Vous êtes sur la page 1sur 4

EDUCAO: TECNOLOGIA DA INFORMAO E DA COMUNICAO NA REALIDADE BRASILEIRA

Prof. Elicio Gomes Lima

Reconhecidamente o Brasil ainda apresenta uma alta incidncia de pobreza e elevada desigualdade social na distribuio de renda. Isso implica em precrias condies de vida, fator que determina a obteno de bens e servios essenciais para assegurar melhores condies de vida, ou seja, dignidade humana. qualidade de vida. As condies de vida de uma populao de um pas so medidas pelos indicadores sociais, tais como as taxas de crescimento vegetativo, mortalidade infantil, analfabetismo, expectativa de vida etc. E a qualidade o mtodo usado para medir as condies de vida do ser humano que envolve o bem fsico, mental, psicolgico e emocional, alm de relacionamentos sociais, como famlia e amigos e tambm a sade, educao, poder de compra e outras circunstncias da vida. Dessa forma, o IBGE, por intermdio da PNAD e do Censo Demogrfico, mostra nos resultados das pesquisas que o conjunto de servios urbanos que avalia as condies de vida de uma populao, melhorou nos primeiros anos do sculo XXI, ainda que permaneam as desigualdades entre as cinco Grandes Regies. Nesse sentido os governos em suas varias dimenses so pressionados por reivindicaes sociopolticas a aumentar a eficcia de seus servios, desenvolvendo ou reforando as democracias representativas e participativas.

Realidade Brasileira: Prof. Ms. Elicio Gomes Lima Setembro de 2013

Portanto, a boa governana implica em que todos os segmentos da sociedade estejam representados e possam participar da gesto, atravs de um governo aberto, transparente, onde esteja assegurada a participao de todos. (lei de responsabilidade fiscal dentre outras). Nessa perspectiva, o governo federal e governos locais vm implantando a utilizao de estruturas de informao para mapear e orientar a adoo de polticas pblicas com dados concretos e confiveis, ainda est muito aqum do que seria necessrio do ponto de vista estratgico para o desenvolvimento. Mas a poltica j em andamento no mbito da federao torna-se cada vez mais consistentes para traar caminhos que ainda precisam ser percorridos. Isso posto, podemos concluir que o advento das Tecnologias da Informao e Comunicao-TICs, principalmente da internet, vem oportunizar a participao dos cidados na conduo dos seus destinos, na percepo de seus direitos e dos seus deveres como agentes sociais. Em outras palavras, abrem-se possibilidades e oportunidades para o acesso as informaes nas camadas sociais que foram antes separadas e excludas do processo poltico-social. Assim, com o atual sistema de comunicao- TIC emergente, a internet surge como um ambiente democrtico e descentralizado que permite a participao direta de todos que estiverem conectados e interessados em participar da poltica e ajudar a construir uma outra sociedade brasileira (sociedade em rede) que denuncia, reivindica e participa. Portanto, os brasileiros comeam a familiarizar-se com as novas tecnologias de comunicao e informao, embora crescente, ainda

Realidade Brasileira: Prof. Ms. Elicio Gomes Lima Setembro de 2013

apresenta percentuais que podem ser melhorados principalmente no mbito das administraes pblicas. O uso das Tecnologias de Informao e Comunicao alm de melhorar a prestao de servios para a sociedade constitui um modo de ofertar democraticamente as informaes que produzem os governos; A informtica em sua amplitude sintetizamos como TIC a qual entende-se como conjuntos de tecnologias em microeletrnica, computao (software e hardware), telecomunicaes / radiodifuso etc. Por sua vez essas novas ferramentas em sua aplicabilidade podem favorecer o investimento no ambiente escolar, possibilitando a construo de projetos educativos que desenvolvam a autonomia dos alunos enquanto sujeitos de sua aprendizagem, bem como, favorecer a interao entre alunos e professores na operacionalizao de uma aula dinmica e participativa, com o uso da escrita, da oralidade, do som e da imagem esttica ou no. Substratos oferecidos pelas mdias que iro enriquecer o trabalho de professores e alunos na escola e principalmente nas salas de aula. Portanto, o grande desafio no mais Democratizar o acesso informao e ao conhecimento no contexto escolar, o novo desafio para a educao (para aqueles que se predispem a lidar com a educao) uma nova maneira de articular o aluno, o professor, a informao e o conhecimento. Assim, o grande desafio para sistema educacional e para os professores incorporar as TICs na escola s praticas pedaggicas e aprender a lidar com a manipulao das informaes, analisar, direcionar, selecionar e subsidiar os alunos para obteno de resultados e tomada de decises. Creio que os prprios professores e gestores de escolas precisam de programas de capacitao para ampliar no s as informaes nas

Realidade Brasileira: Prof. Ms. Elicio Gomes Lima Setembro de 2013

escolas, mas principalmente para que as informaes favoream a criao de um ambiente de aprendizagem e de construo de conhecimentos.

BIBLIOGRAFIA DE APOIO:

1.http://clubedamafalda.blogspot.com/ 2.http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?i d_noticia= 3. http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-andinformation/access-to-information/ 4. Gesto Educacional e Tecnologia org. Alexandre Thomas So Paulo: Avercamp, 203.

Realidade Brasileira: Prof. Ms. Elicio Gomes Lima Setembro de 2013

Vous aimerez peut-être aussi