Vous êtes sur la page 1sur 128

Universidade Presbiteriana Mackenzie

trica Curso de Engenharia Ele

Propaga c ao de Sinais
Notas de Aula

Prof. Marcio Eisencraft Segundo semestre de 2004

Propagao de Sinais Aula 1 Professor Marcio Eisencraft julho 2004

Universidade Presbiteriana Mackenzie Propagao de Sinais (PS)


Professor Marcio Eisencraft (marcioft@mackenzie.com.br) 2 semestre 2004 1. Objetivos Fornecer, dentro de um carter integrado, elementos de estudo de propagao de ondas de rdio que envolve fenmenos eletromagnticos, condies topogrficas, meteorolgicas, atmosfricas e espaciais aplicados em Telecomunicaes.

2. Contedo programtico O curso abordar o processo de propagao de ondas na atmosfera. Est dividido nos seguintes tpicos: 1. Conceitos de Eletromagnetismo [RIBEIRO, pp. 15-72].

2. Reflexo e refrao [RIBEIRO, pp. 73-106].

3. Caractersticas de radiocomunicaes [RIBEIRO, pp. 107-134].

4. Propagao no espao livre [RIBEIRO, pp. 135-162].

5. Propagao na troposfera [RIBEIRO, pp. 163-204].

6. Difrao em obstculos naturais [RIBEIRO, pp. 205-240].

7. Radio enlaces com desvanecimento [RIBEIRO, pp. 241-274].

Propagao de Sinais Aula 1 Professor Marcio Eisencraft julho 2004

8. Propriedades de meios anisotrpicos [RIBEIRO, pp. 275-310].

9. Ondas ionosfricas [RIBEIRO, pp. 311-344].

10. Propagao da onda de superfcie [RIBEIRO, pp. 345-376].

3. Avaliao Sero realizadas trs provas versando sobre o contedo visto nas aulas. O aluno estar aprovado caso consiga mdia maior ou igual a 7,0 e estar reprovado caso consiga mdia inferior a 5,5. Se a mdia ficar entre 5,5 e 6,9 o aluno ser aprovado caso possua mais de 80% de presena em aula; caso contrrio estar reprovado. Cuidado: ser considerado presente o aluno que estiver em sala no momento em que realizada a chamada. No sero abonadas faltas (exceto os casos previstos em lei). A tolerncia para entrada em sala de 30 minutos As provas sero realizadas no horrio das aulas nos seguintes dias: PROVA Turma F (2 feira) P1 P2 P3 20/09 25/10 A ser definida Peso Peso 1 Peso 1 Peso 2

4. Bibliografia As notas de aula do curso esto organizadas aula a aula e esto disponveis na pgina do curso que pode ser acessada em

http://meusite.mackenzie.com.br/marcioft/.

Propagao de Sinais Aula 1 Professor Marcio Eisencraft julho 2004

Alm disso, sero preparadas listas de exerccios que tambm estaro disponveis tambm na pgina do curso.

A principal referncia bibliogrfica : J. A. J. RIBEIRO, Propagao das ondas eletromagnticas Princpios e aplicaes. 1 edio, Editora rica, 2004.

6. Horrio preferencial para atendimento 5. Feira 20h 21h25min

Propagao de Sinais Aula 1 Professor Marcio Eisencraft - julho 2004

Aula 1
Bibliografia

Conceitos de Eletromagnetismo

Propriedades eletromagnticas dos meios


J. A. J. RIBEIRO, Propagao das ondas eletromagnticas Princpios e aplicaes. 1 edio, Editora rica, 2004. Pginas 15-22. KRAUS, J. D.; FLEISCH, D. A. Eletromagnetics with Applications. 5 edio, McGraw-Hill, 1999.

1.

Conceitos de Eletromagnetismo

1.1. O campo eletromagntico Existncia de campo eletromagntico constatada com o emprego de uma carga eltrica q de massa desprezvel deslocando-se com uma velocidade v . Sobre ela aparece uma fora f conhecida como fora de Lorentz dada por:

f = q(e + v b )
f = fora de Lorentz (N) q = carga eltrica (C)
e = vetor campo eltrico (V/m)

v = velocidade (m/s)
b = induo magntica (T).

1.2. Algumas propriedades dos meios (a) Influncia do meio sobre a induo magntica Influncias do campo magntico dependem de vrias propriedades do meio. Esta dependncia expressa pela permeabilidade magntica ( ) medida em (H/m).

b = h
b = induo magntica (T)

Propagao de Sinais Aula 1 Professor Marcio Eisencraft - julho 2004

= permeabilidade magntica (H/m)


h = campo magntico (A/m)

No vcuo, por definio,

= 0 = 4 10 7 H/m,
vlido com excelente aproximao tambm para o ar. Costuma-se comparar a permeabilidade do meio com a do vcuo introduzindo-se um fator r conhecido como permeabilidade relativa:

= r 0 .
Repare que r adimensional. De maneira simplificada, os materiais classificam-se em: o diamagnticos: r constante e ligeiramente inferior unidade. Para um mesmo valor de campo magntico, a induo nestes materiais um pouco inferior do vcuo. Exemplos: cobre ( r =0,9999912) e prata ( r = 0,99999981). o Paramagnticos: r constante e ligeiramente maior do que a unidade. Para um mesmo valor de campo magntico, a induo um pouco maior do que a encontrada no vcuo. Exemplos: alumnio ( r =1,00000065) e berlio ( r =1,00000079). o Ferromagnticos: r fortemente dependente da amplitude do campo magntico e valor muito maior do que a unidade. Exemplos: ferro, ao e nquel.

Propagao de Sinais Aula 1 Professor Marcio Eisencraft - julho 2004

(b) Influncia do meio sobre o campo eltrico Anlise semelhante pode ser feita para o campo eltrico atravs da permissividade eltrica ( ) dada em F/m. Assim, define-se:

e=
com
e = campo eltrico (V/m)

d ,

= permissividade eltrica (F/m)


d = deslocamento eltrico (C/m)

No vcuo, a permissividade est relacionada com a permeabilidade magntica por:

1 10 9 = 0 = 2 36 0c
vlido tambm para o ar.

F/m,

Para comparao com outros meios, define-se a permissividade relativa r por:

= r 0 .
O valor da permissividade relativa (ou constante dieltrica) bastante dependente do meio, valendo aproximadamente 1,0 para o ar, cerca de 2,5 no polietileno, 81 para a gua e acima de 1000 para alguns materiais especiais como o titanato de brio.

Propagao de Sinais Aula 1 Professor Marcio Eisencraft - julho 2004

1.3. Dipolo eltrico e a polarizao eltrica do meio Por que o campo eltrico depende do meio? Resposta: polarizao, ou seja, formao e/ou alinhamento de dipolos eltricos no material devido presena de um campo eltrico externo. Dipolo eltrico: estrutura formada por duas cargas eltricas de mesmo mdulo e sinais contrrios, com um pequeno afastamento entre elas.

Figura 1 Estrutura de um dipolo eltrico [RIBEIRO].

Figura 2 Aplicao de campo eltrico num material dieltrico [RIBEIRO]. Pode-se mostrar (ver cursos de Eletromagnetismo) que para pontos distantes o campo eltrico gerado por um dipolo
4

Propagao de Sinais Aula 1 Professor Marcio Eisencraft - julho 2004

qs cos qs sin E= ar + a 3 3 2 0 r 4 0 r
Com amplitudes bem pequenas, a polarizao diretamente proporcional ao campo eltrico aplicado. Para apresentar esta proporo, introduz-se o conceito da constante de proporcionalidade conhecida como susceptibilidade eltrica do meio e e pode-se escrever a polarizao como:

P = e 0 E
sendo 0 a permissividade eltrica do vcuo. Por causa da polarizao interna do meio, a densidade de fluxo eltrico ou deslocamento eltrico, que representa o fluxo eltrico por unidade de superfcie, passa a consistir de duas componentes. Uma delas a que existiria em ausncia do meio material, D = o E . A outra oriunda da polarizao. Assim,

D = 0 E + P = (1 + e ) o E = r 0 E .
em que

r = 1+ e
1.4. Dipolo magntico e a polarizao magntica do meio A magnetizao resultado do alinhamento de correntes submicroscpicas no interior do material. Novamente, para pequenos valores de campo magntico, o resultado diretamente proporcional sua amplitude. Para escrever a magnetizao como

Propagao de Sinais Aula 1 Professor Marcio Eisencraft - julho 2004

uma equao, utiliza-se a susceptibilidade magntica como constante de proporcionalidade tal que:
M = mH

sendo H o campo magntico. A existncia da polarizao magntica interna do meio implica em se ter a densidade de fluxo magntico ou induo magntica constituda de duas componentes: uma a que existiria em ausncia do meio material B = 0 H . A outra oriunda da polarizao provocada pelo campo magntico aplicado. Assim, chega-se expresso geral:

B = 0 H + 0 m H = (1 + m )0 H = r 0 H
em que

r = 1 + m
a permeabilidade relativa ou constante magntica do meio j apresentada nesta aula. Nos materiais magnetizveis, a permeabilidade relativa muito elevada e varivel com o campo de imantao aplicado. Entretanto, esse valor decresce muito rapidamente com a freqncia, aproximando-se do valor correspondente ao vcuo. Por essa razo, em geral, na anlise dos fenmenos que ocorrem em microondas e na faixa ptica, os efeitos predominantes estaro associados polarizao eltrica do meio. 1.5. Ressonncia do meio material Movimento das partculas de um meio sujeito a um campo eletromagntico oscilatrio possuindo freqncia de ressonncia.
6

Propagao de Sinais Aula 2 Professor Marcio Eisencraft - julho 2004

Aula 2
Bibliografia

Propagao das ondas eletromagnticas

J. A. J. RIBEIRO, Propagao das ondas eletromagnticas Princpios e aplicaes. 1 edio, Editora rica, 2004. Pginas 24-46. KRAUS, J. D.; FLEISCH, D. A. Eletromagnetics with Applications. 5 edio, McGraw-Hill, 1999.

1.6. A classificao dos meios quanto conduo de corrente eltrica Na aula passada, vimos duas grandezas caractersticas do meio do ponto de vista eletromagntico: a permissividade eltrica ( ) e a permeabilidade magntica ( ). Uma outra grandeza bastante importante a condutividade eltrica ( ) que relaciona a densidade de conduo de corrente no meio com o campo eltrico aplicado:

G G j = e

G e = campo eltrico (V/m)

= condutividade (S/m) G 2 j = densidade de corrente (A/m )

Exemplos: cobre = 5,8 10 7 S/m e quartzo fundido = 10 17 S/m. A maior ou menor capacidade de um meio permitir o movimento de cargas eltricas deve ser medida pela velocidade do deslocamento das cargas em comparao com o perodo do campo eletromagntico aplicado. Assim, define-se:

100
1 100

Meio condutor Meio dieltrico Meio quase condutor


1

1 < < 100 100

Propagao de Sinais Aula 2 Professor Marcio Eisencraft - julho 2004

em que = 2f a freqncia angular, expressa em radianos/segundo (rad/s),


f a freqncia cclica dada em Hz.

O mesmo material pode comportar-se como uma das categorias indicadas anteriormente, dependendo da faixa de freqncias de operao. A freqncia f 0 na qual = chamada de freqncia crtica. Assim,

f0 =

Substituindo f 0 nas definies anteriores podemos escrever que se:

f0 Meio condutor 100

f 100 f 0

Meio dieltrico
Meio quase condutor

f0 < f < 100 f 0 100

Exerccios 1. O solo de determinada regio apresenta as seguintes caractersticas eletromagnticas: condutividade de 2 10 2 S/m, permissividade de 8 0 e permeabilidade magntica igual do vcuo. Determinar as faixas de freqncia para as quais esse meio comporta-se como condutor, dieltrico e quasecondutor.

2. Determinar a freqncia crtica para a gua do mar, cujas principais caractersticas eletromagnticas so permissividade de 81 0 e condutividade 4S/m.

Propagao de Sinais Aula 2 Professor Marcio Eisencraft - julho 2004

1.7. Origens da onda eletromagntica

Deduo matemtica da existncia das ondas: Maxwell (1865). Comprovao experimental: Hertz (1883). Crdito da transmisso de mensagens via ondas: Marconi (1889). O russo
Popov e o brasileiro Roberto Landell de Moura brigam pela originalidade.

1.8. Equaes de Maxwell Considerando grandezas que variem harmonicamente no tempo com freqncia angular , as equaes de Maxwell so:

G H = ( + j )E G E = jH G D = G B = 0
1.9. Equaes de onda

(Lei de Ampre) (Lei de Faraday) (Lei de Gauss para o campo eltrico) (Lei de Gauss para o campo magntico)

Em regio isenta de cargas ( = 0 ), chega-se seguinte soluo para as equaes de Maxwell:

E = E 0 e r H = H 0 e r
e com =

= + j =

j ( + j )
3

(1),

conhecido como fator de propagao ou constante de propagao.

Propagao de Sinais Aula 2 Professor Marcio Eisencraft - julho 2004

1.10. Estudo do fator de propagao (a) Descrio geral do campo no domnio da freqncia Sendo = r a distncia do ponto fonte, as solues do item anterior no
domnio do tempo ficam:

E = E 0 e cos(t )

H = H 0 e cos(t )

e o fator afeta a amplitude do campo medida que cresce e o fator responsvel pela alterao na fase com a distncia.

Assim, chamado de fator de atenuao, medido em npers/m (Np/m) e


conhecido como fator de fase expresso em (rad/m).

Da Equao (1) pode-se mostrar que:

2 1+ 1 2

(2)

2 + 1 1+ 2

(3)

Vamos estudar alguns casos particulares. (b) Meio dieltrico perfeito Neste meio = 0 e assim,

=0 =
Amplitudes das componentes no diminuem com a distncia percorrida
dieltrico perfeito representa um meio de propagao sem perdas.

Propagao de Sinais Aula 2 Professor Marcio Eisencraft - julho 2004

(c) Meio dieltrico real pequeno mas no nulo, ou seja,

<< 1 . Pode-se usar:

(d) Meio condutor real Neste caso,


>> 1 e obtm-se:
2

Observe que no limite do condutor perfeito ( ), o fator de atenuao


seria infinito e a onda eletromagntica no consegue penetr-lo.

1.11. Interpretao da soluo da equao de onda medida que o campo eletromagntico vai se deslocando no espao, as
amplitudes de suas componentes vo se reduzindo com uma rapidez que depende do fator de atenuao .

Embora em sua soluo original o seu valor numrico deva ser expresso
em npers/m (Np/m), tambm pode ser dado em decibis/m (dB/m) e a relao entre as unidades :

1Np = 8,686dB .
Nesta soluo, o campo eltrico e o campo magntico so perpendiculares
entre si e esto contidos em um plano transversal direo do vetor de propagao. Por esta razo, a soluo discutida para a equao de onda

Propagao de Sinais Aula 2 Professor Marcio Eisencraft - julho 2004

conduz a um tipo conhecido como onda eletromagntica transversal ou onda TEM.

Exerccios 3. Uma onda eletromagntica com variao harmnica no tempo e freqncia


12MHz propaga-se em um meio no-ferromagntico que apresenta as seguintes caractersticas: condutividade de 0,002S/m, permissividade de 3 0 . Determinar o fator de atenuao e o fator de fase para esta onda.

4. A gua do mar um meio no-magnetizvel que apresenta as seguintes


caractersticas eletromagnticas: condutividade 4S/m, permissividade de
81 0 . Determinar a distncia necessria para que a amplitude de um campo

magntico caia a 1% do seu valor original nas freqncias: (a) 20kHz; (b) 200MHz. Com base nos resultados, qual seria a freqncia mais adequada para efetuar uma comunicao com um navio submarino submerso?

5. Deduza as Equaes (2) e (3) a partir da Equao (1). Dica: eleve os dois
lados da Equao (1) ao quadrado.

1.12. Impedncia da onda e impedncia intrnseca do meio (a) Relao entre os campos eltrico e magntico A partir das equaes anteriores, pode-se mostrar que:

H =

, com

=
6

j + j

Propagao de Sinais Aula 2 Professor Marcio Eisencraft - julho 2004

Este valor, dado em () conhecido como impedncia intrnseca do meio,


sendo, em princpio, um valor complexo.

(b) Meio dieltrico perfeito Neste caso, = 0 e:

r 0 0 = = r 0 0

r r = 120 r r

Para o vcuo, r = r = 1 e = 120 = 377 . (c) Meio dieltrico real Neste caso,
<< 1 e pode-se mostrar que:

+ 1 j 2

(d) Meio condutor real Neste caso,


>> 1 e pode-se mostrar que:

= RS + jX S
RS = X S =

Exerccio

Propagao de Sinais Aula 2 Professor Marcio Eisencraft - julho 2004

6. Uma onda eletromagntica senoidal com freqncia de 20MHz propaga-se


em um meio no-magnetizvel ilimitado que apresenta permissividade de
3 0 e condutividade de 2mS/m. Estas propriedades so tpicas do solo de

determinadas regies e importante conhecer a forma como ir comportarse para a propagao de ondas eletromagnticas. (a) Caracterizar esse meio quanto sua condutividade e determinar sua impedncia intrnseca. (b) Encontre sua freqncia crtica.

1.13. Frente de onda e tipos de ondas emitidas Para ondas se propagando num meio ilimitado, distante da fonte, a frente
de onda sempre um plano, da ser chamada de onda plana.

1.14. A energia do campo eletromagntico Ondas tambm podem ser interpretadas como sendo constitudas de partculas chamadas de ftons. A energia de um fton dada por:

E f = hf
h = constante de Planck = 6,626 10 34 Js

, sendo:

f = freqncia da onda (Hz).

Exerccios 7. Determinar o fluxo de quanta de energia por unidade de tempo em uma


irradiao eletromagntica associada a: (a) uma potncia de 10kW na freqncia de 1MHz; (b) uma potncia de 1mW na freqncia correspondente a 1m.
8

Propagao de Sinais Aula 2 Professor Marcio Eisencraft - julho 2004

O primeiro valor se situa aproximadamente no centro da faixa reservada para radiodifuso em ondas mdias. O segundo valor o meio da faixa normalmente empregada para sistemas de comunicaes via fibra ptica, uma emisso eletromagntica na faixa do infravermelho.

Propagao de Sinais Aula 3 Professor Marcio Eisencraft - julho 2004

Aula 3

Velocidades de propagao Polarizao Efeito Doppler-Fizeau

Bibliografia J. A. J. RIBEIRO, Propagao das ondas eletromagnticas Princpios e aplicaes. 1 edio, Editora rica, 2004. Pginas 46-67. BALANIS, C. A. Antenna Theory Analysis and Design. 2a. Edio, John Wiley & Sons, 1997. Pginas 64-73.

1.15. Velocidades envolvidas na propagao de ondas eletromagnticas (a) Velocidade de fase Velocidade da frente de onda:

vP =

Para dieltricos perfeitos, = (vide aula passada). Assim,


vP = 1

Repare que v P , neste caso, independe da freqncia. No vcuo, = 0 e = 0 . Substituindo na expresso acima, obtemos o resultado conhecido c = 3 10 8 m/s.

(b) Velocidade de grupo Quando a onda eletromagntica for composta por diversas freqncias muito prximas entre si, tem-se uma resultante da combinao de todas essas parcelas. Para verificar o movimento dessa onda resultante, toma-se um valor de amplitude como referncia e observa-se como esse valor desloca-se na regio, medida que o tempo passa.
1

Propagao de Sinais Aula 3 Professor Marcio Eisencraft - julho 2004

Esse deslocamento por unidade de tempo conhecido como velocidade de grupo.

Figura 1 Sinal resultante da combinao de duas senides. [RIBEIRO] Pode-se mostrar que a velocidade de grupo vG dada por:

vG =
Caso dieltrico perfeito:

2 + j = Im 2

vG =

= vF

Em meios em que vG = v F , todas as componentes apresentam a mesma rapidez de deslocamento meios no-dispersivos. O caso comum ocorrerem alteraes no formato da onda medida que se propaga no meio. O fenmeno conhecido como disperso. Em mei2

Propagao de Sinais Aula 3 Professor Marcio Eisencraft - julho 2004

os dispersivos, a velocidade de propagao de cada componente depende da freqncia seu formato se modifica medida que a onda avana no meio. Meio dispersivo normal vG < v F Meio dispersivo anmalo vG > v F Meios condutores como o solo ou a gua do mar em baixas freqncias so materiais com disperso anmala.

(c) Velocidade de deslocamento da energia Velocidade com que a energia transportada entre dois pontos pela onda. Pode-se mostrar que:

vE =

2 cos

sendo o argumento de , a impedncia intrnseca do meio. No caso do dieltrico ideal,

vE =

= v P = vG
.

(d) Relao de disperso (e) ndice de refrao comum comparar a velocidade de propagao com a velocidade da onda no vcuo. A relao entre esses dois valores chamada de ndice de refrao do meio, simbolizado pela letra N .
3

Propagao de Sinais Aula 3 Professor Marcio Eisencraft - julho 2004

N=

c vP

Em meios dispersivos, as velocidades de fase e de grupo so diferentes e necessrio definir um ndice de refrao de grupo N G pela relao:

NG =

c vG

Exerccios 1. Determinar a velocidade de fase, a velocidade de grupo e a velocidade de deslocamento da energia para uma onda eletromagntica com freqncia 18MHz que se propaga em um meio no-ferromagntico que apresenta condutividade de 4mS/m e permissividade de 4 0 .

2. Uma onda eletromagntica com freqncia de 3MHz propaga-se em um meio ilimitado com as seguintes caractersticas: = 0 , = 5 0 ,
= 2 10 3 S/m. Determinar o fator de atenuao, o fator de fase, a im-

pedncia intrnseca do meio, a velocidade de fase, a velocidade de grupo, o ndice de refrao e o ndice de refrao de grupo.

1.16. O comprimento de onda O comprimento de onda ( ) a distncia necessria para introduzir uma variao de fase de 2 radianos em uma onda senoidal, medida em determinado instante e em uma direo especificada. Como representa a mudana no valor da fase por unidade de distncia (rad/m), temos que = 2 . Logo,

Propagao de Sinais Aula 3 Professor Marcio Eisencraft - julho 2004

Multiplicando-se e dividindo-se a expresso anterior por f e lembrando-se que v p =


, chega-se a:

vP f

O comprimento de onda um parmetro que depende do meio de propagao, pois nas duas expresses mostradas existem fatores que sofrem influncia de suas caractersticas eletromagnticas. Uma onda eletromagntica com uma freqncia fixa altera seu comprimento ao passar de um material para outro material.

Exerccio 3. Para os dados do Exerccio 2, compare o comprimento de onda no meio especificado com o valor que ele teria se a onda estivesse deslocando-se no vcuo.

1.17. Polarizao da onda (a) Definio O campo eltrico e o campo magntico da onda variam no espao e no tempo medida que avanam no meio. Pode-se imaginar um plano normal direo de propagao sobre o qual sero projetados os valores instantneos do campo eltrico. Unindo-se nesse plano os pontos da extremidade do vetor, obtm-se uma figura geomtrica cujo formato define a polarizao da onda eletromagntica. Veja a figura a seguir.
5

Propagao de Sinais Aula 3 Professor Marcio Eisencraft - julho 2004

Figura 2 Polarizao de uma onda [BALANIS]. Se as sucessivas projees resultarem em um segmento de reta, diz-se que a onda possui uma polarizao linear. Quando for uma circunferncia, tem-se polarizao circular e quando a figura for uma elipse, significa que a onda possui uma polarizao elptica.

(b) Onda com polarizao linear Dois subtipos: polarizao linear vertical e polarizao linear horizontal. Tradicionalmente considera-se a posio do campo eltrico em relao superfcie da Terra. Na polarizao horizontal o campo eltrico mantm-se sempre paralelo e na polarizao vertical fica perpendicular superfcie da Terra.

Propagao de Sinais Aula 3 Professor Marcio Eisencraft - julho 2004

Figura 3 Polarizao linear (a) vertical e (b) horizontal. [RIBEIRO] Aplicao: em baixas freqncias solo bom condutor polarizao paralela superfcie terrestre sofre grandes atenuaes para comunicao em baixas freqncias emprega-se a polarizao vertical. Nas transmisses de televiso (a partir de 500MHz) do ponto de vista de propagao seria praticamente indiferente um tipo ou outro de polarizao. Porm, a experincia comprova que a maior parte dos rudos presentes no meio interfere mais nas ondas polarizadas verticalmente. Nessas circunstncias, mais conveniente empregar a polarizao horizontal, mais imune a esses sinais esprios.

(c) Polarizao circular Antena transmissora radia uma onda constituda por duas componentes de campo eltrico, perpendiculares entre si, de mesma amplitude e defasadas entre si de 90. A onda pode ser polarizada circularmente direita ou circularmente esquerda.

Propagao de Sinais Aula 3 Professor Marcio Eisencraft - julho 2004

Figura 4 Polarizao circular (a) direita e (b) esquerda. [RIBEIRO] Este tipo de polarizao menos comum que a polarizao linear sendo empregada em alguns casos especiais. Um exemplo tpico na transmisso de radiodifuso FM na faixa entre 88MHz e 108MHz. Onda mais imune a interferncias e aos rudos. Algumas emissoras de TV tambm empregam essa forma de polarizao.

(e) Polarizao elptica O comportamento da onda polarizada elipticamente semelhante ao da polarizao circular, com o campo eltrico (e conseqentemente o campo magntico) podendo girar para a direita ou para a esquerda. Sua composio resultado de duas ondas com campos eltricos perpendiculares entre si, com amplitudes arbitrrias, defasadas entre si com um ngulo diferente de qualquer mltiplo inteiro de 180. O campo eltrico de uma onda com polarizao elptica representado no domnio da freqncia pela expresso

E = E X a X + E y e j a y e z
A figura a seguir ilustra a situao, mostrando a inclinao dos eixos da elipse em relao ao sistema de coordenadas de referncia.
8

Propagao de Sinais Aula 3 Professor Marcio Eisencraft - julho 2004

Figura 5 Polarizao elptica [RIBEIRO]. Pode-se mostrar que a inclinao dos eixos da elipse em relao aos eixos coordenados dada por:

tan 2 =

2 E X EY cos 2 2 EX Ey

Exerccio 4. Uma radiao eletromagntica com polarizao elptica descrita em


j 10a X + 15e 6 a y e jz = E sua forma complexa por V/m. Determi

nar a inclinao da elipse de polarizao em um plano transversal direo de propagao.

1.18. Vetor de Poyting para uma onda com polarizao arbitrria O fluxo da densidade de potncia descrito pelo vetor
s = eh

Propagao de Sinais Aula 3 Professor Marcio Eisencraft - julho 2004

que aponta na direo da onda eletromagntica. conhecido como vetor de Poynting.

1.19. Efeito Doppler-Fizeau O efeito Doppler-Fizeau um fenmeno que surge em uma onda que se propaga e corresponde a uma alterao na freqncia do sinal quando o receptor estiver em movimento em relao fonte. Para a sua apresentao, seja a radiao de um feixe ptico incidente sobre uma partcula em movimento.

Figura 6 Efeito Doppler-Fizeau Pode-se mostrar que a freqncia detectada pelo receptor ( f N ) dada por

fN = f
f = freqncia da onda
v = velocidade do receptor

cos

com

= comprimento de onda
= ngulo entre a direo de deslocamento da onda e a direo de deslo-

camento do receptor. Aplicaes: medio de velocidade de carros nas estradas, determinao do movimento de objetos e corpos astronmicos, comprovao do desvio galctico para o vermelho base da teoria do Big Bang.
10

Propagao de Sinais Aula 3 Professor Marcio Eisencraft - julho 2004

Exerccios 5. Admitir que houvesse um aumento de 0,35% no comprimento de onda de uma luz que incidiu sobre uma partcula que se afasta da fonte. Estimar a velocidade radial dessa partcula. 6. Um sistema de telefonia mvel celular opera na freqncia de 850MHz e o sinal incide na antena de um receptor cujo proprietrio encontra-se em um veculo deslocando-se a 80km/h. Determinar a modificao mxima que ocorre na freqncia do sinal recebido.

11

Propagao de Sinais Aula 4 Professor Marcio Eisencraft - agosto 2004

Aula 4
Bibliografia

Reflexo e refrao de ondas eletromagnticas

J. A. J. RIBEIRO, Propagao das ondas eletromagnticas Princpios e aplicaes. 1 edio, Editora rica, 2004. Pginas 73-90. KRAUS, J. D.; FLEISCH, D. A. Eletromagnetics with Applications. 5 edio, McGraw-Hill, 1999. Pginas 219-231.

2. 2.1.

Reflexo e refrao Condies de contorno na superfcie de separao entre dois meios

(a) Conceitos gerais Quando houver uma descontinuidade do meio, isto , se a onda se propagar por regies do espao com propriedades eletromagnticas diferentes, os campos devem satisfazer um conjunto de leis sobre esta superfcie. Estas so conhecidas como condies de contorno.

Figura 1 Ondas eletromagnticas mudando de meio [RIBEIRO].

(b) Condies de contorno para a componente tangencial do campo eltrico

E 2t = E1t

Propagao de Sinais Aula 4 Professor Marcio Eisencraft - agosto 2004

(c) Condies de contorno para a componente normal do deslocamento eltrico Se a superfcie tiver uma distribuio de cargas S

D2 n D1n = S
Se no existirem cargas sobre a superfcie

D2 n = D1n 2 E2 n = 1E1n
(d) Condies de contorno para a componente normal da induo magntica

B2 n = B1n
(e) Condies de contorno para a componente tangencial do campo magntico Caso no exista corrente sobre a superfcie de separao, H 2t = H 1t . Caso contrrio, a componente tangencial sobre uma descontinuidade igual densidade de corrente de superfcie.

(f) Condio de contorno na interface de um condutor com um dieltrico Em um condutor perfeito ( = ) no pode existir campo eltrico nem magntico. Assim, na transio entre um condutor e um dieltrico, devemos ter:

E1t = E 2t = 0 e B2 n = B1n = 0
Portanto, o campo eltrico normal e o magntico tangencial superfcie.

Propagao de Sinais Aula 4 Professor Marcio Eisencraft - agosto 2004

Figura 2 Campos na interface com um condutor. [RIBEIRO].

2.2.

Reflexo e refrao na interface de dois meios

Quando a onda eletromagntica incidir na superfcie que separa dois meios, uma parte de sua energia transferida para o segundo meio, formando a onda transmitida ou refratada e outra retorna ao primeiro meio, constituindo a onda refletida.

Figura 3 Onda incidente, refletida e refratada e ngulos associados [RIBEIRO]. 3

Propagao de Sinais Aula 4 Professor Marcio Eisencraft - agosto 2004

Os ngulos i , r e t determinam as direes de propagao das ondas incidente, refletida e transmitida. So denominados, respectivamente, ngulo de incidncia, ngulo de reflexo e ngulo de transmisso ou refrao sendo medidos com relao normal superfcie de separao entre os meios.

Primeira lei da reflexo: as direes de propagao das ondas incidente e refletida esto em um plano perpendicular superfcie de reflexo.

Segunda lei da reflexo: ngulos de incidncia e de reflexo so iguais,


r = i .

Lei da refrao ou Lei de Descartes-Snell: para meios dieltricos perfeitos e no-magnetizveis, vale:

sin i N 2 = sin t N1
em que N o ndice de refrao do meio.

2.3.

Equaes de Fresnel

(a) Decomposio do campo da onda incidente A figura a seguir mostra as duas formas de polarizao linear de uma onda: a polarizao horizontal e a polarizao vertical.

Propagao de Sinais Aula 4 Professor Marcio Eisencraft - agosto 2004

Figura 4 Ondas (a) transversal eltrica (TE) e (b) transversal magntica (TM) [RIBEIRO].

No primeiro caso, o campo eltrico est em um plano perpendicular direo de propagao; assim, esta onda chamada de transversal eltrica (onda TE). No segundo caso, o campo magntico est no plano transversal e a onda chamada de transversal magntica (onda TM). A relao entre a amplitude da onda refletida e a amplitude da onda incidente define o coeficiente de reflexo, simbolizado pela letra grega , normalmente seguido por um ndice para designar o tipo de polarizao. A relao entre a amplitude da onda transmitida e a amplitude da onda incidente representa o coeficiente de transmisso, simbolizado pela letra grega , tambm acompanhada de um ndice para designar o tipo de polarizao. Em muitos problemas prticos, tem-se interesse nos campos da onda transmitida. Exemplo desta situao ocorre no envio de mensagens para submarinos submersos ou, atravs do solo, para uma mina subterrnea.
5

Propagao de Sinais Aula 4 Professor Marcio Eisencraft - agosto 2004

Todavia, nos estudos de propagao em meios naturais, quase sempre se tem interesse no comportamento da onda refletida. Na maioria dos sistemas, a comunicao feita atravs da atmosfera e a reflexo acontece na superfcie do solo, em acidentes geogrficos naturais, como montanhas e lagos, em edificaes construdas pelo homem, etc. comum o sinal atingir a antena receptora contendo contribuies de uma onda direta e de outras componentes oriundas dessas reflexes.

(b) Onda com campo eletromagntico normal ao plano de incidncia (TE) Neste caso,

E RN = EN E IN ETN = EN E IN
sendo
E RN = campo eltrico da onda refletida

E IN = campo eltrico da onda incidente E TN = campo eltrico da onda transmitida

Mostra-se que:

EN =

sin i x EN sin i + x EN , EN = 1 + EN
2

(1)

sendo x En

1 2 1 = cos 2 i . 2 1 2

Propagao de Sinais Aula 4 Professor Marcio Eisencraft - agosto 2004

(c) Onda com campo eltrico paralelo ao plano de incidncia (TM) De forma equivalente, neste caso temos:

H RN = HN H IN H TN = HN H IN
sendo
H RN = campo magntico da onda refletida H IN = campo magntico da onda incidente H TN = campo magntico da onda transmitida

Mostra-se que:

HN

sin i x HN = sin i + x HN , HN = 1 + HN
2

(2)

sendo x Hn

2 1 1 2 = cos i . 1 2 2

2.4.

Condies de mxima reflexo

(a) Onda com campo eltrico paralelo ao plano de incidncia Partindo da Eq.(2), nota-se que possvel encontrar um coeficiente de reflexo nulo, indicando que toda energia da onda eletromagntica transferida para o segundo meio. Isso exigiria um ngulo de incidncia com um valor particular i = B tal que sin B = x Hn . Resolvendo-se essa equao, obtm-se:

Propagao de Sinais Aula 4 Professor Marcio Eisencraft - agosto 2004

2 1 1 2 sin B = , 2 1 1 2

(3)

conhecido como ngulo de Brewster ou ngulo de polarizao.

(b) Onda com campo eltrico normal ao plano de incidncia Seguindo o mesmo raciocnio, a partir de (1) chega-se a:
2 1 1 2 sin B = . 2 1 1 2

(4)

Exerccios 1. Deduza as equaes (3) e (4). 2. Uma onda eletromagntica com freqncia de 9MHz vinda do ar incide na superfcie de um meio no-magnetizvel sem perdas com = 5 0 . Determine os coeficientes de reflexo e de transmisso na fronteira dos dois meios para os dois tipos bsicos de polarizao. Admitir um ngulo de incidncia de 8 em relao superfcie do segundo plano.

2.5.

Condies de reflexo total

(a) Incidncia na superfcie de um condutor Onda eletromagntica no penetra em condutor perfeito independentemente da polarizao.

Propagao de Sinais Aula 4 Professor Marcio Eisencraft - agosto 2004

(b) Incidncia em um dieltrico ideal Neste caso devemos impor que = 1 . Substituindo nas equaes (1) e (2), obtm-se:

cos C =

2 2 1 1

em que o valor C obtido com este clculo conhecido como ngulo crtico. Repare que, para meios no-magnetizveis, a reflexo total s ocorre se
2 < 1 .

Esta situao no muito comum nas transmisses pela atmosfera terrestre. Nas proximidades do solo, ocorrem reflexes em obstculos naturais ou artificiais, cujas permissividades so sempre maiores do que as do ar, de modo que no se criam as condies para a existncia do ngulo crtico. Todavia, ser demonstrado que nas partes mais elevadas da atmosfera podem ocorrer variaes nos ndices de refrao que estabelecem as condies para a ocorrncia da reflexo total.

(c) Campo da onda refratada sob condio de reflexo total No caso da reflexo total, a onda refratada tem intensidade que decresce exponencialmente com a distncia normal interface. Este decaimento dado por:

tz = T

cos i cos c

Propagao de Sinais Aula 4 Professor Marcio Eisencraft - agosto 2004

Exerccio 3. Uma onda eletromagntica com freqncia de 2MHz propaga-se em um meio no-magnetizvel com permissividade de 3 0 . Essa onda incide na fronteira desse meio com o ar segundo um ngulo de 30 em relao interface. Qual ser a atenuao sofrida pelo campo no segundo meio a uma distncia de 100 metros, na direo normal interface?

2.6.

Variaes dos coeficientes de reflexo e de refrao

As figuras a seguir mostram a variao dos coeficientes de reflexo e refrao em funo do ngulo de incidncia para ondas se propagando no ar.

Figura 5 Mdulo do coeficiente de reflexo na fronteira entre o ar e um dieltrico nomagnetizvel sem perdas com permissividade 10 0 . Observar a existncia do ngulo de reflexo nula para polarizao com campo eltrico paralelo ao plano de incidncia. [RIBEIRO]. 10

Propagao de Sinais Aula 4 Professor Marcio Eisencraft - agosto 2004

Figura 6 Mdulo do coeficiente de transmisso na fronteira entre o ar e um dieltrico nomagnetizvel sem perdas com permissividade 10 0 . Observar a existncia do ngulo de reflexo nula para polarizao com campo eltrico paralelo ao plano de incidncia. [RIBEIRO].

11

Propagao de Sinais Aula 5 Professor Marcio Eisencraft - setembro 2004

Aula 5- Reflexo e refrao - Complementos Caractersticas de radiocomunicaes - Introduo


Bibliografia J. A. J. RIBEIRO, Propagao das ondas eletromagnticas Princpios e aplicaes. 1 edio, Editora rica, 2004. Pginas 91-114. KRAUS, J. D.; FLEISCH, D. A. Eletromagnetics with Applications. 5 edio, McGraw-Hill, 1999.

2.7.

Reflexo em meios com perdas

As frmulas deduzidas na aula passada desprezam a condutividade dos meios envolvidos. Quando os meios apresentam perdas, deve-se considerar frmulas mais gerais que apresentam coeficientes de transmisso e reflexo ( e ) complexos em funo da impedncia intrnseca do meio . Esta situao importante para anlise de propagao acima de solos, fato normal nas comunicaes prximas da superfcie da Terra. Lembrando que, para um meio quase condutor, = Onda TE
j , temos: + j

EN =

2 sin i 1 sin t 2 sin i + 1 sin t

EN = 1 + EN

Onda TM

HN =

1 sin i 2 sin t 1 sin i + 2 sin t

HN = 1 + HN

Neste caso, t deve ser calculada atravs de uma verso mais generalizada da equao de Snell:

Propagao de Sinais Aula 5 Professor Marcio Eisencraft - setembro 2004

cos t 1 = = cos i 2
Exerccios

1 ( 1 + j1 ) 2 ( 2 + j 2 )

1. Uma onda com freqncia de 9MHz vinda pela atmosfera incide na superfcie de um solo com as seguintes propriedades eletromagnticas: = 0 ,
= 5 0 , = 2 10 3 S/m. O ngulo de incidncia em relao ao solo de 8.

Determinar o coeficiente de reflexo e o coeficiente de transmisso na fronteira entre o ar e o solo para as duas polarizaes discutidas no texto.

2.8.

Refrao em meios com perdas

Neste caso, o ngulo de refrao torna-se complexo. Seu clculo no ser


estudado aqui por falta de tempo. Mais detalhes podem ser obtidos em [RIBEIRO], p. 96-98.

2.9.

Birrefringncia, birrefrao ou dupla refrao.

Existem materiais nos quais as foras de coeso entre os tomos no so


iguais em todas as direes e resultam nos meios denominados meios anisotrpicos.

Nesses meios, a velocidade de propagao da onda depende da sua polarizao, fato conhecido como birrefringncia, birrefrao ou dupla refrao.

Imaginando a incidncia de uma onda eletromagntica com uma polarizao qualquer, pode-se fazer sua decomposio em duas parcelas ortogonais. Cada uma delas se propaga nos materiais birrefringentes com velocidades diferentes e daro origem a dois feixes distintos na sada do meio.
2

Propagao de Sinais Aula 5 Professor Marcio Eisencraft - setembro 2004

Figura 1 Transmisso de um feixe de ondas atravs de um meio birrefringente [RIBEIRO]. Os efeitos resultantes dependero da orientao do campo eltrico da onda incidente em relao a determinadas direes, conhecidas como eixo de simetria do material. Os dois feixes de sada so designados como onda ordinria e onda extraordinria ou como raio ordinrio e raio extraordinrio, identificados como OO e OE na Figura 1. A onda ordinria tem comportamento semelhante ao descrito para um meio isotrpico. Ou seja, em uma incidncia normal, sua trajetria no muda de direo durante a propagao seguindo um percurso retilneo. O modo extraordinrio afasta-se da normal superfcie medida que avana no meio anisotrpico. Na sada, novamente, muda sua direo para uma trajetria que se aproxima da normal superfcie. As duas ondas so polarizadas linearmente e seus campos eltricos ficam perpendiculares entre si.

Propagao de Sinais Aula 5 Professor Marcio Eisencraft - setembro 2004

Para cada uma, o cristal apresenta ndice de refrao diferente, isto , as ondas ordinria e extraordinria propagam-se no meio anisotrpico com velocidades distintas. Aplicaes prticas: o Alguns cristais, como o niobato de ltio (LiNbO3), o tantalato de ltio (LiTaO3), a rutila etc. permitem que se efetue um controle do grau de birrefringncia de acordo com um campo eltrico externo aplicado. Esta propriedade conhecida como efeito optoeltrico e trata-se de uma importante caracterstica, tendo em vista que permitir a modulao de um feixe de luz que se propaga pelo material. o A ionosfera (regio da atmosfera entre 50km e 800km com gases ionizados) torna-se anisotrpica por causa do campo magntico da Terra. Assim, em determinadas faixas de freqncias apresenta dupla refrao. o Em fibras pticas, a anisotropia pode aparecer devido a esforos mecnicos, tores, etc. A conseqncia o desdobramento do feixe em modos diferentes de propagao, cada um com caractersticas prprias de transmisso. Um dos problemas para o sistema o aparecimento da chamada disperso de modo de polarizao (PMD) que pode comprometer a transmisso de sinais.

2.10. Refrao em meios ativos do ponto de vista eletromagntico Determinados meios so capazes de alterar a polarizao de uma onda eletromagntica que se propaga em seu interior. So denominados materiais ativos do ponto de vista eletromagntico ou materiais opticamente ativos.
4

Propagao de Sinais Aula 5 Professor Marcio Eisencraft - setembro 2004

Como exemplos, podem ser citados o cristal de quartzo, certos tipos de compostos orgnicos e inorgnicos em estado slido ou lquido, certas regies da atmosfera terrestre, etc. Esta propriedade pode ser natural do meio ou pode ser induzida pela aplicao de um agente externo, como um campo eltrico ou um campo magntico. Em uma das manifestaes dessa propriedade, certos materiais so isotrpicos e adquirem birrefringncia sob ao de um campo magntico. Em conseqncia, altera-se a polarizao da onda que se propaga em seu interior. O fenmeno conhecido como efeito Faraday ou rotao de Faraday e mostrado na Figura 2 a seguir.

Figura 2 Comportamento tpico de um meio opticamente ativo [RIBEIRO]. Exemplos: ionosfera terrestre na faixa de freqncias de rdio; ferrita.

2.11. Coerncia e interferncia Para dois campos propagando-se na direo positiva de z com mesma freqncia e argumentos e a resultante
e T = E 1 cos(t z + ) + E 2 cos(t z + ) .

A densidade de radiao resultante pode ser maior ou menor do que a soma das densidades de radiao devido a cada componente dependendo da defasagem ( ) .
5

Propagao de Sinais Aula 5 Professor Marcio Eisencraft - setembro 2004

No primeiro caso, diz-se que os campos formam uma interferncia construtiva e no segundo uma interferncia destrutiva.

Figura 3 Superposio de campos harmnicos no tempo. (a) interferncia construtiva. (b) interferncia destrutiva.

3. 3.1.

Caractersticas das radiocomunicaes Introduo

Nos captulos precedentes, foram mostradas diversas leis e os muitos fenmenos e efeitos que esto associados onda eletromagntica. Quando empregada em um sistema de radiocomunicaes, a onda eletromagntica desloca-se a partir de sua origem, no lado do sistema conhecido como transmissor at a outra extremidade conhecida como receptor. A essa transferncia da energia eletromagntica entre os dois pontos d-se o nome de propagao de onda. De um modo geral, a propagao pode ser feita em forma de uma onda guiada ou propagao em meios confinados e na forma de irradiao a partir de uma antena.

Propagao de Sinais Aula 5 Professor Marcio Eisencraft - setembro 2004

Nesse segundo modelo, a transferncia de energia pode ser feita sem a presena de um meio natural, at mesmo no vcuo, como ficou explicito no estudo da onda eletromagntica. A propagao em ambientes abertos normalmente envolve a atmosfera terrestre, o espao exterior, efeitos do solo, da massa lquida da superfcie da Terra, da vegetao, etc. Nestas circunstncias, o deslocamento de energia conhecido como propagao nos meios naturais. Os dois sistemas de transmisso esto ilustrados na figura a seguir:

Figura 4 (a) Sistema de transmisso por meio guiado; (b) Sistema de transmisso por irradiao. [RIBEIRO] Na emisso para um ambiente aberto ou ilimitado, possvel haver dissipao de potncia no meio se este for diferente do vcuo. Alm disso, h uma distribuio de energia em todo o espao em concentraes que dependem das caractersticas de radiao da antena transmissora. Portanto, apenas uma parte da potncia radiada ser capaz de alcanar a antena receptora. Muito dos aspectos envolvendo a propagao sero objetos de estudo em seguida.

Propagao de Sinais Aula 5 Professor Marcio Eisencraft - setembro 2004

3.2.

Discusso preliminar sobre os meios de transmisso

importante que se descreva com a maior exatido possvel o comportamento das ondas eletromagnticas nos meios de propagao para garantir a eficcia do projeto e da instalao dos sistemas de comunicao. Ou seja, h necessidade de conhecer os muitos efeitos do meio enquanto a onda eletromagntica desloca-se entre o transmissor e o receptor. Os estudos demonstram grande nmero de variveis que afetam a transferncia de energia no meio e, conseqentemente, influem sobre as comunicaes, em particular quando envolvem grandes distncias. A familiarizao com estas propriedades e com a maneira de agirem sobre o campo eletromagntico permite que se reduza a margem de erro no projeto e na implementao de um sistema.

3.3.

A estrutura da atmosfera terrestre

As caractersticas da atmosfera ao redor de todo o planeta so muito dinmicas e variam com a temperatura, com a umidade e a presso em uma mesma regio. A altitude em relao superfcie da Terra outro fator que contribui para modificaes sensveis nas suas propriedades eletromagnticas. Na comunicao pela atmosfera, alteraes na onda eletromagntica so causadas, principalmente, por: o Reflexes na superfcie terrestre; o Refraes devido no homogeneidade do meio; o Atenuaes causadas pela absoro dos vrios componentes da atmosfera e por bloqueio parcial da onda; o Difraes por obstculos e pela prpria curvatura da Terra;
8

Propagao de Sinais Aula 5 Professor Marcio Eisencraft - setembro 2004

o Variaes na amplitude causadas por mltiplos percursos de propagao, etc. A figura a seguir representa as varias regies da atmosfera:

Figura 5 Camadas da atmosfera terrestre com os respectivos limites mdios. [RIBEIRO]. Troposfera: parte mais baixa onde est concentrada a maior parte do vapor de gua, onde se formam as nuvens e so observadas as condies meteorolgicas. importante na anlise de propagao, pois em altitude dentro desta faixa geralmente so feitas as comunicaes terrestres em visada direta. Uma propriedade desta faixa que, na mdia, sua temperatura diminui com a altura. Tropopausa: regio de alguns quilmetros em que a temperatura permanece constante.
9

Propagao de Sinais Aula 5 Professor Marcio Eisencraft - setembro 2004

Estratosfera: regio em que a temperatura aumenta com a altura. Esse aumento atribudo maior concentrao de gs oznio, que tem efeito protetor para os seres vivos. Mesosfera: regio em que novamente a temperatura decresce com a altitude a uma taxa quase constante. Termosfera: regio superior mesosfera que caracterizada por um aumento na temperatura com a altura. A ionosfera, j comentada, situa-se parte na mesosfera e parte na termosfera. Em termos aproximados, pelas medies efetuadas na atmosfera, possvel obter uma frmula emprica para a presso em funo da altura:

p = 10,043
com h em quilmetros e p em milibares.

h 3 16
,

A figura a seguir mostra as variaes tpicas da presso atmosfrica (em milibares) segundo dados da International Civil Aviation Organization (ICAO) e do International Committee for Space Research (COSPAR).

10

Propagao de Sinais Aula 5 Professor Marcio Eisencraft - setembro 2004

Figura 6 Variao da presso atmosfrica em funo da altura [RIBEIRO].

Exerccio 2. Tomando por base os resultados experimentais para a atmosfera terrestre, estimar sua presso nas altitudes de 1000m e 10000m.

11

Propagao de Sinais Aula 8 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

Aula 8
Bibliografia

Tipos de propagao

J. A. J. RIBEIRO, Propagao das ondas eletromagnticas Princpios e aplicaes. 1 edio, Editora rica, 2004. Pginas 114-131. NETO, V.S.; PETRUCCI, L.A.; TEIXEIRA, P.S.A. Sistemas de Propagao e Rdio Enlace, rica, 1999.

3.4. Tipos de propagao (a) Ondas ionosfricas ou ondas celestes Por este processo de radiocomunicao, a onda eletromagntica alcana a antena receptora aps refletir-se ou propagar-se em determinado trecho no interior da ionosfera, retornando em seguida Terra.

Figura 1 Propagao de ondas por reflexo ionosfrica [RIBEIRO]. Tem importncia para comunicaes em freqncias entre 2MHz e 50MHz. Nas comunicaes em freqncias muito elevadas (VHF, UHF, SHF, etc.) essa regio quase transparente. Comunicao terrestre por reflexo ionosfrica tem alcance mximo de 4000km.

Propagao de Sinais Aula 8 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

(b)

Ondas troposfricas

Troposfera: regio da atmosfera que vai da superfcie da Terra at altitudes de 10km a 20km. Caracterizada por fortes conveces e nohomogeneidades com variaes acentuadas no ndice de refrao em funo das coordenadas da regio. Esses fenmenos do origem a mudanas na direo de propagao e podem fazer a onda retornar superfcie da Terra. Neste caso, tem-se a comunicao por meio das ondas troposfricas tambm conhecida como tropodifuso.

Figura 2 Sistema de comunicao por difuso troposfrica [RIBEIRO]. Durante muitos anos enlaces feitos com ondas troposfricas foram teis para distncias elevadas sem o emprego de repetidoras. A comunicao feita principalmente entre 1GHz e 2GHz. Esse mtodo de comunicao envolve grandes atenuaes. So necessrias antenas especiais capazes de concentrar a energia da onda em feixes estreitos dirigidos para uma dada regio da camada troposfrica.

Propagao de Sinais Aula 8 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

Exigem-se transmissores de alta potncia e receptores de grande sensibilidade. Sinal recebido sofre grandes variaes, imprevisveis, causadas por mecanismos aleatrios que influem diretamente na propagao. Ao longo do dia, da semana ou do ms no so raras as flutuaes superiores a 20dB no nvel do sinal que chega ao receptor. Esta forma de comunicao est sendo ultrapassada pelos enlaces via satlite. No Brasil, cogita-se desativar brevemente os ltimos enlaces por tropodifuso ainda existentes.

(c) Ondas terrestres Ondas terrestres comunicao feita prxima da superfcie da Terra. Dividem-se em:

Onda direta: formada pela ligao entre a antena transmissora e a receptora sem nenhuma interferncia de obstculos que possam alterar sua amplitude ou modificar sua direo de propagao. Tipo de comunicao comumente referido como sistema em visada direta ou comunicao em linha de visada. Por exemplo, o enlace de satlite feito, em princpio, na forma de visada direta.

Propagao de Sinais Aula 8 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

Onda refletida: presena de obstculos d origem a reflexes e parte dessa energia atinge a antena receptora consistindo na onda refletida. Componentes de grande importncia para comunicaes nas freqncias das faixas de VHF, UHF e SHF.

Figura 3 Propagao das ondas espaciais em um enlace com visibilidade direta [RIBEIRO]. Ondas de superfcie: representa a parcela do campo irradiado que se propaga ao longo do contorno da Terra, como se estivesse acompanhando uma estrutura fsica que a confinasse na regio. No importante em freqncias altas, superiores a alguns megahertzs uma vez que os sinais so rapidamente atenuados. til em sistemas de radiodifuso em freqncias abaixo de 3MHz empregando polarizao vertical. Com essa mesma polarizao, alguns sistemas especiais utilizam ondas de superfcie em baixas freqncias combinadas com ondas celestes, refletidas na ionosfera para garantir comunicaes a longas distncias, muitas vezes com alcance mundial.

Propagao de Sinais Aula 8 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

Figura 4 Ilustrao dos campos que constituem uma onda de superfcie [RIBEIRO].

(d)

Resumo dos vrios tipos de propagao

Na figura a seguir, observa-se a composio do campo total que alcana a onda na antena receptora.

Figura 5 Situao mais geral para a composio de um sinal que alcana um receptor em um enlace radioeltrico. Nem todas as componentes estaro presentes ao mesmo tempo [RIBEIRO].

3.5.

Outras formas de propagao

(a) Propagao em rastros de meteoros Grande quantidade de corpos celestes alcana a rota da Terra diariamente, vindos do espao exterior.
5

Propagao de Sinais Aula 8 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

Diariamente, mais de 10bilhes de corpos atingem a atmosfera terrestre. Maior parte deles tem dimetro inferior a um dcimo de milmetro. Poucos so suficientemente grandes para serem observados a olho nu e uma porcentagem muito pequena chega superfcie. Quando um meteoro percorre a atmosfera, causa uma forte ionizao dos gases que a compem e forma uma regio aproximadamente cilndrica com grandes quantidades de eltrons livres de grande extenso. Essa regio gasosa reflete as ondas para a Terra, principalmente para freqncias entre 50MHz e 80MHz. A experincia demonstra que o percurso de uma nica partcula com dimetro de 1cm garante a recepo momentnea do sinal em locais em que a onda eletromagntica normalmente no chegaria.

(b) Propagao em regies de aurora As auroras quase sempre so originadas por partculas vindas do Sol e capturadas pelo campo magntico da Terra que se deslocam em direo aos plos, chocando-se com tomos e molculas. A emisso de luz em conseqncia dessas colises assume o formato de raios, arcos, faixas, vus brilhantes e coloridos, cortinas ou leques nas grandes latitudes do planeta. Pode ser vista de enormes distncias, at prximas de 1000km. Hemisfrio norte: aurora boreal; hemisfrio sul: aurora austral.

Propagao de Sinais Aula 8 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

Figura 6 Fotos de Auroras boreais [http://www.geo.mtu.edu/weather/aurora/images/aurora/jan.curtis/images/janc _001.jpg ; http://climate.gi.alaska.edu/Curtis/aurora/040901_7].


7

Propagao de Sinais Aula 8 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

Ocorre nas altas latitudes: no hemisfrio norte, por exemplo, ocorre na Noruega, Groenlndia, regio central do Canad, Alasca e Sibria. As auroras tm efeitos devastadores sobre as comunicaes de altas freqncias, causando grandes atenuaes e fortes flutuaes sobre as ondas eletromagnticas.

(c)

Propagao por espalhamento transequatorial

Normalmente na faixa em torno de 50MHz e 100MHz, nos perodos de mdia e alta atividade solar. Devido a algumas fortes anomalias na concentrao de cargas livres da ionosfera na regio acima do equador magntico. Ondas que entram nessa regio com um ngulo de incidncia favorvel so refletidas para a Terra a grandes distncias. possvel a construo de um enlace at distncias ao redor de 8000km.

(d)

Propagao com reflexo lunar

Aproveita a reflexo da onda eletromagntica na superfcie lunar. Consegue-se a transmisso entre dois pontos da Terra nos quais se possa observar a Lua ao mesmo tempo. Tcnica utilizada por radioamadores nas faixas de 144MHz e 432MHz (EME earth-moon-earth). Caractersticas: o Distncia Terra-Lua: entre 680000km e 750000km. o Tempo de retardo: 2,3 a 2,5s. o ngulo ocupado pela Lua: 0,5 o Coeficiente de reflexo: 0,27 o Atenuao total do enlace: 220dB a 235dB
8

Propagao de Sinais Aula 8 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

o Lua se move a 1600km/h efeito Doppler-Fizeau. o Atravessa a ionosfera meio anisotrpico ocorre mudana na polarizao. Polarizao linear pode ter dificuldades.

3.6.

As faixas de freqncias para radiocomunicaes

Primeiras pesquisas com comunicaes sem fio usavam ondas de grande comprimento (3km a 25km ou 12kHz a 100kHz). Dcada de 1920 experimentaram-se freqncias mais elevadas utilizando reflexes ionosfricas. Aumento na demanda dos servios de radiodifuso e de telecomunicaes trouxe congestionamento e saturao nas freqncias mais baixas. Em 1956, a Comisso Internacional de Radiocomunicaes (CCIR) dividiu o espectro eletromagntico classificando as diversas freqncias como a Tabela 1 a seguir. Critrio adotado: Faixa N limita-se aos valores

0,3 10 N f 3 10 N
com os comprimentos de onda correspondentes calculados considerando o meio como o vcuo. Exemplos de servios: o radiodifuso AM: 300kHz 30MHz o TV 54MHz a 88MHz e 174MHz a 216MHz (VHF) outros canais at perto de 600MHz (UHF) o Telefonia mvel celular: 800MHz a 900MHz o rdio FM: 88MHz 108MHz

Propagao de Sinais Aula 8 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

Tabela 1 Diviso do espectro eletromagntico e localizao das faixas usuais em telecomunicaes [RIBEIRO]. Costuma-se considerar a faixa de radiofreqncia at a proximidade de 300MHz e acima destes valores j se tm freqncias conhecidas como microondas. Definio de microondas varia. Mais aceita: faixa de microondas aquela na qual os comprimentos de onda envolvidos so da mesma ordem de grandeza das dimenses fsicas das componentes utilizadas ou menores.

10

Propagao de Sinais Aula 8 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

3.7. das

As faixas prticas para equipamentos e comunicaes em microon-

o No possvel a construo de componentes e circuitos confiveis em faixas de valores muito grandes de freqncia. H necessidade de subdividir as faixas de microondas mostradas na Tabela 1. o Para isso, durante a II Guerra Mundial foi feita uma subdiviso, sendo as subfaixas codificadas por letras e ndices. Por razes de segurana, essa subdiviso no obedeceu a um critrio homogneo de modo a dificultar sua determinao pelos adversrios. o Com algumas modificaes e simplificaes, essas subdivises so adotadas at hoje. Na Tabela 2 a seguir so mostradas algumas denominaes comuns.

Tabela 2 Designao e limites das subfaixas prticas de microondas [RIBEIRO].

o Na dcada de 1970 foi sugerida uma nova subdiviso, adotada pelo Departamento de Defesa Americano. Veja a Tabela 3 a seguir.

11

Propagao de Sinais Aula 8 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

Tabela 3 Nova designao das faixas de microondas, conforme designao do Departamento de Defesa Americano [RIBEIRO].

o Vale observar que as denominaes e limites tradicionais continuam em uso dirio, tanto no meio empresarial, acadmico e industrial como entre usurios de equipamentos de microondas.

3.8.

Caractersticas gerais de vrios tipos de propagao

(a) Comunicao nas faixas de VLF e LF o Faixa entre 3kHz e 300kHz. o Transmisso possvel envolvendo ondas de superfcie e ionosfricas. o S possvel enlaces com informaes que ocupem pequenas larguras de faixa (modulao AM analgica). o Desvantagens: captao de elevado rudo atmosfrico; necessita de elevadas potncias de irradiao.

12

Propagao de Sinais Aula 8 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

o Aplicaes: navegao area e martima, comunicao com submarinos submersos, comunicaes militares, etc. o Antenas verticais: monopolos.

(b) Comunicao na faixa de MF o Entre 300kHz e 3MHz. o Comunicao por meio de ondas de superfcie ou com reflexo ionosfrica. o S permite transmisso em faixas bem estreitas (AM analgico). o Desvantagem: necessria potncia muito elevada dos transmissores. o Aplicaes: algumas comunicaes militares de pequeno alcance, radiodifuso sonora, etc. o Antenas verticais: monopolos mais eficientes.

(c)

Comunicao na faixa de HF

o Conhecido como faixa de ondas curtas. o Alcance determinado principalmente pela onda ionosfrica. o Desvantagem: como h predominncia da comunicao via ionosfera, a qualidade da transmisso fica dependendo muito diretamente de suas caractersticas. Por isso, ocorrem profundas variaes no nvel do sinal recebido, com fortes contaminaes por rudos naturais e rudos produzidos por mquinas e equipamentos. o Aplicaes: comunicaes telefnicas ou telegrficas, conexes a longas distncias entre navios e avies, radiodifuso sonora, determinados servios militares e outros sistemas que no exijam grandes larguras de faixa para transmisso de informao.

13

Propagao de Sinais Aula 8 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

(d) Comunicao na faixa do VHF o Faixa de 30MHz a 300MHz ondas espaciais e troposfricas. o Transmisso pode ser concretizada com nveis de potncia menores do que os empregados nas faixas de LF, MF, e HF. o Variaes nas caractersticas da atmosfera tm influncia significativa no desempenho do enlace. o Aplicaes: difuso de TV (ondas polarizadas horizontalmente), radiodifuso sonora em FM (88MHz a 108MHz), auxlio a radio navegao, comunicao por satlite de rbita baixa, etc. o Antenas: redes de dipolos, antenas cnicas, antenas rmbicas, helicoidais e outras.

(e) Comunicao na faixa do UHF o Faixa entre 300MHz e 3GHz ondas espaciais (direta e refletida). o Alguns autores j consideram microondas (principalmente acima de 500MHz). o Atenuao do enlace cresce com a freqncia, mas a possibilidade de uso de antenas de alto ganho pode compensar. o Aplicaes: difuso de TV, radar, comunicaes por satlite, telefonia mvel celular. o Antenas: Yagi-Uda de alto ganho, antenas log-peridicas para faixa larga, antenas helicoidais, refletores parablicos, etc.

(f)

Comunicao na faixa do SHF

o Faixa entre 3GHz e 30GHz muito utilizada. o possvel utilizao de multiplexagem permitindo a concentrao de muitas informaes simultneas em uma nica portadora.
14

Propagao de Sinais Aula 8 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

o Inmeras aplicaes em sistemas de comunicaes terrestres, sistema de telefonia por satlite, recepo domstica de TV via satlite, aplicaes em radares militares, radares de auxlio navegao, radares de estrada para fiscalizao de velocidade, etc. o Antenas: parablicas excitadas a partir de antenas cornetas ou as parablicas com dois refletores, como as do tipo Cassegrain.

15

Propagao de Sinais Aula 8 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

16

Propagao de Sinais Aula 8 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

Tabela 4 Aplicaes tpicas das diversas faixas de freqncia prtica de microondas [RIBEIRO].

Exerccio 1. Pesquise o significado das seguintes siglas e descreva sucintamente o sistema representado por elas: (a) TACAN (e) GPS (i) ASC4 (b) DME (f) DBS (j) MARISAT (c) IFF (g) Radar (d) ATC (h) MILSTAR

3.9.

Principais fenmenos associados propagao

o Fenmenos mais importantes associados propagao das ondas eletromagnticas so:


17

Propagao de Sinais Aula 8 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

Atenuao do espao livre; Reflexo na superfcie do solo, em obstculos e elevaes; bloqueio por obstculos; difrao por obstculos e pela superfcie da Terra; atenuao pelos gases da atmosfera, incluindo vapor de gua; refrao na troposfera e ionosfera; efeitos da precipitao pluviomtrica na troposfera; efeitos resultantes da anisotropia da ionosfera.

3.10. Relaes de amplitude o Ao se fazer a comparao entre dois valores de potncia em decibis, aplica-se a relao:

Pm N (dB ) = 10 log P n

Se a potncia do numerador for o valor aplicado na entrada do sistema e o denominador corresponder potncia de sada a equao dar a atenuao. Quando Pm for a potncia de sada e Pn for a potncia de entrada, tem-se o ganho do circuito ou do sistema em estudo. Considerando que a potncia proporcional ao quadrado da tenso ou da corrente, ou ainda proporcional ao quadrado do campo eltrico ou do campo magntico, quando se deseja relacionar essas grandezas em decibis, a equao anterior torna-se:

18

Propagao de Sinais Aula 8 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

Xm N (dB ) = 20 log X n
em que os valores X podem representar tenses, correntes, campo eltrico ou campo magntico. O decibel tambm pode ser utilizado para representar grandezas.

P (W ) P (mW ) P(dBm ) = 10 log m 3 = 10 log m 10 1mW P (W ) P(dBW ) = 10 log m 1W P (kW ) P(dBk ) = 10 log m 1kW E (V/m ) E (dB ) = 20 log 6 10 (V/m )
Exerccios 2. Determinar o nmero de decibis a que corresponde uma relao de potncia igual a 2. Qual a quantidade de decibis correspondente a uma relao de potncia 100 e a uma relao de potncia de campos (eltrico ou magntico) tambm de 100? 3. A potncia emitida por um equipamento de radiocomunicaes de 10W e at a entrada do receptor o sinal sofreu uma atenuao total de 112dB. Determinar a potncia de excitao do equipamento nessa extremidade do enlace.
19

Propagao de Sinais Aula 8 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

4. Segundo a especificao de um fabricante, seu receptor capaz de captar sinais com amplitudes de at -96dBm. Qual a potncia mnima aceitvel na entrada desse aparelho? 5. A potncia de um transmissor de rdio foi especificada como sendo de 28dBW. Qual o valor absoluto dessa potncia? 6. O campo eltrico que alcanou a antena receptora em um enlace radioeltrico foi de 68V/m. Especificar esse campo em decibis relativos a 1V/m.

3.11. Avanos tecnolgicos atuais

A tendncia para a saturao das faixas atuais de comunicaes tem sido


percebida de forma muito evidente. Isso estimulou o desenvolvimento de uma tecnologia sofisticada nas faixas de ondas milimtricas (bandas Ka e acima), aplicadas em comunicaes, radar, radiometria, controle de msseis, radioastronomia, espectrometria, espectroscopia, telemedies e outras.

Empregos freqentes so em sistemas de defesa, indstrias, medicina, pesquisas de materiais e assim por diante.

Com essas finalidades, uma linha de componentes, instrumentos e sistemas


para freqncias at 300GHz j foi desenvolvida e tem sido colocada no mercado.

Ver mais detalhes em [RIBEIRO], p. 130.

20

Propagao de Sinais Aula 9 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

Aula 9
Bibliografia

Propagao no espao livre

J. A. J. RIBEIRO, Propagao das ondas eletromagnticas Princpios e aplicaes. 1 edio, Editora rica, 2004. Pginas 135-162. BALANIS, C. A. Antenna Theory Analysis and Design. 2a. Edio, John Wiley & Sons, 1997. Pginas 86-100.

4. 4.1.

Propagao no espao livre Irradiao para um meio ilimitado

A potncia fornecida a uma antena radiada para o espao por meio de ondas eletromagnticas. Considerando um meio de propagao homogneo, isotrpico e sem absoro na freqncia de transmisso, o fluxo de potncia em um ponto a uma distncia da antena r suficientemente grande tem a direo da reta que une o ponto antena, ou seja, tem direo radial. Uma antena isotrpica irradia igualmente em todas as direes a potncia
PT nela injetada, como mostra a figura a seguir.

Esfera de raio r

Antena isotrpica

Sendo assim, a uma distncia r da antena a sua densidade de radiao vale:

Propagao de Sinais Aula 9 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

W0 =

PT W 4r 2 m 2

(1)

em que 4r 2 a rea da superfcie esfrica de raio r . Uma antena genrica no irradia igualmente em todas as direes. A densidade de radiao depende dos ngulos e considerados (coordenadas polares). Define-se o ganho de uma antena sem perdas como a relao entre a densidade de potncia numa dada direo pela densidade de potncia que uma antena isotrpica geraria no mesmo ponto. Assim, o ganho uma funo de
e :

G ( , ) =

W ( , , r ) PT 4r 2

(adimensional)

Isolando W na expresso acima, vemos que para uma antena qualquer:

W ( , ) =
e na direo de mxima radiao

PT G ( , ) 4r 2
PT G0 4r 2

Wmax =

Propagao de Sinais Aula 9 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

Comparando-se essa expresso com (1), conclumos que uma antena de ganho G0 irradiando uma potncia PT produz a mesma densidade de potncia que uma antena isotrpica irradiando uma potncia G0 PT . G0 PT conhecida como potncia equivalente de irradiao isotrpica (EIRP). Assim,

Wmax

EIRP = 4r 2 .

O ganho geralmente dado em decibis. Como a referncia para o clculo do ganho a antena isotrpica, costuma-se representar a unidade do ganho em dBi (dB em relao isotrpica). Em algumas aplicaes usual representar o ganho em decibis em relao ao dipolo de meia onda (dBd). Como o dipolo de meia onda ideal tem ganho de 2,15dBi, obtm-se:

G (dBd ) = G0 (dBi ) 2,15dBi


Como visto nos cursos de Ondas Eletromagnticas, a densidade de potncia W para um ponto no campo distante da antena dado por:

1 E W= 2
Exerccio

1. Uma potncia de 20W na freqncia de 1GHz foi irradiada por uma antena isotrpica e por uma antena com ganho de 30dBi. Determinar a intensidade
3

Propagao de Sinais Aula 9 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

de campo eltrico a 20km de distncia na direo de mxima irradiao em cada caso e comparar.

4.2.

Captura de um sinal por uma antena de recepo

Quando uma onda eletromagntica com densidade de potncia W incide sobre uma antena, considerada sem perdas, a potncia em uma carga casada na sua sada dada por:

PR = WAe ( , )

(W)

em que Ae ( , ) a rea efetiva da antena. Pode-se demonstrar (vide curso de Ondas Eletromagnticas 2) que a rea efetiva de uma antena e o ganho esto relacionados por

2 Ae ( , ) = G ( , ) 4

(m2)

em que o comprimento de onda em que se est trabalhando.

Exerccios 2. Um sistema de telefonia mvel celular opera na freqncia de 870MHz, com a estao base irradiando uma potncia de 5W. A antena transmissora tem um ganho de 6dBi. A 10km de distncia tem-se uma antena receptora com ganho de 1dB. Determinar a potncia entregue na entrada do receptor.

3. Uma antena parablica usada em um enlace de 8,5GHz fornece na entrada de um receptor de microondas uma potncia de 275nW, nas condies de mxima recepo e com o casamento de impedncia adequado. Quando esta antena foi substituda por uma corneta eletromagntica com ganho de

Propagao de Sinais Aula 9 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

14,44dBi, o sinal recebido nas mesmas circunstncias foi de 1,25nW. Determinar o ganho da antena parablica. Resp: 37,86dBi.

4.3.

Atenuao entre duas antenas no espao livre

Na transmisso de um sinal de rdio entre duas antenas em um meio homogneo, isotrpico e sem absoro na freqncia considerada, temos a seguinte expresso (equao de Friis):

PT 2 2 PR = WT G R ( R , R ) = GT ( T , T ) G R ( R , R ) 2 4 4r 4

PR = PT GT ( T , T )G R ( R , R ) 4r
2
Os manuais de planejamento de rdio enlace digital costumam trabalhar com a atenuao do espao livre A0 =
PT em dB. Para o caso de antenas aliPR

nhadas com ganhos GT e G R pode-se deduzir a seguinte expresso muito utilizada na prtica:

A(dB) = 92,4 + 20 log(rf ) GT (dB ) GR (dB )


em que
A = atenuao de espao livre

f = freqncia de operao em GHz r = distncia entre as antenas em km

Propagao de Sinais Aula 9 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

Deve-se insistir que essa atenuao resultado de as antenas receptora e transmissora no possurem diretividade infinita, no podendo concentrar toda irradiao em uma nica direo. Se o sistema, em seus terminais ou ao longo do trajeto apresentar qualquer atenuao adicional (cabos, conectores, atenuao em obstculos, dissipao de potncia nas antenas, etc.), o valor, expresso em decibis deve ser somado equao anterior.

Exerccios 4. Seja uma ligao entre duas antenas idnticas distantes de 30km em linha reta. O sistema usa antenas casadas em seus terminais, com ganho de 30dB em relao antena isotrpica, cada uma. Sendo a freqncia de operao 3GHz e a potncia transmitida 10W, calcular a potncia recebida. Considerar o trajeto totalmente desobstrudo. Desprezar as perdas nos cabos, nas conexes e no trajeto entre as antenas.

5. Seja a ligao entre duas cidades distantes de 45km. O sistema usa antenas idnticas cuja rea efetiva 10m2, casada em seus terminais. Sendo a freqncia de operao igual a 4GHz e a potncia na sada do transmissor igual a 5W, calcular a potncia na entrada do receptor. Considerar o trajeto totalmente desobstrudo e uma perda total nos cabos e conectores de 5dB. Resp: -18,55dBm.

6. Uma estao terrestre recebe sinais de um satlite artificial na freqncia de 150MHz. O satlite encontra-se distncia de 200km e o seu transmissor irradia 0,5W a partir de uma antena de ganho 5dB em relao antena isotrpica. Considerando a propagao no espao livre, calcular a densida6

Propagao de Sinais Aula 9 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

de de potncia que chega estao terrestre, a intensidade do campo eltrico que atinge a antena de recepo e a potncia recebida na estao terrestre se a antena usada apresentar ganho de 20dBi. Resp: 3,146 10 12 W/m2; 33,75dB e -70dBm.

4.4.

Alcance mximo em comunicaes

Resolvendo a equao de Friis para a distncia, obtm-se a expresso conhecida como equao do alcance em comunicaes:
r=

P T GT G R PR

na qual ainda no esto contemplados diversos fatores que influenciam no sistema real.

Se Pr min for a menor potncia detectvel no receptor, a mxima separao


entre as antenas de transmisso e recepo :

r0 MAX =

P T GT GR PRMIN

A presena de gases da atmosfera, vapor de gua, partculas de impurezas


em suspenso, etc. introduz atenuaes que contribuiro para a reduo do alcance mximo do enlace.

Os campos eltrico e magntico da onda decrescem exponencialmente na


forma e r em que o fator de atenuao em npers/m (Np/m).

Como a densidade de potncia proporcional ao quadrado do campo, significa que sua amplitude decresce com o fator e 2r . Consequentemente a potncia que chega receptora
7

Propagao de Sinais Aula 9 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

2r PR = GT G R PT e 4r
2

valor que deve ser maior ou igual mnima detectvel pelo sistema.

Igualando a potncia a este limite, obtm-se o valor para o alcance mximo:

rMAX

e r = 4

MAX

PT GT GR = r0 MAX erMAX PRMIN

Esta uma equao transcendental que admite soluo numrica ou grfica.

Lembre-se que (dB/m ) = 8,686 (Np/m ) .

Exerccios 7. Um sistema constitudo por duas antenas idnticas com ganho de 30dBi.
A potncia transmitida de 5W e a potncia mnima detectada no receptor de -40dBm. Determinar o alcance mximo para operao na freqncia de 4GHz.

8. Supor que o sistema do exerccio anterior esteja operando em uma atmosfera que introduza uma atenuao adicional de 0,008dB/km. Determinar o alcance mximo supondo que os demais valores tenham se mantido inalterados. Resp: 40,65km.

Propagao de Sinais Aula 9 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

4.5.

Avaliao de desempenho de um enlace

(a) Consideraes sobre o rudo e a temperatura de rudo A sensibilidade de um sistema de recepo leva em conta os efeitos dos
rudos gerados em seus prprios circuitos e o rudo originado no ambiente externo.

Portanto, os sinais esprios contidos em um receptor so combinaes de


um rudo captado pela antena receptora, vindo de fontes externas, terrestres e extraterrestres, o rudo trmico gerado pelas resistncias intrnsecas da antena, da linha de transmisso, etc., rudos internos gerados nos componentes agregados aos circuitos de recepo tais como conversores, amplificadores, detectores, etc.

Diversos outros acrscimos indesejveis na recepo so oriundos dos prprios componentes eletrnicos. O movimento aleatrio dos eltrons a principal fonte e a potncia resultante depende da temperatura absoluta qual est submetido o componente.

Como o fenmeno est associado temperatura do ambiente, conhecido


como rudo trmico.

A potncia disponvel desse rudo em um dispositivo que opera em uma


freqncia f , sujeito a uma temperatura absoluta T , operando um sistema de largura de faixa B dado pela expresso:

N t = kTB ,
sendo k = 1,38 10 23 J/K a constante de Boltzmann.

conveniente definir a densidade espectral de rudo trmico pela relao


entre a sua potncia e a largura de faixa medida em watts/Hz:

Propagao de Sinais Aula 9 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

N tu =

Nt = kT . B

possvel admitir que todos os rudos presentes na antena sejam originrios de uma fonte equivalente de rudo trmico que resulte na potncia total medida.

Considera-se uma temperatura equivalente de rudo como sendo aquela


que produz uma potncia igual ao valor presente no componente, no circuito ou no ponto especificado do equipamento ou sistema.

A experincia demonstra que, para antenas de grandes diretividades, a variao na temperatura equivalente pequena e suave na faixa entre 600MHz e 10GHz, para elevaes entre 0 e 30. Com 0 de elevao temse um valor tpico em torno de 150K e para 30 obtm-se uma temperatura equivalente de aproximadamente 30K.

Exerccios 9. A temperatura ambiente mdia no Brasil de aproximadamente 27C ou


aproximadamente 300K em valores absolutos. Calcular a densidade espectral de potncia de rudo trmico correspondente.

10. Uma antena est operando na freqncia de 4GHz acoplada a um sistema


cuja largura de faixa de 10MHz. Seu ngulo de elevao acima do horizonte local de 10 e, nessa situao, sua temperatura equivalente de rudo de 46K. Determinar a potncia equivalente de rudo trmico. Resp: -112dBm.

11. Determinados sistemas de comunicaes empregam uma primeira converso de freqncias logo em sua captao pela antena receptora de modo
10

Propagao de Sinais Aula 9 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

que o sinal desa para o receptor em uma freqncia mais baixa do que a utilizada no enlace. Um conversor desse tipo, usado em um receptor de microondas de comunicao por satlite possui uma temperatura equivalente de rudo de 10000K e uma largura de faixa de 6MHz. Qual a potncia de rudo em sua sada? Resp: -90,82dBm.

(b)

Relao entre o ganho e a temperatura de rudo da antena


G ) T

A relao entre o ganho da antena receptora e a temperatura de rudo (

um valor importante para conhecer a real sensibilidade do equipamento de recepo.

O ganho da antena deve estar associado ao nvel de potncia que ela fornece ao amplificador de baixo rudo ligado na entrada do receptor. Isto , desconta-se a perda de potncia entre os terminais da antena e os componentes que a conectam ao receptor. A temperatura de rudo, nesse clculo, tambm deve se referir aos terminais de entrada do amplificador de baixo rudo.

Para descrever a influncia sobre o receptor, pode-se admitir um sistema de


dois acessos com um ganho de potncia G que recebe em seus terminais de excitao uma potncia de rudo dada por uma temperatura equivalente
TEX . Na sada, o sinal indesejado ser a soma do rudo amplificado com a

potncia de rudo gerado pelo prprio estgio analisado. Portanto,

N N = GkTEX B + N C = GkB TEX + C . GkB


A segunda parcela dentro dos parnteses a temperatura equivalente de
rudo do estgio definido como:
11

Propagao de Sinais Aula 9 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

TE =

NC GkB .

Alm desse parmetro, obtm-se a figura de rudo ( F ) ao dividir-se a relao sinal-rudo de entrada pela relao sinal-rudo de sada do estgio. Logo,

F=

(SNR )in (SNR )out

Si N i S N = i o. So N o So Ni

A potncia do sinal de sada resultado da potncia de entrada multiplicada pelo ganho de potncia do estgio. O rudo total de sada igual ao rudo de entrada multiplicado pelo ganho e somado com a potncia de rudo gerado no prprio circuito. Com essas consideraes, a expresso anterior representada como:

F=

Si N o S GN i + N C = i S O N i GS i Ni

NC = 1 + GN i

Para o levantamento deste coeficiente deve-se estabelecer uma temperatura


equivalente de entrada como referncia. Frequentemente tomada como sendo 290K de modo que a potncia de rudo da entrada fica dada por
N i = kT0 B , sendo T0 a temperatura equivalente de rudo de referncia.

Assim, podemos escrever que:

F = 1+

Te T0

Um sistema de recepo tpico mostrado pelo diagrama de blocos da Figura 1 a seguir.


12

Propagao de Sinais Aula 9 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

Figura 1 - Representao em blocos dos estgios comuns entre uma antena de microondas e a entrada do receptor do sistema [RIBEIRO].

Pode-se mostrar que a temperatura equivalente deste sistema dada por:

T=

Ta (L1 1) T + T0 + Te 2 + e3 L1 L1 G2

Com este valor de temperatura, pode-se obter a relao entre ganho e temperatura equivalente da antena receptora, um valor de relevncia na determinao da qualidade do equipamento. O mais comum obter sua expresso em dB/K por meio de:

G = 10 log G 10 log T = G (dB ) 10 log T T


Exerccios 12. Um amplificador de baixo rudo acoplado a uma antena de recepo de
sinais de satlite operando na faixa de 4GHz apresenta temperatura de rudo equivalente de 60K. Calcule sua figura de rudo. Resp: 0,82dB.

13

Propagao de Sinais Aula 9 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

13. Uma antena de microondas apresenta figura de rudo de 1,5dB. Determinar sua temperatura equivalente de rudo. Resp: 119,64K.

14. Uma antena de microondas com 3m de dimetro e operando em 4GHz apresenta um ganho de 40dB em relao antena isotrpica. Sua temperatura equivalente de rudo de 70K e o guia de ondas que a interliga com ao amplificador de entrada do receptor apresenta perda de potncia de 0,5dB. O amplificador de baixo rudo tem um ganho de 43dB e uma temperatura equivalente de rudo igual a 80K. O conversor faz o translado da freqncia portadora para a freqncia de 920MHz e apresenta uma temperatura equivalente de rudo de 104K. Considerando a temperatura de referncia igual a 290K, calcule a relao entre o ganho e a temperatura de rudo da antena.

(c)

Relao portadora-rudo

Tradicionalmente, a potncia da portadora de informao representada


pela letra C ; assim, podemos reescrever a equao de Friis como:

C = GT G R PT . r 4
2

Usando que a potncia de rudo N = kTe B , temos:

C (GT PT ) G R = N 4r 2 Te

1 kB ou

C EIRP G 1 = N A0 T R kB
14

Propagao de Sinais Aula 9 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

em que A0 =

4r a atenuao de espao livre.


2

Tomando a potncia por unidade de faixa o resultado fica:

C EIRP G 1 = N0 A0 T R k
Exerccio 15. Um satlite geoestacionrio localizado a 36000km de altura irradia uma
potncia de 2W por meio de uma antena com ganho de 30dBi, na freqncia de 4GHz. Na estao terrestre, tem-se uma antena com ganho de 40dBi e temperatura equivalente de rudo igual a 30K. Determinar a relao sinalrudo na entrada do receptor, admitido que se tenha uma largura de faixa do sistema de 10MHz.

(e) Capacidade do canal de comunicaes A capacidade indica a mxima taxa de informao que pode ser transmitida
sem que ocorram erros na transmisso.

Esta taxa em bits por segundo (formula de Shannon):

C H = B log 2 1 + N
Quando B , pode-se mostrar que:

(bits/s).

C lim H = log 2 e . B N0

15

Propagao de Sinais Aula 9 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

Exerccio 16. Para o sistema do Exerccio 15, determinar a mxima taxa de transmisso
prevista pela frmula de Shannon, na largura de faixa do equipamento. Em seguida, determine o limite mximo teoricamente possvel para o sistema, no caso de uma largura de faixa infinita.

4.6.

Valores especiais de limitao no desempenho do enlace

(a) Situao para antenas com dimenses finitas (b) Situao para antenas com ganhos constantes (c) Situao para ganho constante em um lado e dimenso constante no outro
Ver [RIBEIRO], p. 157-158.

16

Propagao de Sinais Aula 12 Professor Marcio Eisencraft - novembro 2004

Aula 12 Refrao na troposfera


Bibliografia J. A. J. RIBEIRO, Propagao das ondas eletromagnticas Princpios e aplicaes. 1 edio, Editora rica, 2004. Pginas 163-182. LAVERGNAT, J.; SYLVAIN, M. Radio Wave Propagation Principles and Techniques, Wiley, 2000. Pginas 130 139.

5. 5.1.

Propagao na troposfera Introduo Num sistema real o meio de transmisso das ligaes via rdio composto pelo conjunto superfcie terrestre atmosfera. O fato de a propagao no se realizar no vcuo produz una srie de efeitos no previstos nas aulas de Ondas Eletromagnticas 2 como obstruo, reflexo, difrao e outros. A obstruo reflete o fato de que mesmo que as antenas estejam em visada direta, se o feixe de microondas passar muito perto de um obstculo, a obstruo parcial resultar no aumento da perda na transmisso. A reflexo outro fenmeno que costuma atrapalhar bastante as comunicaes. Dependendo do comprimento do percurso do sinal refletido, comparado ao sinal direto, o sinal refletido pode atingir a antena em fase ou fora de fase em relao ao sinal direto, o que causa interferncias construtivas ou destrutivas respectivamente. J com relao influncia da atmosfera os principais fenmenos a serem analisados so a influncia das precipitaes e a refrao que ocorre porque a troposfera no um meio homogneo e as ondas de rdio trafegam a diferentes velocidades no meio com densidades variveis devido presena de molculas e vapor dgua.

Propagao de Sinais Aula 12 Professor Marcio Eisencraft - novembro 2004

Figura 1 A ionosfera e as comunicaes [http://csep10.phys.utk.edu] Assim, partes do feixe trafegam em velocidades maiores do que aqueles que trafegam em camadas atmosfricas mais densas, o que resulta no encurvamento do feixe, geralmente para baixo, seguindo a curvatura da Terra.

5.1.1. O dBr Unidade utilizada para referir-se ao nvel de um sinal em qualquer ponto do circuito, com relao a um ponto arbitrrio denominado de ponto de nvel relativo zero.

Exerccio 1. Na figura a seguir, expresse em dBr o valor do nvel de potncia em cada um dos fios. _dBr 0dBr 3dB
2

I
1dB

_dBr

I
7dB

_dBr

I
3dB

_dBr

Propagao de Sinais Aula 12 Professor Marcio Eisencraft - novembro 2004

5.2.

Refrao atmosfrica

5.2.1 ndice de refrao do ar A refrao das ondas eletromagnticas no ar um dos principais fatores que levam os resultados medidos em enlaces reais a divergirem dos resultados tericos previstos. Para entend-la, inicialmente precisamos falar um pouco sobre o ndice de refrao do ar e sua variao. O ndice de refrao de um meio qualquer dado por:

n=

c v

(adimensional)

em que c = 3 10 8 m/s a velocidade da luz no vcuo e v a velocidade da luz no meio em questo. O ndice de refrao do ar, que o meio que nos interessa aqui, funo de sua temperatura, presso total e umidade. Por ser um nmero muito prximo de um, define-se um parmetro em geral mais conveniente de se lidar, denominado refratividade, dado por:

N = (n 1) 10 6 (ppm)
ou seja, N o excesso em ppm de n em relao unidade. A refratividade pode ser calculada por

N = 77,6

p e + 3,73 10 5 2 T T

em que p e e so respectivamente a presso do ar e a presso do vapor dgua (em milibar) e T a temperatura (em kelvin). A temperatura, a presso e a umidade do ar variam com a altura e, em conseqncia tambm a refratividade da atmosfera varia.

Propagao de Sinais Aula 12 Professor Marcio Eisencraft - novembro 2004

Na maior parte do tempo, ou equivalentemente, em condies normais de propagao, a refratividade apresenta um decaimento exponencial com a altura conforme a expresso:

N (h ) = N 0 e bh
em que N 0 a refratividade no nvel do mar, b uma constante e h a altitude. Os parmetros N 0 , b e h dependem da localizao geogrfica e da poca do ano, sendo obtidos a partir de levantamentos em campo. Em relatrios do ITU-R podem ser encontrados valores tpicos desses parmetros para diferentes regies do globo terrestre. O ITU-R define tambm como atmosfera padro a que exibe a seguinte variao de refratividade com a altura:

N (h ) = 315e 0,135 h
Exerccio

com h em km

2. Para a atmosfera padro do ITU-R, calcule o ndice de refrao ao nvel do mar e a uma altitude de 1km.

5.2.2. Efeito da variao do ndice de refrao com a altura Consideremos inicialmente o efeito de uma descontinuidade do ndice de refrao de uma onda, conforme mostrado na figura a seguir.

Propagao de Sinais Aula 12 Professor Marcio Eisencraft - novembro 2004

Se estivermos suficientemente longe da antena transmissora, podemos considerar as ondas localmente planas e vale a lei de refrao de Snell:

sin 2 n1 = sin 1 n2

desde que sin 1

n1 <1 n2

em que n1 e n2 so os ndices de refrao em cada meio e 1 , 2 so os ngulos de incidncia e refrao (com relao vertical). O ngulo C para o qual vale

sin C

n1 =1 n2

chamado de ngulo crtico, sendo que para ngulos 1 > C a onda incidente totalmente refletida. A figura a seguir ilustra essa situao.

Consideremos agora, como no desenho a seguir, o ngulo (h f ) da onda refratada aps transpor um trecho da atmosfera no qual o ndice de refrao varia de n(hi ) a n(h f ) .

Propagao de Sinais Aula 12 Professor Marcio Eisencraft - novembro 2004

A variao contnua do ndice de refrao pode ser substituda pela diviso do trecho em questo em um nmero N , arbitrariamente grande de camadas, conforme representado a seguir.

Aplicando sucessivamente a lei de Snell, temos desde que em nenhuma camada o ngulo crtico seja atingido,
sin (h1 ) n(hi ) = sin (hi ) n(h1 )

sin (h2 ) sin (h2 ) sin (h1 ) n(h1 ) n(hi ) n(hi ) = = = sin (hi ) sin (h1 ) sin (hi ) n(h2 ) n(h1 ) n(h2 ) # sin (h f

sin (hi )

sin (hN ) sin (h1 ) n(hN ) n(hN 1 ) n(hi ) n(hi ) " = " = sin (hN ) sin (hN 1 ) sin (hi ) n(h f ) n(hN ) n(h1 ) n(h f )

sin (h f

ou seja, a lei de Snell pode ser aplicada diretamente para um trecho da atmosfera na qual a variao do ndice de refrao contnua:
sin (h f

sin (hi )

n(hi ) n(h f )

desde que sin (hi )

n(hi ) <1 n(h f )

Se para alguma altura hC valer


6

Propagao de Sinais Aula 12 Professor Marcio Eisencraft - novembro 2004

sin (hi )

n(hi ) =1 n(hc )

ento nesse ponto ocorrer reflexo total da onda incidente. O trajeto de volta idntico ao de ida como mostra a figura a seguir.

5.2.3. Curvatura do trajeto de propagao Em conseqncia da variao da direo de propagao causada pela variao do ndice de refrao do ar, vista acima, resulta que uma variao contnua dessa grandeza faz com que a trajetria de propagao seja curva, diferentemente do que ocorre em um meio de propagao homogneo. O raio de curvatura da trajetria, que perpendicular mesma em cada ponto, pode ser obtido partindo do desenho a seguir em que o tringulo issceles foi construdo a partir da variao do ngulo da trajetria causada por uma descontinuidade no ndice de refrao.

Propagao de Sinais Aula 12 Professor Marcio Eisencraft - novembro 2004

Podemos escrever:

A = 2r sin

e h = A cos 2

h = 2r sin

cos 2

Notar tambm que

= lim r
0

Aplicando a lei de Snell nesse caso, temos:

n + n sin ( ) = n sin
do que resulta

sin cos cos sin sin ( ) n = n 1 = n 1 sin sin


Reunindo as expresses anteriores e fazendo h 0 , temos,
8

Propagao de Sinais Aula 12 Professor Marcio Eisencraft - novembro 2004

sin cos cos sin n 1 dn n sin = = lim = lim dh h0 h 0 2r sin cos 2 sin (cos ) n 1 sin = n = cos sin
Ou seja, o inverso do raio de curvatura do trajeto de propagao depende da derivada do ndice de refrao com a altura, segundo:

sin dn n dh

5.2.4. Propagao para enlaces terrestres na atmosfera padro ITU-R


.Exerccio

3. Lembrando que para o ar n = 1 + 10 6 N (h ) 1 e, para a atmosfera padro ITU-R, N (h ) = 315e 0,136 h , calcule o raio de curvatura para uma onda propagando-se prxima superfcie da terra e com ngulo de inclinao praticamente horizontal. Com base no clculo acima, usual considerar-se que, em condies normais da atmosfera, os trajetos de propagao so arcos de circunferncia com raio de curvatura constante dado pelo valor obtido acima. Isto produz ento o encurvamento do feixe com uma ligeira inclinao para cima, para compensar este efeito.

Propagao de Sinais Aula 12 Professor Marcio Eisencraft - novembro 2004

Figura 2 - Refrao e encurvamento das frentes de ondas [www.s3.kth.se/radio/COURSES/RKBASIC_2E1511_2001/lecture_3.pdf].

5.2.5. Anlise da refratividade e do fator K Nas camadas inferiores da troposfera, os feixes de microondas seguem na maioria das vezes uma trajetria que encurvada para baixo. O fato de a Terra tambm ser curva costuma complicar a anlise dos resultados deste efeito. Para simplificar a anlise da propagao, considera-se que o feixe sempre como uma linha reta, corrigindo-se ento o raio da Terra para um raio virtual a fim de compensar esta considerao.

Figura 3 Conceito de raio equivalente [www.s3.kth.se/radio/COURSES/]


10

Propagao de Sinais Aula 12 Professor Marcio Eisencraft - novembro 2004

A correo do raio terrestre feita atravs de um fator K definido como a relao entre o raio da Terra equivalente R e o raio da Terra real R (aproximadamente 6370km).

K=
Por exemplo, para K =
4 3

R R

significa dizer que o raio da Terra equivalente para

uma dada regio 8490km.

5.2.6. Propagao O raio de curvatura das ondas depende da variao do ndice de refrao ( n ) ou da refratividade ( N = (n 1) 10 6 ) com a altura. Assim, de acordo com esta variao podemos ter diversos casos como os mostrados na Figura 4 a seguir. O primeiro caso (Figura a1) corresponde situao usual em que o ndice de refrao decresce com a altura de modo que o raio de curvatura do feixe maior do que o raio de curvatura da Terra. Nessa situao existe um aumento do alcance da ligao em relao linha tica de visada. Na figura b.1 est representado o traado da Terra equivalente, que nesse caso tem R = KR com 1 < K < . A seguir (figuras a.2 e b.2) apresentada uma situao limite em que o ndice de refrao decresce com a altura de modo que o raio de curvatura do feixe resulta idntico ao da Terra. Nesse caso, o traado da Terra equivalente tal que K = ( R = ) e se trabalha com uma superfcie terrestre plana. Esta situao rara.

Outra condio apresentada nas figuras a.3 e b.3. Nesse caso supe-se o ndice de refrao constante com a altitude, no sofrendo o feixe, portanto,

11

Propagao de Sinais Aula 12 Professor Marcio Eisencraft - novembro 2004

refrao ( fica.

1 dn = 0 = 0 ). Para este caso, a Terra equivalente no se modidh

A figura a.4 apresenta o caso que o ndice de refrao decresce acentuadamente com a altitude, resultando numa curvatura do feixe menor que a curvatura da Terra (fenmeno de super-refrao). Para esta situao a Terra equivalente tem a sua curvatura invertida, significando um valor de K < 0 , sendo esta muito incomum.

No ltimo caso apresentado, h uma inverso do comportamento do ndice de refrao, o qual cresce com a altitude (fenmeno de sub-refrao). Observa-se que o raio ento inclinado para cima, aumentando a altitude de algum obstculo.

Como resultado do encurvamento do feixe, que em geral varivel com o tempo, temos como principais conseqncias as seguintes: - obstruo parcial das ondas por obstculos (por exemplo, morros); - desvio da energia irradiada da antena transmissora - anomalias de propagao, como os casos de percursos mltiplos e formao de dutos.

modificao nas condies de reflexo da onda.

12

Propagao de Sinais Aula 12 Professor Marcio Eisencraft - novembro 2004

Figura 4 Diferentes casos de refrao [SIEMENS].


13

Propagao de Sinais Aula 12 Professor Marcio Eisencraft - novembro 2004

5.2.7. Obteno do fator K Vimos na aula passada que para um raio se propagando prximo superfcie terrestre com uma inclinao bastante prxima da horizontal, o raio de curvatura depende basicamente apenas da variao do ndice de refrao (ou da refratividade) com a altura. Na prtica, costuma-se definir e trabalhar com o gradiente de refratividade
N definido como:

N = ( N 1km N T )
em que
N 1km = refratividade a uma altura de 1km N T = refratividade ao nvel do solo

Desta forma, os manuais costumam adotar:

K=

157 R = 157 + N R

Desta forma vemos que quanto maior for N , menor ser K e menor ser
R . Assim, neste caso, a chance do feixe de microondas ser obstrudo ser

maior.

O ITU-R (Rep. 563) apresenta diagramas sazonais dos quais podem ser extrados gradientes de refrao N vlidos para 50% do tempo. Veja as Figuras 5 e 6 a seguir.

14

Propagao de Sinais Aula 12 Professor Marcio Eisencraft - novembro 2004

Figura 5 Distribuio do gradiente de refrao [SIEMENS].


15

Propagao de Sinais Aula 12 Professor Marcio Eisencraft - novembro 2004

Figura 6 Curvas de gradiente de refratividade para 50% do tempo [SIEMENS]. Exerccios 4. Em um enlace de 40km entre duas cidades do estado de So Paulo, calcular o fator K para 50% do tempo e indicar em qual dos casos da Figura 2 este enlace se encaixa. 5. Para qual valor de N temos refrao com feixe paralelo Terra? 6. Para quais valores de N temos super-refrao? 7. Para quais valores de N temos sub-refrao?
16

Propagao de Sinais Aula 12 Professor Marcio Eisencraft - novembro 2004

5.2.8. Anlise estatstica do fator K O valor de K para 50% do tempo representa o valor mdio deste. Infelizmente, este pode sofrer grandes variaes, de tal sorte que K para 50% no representa uma boa confiabilidade. Em sistemas de microondas geralmente busca-se um sistema que opere com uma confiabilidade da ordem 99,9%. Ento, alm do valor de K mdio necessrio se achar as piores condies de K , para se considerar o feixe nas piores situaes. Para obteno do valor de K para porcentuais pequenos foi desenvolvido um mtodo que supe variaes gaussianas do valor de N com a porcentagem do tempo.

Figura 7 - Variao gaussiana do gradiente de refratividade Supondo que a variao do valor de N ocorre desta forma procedemos da seguinte maneira para obter N (0,1% ) , ou seja, o gradiente de refratividade no pior caso (ou em 0,1% do tempo equivalente a 9h em um ano). 1. Obtemos em grficos os valores de N (50%) (Figura 5 ou 6), N ( 2%) (Figura 8) e N (10%) (Figura 9). 2. Calculamos o desvio padro da distribuio gaussiana. Para isso, calculamos 1 e 2 usando:
17

Propagao de Sinais Aula 12 Professor Marcio Eisencraft - novembro 2004

N (10% ) N (50% ) = 1,28 1 N (2% ) N (50% ) = 2,05 2


e finalmente 0 = max( 1 , 2 ) .

3. Deve se levar em conta tambm o fato de que o comprimento do enlace altera os valores de N . Na verdade, nota-se que quanto maior a distncia do enlace, menor torna-se a variao do N , ou seja, existe uma espcie de melhoria. O efeito se traduz na seguinte frmula:

3 =

( 0 )2
1+ d d0

em que
0 foi obtido no item 2.
d o comprimento do enlace d 0 obtido atravs de mapas (Figura 10)

4. Usando-se agora este ltimo valor de desvio padro, obtm-se o valor de


N para 0,1% do tempo.

N (0,1% ) N (50% ) = 3,09 3 .


Exerccios 8. Calcular o fator K para 0,1% do tempo em um enlace de 33km na regio central de Minas Gerais. 9. Repita o clculo para um enlace localizado nas proximidades de Recife.

18

Propagao de Sinais Aula 12 Professor Marcio Eisencraft - novembro 2004

Figura 8 Curvas de gradiente de refratividade para 2% do tempo (novembro) [Siemens]

19

Propagao de Sinais Aula 12 Professor Marcio Eisencraft - novembro 2004

Figura 9 Curvas de gradiente de refratividade para 10% do tempo (novembro) [Siemens].

20

Propagao de Sinais Aula 12 Professor Marcio Eisencraft - novembro 2004

Figura 10 Valores de d 0 para estimativa do fator K [SIEMENS] 5.2.9. Dutos Os dutos troposfricos (ou simplesmente dutos) so conseqncias de um fenmeno denominado de inverso de temperatura que freqentemente se verifica em certas regies da Terra, como por exemplo, no litoral e nos desertos.

21

Propagao de Sinais Aula 12 Professor Marcio Eisencraft - novembro 2004

Isto acontece quando massas de ar frio entram em contato com massas de ar aquecidas, determinando a inverso de temperatura. Observa-se ento uma variao anormal do ndice de refrao com a altura que provoca o confinamento da onda em certa camada da atmosfera. Dois casos so comuns: o duto superficial e o duto elevado.

5.2.9.1.

Duto superficial

No duto superficial, a variao anormal se d prximo superfcie e tende a curvar o feixe para baixo nas maiores altitudes e para cima nas menores. O resultado disso o confinamento do feixe prximo da superfcie como mostrado nas figuras a seguir.

Figura 11 Variao da refratividade para um duto de superfcie [SIEMENS]

Figura 12 Duto de superfcie [SIEMENS]

22

Propagao de Sinais Aula 12 Professor Marcio Eisencraft - novembro 2004

Do que foi apresentado, pode-se concluir que se a antena receptora estiver localizada fora do duto ir receber muito pouca energia. Por outro lado, tratando-se de um fenmeno pouco estvel com o tempo, os dutos no so aproveitados para as comunicaes.

5.2.9.2.

Duto elevado

No caso de duto elevado o fenmeno que ocorre basicamente o mesmo, s que agora a situao anormal se encontra entre duas camadas de ar e no prxima superfcie da Terra, conforme ilustram as figuras a seguir.

Figura 13 Variao da refratividade para um duto elevado. [SIEMENS]

Figura 14 Duto elevado [SIEMENS]


23

Propagao de Sinais Aula 12 Professor Marcio Eisencraft - novembro 2004

Na ocorrncia de dutos, naturalmente tem-se a recepo de uma parte do feixe. O problema que esta parte no diz respeito quele arco de grande ganho da antena, da entende-se a atenuao. Os dutos, alm de provocarem forte atenuao por desvio da energia que chega antena receptora, podem vir a serem responsveis por interferncias em outras ligaes operando em freqncias prximas, j que as ondas guiadas pelos dutos tm seu alcance muito aumentado. Existem quatro contramedidas recomendadas no caso de formao de dutos: Encurtamento do comprimento do enlace para 20 a 30km, a fim de manter as antenas dentro do horizonte do feixe de microondas. Uso de alturas de antenas as mais altas possveis (problemas econmicos) para evitar as camadas. Se uma elevao angular maior for possvel, a camada pode ser negligenciada, pois o feixe de microondas a romper. Antenas menores com lbulos principais maiores so menos sensveis ao encurvamento extremo do feixe de microondas.

24

Propagao de SinaisLista de Exerccios Suplementares 1 Professor Marcio Eisencraft - agosto 2004

Propagao de Sinais

Lista de Exerccios Suplementares 1


1. [RIBEIRO, p. 67] Explique a lei de Lorentz empregada para a quantificao de um campo eletromagntico. Identifique as componentes de fora originadas pelo campo eltrico e pelo campo magntico separadamente.
E X = 5 V/m

2. [SHADIKU,

p.

174]

Em

um

material

dieltrico,

P=

1 (3a x a y + 4a z ) nC/m2. Calcule: 10

(a) e ; (b) E ; (c) D .


RESP: (a) 2,16; (b)

5a x 1,67a y + 6,67a z V/m; (c) 139,7a x 46,6a y + 186,3a z pC/m2.

3. [SHADIKU, p. 301] Em certa regio ( = 4,16 0 ),

B = 10e y a z mWb/m2. Encontre: (a) m ; (b) H ; (c) M .


RESP: (a) 3,6; (b)

1,730e y a z A/m; (c) 6,228e y a z A/m.

4. [RIBEIRO, p. 68] O solo de uma regio agricultvel apresenta condutividade de

10-2S/m, permissividade de 10 0 e permeabilidade igual do vcuo. Determinar as faixas de freqncias nas quais esse meio comporta-se como condutor, dieltrico e quase condutor.
5. [RIBEIRO, p. 69] Um meio real apresenta condutividade de 10-4S/m, permissivida-

de de 1,2 0 e permeabilidade magntica igual do vcuo. Qual o fator de atenuao, o fator de fase a impedncia intrnseca desse meio para uma onda eletromagntica com freqncia de 20MHz?

Propagao de SinaisLista de Exerccios Suplementares 1 Professor Marcio Eisencraft - agosto 2004

6. [RIBEIRO, p. 68] Mostre que impossvel a propagao da onda eletromagntica

no interior de um condutor ideal e que praticamente impossvel a transmisso em um condutor real.

7. [RIBEIRO, p. 70] Suponha que uma onda eletromagntica esteja se propagando em

um meio que apresente as seguintes propriedades:

= 2 0 , = 0 , = 0,01 S/m.
Determine a velocidade de fase e a velocidade de grupo para sinais nas freqncias entre 20kHz e 2GHz. Sugere-se o desenvolvimento de um programa de computador e que os grficos sejam apresentados em escalas semilogartmicas ou bilogartmicas de com acordo com a necessidade de clareza.

8. [RIBEIRO, p. 71] (a) Defina ndice de refrao. (b) Admitir que se tenha um meio

no qual o seu valor de 1,52 em que se propaga uma onda que no vcuo apresenta o comprimento de 1,3m. Determine a velocidade de propagao dessa onda e o correspondente comprimento de onda no meio.

9. [RIBEIRO, p. 71] O exame de uma irradiao na constelao de Virgem mostrou

que certos comprimentos de onda diferiam de 0,4% para mais em relao ao comprimento dessa mesma irradiao medido na Terra. (a) Determinar a velocidade radial dessa fonte de irradiao em relao Terra; (b) Verificar se a fonte de irradiao est aproximando-se ou afastando-se da Terra.

10. [RIBEIRO, p. 103] Uma onda eletromagntica vinda do ar incide na superfcie de

um solo que apresenta condutividade de 10-3S/m, permissividade de 10 0 e permeabilidade igual do vcuo. A freqncia da onda de 850MHz. Calcule os coeficientes de transmisso e de reflexo para essa onda, admitindo que ela esteja polarizada com o campo eltrico normal ao plano de incidncia. A direo de incidncia de 10 em relao ao solo.
11. [RIBEIRO, p. 103] Dois feixes pticos de comprimento de onda de 1,0m e 1,2m,

vindos do ar, incidem com o mesmo ngulo de 35 na superfcie de um material dieltrico perfeito. O ndice de refrao do meio de 1,50 para o menor comprimento 2

Propagao de SinaisLista de Exerccios Suplementares 1 Professor Marcio Eisencraft - agosto 2004

de onda e de 1,45 para o maior comprimento de onda. Calcule os ngulos de refrao para os dois feixes pticos. Comente os resultados.

12. [RIBEIRO, p. 104] Uma onda eletromagntica com freqncia de 10MHz propaga-

se em um meio no-magnetizvel com permissividade de 2,3 0 . Essa onda incide na fronteira desse meio com o ar segundo um ngulo de 22 em relao interface. Qual ser a atenuao sofrida pelo campo no segundo meio, a uma distncia de 60metros, na direo normal interface?

13. [RIBEIRO, p. 131] Admitir como verdadeiras as caractersticas de variao da pres-

so atmosfricas mostrada na figura da Aula 5. Calcule a presso a 50km de altura, acima do nvel do mar.

14. [RIBEIRO, p. 105] (a) Explique o que se entende por um meio opticamente ativo.

(b) Descreva resumidamente a rotao de Faraday em meios ativos.

15. [RIBEIRO, p. 105] (a) Explique e justifique o fenmeno da dupla refrao. (b) Ex-

plique o significado de raio ordinrio e extraordinrio.

Propagao de SinaisLista de Exerccios Suplementares 1 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

Propagao de Sinais

Lista de Exerccios Suplementares 2


1. [RIBEIRO, p. 131] Quais so os mecanismos mais importantes por meio dos quais a onda emitida por uma antena pode alcanar o receptor?

2. [RIBEIRO, p. 131] Em que faixa de freqncias importante a comunicao feita por meio de onda celeste?

3. [RIBEIRO, p. 132] Alguns valores tpicos das caractersticas eletromagnticas de um solo so = 10 2 S/m, = 10 0 , = 0 . Classifique-o do ponto de vista ele-

tromagntico para uma freqncia de 100kHz. Partindo desta informao, justifique o fato de se empregar polarizao vertical para uma comunicao em freqncias baixas.

4. [RIBEIRO, p. 132] Quais so as principais caractersticas de um sistema de comuni-

cao em ondas mdias?

5. [RIBEIRO, p. 133] Explique a possibilidade e as principais caractersticas da propa-

gao da onda eletromagntica em rastros de meteoros.

6. [RIBEIRO, p. 133] Descreva de forma resumida as seguintes aplicaes para os

sistemas que operam na faixa de SHF: sistema TACAN, DME, IFF, ATC, GPS e DBS. D uma justificativa importante para que esses equipamentos operem na faixa de microondas.

7. [RIBEIRO, p. 133] Suponha que em um enlace de radiocomunicaes seja irradiada

uma potncia de 2W e na entrada do receptor seja obtida uma potncia de 0,14pW. (a) Determinar a atenuao total do enlace em decibis. (b) Especificar a potncia recebida em dBm.

Propagao de SinaisLista de Exerccios Suplementares 1 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

(c) Especificar a potncia irradiada em dBW.

8. [RIBEIRO, p. 133] O fabricante de um equipamento de radiocomunicaes especi-

fica que o seu receptor capaz de funcionar adequadamente quando o sinal aplicado em sua entrada for uma tenso de 1V. A impedncia de entrada do equipamento puramente resistiva e vale 50. Encontrar a sensibilidade do equipamento em dBm.

9. [RIBEIRO, p. 159] Explique o conceito de antena isotrpica. Embora essa antena

no seja possvel de ser construda, qual a importncia de conhecer suas propriedades?

10. [RIBEIRO, p. 159] Defina a potncia equivalente de irradiao isotrpica de uma

antena real.

11. [RIBEIRO, p. 159] Uma antena parablica operando em 4GHz apresenta um ganho

de 40dBi na direo de mxima emisso e irradia uma potncia de 5W. Qual deveria ser a potncia irradiada por uma antena isotrpica para se ter o mesmo valor de campo eltrico a uma distncia de 10km, em uma regio completamente desobstruda?

12. [RIBEIRO, p. 159] Tem-se uma antena com ganho de 16dBd irradiando uma potn-

cia de 20W na freqncia de 100MHz. Determine o campo eltrico a uma distncia de 20km em uma regio completamente desobstruda. Qual seria o valor desse campo se a mesma potncia fosse irradiada por uma antena isotrpica? E por uma antena com ganho igual a 23dBi?

13. [RIBEIRO, p. 159] Em uma regio completamente desobstruda, no vcuo absoluto,

tem-se uma atenuao entre o sinal irradiado por uma antena e o recebido na outra extremidade. Explique essa atenuao, considerando que no existe dissipao de potncia no meio sob outra forma de energia.

14. [RIBEIRO, p. 160] De acordo com a frmula de Friis, quanto maior for a freqncia

maior ser tambm a atenuao do espao livre. Nestas circunstncias, do ponto de

Propagao de SinaisLista de Exerccios Suplementares 1 Professor Marcio Eisencraft - outubro 2004

vista de propagao, cite e justifique algumas vantagens em empregar freqncias elevadas em sistemas de comunicaes.

15. [RIBEIRO, p. 160] Um enlace de comunicaes em uma regio completamente de-

sobstruda emprega antenas idnticas com 2m de dimetro no lado do transmissor e no lado do receptor. A atmosfera da regio apresenta uma atenuao da ordem de 0,01dB/km. Se a potncia do transmissor for de 6W e a sensibilidade do receptor for de -88dBm, qual ser o alcance mximo teoricamente possvel, se forem empregadas freqncias de 1GHz e 3GHz? Considere uma eficincia de abertura igual a 100%.

Propagao de SinaisLista de Exerccios Suplementares 3 Professor Marcio Eisencraft novembro 2004

Propagao de Sinais Lista de Exerccios Suplementares 3


OBS: Estes exerccios so SUPLEMENTARES. Foram retirados de provas anteriores e servem como suplemento ao estudo. Para se preparar para a prova importante tambm ler e resolver os exerccios das notas de aula e do livro-texto alm de ter conhecimento dos assuntos discutidos em sala. LEMBRE-SE: NA P3 CAI TODA MATRIA VISTA NO SEMESTRE. ASSIM, ACONSELHVEL (RE) FAZER OS EXERCCIOS DAS OUTRAS 2 LISTAS! 1. Nos cursos de Ondas Eletromagnticas, Eletromagnetismo, Fsica, e outros, a propagao de ondas eletromagnticas estudada num meio homogneo, ou seja, com caractersticas fsicas (como temperatura e presso) iguais em todos os pontos. Por outro lado, sabemos que a atmosfera est longe de ser um meio homogneo. A temperatura e presso do ar variam de ponto a ponto da superfcie e tambm com a altitude. Sendo assim, qual a principal conseqncia desta no-homogeneidade para o projeto de enlaces de radio? Justifique. 2. Num sistema de rdio enlace digital em 8,5GHz so usadas repetidoras para regenerar o sinal transmitido depois de certa distncia. Para que o sinal possa ser regenerado com uma probabilidade de erro de bit aceitvel, ele deve chegar ao regenerador com uma potncia mnima de 1nW. Cada repetidora gera um sinal de 10W e a potncia do transmissor tambm 10W. Sendo o ganho de todas as antenas (transmisso e recepo) 22dB cada, calcule quantas estaes repetidoras so necessrias para cobrir uma distncia de 165km. necessrio que o sinal chegue ao receptor com uma potncia de no mnimo 1nW. Considere apenas perdas de espao livre. Resp: 3 repetidoras. 3. Num sistema de rdio enlace digital em 5GHz so usadas repetidoras para regenerar o sinal transmitido depois de certa distncia. Para que o sinal possa ser regenerado com uma probabilidade de erro de bit aceitvel, ele deve chegar ao regenerador com uma potncia mnima de 2,7nW. Cada repetidora gera um sinal de 12W e a potncia do trans1

Propagao de SinaisLista de Exerccios Suplementares 3 Professor Marcio Eisencraft novembro 2004

missor tambm 12W. Sendo o ganho de todas as antenas (transmisso e recepo) 22dB cada, calcule quantas estaes repetidoras so necessrias para cobrir uma distncia de 165km. necessrio que o sinal chegue ao receptor com uma potncia de no mnimo 2,7nW. Considere apenas perdas de espao livre. 4. Uma estao de rdio FM operando em 105MHz utiliza uma antena que, numa certa direo, apresenta um ganho de 12dB em relao a uma antena isotrpica. A potncia total transmitida pela emissora nesta freqncia 100kW. Supondo que uma casa fique nesta direo a uma distncia de 5km da antena e que todas as condies sejam ideais, calcule a potncia entregue a um receptor de rdio desta casa que utiliza uma antena dipolo-/2 com ganho de 5dB na direo da antena da estao. Resp: 10,36mW. 5. Uma equao que aparece comumente em manuais de projeto de radio enlace a que fornece a atenuao de espao livre A0 para um sistema trabalhando numa freqncia de f GHz entre duas sedes distantes d km. A expresso :

A0 (dB) = 92,4 + 20 log(df )


Deduza esta expresso a partir da equao de Friis de radio enlace considerando antenas
. ideais e isotrpicas PR = PT 4r
2

6. Uma estao de TV UHF que transmite seu sinal com uma portadora de 850MHz utiliza uma antena que, numa certa direo, apresenta um ganho de 15dB em relao a uma antena isotrpica. A potncia total transmitida pela emissora nesta freqncia 100kW. Supondo que uma casa fique nesta direo a uma distncia de 12km da antena e que todas as condies sejam ideais, calcule a potncia entregue a um receptor de rdio desta casa que utiliza uma antena em lao circular com ganho de 5dB na direo da antena da estao. Considere apenas as perdas por espao livre. Resp: 54,767W.

Propagao de SinaisLista de Exerccios Suplementares 3 Professor Marcio Eisencraft novembro 2004

7. Um enlace utiliza tecnologia digital e opera em uma freqncia de 4,8GHz. Ao longo do trajeto so utilizadas estaes repetidoras que visam regenerar o sinal transmitido depois de certa distncia. Para que o sinal possa ser regenerado com uma probabilidade de erro de bit aceitvel, ele deve chegar repetidora com uma potncia mnima de 2nW. Cada repetidora gera um sinal com 12W de potncia e a potncia do sinal transmitido tambm 12W. Sendo o ganho de todas as antenas do trajeto 20dB cada, calcule quantas estaes so necessrias para que se cubra uma distncia de 160km. necessrio que o sinal chegue ao receptor com uma potncia mnima de 1nW. Resp: 3 repetidoras 8. O que so dutos troposfricos? Como se formam? Comente sobre sua influncia para um sistema de rdio-enlace. 9. Numa certa situao da atmosfera, o ndice de refrao varia com a altura segundo

N (h ) sin 2 (2h ) , sendo h a altitude em metros. Calcule o raio de curvatura para uma

onda propagando-se horizontalmente a uma altitude de 50m nesta situao. RESP: 572,5km
10. Em situaes anormais da atmosfera possvel que a refratividade no varie mais de

forma exponencial, mas sim da forma N (h ) = 12h 3 + N 0 sendo h a altura em metros e


N 0 a refratividade ao nvel do mar. Calcule o raio de curvatura de uma onda propagando-se horizontalmente a uma altura h e faa um esboo da trajetria dessas ondas.
11. Em situaes anormais da atmosfera possvel que a refratividade no varie mais de

forma exponencial, mas sim da forma N (h ) = 5h 3 + N 0 sendo h a altura em metros e N 0 a refratividade ao nvel do mar. Calcule o raio de curvatura de uma onda propagando-se horizontalmente a uma altura h e faa um esboo da trajetria dessas ondas.

Propagao de SinaisLista de Exerccios Suplementares 3 Professor Marcio Eisencraft novembro 2004

12. Num enlace de satlite geoestacionrio, o sinal sai da antena transmissora, chega ao

satlite a uma altitude de 36000km e retransmitido para a antena receptora. Considerando que a atmosfera atenua o sinal numa razo de 0,002dB/km e que o sinal transmitido em 0dBr, qual o ganho que o satlite deve fornecer ao sinal para que ele chegue com uma intensidade de -100dBr antena receptora? RESP: 44dB.
13. Num enlace de satlite de rbita baixa, o sinal sai da antena transmissora, chega ao sat-

lite a uma altitude de 1000km e retransmitido para a antena receptora. Considerando que a atmosfera atenua o sinal em 0,3dB/km e que necessrio que o sinal chegue ao receptor com uma potncia mnima de 0dBr, qual a potncia, em dBr, que o sinal transmitido deve ter? Considere que o satlite amplifica o sinal em 100dB antes de retransmiti-lo. RESP: 500dBr.
14. Num sistema de comunicaes em HF, o sinal na sada do receptor tem uma potncia de

1dBm. Sabe-se que, durante a propagao, o espao livre atenua o sinal em 25dB e no receptor existe um amplificador de 10dB. (a) Qual a potncia transmitida na sada do transmissor (em W e em dBm)? (b) Considerando que o nvel do sinal na sada do transmissor est em 0dBr, qual o nvel do sinal na sada do receptor em dBr? RESP: (a) 16dBm e 39,81mW; (b) -15dBr.
15. Num sistema de comunicaes em HF, o sinal na sada do receptor tem uma potncia de

5dBm. Sabe-se que, durante a propagao, o espao livre atenua o sinal em 15dB e no receptor existe um amplificador de 5dB. (a) Qual a potncia transmitida na sada do transmissor (em W e em dBm)? (b) Considerando que o nvel do sinal na sada do transmissor est em 0dBr, qual o nvel do sinal na sada do receptor em dBr? RESP: (a) 15dBm e 31,62W; (b) -10dBr.

Propagao de SinaisLista de Exerccios Suplementares 3 Professor Marcio Eisencraft novembro 2004

16. Vimos em aula que o raio de curvatura do trajeto de propagao de uma onda eletro-

magntica dado por:

(a) Escreva uma expresso para ( 1

sin dn . n dh

em funo da variao da refratividade com a altitude

dN ). (Lembre-se que N = (n 1) 10 6 ). dh

(b) Calcule o raio de curvatura para uma onda propagando-se prxima superfcie da Terra e com ngulo de inclinao praticamente horizontal. Considere a atmosfera padro ITU-R
N (h ) = 315e 0,136 h .

(c) Na prtica, costuma-se estimar a variao da refratividade com a altura por

dN N ( N1km N T ) = . Sendo assim, repita o clculo do item (b) usando esta apro1 dh h
ximao e compare os resultados obtidos.
17. Para uma localidade obteve-se que o gradiente de refratividade para 50% do tempo

N (50% ) = 45 . (a) Para um projeto de um enlace de rdio profissional, explique por que este valor no tem muito significado prtico. (b) Para esta mesma localidade, obteve-se:
N (10% ) = +12 N (2% ) = +45 d = 1,3 d0 Utilizando os procedimentos vistos em aula, calcule N (0,1% ) e comente sobre a possibilidade de ocorrer subrefrao nesta localidade.

18. Num sistema de comunicaes o transmissor tem uma potncia de sada de x dBr. Suponha que o meio atenue o sinal transmitido em cerca de 2dB/km. Um receptor est localizado a 20km da antena transmissora e necessrio que ele receba o sinal em um n-

Propagao de SinaisLista de Exerccios Suplementares 3 Professor Marcio Eisencraft novembro 2004

vel mnimo de 0dBr. Para cumprir esta exigncia necessrio utilizar estaes repetidoras entre a transmissora e a receptora. Uma estao repetidora recebe o sinal num nvel mnimo de 15dBr e o retransmite em x dBr. Nestas condies, pede-se: (a) Qual o menor valor de x de forma que seja possvel o projeto deste enlace utilizandose apenas 1 repetidora entre as antenas? (b) Sabendo que o nvel na entrada do receptor para o valor de x do item (a) 2W, calcule a potncia de sada do transmissor em watts e em dBm. RESP: (a) 27,5dBr; (b) 0,5103dBm ou 1,1247mW.

19. Em situaes anormais da atmosfera possvel que o ndice de refrao no varie mais
de forma exponencial, mas sim parablica. Teremos nesse caso N (h ) k h 2 + h + W0 , sendo h a altura em metros e k e W0 constantes positivas. Qual a condio que k deve obedecer para que o raio de curvatura para uma onda propagando-se horizontalmente prxima superfcie seja maior do que o raio da Terra (6371,2km)? RESP: k < 0,15696 .

20. Para uma localidade no sul da Bahia obteve-se que o gradiente de refratividade para
50% do tempo N (50% ) = 52 . (a) Para um projeto de um enlace de rdio profissional, explique por que este valor no tem muito significado prtico. (b) Para esta mesma localidade, obteve-se:
N (10% ) = 15 N ( 2% ) = 1 d 0 = 30km Utilizando os procedimentos vistos em aula, calcule N (0,1% ) e comente sobre a possibilidade de ocorrer subrefrao nesta localidade considerando-se um enlace de 22km.

21. Um projeto de rdio enlace entre duas sedes A e B distantes 25km precisa ser feito de
forma que a potncia que chega ao receptor seja 0dBr. Analisando a topologia do terreno, chegou-se concluso de que h a possibilidade de se instalar uma antena repetido-

Propagao de SinaisLista de Exerccios Suplementares 3 Professor Marcio Eisencraft novembro 2004

ra no trajeto a cerca de 10km de A. Considere que a instalao desta repetidora custe 1000 unidades monetrias. Alm disso, considere que cada dBr gerado na transmissora custe 100 unidades monetrias, o gerado pela repetidora custe 70 unidades monetrias e que o meio atenue o sinal a uma taxa de 1,5dB/km. O sinal deve chegar repetidora tambm 0dBr. Sendo assim, pede-se que voc elabore uma proposta para este rdio-enlace de forma que ela seja a mais econmica possvel. Voc deve decidir qual a potncia a ser utilizada na transmissora (em dBr), se ser utilizada ou no estao repetidora e, em caso afirmativo, qual sua potncia de transmisso. RESP: Rdio enlace sem repetidora. PT = 37,5 dBr.

22. A partir da seguinte figura que representa um raio propagando-se na atmosfera, pede-se:

(a) o que significa as grandezas n e na figura? (b) a partir desta figura e da Lei de Snell mostre que

sin cos cos sin n = n 1 sin


(c) Usando o item (b) e que

h = 2r sin
1

cos 2
sin dn . n dh
7

mostre que

Propagao de SinaisLista de Exerccios Suplementares 3 Professor Marcio Eisencraft novembro 2004

23. Num projeto de rdio enlace voc deve prever a possibilidade de subrefrao. Suponha
que na localidade, analisando mapas estatsticos voc tenha obtido um gradiente de refratividade para 50% do tempo de N (50% ) = 40 . (a) Com este valor, pode-se afirmar que no ocorrer subrefrao durante um ano? Justifique. (b) Para esta mesma localidade, obteve-se:

N (10% ) = 3 N (2% ) = 0,8 d 0 = 30km Calcule N (0,1% ) e comente sobre a possibilidade de ocorrer subrefrao nesta localidade considerando-se um enlace de 25km. RESP: (b) +25,9674 grande chance de ocorrer subrefrao em 0,1% do tempo.

24. [SADIKU, p.568] (1,5) A potncia transmitida por um satlite em rbita sncrona de
320W. Se a antena tem 40dB de ganho a 15GHz, calcule a potncia recebida por uma outra antena de 32dB de ganho a uma distncia de 24567km. RESP: 21,28pW.

25. [SIEMENS, p. 3.6] (2,0) Calcular a potncia no receptor da Estao C para o lance a
seguir. Considere que as antenas das Estaes A e C tem um ganho de 39,05dB cada. A estao B passiva: apenas redireciona o sinal no oferecendo nenhum ganho.

Figura 1 - Enlace do Exerccio 1 [SIEMENS].


8

Propagao de SinaisLista de Exerccios Suplementares 3 Professor Marcio Eisencraft novembro 2004

RESP: -41,92dBm.

26. Para uma localidade no sul da Bahia obteve-se que o gradiente de refratividade para
50% do tempo N (50% ) = 52 . (a) Para um projeto de um enlace de rdio profissional, explique por que este valor no tem muito significado prtico. (b) Para esta mesma localidade, obteve-se:

N (10% ) = 15 N ( 2 % ) = 1
d 0 = 30km

Utilizando os procedimentos vistos em aula, calcule N (0,1% ) e comente sobre a possibilidade de ocorrer subrefrao nesta localidade considerando-se um enlace de 22km. RESP: (b) +15,84 grande chance de ocorrer subrefrao em 0,1% do tempo.
27. Num sistema de comunicaes o transmissor tem uma potncia de sada de x dBr. Su-

ponha que o meio atenue o sinal transmitido em cerca de 3dB/km. Um receptor est localizado a 25km da antena transmissora e necessrio que ele receba o sinal em um nvel mnimo de 0dBr. Para cumprir esta exigncia necessrio utilizar estaes repetidoras entre a transmissora e a receptora. Uma estao repetidora recebe o sinal num nvel mnimo de 15dBr e o retransmite em x dBr. Nestas condies, pede-se: (a) Qual o menor valor de x de forma que seja possvel o projeto deste enlace utilizandose apenas 2 repetidoras entre as antenas? (b) Sabendo que o nvel na entrada do receptor para o valor de x do item (a) 2,5W, calcule a potncia de sada do transmissor em watts e em dBm. RESP: (a) 35dBr; (b) 7,905mW = 8,97dBm.
28. Em situaes anormais da atmosfera possvel que o ndice de refrao no varie mais

de forma exponencial, mas sim parablica. Teremos nesse caso N (h ) c h 2 + h + N 0 , sendo h a altura em metros e c e N 0 constantes positivas. Qual a condio que c deve

Propagao de SinaisLista de Exerccios Suplementares 3 Professor Marcio Eisencraft novembro 2004

obedecer para que o raio de curvatura para uma onda propagando-se horizontalmente prxima superfcie seja menor do que o raio da Terra (6371,2km)? RESP: c > 015696 .

10

Vous aimerez peut-être aussi