Vous êtes sur la page 1sur 31

THM

8 SISTEMA ELTRICO

8.1 8.1.1. 8.1.2. 8.1.3. 8.1.4.

PRINCPIOS E CONCEPO DOS SISTEMAS ELTRICOS


PRINCPIOS MAIS IMPORTANTES CORRENTE ALTERNADA E CORRENTE CONTNUA: OS SISTEMAS BSICOS TRANSFERNCIA AUTOMTICA ENTRE SISTEMAS, EM CASO DE PANE PRINCPIO GERAL DOS COMANDOS E CONTROLES DO SISTEMA ELTRICO

8.2 8.2.1. 8.2.2.

GERAO DE CORRENTE ALTERNADA TRIFSICA


ESQUEMA DE BASE DA GERAO ALTERNADA TRIFSICA FUNES DO SISTEMA DE GERAO DE CORRENTE ALTERNADA TRIFSICA (SIMPLIFICADAS)

8.3 8.4 8.5 8.5.1. 8.5.2. 8.5.3. 8.5.4. 8.5.5.

GERAO DE CORRENTE ALTERNADA MONOFSICA 26 V LOCALIZAO DOS COMPONENTES DAS GERAES DE CORRENTE ALTERNADA GERAO DE CORRENTE CONTNUA
ESQUEMA BSICO DO SISTEMA DE ALIMENTAO POR CORRENTE CONTNUA FUNES DO SISTEMA DE GERAO DE CORRENTE CONTNUA (SIMPLIFICADAS) DISTRIBUIO DE CORRENTE CONTNUA
RESUMO DO FUNCIONAMENTO DO SIST. DE ALIM. POR CORRENTE CONTNUA VISTO ATRAVS DAS LUZES INDICADORAS

LOCALIZAO DOS COMPONENTES DO SISTEMA DE ALIMENTAO POR CORRENTE CONTNUA

8.6 8.6.1. 8.6.2. 8.6.3. 8.6.4.

BATERIA DE EMERGNCIA
FUNO E PRINCPIO DA BATERIA DE EMERGNCIA ESQUEMA BSICO DA BATERIA DE EMERGNCIA E SEUS CIRCUITOS FUNES DA BATERIA DE EMERGNCIA (SIMPLIFICADAS) LOCALIZAO DOS COMPONENTES DA BATERIA DE EMERGNCIA

8.7 8.8 -

SISTEMA DE ALVIO DE CARGAS (CERTIFICAO CAA) ESQUEMA SINPTICO GERAL DO SISTEMA ELTRICO

8.1

THM
8.1 -PRINCPIOS E CONCEPO DOS SISTEMAS ELTRICOS FUNES ASSEGURADAS - SEUS OBJETIVOS E PRINCPIOS
8.1.1.PRINCPIOS MAIS IMPORTANTES
(1) As necessidades de alimentao eltrica
A aeronave necessita de: - Corrente alternada 400 Hz - trifsica 200 V - Corrente alternada 400 Hz - monofsica 115 V - Corrente alternada 400 Hz - monofsica 26V - Corrente contnua - 28 V Por que todas essas correntes? A natureza da corrente necessria est associada, claro, concepo do equipamento a ser alimentado. Tal concepo leva em conta necessidades tcnicas e outros parmetros tais como o peso e o preo. Assim: - a corrente alternada trifsica 200 V alimenta os pra-brisas com aquecimento (e o sistema de degelo dos rotores); - a corrente alternada monofsica 115 V alimenta principalmente o piloto automtico; - a corrente alternada monofsica 26 V alimenta principalmente os equipamentos de navegao (RMI - VOR).

- a corrente contnua 28 V alimenta todos os sistemas de comando e controle e os receptores que funcionam por corrente contnua (ex.: arranques, bombas eltricas, vlvulas eltricas, etc.).
(2) Para a segurana: dupla gerao, sistema duplo de distribuio e dupla alimentao dos equipamentos

Regra 1: todos os geradores so duplos. Cada gerador alimenta um sistema de alimentao. Cada gerador tem uma potncia suficiente para alimentar os equipamentos dos dois sistemas. Assim, em caso de pane de um gerador, seu sistema automaticamente acoplado ao outro gerador: os dois sistemas permanecem alimentados. Regra 2: os equipamentos essenciais possuem geralmente dupla alimentao (uma a partir de cada sistema). Quando os equipamentos possuem alimentao simples, eles so duplicados. Assim, em caso de perda de um sistema de alimentao (curto-circuito, por exemplo), todas as funes dos sistemas permanecem asseguradas.

CORRENTES UTILIZADAS Corrente Alternada (AC) - 400 Hz

SEGURANA: PRINCPIO DO SISTEMA DE ALIMENTAO (TUDO DUPLO) Geradores Pane do G1 Sistema 1 acoplado ao G2

Pane do G2 Degelo dos rotores e Sistema 2 do pra-brisa acoplado ao G1 Monofsica 115 V Piloto automtico, giro vertical e direcional Monofsica 26 V Equipmentos de navegaSISTEMA DE o (RMI - VOR ) ALIMENTAO1 Piloto automtico

Trifsica 200 V

SISTEMA DE ALIMENTAO 2

Barra de distribuio Corrente Contnua (DC) 28 V Equipamentos com alimentao dupla

Todos os sistemas de comando e controle, equipa-. mentos alimentados por corrente contnua (ex.: arranque, bombas eltricas etc)

Equipamentos duplos

8.1.2. CORRENTE ALTERNADA E CORRENTE CONTNUA: OS SISTEMAS BSICOS


( 1 ) Alimentao trifsica 200 V
Na origem de todas as correntes, dois alternadores acionados pela CTP (o alternador esquerdo (ALT 1) e o alternador direito (ALT 2) fornecem uma corrente trifsica de 200 V distribuda SISTEMA DE pelas barras de distribuio trifsicas 1XP1 e 2X ALIMENTAO 1 P1. A partir dos dois alternadores, iremos construir o conjunto dos sistemas bsicos de gerao.
Distribuio trifsica - 200 V 400 Hz 1 cabo por fase SISTEMA DE ALIMENTAO 2 3 barras de distribuio (1 por fase)

8.3

THM

8.1.2. CORRENTE ALTERNADA E CORRENTE CONTNUA: OS SISTEMAS BSICOS (Cont.)


( 2 ) Alimentao monofsica 115 V A alimentao monofsica 115 V obtida diretamente pegando-se somente uma das 3 fases da corrente trifsica do sistema 1: a fase C (barra de distribuio C). De fato, a tenso entre uma fase (um cabo) e o neutro de 115 V. A alimentao monofsica 115 V distribuda pelas barras 1XP2C e 2XP2C.
U (Volts) entre fase e neutro : 115 V SISTEMA DE ALIMENTAO1

400 Hz

SISTEMA DE ALIMENTAO 2

Segundos entre fases : 200 V

Distribuio monofsica 115 V

( 3 ) Alimentao monofsica 26 V
Dois transformadores (T1-T2) reduzem a tenso de alimentao monofsica de 115 V para 26 V. O transformador T1 alimenta o sistema 26 V1. O transformador T2 alimenta o sistema 26 V2. A corrente distribuda SITEMA DE pelas barras 1XP4 e 2XP4. ALIMENTAO 1

400 Hz

SISTEMA DE ALIMENTAO 2

( 4 ) Alimentao 28 V DC O sistema de alimentao trifsica 2 alimenta dois transformadores-retificadores (TR1 - TR2), que fornecem 28 VDC. O transformador-retificador TR1 alimenta a barra secundria PP3, e o transformador-retificador TR2 alimenta a barra principal PP2. Em operao normal, estas duas barras so acopladas por um rel interbarras, que funciona como um dispositivo de proteo.
400 Hz Distribuio de alimentao - 26 V SISTEMA DE ALIMENTAO 1

( 5 ) Bateria (24 V) SISTEMA DE ALIMENTAO 2 A bateria (BAT) acoplada barra principal PP2.
Ela permite dar a partida nos motores sem fonte externa e constitui a fonte de corrente dos circuitos vitais em caso de pane dos outros geradores (ALT - TR). por isto que a barra PP2 se chama "barra principal". Em vo, a bateria recarregada pelos transformadores-retifica28 V DC dores.
28 V DC

Transfomador retificador

Barra Principal
Contactor

Distribuidor de alimentao - 26 V Distribuidor de alimentao - 28 V

8.4

THM

8.1.2. CORRENTE ALTERNADA E CORRENTE CONTNUA: OS SISTEMAS BSICOS (Cont.)


( 6 ) Alimentao no "Solo"com fonte externa No solo, para dar partida nos motores e efetuar os testes dos circuitos, os sistemas podem ser alimentados a partir de uma fonte externa de corrente alternada ou de corrente contnua. A fonte externa de corrente alternada (F. EXT. ) alimenta todos os sistemas de corrente alternada e contnua. A fonte externa de corrente contnua (F. EXT. -) alimenta somente os sistemas de corrente contnua pela barra PP3. As prioridades "fonte externa / geradores de bordo" sero vistas mais a frente. SISTEMA DE ( 7 ) Uma fonte de alimentao independente: a bateria de emergncia (28 V) Na configurao de "emergncia" onde o piloto tenha cortado todos os geradores, inclusive a bateria (ou em caso de pane de todos os geradores: uma hiptese), uma bateria de emergncia permite alimentar os consumidores de emergncia: horizonte de emergncia, sadas de emergncia, instrues luminosas. Esta bateria alimenta tambm, em emergncia, as protees da corrente contnua. Ela mantida carregada pelo sistema de corrente contnua.
ALIMENTAO 1

Trifsica 200 V / 400 Hz


GND PWR

SISTEMA DE ALIMENTAO 2

28 V DC

28 V DC
28 V DC GND PWR

Carga

EMERG. BAT.

Circuito de proteo

Horiz. artificial de emerg.


Sadas de emergncia Instrues luminosas

8.1.3. TRANSFERNCIA AUTOMTICA ENTRE SISTEMAS, EM CASO DE PANE


( 1 ) Perda de um alternador Nota : Perda de um alternador, entenda-se por perda da funo do alternador, i.e. todas as causas resultando no no fornecimento de corrente pelo alternador (outras explicaes mostraro que o alternador no a nica causa desta situao).

Em caso de perda de um alternador, aquele que permanece em funcionamento alimenta os dois sistemas de alimentao (o acoplamento automtico).

SISTEMA DE ALIMENT. 1

SISTEMA DE ALIMENT. 2

SISTEMA DE ALIMENT. 1

SISTEMA DE ALIMENT. 2

PERDA DO ALTERNADOR 1

PERDA DO ALTERNADOR 2

8.5

THM

8.1.3. TRANSFERNCIA AUTOMTICA ENTRE SISTEMAS, EM CASO DE PANE (Continuao)


( 2 ) Perda de um transformador 115 / 26 V ( 4 ) Perda de um sist. de alimentao trifsico (Curto-circuito em uma barra de distribuio ou perda de uma fase: cabo desconectado)
PERDA DO SISTEMA DE ALIMENTAO 1

SISTEMA DE ALIMENT. 1

SISTEMA DE ALIMENT. 1

SISTEMA DE ALIMENT. 1

SISTEMA DE ALIMENT. 2

28 V DC

PERDA DE T1

PERDA DE T2

Distribuio 26 V

Distribuio 28 V DC

O transformador que permanece em funcionamento automati- O transformador T1 automaticamente acoplado no camente assume o sistema de alimentao de 26V.1 e 26V.2 . sistema de alimentao 2, que alimenta todos os circuitos consumidores de 26 V (26V.1 e 26V.2).

( 3 ) Perda de um transformador-retificador (TR)

( 5 ) Perda de um sist. de aliment. trifs. (Cont.)


PERDA DO SISTEMA DE ALIMENTAO 2

SISTEMA DE ALIMENT. 2

SISTEMA DE ALIMENT. 2

SISTEMA DE ALIMENT. 1

SISTEMA DE ALIMENT. 2

Interbarras

Interbarras

Distribuio de 28 V DC PERDA DE TR1

Distribuio de 28 V DC PERDA DE TR2

Distribuio de 26 V

Distribuio de 28 V DC

O TR que permanece em funcionamento alimenta as barras PP2 e PP3 acopladas pelo rel interbarras.

O TR2 automaticamente acoplado ao sist. de alimentao 1, que alimenta as barras PP2 e PP3 (interbarras fechado).

8.6

THM

8.1.4. PRINCPIO GERAL DOS COMANDOS E CONTROLES DO SISTEMA ELTRICO


O acoplamento de um gerador em seu sistema de ali- - chave de comando em "OFF"; mentao assegurado por um contactor de linha (4). - aparecimento de um defeito (abertura do circuito de proteo (3)). Neste caso, o corte definitivo. preciso rearmar o sistema colocando a chave de comando em "rear Acoplamento: Para que o contactor se feche (e permanea fechado) me" (RT) ou "OFF". necessrio: - chave de comando (1) em "ON"; Indicao: - condio de acoplamento (2) satisfeita (ex.: As geraes eltricas so monitoradas por uma luz "ELEC" velocidade de rotao suficiente para um alternador); no painel de alarme, a qual se acende para qualquer pa- circuito de proteo (3) fechado (ausncia de ne do sistema e, para cada contactor, por uma luz de DEdefeito: sobretenso, curto-circuito, etc.). SACOPLAMENTO que se acende quando o contactor correspondente est aberto. Observar que possvel apagar Desacoplamento: Ocorre quando a alimentao do contactor cortada. a luz "ELEC" colocando-se a chave de comando em "OFF". Isto , em um dos seguintes casos: Assim, ela se torna disponvel para uma outra pane. - desaparecimento das condies normais de acoplamento (ex.: reduo da velocidade de um alternador durante o corte dos motores);
As luzes indicad. e circuitos so energizados pelos sistemas de distribuio de corrente contnua (DC) (principal e secundrio)

Gerador

para outras chaves de comando

ELEC

RT OFF ON

Luz indicadora de desacoplamento

Comando RT OFF ON

Rearme
DESACOPLAM.

Contactor de linha 3

ACOPLAMENTO

PROTEO

SISTEMA

8.2 - GERAO DE CORRENTE ALTERNADA TRIFSICA


O esquema bsico (pgina seguinte) que seguido de uma anlise das diferentes funes, permite mostrar sob forma sinttica: - o conjunto dos sistemas de alimentao; - os comandos e luzes indicadoras. A potncia dos alternadores de 20 KVA. Dois alternadores de 30 KVA podem, opcionalmente, ser colocados no lugar dos alternadores de 20 KVA. Os sistemas de alimentao bsicos no mudam, mas dois siste-

mas de potncia idnticos so montados em paralelo. Os alternadores de 30 KVA so destinados particularmente a alimentar os circuitos de degelo dos rotores. O alternador esquerdo (ALT.1) pode, no solo, ser acionado pelo motor esquerdo. o opcional desacoplamento da CTP que permite a gerao eltrica no solo sem uma fonte externa alternada.

8.7

THM

8.2.1. ESQUEMA DE BASE DA GERAO ALTERNADA TRIFSICA


Funo dos componentes Os alternadores esquerdo (ALT.1) e direito (ALT.2) fornecem corrente da mesma forma que a tomada de fonte externa ( partir de uma fonte externa). Os contactores de linha (35X1 - 35X2 - 36X1) acoplam o gerador correspondente ao sistema de alimentao, quando as condies de conexo so atendidas. As chaves de comando dos alternadores (2) e (4) fecham o contactor associado. A posio "RT" (reO SISTEMA REPRESENTADO DESENERGIZADO.

arme) recoloca o circuito em operao, aps uma desconexo acidental, se o defeito tiver desaparecido. As luzes (1) e (3) indicam a desconexo do alternador correspondente. Os rels de transferncia (58X - 49P) permitem a transferncia automtica do acoplamento da barra, no caso de queda de tenso em uma barra de distribuio. Uma luz de transferncia indica a comutao dos sistemas de alimentao.

FONTE EXT.

RT OFF ON

RT OFF ON

Distribuio de alimentao trifsica de 200 V

Distribuio de alimentao trifsica de 200 V

TRANSFER. Queda de tenso em 1XP1

TRANSFERNCIA

TRANSFER. Queda de tenso em 2XP1

Distribuio de alimentao monofsica de 115 V

Monofsica 26 V

28 VDC

Os disjuntores, desarmados termicamente, protegem os diferentes circuitos de sobrecargas. Se a sobrecarga for passageira, pode-se rearmar os disjuntores. NO INSISTIR SE O DISJUNTOR DESARMAR NOVAMENTE.

1 - Luz indicadora de desacoplam. do alternador 1 2 - Chave de comando do alternador 1 3 - Luz indicadora de desacoplam. do alternador 2 4 - Chave de comando do alternador 2 5 - Luz indicadora de transferncia

36X1 - Contactor de linha da tomada de fonte externa 41X - Tomada de fonte externa 58X - 49P - Rels de transferncia 30X1 - 30X2 - Alternadores 35X1 - 35X2 - Contactores de linha do alternador

8.8

THM

8.2.2. FUNES DO SIST. DE ALIMENT. POR CORRENTE ALTERNADA TRIFSICA (SIMPLIFICADAS)


( 1 ) Comutao automtica do sistema de alimentao
Em caso de pane de um dos alternadores, o sistema de alimentao correspondente acoplado, atravs dos contatos de repou+ so do seu contactor de linha, ao 2 alternador, que alimenta os dois sistemas. Este acoplamento ocorre tambm na partida, quando o 1 alternador acoplado. A figura ilustra o caso ALT 1 acoplado e ALT 2 desacoplado.

( 2 ) Acoplamento e desacoplamento do alternador


ACOPLAMENTO U > 105 V e F > 360 Hz DESACOPLAMENTO F < 320 Hz
+

Um carto de comando e de proteo 34X controla a corrente de comando do contactor de linha 35X.
Condies de acoplamento: Tomada de fonte externa alternada no acoplada (o circuito de comando 35X cortado quando a tomada de fonte externa alimentada). Tenso da fase mais baixa: U > 105 V e freqncia F > 360 Hz.

ON
+

Comando (PP2)

OFF RT

Carto de comando e proteo

Acoplam. Desacoplam.

Condies de desacoplamento: F < 320 Hz (com retardo de 0,15 s.). Esta freqncia corresponde a uma velocidade de rotao inferior ao regime mnimo do rotor, portanto no h risco de desacoplamento em vo.

( 3 ) Proteo do sistema de alimentao trifsico No caso de pane (sobretenso, baixa tenso, curto-circuito) o carto de proteo 34X corta a alimentao do alternador, que, desenergizado, deixa de produzir corrente. A baixa tenso resultante desacopla o contactor de linha 35X. O corte de alimentao do alternador definitivo. Para recolocar o circuito em operao (aps o desaparecimento da pane) basta colocar chave de comando (1) na posio de rearme.

U < 100 V (com F > 320 Hz) U > 130 V Curto-circuito

Pane = Corte de excitao


+

Desexcitao

ON OFF
+

Comando (PP2)

Carto de comando e proteo

Desacoplamento

Rearme

R
Rearme

Condies de desexcitao e desacoplamento por pane: Sobretenso: U > 130 V Baixa tenso: U < 100 V com F > 320 Hz (retardo de 5s.) Curto-circuito no cabo alimentador, Curto-circuito da barra de distribuio.

Um boto de teste (2) permite, simulando uma pane, verificar o funcionamento do carto 34X. Aps um teste, preciso rearm-lo.

8.9

THM

8.2.2. FUNES DO SIST. DE ALIMENT. POR CORRENTE ALTERN. TRIFSICA (SIMPLIF.) (Cont.)
( 4 ) Regulagem da tenso do alternador
Um carto de regulagem 32X faz com que a corrente de excitao (I) do alternador varie em funo do valor da tenso de sada U: Se U tende a aumentar, a intensidade da corrente de excitao diminui, o que causa uma queda de tenso. Inversamente, se U diminui, a corrente de excitao cresce. Assim, a tenso permanece constante: 200 V 1,5 %.
Excitao I Carto de Excitao Regulada I regulagem
+

ON
+

OFF
Comando (PP2)

Carto de comando e proteo

RT

CIRCUITO DE REGULAGEM DA TENSO

Deteco de curto-circuito em .XP1

Tenso da linha

Referncia U

Barra de corte de emergncia FALHA

Punho corta tudo U BAT

CRCULO DE REGULAGEM DA TENSO


- REGULAGEM A tenso do sistema de alimentao (UA) ajustada pelo reostato R comparada tenso de referncia (UB) regulada pelo diodo "Zener Z". A diferena de tenso (UA UB) detectada pelo comparador C. A tenso de saT1 e T2 esto polarizada (US) do comparador faz variar a condutibilidade dos das, modificando a resist. da linha de excitao transistores T1 e T2 que fazem a corrente de excitao variar em sentido inverso da variao da tenso do sistema de alimentao para restabelecer esta tenso em 200V 1,5%. - DETECO DE CURTO-CIRCUITO Se ocorrer um curto-circuito em uma barra de distribuio, a tenso no terminal correspondente do transformador de intensidade TI aumenta anormalmente e ativa o circuito lgico de comando do rel K2 que, sendo energizado, corta o circuito de excitao. A tenso cai e o contactor de linha se abre.
+

Referncia U

8.10

THM

8.2.2. FUNES DO SIST. DE ALIMENT. POR CORRENTE ALTERN. TRIFSICA (SIMPLIF.) (Cont.)
( 5 ) Alimentao pela fonte externa

Condies da conexo de fonte externa:


FONTE EXTERNA

CONEXO

U > 80 V F > 320 Hz FASES A, B, C.


DESCONEXO

ON Carto de proteo da fonte externa


TOMADA DE FONTE EXTERNA

Bateria ou fonte externa de 24 VDC

OFF

Rel prioritrio da

F > 420 Hz F < 380 Hz U > 130 V U < 80 V

tomada de fonte ext.

ENERGIZADO

contactor ALT.1 DESENERGIZADO

Contactor ALT.2 DESENERGIZADO

Protees A corrente de comando do contactor da tomada de fonte externa 36X1 fornecida pela bateria ou pela fonte externa de corrente contnua. Para conectar a fonte externa alternada preciso colocar a chave da bateria em "ON". Um carto de proteo 61X monitora as tenses, as freqncias e a ordem de fases da fonte externa. Ela realiza o acoplamento do contactor 36X1 quando U > 80V

e F > 320 Hz. Em caso de panes de freqncia ou de tenso, ela provoca o desacoplamento do contactor de linha. Aps o desacoplamento por um defeito passageiro, preciso rearmar o sistema de comando desconectando e reconectando a tomada de fonte externa.

FONTE EXT.
CARTO DE PROT. DA FONT.EXT.

ON ORDEM DE FASE OFF Tomada de FONTE EXT.

Corte de emergncia

+ +

RT OFF ON

RT OFF ON

PRIORIDADES

1 - Com a fonte externa conectada, o acoplamento do alternador impedido(os circuitos de comando dos contactores 35X1 e 35X2 esto cortados). 2 - Com o altern. n 2 acoplado, a conex. da fonte ext. impedida
(o circuito de comando do contactor 36X1 est cortado).

3 - Com os dois alternadores acoplados, a conexo de uma fonte


externa na tomada causa o desacoplamento do alterna-

dor n1(o alternador n 2 permanece acoplado) e alimenta os sistemas 1 e 2. 4 - Q u a n d o a fonte ext. for desconectada, o rel 65X assegura a auto energizao do rel 63X enquanto o contactor 36X1 ainda est enegizado. Isto evita o acoplamento momentneo entre os alternadores e os pinos da fonte externa.

8.11

THM

8.2.2. FUNES DO SIST. DE ALIMENT. POR CORRENTE ALTERN. TRIFSICA (SIMPLIF.) (Cont.)
( 6 ) Transferncia do sistema de alimentao em caso de curto-circuito em uma barra de distribuio A funo "transferncia" permite conservar, pelo menos, a alimentao de um transformador-retificador (TR) ou de um + transformador 26 V, em caso de perda do sistema que os alimenta.
FUNCIONAMENTO DA TRANSFERNCIA A figura ao lado ilustra uma transferncia aps um curto-circuito em uma barra do sistema de alimentao 2. O funcionamento simtrico se o curto-circuito ocorrer no sistema 1. Desde o aparecimento do curto-circuito, a tenso cai na barra afetada e o alterCARTO DE nador 2 desacoplado em baixa PROTEO tenso, aps 5 segundos. O con- Detector de baixa tenso tactor 35X2, em repouso (desenergizado), muda o sistema de alimentao 2 para o sistema 1 que alimenta o curto-circuito: o disjuntor (*) desarma antes que o alternador 1 se desacople em baixa tenso (efeito do retardo de 5 + segundos). Paralelamente, o detector de baixa tenso do carto de proteo 34X2 corta o circuito de comando do rel de transferncia 49P que, sendo desenergizado, transfere o sistema de alimentao 1 para o TR 2 (s se perde o TR 1). A luz de transferncia se acende.

SISTEMA DE ALIMENTAO 1

SISTEMA DE ALIMENTAO 2

CARTO DE PROTEO Detector de baixa tenso

Monofsico 26 V

28 V DC

Conector de teste Conector de teste do sist. de alim 1 do sist. de alim.2

( 7 ) Controles de intensidade e tenso


Mede-se a tenso de cada fase (A, B, C) dos alternadores acima dos contactores de linha. Um seletor de fase (3) permite identificar a fase controlada. A tenso monofsica 115V da barra principal 2XP2C controlada da mesma forma. A intensidade em cada cabo de fase detectada por um transformador de intensidade (TI) 37X1 - 37X2. Como para as tenses, um seletor de fase (1), identifica a fase controlada. A leitura das tenses e da intensidade feita por um indicador duplo (2).

115 V Barra essencial

NOTA: Para completar, uma funo ainda deve ser descrita: o "corta tudo" e "corte de emergncia". Uma vez que estes comandos esto associados com o sistema de corrente contnua, eles sero descritos no final do captulo.

8.12

THM

8.3 - GERAO DE CORRENTE ALTERNADA MONOFSICA 26 V

1 - Chave de comando do transformador 52X1 2 - Luz indicadora de desacoplamento 26V.1 3 - Ponte de diodo que alimenta o rel53X1 4 - Ponte de diodo que alimenta o rel 53X2 5 - Chave de comando do transformador 52X2 6 - Luz indicadora de desacoplamento 26 V.2 7 - Voltmetro 8 - Seletor do voltmetro 52X1 - Transformador que alimenta o sistema monofsico 26 V.1 52X2 - Transformador que alimenta o sistema monofsico 26 V.2 53X1 - Rel de transferncia e acoplamento 53X2 - Rel de transferncia e acoplamento

Monofsico 115 V Monofsico 115 V / 400 Hz

OFF ON

OFF ON

O sistema est ilustrado na seguinte configurao: T2 em pane, T1 em servio e transferncia 26V.1 para 26V.2 realizada.

2
+

6
+

Distribuio 26 V.1

Distribuio 26 V.2

A corrente alternada monofsica de 8 26 V fornecida por dois transformadores "115/26V monofsicos" de 300 VA. O acoplamento dos transformadores (T1 - T2) nas barras de distribuio 1XP4, 2XP4 assegurado por um rel (53X1 - 53X2). A corrente de comando dos rels de 26 V / 400 Hz retificada em uma ponte de diodos (3-4). Com a chave de comando (1-5) em ON, os rels so excitados e os transformadores energizam os sistemas de alimentao. Perda de um transformador - Transferncia (exemplo, perda de T2 - Caso ilustrado). O desaparecimento da tenso de 26 V na sada de T2 corta o rel 53X2, o qual, em repouso, transfere a tenso de 26 V da barra 1XP4 para a barra 2XP4. A luz indicadora de 26 V2 (6) se acende. Os dois sistemas, 26 V1 e 26 V2, permanecem alimentados.

Controle do funcionamento de transferncia. Para verificar a operao de transferncia, basta colocar as duas chaves de comando na posio "OFF", alternadamente. A luz indicadora do transformador desligado se acende. A tenso de ambos os sistemas verificada no voltmetro (7): o seletor (8) permite escolher as posies 26 V1 e 26 V2.
Curto-circuito em uma barra de distribuio. Em caso de curto-circuito em uma barra (1XP4 ou 2XP4), o transformador correspondente alimenta o circuito em curto at que o seu disjuntor de alimentao desarme. No h transferncia: o disjuntor da linha de transferncia desarma-se assim que comea a transferncia.

8.13

THM

8.4 - LOCALIZAO DOS COMPONENTES DAS GERAES DE CORRENTE ALTERNADA

ELEC
3 4 5

GERADORES
6
E

26V2

ALT.1
30X1

ALT.2
30X2

1 - Luz indicadora de pane eltrica 2 - Luzes indicadoras de desacoplamento do alternador 3 - Luz indicadora de transferncia entre sistemas 4 - Chaves de comando do alternador 5 - Luzes indicadoras de desacoplamento do transform. 26V 6 - Chaves de comando do transformador 26V 7 - Indicador duplo: voltmetro / ampermetro 8 - Seletor de fase do ampermetro 9 - Seletor de fase do voltmetro

Tomada de fonte externa 41 X

Rel 65X

Rel de prioridade fonte externa 63X

1 - Rel de transferncia 26 V.2 (53X2) 2 - Rel de transferncia 26 V.1 (53X1) 3 - Transformador 115 /26 V (52X1) 4 - Transformador 115 /26 V (52X2)

8.14

THM

8.4 - LOCALIZAO DOS COMPONENTES DAS GERAES DE AC (Continuao)


COMPONENTES DO SISTEMA DE ALIMENTAO (proteo, distribuio, etc.)
PAINEL DE DISTRIBUIO DE CORRENTE ALTERNADA (12) reagrupa as barras de distribuio e disjuntores dos sistemas de alimentao 1 e 2. (trifsicos 200 V, monofsicos 115 V e monofsico 26 V)

Transformadores de intensidade (37X1, 37X2) localizados sob o painel 12

4 5 2

105 3

NOTA : Cada carto de cir. impresso


(1 e 2) possui uma luz indicadora 'TESTE"

1 - Carto impresso de proteo do alternador 1(34X1) 2 - Carto impresso de proteo do alternador 2 (34X2) 3 - Proteo da tomada de fonte externa (61X) 4 - Carto de regulagem do alternador 2 (32X2) 5 - Carto de regulagem do alternador 1 (32X1) 6 - Subpainel de teste (105 ) 7 - Boto de teste do carto (1) 8 - Boto de teste do carto (2) 9 - Pontos de medio da tenso para os sistemas 1 e 2

CAIXA ELTRICA 11 1 - Rel de transferncia (49P) 2 - Contactor de linha da tomada de fonte ext. (36X1) 3 - Rel de transferncia (58X) 4 - Contactor de linha ALT 2 (35X2) 5 - Contactor de linha ALT 1 (35X1)

8.15

THM

8.5 - GENERAO DE CORRENTE CONTNUA


8.5.1. ESQUEMA BSICO DO SISTEMA DE ALIMENTAO POR CORRENTE CONTNUA

1 - Luz indicadora de disjuno do contactor 2 - Chaves de comando do contactor 3 - Indicador 4 - Luz de alarme da temperatura da bateria 31P - Bateria 32P1 - 32P2 -Transformadores-retificadores (TR) 33P1 - 33P2 - Contactores de linha do transf.-retificador 33P3 - Contactor de linha da tomada de fonte externa 33P4 - Contactor de linha "Bateria +" 33P5 - Rel interbarras 33P7 - C ontactor de linha "Bateria -" 39P - Tomada de fonte externa
Antes de analisar, mais frente, todas as funes da corrente contnua, este esquema mostra: os geradores, os contactores de acoplamento, as chaves de comando e as luzes indicadoras. Funo dos componentes: As chaves (2) fecham os contactores correspondentes, quando as condies de acoplamento so atendidas.
TR = 28 V - 150 A BAT = 24 V - 40 AH 1

Acoplamento A M OFF.RT ON
Distrib. dos circuitos principais

OFF.RT ON
Distrib. dos circuitos secundrios

3 2 FONTE EXTERNA A M 4
Distrib. dos circuitos de seg.

O CIRCUITO EST REPRESENTADO NA CONFIGURAO "FUNCIONAMENTO NORMAL"

BAT. T
ria (PP1), alimenta os consumidores de segurana, que devem ser mantidos em caso de emergncia. A tomada da fonte externa (GND.PWR) usada para alimentar as barras PP2 e PP3 no solo. O rel interbarras (33 P5) est fechado. O rel interbarras (33P5) est sempre fechado; ele se abre somente em dois casos: - quando a alimentao feita pela bateria, cuja corrente reservada para circuitos principais (PP2), - no caso de um curto-circuito nas barras PP2 ou PP3, para isolar o curto. A temperatura da bateria controlada por um indicador (3) e por uma luz de sinalizao (4), que se acende quando se atinge a temperatura limite. 8.16

As luzes mbar (1) indicam que os contactores esto desacoplados. Os TR, alimentados por ALT.2 ou ALT.1, fornecem a tenso 28V. O TR 1 alimenta a barra secundria PP3, o TR2 a barra essencial PP2. A bateria (BAT) fornece a corrente de partida e, no caso de pane dos dois transformadores-retificadores, assegura a alimentao dos circuitos principais (barra PP2). Em operao normal, ela recarregada pelos transformadores-retificadores. Existem dois contactores de bateria, um positivo e outro negativo. No caso de curto-circuito na alimentao da bateria, ambos os contactores se abrem, isolando a bateria. Uma barra de distribuio ligada diretamente ao polo positivo da bate-

THM

8.5.2. FUNES DO SISTEMA DE GERAO DE CORRENTE CONTNUA (SIMPLIFICADAS)


( 1 ) Transformadores-retificadores (TR) - Controle e proteo
O circuito representado o do TR2. O do TR1 idntico. A corrente de comando fornecida pelo transformador-retificador. A chave (1) em ON, o TR acoplado (33P2 fechado). O acoplamento de um TR ocasiona: - a interdio de conexo da tomada de fonte externa, - o fechamento do rel interbarras.

Controle

OFF-RT ON

Fechamento da chave (1)

Carto de proteo contra falha

Acoplamento Desacoplam.

do fluxo do TR O carto de proteo da caixa eltrica (em pane) * I<5A, 5 seg. aps 1alfa (34P2 para TR2, 34P1 para TR1) isola o o fechamento da 33P2 TR em caso de "ausncia de fluxo" ou de chave acoplado corrente de retorno, se: * I<2A (instantneo) * IR>10A - 5 segundos aps o acionamento INTERDIO DA da chave, a intensidade no atingir 5 A,FONTE EXTERNA - uma corrente de retorno IR se produz e a intensidade atingir 10 A. Aps o desacoplamento por causa de uma pane, pode-se rearmar: chave em "OFF - RT " TR ACOPLADO: (corte - rearme), em seguida, em "ON". INTERDIO DA TOMADA DE Alm disso, os transformadores-retificadores FONTE EXTERNA possuem um detector de superaquecimento e ACOPLAMENTO INTERBARRAS um disjuntor que, em caso de superaqueciFONTE EXTERNA mento e sobrecarga, cortam o circuito de ( 2 ) Bateria - Controle e proteo alimentao. Um boto "TEST", situado no painel de teste A corrente de comando dos contactores pro105 , permite simular um defeito de fluxo ocavm da barra PP1 ("+ bateria"). sionando o desacoplamento do contactor e o Condies de acoplamento: acendimento da luz "TR". Aps um teste, para que o contactor "- BAT" (33P7) se fepreciso rearmar. che, basta colocar a chave (1) em "ON", em compensao, o "+ BAT" (33P4) s pode se fechar se a fonte externa DC no estiver acoplada. Protees contra curto-circuito no cabo aChave (1) em "ON" limentador: Fonte externa em caso de curto-circuito nos plos positivo desconectada ("+") ou negativo ("-") da bateria, o carto de Conexo proteo (54P) provoca o desacoplamento Desconexo dos dois contactores. A bateria isolada e (em pane) no alimenta mais. Aps o desacoplamento RT por curto-circuito, pode-se rearmar o circuito Carto Controle de proteo: chave em "OFF-RT" (corte-reOFF de proteo Curto-circuito arme), em seguida, em "ON". da bateria 1 no alimentador ON Um boto "TEST" (2) situado na caixa 50P permite simular um curto-circuito: desacopla(em pane) mento do contactor. Aps um teste, preciso rearmar o circuito. Desconexo

Conexo
Chave (1) em "ON"

Nota:
Em funcionamento a partir da bateria, o acoplamento "interbarras" impedido. Reservase a corrente da bateria para os consumidores "principais" a fim de economiz-la.

BATERIA ACOPLADA: ACOPLAMENTO INTERBARRAS IMPEDIDO. FONTE EXTERNA ACOPLADA: FECHAMENTO DO CONTACTOR "+BAT" IMPEDIDO.

8.17

THM

8.5.2. FUNES DO SISTEMA DE GERAO DE CORRENTE CONTNUA (SIMPLIFICADAS) (Cont.)


( 3 ) Alimentao pela fonte externa de corrente contnua
A corrente de comando do contactor da tomada de fonte externa (33P3) proveniente da fonte externa. A conexo da tomada de fonte externa (fechamento de 33P3) se faz quando a chave (1) "fonte externa - bateria" estiver em "ON" e a tomada de fonte externa energizada for conectada. A conexo da tomada de fonte externa ocasiona: - o fechamento do rel interbarras (33P5) - a interdio de acoplamento do contactor "+BAT" (33P4).

Fechamento de rel interbarras

Fonte externa conectada


TR desacoplados FONTE EXTERNA energizada

BAT + conexo proibida

Proteo contra sobretenso: se a tenso da fonte externa ultrapassar 32,5V, o carto de proteo (A), situado na caixa eltrica provoca o desacoplamento do contactor. Para rearm-lo, preciso desconectar e reconectar a tomada de fonte externa. (Desconectando-se a tomada de fonte externa, corta-se o "+" do comando).

Conexo Desconexo
U > 32.5 V

Proteo contra sobretenso

Tomada de FONTE EXTERNA

FONTE EXTERNA

Controle da fonte

INTERDIO DA FONTE EXTERNA TR ACOPLADO: FONTE EXTERNA ACOPLADA: INTERDIO DA BATERIA ACOPLAMENTO INTER-BARRAS

( 4 ) Acoplamento do rel interbarras


O acoplamento das duas barras (PP2 - PP3) tem o objetivo de alimentar os dois sistemas de distribuio "principal" e "secundrio" partir de um nico gerador: um TR ou a fonte externa. Ao contrrio, funcionando a partir da "bateria", o acoplamento impedido. A corrente de comando do rel "interbarras" (33P5) proveniente das barras PP2 e PP3. Com a chave de comando (1) em "ON", o rel de comando (35P3) estabelece o circuito que se fecha, na massa, pelos circuitos de acoplamento dos 2 TR e da fonte externa. (Assim, em funcionamento partir da bateria, o rel interbarras no pode ser excitado). O carto de proteo (B) provoca o corte do circuito de comando em caso de curto-circuito em uma das barras (PP2 ou PP3). Esta proteo ser vista mais frente. Para rearmar o sistema, basta colocar a chave em "RT " ("rearme") e, em seguida, em "ON". O rel de comando 35P3 alimentado em 12 V, partir do carto (B). A alimentao das protees tambm ser vista.

OFF-RT ON
Rearme

Carto de proteo contra curto-circuitos


PP2 - PP3

Corrente de controle

FONTE EXTERNA

Circuito fechado pela conexo do transformador-retificador 1 ou 2 na tomada de fonte externa

8.18

THM

8.5.2. FUNES DO SISTEMA DE GERAO DE CORRENTE CONTNUA (SIMPLIFICADAS) (Cont.)


( 5 ) Proteo contra curto-circuitos nas barras PP2 e PP3

Se ocorrer um curto-circuito em uma barra de distribuio principal (PP2 ou PP3), necessrio isolar a barra a fim de no mais alimentar o curto-circuito e salvar a outra barra. Esta funo automtica pois ela exige uma reao imediata. Anlise da funo (curto-circuito na barra PP2): Configurao anterior ao curto-circuito: os dois TR esto funcionando e a bateria est acoplada. O rel interbarras est fechado. Desde o aparecimento do curto-circuito, a tenso cai nas duas barras, que esto acopladas. A queda de tenso (U < 12 V) detectada pelos mdulos B1 e B2 do car-

to de proteo contra os curtos-circuitos. A partir deste momento, o carto sabe que tem um curto-circuito mas ignora em qual barra ele se situa. Tambm, para no desacoplar os geradores que alimentam a barra "perfeita', o isolamento do curto-circuito realizado em dois tempos.

1 tempo: o mdulo B5 do carto provoca o desacoplamento instantneo do rel interbarras (33P5). Em compensao, os mdulos B3 e B4 que comandam o desacoplamento dos geradores no produzem efeito. A ao deles retardada por um temporizador.

T OFF-R t

Rearme

ON
Controle de desacoplamento 33P1 - 33P3 Controle de desacoplamento 33P2 - 33P4

Contr. de desacop.33P5

do rel inter-barras Carto de proteo contra curtos-circuitos Deteco de baixa tenso U < 12 V Deteco de baixa tenso U < 12 V

Desacoplam.

Desacoplam.

Desacoplam. Desacoplam. Desacoplam.

ACOPLAMENTO
Tomada de FONTE EXTERNA

CASO MOSTRADO : CURTO-CIRCUITO NA BARRA PP2

2 tempo: aps o desacoplamento das barras, a tenso sobe na barra PP3 e o mdulo B1 desativado. Em compensao, no final do retardo (uma frao de segundo), o mdulo B4 ativado: o TR2 e o "+BAT" se desacoplam. O curto-circuito eliminado, mas neste caso se perdeu a barra PP2 (resta, contudo, a barra PP1 "+ direto da bateria". Para rearmar o sistema, aps um curto-circuito, deve-se colocar a chave de acoplamento (1) na posio "RT" (rearme) e, em seguida, em "ON".

O processo idntico em caso de curto-circuito na barra PP3.

Nota: a proteo contra curtos-circuitos inibida se a barra no estiver conectada a um gerador.


Teste da funo: um comando de teste (2) permite simular um curto-circuito na barra PP2 ou PP3. Aps um teste, deve-se rearmar o sistema.

8.19

THM

8.5.2. FUNES DO SISTEMA DE GERAO DE CORRENTE CONTNUA (SIMPLIFICADAS) (Cont.)


( 6 ) Controle da voltagem, amperagem e da temperatura da bateria
Um indicador duplo (ampermetro / voltmetro) mede: - a tenso e o fluxo de TR1 e TR2, - a tenso da barra principal PP2 - a corrente de carga e o fluxo da bateria Um seletor permite escolher os pontos de medio (TR, BAT). A temperatura da bateria monitorada por "S1" (temperatura do invlucro) e por "S2" (temperatura das clulas). As sondas esto associadas a um indicador de temperatura. Quando a diferena de temperatura t entre as duas sondas for superior a 20C, a luz "BAT.T" se acende.
T>20C
t

BAT. T Tomada da FONTE EXTERNA


BATERIA

( 7 ) Alimentao dos cartes de proteo

Mdulo de alimentao 12 V

Carto de proteo contra curtos-circuitos PP2 - PP3

"BAT.- FONT.EXT."

"BAT " acoplada Carto de proteo da bateria

ON
Punho do "corta tudo"

Tomada de + FONTE EXTERNA


-

TR1 acoplado

Carto de proteo do TR1 Carto de proteo do TR2

BAT. EMERG.
Barra mltipla de corte de emergncia

TR2 acoplado

Os cartes de proteo so alimentados com 12 V partir das barras PP1, PP2 e PP3 e da bateria de emergncia (os cartes de proteo TR e bateria tambm possuem uma alimentao em 28V). A corrente das barras reduzida para 12 V em um mdulo de alimentao. Quanto bateria de emergncia, ela fornece diretamente do 12V. As alimentaes so escolhidas de tal forma que, em todos os casos de pane, os circuitos sejam protegidos e seja possvel rearmar. A figura mostra a organizao das distribuies. Observar, em particular, a alimentao de12V da bateria de emergncia.

Esta alimentao independente, alimenta os cartes quando eles, aps um curto-circuito na barra PP2 ou PP3, recebem alimentaes principais (PP1 - PP2 PP3) uma corrente muito fraca para poder ativ-los e provocar o desacoplamento do (ou dos) gerador(es) afetado(s). As funes "corta-tudo" e "corte de emergncia" que intervm tambm na alimentao dos cartes de proteo sero vistas mais frente.

8.20

THM

8.5.2. FUNES DO SISTEMA DE GERAO DE CORRENTE CONTNUA (SIMPLIFICADAS) (Cont.)


( 8) Funes do corta tudo e corte de emergncia
Os comandos "corta-tudo" e "corte de emergncia" afetam as geraes de corrente alternada e de corrente contnua: Punho "corta-tudo" : em caso de pouso com fogo em um motor (aps o pouso da aeronave). Comando "corte de emergncia": em caso de fumaa na aeronave (fogo de origem eltrica).
CORRENTE DE CONTROLE CONTACTOR DE LINHA

1
ALT.1

ALT.1
CIRCUITO DE PROTEO

ALT.1

2
ALT.2

ON ALT.2

ON

CIRCUITO DE PROTEO

ALT.2

7
FONTE EXT.

CIRCUITO DE PROTEO

FONTE EXT.

8 3
BAT - FONTE EXT.

BAT +

PP1
BATERIA

CIRCUITO DE PROTEO

BAT
BAT

FONTE EXT.= ON
CIRCUITO DE PROTEO

9 FONTE EXT. =

BATT.

ALT.1

ALT.2

Comandos de corte de emergncia

Punho do corta tudo

Efeito do comando "Corta-tudo": As microswitches (1-2-3-4-) se abrem simultaneamente cortando os dois alternadores e os contactores positivo ("+") e negativo ("-") da bateria: perde-se todas as funes eltricas exceto a extino de incndio, o abaixamento do trem de pouso em emergncia e a luminria do posto de pilotagem (estas funes, alimentadas pelo "+ direto da bateria" fazem retorno no "- bateria"). Conserva-se, contudo, a bateria de emergncia que independente e alimenta os consumidores de emergncia.

Nota: o punho "corta-tudo" fecha tambm as duas vlvulas de corte de combustvel e os flapes de ventilao dos compartimentos dos motores.

Efeito do comando "Corte de emergncia": Os contatos (5-6-7-8-9) se abrem simultaneamente cortando os dois alternadores, o contactor "+ BAT" e a alimentao de emergncia dos cartes de proteo. Se alguma fonte externa estiver acoplada, ela se desacopla. Neste caso, conserva-se a barra PP1 (direto da bateria) que alimenta as funes de "segurana". Resta tambm, lgico, a bateria de emergncia.

8.21

THM

8.5.3. DISTRIBUIO DE CORRENTE CONTNUA


H uma hierarquia da distribuio que considera a importncia das funes dos consumidores e das possibilidades das barras de distribuio, em caso de pane. A figura mostra os diferentes casos de distribuio, dos consumidores secundrios aos consumidores "de segurana" essenciais.
Todos os circuitos consumidores so protegidos por disjuntores. Disjuntores e barras de distribuio so agrupados em painis de disjuntores (2 , 3, 21 ).

* *

Sistema de alvio de cargas (Certificao CAA ) ver item 8.7

*
CIRCUITOS CONSUMIDORES SECUNDRIOS
e alimentao dupla dos circuitos consum. principais

CIRCUITOS CONSUMIDORES PRINCIPAIS


e alimentao dupla dos circuitos consumidores de "segurana" e de emergncia

CIRCUITOS CONSUMIDORES DE "SEGURANA" Consumidores "pesados" principais (ex.: arranques ,bomba hidrulica eltrica)
e alimentao dupla dos circ. consum. de emerg.

Lista, consumidores de "segurana" (PP1 com retorno massa do helicptero) - Governadores dos motores 1 e 2 - NG do motor - Sistema de deteco de incndio - Sistema de extino de incndio - Bombas de combustvel - Transponder - Sistema de intercomunicao (ICS) - Alijamento de combustvel (opcional) Lista, consumidores de "segurana" essenciais (PP1 com retorno ao negativo da bateria) - Sist. de extino de incndio (1 disparo) - Luz de mapas - Sistema eltrico de abaixamento do trem de pouso em emergncia

CIRC. CONSUMIDORES DE "SEG." ESSENCIAIS


alimentados pela barra PP1, eles retornam para - bat e permanecem em operao aps atuao da alavanca do corta tudo

Perda de PP2 - PP3

CIRCUITOS CONSUMIDORES DE EMERGNCIA

BAT.EMERG.

Horizonte de emergncia Instrues luminosas Iluminao de emergncia

8.22

THM

8.5.4. RESUMO DO FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE ALIMENTAO POR CORRENTE CONTNUA VISTO ATRAVS DAS LUZES INDICADORAS (Chaves de comando em "ON")
1- NO SOLO (OU EM VO), COM BATERIA 2- NO SOLO, COM FONTE EXTERNA DC

BAT BAT

As barras PP2 e PP3 so alimentadas. A bateria isolada.


Somente a barra PP2 alimentada (pode-se dar partida nos motores). Em caso de se perder os transformadores-retificadores em vo, a barra princ. PP2 mantida

4- AMBOS ALTERNADORES ACOPLADOS

3- NO SOLO COM FONTE EXTERNA AC

BAT

Tudo funciona. 5- PERDA DE UM TRANSFORMADOR-RETIFICADOR

Tudo funciona.

As barras PP2 e PP3 so mantidas.

8.23

THM

8.5.4. RESUMO DO FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE ALIMENTAO POR CORRENTE CONTNUA


VISTO ATRAVS DAS LUZES INDICADORAS (Chaves de comando em "ON")

6-PERDA DOS DOIS TRANSFORMADORES-RETIFICADORES 7- CURTO-CIRCUITO NA BARRA PP3

Somente a bateria permanece em operao. Os circui- Os consumidores secundrios (PP3) so perdidos e tos consumidores de seg. e principais so mantidos uma das duas alimentaes dos consumidores tempo de operao da bateria : 30 min.). essenciais.
8- CURTO-CIRCUITO NA BARRA PP2
9- CURTO-CIRCUITO NO CABO ALIMENTADOR DA BATERIA

A barra principal perdida, mas a alimentao dupla dos circuitos consumidores de seg. mantida.

A bat. e a barra PP1 so perdidas mas a alimentao dos circuitos de "segur." mantida atravs da barra PP2.

8.24

THM

8.5.5. LOCALIZAO DOS COMPONENTES DO SISTEMA DE ALIMENTAO POR CORRENTE CONTNUA


PRINCIPAIS COMPONENTES DA CAIXA ELTRICA (1 )

TRANSFORMADORES-RETIFICADORES BATERIA (31P) TR1 32P1 TR2 32P2

Carto de proteo contra curto-circuito e sobretenso da fonte ext. (GC11751) Carto de prot. do transf.-ret. (34P1-34P2) Mdulo de alimentao12 V para cartes de proteo Contactor do transf.-retif. (33P1-33P2) Contactor da tomada de fonte externa (33P3) Contact. de acop. do rel inter-barras (33P5) Contactor BAT + (33P4)

Tomada de fonte externa (39P) 1 2 SUBPAINEL DE TESTE (105) Boto de teste de proteo da bateria PRINCIPAIS COMPONENTES DA UNIDADE DE PROTEO DA BATERIA (50P) 3

1 - Chave para teste de proteo contra curto-circuito nas barras PP2 ou PP3 2 - Boto de teste de proteo do TR 1 3 - Boto de teste de proteo do TR 2

Carto de proteo da bateria (54P) Contactor "BAT -"

8.25

THM

8.5.5. LOCALIZAO DOS COMPONENTES DO SISTEMA DE ALIMENTAO POR CORRENTE CONTNUA (Cont.)
Comandos e controles

Luzes indicadoras de desacoplamento

Chaves de comando

Barra de corte de emergncia


E

26V2

Indicador de temperatura da bateria

Painis de distribuio
2 Seletores voltmetro/ ampermetro Indicador duplo (voltmetro/ampermetro)

1PP6

2PP6

1PP5

2PP5

21 Punho do corta tudo do co-piloto Punho do corta tudo do piloto

ELEC BAT.T

8.26

THM

8.6 - BATERIA DE EMERGNCIA


8.6.1. FUNO E PRINCPIO DA BATERIA DE EMERGNCIA

Alimentao da proteo do sistema de corrente contnua

SISTEMA DE GERAO DE CORRENTE CONTNUA

BAT. EMERG.

Corrente de carga

Perda das barras 1PP5 e 1PP6

Alimentao normal do horizonte de emergncia

Perda de alimentao do horizonte de emerg.

Horizonte de emergncia 8 clulas 10 clulas

A bateria composta de 2 unidades

A bateria de emergncia (28V, 4Ah) independente da gerao de corrente contnua. Ela representa a ltima fonte de alimentao para os circuitos de emergncia em caso de perda da alimentao normal. Assim, no caso de perda da alimentao do horizonte de emergncia, a bateria de emergncia substitui automaticamente o sistema em pane, por meio do rel K3. Da mesma forma, no caso de pane nas barras principal (PP2) e secundria (PP3), as instrues luminosas, as sadas de emergncia,

a iluminao de emergncia da cabine de carga e o horizonte de emergncia so alimentados, automaticamente, atravs dos rels K1 e K3. Em operao normal, o rel K2 (rel de acoplamento) est sempre fechado. Por meio dos seus contatos, a bateria de emergncia: - recebe a corrente de carga (do sistema 1PP6 de corrente contnua), - pode alimentar com 12 V os circuitos de proteo do sistema de corrente contnua, - est pronta para alimentar os circuitos de emergncia, assim que um rel de monitoramento (K1 - K3) desenergizado.

8.6.2.ESQUEMA BSICO DA BATERIA DE EMERGNCIA E SEUS CIRCUITOS


Os principais componentes e suas funes (Ver a figura a seguir).

K1 - Rel de transferncia (se as barras 1PP5 e 1PP6 forem perdidas, ele vai para a posio repouso e a bateria energiza os circuitos de emerg.) K2 - Rel de acoplamento (em operao normal, est sempre fechado) K3 - Rel de transf. (alimenta o horiz. de emerg. se a alim. do mesmo ou a barra1PP6 forem perdidas 1 - Chave GND.PWR-BAT do sistema de alimentao por corrente contnua (um estgio desta chave controla o rel
de acoplamento K2 2- Chave EMERG.BAT controla K2 se a chave (1) estiver

7 - Mesma luz anterior no alojamento da bateria. 8 - Funo de rearme do carto de controle 9 - Funo de auto-manuteno do rel K2 (aps sada de corrente da bateria) 10 - Funo de deteco da corrente (rels K1 e K3 na posio repouso) 11 - Luz indicando dbito de corrente da bateria para os circuitos de emergncia 12 - Mesma luz acima no alojamento da bateria 13 - Funo de rearme do carto de controle

em "OFF" (ex.: superaquecimento da bateria principal) 3 - Boto de rearme do circuito de controle da bateria de emergncia 4 - Boto de rearme (no alojamento da bateria) 5 - Carto de proteo contra superaquecimento da bat. 6 - Luz indicadora de corte do circuito de carga aps uma pane.

A figura no mostra a funo TESTE, que ser discutida separadamente.

8.27

THM

8.6.3. FUNES DA BATERIA DE EMERGNCIA (SIMPLIFICADAS)


( 1 ) Funo da bateria de emergncia
Assim que a chave de comando (1) da bateria principal posicionada em "ON", o rel K2 se fecha e a bateria de emergncia est pronta para o funcionamento. Ela: - mantm uma tenso de 12 V nos circuitos de proteo do sistema de corrente contnua, - recebe uma corrente de carga de uma barra principal (1PP6),

- est pronta a alimentar os circuitos de emergncia, se houver pane na alimentao normal. Os rels K1 e K3 esto energizados. Nenhuma luz de sinalizao est acesa.

Alimentao de emergncia para os cartes de proteo do sistema de gerao de corrente contnua PROTEO
Tenso excessiva Superaq. da bat de emerg.

"FONTE EXT./BAT"

CARREGADOR

BAT.EMERG.
ON
"BAT.EMERG."

PANE
EMERGNCIA Rearme RT Perda das barras 1PP5 e 1PP6

PANE

RT

Corrente: K2 auto-alimentao Deteco de corrente

"FLOW" ACOPLAMENTO DA BATERIA


Instrues luminosas Sadas de emergncia Acendim. de emerg.da cabine

Rearme Perda de alimentao do horizonte de emergncia

Horizonte de emergncia

Rearme PROTEO

O rel K2 pode tambm ser energizado pela chave EMERG. BAT (2). Este circuito de controle paralelo permite ao piloto manter o rel K2 energizado, caso seja necessrio colocar a chave (1) em "OFF" (por ex., quando h superaquecimento da bateria principal). Assim, a funo da bateria de emergncia mantida.

Tenso excessiva "U" Superaq. da bat de emerg.

8 clulas

10 clulas

Regulagem de corrente da carga

Carga

Interrupo da carga: Um circuito de proteo (5) corta o circuito de carga, se a tenso no mesmo tornar-se excessiva e em caso de superaquecimento da bateria de emergncia. Duas sondas de temperatura (t1 - t2) monitoram a temperatura da duas unidades da bateria.

Regulagem da carga: A corrente de carga regulada de acordo com a temperatura da bateria. Se a temperatura aumenta, a corrente de carga reduzida. Uma sonda de temperatura (t3) monitora a temperatura de carga da bateria.

8.28

THM

8.6.3. FUNES DA BATERIA DE EMERGNCIA (SIMPLIFICADAS) (Continuao)


( 2 ) Perda das barras principais 1PP6 e1PP5
Alimentao de emergncia para os cartes de proteo do sistema de gerao de corrente contnua PROTEO
Tenso excessiva "U" Superaq. da bat. de emerg. "FONTE EXT./BAT" CARREGADOR

BAT.EMERG.
ON
"BAT.EMERG."

PANE
EMERGNCIA Rearme RT RT Perda das barras 1PP5 e 1PP6

PANE

Corrente:K2 auto- alimentao Deteco de corrente

Rearme Perda de alimentao do horizonte de emergncia

"FLOW" ACOPLAMENTO DA BATERIA


Instrues luminosas Sadas de emergncia Acendim. de emerg. da cabine

Horizonte de emergncia

Rearme

Em caso de perda das barras principal e secundria (isto corresponde perda dos dois TR e do contactor do +"BAT" ), os rels K1 e K3 so desenergizados: a bateria de emergncia alimenta os circuitos de emergncia. Alimentado pelos contatos "de repouso" dos rels K1 e K3, o mdulo (10) detecta o fluxo e acende as luzes indicadoras (11) e (12).

ria possa ser cortada; caso contrrio, a bateria ser completamente descarregada pelos circuitos de emergncia. Esta a funo de "rearme". Para rearmar o circuito, a chave EXT.PWR/BAT (1) deve ser colocada em "OFF" e o boto de rearme (3) ou (4) pressionado. O mdulo de auto-alimentao (9) desenergizado, e o rel K2 se abre.
ATENO!!!!

Auto-alimentao do rel de acoplamento K2 Assim que a corrente se estabelece, o mdulo (9) fecha o circuito de auto-alimentao de K2, cuja excitao torna-se independente das posies das chaves de comando (1) ou (2). A auto-alimentao de K2 garante a corrente a partir da bateria de emergncia, particularmente quando o piloto tiver que colocar a chave (1) em "OFF" (ou a colocar acidentalmente). Rearme do circuito: Quando o rel K2 estiver na configurao de autoalimentao, necessrio que seja possvel sua desconexo, de modo que, aps o pouso (ou aps uma manobra inadvertida) a alimentao pela bate-

Lembrar-se da auto-alimentao do rel K2 sob pena de descarregar a bateria de emergncia. Assim, nunca colocar a chave "EXT.PWR/BAT" (1) em "ON", se a bateria principa l estiver desconectada ou descarregada, pois a bateria de emergncia entrar em operao (1PP6 e 1PP5 = 0). Pelo mesmo motivo, nunca colocar a chave (2) em "EMERG." quando a chave (1) estiver em "OFF".
( 3 ) Perda de alimentao normal do horizonte de emergncia O princpio de operao idntico, mas somente o rel K3 desenergizado.

8.29

THM

8.6.3. FUNES DA BATERIA DE EMERGNCIA (SIMPLIFICADAS) (Continuao)


( 4 ) Teste da bateria de emergncia
PROTEO

O boto de teste da bateria permite verificar: - a operao do circuito de proteo contra superaquecimento, BAT.EMERG - o estado de carga da bateria. Quando o boto de teste pressionado, simultaneamente: - simulado um superaquecimento; se o circuito de proteo estiver funcionando, a luz indicadora "FAIL" se acende, - provocada uma descarga controlada (25 A durante 0,5 s) da bateria, e medido o efeito sobre a tenso da mesma. Se a tenso for superior a 70% de seu valor nominal, a condio de carga est correta e luz "TEST" se acende.

Tenso excessiva "U" Superaq. da bat. de emerg.

TEST E

CARREGADOR

FAIL

Circuito de
descarregam.

Controle de descarregam. (0.5 segundos)

TESTE

Medida BAT "U"

TESTE
(CORRETO)

NOTA: No se deve realizar dois testes consecutivos com um intervalo inferior a 3 minutos.

8.6.4. LOCALIZAO DOS COMPONENTES DA BATERIA DE EMERGNCIA

6 7 8 9 10

11

12 13

14

1 - Bateria de emergncia 2 - Fusvel em + 28 V 3 - Fusvel em + 12 V 4 - Luz mbar "BAT COUPL." 5 - Luz vermelha "FAIL" 6 - Luz verde "Test OK" 7 - Boto de teste da bateria 8 - Boto de rearme 9 - Conector 10 - Conector de teste 11 - Luz vermelha "FAIL" 12 - Boto de rearme 13 - Luz verde "FLOW" 14 - Chave "EMERG.BAT.".Mantida na posio "NORM" com arame de freno
8.30

THM

8.7 - SISTEMA DE ALVIO DE CARGAS (CERTIFICAO CAA )


No caso de perda de gerao pelos dois transformadores-retificadores, para poder continuar a misso com a bateria de bordo, necessrio aliviar as barras PP4 e 1PP6 que alimentam alguns equipamentos dispensveis para a segurana de vo. O diagrama abaixo mostra que, em caso de perda dos dois TR, o rel 63P excitado e pelo seu contato, provocando o acendimento da luz vermelha "DC FAIL" no painel de alarme 32 . Duas chaves permitem que a tripulao alivie as barras PP4 e 1PP6. - O fechamento da chave 64P provoca a excitao do rel 60P2 que isola a barra PP4. - O fechamento da chave 61P excita o rel 60P1 que isola a barra 1PP6 e provoca o acendimento da luz "LOAD SHED" no painel do teto.

DC FAIL

do TR1

Perda de 2 TRs

doTR2

( 1 ) Diagrama funcional
O diagrama representado com os dois TR desacoplados e a barra 1PP6 aliviada.

"LOAD SHED"
DC FAIL
60P1

FONTE EXT.

( 2 ) Localizao dos componentes do sistema


61P

DC FAIL (Parede atrs do co-piloto) 63P 60P1 60P2

8.31

Vous aimerez peut-être aussi