Vous êtes sur la page 1sur 11

ENGENHARIA DE PETRLEO

WALTER APARECIDO SOUZA MACEDO

CADEIA PRODUTIVA, E APLICAO DE POLIMEROS

SALVADOR 2012.

WALTER APARECIDO SOUZA MACEDO

CADEIA PRODUTIVA, E APLICAO DE POLIMEROS

Trabalho sobre Cadeia Produtiva e Aplicao de Polmeros, apresentado a Faculdade Estcio de S / FIB como requisito para avaliao da disciplina de Tecnologia Transformao e Reciclagem de Polmero, sob a orientao do Professor Lazaro Santos.

SALVADOR 2012.

SUMARIO

1. INTRODUO

2. CONCEITOS

3. APLICAES 3.1 Transformaes de Termoplsticos 3.2 Transformaes de Termorrgidos 3.3 Tcnicas de Reciclagem de Polmeros 3.4 Reciclagens Mecnicas 3.5 Reciclagens Qumicas 3.6 Reciclagens Energticas 4. INJEO DE POLMEROS COMO MTODO ESPECIAL DE RECUPERAO SECUNDRIA
4.1 A Aplicao 4.2 Vantagens 4.3 Desvantagens

6;7;8

8;9

5. CONCLUSO

10

6. REFERENCIAS

11

1. INTRODUO
As tecnologias de transformao de polmeros plsticos ou borrachas formam o grupo mais expressivo na fabricao de produtos industrializados. A quantidade de plsticos transformados j ultrapassa a transformao do ao. Esta demanda deve-se as suas propriedades, aos custos de fabricao, a logstica empregada e as possibilidades em design. Nesta pesquisa coletamos algumas informaes sobre o processo e a cadeia produtiva dos polmeros no que diz respeito aos plsticos, passando pela reciclagem e transformao destes, conceituando e fornecendo formas de aplicao. No que diz respeito aos mtodos qumico de injeo de polmero para recuperao secundaria de leo, mostrando suas vantagens desvantagens caractersticas de utilizao, a importncia de se ter gua doce livre de oxignio, os polmeros utilizados e o porqu de causarem danos ao reservatrio ou a superfcie podendo causar choque. Um polmero uma molcula muito grande, formados por milhares de blocos que se repetem, chamados monmeros. Muitos polmeros so usados na indstria petrolfera como fluidos de perfurao e de faturamento, para correo de perfil de injetividade e como agentes bloqueadores de gua. Nesta pesquisa analisaremos os biopolmeros polissacardeos e poliacrilamidas.

2. CONCEITOS
Os materiais polimricos so substancias macromoleculares, de origem orgnica, obtidos pela repetio de molculas menores (meros) que formam cadeias mediante aes fsicas ou qumicas. De acordo com a estrutura do polmero ele poder apresentar comportamento mecnico em plstico, em elstico ou em fibra. Sua estrutura, tambm, define as propriedades tecnolgicas em termoplstico ou termorrgido. Alm dessas classificaes, existem outras que esto relacionadas s caractersticas fsico-qumicas ou ao seu desempenho. Polmeros Comuns (commodities)- grupo de maior abrangncia; alta produo e baixo custo, tais como Polipropileno-PP, poliestireno-PS e Poli (cloreto de vinila) PVC; Polmeros (pseudo-commodities)- grupo de polmeros de uso especfico, produo relativa demanda, mdio custo, tais como: policarbonato-PC, poliamida-PA, poli (metacrilato de metila)-PMMA, Polioximetileno-POM, entre outros; Polmeros (specialties)- grupo de polmeros de alto desempenho, apresentando baixa produo e alto custo, tais como: poli (ter-cetona)-PEK, poli-imida-PI, entre outros. Dentre estes termoplsticos o PET apresenta um dos maiores ndices de crescimento em consumo no Pas.

3. APLICAES

3.1 Transformaes de Termoplsticos


Alm da diversidade de materiais plsticos, verifica-se uma quantidade significativa de processos e tcnicas de transformao, que possibilitam a produo de peas grandes ou pequenas dimenses, em grande escala ou limitadas, com altos ou baixos investimentos. Os produtos termoplsticos apresentam vantagens, se comparado com outros processos de manufatura. Vrios fatores e aspectos processuais contribuem para esta dinmica, dos quais se destacam a reduo de diversos insumos, ocasionando alta rentabilidade. Alm disso, as variaes tecnolgicas existentes permitem adequar os parmetros processuais s caractersticas formais e mecnicas dos produtos. No entanto, em decorrncia do processo ocorrero resduos de primrios (matrias-primas) ou ainda a incidncia de perdas de insumos bsicos (energia, gua, etc.) caso a tecnologia no esteja compatibilizada adequadamente com as caractersticas do produto, como por exemplo, a tecnologia de injeo poder gerar uma perda de 02% a 08% do material processado, j a termoformao gera uma quantidade maior podendo variar de 05% a 12% do material processado. Os resduos de processos (canais de injeo, aparas, refugos, etc.) retornam linha de produo. Todavia, a energia consumida no tem retorno. Por esse aspecto, salienta-se a importncia da tecnologia de projeto para dimensionar os parmetros de mquinas e a adequao dos moldes e matrizes a fim de melhorar o desempenho da produo, com o mximo de eficincia com o menor consumo de insumos produtivos.

3.2 Transformaes de Termorrgidos


Os materiais termorrgidos correspondem aos primeiros polmeros obtidos artificialmente. A caracterstica mais marcante desse grupo de plsticos a alta dureza e a resistncia trmica. Parte significativa dos termorrgidos processada utilizando cargas minerais como material reforante, tais como: fibras, talcos, ou at mesmo resduos plsticos, resultando em um compsito de matriz polimrica. Esses plsticos apresentam nmero menor de processamentos, porm sua conformao incorre em ndices significativos de perdas de insumos, em decorrncia do excesso de mo-de-obra e da carncia de recursos tcnicos mais sofisticados. Outro aspecto verificado na transformao de termorrgidos a durabilidade tcnica-funcional, ou seja, enquanto os produtos em termoplsticos possuem ciclo de vida curto ou mdio, os produtos conformados com termorrgidos apresentam ciclo de vida longo,

em decorrncia de suas propriedades fsicas e qumicas. A indicao dos termorrgos deve ser bem analisada nos projetos, pois apresentam uma srie de problema de ordem ambiental, em decorrncia dos resduos industriais gerados e da durabilidade de detritos e refugos quando depositados no ambiente. Portanto, essas tecnologias devem ser aplicadas em produtos que tero ciclo de vida longo.

3.3 Tcnicas de Reciclagem de polmeros


Ao contrrio de outros materiais de engenharia, os polmeros apresentam variaes tecnolgicas para reciclagem. Os polmeros necessitam de atividades de pr-reciclagem, principalmente, se esses resduos forem provenientes de lixos. Cada tipo de reciclagem de polmeros se destina a um grupo, classe ou mesmo caractersticas polimricas. Os processos de reciclagem so compatibilizados com as propriedades, composio, origem entre outros aspectos, por esse motivo esto divididas em trs tecnologias, tais sejam: reciclagem mecnica, reciclagem qumica e reciclagem energtica.

3.4 Reciclagens Mecnicas


A reciclagem mecnica a mais difundida nos meios produtivos, pois no necessita de muita tecnologia para implement-la. Este tcnica consiste na seleo e limpeza de resduos termoplsticos provenientes da produo ou de material descartados (lixos); em seguida o material submetido triturao, produzindo flocos; os flocos so lavados, secos e depois submetidos a uma extrusora para produo dos gros (palets) do material. O granulado poder ser misturado com materiais novos do mesmo tipo para ser novamente processados.

3.5 Reciclagens Qumicas


A reciclagem qumica requer maior controle no processo, pois emprega reaes qumicas durante as operaes de reciclagem. Esta tcnica consiste em submeter o polmero a solvlise degradao por solvente; a pirlise degradao por aquecimento controlado; ou a processos termoxidativos degradao implementada por aquecimento e oxignio. Essas tcnicas possibilitam a reduo da cadeia polimrica em pequenas parcelas (oligmeros) ou na condio inicial de monmero. No caso da obteno de monmeros poder haver a sntese de novos polmeros com propriedades semelhantes aos originrios ou em caso de oligmeros plsticos sero transformados em subprodutos para produo de tintas e/ou vernizes. Conduto, apenas o poli (tereftalato de etileno)-PET, derivado de garrafas, tem apresentado resultados comerciais interessantes neste tipo de reciclagem para produo de fibras polister.

3.6 Reciclagens Energticas


A reciclagem energtica no esta bem conceituada como um processo de reciclagem, propriamente dito, mas sim como reutilizao, haja vista que no h retorno ao ciclo de produo idntico ou semelhante ao que originou o polimrico. Na realidade a reciclagem energtica, consiste em aproveitar os resduos polimricos slidos para gerar energia a partir da combusto. Este tipo de reciclagem aconselhado para resduos complexos (termorrgidos, borrachas e compsitos) ou que necessitem de cuidados especiais (descartveis mdicohospitalares, embalagens de leos, etc.), sendo considerada como uma reciclagem quaternria.

4. INJEO DE POLMEROS COMO MTODO ESPECIAL DE RECUPERAO SECUNDRIA.


A maioria dos processos de recuperao especial projetada para melhorar a eficincia de deslocamento pela reduo da saturao residual de leo. A injeo de polmeros, porm, est diretamente relacionada ao aumento da eficincia de varrido pela reduo da razo de mobilidades, que a caracterstica singular mais importante em um projeto de injeo de gua. 4.1 A Aplicao: A injeo de polmeros mais aplicvel a reservatrios moderadamente heterogneos, onde a razo gua/leo esteja entre 5 e 40. Como a injetividade menor para solues de polmeros do que para gua, o reservatrio deve ter boa permeabilidade. Embora a baixa injetividade seja parcialmente compensada pela melhoria na eficincia do varrido, o que requerera menos gua injetada, a vida do projeto ser longa demais para que ele seja econmico. 4.2 Vantagens Os polmeros podem mudar a viscosidade da gua injetada com concentraes relativamente baixas. Essas alteraes na viscosidade da gua reduzem a sua mobilidade, aumentando a recuperao de leo pelo aumento da eficincia de varrido, tanto areal (horizontal) como vertical. As poliacrilamidas tem uma caracterstica adicional alm do ajustamento da viscosidade, que a de alterar a permeabilidade da rocha-reservatrio, o que tambm diminui a mobilidade da gua injetada.

Os polissacardeos podem tolerar efeitos de cisalhamento, o que os torna mais fceis de manusear e injetar atravs de bomba e outros equipamentos, alm de poderem ser misturados em gua salgada. Os polmeros no so txicos nem corrosivos. Geralmente, os nicos equipamentos necessrios para a injeo de polmeros que no estariam ainda instalados para injeo de gua so os de mistura e filtrao. A concentrao de polmeros pode ser graduada de alta e baixa, criando razes de mobilidade mais favorveis, tanto na borda dianteira como na traseira do banco de polmeros. 4.3 Desvantagens A principal desvantagem dos polmeros a sua degradao qumica, bacteriana ou por cisalhamento. As solues de polissacardeos e poliacrilamidas so afetadas diretamente por esses fatores, seja causando o tamponamento da formao nas imediaes do poo e a suscetibilidade ao ataque bacteriano, ou no caso das poliacrilamidas afetada adversamente pelo cisalhamento.

5. CONCLUSO
De posse desta pesquisa onde coletamos informaes sobre a tecnologia de transformao de polmeros, foi possvel verificar que se trata de uma alternativa altamente vivel e que se tornar em alternativa sustentvel para o descarte destes materiais. As tcnicas envolvendo as transformaes, reciclagem e aplicaes tornam os polmeros um produto resistente e malevel podendo tomar formas e satisfazer as necessidades das indstrias. No caso da injeo de polmeros como mtodo de recuperao secundria, nota-se que o custo de um projeto de injeo de polmero suficientemente alto para exigir estudo geolgico e de engenharia. A avaliao de laboratrio deve ser feita para se determinar o polmero adequado ao reservatrio em questo. Teste de laboratrio usando amostras testemunhos e fluidos do reservatrio podem dar uma indicao do controle de mobilidade, das perdas por absoro e das tendncias de tamponamento. Mesmo com a vantagem do uso de polmeros que reduz as razes gua/leo de produo. Portanto, mais leo produzido enquanto se manuseia menos gua. Isso pode ser significativo na reduo de custos operacionais. Os polmeros tem uma alta massa molecular, e tem sido usado para outros fins industriais, tais como fabricao de tintas e vernizes, e numa forma muito refinada tem sido usado em cosmticos, alimentos e bebidas. O valor dos polmeros na recuperao de leo depende de suas caractersticas de fluxo, da disponibilidade de gua doce livre de oxignio, das informaes de laboratrio, e caractersticas do reservatrio. Seguindo alguns critrios de avaliao, a utilizao de polmero pode constituir em um timo produto para a sociedade.

6. REFERENCIAS
1- Google em 09/08/2012 as 19h00minhs, (Reciclagem de Polmeros: Questes Scioambientais em Relao ao Desenvolvimento de Produtos). 2- Google em 09/08/2012 as 19h20minhs, (A Tecnologia da Reciclagem de Polmeros, Mrcia Aparecida da Silva Spinac e Marco Aurlio De Paoli). 3- ADALBERTO, J.R. Engenharia de Reservatrios de Petrleo. Intercincia, Rio de Janeiro RJ, 2006 (pag. 707-715).

Vous aimerez peut-être aussi