Vous êtes sur la page 1sur 33

ESTRUTURA FORMAO

DAS PALAVRAS

Prof. Flaverlei A. Silva

Morfemas/Elementos Mrficos

Co-lateral / Co-seno / Co-tangente / Co-operar


Morfemas so as unidade mnimas significativas da palavra.

(do grego morph = forma) Radical afixo desinncia vogal temtica vogal e consoante de ligao.

Radical o corpo da palavra, seu esqueleto. Tem o

significado bsico. A ele so acrescentadas outras partes. Lat-eral co-lat-eral lat-eralidade Moral-ista; moral-ismo; moral-izar; moral-izao; moral-mente; moral-izante; i-moral; a-moral.

As palavras que tm um morfema comum ou um mesmo radical formador de uma mesma famlia chamam-se palavras cognatas. Vidr-o vidr-aa vidr-aceiro em-vidr-aar Pedr-a pedr-egulho pedr-eiro a-pedr-ejar :

Afixos elementos que se unem ao radical formando uma

nova palavra com significado diferente. Podem ser: 1. Prefixo Quando colocado antes do radical; 2. Sufixo Quando colocado depois do radical. Obs.: O sufixo pode mudar a classe gramatical a que originalmente pertence o radical.

Vogais e consoantes de ligao So elementos que unem

determinados morfemas, para facilitar ou ainda possibilitar a leitura de determinada palavra. No so morfemas, j que no tem significado.

Desinncia Indica as flexes dos verbos e dos nomes.

Sempre aparece no final das palavras variveis. So: Desinncias Nominais Variaes de substantivos, adjetivos e certos pronomes. Gnero: Masculino/Feminino Nmero: Singular/Plural.

Desinncias Verbais Indicam as variaes dos verbos.

Pessoa 1, 2, 3 Nmero Singular/Plural Tempo Presente/Passado/Futuro Modo Indicativo/Subjuntivo/Imperativo


DMT Desinncia Modo-Temporal

DNP Desinncia Nmero-Pessoal

Vogal temtica Tem a funo de ligar o radical s

desinncias, alm de formar algumas classes de palavras. Pode ser:


Verbal Indica a conjugao do verbo. -ar (1 conjugao), -er

(2 conjugao), -ir (3 conjugao).

Nominal Vogais tonas finais -a, -e, -o que unidas a radicais

nominais, se referem a um substantivo ou adjetivo.

A vogal temtica nominal no indica gnero. Ex.: Poeta, corte, curso, porta, triste. A unio do radical com a vogal temtica chamada de tema.

A vogal temtica nem sempre aparece, por isso existem palavras atemticas. Se no houver vogal temtica, o tema e o radical so iguais.

Os nomes terminados em consoante, no singular, possuem apenas o radical. Exs.: Lpis, nctar.

As palavras oxtonas e monosslabas no tm desinncia de gnero nem vogal temtica. Apresentam, no singular, apenas o radical. Exs.: Caf, jil, p, s, sol, voz, gol, sabor

Processos de formao das palavras

Sonhante origina-se do verbo sonhar e recebe o sufixo -nte.

Formao de palavras o conjunto de processos da morfossintaxe que permitem a criao de vocbulos novos com base em radicais. Existem dois processos bsicos de formao das palavras: derivao e composio.

Relembrando:
Palavras primitivas palavras que no so formadas a partir

de outras. Rua casa cidade pedra.


Palavras derivadas palavras que so formadas a partir de

outras j existentes. Ruela casaro cidadezinha pedrada.


Palavras simples so aquelas que possuem apenas um

radical. Cidade casa pedra.


Palavra composta so palavras que apresentam dois ou

mais radicais. P-de-moleque pernilongo guarda-chuva.

Derivao Nova palavra a partir de uma primitiva.

Acrescenta-se prefixo e/ou sufixo. gua aguaceiro, aqutico, desaguar, desaguadouro. Tipos de derivao: Derivao prefixal ou prefixao Acrscimo de sufixo a um radical ou a uma palavra primitiva, cujo sentido se altera.

Derivao sufixal ou sufixao Acrescenta-se um sufixo ao

radical ou a uma palavra primitiva, que pode mudar de significado ou de classe gramatical.

Derivao parassinttica ou parassntese Acrscimo

simultneo de prefixo e sufixo. Originam-se de substantivos ou de adjetivos. Formam nomes e sobretudo verbos. Se for retirado o prefixo ou o sufixo, no restar uma palavra com sentido completo.

Derivao prefixal e sufixal Acrescenta-se prefixo e sufixo ao

mesmo radical em sequncia. Mesmo que no haja prefixo ou sufixo, a palavra j apresenta um sentido completo.

Derivao regressiva Suprime-se a parte final de uma

palavra primitiva. Formam principalmente substantivos a partir de verbos, em geral de 1 e 2 conjugaes (-ar, -er). Esses substantivos so chamados de deverbais e expressam sempre o nome de uma ao. Substitui-se pelo -a, -e ou -o.

Obs.: H casos em que o verbo palavra derivada do substantivo. Isso ocorre quando o substantivo representa objeto ou substncia e no exprime o nome ao

Derivao imprpria Mudana da classe gramatical, sem que haja

modificao em sua forma. O sbio e o justo nem sempre se veem lado a lado. (adjetivos com funo de substantivos). (a sabedoria / a justia) O Brasil precisa de mais escolas-modelo. (substantivo com funo de adjetivo) Com o tempo o viver trouxe-lhe experincias. (verbo com funo de substantivo). (a vida) Aps entrar na sala, o juiz leu srio a sentena do ru. (adjetivo com funo de advrbio). (Seriamente) Governar preciso, esperar no preciso. (verbos com funo de sujeito).

Composio ocorre quando se unem duas ou mais palavras

ou radicais, para a formao de uma palavra composta, com nova significao.

Composio por justaposio Palavras que se unem sem

alterao fontica ou grfica. Podem ser ligados por hfen ou no. Passatempo quinta-feira sempre-viva
Bumba-boi girassol tique-taque

Composio por aglutinao Palavras ou radicais que se

fundem. Ocasiona perda ou alterao fontica.


Planalto (plano + alto) Fidalgo (filho + de+ algo) Vinagre (vinho + acre) Embora (em + boa + hora)

O uso de radicais que no tem sentido independente na lngua (geralmente radicais gregos e latinos), formam os chamados compostos eruditos.

Agricultura democracia telefone pedagogia Dentre os componentes eruditos, h os helenismos (radicais gregos) e os latinismos (radicais latinos), que so considerados, por convenincia, compostos por aglutinao. do grego: demagogo hemisfrio do latim: ovparo ambidestro

Outros processos de formao


Estrangeirismo (emprstimo lingustico) Palavras

provenientes de lnguas estrangeiras em diferentes pocas. (show, shopping, air-bag, check-in)

Cuidado: xampu, futebol, abajur, boate. Os emprstimos devem ser usado apenas quando necessrio. inaceitvel us-los em excesso.

Hibridismo Combinao ou unio de palavras ou elementos de lnguas diferentes. (Geralmente condenada pelos gramticos) Automvel (auto = grego / mvel = latim) Surfista (ingls e grego) Reportagem (ingls e latim) Sociologia (latim e grego) Sambdromo (umbundo e grego) Abreviao ou reduo Eliminao de um segmento da palavra. Mais curto, mas com o mesmo sentido. Coloquial. Exs.: Metr (metropolitano) Psico (psicloga) Pneu (pneumtico) Foto (fotografia) Otorrino (otorrinolaringologista) Moto (motocicleta) Quilo (quilograma)

Onomatopeia Imitao de sons, rudos e vozes de animais. Pingue-pongue Bangue-bangue arrulhar cacarejar zabumba cricrilar

Neologismo Palavras criadas recentemente ou usadas com

um novo significado. Ex.: Internauta deletar Chama-se neologismo semntico quando alterado somente o sentido (conotao). Marginal = rua / malfeitor tira = Policial / quadrinhos Figura = gravura / pessoa estranha

Bip onomatopeia Bipado - neologismo

Siglonimizao (Siglas) Combinao das letras iniciais das palavras que formam um nome.
FMI Fundo Monetrio Internacional IOF Imposto sobre Operaes Financeiras CPF Cadastro de Pessoas Fsicas ONU Organizao das Naes Unidas PT Partido dos Trabalhadores Petistas neologismo

Regras: 1. Caso se refira a instituio no muito conhecida pela sigla, a primeira utilizao deve ser por extenso seguida da sigla entre parnteses. Excees: SBT, Petrobrs ... 2. Caso no se refira a instituio a forma por extenso s ser utilizada se o contexto exigir. 3. No se usam aspas nem pontos de separao entre as letras que formam a sigla.

4. Com sigla no plural, admite-se o uso de s (minsculo) de plural, sem apstrofo. Ex.: TREs (Tribunais Regionais Eleitorais). 5. Maisculas e minsculas: At trs letras Todas maisculas. (ONU, PIS, OMC) Mais de 4 letras Todas maisculas se se lidas letra por letra. (PMDB, INPC, INSS) Mais de 4 letras 1 maiscula se a palavra for pronuncivel. (Otan, Unesco, Petrobrs) Leitura mista (letras e slabas) Todas maisculas (DNIT, DPVAT, HRAN) Observaes: Siglas j consagradas seguem regra prpria. (CNPq Conselho Nacional de Pesquisas), MinC). Mesmo se corresponder com exatido o nome por extenso, devem ser acatadas as siglas usadas oficialmente. Exs.: Embratur, MDS (Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome), MEC.

Palavra-valise formada tanto na linguagem coloquial, como no padro culto, pela fuso de duas palavras; no processo, ao menos uma sofre truncamento. (portunhol showmcio bebemorar)

Exemplos:

Fonte
Gramtica em textos Leila Lauar

Vous aimerez peut-être aussi