Vous êtes sur la page 1sur 15

17

VAMOS PRANTAR FRORES NO GROBO DA TERRA: ESTUDANDO O ROTACISMO NAS SRIES INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MOITA BONITA/SE VAMOS PRANTAR FRORES NO GROBO DA TERRA: INVESTIGATING RHOTACISM IN THE BEGINNING LEVELS OF MOITA BONITA/SE STATE SCHOOLS Raquel Meister Ko Freitag Doutora em Lingustica Universidade Federal de Sergipe (rkofreitag@uol.com.br) Andreia Silva Araujo Graduanda em Letras Universidade Federal de Sergipe (andreialuzinete@hotmail.com) Eccia Alcia Barreto Graduanda em Letras Universidade Federal de Sergipe (ecciaalecia@hotmail.com) Eliana dos Santos Silva de Carvalho Graduanda em Letras Universidade Federal de Sergipe (elianassc2006@yahoo.com.br)
RESUMO: O rotacismo um fenmeno regular e recorrente no portugus. Ainda assim, alvo de estigma. Neste trabalho, analisamos a ocorrncia de rotacismo na fala e na escrita de estudantes da rede municipal de ensino de Moita Bonita/SE. Adotamos a metodologia da Sociolingustica Variacionista. Os resultados evidenciam que a ocorrncia do rotacismo est relacionada com estmulos/respostas orais, com o favorecimento da variante padro em estmulos/respostas escritas. Palavras-chave: Rotacismo; Variao Lingustica; Lngua Escrita; Lngua Falada. ABSTRACT: Rhotacism is a regular and recurring phenomenon in Portuguese, but it is a stigmatized form. In this paper, we analyze the occurrence of rhotacism in spoken and writing data of students from Moita Bonitas state schools. The methodology adopted was Variacionist Sociolinguistic. The results point that the occurrence of rhotacism is related to oral stimulus/response, while the standard variant occurrences are related to written stimulus/response. Keywords: Rhotacism; Linguistics variation; spoken language; written language.

RevLet Revista Virtual de Letras Volume 2, Nmero 02/2010 ISSN: 2176-9125

18

Introduo1 Quando chega escola, a criana no uma tabula rasa em termos lingusticos; ao contrrio, j traz consigo a variedade lingustica com a qual convive em seu lar, entre seus pares. Ao tomar contato com a modalidade escrita, a criana, no primeiro momento, reproduz aquilo que ouve. Assim, comum que traos da variedade falada pela comunidade de onde a criana oriunda se manifestem em sua escrita. Um destes traos o rotacismo, fenmeno tratado por diversos autores preocupados com a abordagem sociolingustica do ensino da lngua materna (COX; ASSAD, 1999; BORTONI-RICARDO, 2004; BAGNO, 2007; SANTANA et alii, 2008), objeto de anlise deste trabalho. Na literatura lingustica, denomina-se rotacismo a neutralizao de uma lquida lateral por uma lquida vibrante em slabas do tipo CCV, como, por exemplo, blusa por brusa. Em algumas regies do Brasil, os falantes neutralizam os traos distintivos desses dois fonemas. Isso, possivelmente, deve-se ao fato de serem do ponto de vista articulatrio muito prximo. Quanto ao ponto de articulao, h muitas semelhanas, pois ambas so realizadas com a ponta da lngua tocando os alvolos dos dentes. No entanto, so fonemas distintos no portugus uma vez que, de acordo com o princpio da comutao a pares mnimos idnticos ou anlogos de palavras, a troca de /l/ por /r/ pode implicar em mudana de significado como, por exemplo, no caso das palavras mal e mar (cf. COX; ASSAD, 1999). Trata-se de tendncia natural, observada, na evoluo das lnguas romnicas, cuja raiz o latim vulgar. Observemos o quadro abaixo:
Quadro 1: Relao do portugus padro com o latim (BAGNO, 2007, p. 73)

PORTUGUS PADRO Brando Cravo Dobro Escravo Fraco Frouxo


1

LATIM Blandu Clavu Duplu Sclavu Flaccu

Este texto um desdobramento da comunicao oral apresentada no I Seminrio Nacional Alfabetizao e Letramento, realizado na Universidade Federal de Sergipe de 19 a 21 de maio de 2010, ocasio em que diversas consideraes acerca do trabalho foram tecidas e devidamente incorporadas. Agradecemos a todos que contriburam para o aprimoramento deste texto, especialmente professora Stella Maris Bortoni-Ricardo. RevLet Revista Virtual de Letras Volume 2, Nmero 02/2010 ISSN: 2176-9125

19

Grude Obrigar Praga

Fluxugluten Obligare Plaga

Os dados do quadro 1 mostram que, no latim vulgar, o padro silbico CCV tinha um /l/ que se converteu em um /r/ no portugus. Ento, o que tratado como suposto erro , na verdade, prosseguimento de uma tendncia muito antiga no portugus (e em outras lnguas) que os falantes rurais ou no escolarizados muitas vezes levam adiante (BAGNO, 2007, p. 73-74). Assim, nesta perspectiva, possvel afirmar que a neutralizao do trao distintivo dos fonemas /l/ e /r/ no se trata de um erro, mas sim efeito de um processo cclico por qual passa a nossa lngua: formas do passado (como por exemplo, do latim) podem se repetir em formas lingusticas atuais, como o caso do rotacismo; a classificao dada como erro nesse processo acarreta em um preconceito lingustico, pois o preconceito se baseia na crena de que s existe, uma nica lngua portuguesa digna deste nome e que seria a lngua ensinada nas escolas, explicadas nas gramticas e catalogadas nos dicionrios (BAGNO, 2007, p. 40), tratando -se, portanto, de uma expresso inadequada e discriminatria. A Sociolingustica postula que o uso de uma variante est associado a fatores socioeconmicos, regionais, faixas etrias, entre outros, em virtude do portugus brasileiro no possuir uma feio nica e ser uma entidade possuidora de um repertrio imenso de variedades dialetais. Por exemplo, se um falante pronuncia pranta ao invs de planta, framengo em lugar de flamengo, caracterizado como pertencente a camadas sociais desprestigiadas, marginalizadas, que no tem acesso educao da escola. Em consequncia disso, sua linguagem tida como feia, pobre, quando, na verdade, s uma forma diferente de falar, a qual se difere da que ensinada na escola (BAGNO, 2003). Como vimos, o fenmeno do rotacismo encontrado em perodos pretritos da lngua portuguesa e continua vivo e atuante, hoje, na fala das camadas sociais estigmatizadas (no se restringindo s a essas), como em pranta, broco, framengo, fror, praca etc., porque inerente lngua. Assim, o preconceito lingustico decorrente de um preconceito social, pois o erro no est no que se fala e sim em quem fala.

RevLet Revista Virtual de Letras Volume 2, Nmero 02/2010 ISSN: 2176-9125

20

Tal preconceito, muitas vezes vem dos prprios professores de lngua materna, que acreditam ser dever do docente refrear severamente os ditos erros de portugus. Para estes, erros consistem em qualquer uso da lngua que fuja da norma considerada culta ou da norma padro instituda pela gramtica normativa. Esse posicionamento dos professores um reflexo no s do que a escola prega frente variao lingustica, como tambm da sociedade, que cobra destes a coibio do erro, tanto em sala de aula como fora dela. Vejamos o que consta nos PCNs a esse respeito:
O problema do preconceito disseminado na sociedade em relao s falas dialetais deve ser enfrentado, na escola, como parte do objetivo educacional mais amplo de educao para o respeito diferena [...] a escola precisa livrar-se de alguns mitos: o de que existe uma nica forma certa de falar a que se parece com a escrita e o de que a escrita o espelho da fala [...]. Essas duas crenas produziram uma prtica de mutilao cultural que, alm de desvalorizar a forma de falar do aluno, tratando sua comunidade como se fosse formada por incapazes, denota desconhecimento de que a escrita de uma lngua no corresponde inteiramente a nenhum de seus dialetos por mais prestgio que um deles tenha em um dado momento histrico (BRASIL, 1997, p. 31).

Os PCN ressaltam a questo de se trabalhar o ensino de Lngua Portuguesa voltado tambm para a oralidade e no apenas para os aspectos gramaticais, a fim de disseminar com o preconceito dialetal (como o rotacismo), mas na prtica continua efetivamente pautado ao ensino de gramtica por gramtica. Nesse contexto, importante ressaltar que a escola, atravs do professor, deve observar ou procurar se informar sobre os antecedentes demogrficos de seus alunos para que possa entender e tratar das suas variedades com mais fluidez evitando perpetuao do aspecto preconceituoso veiculado as variedades lingusticas. Assim como existe preconceito contra a fala de determinadas classes sociais, tambm existe o preconceito contra a fala de algumas regies do Brasil, principalmente a regio do nordeste brasileiro. Um exemplo muito significativo desse preconceito est presente em algumas obras literrias que retratam o perfil do nordestino, como o caso do romance A hora da estrela, de Clarice Lispector (1993). Os personagens nordestinos desta obra, em geral, so sempre retratados como rudes, grotescos, sujos, feios, magros, falam errado, etc. Alm disso, o status social de um indivduo determinado pelas reaes subjetivas de outros indivduos,
RevLet Revista Virtual de Letras Volume 2, Nmero 02/2010 ISSN: 2176-9125

21

estes definem se o outro de classe social alta ou baixa, se da zona rural ou urbana, se ou no escolarizado, tudo vai depender do seu comportamento lingustico perante a sociedade em que est em um determinado momento. Considerando este cenrio varivel, voltemos nossa reflexo inicial, acerca da relao entre a variedade falada em casa que a criana traz para a escola e o seu processo de alfabetizao: como o rotacismo se manifesta em crianas em fase de alfabetizao em Moita Bonita, municpio rural do interior do estado de Sergipe? Ser que a escola consegue corrigir o erro? Para responder a estas perguntas, procedemos a uma investigao seguindo a metodologia da

Sociolingustica Variacionista (WEINREICH; LABOV, HERZOG; LABOV, 2008) tomando como amostra a produo oral e escrita de estudantes do 2 e do 5 ano de escolas do centro e do povoado do municpio de Moita Bonita.2 Nosso intento em pesquisar escolas do centro e do povoado baseia-se no contnuo de urbanizao, proposto por Bortoni-Ricardo (2004, p. 52): ao tomarmos o contnuo de urbanizao como metodologia para anlise, podemos situar qualquer falante do portugus brasileiro em um determinado ponto desse contnuo, levando em conta a regio onde ele nasceu e vive. Apesar de estarmos lidando com duas escolas localizadas na zona rural, acreditamos ser importante adot ar a noo de contnuo de urbanizao na medida em que podemos considerar a escola localizada na cidade como mais urbana dentro deste contnuo do que a localizada no povoado. Dessa forma, foi possvel comparar os resultados obtidos das escolas escolhidas. Assim, na prxima seo, apresentamos os procedimentos metodolgicos utilizados nesta pesquisa. Nas sees subsequentes, explanamos sobre o fenmeno rotacismo com base na teoria da sociolingustica e partimos para a anlise e descrio dos resultados a que chegamos. E por fim, tecemos as nossas consideraes finais.

Procedimentos para a coleta de dados Para a constituio da amostra de anlise, foram selecionados, inicialmente, 55 estudantes dos quais 14 foram excludos por no terem atendido aos critrios de produo de dados (suas respostas no contemplaram as variantes
2

Moita Bonita um municpio localizado na zona central do Estado de Sergipe, na microrregio do Agreste de Itabaiana, distante 50 km da capital, Aracaju, por linha reta e 64 km por rodovia. RevLet Revista Virtual de Letras Volume 2, Nmero 02/2010 ISSN: 2176-9125

22

sob anlise) estratificados quanto ao sexo, faixa etria, escola e srie que estudam. Selecionamos, para a coleta, a Escola municipal Terezinha Santana dos Santos e a Escola Rural Joo da Rocha. A primeira comeou a funcionar em 1954, com o nome de Escola Rural Centro; somente em 1997, na gesto da Prefeita Lda Maria Costa Barreto e da Secretria de Educao Terezinha Costa da Cunha o nome foi mudado para Escola Municipal Terezinha Santana dos Santos em homenagem a uma de suas primeiras professoras (SANTANA, 2004 , p. 27). uma escola em bom estado de conservao, com 13 salas de aula, 36 professores e atende 913 alunos oriundos tanto da cidade como dos povoados. Nesta escola funcionam turmas do 2 ao 9 ano do ensino fundamental, alm do ensino de jovens e adultos; esta escola tida como a melhor do municpio. A segunda, situada no povoado Lagoa Seca, foi construda no ano de 1975, passando a funcionar legalmente somente no ano seguinte. A estrutura fsica da escola encontra-se em bom estado, possui apenas 3 salas e conta 55 alunos oriundos da prpria comunidade e dos povoados Bernardo e Olhos d gua. A escola funciona da prescola ao 5 ano, no sistema multisseriado (as professoras atendem duas turmas ao mesmo tempo). Escolhemos o 2 e o 5 ano por serem pontos extremos do processo de alfabetizao: enquanto o 2 ano ainda incipiente no processo, no 5 ano esperase que o estudante seja proficiente e hbil no domnio da variedade culta escrita. Assim, poderamos constatar se a escola corrige ou no a variante estigmatizada com o aumento da escolarizao. A coleta dos dados foi realizada por meio da gravao da fala a partir dos recursos do ditado visual (ditado mudo) e ditado oral (ou ditado de palavras). Primeiramente, aplicamos o ditado visual: mostrvamos uma imagem e o aluno identificava e registrava por escrito o nome da imagem (estmulo visual e resposta escrita); em um segundo momento, o aluno, individualmente, respondia oralmente qual era o nome da imagem (estmulo visual e resposta oral) (figura 1). Em seguida, aplicamos o ditado oral, enunciando palavras com a varivel em estudo (as palavras sempre eram realizadas com a variante padro, ou seja, /l/) as quais deveriam ser escritas pelos alunos (estmulo oral e resposta escrita). Deste modo, poderamos observar como os alunos correlacionam a percepo auditiva escrita. As palavras
RevLet Revista Virtual de Letras Volume 2, Nmero 02/2010 ISSN: 2176-9125

23

constantes dos ditados oral e visual eram as mesmas: flor, globo, planta, clipe, blusa, planeta, sacola plstica, bloco, smbolo do flamengo, smbolo do fluminense, placa, chiclete e flecha; em todas as palavras, o contexto propicia a ocorrncia das variantes /l/-/r/.
Figura 2: Instrumento de coleta para estmulo visual

Observe as figuras abaixo, depois escreva o nome de cada uma delas.

____________

___________

___________

____________

______________

______________

______________

____________

_____________

______________

_____________

____________

_______________

Depois de coletados, os dados foram submetidos categorizao em funo da varivel dependente /l/ ou /r/ e das variveis independentes: identidade
RevLet Revista Virtual de Letras Volume 2, Nmero 02/2010 ISSN: 2176-9125

24

local (cidade/povoado), srie (2 e 5 ano); sexo (masculino e feminino); estmulo/resposta (visual/escrito; visual/oral e oral/escrito), e o tipo de vocbulo. Aps a categorizao, os dados foram submetidos anlise estatstica do programa GoldVarb X (SANKOFF; TAGLIAMONTE; SMITH, 2005). Foram consideradas 1441 ocorrncias da varivel sob anlise, das quais 1309 da variante /l/ e 132 da variante /r/. Os resultados so discutidos nas sees a seguir. Rotacismo: migrao da fala para a escrita

Os alunos, ao chegarem escola, iniciando sua vida escolar, j possuem em sua bagagem uma competncia comunicativa que possibilita a sua interao social. Essa competncia construda nas redes de interao do aluno e tambm nos contextos da sociedade da qual faz parte e, tudo isso serve de base para a construo de novos saberes, os quais, por sua vez, so adquiridos na escola, principalmente nos saberes relacionado escrita. Em outras palavras, o aluno ao comear a ter contato com a modalidade escrita da lngua, ao aprender a ler e escrever, vai usar como alicerce comunicativo a sua competncia lingustica que fora aprendida fora da sala de aula, no mbito familiar, com os amigos. Porm, vrios professores se sentem inseguros a respeito de como intervir de forma produtiva nesse processo de aprendizado pelo qual os alunos, principalmente os pertencentes ao 1 ano, passam. E intervm, por vezes, de forma estigmatizada em relao fala e a escrita dos alunos, considerando erro aquilo que so apenas diferenas entre os falares, como vimos anteriormente. Dessa forma, fundamental que o professor tenha conscincia de que os alunos possuem uma linguagem oral que deve ser respeitada seja ela considerada prestigiada ou no. Alm disso, importante que o professor adote o conceito de que a lngua heterognea e, por isso mesmo permite variao e mudana. fundamental, tambm, que o docente possua a noo de que existem variao e mudana na lngua falada que podem repercutir na escrita para poder trabalh-la com os alunos, principalmente com aqueles que esto em processo inicial de escolarizao. Segundo Mollica e Braga (2004, p. 3), indispensvel apropriar-se do conceito de que a variao consiste na coexistncia de duas ou mais formas que

RevLet Revista Virtual de Letras Volume 2, Nmero 02/2010 ISSN: 2176-9125

25

correspondem ao mesmo significado, que se manifestam por fora de caractersticas regionais e sociais das comunidades de fala. Para observarmos como ocorre o processo da migrao da fala para escrita do fenmeno do rotacismo na amostra sob anlise, controlamos a varivel estmulo/resposta: se os dados eram obtidos por ditado oral, ditado visual ou se eram escritos. A tabela 1 mostra os resultados obtidos.
Tabela 1: Aplicao da variante de prestgio /l/ quanto ao estmulo resposta

MTODO oral/escrito visual/escrito visual/oral Total

APLIC./TOTAL 516/545 411/437 382/459 1309/1441

PERCENTUAL 94,7% 94,1% 83,2% 90,8%

PESO RELATIVO 0,62 0,55 0,30 ____

Os resultados apontam que a resposta escrita tende a favorecer a aplicao da variante /l/ a variante padro, com peso relativo de 0,62 para o estmulo oral e 0,55 para o estmulo visual. J quando a resposta oral, a variante padro restringida, com peso relativo de 0,30. Vale destacar que estes resultados confluem com os obtidos por Santana et alii (2008), que analisaram o rotacismo em Ribeirpolis, municpio vizinho a Moita Bonita. Podemos tentar explicar estes resultados por conta do planejamento/monitoramento do texto escrito,

diferentemente do texto falado, j que por mais que se planeje uma fala, ao executla a probabilidade de no sair como planejado muito grande. Nesse sentido, convm destacar as observaes de Mollica e Loureiro (2008, p. 226):
Uma questo central, portanto, se apresenta para o alfabetizador: a compreenso de que as variveis que caracterizam a influncia da fala no processo de alfabetizao esto relacionadas ao efeito de fatores lingusticos e no lingusticos, a exemplo do grau de formalidade do discurso, que atua de forma significativa quando o indivduo estabelece parmetros para falar e escrever certo e errado.

Constatamos, assim, que o estmulo escolhido para fomentar a ocorrncia da varivel em questo no se mostra significativo, no entanto, a modalidade de resposta estatisticamente relevante, na medida em que as marcas da variedade oral nos registros escritos, feito por alunos em processo de escolarizao, confirmam a premissa de que, para eles, a escrita pode ser uma representatividade da linguagem
RevLet Revista Virtual de Letras Volume 2, Nmero 02/2010 ISSN: 2176-9125

26

falada. Isto se deve ao fato de o aluno ainda no possui o conhecimento de que quando escrevemos isso no se d, necessariamente, da forma que falamos. A respeito disso, Sousa (2007, p. 17) salienta que a transio da oralidade para a escrita se apresenta para o aluno, em alguns momentos, como um conhecimento difuso, o que aceitvel, pois uma caracterstica prpria do processo em que se encontra em relao construo da escrita. Segundo Cagliari (1999, p. 50), a migrao da fala para escrita ocorre porque as relaes entre letras e sons estabelecidas na leitura so diferentes das relaes entre letras e sons estabelecidas na escrita, devido ao fato de uma palavra poder ser pronunciada de diversas maneiras e de ser escrita por meio de uma nica forma congelada, estabelecida pela ortografia vigente. Partindo deste mbito, podemos tecer relao com o rotacismo: a neutralizao dos traos distintivos dos fonemas /l/ e /r/, por serem estes, do ponto de vista articulatrio, muito prximos, percebida pelo aluno, justificando, assim a migrao de tal fenmeno para escrita. Contnuo de urbanizao Bortoni-Ricardo (2004) relata que as gramticas mais antigas propem distino entre lngua-padro, dialetos, variedades no padro, etc. Porm, a autora considera a relevncia de entendermos a variao na lngua portuguesa e prope trs linhas que denominou de contnuo. Um deles o contnuo de urbanizao, este abrange dois pontos extremos: de um lado os falantes das zonas rurais e do outro os falantes das zonas urbanas. Bortoni-Ricardo (2004, p. 51) explica que
Em uma das pontas dessa linha, ns imaginamos que esto situados os falares rurais mais isolados; na outra ponta, esto os falares urbanos que, ao longo do processo scio-histrico, foram sofrendo a influncia de codificao lingustica, tais como a definio do padro correto da escrita, tambm chamado de ortografia do padro correto de pronncia, tambm chamado ortopia, da composio de dicionrios e gramticas.

provvel que alguns falantes da zona rural fiquem muito isolados por encontrarem dificuldades de locomoo devido a posio geogrfica em que se situam. Dessa forma, podemos presumir que os falares rurais, de maneira geral, so caractersticas de um determinado povo que habita uma regio isolada e, por isso, no acompanham as mudanas do portugus brasileiro. J as comunidades urbanas
RevLet Revista Virtual de Letras Volume 2, Nmero 02/2010 ISSN: 2176-9125

27

eram influenciadas por obras literrias, pelas escolas, estas padronizam a lngua estimulando o falante a aderir forma padro, ou seja, os grupos sociais transferem para os outros falantes os modos de falar, os seus prestgios3. medida que a cidade cresce, o comrcio se expande rapidamente os falantes urbanos so condicionados a monitorar a fala e a escrita, uma vez que as instituies sociais so implementadoras de cultura de letramento. O contnuo de urbanizao pode ser representado conforme o quadro 2:
Quadro 2: Contnuo da urbanizao (BORTONI-RICARDO, 2004, p. 52), <................................................................................................................................................> Variedades rurais isoladas rea rurbana Variedades urbana padronizadas

No contnuo de urbanizao, as variedades rurais isoladas esto em um polo do contnuo, enquanto as variedades urbanas padronizadas se encontram no outro polo. No centro deste contnuo, h um espao sociocultural que BortoniRicardo (2004) classifica de rururbano. A populao rururbana caracterizada por falantes que migraram da zona rural para a zona urbana ou seja, so as periferias das nossas metrpoles preservando a cultura de seus antecedentes,

principalmente no que diz respeito ao repertrio lingustico. Isto , ainda no se integraram completamente a cultura urbana, nem abandonaram totalmente a sua cultura original. Trazendo para o nosso contexto de anlise, no municpio de Moita Bonita, consideramos a escola do povoado Lagoa Seca como mais rural e a escola da cidade como mais urbana, embora, no cenrio nacional, ambas as escolas poderiam ser consideradas como rurais, na medida em que o municpio se encontra no interior de um estado, e, assim, a posio no contnuo da urbanizao deve ser considerada como relativa. Na tabela 2, explanamos os resultados obtidos atravs do controle da varivel social identidade local.

Fala da professora Stella Maris Bortoni-Ricardo, alicerada nas palavras do francs Pierre Bourdieu no workshop Alfabetizao e Letramento (Itabaiana, 2010). RevLet Revista Virtual de Letras Volume 2, Nmero 02/2010 ISSN: 2176-9125

28

Tabela 2: Aplicao da variante padro /l/ em funo da identidade local

IDENTIDADE LOCAL APLIC./TOTAL PERCENTUAL PESO RELATIVO Cidade Povoado Total 936/1050 373/391 1309/1441 89,1% 95,4% 90,8% 0,45 0,60 ___

Contrariamente ao que espervamos, os resultados da tabela 2 indicam que a aplicao da variante padro /l/ foi mais recorrente nos discentes moradores do povoado, com peso relativo 0,60. J os discentes moradores da cidade apresentaram peso relativo 0,45 para o uso da forma padro /l/. Dessa forma, os resultados obtidos refutam a hiptese inicial, dentro do contnuo de urbanizao, de que os indivduos da cidade tenderiam a usar a forma mais padro e os do povoado recorreriam forma no padro. Em suma, nem sempre o fato do indivduo pertencer zona rural significa que este utiliza a variante estigmatizada, ou ainda, as fronteiras entre o que rural e o que urbano em um municpio do interior no sejam muito definidas. Efeito da escolarizao e do sexo

Os estudos sociolingusticos tm demonstrado que a escola influencia no estmulo ao uso de formas tidas como de prestgio e desfavorece formas estigmatizadas, afinal, as formas socialmente prestigiadas so semente e fruto da literatura oficial, que as transforma em lngua padro (VOTRE, 2004, p. 51). Assim, ao passar pelo processo de escolarizao, tendo contato com a variedade culta da lngua e as prescries normativistas, esperado que os estudantes abandonem as formas desprestigiadas. Tal hiptese foi comprovada, como veremos na discusso da tabela 3.
Tabela 3: Aplicao da variante padro /l/ em funo da escolaridade

SRIE 2 ano 5 ano Total

APLIC./TOTAL 273/201 1108/1168 1309/1441

PERCENTUAL 73,6% 94,9% 90,8%

PESO RELATIVO 0,19 0,58 ___

RevLet Revista Virtual de Letras Volume 2, Nmero 02/2010 ISSN: 2176-9125

29

Nos dados da tabela 3, fica evidente o efeito da escolarizao no bloqueio variante no padro. A forma de prestgio, a variante /l/ ocorre em 73,6% das ocorrncias relativas ao 2 ano, com peso relativo de 0,19, o que restringe fortemente tal variante. J no 5 ano, a variante /l/ ocorre em 94,9% das ocorrncias, com peso relativo de 0,58, o que indica tendncia aplicao da variante de prestgio. Tendo em vista que a ocorrncia de rotacismo costuma ser considerada pelos professores como sendo vcios de linguagem ou erro, constatamos que medida que o grau de escolaridade aumenta a ocorrncia desse fenmeno diminui, provavelmente pelo fato de o professor barrar a variante estigmatizada /r/, e tambm pelo amadurecimento da conscincia normativa do estudante. Vejamos, agora, os resultados relativos ao controle do sexo dos alunos.
Tabela 4: Aplicao da variante padro /l/ em funo do sexo

SEXO Feminino Masculino Total

APLIC./TOTAL 779/874 530/567 1309/1441

PERCENTUAL 89,1% 93,5% 90,8%

PESO RELATIVO 0,45 0,56 __

Os dados da tabela 4 apontam que o uso da variante /l/ em funo do sexo mais recorrente entre indivduos do sexo masculino. Nestes, o percentual de aplicao de 93,5% com peso relativo de 0,56, enquanto o sexo feminino apresentou 89,1% e peso relativo de 0,45. Tais resultados no corroboram as hipteses sociolingusticas clssicas de que as mulheres, por estarem mais expostas correo gramatical, so mais sensveis ao uso da variante padro.

Consideraes finais

Com este estudo mostramos por meio de uma anlise sociolingustica que os usos de pranta, brusa, broco, etc., embora sejam estigmatizados, so enquadrados variedade dita culta da lngua portuguesa por conta do efeito da escolarizao. Ou seja, a escola tem o papel e o poder de enquadrar a variedade do aluno quilo que tomado como padro da lngua. Constatamos que o tipo de
RevLet Revista Virtual de Letras Volume 2, Nmero 02/2010 ISSN: 2176-9125

30

resposta exigida pelo estmulo ao qual o aluno est exposto est fortemente associado escolha de uma ou de outra forma: no caso do rotacismo, os estmulos que exigem resposta escrita propiciam maior recorrncia da variedade padro da lngua, ao passo que os estmulos que exigem resposta oral favorecem a variedade no padro. O rotacismo um fenmeno muito regular na lngua portuguesa como bem demonstra Bagno (2007) mas que comumente tachado de erro, tanto na fala como na escrita, pois essa avaliao dada em funo dessas pronncias/escritas serem associadas a falantes socialmente desprestigiados, analfabetos, indivduos da zona rural, etc. Porm, se quisermos pensar em uma educao inclusiva, devemos desmistificar e desfazer o rtulo de erro dado a este fenmeno e a tantos outros, que fujam dos padres impostos pela gramtica normativa: o rotacismo no um erro; , to somente, outra maneira de falar. Referncias BAGNO, M. Nada na lngua por acaso : por uma pedagogia da variao lingustica na sala de aula. So Paulo: Parbola Editora, 2007. ___. Preconceito lingustico: o que , como se faz. So Paulo: Loyola, 2003. BORTONI-RICARDO, S. Educao em lngua materna: a Sociolingustica em sala de aula. So Paulo: Parbola Editorial, 2004. BRASIL, Secretria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares

Nacionais: Lngua Portuguesa. Braslia: Secretria de Educao Fundamental, 1997. CAGLIARI, L. C. Alfabetizao & Lingustica. So Paulo: Scipione, 1999. COX, M. I. P.; ASSAD, C. F. O ele e o erre s trazem 'compricao' um estudo das representaes de /l/ e /r/ na escrita de crianas em processo de alfabetizao. Revista de Educao Pblica, v. 8, n. 13, p. 143-156, 1999. LABOV, W . Padres sociolingusticos. So Paulo: Parbola Editorial, 2008. LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1993.
RevLet Revista Virtual de Letras Volume 2, Nmero 02/2010 ISSN: 2176-9125

31

MOLLICA, M. C. M.; LOUREIRO, F.. Aportes sociolingusticos alfabetizao. In: RONCARATI, C.; ABRAADO, J. (org.). Portugus brasileiro II: contato lingustico, heterogeneidade e histria. Rio de Janeiro: EduFF, 2008, p. 223-228. MOLLICA, M. C.; BRAGA, M. L. Introduo Sociolingustica: o tratamento da variao. So Paulo: Contexto, 2004. SANKOFF, D.; TAGLIAMONTE, S.;, SMITH, E. Goldvarb X: a variable rule application for Macintosh and Windows. Department of Linguistics of University of Toronto, Department of Mathematics - University of Ottawa, 2005. SANTANA, A. R.; DANTAS, J. J.; SANTANA, M. J. B.; GUEDES, M. L.; FREITAG, R. M. K.. O tratamento do rotacismo nas sries iniciais da rede municipal de ensino de Ribeirpolis. In: SILVA, L. R.; FREITAG, R. M. K. (org). Linguagem e representao discursiva. Joo Pessoa: Editora Universitria UFPB, 2008. p. 147155. SANTANA, R. V. Escola Municipal Terezinha Santana dos Santos: Uma Histria cheia de Histrias. 2004. 89 f. Monografia (Departamento de Pedagogia) Universidade Tiradentes, Aracaju, 2004. SOUSA, A. F. Da fala escrita: os saberes da oralidade e o incio de produo da escrita escolar. Letra Magna (online), v. 4, n. 6, p. 1-18, 2007. VOTRE, S. J. Relevncia da varivel escolaridade. In: MOLLICA, M. C.; BRAGA, M. L. (orgs.). Introduo Sociolingustica: o tratamento da variao. So Paulo: Contexto, 2004. p. 51-58. WEIREICH, U.; LABOV, W.; HERZOG, M. I. Fundamentos empricos para uma teoria da mudana lingustica. So Paulo: Parbola, 2006.

RevLet Revista Virtual de Letras Volume 2, Nmero 02/2010 ISSN: 2176-9125

Vous aimerez peut-être aussi