default , o autocad , gira no sentido ANTI-HORRIO e inicia-se a "Leste" , como indicado na figura .Ou seja o sentido crescente dos ngulos o anti-horrio .

O valor de ngulo que devemos digitar , aquele que corresponde ao valor varrido , desde a origem (zero) , at a linha , girando no sentido anti-horrio . Esse valor d o sentido da reta . Empregando esse mtodo para o nosso exemplo , teramos : Command : LINE From Point : 3,3

To Point : @12<0 (digitar @ para indicar que coordenada relativa , comprimento da reta e o sentido do deslocamento) To Point : @3<90 (coordenada relativa , comprimento da reta e o sentido) To Point : @12<180 (coordenada relativa , comprimento da reta e o sentido) To Point : C OBSERVAES: 1- Se voc verificar que digitou errado algum valor , ao fazer o desenho , digite "U" (UNDO) , para cancelar essa ltima etapa . O comando Undo , neste caso , anula a execuo dessa linha que estava errada e volta ao ponto anterior , sem sair do comando "LINE" . Se forem vrios erros , v digitando "U" , at voltar ao ponto que est correto . 2 - Voc no deve esquecer que ao usar o comando CLOSE (C) , o autocad estar ligando o ltimo ponto digitado ao ponto inicial do conjunto de linhas traado . Portanto , s pode ser empregado se voc no saiu do comando LINE . Caso voc tenha errado alguma linha e a tenha apagado com o comando ERASE , no deve esquecer que saiu do comando LINE e portanto , para prosseguir ser necessrio voltar a esse comando .Se isso ocorreu , proceda assim : - Volte ao comando "Line" , portanto clique no cone de Line , - V no conjunto de "Object Snap" , clique sobre "SNAP TO ENDPOINT" e arraste o mouse para a ltima linha correta e clique nela , - Certifique-se que aparea identificado o ponto , a partir do qual voc deve prosseguir e clique com o boto esquerdo , - Prossiga , digitando os valores corretos , - Para fechar a poligonal , d as coordenadas do ponto inicial (no digite "C") . Qual desses tipos de coordenadas voc deve usar? Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens . O melhor processo estar associado ao tipo de projeto que costumeiramente voc executa e com o qual se adapta melhor . - No caso das Coordenadas Absolutas , ser necessrio , conhecer as coordenadas de cada ponto . - No caso das Coordenadas Relativas Retangulares , ser necessrio , conhecer os comprimentos dos segmentos de retas e os deslocamentos . - No caso das Coordenadas Relativas Polares , conhecer os comprimentos dos segmentos de retas e seus sentidos . IV - EXERCCIOS Procure reproduzir as figuras a seguir , empregando os trs processos descritos acima .

Para as figuras abaixo , aplique o mtodo das Coordenadas Relativas Polares :

Voltar para o topo

www.edsonjr.unopar.br

Vous aimerez peut-être aussi