Vous êtes sur la page 1sur 4

Instituto Federal do Esprito Santo Campus Cariacica

Engenharia Organizacional Case Cacau Show

Anne Stephany Berger Martins Arthur Coutinho de Souza Pinto Gustavo Mller Valcher Tathiane Domingues

Cariacica, 29 de agosto de 2013

Histria
Alexandre Costa, em 1988, comeou a revender chocolates de uma empresa fornecedora, iniciando, assim, as atividades da Cacau Show. Na primeira pscoa da empresa ele se deparou com a possibilidade de vender dois mil ovos de 50 gramas, mas a fornecedora no tinha recursos para produzir na gramatura desejada. Para ajud-lo a cumprir a produo das unidades de ovos de pscoa, Alexandre contratou uma produtora artesanal. Creusa Trentin foi a primeira funcionria da Cacau Show e gerou $500,00 de receita com os dois mil ovos. Com sua viso empreendedora, Alexandre percebeu que o mercado de chocolates artesanais era pouco explorado. Com a ajuda de Creusa, comeou a preencher essa fatia do mercado. Para no depender de demandas sazonais nicas em um ano, a Cacau Show optou por oferecer produtos de baixo custo, para conseguir o lucro em volume vendido ao invs de em preo unitrio. Os produtos eram vendidos em mercadinhos, em padarias e atravs da venda domiciliar. O prazo de pagamento era alto, assim os estoques eram inevitveis e o capital de giro era baixo. No vero de 1992, a Cacau Show teve problemas para vender os produtos, como normal nessa poca do ano. Os produtos, com pouca vida til, se deterioraram nos pontos de vendas e foram trocados sem prejuzos para os varejistas. Como a empresa no tinha capital para suprir as despesas, Alexandre modificou temporariamente seus produtos, adaptando-os ao vero e aproveitou o fim do ano para produzir panetones. A primeira loja foi construda em Piracicaba, somente em 2001, em um espao de 40m. No mesmo ano, a empresa implementou o sistema de franquias e, rapidamente, vrias lojas foram lanadas. Em 2005 a Cacau Show foi considerada a melhor franquia do Brasil. Em 2007, uma nova fbrica, trs vezes maior que a antiga foi inaugurada, para dar conta da expanso da franquia. A Cacau Show possui a maior mquina de produo de trufas da Amrica do Sul e a maior empresa de chocolates finos do mundo.

Estratgia da Cacau show Pblico Alvo:


Atualmente a Cacau Show apresenta duas linhas de produtos: uma mais antiga e tradicional de chocolates artesanais, com preos acessveis e distribudos de forma intensa em suas lojas; e uma nova linha de produtos visando atender as classes A-B, com a proposta de agregar diferenciais como denominaes de origem e trabalhar com composies de chocolates orgnicos. Essas duas linhas trazem uma vantagem competitiva Cacau Show, pois atingem o mercado de forma mais abrangente, trazendo uma participao de mercado maior empresa, em torno de 55% a 60% das lojas no Brasil. As duas linhas de produo podem ser divididas em presentes e dia-a-dia, sendo essa com o apelo tradicional, relacionado ao baixo custo e aquela com o apelo recente, relacionado qualidade.

Posicionamento da Marca e concorrncia:


A Cacau Show busca um posicionamento tradicional junto aos consumidores, inovando em seus produtos e, ao mesmo tempo, mantendo a caracterstica artesanal original. A principal concorrente da Cacau Show a CRM, que mantm a Kopenhagen e a Brasil Cacau. A Cacau Show se sobressai os concorrentes pois atinge de forma mais eficiente o mercado. A Kopenhagen atinge somente a classe A, enquanto a Brasil Cacau foi aberta visando o baixo custo, assim como a Cacau Show. A Cacau Show consegue oferecer um produto com preo acessvel e, ao mesmo tempo, qualidade percebida por heavy users. Alm disso, a empresa consegue manter a essncia de produto artesanal e consegue inovar em sua linha de produtos. Esses diferenciais conferem a liderana de mercado marca. A forma como a Cacau Show produz o chocolate garante a qualidade dos produtos e o sucesso da empresa. O local de origem do cacau de suma importncia no mercado, pois ele que determina a qualidade do liquor de cacau produzido, uma vez que cada local produz um com sabor diferenciado. O cacau de origem, alm de considerar o local da produo da amndoa (que vai gerar chocolates finos) tambm leva em conta a forma como so realizados o cultivo e o beneficiamento. Alm do local de produo, o manuseio ecologicamente correto e com enfoque na qualidade do fruto garantem um padro de exigncia reconhecido internacionalmente. Outro fator importante ao considerar a fatia de mercado da Cacau Show a imagem que ela tem, por ser distribuda em vrios locais do pas, em contraponto Kopenhagen que s existe em shoppings e grandes centros comerciais e Brasil Cacau que ainda recente no mercado.

Institucional
Em relao a responsabilidade social, a Cacau Show, junto a AACD (Associao de Assistncia Criana Deficiente) e com o apoio da emissora SBT se comprometem ao projeto TELETON que tem como objetivo arrecadar fundos para a manuteno de programas e projetos de incluso de pessoas com necessidade especial. Ela doa um percentual das vendas de suas trufas. Esse projeto tem o envolvimento de todas as unidades da rede de franquias e ocorre dentro do perodo de promoo do evento. O projeto intitulado como Semana da Trufa do Bem. A Cacau Show tem como misso: Proporcionar ao maior nmero de pessoas uma experincia memorvel e excelente em produtos e servios. Sendo referencia em gesto do negcio de chocolate. Sua viso: tica, respeito e honestidade; Compromisso como crescimento e resultados; Prtica de inovao; Incentivo e Reconhecimento ao desenvolvimento individual; Cuidado consigo mesmo, com o outro e com os detalhes. E seus valores: Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo. Oferecendo aos seus clientes e parceiro uma relao duradora, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade scio ambiental.

Concluso
A partir de todos esses fatos importante ressaltar a eficincia organizacional da Cacau Show que, desde sua criao, tm conseguido transformar rapidamente seu modelo de negcios a cada mudana de mercado. Sendo, assim, um grande exemplo a ser seguido por qualquer empreendedor.

Vous aimerez peut-être aussi