Vous êtes sur la page 1sur 10

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL Infra-Estruturas de Regadio

ADUTOR BRINCHES ENXO E RESPECTIVO BLOCO DE REGA PORTUGAL

APROVEITAMENTO DE FINS MLTIPLOS DO ALQUEVA. ADUTOR BRINCHES ENXO E RESPECTIVO BLOCO DE REGA

Cliente: EDIA

Data: 2005 / 2007 Em consrcio liderado pela COBA

O aproveitamento associado ao adutor Brinches-Enxo, com uma rea total de 5 009 ha, est integrado no Subsistema do Ardila do Empreendimento de Fins Mltiplo de Alqueva e localiza-se no concelho de Serpa. composto por: A) Infra-estruturas primrias: Sistema Elevatrio de Brinches, dimensionado para 9,1 m3/s e altura manomtrica de 68,5 m; estao elevatria equipada com 6 grupos electrobomba de eixo vertical com capacidades unitrias de 1,52 m3/s. 3 Reservatrio de Brinches Sul com um volume total de 322 231 m , dos quais 3 289 004 m correspondem ao volume til de regularizao. 3 Reservatrio dos Montinhos, com uma capacidade total de 147 390 m , dos 3 quais 129 807 m correspondem ao volume til de regularizao. Circuito hidrulico gravtico consitudo por uma rede ramificada de condutas de alimentao do reservatrio dos Montinhos e das albufeiras de Serpa, da Laje e do Enxo, com cerca de 18,1 km de desenvolvimento, dimetros compreendidos entre 1000 e 2150 mm e caudais mximos de dimensionamento 3 3 entre 0,15 m /s e 6,5 m /s. As condutas so constitudas por tubagens de beto pr-esforado com alma de ao e de ferro fundido dctil. Barragem da Laje, de terra com perfil tipo zonado, com uma altura mxima de 24,0 m e com um desenvolvimento do coroamento de cerca de 475 m e que efectua a regularizao da gua para uma rea total de 3 754 ha. Central hidroelctrica de Serpa, situada na parte terminal da conduta de ligao albufeira de Serpa, que aproveitar uma queda bruta de cerca de 63 m para produo de energia elctrica, equipada com um grupo turbina-alternador e um grupo electrobomba. A turbina do tipo Francis, dupla, de eixo horizontal, dimensionada para um caudal nominal de 2,50 m3/s e a potncia nominal do grupo de 1500 kW. O grupo electrobomba constitudo por uma bomba de eixo horizontal dimensionada para um caudal de 1,52 m3/s e para uma altura manomtrica de 67,5 m. B) Blocos de rega e infra-estruturas secundrias: - Bloco de Serpa-Pias 1 beneficia em baixa presso uma rea total de 1255 ha; - Blocos de Rega Serpa Pias 2 e 3 beneficiados em alta presso pela Estao elevatria da Laje e que possuem uma rea total de 2 393 ha e 1 361 ha, respectivamente. As redes de aduo sero constitudas por tubagens de ferro fundido dctil (FFd), com dimetros compreendidos entre 600 e 1200 mm e de PEAD com dimetros entre 110 e 500 mm. C) Infra-estruturas complementares: - Rede viria com cerca de 27 km; - Redes de drenagem e enxugo com cerca de 16 km C) Sistema de Telegesto para o controlo e comando dos sistemas primrio e secundrio de aduo, armazenamento e de elevao.

AGR. 501

C O N S U L T O R E S

D E

E N G E N H A R I A

A M B I E N T E

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL Infra-Estruturas de Regadio


APROVEITAMENTO HIDROAGRCOLA DE COVA DA BEIRA. CANAL CONDUTOR GERAL PORTUGAL

APROVEITAMENTO HIDROAGRCOLA DA COVA DA BEIRA. CANAL CONDUTOR GERAL. EMPREITADA DE CONSTRUO DA 2 FASE (T4-T7) E RESERVATRIO DO MONTE DO BISPO

DESCRIO: A rede primria de rega constituda no fundamental por um Canal Condutor Geral (CCG) e ramais distribuidores de seco hidrulica trapezoidal revestida com beto. Este canal tem origem na tomada de gua da barragem de Meimoa localizada na sua margem direita, e desenvolve-se a meia encosta ao longo de cerca de 57,6 km; o trecho afecto 2 fase, desenvolve-se ao longo de cerca de 44 km, tem origem sensivelmente ao km 13+387, aps a tomada T4 que abastece o canal de Escarigo (possuindo um reservatrio terminal Reservatrio de Escarigo), j em explorao, e termina aproximadamente ao km 57+610. A actividade de Assistncia Tcnica Normal e Especial consistir no desempenho das seguintes tarefas: Fase de Concurso: i) Anlise de Propostas no contedo relativo aos equipamentos hidromecnicos, sensores e sistemas de comunicao, incluindo a elaborao de pareceres tcnicos sobre as mesmas. ii) Anlise de Propostas no contedo relativo organizao dos trabalhos, maquinaria envolvida, procedimentos de escavao, aterros e mtodos de betonagem, incluindo a elaborao de pareceres tcnicos sobre as mesmas Fase inicial de Adjudicao: i) Assessoria ao IHERA com o objectivo de possibilitar responder a eventuais questes colocadas pelo empreiteiro relativas materiais, aos mtodos e s tcnicas a utilizar na execuo da empreitada; ii) Anlise das eventuais reclamaes colocadas pelo empreiteiro face a erros e omisses do projecto ou erros de clculo. iii) Assessoria ao IHERA na apreciao de documentos de ordem tcnica apresentados pelo empreiteiro relativos ao estudo e definio dos processos de construo a adoptar e dos desenhos de construo, dos pormenores de execuo e dos elementos de projecto que lhe compete elaborar. Fase de Construo da obra: i) Efectuar a reimplantao do canal condutor geral ii) Executar o projecto de quaisquer alteraes ou variantes que venham a ser necessrias ao projecto do canal;

Cliente: Instituto de Hidrulica, Engenharia Rural e Ambiente (IHERA)

Assistncia Tcnica Empreitada de Construo: 2002 / 06 Valor de Investimento: 20 056 165


iii) Assessoria tcnica Fiscalizao na verificao da qualidade dos materiais a utilizar quer na construo do canal condutor geral, quer na barragem de Monte do Bispo. iv) Assessoria Tcnica Fiscalizao no que respeita s condies especificas de fundao da barragem de Monte do Bispo e dos rgos hidrulicos anexos e do respectivo tratamento da fundao; v) Esclarecimento de dvidas de interpretao das peas escritas e desenhadas do projecto vi) Prestar esclarecimentos sobre o equipamento, obras de arte e definio de formas do reservatrio includo na obra. vii) Adaptao do projecto s condies reais da empreitada.. viii) Acompanhamento da entrada em funcionamento do sistema, ensaios em fbrica e de recepo provisria.

C O N S U L T O R E S

D E

E N G E N H A R I A

A M B I E N T E

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL Infra-Estruturas de Regadio


REDE PRIMRIA DE REGA DA COVA DA BEIRA PORTUGAL

APROVEITAMENTO HIDROAGRCOLA DA COVA DA BEIRA. REVISO DO PROJECTO DA REDE PRIMRIA DE REGA E AUTOMATIZAO DA SUA GESTO

A rede primria de rega do Aproveitamento Hidroagrcola da Cova da Beira que permite a beneficiao hidroagrcola de uma rea aproximada de 17 400 ha (14 220 ha na 1 e 2 fases) constituda, no fundamental, por um canal condutor geral que tem origem na tomada de gua da barragem da Meimoa, implantado na margem direita da ribeira com o mesmo nome, e que se desenvolve a meia encosta ao longo de cerca de aproximadamente 57 Km, at s proximidades da povoao da Fatela, j na margem esquerda da ribeira da Meimoa, que atravessada em sifo. O canal tem uma seco transversal trapezoidal inicial com 2 m de largura de rasto, espaldas inclinadas a 1.5/1.0, altura de 2.30 m e um declive da rasante de 0.0002 m/m, constante ao longo de praticamente todo o percurso. As dimenses da seco de transporte vo-se reduzindo medida que se vai derivando caudal, diminuindo consequentemente a capacidade de transporte da seco corrente. Do canal condutor geral tm origem as regadeiras (redes secundrias de rega), com funes de distribuio de gua aos regantes, maioritariamente constitudas por condutas foradas. Na fase de Estudo Prvio da Reviso do projecto da Rede Primria de Rega e Automatizao da sua Gesto procedeu-se a: - Avaliao e diagnstico da situao de funcionamento actual - Verificao, simulao e anlise do comportamento hidrulico para situaes frequentes e excepcionais de explorao da rede de rega. Determinao dos tempos de resposta entre reservas do sistema e da qualidade de funcionamento. - Desenvolvimento de solues tcnicas para a melhoria do comportamento hidrulico do sistema. Definio de estratgias de regulao de caudais no permetro. - Anlise custos/benefcios. Seleco da soluo tcnico - econmica mais favorvel (definio de telecomandos, do equipamento de televigilncia e dos sistemas de aquisio, transmisso de dados e actuao das estruturas de regulao; reservatrios; comportas/descarregadores).

Cliente: IHERA Instituto de Hidrulica, Engenharia Rural e Ambiente

Estudo Prvio: 1998 Projecto de Execuo: 1999/01

Na fase de Projecto de Execuo, o mbito dos trabalhos foi o seguinte: - Projecto de Execuo das redes de telecomando dos mdulos e comportas e de televigilncia, conforme venha a ser definido no Estudo Prvio com as necessrias adaptaes; dos sistemas de filtragem, dos acessos ao canal e de drenagem das guas de escorrncias das encostas - Anteprojecto para concurso das possveis estaes elevatrias e respectivos reservatrios de regularizao. - Estimativa oramental individualizada das infraestruturas e equipamento, de acordo com o nvel de detalhe do projecto respectivo.

C O N S U L T O R E S

D E

E N G E N H A R I A

A M B I E N T E

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL Infra-Estruturas de Regadio


ALQUEVA. BLOCO A BENEFICIAR PELA INFRA-ESTRUTURA 12

PORTUGAL

DESCRIO

EMPREENDIMENTO DE FINS MLTIPLOS DO ALQUEVA. BLOCO A BENEFICIAR PELA INFRA-ESTRUTURA 12 Cliente: EDIA Empresa de Desenvolvimento de Infraestruturas do Alqueva Anteprojecto Detalhado: 1997/99 Assistncia Tcnica Normal e Especial de Construo da 1 Fase: 2000/03

A rea a beneficiar pela Infra-estrutura 12 de cerca de 5800 ha e localiza-se na bacia hidrogrfica do rio Sado, nas freguesias de Ferreira do Alentejo e Figueira de Cavaleiros, do concelho de Ferreira do Alentejo, distrito de Beja. Trata-se de uma regio de clima temperado, precipitao mdia anual de 550 mm, com uma estrutura fundiria correspondente a mdias e grandes propriedades (80%) e pequena propriedade (20%); as culturas da zona so cereais de inverno, prados permanentes, sobreiros e pequenas reas de regadio. Os estudos incluram: Canal da Infra-Estrutura 12: o sistema primrio de rega constitudo por um canal com um desenvolvimento de cerca de 16 km.

Sistema de monitorizao, automao e telegesto dos canais e das estaes elevatrias Modelao e simulao matemtica de regimes variveis Reservatrios de regularizao: a construir 2 reservatrios de regularizao (pequenas barragens) com volumes de armazenamento de 647000 m3 (bloco de rega 2) e de 3 220000 m (bloco de rega 3). Ser igualmente aproveitada e reabilitada uma barragem existente com uma 3 capacidade total de 612000 m Estaes elevatrias: para garantir a presso necessria rede de rega dos trs blocos esto previstas trs estaes elevatrias localizadas a jusante de cada um dos reservatrios/barragens e cujas potncias totais so respectivamente de 2255 kW, 2432 kW e 2577 kW. Redes secundrias de rega: cada um dos trs blocos de rega foi dividido em dois patamares energticos e cujo fornecimento de gua aos hidrantes efectuado por tubagens enterradas. O mtodo de rega a utilizar ser a asperso, sendo a distribuio de gua a efectuar no permetro a pedido. O caudal de dimensionamento da rede secundria para a mdia e grande propriedade de 1,4 l/s.ha e para a pequena propriedade de 2,5 l/s.ha. Redes de enxugo e de drenagem Rede viria Rede elctrica.

Comporta AMP 250 E (km 8+465) imediatamente a jusante da tomada de gua para a Infra-Estrutura 12

Cliente: Consrcio Engil / Bento Pedroso / Opca / Ramalho Rosa Cobetar / Trapsa Projecto de Execuo e Assistncia Tcnica Construo da 2 Fase: 2000/03 Estudos realizados em Associao

Aspecto do Canal Condutor Geral Sada do Aude do Furadouro

C O N S U L T O R E S

D E

E N G E N H A R I A

A M B I E N T E

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL Infra-Estruturas de Regadio


APROVEITAMENTO HIDROAGRCOLA DO GHARB MARROCOS

DESCRIO:

APROVEITAMENTO HIDROAGRCOLA DO GHARB

Cliente: Office Rgional de Mise en Valeur Agricole du Gharb (Ministrio da Agricultura)

O aproveitamento hidroagrcola do Gharb abrange os sectores E1(rega por asperso), E3, E4 e E5 (rega por gravidade) que se situam em ambas as margens do Oued Sebou (a Nordeste de Rabat), cobrindo uma rea aproximada de 14.910 ha. caracterizado por um clima semi-rido de caractersticas mediterrneas e com influncia ocenica, sendo os solos predominantes essencialmente de natureza aluvionar com teores de argila variando entre 15 e 55%. Os objectivos do estudo incluem a realizao de um relatrio preliminar; os anteprojectos de duas (2) estaes de bombagem (SRE 3 e SPE 4); os anteprojectos detalhados das redes de rega e drenagem dos quatro blocos de rega, assim como de trs (3) estaes de bombagem (captao directa no rio e captao em canal); os processos para concurso e os projectos de execuo de todas essas obras. Os estudos incluem ainda uma estudo de viabilidade econmico-financeira destes sectores e um Estudo de Impacte Ambiental.

Relatrio Preliminar: 1995 Anteprojecto/Projecto de Execuo: 1996/98

Estudos Realizados em Consrcio Financiamento: BAD Banco Africano de Desenvolvimento

Vista do Canal Principal

AGR.514

C O N S U L T O R E S

D E

E N G E N H A R I A

A M B I E N T E

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL Infra-estruturas de Regadio


APROVEITAMENTO HIDROAGRCOLA DO PERMETRO DE DAHMOUNI ARGLIA

APROVEITAMENTO HIDROAGRCOLA DO PERMETRO DE DAHMOUNI Cliente: Direction de lHydraulique de la Wilaya de Tiaret Fase I: Estudos de base.

Aproveitamento hidroagrcola de um permetro de rega de 4.000 ha situado na Wilaya de Tiaret e que ser alimentado a partir da barragem de Dahmouni. Compe-se das seguintes infra-estruturas : LOTE A : Aduo do aprovitamento hidroagrcola de Dahmouni (Wilaya de Tiaret), compreendendo a conduta de aduo BPAT DN 1600, a estao de bombagem para um caudal de 3,4 m3/s e96 m de altura de elevao, o reservatrio elevado 3 de regulao com capacidade de cerca de 3.500 m , incluindo acessrios, peas especiais e obras correntes e especiais associadas. LOTE B : Rede de distribuio do sector de rega a jusante, compreendendo a realizao de uma rede com cerca de 56,8 km constituda por condutas enterradas em beto armado (20,6 km) e PEHD (36,2 km). Rede de distribuio do sector de rega a montante da margem esquerda, compreendendo uma rede com cerca de 32,2 km constituda por condutas enterradas em beto armado (14,4 km) e PEHD (17,8 km). Rede de distribuio do sector de rega a montante da margem direita, compreendendo uma rede com cerca de 37,4 km constituda por condutas enterradas em beto armado (15,6 km) e PEHD (21,8 km).

Fase II: Estudo de alternativas e anteprojecto sumrio das solues seleccionadas. Fase III: Trabalhos topogrficos e goetcnicos. Fase IV : Anteprojecto Detalhado e Cadernos de Encargos

Lay-out da estao de bombagem

Rede de Distribuio

AGR.513.P

C O N S U L T O R E S

D E

E N G E N H A R I A

A M B I E N T E

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL Infra-Estruturas de Regadio


Reabilitao do Permetro de Rega e Drenagem do Xai-Xai MOAMBIQUE

REABILITAO DO PERMETRO DE REGA E DRENAGEM DO XAIXAI INTEGRADO NO PROJECTO DE REABILITAO DA BARRAGEM DE MASSINGIR Cliente: ARA Sul / Direco Nacional de guas Projecto: 2003/05 Fiscalizao das Obras: 2005/08 Os servios prestados incluram tambm a elaborao dos cadernos de encargos, a assistncia no lanamento dos concursos, a anlise de propostas, a assistncia durante as negociaes e assinaturas dos contratos de construo. Estudos efectuados em Consrcio Financiamento: BAD Banco Africano de Desenvolvimento

O Permetro de Rega e Drenagem do Xai-Xai localiza-se na bacia inferior do Rio Limpopo, nas proximidades da cidade de Xai-Xai (170.000 habitantes), capital da Provncia de Gaza, a cerca de 200 km a Norte de Maputo. atravessado pela Estrada Nacional N 1, a sudoeste, ligando Maputo, a Sul, a Inhambane/Maxixe, no Norte. A rea total beneficiada pelo aproveitamento hidroagrcola de cerca de 11 207 ha. Funo das caractersticas pedolgicas e hidrolgicas, o Permetro foi dividido em duas zonas: - Zona 1 - machongos (4 441 ha) rea localizada entre os colectores Umbape e Inhacungo, caracterizada por possuir solos turfosos, bastante frteis e ricos em bases de troca, com deficiente drenagem. Nesta zona foram projectados pela COBA 97 km de valas de rega e drenagem; - Zona 2 vale aluvionar (3 708 ha) rea localizada junto ao rio Limpopo entre o colector de Inhacungo e o dique de proteco. No interior desta zona existem duas reas distintas. A zona central caracterizada por solos salgados com o nvel fretico a cerca de 1-2 metros da superfcie, que foi excluda da rea a beneficiar (2 285 ha). A segunda zona (Blocos de Magula e Chimbonhanine) localiza-se junto ao dique de proteco beneficiada a partir de duas estaes elevatrias a construir junto ao rio Limpopo (4 481 ha) e por uma rede de canais de rega e drenagem (137 km). Na seco terminal do rio Umbape ser construda uma estao elevatria que se destina drenagem da totalidade da rea em estudo (7,9 m3/s) e a rega do bloco de Ponela com uma rea de 536 ha (0,96 m3/s). As redes de rega (condutas enterradas de beto e PEAD) e de drenagem que beneficiam o bloco de Ponela tm um desenvolvimento de 13 e 18 km, respectivamente. A rede viria projectada para beneficiar o aproveitamento hidroagrcola possui um comprimento total de 88 km.

AGR.512

C O N S U L T O R E S

D E

E N G E N H A R I A

A M B I E N T E

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL Infra-Estruturas de Regadio


WACU-KUNGO

ANGOLA

Projecto Aldeia Nova Reabilitao da Drenagem do Wacu-Kungo

A interveno do Projecto Aldeia Nova no municpio do Wacu-Kungo tem por objectivo impulsionar o desenvolvimento agrcola e econmico da regio atravs de investimentos em infra-estruturas fsicas, reabilitao e desenvolvimento de fazendas familiares, instalaes industriais de apoio produo agrcola e, por esta forma, apoiar a fixao de populao, designadamente de desmobilizados e suas famlias. A rea do Projecto, que ocupa uma grande superfcie plana (200.000 ha) rodeada por montes rochosos, localiza-se numa zona de elevado potencial agrcola, situada na provincia do Kwanza-Sul e que coincide com o antigo permetro hidroagrcola da Cela. uma zona situada a grande altitude e de elevada pluviosidade, sendo atravessada por vrias linhas de gua, das quais se destaca o rio Kussoi, o qual desagua no rio Keve. A COBA presta Assistncia Tcnica para a reabilitao do sistema de drenagem existente, e cujo estado de degradao conduziu a graves problemas de alagamento dos terrenos agrcolas e impossibilidade de transitar nos caminhos interiores ao vale durante a poca hmida. As obras de reabilitao incluem: Escavar e reabilitar as valas de drenagem existentes ( 1 481 km). Reabilitar a barragem para amortecimento de cheias Restabelecer o escoamento principal at ao rio Keve Reparar estradas e passagens hidrulicas danificadas Projectar e instalar infra-estruturas apropriadas para o controlo do nvel fretico das terras agrcolas, medida que estas forem sendo recuperadas.

Cliente: Projecto Aldeia Nova Assistncia Tcnica e Fiscalizao das Obras: 2005 / 09

A interveno da COBA neste processo feita em trs vertentes: Reabilitao de Vala antes de interveno Elaborao dos Termos de Referncia para o Projecto de Reabilitao da Drenagem; Anlise do Projecto acima referido. Fiscalizao, no terreno, da execuo das obras preconizadas.

Ser tambm elaborado um estudo de avaliao de necessidades e disponibilidades de energia elctrica para o municpio, com proposta de medidas para reforo da capacidade actual.

Reabilitao de Vala aps interveno

C O N S U L T O R E S

D E

E N G E N H A R I A

A M B I E N T E

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL Infra-Estruturas de Regadio


ADUTOR DIREITO DO PRANTO E DISTRIBUIDOR DO MARNOTO, REDES DE REGA, DRENAGEM E VIRIA DO BLOCO DE EMPARCELAMENTO DO CAMPO DO CONDE PORTUGAL

APROVEITAMENTO HIDROAGRCOLA DO BAIXO MONDEGO.


PROJECTO DE EXECUO DO ADUTOR DIREITO DO PRANTO E DO DISTRIBUIDOR DO MARNOTO, DAS REDES DE REGA, DRENAGEM E VIRIA DO BLOCO DE EMPARCELAMENTO DO CAMPO DO CONDE E ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL QUER DA OBRA DO ADUTOR QUER DO PROJECTO DE EXECUO DO EMPARCELAMENTO MENCIONADO

Os cerca de 909 ha do vale do Pranto beneficiados pela obra do regadio so integralmente cultivados com arroz, sendo previsvel manter-se esta situao aps a implementao do projecto de emparcelamento. A rega na cultura do arroz efectuada segundo o mtodo da submerso, pelo processo dos canteiros ou alagamento. O projecto deste sistema em baixa presso incluiu as seguintes Infra-estruturas: Adutor (tubagem de beto com alma de ao com dimetros variveis entre os 1800 e os 900 mm, e desenvolvimento aproximado de 11,22 km, dimensionada para um caudal mximo de 1,70 m3/s) e distribuidor (tubagem de beto com alma de ao com dimetro 1200 mm, e desenvolvimento aproximado de 0,83 km, dimensionada para um caudal mximo de 0,54 m3/s), incluindo o projecto de execuo da conduta, rgos de manobra e de segurana e obras singulares como travessias de linhas de gua, caminhos e estradas, cruzamento da linha de caminho de ferro do Oeste e do rio Pranto, macios de ancoragem, escavaes, estruturas de conteno e fundaes especiais, etc.; Rede secundria de rega (Campo do Conde, 346 ha), tubagem em FFD e PEAD com dimetros variveis entre os 450 e os 250 mm, e desenvolvimento aproximado de 10,08 km, dimensionada para caudais compreendidos entre 30 e 90 l/s e funcionamento em baixa presso, incluindo o projecto da instalao de condutas enterradas, cmaras de tomadas de gua, cmaras de presso, obras singulares (travessias de caminhos e valas de drenagem), etc.; Rede viria, com um desenvolvimento aproximado de 18,9 km, incluindo as obras de ligao, atravessamento e serventias (obras de arte) que se entendam necessrias, tendo como objectivo permitir o adequado acesso s novas parcelas a implementar bem como a respectiva ligao rede viria nacional e s infraestruturas existentes e a construir; Rede de drenagem, com um desenvolvimento aproximado de 25,60 km para transporte da gua exterior e interior para o rio Pranto, incluindo a ligao estao elevatria existente e as obras de arte normais (aquedutos, quedas, confluncias e soleiras de fixao), de acordo com as exigncias do projecto de emparcelamento e nivelamento do Campo do Conde.

Cliente: Instituto de Desenvolvimento Rural e Hidrulica (IDRHa Projecto de Execuo, Estudo de Impacte Ambiental e Plano de Segurana e Sade 2005 / 2007

Estudo de Impacte Ambiental da obra do adutor e do distribuidor, com a avaliao dos impactes ambientais resultantes da construo da obra do adutor e do distribuidor por forma a dar cabal resposta ao estipulado no Decretolei n 69/2000, de 3 de Maio, rectificado pela Declarao de Rectificao n 7-D/2000, de 30 de Junho e alterado pelo Decreto-lei n 74/2001, de 26 de Fevereiro;

AGR 502

C O N S U L T O R E S

D E

E N G E N H A R I A

A M B I E N T E

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL Infra-Estruturas de Regadio APROVEITAMENTO HIDROAGRCOLA DE ODIVELAS


PORTUGAL

DESCRIO:

REABILITAO E MODERNIZAO DO APROVEITAMENTO HIDROAGRCOLA DE ODIVELAS

O aproveitamento localiza-se entre a ribeira de Figueiras e a ribeira de Odivelas e beneficia uma rea de cerca de 6 800 ha repartida pelos concelhos de Ferreira do Alentejo, Grndola e Alccer do Sal. O sistema primrio de rega tem um desenvolvimento de aproximadamente 62 km, sendo constitudo por trs canais principais: canal condutor geral ou canal de Odivelas, com 23,6 km; canal do Sado, com 34,0 km e canal de vale de Murche, com 4,4 km de extenso. O aproveitamento de Odivelas constitui um dos blocos do Sistema de Rega do Baixo Alentejo, integrado no Plano de Rega do Alentejo e no Empreendimento de Fins Mltiplos de Alqueva, tendo os estudos envolvido a reabilitao e modernizao das infra-estruturas primrias de aduo, os reservatrios de regularizao, as estaes elevatrias, as redes de rega secundrias, os sistemas de telegesto, as redes de enxugo e drenagem e a rede viria.

Cliente: Instituto de Hidrulica, Engenharia Rural e Ambiente (IHERA)

Estudo Prvio: 1998/99 Anteprojecto Detalhado: 1999/00

Estudos realizados em Consrcio

C O N S U L T O R E S

D E

E N G E N H A R I A

A M B I E N T E

Vous aimerez peut-être aussi