Vous êtes sur la page 1sur 26

(O texto e imagens abaixo sobre a reproduo, ampliao e reduo de desenhos so fragmentos extrados dos livros: Artes de fazer arte

de Denise Akel Haddad, se voc gostou clique no link (Coleo - Arte de fazer arte) para comprar os livros desta coleo.)

Hoje em dia muito fcil reduzir e ampliar um desenho ou mesmo reproduzi-lo. Basta ir papelaria mais prxima e fazer uma cpia xerox. Mas existe uma maneira muito prazerosa de ampliar, reduzir ou reproduzir um desenho. A satisfao est no fato de o trabalho ter sido feito com nosso prprio talento. Esse mtodo de reproduo muito simples e eficaz. Muitos artistas famosos j fizeram uso dele. Vamos experimentar?

Vdeo: Ampliao de desenho

Outra maneira simples de ampliar desenhos com ajuda de recursos tecnolgicos: PROJETORES

RETROPROJETORES

FOLHA DE SEDA SOBRE MONITORES (TELEVISOR, COMPUTADOR, ETC)

A Impresso
Fonte: casa do manuscrito

As tcnicas de impresso foram desenvolvidas inicialmente na China, no sculo VIII, entretanto s passaram a ser utilizadas na Europa, por volta do ano de 1430, quando Coster, na Holanda, iniciou a impresso de livros com a utilizao de caracteres mveis de madeira, razo pela qual considerado por muitos como o pai da imprensa. O crdito da inveno da imprensa, no entanto, foi dado a Johannes Gutenberg, alemo, que substituiu as pranchas xilogrficas por caracteres mveis de madeira, depois pelo cobre e, finalmente, pelo ao. Criou um processo que consistia em cunhar as letras em matrizes de cobre, com um puno de ao com letras gravadas em relevo, gerando uma espcie de molde de letras (Tambm conhecido como "TIPOS"), que eram finalmente montadas em uma base de chumbo, tintadas e prensadas. Assim, Gutenberg produziu a primeira Bblia, impressa em latim, com uma tiragem de cerca de 300 exemplares.

tipos mveis

As mudanas econmicas, culturais e tecnolgicas ocorridas na Europa, a partir do sculo XV; tais como desenvolvimento da metalurgia, o fabrico do papel e, principalmente, a exploso intelectual ocorrida com a Renascena; possibilitaram o surgimento das primeiras imprensas. A produo dessas imprensas foi inicialmente restrita a reproduo de manuscritos religiosos. Em 1476, William Caxton deu o primeiro passo na utilizao da impresso como veculo para a promoo e divulgao da literatura, estabelecendo, na Inglaterra, a primeira tipografia. Caxton editou, imprimiu e distribuiu mais de 90 livros escritos em lngua inglesa. Gradualmente as inovaes tecnolgicas foram sendo introduzidas aos mtodos de impresso: fabricao mecnica de papel (1798), prensas rotativas (1803), sistemas fotogrficos de gravao de matrizes (1859) e mtodos mecnicos de composio de tipos mveis, monotipo(1894) e linotipo(1886). O desenvolvimento da composio fotomecnica marca o fim da poca da composio a quente, com ligas de metal fundidas e o incio da composio a frio, seguida pelas tecnologias fotogrfica e eletrnica.

"A inveno da imprensa o maior acontecimento da histria. a revoluo me... o pensamento humano que larga uma forma e veste outra... a completa e definitiva mudana de pele dessa serpente diablica, que, desde Ado, representa a inteligncia." Victor Hugo, Nossa Senhora de Paris, 1831

Gravura

ATIVIDADE: MONOTIPIA. H duas formas de fazer esta atividade: 1 - Em uma folha de papel A4, dobre ao meio, criando assim duas metades A5. Em uma das faces do papel crie um desenho e pinte rapidamente com tinta guache (obs.: no pode deixar a tinta secar no papel). Assim que estiver pronto, feche a folha, quando abrir, o desenho ser transferido para a outra face do papel. (lembre que este desenho ser sempre invertido). 2 - Em uma superfcie rgida e lisa como o vidro, frmica ou placa de acrlico pinte um desenho com guache com rapidez para que no seque na superfcie. Quando estiver pronto, aplique uma folha de papel sobre ele e passe a mo com cuidado para no espalhar muito a tinta sobre o papel. A imagem ser impressa no papel de forma invertida.

ATIVIDADE: GRAVURA COM ISOPOR (Isopor-gravura). Crie desenhos em uma superfcie de isopor (exemplo bandejas que embalam produtos diversos), Use um instrumento rgido com ponta seca para "afundar" fazer sulcos na superfcie do isopor. Aps criado o desenho, use um pincel largo ou um rolo de pintura para entintar a superfcie com cuidado para no preencher os sulcos. Depois disso s imprimir em um papel branco sua imagem. (lembre que ela ser sempre invertida). Repita o processo trs vezes, numere (1/3 - 2/3 - 3/3) e assine suas reprodues.

ATIVIDADE: ESTNCIL. Crie um desenho em uma superfcie de plstico (como divisrias de fichrio ou pastas de plsticos), radiografia ou papel carto. Com um estilete ou tesoura corte as linhas ou formas principais dele formando uma mscara de impresso tambm conhecida por estncil. Use um rolo de pintura ou um pequeno pedao de esponja para imprimir seu desejo em um papel branco sua imagem. Repita o processo trs vezes, numere (1/3 - 2/3 - 3/3) e assine suas reprodues. Obs: Caso use estilete em sala de aula, sempre tenha o cuidado de instruir os alunos para o risco e uso correto deste instrumento. Use tambm placas de madeiras como eucatex, compensado ou verso de pranchetas para usar sobre as mesas, assim os alunos no danifica o patrimnio escolar ao cortar a atividade. Exemplo de ATIVIDADES com a tcnica de ESTNCIL

Pixel
Um pxel (pixel) geralmente considerado como o menor componente de uma imagem digital. A definio de pxel altamente dependente do contexto a qual a palavra est inserida. Por exemplo, pode ser "pxeis imprimveis" de uma folha ou pgina, pxeis transportados por sinais eletrnicos, representado por valores digitais, pxeis em dispositivos de exibio como monitores ou pxeis presentes nos elementos fotossensores de uma cmera digital. Quanto mais pixels utilizados para representar uma imagem, mais se aproxima de parecer com o objeto original. Algumas vezes, o nmero de pixels em uma imagem chamado de resoluo, embora a resoluo tenha uma definio mais especfica. Medidas de pixels pode ser expresso como um nico nmero, por exemplo, uma cmera digital de "trsmegapixels", que tem um valor nominal de trs milhes de pixis. Megapixel (ou Megapxel) designa um valor equivalente a um milho de pixels/pxeis. utilizado nas cmeras digitais para determinar o grau de resoluo, ou definio de uma imagem. Os computadores e vdeo games antigos com resoluo inferior as padres atuais usavam quadrados bem grandes para gerar imagens. Veja alguns exemplos abaixo que iro inspirar nossa prxima atividade.

ATIVIDADE: DESENHOS QUADRICULADOS. Crie desenhos usando a grade quadriculada abaixo. Ou acesse o link abaixo para criar por computador.

Programa Colorpx
Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/colorpx.htm#ixzz1XKg2s0oS

Quem trabalha com imagem com certeza j deve ter se deparado com uma imagem que ficou pixelada, ou seja, os pixels (pequenos quadrados que compem a figura) ficam evidentes e mostra. Mas e quando voc quer utilizar este problema como recurso, seja para dar um ar retro ou simplesmente para se divertir, como voc faz? O Colorpx um servio online que permite que voc faa seus desenhos pixel a pixel sem precisar utilizar grandes zooms para isso. O sistema bastante simples. O site apresenta uma tela toda quadriculada que pode ser colorida com cliques do mouse. Fcil, no? Como cada quadrado representa um pixel, voc consegue fazer seus desenhos como se estivesse em um video game antigo. Saudades do seu Nintendinho?

Orientaes:
Para trocar a colorao, basta inserir o cdigo hexadecimal do tom especfico. Caso no saiba ou prefira escolher visualmente, basta clicar no boto Select Color (Selecione Cor) para poder ter acesso a uma lista com grande variedade de cores. Se quiser algo ainda mais especfico, pode definir os nveis de vermelho, verde e azul atravs da aba Color Slider (Barra de cores). Se optar por um desenho grande o suficiente para no caber na grade, voc pode aument-la atravs das opes presentes logo abaixo do campo para colorir. Ao selecionar, por exemplo, a opo 1024, o espao disponvel para voc brincar duplicado. Tambm possvel alterar o tamanho de cada pixel no menu Size (Tamanho).

Para salvar sua imagem (e poder ver seu desenho sem as grades), selecionar o boto Generate (Gerar) e escolher o local de seu computador em que a figura deve ser salva. O Colorpx tambm sugere que voc disponibilize a sua criao no mural do site, que pode ser visto atravs do link na parte superior do site, logo abaixo a logo da pgina.

Imagens interessantes:

ampliao de imagens com "cubos mgicos"


Bibliografia: Haddad, Denise Akel. Arte de fazer arte. - So Paulo: Saraiva, 2004. (Coleo - Arte de fazer arte) Marchesi Jr. Isaas. Atividades de educao artstica. - So Paulo: Editora tica, 2004. (Coleo Atividades de educao artstica - Comprar livros)

Vous aimerez peut-être aussi