Vous êtes sur la page 1sur 2

A Cincia que estuda os materiais pode ser to interessante quanto as cincias que proporcionam tecnologias diferentes dessa rea.

O mundo feito por materiais de diversas estruturas e propriedades, podendo ser desenvolvidos materiais cada vez melhores para determinados objetivos. Segundo o livro mais essencial para essa cincia "Cincia e Engenharia de Materiais: uma introduo." de Willian D. Callister, alguns pontos importantes so descritos sobre o assunto.

PERSPECTIVA HISTRICA
Os materiais esto provavelmente mais entranhados na nossa cultura do que a maioria de ns imagina. Transportes, habitao, vesturio, comunicao, recreao e produo de alimentos. Virtualmente, cada seguimento de nossas vidas dirias influenciado em maior ou menor grau pelos materiais. Historicamente, o desenvolvimento e o avano das sociedades tm estado intimamente ligados s habilidades dos seus membros em produzir e manipular materiais para satisfazer as suas necessidades. De fato, as civilizaes antigas foram designadas pelo nvel de seus desenvolvimentos em relao aos materiais ( isto , Idade da Pedra, Idade do Bronze). Os primeiros seres humanos tiveram acesso a apenas um nmero limitado de materiais, aqueles que ocorrem naturalmente: pedra, madeira, argila, peles, e assim por diante. Com o tempo eles descobriram tcnicas para a produo de materiais que tinham propriedades superiores s dos produtos naturais; estes novos materiais incluam a cermica e vrios metais. Alm disso, foi descoberto que as propriedades dos materiais poderiam ser alteradas atravs de tratamentos trmicos e pela adio de outras substncias. No foi seno em tempos relativamente recentes que os cientstas compreenderam as relaes entre os elementos estruturais dos materiais e suas propriedades. Este conhecimento, adquirido ao longo dos ltimos 60 anos mais ou menos, deu-lhes condies de moldar, em grande parte, as caractersticas dos materiais. Desta forma, dezenas de milhares de materiais diferentes foram desenvolvidos com caractersticas relativamente especficas que atendem as necessidades de nossa moderna e complexa sociedade; estes incluem metais, plsticos, vidros e fibras.

CINCIA E ENGENHARIA DOS MATERIAIS


Cincia dos materiais envolve a investigao das relaes que existem entre as estruturas e as propriedades dos materiais. Em contraste, a Engenharia de materiais consiste, com base nestas correlaes estrutura-propriedade, no projeto ou engenharia da estrutura de um material para produzir um conjunto prodeterminado de propriedades. Os componentes que esto envolvidos nos estudos da rea da Cincia e Engenharia de Materiais podem ser resumidos em Estrutura, Propriedades, Processamento e Desempenho dos materiais. Com respeito s relaes destes quatro componentes, a estrutura de um material ir depender da maneira como ele processado. Alm disso, o desempenho de um material ser uma funo das suas propriedades. Assim, a inter-relao entre processamento, estrutura, propriedades e desempenho linear.

POR QUE ESTUDAR CINCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS? Por que estudamos os materiais? Resumindo a idia exposta em vrios livros, podemos dizer que os mais diferentes materiais, por apresentarem caractersticas, propriedades e estruturas diferentes, devem ser

analisados quando ao seu melhor desempenho para determinadas aplicaes. Nem sempre podemos ter num material, as propriedades essenciais para seu uso, nem sempre uma determinada propriedade pode estar presente junto a outra no mesmo material, sendo ento, fundamental saber avaliar o sistema. Quanto mais familiarizado estiver um engenheiro ou cientista com vrias caractersticas e relaes estrutura-propriedade, bem como com as tcnicas de processamento dos materiais, mais capacitado e confiante ele estar para fazer opes ponderadas de materiais com bases nestes critrios.

CLASSIFICAO DOS MATERIAIS


Os materiais slidos tm sido convenientemente agrupados em trs classificaes bsicas: metais, cermicos e polmeros. Esse esquema est baseado principalmente na composio qumica e na estrutura atmica, e a maioria dos materiais se encaixa em um ou outro agrupamento distinto, embora existam alguns materiais intermedirios. Adicionalmente existem outros trs grupos de materiais importantes na engenharia - compsitos, semicondutores e biomateriais.

MATERIAIS AVANADOS

Os materiais utilizados em aplicaes de alta tecnologia (High-Tech) so algumas vezes chamados de materiais avanados. Por alta tecnologia queremos dizer um dispositivo ou produto que opera ou funciona utilizando princpios relativamente intrincados e sofisticados; so exemplos os equipamentos eletrnicos, computadores, sistemas de fibra tica, espaonaves, aeronaves, e foguetes militares. Estes materiais avanados so tipicamente materiais tradicionais cujar propriedades foram aprimoradas, ou ento materiais de alto desempenho recentemente desenvolvidas. Alm disso, eles podem ser de todos os tipos de materiais, e em geral so relativamente caros.

Vous aimerez peut-être aussi