Vous êtes sur la page 1sur 8

DIABETES MELLITUS: O diabete melito (DM) uma doena prevalente, classificada como uma epidemia pela Organizao Mundial

l de Sade (OMS). Trata-se de um grupo de doenas metablicas caracterizadas por nveis aumentados de glicose no sangue (hiperglicemia) resultantes dos defeitos de insulina, ao da insulina, ou ambas. As principais fontes de absoro de glicose so a absoro do alimento ingerido. A insulina, um hormnio produzido pelo pncreas, controla o nvel de glicose no sangue regulando a produo e o armazenamento de glicose. No diabetes, as clulas podem parar de responder insulina ou o pncreas pode parar totalmente de produzi-la. Isso leva hiperglicemia, que pode resultar em complicaes metablicas agudas, como a cetoacidose diabtica (DKA) e a sndrome no-cettica hiperosmolar hiperglicmica (SNCHH). Os efeitos de longo prazo da hiperglicemia contribuem para as complicaes macrovasculares (doena da artria coronria, doena vascular cerebral e doena vascular cerebral e doena vascular perifrica), complicaes microvasculares crnicas (doena renal e ocular) e complicaes neuropticas (doena dos nervos). Pode ser classificao por Diabetes tipo 1, Diabetes tipo 2 e Diabetes Gestacional. Fisiopatologia: A insulina secretada pelas clulas beta das ilhotas de Langerhans no pncreas. um hormnio anablico ou de armazenamento. Quando algum ingere um alimento, a secreo de insulina aumenta e movimenta a glicose do sangue para o msculo, fgado e clulas adiposas. Durante os perodos de jejum, o pncreas libera continuamente insulina (insulina basal); outro hormnio chamado glucagon liberado quando os nveis de glicose diminuem e estimula o fgado a liberar a glicose armazenada. Diabetes do tipo 1: o DM tipo 1 inicia antes dos 30 anos de idade, mas pode acometer indivduos em qualquer faixa etria. Existe uma destruio das clulas pancreticas por um processo auto-imune e seu tratamento exige o uso de insulina para impedir a cetoacidose diabtica. Diabetes do tipo 2: O DM tipo 2 responsvel por mais de 90% dos casos de DM, no tem componente autoimune, acontece em geral aps os 30 anos, em indivduos com histria familiar positiva. O tratamento em geral envolve dieta e agentes hipoglicemiantes orais, sem necessidade do uso de insulina. Diabetes gestacional: qualquer grau de intolerncia glicose com incio durante a gravidez. Desenvolve-se durante a gravidez por causa da secreo dos hormnios placentrios, que provocam aa resistncia insulina.

O tratamento inicial consiste na modificao da dieta e monitorao da glicose frequente. Depois do parto os nveis glicmicos da mulher geralmente retornam ao normal. Quadro Clnico: Depende do nvel de hiperglicemia do paciente. As manifestaes clnicas para os trs tipos so: poliria (mico aumentada), polidipsia (sede aumentada) e polifagia (apetite aumentado). Os outros sintomas incluem fadiga e fraqueza, alteraes sbitas na viso, formigamento ou dormncia nas mos ou ps, pele seca, cicatrizao lenta, infeces recorrentes. O diabetes tipo 1 pode se manifestar com perda de peso sbita ou nuseas, vmitos ou dores abdominais, geralmente quando se desenvolveu a cetoacidose diabtica. Tratamento mdico: Controle da ingesta de calorias totais para atingir e manter o peso corporal, o controle glicmico e normalizao dos lipdeos e presso arterial para evitar doenas do corao. Exerccios fsicos. Administrao de insulina, se necessrio.

Sistematizao da assistncia de Enfermagem para paciente com DM: Diagnsticos de Enfermagem: Risco de dficit do volume de lquidos relacionada com poliria e desidratao; Nutrio desequilibrada relacionada com o desequilbrio da insulina, alimento e atividade fsica; Dficit do conhecimento sobre as informaes da doena;

Planejamento e metas: 1. 2. 3. 4. Manuteno do equilbrio hidroeletroltico. Controle dos nveis glicmicos. Reverso da perda de peso. Compreenso sobre a doena.

Prescries de Enfermagem: Medir a ingesto e o dbito. Monitorar os valores laboratoriais dos eletrlitos sricos. Os SSVV devem ser monitorados a cada hora quanto aos sinais de desidratao, avaliao dos sons respiratrios, nvel de conscincia, presena de edema e estado cardaco, alimentao com controle de glicose. Fornecer apoio emocional. Educar e informar o paciente sobre sua doena, refeies e tratamento.

Cuidados com os ps: Manter os nveis glicmicos na faixa aceitvel; inspecionar os ps diariamente, lavar os ps todos os dias com gua fria ou morna, nunca quente, e secar bem; hidratar a pele; aparar as unhas dos ps acada semana; usar calados e meias a todo momento; proteger os ps do calor e frio; fazer visitas regulares ao mdico.

PNEUMONIA: Processo inflamatrio do parnquima pulmonar. Geralmente acomete os bronquolos e os sacos alveolares. Pode ser causada por bactrias, vrus, fungos, inalao qumica, aspirao de contedo gstrico ou acmulo de lquido nas bases pulmonares. Quadro Clnico: Infeco respiratria superior, Febre, Episdios de calafrios, Dor torcica, Tosse produtiva com escarro purulento ou ferruginoso, Deteriorao mental em idosos. Para ajudar no diagnstico importante considerar : Exame fsico Rx de trax Contagem de leuccitos Exame microscpico de escarro

Fatores de risco como alcoolismo, tabagismo, doenas agudas e crnicas, devem ser sempre investigadas. Tipos de Pneumonias: Bacterianas:

pneumonia estreptoccica: Causada pelo Streptococus pneumoniae. Pneumonia por pseudomonas: Causada pela pseudomonas aeruginosa, Causada pela bactria Mycoplasma pneumoniae. Pneumonias atpicas: como: adenovrus, vrus

Pneumonia viral: causada por agentes virais parainfluenza, influenza A e B, rinovrus e coronavrus.

Manifestaes: sinais de bronquite e bronquiolite, cefaleia, mialgias, prostrao, apatia, tosse, febre, expectorao.

Tratamento mdico: Alguns medicamentos que podem ser utilizados contra pneumonia so: Penumonia Bacteriana:

amoxacilina, azitromicina, claritromicina, ceftriaxona, levofloxacino e moxifloxacino.

Pneumonia Viral:

Oseltamivir e Zanamivir

Como nem sempre possvel identificar o agente causador da doena, possvel que o mdico decida trocar o medicamento se o indivduo no apresentar melhora dentro de 3 ou 4 dias, ou apresentar uma piora dos sintomas antes disso. O tempo mdio de tratamento da pneumonia de aproximadamente 14 a 21 dias, mas pode estender-se dependendo das complicaes que podem surgir.

Sistematizao da assistncia de Enfermagem para paciente com PN: Diagnsticos de Enfermagem: Depurao ineficaz da via area relacionada com as secrees traqueobrnquicas copiosas; Intolerncia atividade relacionada com a funo respiratria comprometida; Risco de dficit de volume de lquidos relacionado febre e FR rpida; Dficit de conhecimento sobre a doena e tratamento.

Planejamento e metas: Melhorar a permeabilidade da via area, repouso, manuteno do volume de lquidos apropriado, manuteno da nutrio adequada, compreenso do regime de tratamento e da doena. Prescries de Enfermagem:

Monitorar de perto os indivduos de alto risco: idade maior que 65 anos, doena subjacente grave (DPOC, DM, doena heptica, insuficincia cardaca, insuficincia renal), imunodeprimidos, pneumonia complicada; Monitorar os sinais e sintomas de hipertemia; Monitorar o estado respiratrio e investigar os sinais e sintomas de hipxia: aumento da FR, febre, calafrios, tosse produtiva, taquicardia, rudos respiratrios diminudos ou ausentes, cianose; Monitorar os sinais e sintomas do choque sptico: temp. abaixo do normal, hipotenso, nvel de conscincia diminudo, pulso fraco, respiraes rpidas e curtas, pele fria e pegajosa; Monitorar os sinais e sintomas de leo paraltico: ausncia de movimentos e rudos intestinais, distenso abdominal, nuseas e vmito. Iniciar antibiticoterapia conforme prescrio. Proporcionar fisioterapia respiratria para movimentar as secrees espessas.

HIPERTENSO ARTERIAL SISTMICA: definida como um apresso sistlica superior a 140 mm Hg e uma presso arterial diastlica superior a 90 mm Hg na mdia de duas ou mais medies exatas. uma doena crnico-degenerativa de natureza multifatorial, na grande maioria dos casos assintomtica, que compromete fundamentalmente o equilbrio dos sistemas vasodilatadores e vasoconstritores que mantm o tnus vasomotor, o que leva a uma reduo da luz dos vasos e danos aos rgos por eles irrigados.
Silenciosa, a hipertenso arterial sistmica (HAS) a mais prevalente doena vascular no mundo e o mais potente fator de risco para doenas cerebrovasculares, predominante causa de morte no Brasil. Em 2008, 2.969 bitos foram registrados em excesso pelas doenas cerebrovasculares em comparao ao total de bitos por doenas isqumicas do corao; portanto, a importncia social da HAS incontestvel.

Fisiopatologia: Muitos fatores foram implicados como causas da hipertenso: atividade aumentada do sistema nervoso simptico relacionada disfuno do sistema nervoso autnomo; reabsoro renal aumentada de sdio, cloreto e gua relacionada com uma variao gentica nas vias pelas quais os rins manuseiam o sdio; atividade aumentada do sistema renina-angiotensina-aldosterona, resultando na expanso do volume de LEC; vasodilatao diminuda; resistncia ao da insulina. Quadro Clnico:

Presso arterial elevada; pode ocorrer alteraes retinianas, papiledema. A doena da artria coronria com angina ou infarto do miocrdio uma consequncia comum da hipertenso. Insuficincia cardaca; alteraes patolgicas dos rins. Pode levar a um acidente vascular enceflico. Tratamento: Existem dois tipos de tratamento para os hipertensos: no medicamentoso e medicamentoso. Existem vrios medicamentos usados para controlar a hipertenso, como diurticos, inibidores da ECA, bloqueadores do receptor AT1 e bloqueadores dos canais de clcio. s vezes, necessrio que o mdico oriente uma associao de antihipertensivos. O objetivo reduzir a presso arterial para valores inferiores a 140 mmHg de presso sistlica e 90 mmHg de presso diastlica, respeitando-se as caractersticas individuais, a presena de outras doenas e a qualidade de vida dos pacientes. As opes de tratamento para hipertenso so resumidas no algortimo de tratamento elaborado pelo JNC 7 - Seventh Report of the Joint National Committee on Prevention, Detection, Evaluation, and Treatment of High Blood Pressure. Os achados de pesquisas mostram que perda de peso, ingesta reduzida de lcool, e sdio e exerccios fsicos so adaptaes para diminuir a presso arterial. Sistematizao da assistncia de Enfermagem para paciente com HAS: Diagnsticos de Enfermagem: Dficit do conhecimento relacionado com o regime de tratamento e o controle do processo da doena; Recusa em seguir o regime teraputico relacionado com os efeitos colaterais da terapia.

Planejamento e metas: Compreenso do processo da doena e seu tratamento; Prescries de Enfermagem: Incentivar o paciente a aderir ao regime de tratamento, encorajando-o a consultar um nutricionista para ajudar a desenvolver um plano para a perda de peso, quando ele for obeso; Alterar hbitos de vida, praticando exerccios fsicos dirios por cerca de 30 a 45 minutos; Limitar ingesta de lcool; Reduzir ingesta de sdio a no mais que 100 mmol por dia; Manter ingesta de potssio adequada( aprox. 90mmol por dia); Parar de fumar ( o tabagismo aumento o risco de cardiopatias) ; Reduzir

ingesta nutricional de lipdios saturados e colesterol para a sade cardiovascular; Consultar o mdico regularmente e fazer uso da medicao prescrita corretamente.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: BRUNNER, L. S. & SUDDARTH, D. S. Tratado de Enfermagem Mdico-Cirrgica. Vol 3. 11 ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan S.A. 2009. P. 1158- 1199. BRUNNER, L. S. & SUDDARTH, D. S. Tratado de Enfermagem Mdico-Cirrgica. Vol 2. 11 ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan S.A. 2009. P. 538-541; 862-873. LESSA, Ines. Hipertenso arterial sistmica no Brasil: tendncia temporal. Cad. Sade Pblica [online]. 2010, vol.26, n.8, pp. 1470-1470. ISSN 0102-311X. MARASCHIN, Jorge de Faria; MURUSSI, Ndia; WITTER, Vanessa and SILVEIRO, Sandra Pinho. Classificao do diabete melito.Arq. Bras. Cardiol. [online]. 2010, vol. 95, n.2, pp. 40-46. ISSN 0066-782X.

Vous aimerez peut-être aussi