Vous êtes sur la page 1sur 2

2.

1 ORIGEM
O vento atmosfera em movimento tem sua origem na associao entre a energia solar e a rotao planetria. Todos os planetas envoltos por gases em nosso sistema solar demonstram a existncia de distintas formas de circulao atmosfrica e apresentam ventos em suas superfcies. Trata-se de um mecanismo solar-planetrio permanente; sua durao mensurvel na escala de bilhes de anos. O vento considerado fonte renovvel de energia.

pulao. Ao mesmo tempo em que constituiu um importante fator da economia, muitos historiadores atribuem parcela do sucesso e da rapidez da expanso colonizadora do Oeste disponibilidade de cataventos multips de baixo custo que facilitaram o acesso gua e a fixao de apoios em grandes reas ridas ou semiridas. A tabela 2.1 transcreve o U.S. Statistical Abstract de 1919 [9], que reporta a evoluo da indstria de cataventos multips nos EUA ao longo de 40 anos. Estima-se que mais de 6 milhes de cataventos multips j foram produzidos no mundo [8].

dispenderam esforos em pesquisa sobre utilizao da energia elica para a gerao eltrica. Data dessa poca a turbina DEBRA 100kW , desenvolvida em conjunto entre os institutos de pesquisa aeroespacial do Brasil e da Alemanha (DEBRA = DEutsche BRAsileira). Entretanto, foi a partir de experincias de estmulo ao mercado, realizadas na Califrnia (dcada de 1980), Dinamarca e Alemanha (dcada de 1990), que o aproveitamento elio-eltrico atingiu escala de contribuio mais significativa ao sistema eltrico, em termos de gerao e economicidade. O desenvolvimento tecnolgico passou a ser conduzido pelas nascentes indstrias do setor, em regime de competio, alimentadas por mecanismos institucionais de incentivo especialmente via remunerao pela energia produzida. Caractersticas tambm marcantes desse processo foram: (a) devido modularidade, o investimento em gerao eltrica passou a ser acessvel a uma nova e ampla gama de investidores; (b) devido produo em escalas industriais crescentes, o aumento de capacidade unitria das turbinas e novas tcnicas construtivas, possibilitaram-se redues graduais e significativas no custo por kilowatt instalado e, conseqentemente, no custo de gerao. O principal problema ambiental inicial impactos das ps em pssaros praticamente desapareceu com as turbinas de grande porte e menores velocidades angulares dos rotores. Por se mostrar uma forma de gerao praticamente inofensiva ao meio ambiente, sua instalao passou a simplificar os minuciosos e demorados estudos ambientais requeridos pelas fontes tradicionais de gerao eltrica, bastando, em muitos casos, aos poderes concedentes a delimitao das reas autorizadas para sua instalao. Esse ltimo fato, aliado s escalas industriais de produo de turbinas, tornaram a gerao elio-eltrica uma das tecnologias de maior crescimento na expanso da capacidade geradora. A figura 2.1 apresenta a evoluo cumulativa da capacidade elio-eltrica instalada no mundo, at 31/12/2000 [10, 11].

Tabela 2.1 Indstria de cataventos multips nos EUA [13]

2.2 HISTRICO
Os primeiros aproveitamentos da fora dos ventos pelo homem tm data bastante imprecisa, mas, certamente, ocorreram h milhares de anos, no Oriente. Eram provavelmente mquinas que utilizavam a fora aerodinmica de arrasto, sobre placas ou velas, para produzir trabalho. Estima-se que a partir da Idade Mdia o homem passou a utilizar em maior escala as foras aerodinmicas de sustentao, permitindo as grandes navegaes e tambm maior eficincia s mquinas elicas. Possivelmente, mquinas elicas movidas por foras de sustentao foram introduzidas na Europa pelas Cruzadas, por volta do sculo XI [8]. O certo que no sculo XIV, na Holanda, essas mquinas j apresentavam grande evoluo tcnica e de capacidade em potncia e ampla aplicao como fonte de energia, principalmente em moagem de gros, serrarias e bombeamento dgua. poca da descoberta do Brasil, em 1500, havia muitos milhares de moinhos de vento em toda a Europa, da Pennsula Ibrica aos pases nrdicos. Durante os sculos seguintes, as mquinas elicas tiveram grandemente expandida a sua aplicao na Europa: em fabricao de papel para atender demanda aps a inveno da imprensa, em produo de leos vegetais e at em grandes projetos de drenagem [8]. Com a expanso do uso de mquinas a vapor, no sculo XIX, os moinhos de vento europeus entraram gradualmente em desuso. Outro surto de aplicao em larga escala de mquinas elicas deu-se nos Estados Unidos, no sculo XIX. Aps a abolio da escravatura naquele pas, em 1863, iniciase a disseminao da utilizao do catavento multip para bombeamento dgua. Cataventos multips chegaram a ser produzidos industrialmente em escalas de centenas de milhares de unidades/ano, por diversos fabricantes, o que possibilitou preos acessveis a grande parte da po-

O uso do catavento multips estadunidense expandiuse pelos diversos continentes, inclusive no Brasil. Na dcada de 1880 encontrava-se quase uma dezena de fabricantes, em todo o pas. Para a gerao de energia eltrica, tambm nos Estados Unidos, a partir da dcada de 1930, iniciou-se uma ampla utilizao de pequenos aerogeradores para carregamento de baterias, o que favoreceu o acesso energia eltrica aos habitantes do meio rural. Entre 1930 e 1960, dezenas de milhares desses aerogeradores foram produzidos e instalados nos Estados Unidos, bem como exportados para diversos pases. A produo dessas mquinas foi desativada gradualmente nas dcadas de 1950 e 1960, medida que as redes de eletrificao passaram a dominar o atendimento rural. A gerao de eletricidade em grande escala, para alimentar de forma suplementar o sistema eltrico com o uso de turbinas elicas de grande porte, tecnologia que existe h diversas dcadas. Desde a fase experimental, ressaltam-se os primeiros aproveitamentos elio-eltricos realizados durante as dcadas de 1940 e 1950 nos Estados Unidos (Smith-Putnam) e Dinamarca (Gedser). Pode-se dizer que o precursor das atuais turbinas elicas surgiu na Alemanha (Htter, 1955), j com ps fabricadas em materiais compostos, controle de passo e torre tubular esbelta. Na dcada de 1970 e at meados da dcada de 1980, aps a primeira grande crise de preos do petrleo, diversos pases inclusive o Brasil

Figura 2.1 Evoluo mundial da capacidade elico-eltrica instalada, em GW [9, 10]

13

Como exemplo, apenas na Alemanha densamente povoada foram adicionados 1.665 MW elio-eltricos no ano 2000, totalizando 6.094,8 MW instalados naquele pas at 31/12/2000 [10]. Em 2000, o incremento da capacidade elica tambm foi notvel na Espanha, ndia e China.

A velocidade angular do rotor inversamente proporcional ao dimetro D. Usualmente, a rotao otimizada no projeto, para minimizar a emisso de rudo aerodinmico pelas ps. Uma frmula prtica para a avaliao da rotao nominal de operao de uma turbina elica : rpm = 1150/D medida que a tecnologia propicia dimenses maiores para as turbinas, a rotao reduz-se: os dimetros de rotores no mercado atual variam entre 40m e 80m, o que resulta em rotaes da ordem de 30rpm a 15rpm, respectivamente. As baixas rotaes atuais tornam as ps visveis e evitveis por pssaros em vo. Quanto aos nveis de rudo, turbinas elicas satisfazem os requisitos ambientais mesmo quando instaladas a distncias da ordem de 300m de reas residenciais. Esses aspectos contribuem para que a tecnologia elio-eltrica apresente o mnimo impacto ambiental, entre as fontes de gerao na ordem de gigawatts.

2.3 PRINCPIOS E TECNOLOGIA


Uma turbina elica capta uma parte da energia cintica do vento que passa atravs da rea varrida pelo rotor e a transforma em energia eltrica. A potncia eltrica funo do cubo da velocidade de vento v:

Velocidade do vento na altura do rotor, em m/s Figura 2.4 Curva tpica de potncia de turbinas elicas

= densidade do ar em kg/m3 Ar = .D2/4, em que D o dimetro do rotor Cp = coeficiente aerodinmico de potncia do rotor = eficincia do conjunto gerador/transmisso A absoro de energia cintica reduz a velocidade do vento a jusante do disco do rotor; gradualmente, essa velocidade recupera-se ao misturar-se com as massas de ar predominantes do escoamento livre. Das foras de sustentao aerodinmica nas ps do rotor resulta uma esteira helicoidal de vrtices, a qual tambm gradualmente dissipa-se. Aps alguma distncia a jusante da turbina, o escoamento praticamente recupera as condies de velocidade originais e turbinas adicionais podem ser instaladas, minimizando as perdas de desempenho causadas pela interferncia da turbina anterior. Na prtica, essa distncia varia com a velocidade do vento, as condies de operao da turbina, a rugosidade de terreno e a condio de estabilidade trmica vertical da atmosfera. De modo geral, uma distncia considerada segura para a instalao de novas turbinas da ordem de 10 vezes o dimetro D, se instalada a jusante, e 5 vezes D, se instalada ao lado, em relao ao vento predominante (figura 2.2).

Turbinas elicas de grande porte tm controle inteiramente automtico, por meio de atuadores rpidos, software e microprocessadores alimentados por sensores duplos em todos os parmetros relevantes. Usualmente, utiliza-se telemetria de dados para monitoramento de operao e auxlio a diagnsticos/manuteno. As curvas de potncia fornecidas por fabricantes de turbinas, geralmente medidas por rgos credenciados e independentes, usualmente referem-se a velocidades de vento quase instantneas (mdias de 10 minutos) e densidade r = 1,225kg/m3 (ISA, 15oC ao nvel do mar). No caso das temperaturas de grande parte do territrio brasileiro, correes para a densidade do ar local so necessrias. O clculo da energia gerada anual ou mensal realizado pela multiplicao dos valores de potncia gerada pelo tempo de durao de ocorrncia associado a intervalos de velocidades de vento. A durao de ocorrncia de uma velocidade v aproximada por equaes estatsticas (usualmente Rayleigh ou Weibull). A distribuio mais geral de Weibull discutida no prximo captulo.

Figura 2.3 Usina elico-eltrica da Prainha, Cear

Uma usina elica um conjunto de turbinas elicas dispostas adequadamente em uma mesma rea (figuras 2.2 e 2.3). Essa proximidade geogrfica tem a vantagem econmica da diluio de custos: arrendamento de rea, fundaes, aluguel de guindastes e montagem, equipes de operao, manuteno e estoques de reposio. Usinas elicas com turbinas de projeto consolidado e equipes de manuteno adequadamente capacitadas apresentam fatores de disponibilidade tpicos da ordem de 0,98. A figura 2.4 mostra a forma tpica de curva de potncia de turbinas elicas, e a figura 2.5, diferentes fases de sua fabricao. Usualmente, a gerao eltrica inicia-se com velocidades de vento da ordem de 2,5 - 3,0m/s; abaixo desses valores, o contedo energtico do vento no justifica aproveitamento. Velocidades superiores a aproximadamente de 12,0m/s a 15,0m/s ativam o sistema automtico de limitao de potncia da mquina, que pode ser por controle de ngulo de passo das ps ou por estol aerodinmico, dependendo do modelo de turbina. Em ventos muito fortes (v > 25m/s no exemplo), atua o sistema automtico de proteo. Ventos muito fortes tm ocorrncia rara e negligencivel em termos de aproveitamento e a turbulncia associada indesejvel para a estrutura da mquina; nesse caso, a rotao das ps reduzida (passo ou estol) e o sistema eltrico do gerador desconectado da rede eltrica.

Figura 2.2 Esteira aerodinmica e afastamento entre turbinas elicas

Figura 2.5 Vista geral da fabricao das ps e montagem da nacele (cortesia Wobben-ENERCON E TECSIS)

14

Vous aimerez peut-être aussi