Vous êtes sur la page 1sur 5

Decreto n 46.

289, de 31 de julho de 2013


Dispe sobre o controle do gasto pblico.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, no uso de atribuio que lhe confere o inciso VII do art. 90 da Constituio do Estado,

DECRETA:

Art. 1 Este Decreto estabelece diretrizes para conteno de despesas, no mbito dos rgos da Administrao Pblica Direta do Poder Executivo e das autarquias, fundaes pblicas e empresas pblicas dependentes, relativas a: I - aquisio de passagens areas; II - dirias de viagens; III - servios de agenciamento de viagens; IV - participao em cursos, congressos, seminrios e eventos afins, bem como promoo dos mesmos; V - contratao ou renovao de contratos de consultoria; VI - nomeao ou designao para cargos de provimento em comisso, funes gratificadas e gratificaes temporrias estratgicas; e VII - outras despesas.

Art. 2 Fica suspensa a tramitao de processos para autorizaes de despesas a que se referem os incisos I, II e III do art. 1 para viagens nacionais com nus para o Poder Executivo. 1 Em situaes excepcionais, as despesas de que tratam os incisos I, II e III do art. 1 para viagens nacionais podero ser realizadas, mediante solicitao motivada do rgo ou entidade e aps a aprovao prvia da Cmara de Coordenao Geral, Planejamento, Gesto e Finanas CCGPGF. 2 O disposto no caput no se aplica s solicitaes de passagens areas, dirias de viagem e servios de agenciamento de viagens destinadas: I - diretamente aos Secretrios de Estado, aos titulares de cargos com as prerrogativas de Secretrio de Estado e ao Gabinete Militar do Governador; II - s diligncias no exerccio das atividades finalsticas: a) dos rgos pertencentes ao Sistema de Defesa Social; b) da Advocacia-Geral do Estado; c) da Controladoria-Geral do Estado; 1

d) das Secretarias de Estado de Educao e de Sade; e e) dos rgos e entidades da Administrao Pblica do Poder Executivo no efetivo exerccio do poder de polcia, desde que respeitados os limites oramentrios que sero informados pela CCGPGF aos rgos que executam essas atividades. 3 Nas hipteses previstas nos incisos I e II do 2, os rgos e entidades devero informar a programao quadrimestral de viagens, respeitados os limites oramentrios, para prvia autorizao da CCGPGF.

Art. 3 Fica suspensa a tramitao de processos para autorizaes de despesas a que se referem os incisos I, II e III do art. 1 para viagens internacionais com nus para o Poder Executivo. 1 O disposto no caput no se aplica: I - s viagens do Governador do Estado em misses oficiais, ou quelas por ele oficialmente delegadas; II - s viagens relacionadas s atividades finalsticas dos rgos e entidades da Administrao Pblica do Poder Executivo, previamente aprovadas, em carter excepcional, pela CCGPGF, mediante pedido motivado. 2 Alm do disposto nos incisos I e II do 1, situaes excepcionais e de relevante interesse pblico, devidamente comprovado, podero ser autorizadas pela Cmara de CCGPGF.

Art. 4 Fica suspensa a realizao de despesas previstas nos incisos IV e V do art. 1. 1 O disposto no caput no se aplica s solicitaes para despesas consideradas de excepcional interesse pblico, que, mediante pedido motivado do titular do rgo ou entidade, sero submetidas anlise e aprovao prvia da CCGPGF. 2 Aos rgos e entidades dos sistemas de educao e sade no se aplica a restrio para participao em cursos, congressos, seminrios e eventos afins, bem como promoo dos mesmos, desde que includos em plano de atividades aprovado previamente pela CCGPGF.

Art. 5 Os rgos e entidades devero reduzir em 20% (vinte por cento) a ocupao total de seus cargos de provimento em comisso de recrutamento amplo, limitado e restrito, os quais ficaro bloqueados no Sistema de Administrao de Pessoal - SISAP. 1 A reduo de que trata o caput para os cargos do Grupo de Direo e Assessoramento da Administrao direta do Poder Executivo, de que trata a o art. 1 da Lei Delegada n 174, de 26 de janeiro de 2007, e do Grupo de Direo e Assessoramento da Administrao Autrquica e Fundacional do Poder Executivo, de que trata o art. 1 da Lei Delegada, n 175, de 26 de janeiro de 2007, dar-se- em pontos e, nos demais casos, por quantitativo de cargos.

2 A Secretaria de Estado de Planejamento e Gesto SEPLAG editar resoluo identificando os cargos de que trata o caput . 3 O disposto no caput no se aplica aos cargos destinados s escolas e aos hospitais estaduais, s unidades prisionais e socioeducativas, bem como queles a que se refere a Lei n 5.406, de 16 de dezembro de 1969.

Art. 6 Fica suspensa a nomeao ou designao para cargos de provimento em comisso e gratificaes temporrias estratgicas, ressalvadas as seguintes hipteses: I substituio de ocupante de cargo de provimento em comisso, cujo titular responda por unidade administrativa da estrutura orgnica bsica ou complementar da Administrao Pblica direta e indireta, e de cargos de Diretor de Escola, de Unidades Prisionais ou equivalentes, dirigentes de rgos regionais ou secretaria executiva de rgo colegiado, desde que para o mesmo cargo e cdigo de identificao; e II cargo de provimento em comisso no abrangido no inciso I, cuja vacncia tenha ocorrido aps a publicao deste Decreto, desde que a nomeao ou designao ocorra no intervalo mximo de trinta dias da exonerao ou dispensa para o mesmo cargo e cdigo de identificao. 1 Os cargos de provimento em comisso no abrangidos no inciso I, as funes gratificadas e gratificaes temporrias estratgicas que, na data de publicao deste Decreto, no estejam providos ou atribudas, ficam bloqueados para fins de novas nomeaes, designaes ou atribuies. 2 Os cargos a que se refere o 1 podero ser computados na reduo de que trata o art. 5 Art. 7 Ficam suspensas no mbito da administrao direta, das autarquias e fundaes pblicas do Poder Executivo, as alteraes do quantitativo e da distribuio dos cargos de provimento em comisso, das funes gratificadas e das gratificaes temporrias estratgicas de que trata o art. 16 da Lei n 174, de 2007, e o art. 14 da Lei Delegada n 175, de 2007. Pargrafo nico. O disposto no caput no se aplica s alteraes que visem ocupao de cargos de chefia de unidades da estrutura bsica dos rgos da administrao direta, das autarquias e fundaes pblicas.

Art. 8 Ficam suspensas as novas concesses de disposio de pessoal da administrao direta, das autarquias, fundaes pblicas e empresas pblicas dependentes para outros Poderes do Estado e entes da Federao, com nus para a origem, salvo disposio legal especfica, em especial as disposies previstas na Lei Federal n 6.999, de 7 de junho de 1982, na Lei n 7.109, de 13 de outubro de 1977 e na Lei n 9.507, de 29 de dezembro de 1987.

Pargrafo nico. O disposto no caput aplica-se s cesses de servidores de outros Entes, Poderes e empresas pblicas para o Estado, mediante convnio de cooperao tcnica, com nus para o Estado, salvo em situaes especficas, justificadas e previamente aprovadas pela CCGPGF.

Art. 9 Em virtude de excepcional interesse pblico, as situaes de exceo ao disposto nos arts. 6, 7 e 8 devero ser encaminhadas, pelo titular do rgo ou entidade, com as respectivas justificativas e instrues, para a Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relaes Institucionais, que as submeter ao exame e aprovao da CCGPGF.

Art. 10. Fica vedada a ampliao do nmero atual de estagirios dos rgos e entidades da administrao direta, autrquica, fundacional e das empresas dependentes. Pargrafo nico. Caber aos respectivos rgos setoriais e seccionais de controle interno a verificao da conformidade do quantitativo de contratos de que trata o caput.

Art. 11. Ficam suspensas as despesas com cerimoniais destinadas alimentao, deslocamento, aluguis, ambientao, bem como aquelas atribudas confeco e distribuio de brindes pelos rgos e entidades da administrao direta, autrquica e fundacional. Pargrafo nico. O disposto no caput no se aplica aos eventos oficiais promovidos pelo Estado, previstos no calendrio de atos oficiais do Poder Executivo, com programao de despesa aprovada pela CCGPGF.

Art. 12. As licenas para tratar de interesses particulares LIP podero ser autorizadas exclusivamente em situaes que no gerem a necessidade de substituio do servidor, observados os demais requisitos exigidos para a concesso desse afastamento.

Art. 13. Sero adotadas, no prazo mximo de cento e vinte dias da publicao deste Decreto, medidas para: I - a implantao, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo de Almeida Neves, de centro de servios compartilhados para a realizao das atividades de rea meio, conforme diagnstico em execuo no mbito da SEPLAG; II a racionalizao, integrao e unificao das unidades regionais dos rgos e entidades; III reduo em 30% (trinta por cento) do valor gasto em impresso de documentos e de trabalhos grficos nos rgos e unidades da administrao pblica direta, autrquica e fundacional do Poder Executivo; Pargrafo nico. Para a adoo das medidas de que trata o caput, a SEPLAG elaborar diagnstico e o apresentar CCGPGF, com sugesto de medidas a serem adotadas, para o adequado encaminhamento. 4

Art. 14. Ficam reduzidos em 50% (cinquenta por cento) os limites estabelecidos no art. 4 do Decreto n 45.921, de 1 de maro de 2012, para o uso de servios de telefonia mvel pessoal pelos agentes da Administrao Pblica direta, autrquica e fundacional do Poder Executivo.

Art. 15. A execuo das despesas previstas neste Decreto esto suspensas independentemente das fontes de recursos que iro financi-las.

Art. 16. A partir de 10 de agosto de 2013, o uso de veculos oficiais de representao fica limitado ao dirigente mximo das Secretarias, dos rgos autnomos, entidades autrquicas e fundacionais e empresas dependentes. Pargrafo nico. Os rgos e entidades tero at o dia 31 de agosto de 2013 para implementar as medidas administrativas necessrias, de forma que a despesa com a utilizao de veculos oficiais seja restrita s autoridades definidas no caput .

Art. 17. Normas complementares execuo deste Decreto sero estabelecidas pela CCGPGF.

Art. 18. Ficam revogados os incisos I, II, III, IV, V e VII do 4 do art. 2 do Decreto n 44.710, de 30 de janeiro de 2008.

Art. 19. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao.

Palcio Tiradentes, em Belo Horizonte, aos 31 de julho de 2013; 225 da Inconfidncia Mineira e 192 da Independncia do Brasil.

ANTONIO AUGUSTO JUNHO ANASTASIA

Vous aimerez peut-être aussi