Vous êtes sur la page 1sur 5

CINCO MARIAS COM BUGALHAS

Juliana Moraes Almeida Silva

... Lembro-me de quando era pequena e minha av fazia bugalha pra eu e minha irm brincar de Cinco Marias, no pense que era feita na mquina de costura, ela era feita a mo....

Bom, esse comentrio provavelmente no vamos escutar dos nossos filhos, sabem por qu? Porque a infncia modernizou, hoje em dia a maior parte dos brinquedos so eletrnicos e individuais, se os mesmos viessem acompanhados de brincadeiras de roda, jogo que utilizassem o corpo, atividades manuais, estaria tudo certo, porm essas brincadeiras ficaram esquecidas ao longo do tempo e o que pior foram substitudas por brincadeiras que no exigem o mnimo esforo fsico das crianas.

Essa condio trs srias consequncias as nossas crianas modernas, atualmente recebo crianas no consultrio com as seguintes caractersticas:

No consegue fazer dissociao de movimentos corporais Tem prejuzo na coordenao olho mo e motora fina Tem prejuzo no planejamento motor global

Apresenta dificuldade pra realizar as AVDs como abotoar, amarrar cadaro do tnis, colocar meia de maneira independente , entre outras.

Diante dessas queixas sempre fao a anamnese, e quase sempre verifico que a criana no frequentou o pr (sala que trabalha pr - requisitos da alfabetizao, principalmente atividades corporais), permanece a maior parte do tempo sozinha, seus pais no tem muito tempo para brincar como ela, fica muito tempo dentro de casa, sentada no sof em frente a televiso, no computador ou vdeo game e no gosta de brincar com os amiguinhos na rua de bola ou carrinho, , etc, etc....

Com todos esses prejuzos citados acima, os pais ficam preocupados e procuram atendimento com Terapeutas Ocupacionais para que a criana tenha condies de se desenvolver e acompanhar outras crianas da mesma idade, mas importante lembrar que se a infncia de hoje fosse plena e dinmica igual a de antes muitas dessas crianas no precisariam tanto de terapia quanto precisam hoje em dia, claro que existem excees, tambm tem muitos pais e professores que estimulam ao mximo seus filhos e alunos e mesmo assim necessitam de atendimento.

Por esses pontos ressaltados e fazendo uma comparao das brincadeiras da infncia dos nossos pais com as de hoje em dia, verifica se que as brincadeiras de geraes anteriores favoreciam muito mais o desenvolvimento de habilidades corporais, motoras finas, entre outras.

Por tanto para estimular essas habilidades, a brincadeira que estou resgatando hoje, a bugalha para jogar Cinco Marias, que ao ser utilizada em sala de aula ou atendimento pode ser um recurso pedaggico e ldico, ela tem a finalidade de trabalhar questes como noo espacial, lateralidade, direita e esquerda, coordenao motora fina e viso motora, planejamento da ao, dissociao de movimentos corporais, quantidade, tamanho, forma, destreza, habilidade manual, entres outros conceitos.

Para que essa atividade seja interessante importante que o aluno participe desde a confeco at a utilizao da bugalha.

Como os alunos no tm muita destreza com o alinhavo, o professor pode fazer marcao no pano com canetinha. .........................

......................... Quanto maior for a bugalha mais facilidade o aluno ter para jogar, ento o tamanho dela pode ser 8cmX3cm e deve ter cinco bugalhas para que a brincadeira acontea.

Quando as bugalhas estiverem prontas o aluno pode jogar Cinco Marias em grupo e inventar regras do jogo ou utilizar regras que j existem, quando estava procurando uma imagem pra colocar no texto, achei um blog que ensina todos os passos do Jogo Cinco Marias, o link do blog :

http://culturalcareap.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

Leia o depoimento da professora Daniela Almeida da Apae de Quatigu/PR, que utilizou a bugalha com seus alunos do Ensino Fundamental em sala de aula:

O trabalho com a bugalha em sala de aula foi interessante porque com ela, consegui alcanar vrios objetivos.

No inicio, em uma turma de cinco alunos, nenhum conseguia jogar o saquinho, pegar o que estava no cho e alcanar o que havia jogado (coordenao viso motora e dissociao de movimentos corporais). Alguns jogavam alto demais e faziam movimentos inadequados com o corpo.

Com o tempo e treino, foram melhorando os movimentos e hoje a maior parte deles conseguem jogar com sucesso a bugalha.

O trabalho com a bugalha trouxe melhora em relao a coordenao viso motora, ateno, destreza visual e manual, concentrao e contagem.

Resgate essa brincadeira em seu atendimento ou sala de aula!!!!

Vous aimerez peut-être aussi