Vous êtes sur la page 1sur 3

1

1 - TEMA Brincadeira na Educao Infantil 2 - DELIMITAO DO TEMA Trabalhando a percepo visual no maternal do CEMEI Prof Zita Engel Ayer 3- REFERENCIAL TERICO Planejar algo requer muita organizao, disciplina e principalmente

intencionalidade dos objetivos a serem alcanados. Pensar hoje em educao infantil implica, sobretudo, assumir uma postura de compromisso com a formao da criana, sendo preciso considerar todos os aspectos que compem sua formao, desde os cuidados de higiene e sade, sua segurana no ambiente escolar, seu desenvolvimento fsico, emocional e cognitivo (RCNEI, 1988, p18). Preocupados com esta discusso, importante direcionar situaes de aprendizagem que contribua efetivamente para o desenvolvimento das crianas. De acordo com RCNEI (1198, p34) Brincar a atividade principal da vida da criana. Nesse sentido, alm de abraos e beijos, uma forma de demonstrar carinho brincando junto com ela. Atravs do brincar a criana est experimentando o mundo, os movimentos e as reaes, tendo assim elementos para se desenvolver. Para Vygotsky (1998, p.127), alm de a brincadeira influenciar no desenvolvimento da criana, ela tambm a ensina a agir numa esfera cognitiva. Os objetos ganham, na brincadeira, um significado alm do que ele no real, perdem sua fora determinadora. Tal fator confirmado quando a criana apesar de ver o objeto, ela age de forma diferente diante daquilo que est vendo. Isso mostra que a criana por si s age independente daquilo que est diante de seus olhos.

4 OBJETIVOS Analisar o interesse e o entendimento das crianas diante da atividade proposta;

Refletir sobre a percepo visual de crianas de 24 a 30 meses;

5 JUSTIFICATIVA Este projeto de pesquisa busca compreender e refletir sobre meses. 6 METODOLOGIA Foi realizada uma filmagem de 8 minutos e 20 segundos, da atividade Ache o objeto , no CEMEI Prof Zita Engel Ayer, no perodo da manh, com 12 alunos do Maternal, com idade entre 24meses a 30 meses, para refletir sobre a percepo visual, alm de analisar o interesse e o entendimento das crianas perante atividade de estimulao. 7 - CONSIDERAES FINAIS Este trabalho objetiva apresentar os resultados da atividade aplicada Ache o objeto no maternal do CEMEI Prof Zita Engel Ayer, dentro do tema: Brincadeiras na Educao Infantil que nos foi oportunizado pelo curso de Especializao em Docncia da Educao Infantil. Dessa forma foi possvel observar uma sala de atividades de educao infantil numa instituio pblica, promovendo-nos assim um olhar crtico mediante a fundamentao terica prvia e simultaneamente adquirida. A atividade Ache o objeto foi realizado com crianas de 24meses a 30 meses surgiu a partir da oportunidade de observar o interesse e o entendiemnto perante atividade direcionada, a forma como as crianas da referida idade reagem a estmulos, alm de refletir sobre a percepo visual, nessa faixa etria. Perante a reflexo sobre a filmagem foi possvel perceber que as crianas do Maternal , com idade entre 24 meses a 30 meses, possui um tempo limite em torno de 5 a 10 minutos de concentrao e interesse pela atividade proposta. Observou-se que o aluno X, quis participar da atividade somente para agradar o professor, o interesse dele era em levantar a latinha e mostrar para o professor, e no em procurar o objeto escondido. J a aluna Y que aprece ao final o raciocnio, e a

percepo visual, perante atividade de estimulao em crianas de 24meses 30

da filmagem teve dificuldade em entender o objetivo proposto pela atividade em comparao com o restante da turma, que compreendeu o objetivo com mais facilidade. Percebeu-se tambm que o aluno M vibrava, batia palmas durante a participao dos colegas, se entusiasmando o tempo todo. Aconteceu tambm um fato inusitado, o aluno L queria ver atividade bem de pertinho, e acabou entrando na frente do colega, e causou um pequeno tumulto, que foi logo solucionado. Desta forma, pode-se concluir que em um primeiro momento as crianas ficaram concentradas e entusiasmadas com a atividade, porm com o passar do tempo, e a participao dos alunos foi possvel perceber a queda do interesse dos mesmos, pois propostos foram como afirma alguns estudiosos o tempo de permanncia em atividade direcionada nesta fase varia entre 5 a 10 minutos. Contudo os objetivos atingidos por grande parte da turma, demonstrando que a percepo visual precisa ser trabalhada e estimulada nesta faixa etria. Enfim, no que diz respeito aos supostos resultados que pretendamos que fossem obtidos importante ressaltar que, segundo Brougre (1994) cabe ao adulto construir um ambiente que estimule a brincadeira em funo dos resultados desejados. Mas no se tem certeza de que a criana v agir, com esse material, como desejaramos, mas aumentamos, assim, as chances de que isso acontea; num universo sem certezas, s podemos trabalhar com probabilidades. Portanto, importante analisar seus objetivos e tentar, por isso, propor materiais que otimizem as chances de preencher tais objetivos.

8 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BROUGRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. 6 ed. So Paulo, Cortez, 2006. BRASIL. RCNEI Referencial Curricular Nacional da Educao Infantil Brasil, 1998. VYGOTSKY, L.S. O papel do brinquedo no desenvolvimento. In: VYGOTSKY, L. S. A Formao Social da Mente. So Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 121- 137.

Vous aimerez peut-être aussi